Fernando Vieira de Freitas

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0814825121289111
  • Última atualização do currículo em 08/11/2018


Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012), mestrado em Planejamento Urbano e Regional pelo IPPUR/UFRJ (2015) e é doutorando em Antropologia Social no Museu Nacional/UFRJ (2016). Tem como interesse de pesquisa o estudo das relações étnicas e raciais, os estudos de gênero, a antropologia histórica e política, e os estudos culturais. Membro do Laboratório de Antropologia e História (LAH/PPGAS), atualmente desenvolve pesquisa de tese com trabalho de campo com comerciantes Rastafáris na Jamaica. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Fernando Vieira de Freitas
Nome em citações bibliográficas
FREITAS, F. V.


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Antropologia Social.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Orientador: Olívia Maria Gomes da Cunha.
2013 - 2015
Mestrado em Planejamento Urbano e Regional.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Das Kitandas de Luanda aos tabuleiros na terra de São Sebastião: Conflitos em torno do comércio das Negras Quitandeiras na cidade do Rio de Janeiro do século XIX,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Fania Fridman.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: quitandeiras; comércio urbano; mulheres negras; Brasil Império.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia das Populações Afro-Brasileiras.
2008 - 2012
Graduação em Ciências Sociais.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Os enquadramentos da reforma política.
Orientador: Ricardo Fabrino de Souza.




Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Assistente de Pesquisa, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante/Pesquisador, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista do PET Ciências Socias sob orientação da professora Ana Lúcia Modesto. Atua em projetos de pesquisa, extensão e ensino relacionado a esse grupo.



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Etnografias da Materialidade e da Transformação: artefatos e mobilidades (2016-2020) - 2ª Fase
Descrição: Na segunda fase, o projeto Etnografia da Materialidade e da Transformação concentra sua atenção nos temas da mobilidade e da produção de artefatos. A proposta tem como temas centrais as formas de; 1) produção, transformação e circulação de objetos ? materiais ou de conhecimento; 2) a produção, reprodução e transformação de conhecimentos e agências espirituais e não humanas em objetos; e 3) distintas modalidades de mobilidade envolvendo famílias, parentes, redes de ativistas e artistas. Como objetivos específicos, trata-se de; a) descrever processos de transformação no Caribe a partir de experiências coletivas envolvendo novas agências no campo político e religioso, e que mobilizam diferentes formas de manipulação simbólica de espaços, temporalidades e objetos e; b) de etnografar os efeitos de diferentes modalidades de mobilidade e criação, por meio do uso de recursos como fotografia, produção de etnografias e vídeos. http://lahppgasmnufrj.weebly.com/2etnografias-da-materialidade-e-da-transformaccedilatildeo-fase-2.html.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (7) .

Integrantes: Fernando Vieira de Freitas - Integrante / Victor Miguel Castillo de Macedo - Integrante / Olivia Maria Gomes da Cunha - Coordenador / Mariana Vitor Renou - Integrante / Carlos Gomes - Integrante / Rogério Louvain Viana Filho - Integrante / Claudia Fiorreti Bongianino - Integrante / Antônia Gabriela Pereira de Araújo - Integrante / António Tobón Restrepo - Integrante.
2012 - 2012
Democracia Digital
Descrição: As diferentes linhas de pesquisa em torno da discussão sobre democracia eletrônica, entendida como a tentativa de ampliação da participação política através de novas tecnologias de informação e comunicação, desenvolveram-se a partir de dois grandes campos: mobilização eletrônica (ou cyberativismo ) e governo eletrônico . O aprofundamento democrático passa necessariamente pelo aumento da transparência das ações e decisões do Estado, assim como a partilha de espaços de consulta, deliberação e decisão de políticas públicas entre sociedade e Estado. As novas TIC?s são vistas como capazes de contribuir para este aprofundamento democrático. Este grupo tem por objetivo desenvolver atividades de pesquisa que possam colaborar para responder questões tais como: (1) Qual a forma e quais as conseqüências da ação política online? (2) A Internet pode colaborar para o aprofundamento democrático através de um maior envolvimento político online dos cidadãos? (3) De que modo a Internet atravessa os processos discursivos que compõem a esfera pública? (4) As relações entre atores da sociedade civil e entre Estados e sociedade civil estão se modificando em razão do uso de novas tecnologias de informação e comunicação? (5) Quais as especificidades e dilemas do desenvolvimento da democracia eletrônica no Brasil?.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Fernando Vieira de Freitas - Integrante / Ricardo Fabrino Mendonça - Coordenador.
2010 - 2012
Financiamento de Campanhas e Sistemas Eleitorais: um estudo empírico comparativo
Descrição: Pesquisa empírica, com propósito descritivo, que pretende cruzar informações sobre sistemas eleitorais e financiamento de campanhas em vários páises..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Fernando Vieira de Freitas - Integrante / Bruno Pinheiro Wanderley Reis - Coordenador / Mateus de Sá Morávia - Integrante / Marcelo Barbosa Miranda Borel - Integrante.


