Chaiane Thiesen Bitelo

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1083581478473904
  • Última atualização do currículo em 28/01/2018


Doutoranda em Design pela Escola Superior de Desenho Industrial- ESDI/UERJ, Mestre em Design Estratégico, Especialista em Cinema e graduada em Publicidade e Propaganda. Tem cinco anos de experiência docente como professora de graduação, pós-graduação e extensão. Foi uma das fundadoras e coordenadora do Atomic Rocket Entertainment, o estúdio experimental de desenvolvimento de jogos da Graduação em Jogos Digitais da Unisinos/RS, onde também foi coordenadora executiva do curso. Tem experiência profissional na área digital e de produção audiovisual, tendo passagem como Analista de Negócios/PO do Classificado Digital no Grupo RBS (RS e SC) e como coordenadora de produção em produtoras de vídeo (cinema e publicidade) de Porto Alegre/RS. Atualmente, é professora da Escola de Comunicação e Design Digital do Instituto Infnet no Rio de Janeiro/RJ e Local Leader IxDA do Capítulo Rio de Janeiro e organizadora do Interaction Latin America 2018 ? ILARio18 Tem experiência na área de Design, com ênfase em Design de Interação, atuando principalmente nos seguintes temas: interface, IHC, UX, produto digital, negócios digitais e comunicação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Chaiane Thiesen Bitelo
Nome em citações bibliográficas
BITELO, C. T.;BITELO, CHAIANE THIESEN

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Infnet do Rio de Janeiro, FACULDADE DE TECNOLOGIA INFNET RIO DE JANEIRO.
Rua do Rosário, 129
Centro
20041005 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 21228800
URL da Homepage: http://www.infnet.edu.br/ecdd/


Formação acadêmica/titulação


2018
Doutorado em andamento em Design.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Orientador: André Soares Monat.
Palavras-chave: Design; Jogos Digitais; Internet das Coisas; IoT.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
2009 - 2011
Mestrado em Design.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Título: O ITUNES COMO ELEMENTO DE UM SISTEMA-PRODUTO: PROCESSOS DE SIGNIFICAÇÃO NAS INTERFACES DIGITAIS,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Gustavo Daudt Fischer.
Palavras-chave: Design Estratégico; UX; Comunicação; iTunes.
2009 - 2010
Especialização em Cinema. (Carga Horária: 420h).
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Título: ITUNES E AS TRANSFORMAÇÕES NOS HÁBITOS DE CONSUMO DOS ESPECTADORES.
Orientador: Fernando Soares Mascarello.
2004 - 2008
Graduação em Comunicação Social - Hab.:Publicidade e Propaganda.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Título: LOST no Mobisode: adaptação da linguagem na era da mobilidade.
Orientador: Gustavo Daudt Fischer.
2000 interrompida
Graduação interrompida em 2003 em Informática - Hab: Sistemas de Informação.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Ano de interrupção: 2003




Formação Complementar


2004 - 2004
Formatação de Projetos Culturais para Leis de Ince. (Carga horária: 18h).
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
2004 - 2004
Direção de Atores para o Cinema. (Carga horária: 27h).
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
2004 - 2004
Produção de set: iluminação, fotografia e captação. (Carga horária: 15h).
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
2003 - 2003
Introdução à linguagem de Programação JAVA. (Carga horária: 20h).
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em Formação em Projeto e Suporte de Redes de Computad. (Carga horária: 114h).
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em Desinibição, Dicção, Oratória e Comunicação. (Carga horária: 20h).
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
2001 - 2001
Extensão universitária em Programação Delphi para Bancos de Dados Client/Ser. (Carga horária: 135h).
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Infnet do Rio de Janeiro, INFNET, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor universitário, Carga horária: 8

Atividades

01/2017 - Atual
Ensino, Jogos Digitais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos de Marketing e Comunicação Publicitária
Construção de Narrativas Publicitárias para Jogos
08/2016 - Atual
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Marketing de Ferramentas de Buscas (SEM)
04/2016 - Atual
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Produção Publicitária para Web e Mobile
01/2017 - 04/2017
Ensino, MBA EM UX DESIGN, ARQUITETURA DA INFORMAÇÃO E USABILIDADE, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Avaliação de Usabilidade e Acessibilidade
01/2017 - 04/2017
Ensino, MBA em Design Estratégico, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
DESIGN ESTRATÉGICO

