Diego Pacheco

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5649389788541416
  • Última atualização do currículo em 16/04/2018


Doutor em História Global pela Universidade Federal de Santa Catarina (2018). Mestre em História Cultural pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012). Possui licenciatura e bacharelado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009). Tem experiência em História do Brasil República e História de Santa Catarina, especialmente nos temas: trabalhismo, brizolismo e esquerdas brasileiras. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Diego Pacheco
Nome em citações bibliográficas
PACHECO, Diego.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Santa Catarina.
Campus Universitário da Trindade
Trindade
88040-970 - Florianopolis, SC - Brasil
Telefone: (048) 37219330
URL da Homepage: www.ufsc.br


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2018
Doutorado em Programa de Pós-Graduação em História da UFSC.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
com período sanduíche em Universidade Nova de Lisboa (Orientador: José Neves).
Título: O Vermelho das Rosas: cultura política e trabalhismos em Santa Catarina na segunda metade do século XX., Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Alexandre Busko Valim.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2010 - 2012
Mestrado em História.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Ecos da Resistência. Os grupos dos onze e os trabalhismos em Santa Catarina (1954 - 1964),Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Prof. Dr. Paulo Pinheiro Machado.
Coorientador: Profª Drª Mariana Rangel Joffily.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2002 - 2009
Graduação em História.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Subversão Sem Armas: A formação e atuação dos Grupos dos Onze em Santa Catarina (1963/1964).
Orientador: Prof. Dr. Waldir José Rampinelli.




Atuação Profissional



Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista CAPES, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista CAPES, Regime: Dedicação exclusiva.


Prefeitura Municipal de Florianópolis, PMF, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenador, Carga horária: 40
Outras informações
Coordenador no Núcleo de Educação de Jovens e Adultos do bairro Saco Grande.


Secretaria Municipal de Educação, SME, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações
Colaborador na Educação de Jovens e Adultos da Prefeitura de Florianópolis.


Koerich Engenharia de Telecomunicações, KCH, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Supervisor, Carga horária: 44



Projetos de pesquisa


2013 - Atual
Entre Histórias
Descrição: Este Projeto visa a elaboração de um estudo sobre a televisão pública como espaço de crítica e reflexão historiográfica e um programa televisivo em formato de mesa redonda denominado Entre Histórias, onde serão debatidos temas da atualidade e de interesse público. Fruto de uma parceria com a Empresa Júnior de Cinema do Curso de Graduação em Cinema da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Café & Fita Crepe, com o Programa de Educação Tutorial-PET/História do Curso de Graduação em História da UFSC no qual atuo como Tutor e com a TV UFSC, este projeto propicia uma perspectiva original e interdisciplinar tanto sobre a produção, quanto sobre a difusão do conhecimento histórico. A natureza da pesquisa sobre o tema e o formato da produção televisiva, também propicia aos alunos do PET/História e da Empresa Júnior de Cinema uma importante experiência formativa. A iniciativa vai ao encontro do diagnóstico do campo público da televisão , formulado pelo Secretário do Audiovisual Orlando Senna, qual seja, a de que a televisão pública pode exercer um papel fundamental na geração de novos paradigmas para a televisão brasileira, atuando como ambiente dinamizador de novas maneiras de ver e fazer televisão. Mas não apenas. Para o Secretário, é preciso que novos modelos chamem a participação da sociedade por meio da incorporação de novos atores no processo de elaboração dos conteúdos e serviços de interesse público, reunindo em seu entorno segmentos representativos das diferentes áreas do conhecimento e de correntes de opinião. É possível conceber um programa que esteja relacionado aos anseios da sociedade e não aos ditames da moda ou do governo, dos interesses de grupos políticos ou econômicos? Como superar a lista interminável de vícios ou defeitos atribuídos à televisão, que a acompanha desde o seu nascimento, enturva o campo e desvia o foco da pesquisa? Por onde caminhar quando se atribui à televisão influência nefasta no campo da educação, da política, da cultura e da própria sociedade? Como superar o mau olhado , que torna os intelectuais insensíveis aos desafios sociais que a mídia coloca, insensibilidade, que, segundo Jesus Martin-Barbero e Germán Rey, foi intensificada pela televisão? A resposta, em alguma medida, pode estar na transferência de estruturas tradicionalmente comprometidas com a manutenção do status quo para formas efetivamente públicas, especialmente no meio televisivo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) .
Integrantes: Diego Pacheco - Integrante / Alexandre Busko Valim - Coordenador / Marcio Voigt - Integrante / João Klug - Integrante / Rafael Rosa Hagemeyer - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.