Projetos de extensão


2009 - 2011
Programa de Ensino Tutorial de Ciências Sociais UFMG
Descrição: O PET é um grupo que conta com 14 membros do curso de Ciências Sociais orientados por um professor para realizar pesquisas individuais e Cdesenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão, como a organização de eventos voltados à comunidade do curso de Ciências Sociais..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Fernando Vieira de Freitas - Integrante / Ana Lúcia Modesto - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional / Subárea: Fundamentos do Planejamento Urbano e Regional/Especialidade: História Urbana.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia Política.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FREITAS, F. V.2018FREITAS, F. V.. Uma perspectiva contemporânea sobre o movimento Rastafári. RELIGIÃO E SOCIEDADE, v. 38, p. 2, 2018.

2.
FREITAS, F. V.2017FREITAS, F. V.; BOREL, M. B. M. . Monopólio revisado: a violência como única via revolucionária?. Revista de Ciências Humanas, v. 51, p. 500-505, 2017.

3.
FREITAS, F. V.2016FREITAS, F. V.. As negras quitandeiras no Rio de Janeiro do século XIX: modernização urbana e conflito em torno do pequeno comércio de rua. TEMPOS HISTÓRICOS (EDUNIOESTE), v. 20, p. 181-217, 2016.

4.
MENDONCA, R. F.2014MENDONCA, R. F. ; FREITAS, F. V. ; OLIVEIRA, W. M. . Reciprocidade discursiva, enquadramento e deliberação: a consulta pública sobre reforma política da ALMG. Análise Social, v. 211, p. 244-271, 2014.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
FREITAS, F. V.; ABREU, Julio César (Org.) ; MALTA, M. (Org.) ; SIQUEIRA, M. (Org.) . O Poder em Perspectiva. 1. ed. Belo Horizonte: Sografe, 2012. v. 1. 243p .

Capítulos de livros publicados
1.
MENDONCA, R. F. ; FREITAS, F. V. ; OLIVEIRA, W. M. . Reciprocidade discursiva, enquadramento e deliberação: a consulta pública sobre reforma política da ALMG. In: Alessandra Aldé; Francisco P. J. Marques. (Org.). Internet e Poder Local. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2015, v. 1, p. 293-324.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
FREITAS, F. V.. A Descriminalização da cannabis e o Rastafári na Jamaica. Horizontes ao Sul, 16 ago. 2018.

2.
FREITAS, F. V.; PAOLIELLO, D. . O histórico levante de mulheres jamaicanas contra a cultura do estupro. Revista Fórum, 14 mar. 2017.

3.
FREITAS, F. V.; PAOLIELLO, D. . Tambourine Army: A força da mulher jamaicana. Agência Plano, 08 mar. 2017.

4.
FREITAS, F. V.; PAOLIELLO, D. . Tambourine Army: A força da mulher jamaicana. Agência Plano, 08 mar. 2017.

5.
FREITAS, F. V.. Ubirajara Fidalgo e o dramaturgo negro: autonomia no Teatro Profissional do Negro na década de 1970. GELEDÉS - Instituto da Mulher Negra, 03 out. 2013.

6.
FREITAS, F. V.. Ubirajara Fidalgo e o dramaturgo negro: autonomia no Teatro Profissional do Negro na década de 1970. Afropress, 01 out. 2013.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FREITAS, F. V.. A Pequena África e seus conflitos: habitação, trabalho e cultura. In: I Encontro Brasileiro de Pesquisa em Cultura, 2013, São Paulo. Anais do I Encontro Brasileiro de Pesquisa em Cultura. São Paulo: PPG Estudos Culturais EACH-USP, 2013, 2013.

2.
MENDONCA, R. F. ; FREITAS, F. V. ; OLIVEIRA, W. M. . Reciprocidade discursiva, enquadramento e deliberação: a consulta pública sobre reforma política da ALMG. In: 5º Congresso da Associação de Pesquisadores em Comunicação Política, 2013, Curitiba. Anais do V Congresso da Compolítica (2013), 2013.

3.
FREITAS, F. V.. A policy analysis e as políticas públicas: a dimensão do conflito nas políticas culturais. In: VIII Encontro Nacional de Estudos Multidisciplinares em Cultura, 2012, Salvador. Anais do VIII ENECULT, 2012.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FREITAS, F. V.. Inovações democráticas: a participação política no atual contexto representativo. In: XVIII Seminário de Iniciação Científica da UFOP, 2010, Ouro Preto. Anais do SEIC, 2010.