Centro Universitário Carioca, UNICARIOCA, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Horista, Carga horária: 2

Atividades

02/2017 - 04/2017
Ensino, Especialização em Design Estratégico, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Design Experience

Viajar é Demais, VED, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Sócia proprietária, Enquadramento Funcional: Editora, Carga horária: 20
Outras informações
Blog de viagem www.viajaredemais.com.br


Fanbeer - Fanáticos por Cerveja, FBR, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Consultor de Marketing, Carga horária: 4


Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenador de Curso, Carga horária: 16

Vínculo institucional

2013 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenador de Laboratório, Carga horária: 4
Outras informações
Coordenação do Projeto Atomic Rocket Entertainment, o Estúdio Experimental do Curso de Jogos Digitais da Unisinos.

Vínculo institucional

2012 - 2016
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar - PL II, Carga horária: 10

Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Produção, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Gerenciamento e controle físico-financeiro das atividades práticas do curso de Bacharelado em Realização Audiovisual (Cinema). Responsável pela Coordenação de Produção de todas as atividades práticas realizadas em vídeo e película, com média anual de 30 curtas-metragens em vídeo e 5 em película, além de séries, documentários e videoclipes.

Vínculo institucional

2002 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Administrativo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Administrativo, Carga horária: 20
Outras informações
Projeto SINERGIA - processo de implantação na universidade do sistema de gestão integrada ERP, da Oracle-PeopleSoft.

Atividades

08/2015 - Atual
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Oficina de Inovação e Design de Sistema-Produto
03/2015 - Atual
Ensino, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Marketing e Tecnologia da Informação
08/2014 - Atual
Direção e administração, *Comissão de Coord. do Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais, .

Cargo ou função
Coordenador de Curso de Graduação.
08/2014 - Atual
Ensino, Comunicação Social - Comunicação Digital, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Monitoramento e Análise de Métricas
Arquitetura da Informação
02/2014 - Atual
Ensino, Design, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Produtos Audiovisuais
08/2013 - Atual
Direção e administração, *Comissão de Coord. do Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais, .

Cargo ou função
Coordenador de Laboratório.
06/2012 - Atual
Ensino, Especialização em Cultura Digital e Redes Sociais, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Oficina Linguagens e Narrativas I
02/2012 - Atual
Ensino, Jogos Digitais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Jogos e Interação Humano-Computador
Negócios na Indústria do Entretenimento Digital
12/2015 - 12/2015
Ensino, MBA em Mercados Criativos, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Mídias Digitais e Interfaces
02/2015 - 12/2015
Ensino, Jogos Digitais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Projeto Final I e Projeto Final II

Bitelo Produções e Eventos Ltda, BPE, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Sócia, Enquadramento Funcional: Diretora, Carga horária: 10
Outras informações
Empresa com atuação na área de produção audiovisual e cultural com foco em projetos para novas mídias.

Atividades

06/2010 - 12/2010
Serviços técnicos especializados , Consultoria, .

Serviço realizado
Formatação de projetos para o grupo Cuidado Que Mancha, companhia teatral e musical. Destaque para a seleção do projeto de rádioteatro ?Programa de Família? no Prêmio Roquette Pinto 2010..
06/2010 - 08/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Consultoria, .

Cargo ou função
Consultoria na área de linguagem cinematográfica e formatação de projetos para Ludens Artis Serviços de Informática Ltda, empresa de desenvolvimento de jogos digitais para plataformas web e móveis..

Centro Universitário Metodista, IPA-RS, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 16

Atividades

02/2012 - Atual
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Produção Audiovisual I
Produção Audiovisual II
Redação Publicitária III
Fundamentos da Linguagem Audiovisual
Seminário Integrador

Grupo RBS, RBS, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Analista de Negócios, Carga horária: 44
Outras informações
Gerenciamento de demandas/projetos complexos para desenvolvimento de novos produtos/negócios web e melhorias ou correções em produtos atuais, entre outras atribuições.


Tecniart Filmes, TF, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Projetos, Carga horária: 40
Outras informações
Produtora audiovisual, com foco em produções publicitárias, filmes e conteúdo para novas mídias.

Atividades

01/2010 - 08/2011
Serviços técnicos especializados , Coordenação de Projetos, .

Serviço realizado
Criação e coordenação de projetos audiovisuais, formatação de projetos para editais e leis de incentivo à cultura, análise de custo e orçamentos, coordenação financeira, coordenação de equipe..


