Janete Bernardo do Nascimento Marcelino

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  • Última atualização do currículo em 11/09/2011


Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Mestre em Educ. pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), pesquisando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas para educação, pressupostos neoliberais e ensino profissional de nível médio. Atuando como professora colaboradora na Univerdade Estadual do Norte do Paraná (UENP). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Janete Bernardo do Nascimento Marcelino
Nome em citações bibliográficas
MARCELINO, J. B. N.

Endereço


Endereço Profissional
Prefeitura Municipal de Londrina, CMEI Valéria Veronesi.
Benjamim Constant, 80
86010-350 - Londrina, PR - Brasil


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2011
Mestrado em Educação.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Título: Políticas Educacionais para o ensino Profissional de Nível Médio no Paraná (1991-2004): a Formação do Sujeito Competente,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Irizelda Martins de Souza e Silva.
Palavras-chave: Política Educacional; Ensino Profissional de Nível Médio; Sujeito Competente.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Educação.
2005 - 2008
Graduação em Pedagogia.
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Título: As Orientações da Unesco para o Ensino Médio a partir de 1990..
Orientador: Eliane Cleide da Silva Czernisz.




Atuação Profissional



Universidade Estadual do Norte do Paraná, UENP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor colaborador, Carga horária: 20


Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: participante, Enquadramento Funcional: mestranda


Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: graduanda


Prefeitura Municipal de Londrina, PML, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Educação Infantil, Carga horária: 30
Outras informações
Trabalho na PML no horarário das 7:30 as 13:30.



Projetos de pesquisa


2009 - Atual
GPPEG - GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM POLÍTICAS E GESTÃO EDUCACIONAL
Descrição: O grupo de estudos e Pesquisas em Políticas e Gestão Educacional é vinculado ao Departamento de Teoria e Prática da Educação, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Estadual de Maringá - Paraná.É constituído por pesquisadores (docentes e discentes) que investigam as políticas e a gestão educacional no Brasil. O objetivo do grupo é investigar os fundamentos das políticas públicas e da gestão educacional no Brasil a partir do objeto "educação do campo", revisando as implementações do Sistema Nacional para formação de educadores, as Reformas de Estado e a Gestão da Educação no e do campo. O grupo trabalha na coleta de dados por meio de fontes primárias, realiza analise do contexto sócio-econômico, político-cultural, historicamente determinado. As linhas de pesquisa desenvolvidas são: 1) Políticas Públicas e Gestão Educacional no Brasil 2) Políticas Públicas e Desenvolvimento Humano 3) Políticas Públicas e Financiamento da Educação 4) Políticas Públicas: Educação e Direitos Humanos As atividades desenvolvidas em grupo alcança projetos de Ensino, Pesquisa envolvendo Iniciação Científica e Extensão..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2008
POLÍTICAS EDUCACIONAIS E QUALIDADE DE ENSINO: AS RELAÇÕES ENTRE O INVESTIMENTO
Descrição: NO PRESENTE PROJETO PRETENDEMOS ANALISAR AS RELAÇÕES E DETERMINANTES ENTRE A POLÍTICA EDUCACIONAL E A QUALIDADE DE ENSINO, BUSCANDO COMPREENDER AS MEDIAÇÕES ENTRE O INVESTIMENTO FINANCEIRO EM EDUCAÇÃO, AS CONDIÇÕES DE QUALIDADE, O PERFIL DA DEMANDA EDUCACIONAL, O PERFIL DOS ALUNOS E O DESEMPENHO ESTUDANTIL EM LONDRINA E RM (ROLÂNDIA, CAMBÉ, BELA VISTA DO PARAÍSO, SERTANÓPOLIS, IBIPORÃ, JATAIZINHO,TAMARANA). ESTE TRABALHO SERÁ REALIZADO POR DOCENTES E ALUNOS DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO DO DEPTO. DE EDUCAÇÃO DA UEL. A PESQUISA TERÁ COMO BASE A FONTE DE DADOS DO INEP - DADOS E MICRO-DADOS, E DA SECRETARIA DO TESOURO NACIONAL. COMO RESULTADOS ESPERAMOS APRESENTAR OS DADOS OBTIDOS NA PESQUISA EM TABELAS. ESTE MATERIAL SERÁ PUBLICADO EM LIVRO, E FICARÁ DISPONÍVEL PARA CONSULTA NA PÁGINA DO NUPE - NÚCLEO DE POLÍTICA, GESTÃO E FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO NA UFPR E NA PÁGINA QUE PRETENDEMOS DESENVOLVER NA REDE UEL. TAMBÉM ESPERAMOS COMO RESULTADOS A DIVULGAÇÃO DOS DADOS OBTIDOS COM A PESQUISA EM SEMINÁRIOS E A ORGANIZAÇÃO DE CURSOS DE EXTENSÃO PARA DIVULGAÇÃO DE RESULTADOS E DE METODOLOGIA DE PESQUISA QUANTITATIVA EM GRANDES BASES DE DADOS EDUCACIONAIS..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2008
EDUCAÇÃO PERMANENTE: CONCEPÇÕES ACERCA DO CONHECIMENTO HUMANO
Descrição: CONSIDERANDO A CRESCENTE INFLUÊNCIA DA UNESCO, NA ELABORAÇÃO DE PRINCÍPIOS PARA A ORGANIZAÇÃO DOS SISTEMAS DE ENSINO, PROPÕE-SE UM ESTUDO SISTEMÁTICO DAS CONCEPÇÕES ACERCA DO CONHECIMENTO HUMANO PRESENTES NAS PUBLICAÇÕES DESTA AGÊNCIA INTERNACIONAL. COMO UM DOS PROJETOS DE DESTAQUE, IMPLEMENTADO POR UMA REDE MUNDIAL, É O PROJETO CIDADES EDUCADORAS, FAREMOS UMA ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO QUE COMPÕE A ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DE CIDADES EDUCADORAS NO BRASIL, PARA EXPLICITAR OS PRESSUPOSTOS E MECANISMOS DE IMPLEMENTAÇÃO DAS PROPOSTAS. ESPERA-SE CONTRIBUIR COM O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DESTAS EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS EM DIVERSOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.



Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SEGANTINE, D. B. R. ; MARCELINO, J. B. N. . EDUCAÇÃO ESCOLAR E TRABALHO NO CONTEXTO NEOLIBERAL. In: VI Seminário do Trabalho: Trabalho, Economia e Educação no Século XXI, 2008, Marília/SP. Anais do VI Seminário do Trabalho, 2008.

2.
SEGANTINE, D. B. R. ; CZERNISZ, E. C. S. ; MARCELINO, J. B. N. . POLÍTICAS PARA O ENSINO MÉDIO NO CONTEXTO DE REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA E REFORMA DO ESTADO: IMPLICADORES NOS PROCESSOS DE ENSINAR E APRENDER. In: XIV ENDIPE - ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 2008, Porto Alegre/RS. Anais do XIV ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008.

3.
MARCELINO, J. B. N.. CIÊNCIA MODERNA: DISCUSSÕES ACERCA DA RELAÇÃO COM A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E COM A RACIONALIDADE MACHISTA. In: I Simpósio Complexidade e Educação: Crises e Emergências de Paradigmas, 2007, Londrina/PR. Anais do I Simpósio Complexidade e Educação: Crises e Emergências de Paradigmas, 2007.

4.
PEREIRA, A. P. ; SEGANTINE, D. B. R. ; MARCELINO, J. B. N. . DESIGUALDADE SOCIAL E EDUCAÇÃO: REFLEXÕES ACERCA DOS PRINCÍPIOS QUE NORTEIAM AS ORIENTAÇÕES DA UNESCO. In: IX Semana de Educação - Política d Gestão da Educação: dilemas e perspectivas, 2007, Londrina/PR. Anais da IX Semana de Educação - Política d Gestão da Educação: dilemas e perspectivas, 2007.