Projetos de extensão


2015 - Atual
Conexões Culturais: a UFSC e a Comunidade
Descrição: O projeto de extensão ?Conexões Culturais ? a UFSC e a comunidade? pretende incluir no circuito universitário homens e mulheres que possuem conhecimentos, saberes, fazeres e experiências, mas que muitas vezes não possuem vínculos com a Universidade. Independente de possuírem ou não formação acadêmica, o espaço será designado para músicos, compositores, poetas, artistas plásticos, diretores, atores, atrizes, artesãos, pintores, agitadores culturais, contadores de estórias, de histórias. Serve como canal de diálogo entre a universidade e a comunidade externa, tornando-se um elo contínuo...
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Revisor de periódico


2007 - 2007
Periódico: Revista Santa Catarina em História
2013 - Atual
Periódico: Revista Santa Catarina em História


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil República.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ALVES, T. J. J.2017ALVES, T. J. J. ; PACHECO, Diego. . Um padre e a revolução: uma conversa com o século XX. Esboços, v. 24, p. 183, 2017.

2.
PACHECO, Diego.2013PACHECO, Diego.. Entre o futebol, o bar e a revolução: o movimento dos Grupos dos Onze em Santa Catarina. Opsis (UFG), v. 13, p. 161-179, 2013.

3.
PACHECO, Diego.2012PACHECO, Diego.. Os Times do Povo: Os grupos dos onze e a memória trabalhista em Santa Catarina. Visão Global, v. 14, p. 229-250, 2012.

4.
PACHECO, Diego.2011PACHECO, Diego.. Resenha - A Província segundo os provincianos. Opsis (UFG), v. 11, p. 307-309, 2011.

5.
PACHECO, Diego.2007PACHECO, Diego.. Conchavos e Permanências: Disputas, arranjos e práticas políticas na formação das oligarquias republicanas catarinenses. Revista Santa Catarina em História, v. 1, p. 47-58, 2007.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
PACHECO, Diego.. Os Times do Povo: Os grupos dos onze em Santa Catarina. 1. ed. Curitiba: Prismas, 2014. v. 1. 237p .

Capítulos de livros publicados
1.
PACHECO, Diego.. Às portas de 1964: A Campanha da Legalidade e os Grupos dos Onze em Santa Catarina. In: Alessandro Batistella. (Org.). O Golpe Civil-Militar no Sul do Brasil. 1ed.Chapecó: Argos, 2014, v. 1, p. 137-190.

2.
PACHECO, Diego.. Derrotados e Usurpados: os Grupos dos Onze companheiros. In: Ana Brancher; Reinaldo Lohn. (Org.). Histórias na ditadura: Santa Catarina:1964-1985. 1ed.Florianópolis: Ed. da UFSC, 2014, v. 1, p. 61-86.

3.
PACHECO, Diego.. Ensaio para o Golpe: Agosto de 1961 e a Legalidade em Santa Catarina. In: Iur Gomez; Regina Maura Soares. (Org.). Notas de um desaparecido : Paulo Stuart Wright : o mundo, o sujeito e o tempo. 1ed.Florianópolis: , 2014, v. 1, p. 79-90.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
PACHECO, Diego.; ALVES, T. J. J. . A universidade e a comunidade, uma viagem cultural. Instituto Caros Ouvintes, Florianópolis, 12 jan. 2016.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PACHECO, Diego.. Revolução e reforma: O PCB e os grupos dos onze em Santa Catarina.. In: IV Semana Acadêmica de História: Entre o discurso e a espada - conflitos, traumas e memórias, 2013, Florianópolis. ANAIS DA SEMANA ACADÊMICA DE HISTÓRIA (FAED-UDESC), 2013. v. 4.