Projetos de pesquisa


2014 - 2015
Desenvolvimento de jogos digitais relacionados às atividades vinculadas a sítios culturais e de patrimônio histórico
Descrição: O objetivo do projeto é a criação de jogos digitais enquanto produtos inovadores alinhados à indústria de conteúdos e novas mídias, relacionados às atividades vinculadas a sítio culturais e de patrimônio histórico, especificamente ao sítio cultural e de patrimônio histórico das Missões Jesuíticas do estado do Rio Grande do Sul..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de desenvolvimento


2013 - 2015
Estúdio Experimental Atomic Rocket Entertainment
Descrição: Estúdio experimental de desenvolvimento de jogos da Graduação Tecnológica em Jogos Digitais da Unisinos, criado com objetivo de preparar desenvolvedores para o mercado de trabalho e fomentar a indústria criativa na área de jogos. Conta com duas sedes, uma no campus Porto Alegre e outra no campus São Leopoldo. Contato: contato@atomicrocket.com.br.
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Chaiane Thiesen Bitelo - Coordenador / João Ricardo de Bittencourt Menezes - Integrante / Fernando Pinho Marson - Integrante / Vinícius Jurinic Cassol - Integrante / Márcio Garcia Martins - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Design Estratégico.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria da Comunicação/Especialidade: Mídias Digitais.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Rádio e Televisão/Especialidade: Videodifusão.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema/Especialidade: Administração e Produção de Filmes.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2008
5º Propaganderia - 1º Lugar - Comercial 30'' - Produção em Imagem, Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
2008
21º SET UNIVERSITÁRIO - Mostra Competitiva, PUC RS.
2007
4º Propaganderia - 1º Lugar - Jingle - Produção em Áudio, Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
2007
3º Propaganderia - 1º Lugar - Redação Publicitária 2, Universidade do Vale do Rio dos Sinos.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BITELO, C. T.; FISCHER, G. D. . iTunes como elemento de um sistema-produto: processos de significação nas interfaces digitais. In: 5º CIDI (Congresso Internacional de Design da Informação), 4º InfoDesign Brasil (Congresso Brasileiro de Design da Informação) e 5º Congic (Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação),, 2011, Florianopolis. Anais do 5º CIDI, 4º InfoDesign Brasil e 5º Congic, 2011.

2.
BITELO, C. T.; VILELA, A. C. ; OLIVEIRA, F. S. ; TOSS, J. ; THOME, R. . Do Design de produto ao Design Estratégico: um olhar a partir da Tramontina. In: 9° Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2010, São Paulo. 9° Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2010.

3.
PINTO, C. ; FINESTRALI, M. ; BITELO, C. T. ; COSTA, F. X. . Music Consumption and Design: Media Formats and their Impact on Consumer Emotion. In: 7th International Conference on Design & Emotion, 2010, Chicado. 7th International Conference on Design & Emotion, 2010.

4.
BITELO, C. T.; PINTO, C. ; FINESTRALI, M. ; COSTA, F. X. . Design e Consumo Musical: Impacto dos Novos Formatos da Mídia nas Emoções do Consumidor. In: 9° Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2010, São Paulo. 9° Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2010.

5.
BONATTO, MARCOS DUDA ; BITELO, CHAIANE THIESEN . #AdobeTypeUI. In: the Latin American Conference, 2007, Córdoba. Proceedings of the Latin American Conference on Human Computer Interaction - CLIHC '15. New York: ACM Press. p. 1.

Apresentações de Trabalho
1.
BITELO, C. T.. Games: como UX influencia na criação de jogos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
BITELO, C. T.. Games: como UX influencia na criação de jogos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
BITELO, C. T.. Aspectos de publicidade em games mobile. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
BITELO, C. T.. Games: como UX influencia na criação de jogos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
BITELO, C. T.; BONATTO, M. D. . #AdobeTypeUI: Projecting a new OpenType interface. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
LOHMANN, A. F. ; BITELO, C. T. . Recomendaça o de jogos em plataformas digitais de distribuiça o: Estudo de caso da Steam. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
BITELO, C. T.; FISCHER, G. D. . iTunes como elemento de um sistema-produto: processos de significação nas interfaces digitais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
BITELO, C. T.; FISCHER, G. D. . iTunes como elemento de um sistema-produto: processos de significação nas interfaces digitais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Produtos tecnológicos
1.
BITELO, C. T.; MENEZES, J. R. B. . Cookamancer. 2014.