Apresentações de Trabalho
1.
MARCELINO, J. B. N.; MARONEZE, L. Z. . A REDEFINIÇÃO DO PAPEL DO ESTADO PÓS 1990 E AS IMPLICAÇÕES NA LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL BRASILEIRA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
MARCELINO, J. B. N.; SEGANTINE, D. B. R. . POLÍTICAS PARA O ENSINO MÉDIO NO CONTEXTO DE REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA E REFORMA DO ESTADO: IMPLICADORES NOS PROCESSOS DE ENSINAR E APRENDER. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
MARCELINO, J. B. N.; SEGANTINE, D. B. R. . DESIGUALDADE SOCIAL E EDUCAÇÃO: REFLEXÕES ACERCA DOS PRINCÍPIOS QUE NORTEIAM AS ORIENTAÇÕES DA UNESCO. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
MARCELINO, J. B. N.; SEGANTINE, D. B. R. . EDUCAÇÃO ESCOLAR E TRABALHO NO CONTEXTO NEOLIBERAL. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
MARCELINO, J. B. N.. CIÊNCIA MODERNA: DISCUSSÕES ACERCA DA RELAÇÃO COM A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E COM A RACIONALIDADE MACHISTA. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
MARCELINO, J. B. N.; MARONEZE, L. Z. . A REDEFINIÇÃO DO PAPEL DO ESTADO PÓS 1990 E AS IMPLICAÇÕES NA LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL BRASILEIRA. Curitiba: Editora Universitária Champagnat, 2009 (Comunicação).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VI SEMINÁRIO DO TRABALHO: TRABALHO, ECONOMIA E EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI.EDUCAÇÃO ESCOLAR E TRABALHO NO CONTEXTO NEOLIBERAL. 2008. (Seminário).

2.
XIV ENDIPE - ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO. POLÍTICAS PARA O ENSINO MÉDIO NO CONTEXTO DE REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA E REFORMA DO ESTADO: IMPLICADORES NOS PROCESSOS DE ENSINAR E APRENDER. 2008. (Congresso).

3.
I SIMPÓSIO COMPLEXIDADE E EDUCAÇÃO: CRISES E EMERGÊNCIA DE PARADIGMAS.Ciência Moderna: discussões acerca da sua relação com a revolução industrial e com a racionalidade machista. 2007. (Simpósio).

4.
IX SEMANA DE EDUCAÇÃO - POLÍTICA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO: DILEMAS E PERSPECTIVAS.DESIGUALDADE SOCIAL E EDUCAÇÃO: REFLEXÕES ACERCA DOS PRINCÍPIOS QUE NORTEIAM AS ORIENTAÇÕES DA UNESCO. 2007. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVA, Irizelda M. S. ; CECÍLIO, Maria Aparecida. ; GONCALVEZ, E. ; PUZIOL, J. K. P. ; MARCELINO, J. B. N. . VI Jornada de Políticas Educacionais: Por uma Educação do Campo: Políticas e Gestão no Brasil. 2010. (Outro).

2.
NOMA, A. K. ; MARONEZE, L. Z. ; MARCELINO, J. B. N. . Trabalho e Cinema. 2009. (Outro).



Outras informações relevantes


a - Comentário em livro Públicado pela Universidade Estadual de Londrina - UEM -  contribuindo com percepções sobre a política e a gestão:
MARCELINO, J. B. N. Política e Gestão da Educação: Algumas considerações. In: IX Semana da Educação da UEL: Política e Gestão da Educação: questões em debate / organizadoras Eliane Cleide Da Silva Czernisz, Marleide da Silva RodriguesPerrude, Ana Lúcia Ferreira Aoyama. Londrina: UEL, 2009.

b - Proficiente em língua espanhola com nota 8,0 ou conceito B, organizado e administrado pelo Departamento de Letras da Universidade Estadual de Maringá (2009).




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