Apresentações de Trabalho
1.
PACHECO, Diego.. O autoritarismo em verde e amarelo: O golpe civil militar de 1964 e a atualidade do tema.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
PACHECO, Diego.. Do apogeu à subversão: o trabalhismo brasileiro, os grupos dos onze e o Golpe de 1964. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
PACHECO, Diego.. Os caminhos de uma cultura política: os três tempos do trabalhismo brasileiro. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
PACHECO, Diego.. Panfleto: O trabalhismo nas ruas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
PACHECO, Diego.. O Brasil atrás do muro: As viagens de militantes socialistas catarinenses à República Democrática Alemã (1961 - 1964). 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
PACHECO, Diego.. Quando o trabalhismo veste vermelho: a articulação entre trabalhistas e comunistas em Santa Catarina (1954 - 1975). 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
PACHECO, Diego.. Radicalismo, reformismos ou resistências: os grupos dos Onze em Santa Catarina. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
PACHECO, Diego.. Fantasmas da Subversão: Os Grupos dos Onze em Santa Catarina.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
PACHECO, Diego.. A Decadência do Império Português. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
PACHECO, Diego.. Legalidade 50 anos depois: Florianópolis Combateu os Legallistas, ZERO HORA, Porto Alegre. 2011 (Entrevista Concedida).

2.
PACHECO, Diego.. Subversão Sem Armas: a formação e atuação dos Grupos dos Onze em Santa Catarina (1963/1964) 2009 (Monografia).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
PACHECO, Diego.. RBS Notícias - A participação de SC na Campanha da Legalidade. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
ALVES, T. J. J. ; PACHECO, Diego. . Esboços - Revista do Programa de Pós-Graduação em História da UFSC 'v. 23, n. 35 (2016): Dossiê: Quando Clio encontra as 'sexualidade disparatadas''. 2016. (Diagramação de períodico academico).

2.
ALVES, T. J. J. ; PACHECO, Diego. . Esboços - Revista do Programa de Pós-Graduação em História da UFSC 'v. 22, n. 34 (2015) - Dossiê o Brasil na Segunda Guerra Mundial'. 2015. (Diagramação de períodico academico).

3.
ALVES, T. J. J. ; PACHECO, Diego. . Esboços - Revista do Programa de Pós-Graduação em História da UFSCv. 22, n. 33 (2015): Dossiê Trabajadores'. 2015. (Diagramação de períodico academico).

4.
PACHECO, Diego.. Com Você - CIPA Koerich Telecom. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Informativo Bimestral sobre Segurança no Trabalho).

5.
PACHECO, Diego.. Com Você - CIPA Koerich Telecom. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Informativo Bimestral sobre Segurança no Trabalho).

6.
PACHECO, Diego.. Com Você - CIPA Koerich Telecom. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Informativo Bimestral sobre Segurança no Trabalho).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
LOHN, Reinaldo; PACHECO, Diego.; REIS, A. M. D.. Participação em banca de Geovani Rocha Junior.Trabalhadores e trabalhistas: classe e relações políticas em Santa Catarina (1945 - 1964). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

2.
PACHECO, Diego.; TIZATTO, S.; VOIGT, M. R.. Participação em banca de Carina Arnecke Anschau.Cara ou Coroa? Os dois lados da moeda: O ISEB e o nacionalismo nas apostas de Helio Jaguaribe e Nelson Werneck Sodré. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Santa Catarina.

3.
PACHECO, Diego.; ALVES, T. J. J.; VOIGT, M. R.. Participação em banca de João Paulo Binato de Castro.?We Want Getúlio? ? O Movimento Queremista nos arquivos do Departamento de Estado Norte Americano (1945)45). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Santa Catarina.

4.
PACHECO, Diego.; OLIVEIRA, C. F. C.; VALIM, A. B.. Participação em banca de Luís Carlos Elias.Traços em vermelho: o imaginário anticomunista nas tiras em quadrinhos de Ivanzinho o terrível publicadas no jornal O Estado de Santa Catarina de 1960 a 1964.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Santa Catarina.

5.
PACHECO, Diego.; CAVALCANTE, V.; VALIM, A. B.. Participação em banca de Camila Goetzinger.Brasil-EUA: Relações, cooperação e reveses na indústria cinematográfica estadunidense, 1939-1940. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Santa Catarina.

6.
JOFFILY, M. R.; PACHECO, Diego.; VALIM, A. B.. Participação em banca de Clarissa Grahl.Condutas contestadas: A Operação Limpeza em Santa Catarina através dos processos da Comissão Estadual de Investigação (abril/outubro de 1964).. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - História) - Universidade Federal de Santa Catarina.

7.
PACHECO, Diego.; MACHADO, P. P.. Participação em banca de Diogo Leal Pauletto.Das fábricas às ruas: a luta da classe operária contra a Ditadura. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Santa Catarina.

8.
PACHECO, Diego.; FILGUEIRA, B. M.. Participação em banca de Giancarlo Telles Oliveira.A Política Externa Independente de Jânio Quadros. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - História) - Universidade Federal de Santa Catarina.