Redes sociais, websites e blogs
1.
BITELO, C. T.; LOHMANN, A. F. . Viajar é Demais. 2017. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
BITELO, C. T.. Gamification. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
BITELO, C. T.. Gamification. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
BITELO, C. T.. Fundamentos da Produção Publicitária para Web e Mobile. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Conteúdo de disciplina).

4.
BITELO, C. T.. Imagem Digital para Web e Mobile. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Conteúdodedisciplina).

5.
BITELO, C. T.. Produção Publicitária para Web e Mobile. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Conteúdodedisciplina).

6.
BITELO, C. T.. Web Design. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Conteúdodedisciplina).

7.
BITELO, C. T.. Projeto de Bloco - Produção Publicitária para Web e Mobile. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Conteúdodedisciplina).

8.
BITELO, C. T.. Atividade acadêmica: Arquitetura da Informação | Curso: Sistemas para Internet. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Conteúdo de atividade acadêmica na modalidade EaD).

9.
BITELO, CHAIANE THIESEN. Arquitetura da Informação. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - ConteúdodeatividadeacadêmicanamodalidadeEaD).

10.
BITELO, C. T.. Jogos Digitais: Organizando a criatividade. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
BITELO, C. T.; VILELA, A. C. ; MOREIRA, B. R. . Brazil Innovation Challenge 2010 ®. 2010. (Concurso Nacional).

12.
BITELO, C. T.. ?Tecnologia: o que há de novo para secretárias??. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

13.
BITELO, C. T.. Microinformática Básica. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

14.
BITELO, C. T.. Oficina de Cine e TV do Colégio Sinodal. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
CABREIRA, P. ; FAGUNDES, C ; BITELO, C. T. . Palhaços. 2010. Filme.

2.
BITELO, C. T.; Costa, Ulisses M. . Ninho dos Pequenos. 2009. Filme.

3.
BITELO, C. T.. Debaixo da Mesa. 2008. Filme.

4.
Costa, Ulisses M. ; Porto, Carlos H. J. ; BITELO, C. T. . O Gritador. 2007. Filme.

Outras produções artísticas/culturais
1.
BITELO, C. T.; Costa, Ulisses M. . Venato. 2016 (Curta-metragem de ficção).

2.
BORGES, R. R. ; BITELO, C. T. . Repente do Consumo Consciente. 2011 (Projeto Cultural).

3.
BITELO, C. T.. Desconectados. 2011 (Projeto Cultural).

4.
GRABAUSKA, R. ; FINKLER, G. ; BITELO, C. T. . Programa de Família. 2010 (Projeto Cultural).

5.
CABREIRA, P. ; BITELO, C. T. . Os Faróis do Fim do Mundo. 2010 (Projeto Cultural).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Interaction South America 2016. Games: como UX influencia na criação de jogos. 2016. (Congresso).

2.
Simpósio de Design e Tecnologia.Aspectos de publicidade em games mobile. 2016. (Simpósio).

3.
UXConf BR 2016. Games: como UX influencia na criação de jogos. 2016. (Congresso).

4.
7th Latin American Conference on Human Computer Interaction (CLIHC 2015). #AdobeTypeUI: Projecting a new OpenType interface. 2015. (Congresso).

5.
Interaction South America 2015. 2015. (Congresso).

6.
UXConf BR 2015. 2015. (Congresso).

7.
11º P&D Design | Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. 2014. (Congresso).

8.
Interaction South America. 2014. (Congresso).

9.
4° Congresso Internacional de Inovação. 2011. (Congresso).

10.
5º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2011 que ocorre em conjunto com o 4º InfoDesign Brasil | Congresso Brasileiro de Design da Informação e o 5º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. iTunes como elemento de um sistema-produto: processos de significação nas interfaces digitais. 2011. (Congresso).

11.
Advanced Design: Os Desafios Contemporâneos da Inovação. 2011. (Simpósio).

12.
Designmais: Do Ordinário ao Extraordinário. 2011. (Outra).

13.
Iniciação ao Conhecimento Cientifico.O processo de produção acadêmica. 2011. (Outra).

14.
3 Congresso Internacional de Inovação. 2010. (Congresso).