2.
FREITAS, F. V.. Liberdade e Propriedade: contrapontos teóricos entre Hegel e Locke. In: XVIII Seminário de Iniciação Científica da UFOP, 2010, Ouro Preto. Anais do SEIC, 2010.

Artigos aceitos para publicação
1.
FREITAS, F. V.. Catástrofes e Revoluções: o excepcional e o ordinário na obra de Michel-Rolph Trouillot. CADERNOS DE ESTUDOS SOCIAIS E POLÍTICOS, 2018.

2.
FREITAS, F. V.; BOREL, M. B. M. . Afinidades revolucionárias: nossas estrelas vermelhas e negras. Por uma solidariedade entre marxistas e libertários.. CRITICA MARXISTA (SÃO PAULO), 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
FREITAS, F. V.. Ital is Vital: a construção do corpo e o comércio de produtos naturais entre Rastafáris da cidade de Ocho Rios, Jamaica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
FREITAS, F. V.. Corporalidade e historicidade: circulação de artefatos e a construção do corpo entre comerciantes Rastafáris da cidade de Ocho Rios, Jamaica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
FREITAS, F. V.. Quitandeiras negras na urbe carioca: raça, gênero e resistência no pós-abolição.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
MENDONCA, R. F. ; FREITAS, F. V. ; OLIVEIRA, W. M. . Reciprocidade discursiva, enquadramento e deliberação: a consulta pública sobre reforma política da ALMG. UFMG.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
FREITAS, F. V.. A Pequena África e seus conflitos: habitação, trabalho e cultura. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
FREITAS, F. V.. Quitanda e Terreiro: espaços da mulher negra no pós-abolição. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
FREITAS, F. V.; MORAVIA, M. S. . Impactos do financiamento de campanha no sistema político brasileiro. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
FREITAS, F. V.. Inovações democráticas: a participação política no atual contexto representativo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
FREITAS, F. V.. Liberdade e Propriedade: contrapontos teóricos entre Hegel e Locke. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
FREITAS, F. V.; ABREU, Julio César ; MALTA, M. ; SIQUEIRA, M. . O Poder em Perspectiva. Belo Horizonte, 2012. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
FREITAS, F. V.. Parecer de Artigo Científico - Revista Praça. 2017.

2.
FREITAS, F. V.. Parecer de Artigo Científico - Revista Três Pontos. 2017.



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
REIS, P. Bruno; MODESTO, A. L.; NOBRE, R. F.; FREITAS, F. V.. Banca de seleção de bolsistas para o PET-Ciências Sociais. 2010. Universidade Federal de Minas Gerais.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Abertura da Semana de Consciência Negra de Seropédica.Quitandeiras negras na urbe carioca: raça, gênero e resistência no pós-abolição.. 2014. (Outra).

2.
5º Congresso da Associação de Pesquisadores em Comunicação Política. Reciprocidade discursiva, enquadramento e deliberação: a consulta pública sobre reforma política da ALMG. 2013. (Congresso).

3.
I Encontro Brasileiro de Pesquisa em Cultura.O território da Pequena África e seus conflitos: habitação, trabalho e cultura. 2013. (Encontro).

4.
I Seminário Planejamento, Território e Periferias na História.Quitanda e Terreiro: espaços da mulher negra no pós-abolição. 2013. (Seminário).

5.
VIII Encontro Nacional de Cultura.A policy analysis e as políticas públicas: a dimensão do conflito nas políticas culturais. 2012. (Encontro).

6.
XI Sudeste PET.Impactos do financiamento de campanha no sistema político brasileiro. 2011. (Encontro).

7.
XIX UFMG Semana de Iniciação Científica - a natureza do conhecimento.PET Ciências Sociais - UFMG. 2010. (Outra).

8.
XVIII Seminário de Iniciação Cietífica de Ouro Preto.Liberdade e Propriedade: contrapontos teóricos entre Hegel e Locke. 2010. (Seminário).

9.
XVIII UFMG Semana do Conhecimento e Cultura - conhecimento em todo lugar.PET Ciências Sociais - UFMG. 2009. (Encontro).

10.
26ª Reunião Brasileira de Antropologia. 2008. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FREITAS, F. V.. VI Seminário de Alunos do PPGAS/MN/UFRJ (VI SAPPGAS). 2016. (Congresso).

2.
FREITAS, F. V.. Semana de Ciências Sociais da UFMG. 2010. (Congresso).

3.
FREITAS, F. V.. VIII Jornada de Ciências Sociais da UFMG - Leituras e debates contemporâneos. 2010. (Congresso).

4.
FREITAS, F. V.. VII Jornada de Ciências Sociais da UFMG - Reflexões Sobre o Urbano. 2009. (Congresso).



Outras informações relevantes


Foi membro do Centro Acadêmico de Ciências Sociais na gestão "Desvio Padrão" do ano de 2009 até 2010.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/02/2019 às 16:41:45