9.
PACHECO, Diego.; FILGUEIRA, B. M.. Participação em banca de Viviane Cavalcante Pinto.Cinema, Ditadura e Memória: entre representações e intenções.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Santa Catarina.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Cultura, Ciencia e Política em Portugal no Século XX. 2016. (Seminário).

2.
Última Lição do Professor Fernando Rosas: História e (des)memória e Ideologia. 2016. (Outra).

3.
Encontro Estadual de História - ANPUH/SC.Panfleto: O trabalhismo nas ruas. 2014. (Encontro).

4.
Conferência David Harvey: Os limites do capital e o direito à cidade. 2013. (Outra).

5.
I Colóquio Cinema, Literatura e Materialismo Dialético. 2013. (Simpósio).

6.
II Jornadas Históricas: Impasses e conflitos no mundo contemporâneo..Brasil: Política e Ensino de História. 2013. (Simpósio).

7.
II Jornadas Históricas: Impasses e conflitos no Mundo Conteporaneo.Brasil, política e ensino de história. 2013. (Seminário).

8.
I Seminario Sociedade, Política e Cultura no Mundo Conteporaneo. 2013. (Seminário).

9.
IV Semana Acadêmica de História: Entre o discurso e a espada - conflitos, traumas e memórias.Revolução e reforma: O PCB e os grupos dos onze em Santa Catarina.. 2013. (Encontro).

10.
VI Congresso Internacional de História. O Brasil atrás do muro: As viagens de militantes socialistas catarinenses à República Democrática Alemã (1961 - 1964). 2013. (Congresso).

11.
II Seminário Internacional Mundos do Trabalho - VI Jornadas de História do Trabalho.Radicalismo, reformismos ou resistências: os grupos dos Onze em Santa Catarina. 2012. (Seminário).

12.
Conferência com Maria Odila Leite Santos Dias: Cultura contemporânea, desafios para o historiador. 2011. (Outra).

13.
I Seminário Internacional História do Tempo Presente. 2011. (Seminário).

14.
IV Colóquio História e Arte: Imagem e Memória. 2011. (Simpósio).

15.
I Seminário Internacional Mundos do Trabalho: Histórias de Trabalho no Sul Global. 2010. (Seminário).

16.
O Socialismo no Século XXI - Seminário ministrado pelo professor Heinz Dieterich. 2010. (Seminário).

17.
Seminário Direito e Ditadura. 2010. (Seminário).

18.
SEPEX - Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC.Fantasmas da Subversão: Os Grupos dos Onze em Santa Catarina.. 2010. (Outra).

19.
VI Jornadas Bolivarianas - O Socialismo na América Latina. 2010. (Simpósio).

20.
III Encontro Escravidão e Liberdade no Brasil Meridional. 2007. (Congresso).

21.
Seminário em História Moderna I.A Decadência do Império Português. 2006. (Seminário).

22.
IX Encontro Estadual de História "História: Inclusões e Exclusões".. 2002. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PACHECO, Diego.; ALVES, T. J. J. . I Conexões Culturais: a universidade e a comunidade. 2015. (Outro).

2.
PACHECO, Diego.; ALVES, T. J. J. . Minicurso "A pesquisa histórica a partir das noções de Imaginário Social e Cultura Política".. 2015. (Outro).

3.
PACHECO, Diego.. III Seminário Sociedade, Política e Cultura no Mundo Contemporâneo. 2015. (Outro).

4.
PACHECO, Diego.. II Seminário Sociedade, Política e Cultura no Mundo Contemporâneo. 2014. (Outro).

5.
PACHECO, Diego.; VALIM, A. B. ; DUARTE, A. L. ; RAMPINELLI, W. J. ; VOIGT, M. ; ALVES, T. J. ; CLARO, C. F. ; ARAUJO, G. . I Seminário Sociedade, Política e Cultura no Mundo Contemporâneo. 2013. (Outro).



Outras informações relevantes


Dissertação aprovada com louvor e indicação para publicação em livro. Banca Examinadora: Profª. Drª. Mariana Rangel Joffily, Prof. Dr. Jorge Ferreira, Prof. Dr. Fernando Ponte de Sousa e Prof. Dr. Alexandre Busko Valim. Trabalho aceito para comunicação no evento II Seminário Internacional Mundos do Trabalho/ VI Jornada Nacional de História do Trabalho. (27 a 30 de novembro de 2012 - CPDOC/FGV - Rio de Janeiro - Brasil).



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/11/2018 às 10:18:34