15.
8º Congresso Brasileiro de Cinema e Audiovisual (CBC). 2010. (Congresso).

16.
O Design Empreendedor (edição de aniversário). 2010. (Outra).

17.
Seminário Tempos de Transição. 2010. (Seminário).

18.
Ação Sociocultural e Marketing Cultural. 2009. (Seminário).

19.
Grandes Pensadores Alemães. 2009. (Outra).

20.
Seminário 10 Anos Fundacine / Cinema Brasileiro ? Uma década de Desenvolvimento e Desafios. 2008. (Seminário).

21.
1º. Conexão PP Unisinos. 2006. (Outra).

22.
22º Seminário Nacional de Empresas e Profissionais de Eventos. 2005. (Outra).

23.
VIII Semana da Imagem. 2005. (Seminário).

24.
Universo Paqueta Esportes. 2004. (Seminário).

25.
VII Semana da Imagem na Comunicação. 2004. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BITELO, C. T.; LOHMANN, A. F. ; MALHEIRO, A. . Interaction Latin America 2018 (pré-evento). 2017. (Congresso).

2.
BITELO, C. T.; LOHMANN, A. F. . UX Cases RJ Setembro (IxDA Rio de Janeiro). 2016. (Outro).

3.
BITELO, C. T.; LOHMANN, A. F. . UX Cases RJ Outubro (IxDA Rio de Janeiro). 2016. (Outro).

4.
BITELO, C. T.; LOHMANN, A. F. . UX Cases RJ Novembro (IxDA Rio de Janeiro). 2016. (Outro).

5.
BITELO, C. T.; LOHMANN, A. F. . UXConf Redux Rio de Janeiro. 2016. (Outro).

6.
BITELO, C. T.. do 11o Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design ? P&D Design,. 2014. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Marcos Duda Bonatto. #AdobeTypeUI: Projecting a new OpenType interface. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Design Gráfico) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: Chaiane Thiesen Bitelo.

2.
Bárbara Antoniolli Bassani. Estratégias de marketing digital aplicadas no lançamento da Paçoquita Cremosa. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Cultura Digital e Redes Sociais) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: Chaiane Thiesen Bitelo.

3.
Daniela Ragagnin Veeck. AUDIÊNCIA E VISIBILIDADE: CÂMARA DE VEREADORES DE CAÇAPAVA DO SUL. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO E PROJETOS DE MÍDIA) - Centro Universitário Franciscano. Orientador: Chaiane Thiesen Bitelo.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Erika Rabello Rizzo. Para além do entretenimento: a contribuição dos jogos na construção de um mundo melhor. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Defesa e Gestão Estratégica Internacional) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Chaiane Thiesen Bitelo.

2.
ALLUAN LUCAS E VITOR DUARTE. Projeto Caras do Mundo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Instituto Infnet do Rio de Janeiro. Orientador: Chaiane Thiesen Bitelo.

3.
JAMES CAMPELO E RAPHAEL BUENO. Projeto No Lixo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Instituto Infnet do Rio de Janeiro. Orientador: Chaiane Thiesen Bitelo.

4.
Daniel Sartor. O PAPEL DAS INTERFACES OUT GAME E IN GAME NA IMERSÃO E EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO EM JOGOS DIGITAIS DE COMPUTADOR. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Comunicação Digital) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: Chaiane Thiesen Bitelo.

5.
JULIANE KNEIB DA ROSA. UM GNOMO VIAJANTE: A INSPIRAÇÃO DA PERSONAGEM AMÉLIE POULAIN SE APROPRIANDO DE HÁBITOS DE COMPARTILHAMENTO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Hab.:Publicidade e Propaganda) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: Chaiane Thiesen Bitelo.

6.
Raquel Rosso Santos. A evolução das estratégias de marketing aplicadas ao mercado da música na era digital - Um olhar sobre a trajetória da banda Tequila Baby. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Hab.:Publicidade e Propaganda) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: Chaiane Thiesen Bitelo.

7.
ANDRÉ TEIXEIRA NUNES DE OLIVEIRA. DESCARACTERIZANDO PORTO ALEGRE - A Transformação Audiovisual de Porto Alegre nos Filmes Publicitários Brasileiros. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Metodista. Orientador: Chaiane Thiesen Bitelo.

8.
Frederico Rosa da Paz. REFERÊNCIAS DO CINEMA EM FILMES PUBLICITÁRIOS: UMA ANÁLISE PELO DIALOGISMO INTERTEXTUAL. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Metodista. Orientador: Chaiane Thiesen Bitelo.

9.
Jaqueline Mello Marques da Cruz. A PRODUÇÃO DE SENTIDO DA PERSONAGEM ZUMBI NO FILME PUBLICITÁRIO CONTEMPORÂNEO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Metodista. Orientador: Chaiane Thiesen Bitelo.

10.
Leonardo Ribeiro. O PODER DA MÁSCARA: O MITO DO HERÓI EM V DE VINGANÇA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Metodista. Orientador: Chaiane Thiesen Bitelo.

11.
MURILO JUNQUEIRA FLESCH. O ADVERGAME COMO ESTRATÉGIA DA PUBLICIDADE: POSSIBILIDADES DE COMUNICAÇÃO ENTRE MARCA E CONSUMIDOR NO AMBIENTE DIGITAL. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Metodista. Orientador: Chaiane Thiesen Bitelo.

12.
JONATHAN SOUZA. A INOVAÇÃO NOS PROCESSOS CRIATIVOS DE EMPRESAS DIGITAIS: O CASO DA ZENVIA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Metodista. Orientador: Chaiane Thiesen Bitelo.

13.
THIERRY NOWACKI MOURA. AS TRANSFORMAÇÕES NA RELAÇÃO ENTRE FÃS E BANDAS DO ROCK GAÚCHO, A PARTIR DA ASCENÇÃO DA INTERNET, REDES SOCIAIS E MÚSICA DIGITAL. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Metodista. Orientador: Chaiane Thiesen Bitelo.

14.
Walter Tesch Formiga. A PRESENÇA DE MARCAS COMPONDO A NARRATIVA DE VIDEOCLIPES DE ARTISTAS DE SUCESSO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Metodista. Orientador: Chaiane Thiesen Bitelo.

15.
Ingrid Rais Da Silva. A PRESENÇA DA PUBLICIDADE EM NARRATIVAS DE VIDEOCLIPES BRASILEIROS. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Metodista. Orientador: Chaiane Thiesen Bitelo.



Inovação



Produto tecnológico
1.
BITELO, C. T.; MENEZES, J. R. B. . Cookamancer. 2014.


Projetos de pesquisa

Projeto de desenvolvimento tecnológico


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
LOHMANN, A. F. ; BITELO, C. T. . Recomendaça o de jogos em plataformas digitais de distribuiça o: Estudo de caso da Steam. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
BITELO, C. T.. Fundamentos da Produção Publicitária para Web e Mobile. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Conteúdo de disciplina).

2.
BITELO, C. T.. Imagem Digital para Web e Mobile. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Conteúdodedisciplina).

3.
BITELO, C. T.. Produção Publicitária para Web e Mobile. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Conteúdodedisciplina).

4.
BITELO, C. T.. Web Design. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Conteúdodedisciplina).

5.
BITELO, CHAIANE THIESEN. Arquitetura da Informação. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - ConteúdodeatividadeacadêmicanamodalidadeEaD).

6.
BITELO, C. T.. Projeto de Bloco - Produção Publicitária para Web e Mobile. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Conteúdodedisciplina).



Outras informações relevantes


Fez intercâmbio na Inglaterra por cinco semanas entre janeiro e fevereiro de 2015, para aperfeiçoar a fluência no idioma inglês. 
Aprovou no período de 2010-2011,quatro projetos culturais em editais e leis de incentivo a cultura nos últimos doze meses. O projeto de rádioteatro ?Programa de Família? para o grupo Cuidado que Mancha no Prêmio Roquette Pinto 2010; o projeto de longa-metragem documentário ?Os Faróis do Fim do Mundo? para a Tecniart Filmes, na Lei do Audiovisual; o projeto de minimetragem em animação ?Repente do Consumo Consciente? para o animador Rafael Borges no Concurso de Apoio à Produção de Obras Cinematográficas Inéditas, de Micrometragem, do Gênero Animação, com a temática ?Consumo Sustentável e Biodiversidade? ? Cine Ambiente; e o projeto de websérie ?Desconectados? no Edital FAC/LIC da Lei de Incentivo Estadual, que ficou na quinta colocação entre os mais de 200 projetos inscritos. (2010-2011)



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 13/12/2018 às 12:06:19