Wilson Esau

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  • Última atualização do currículo em 14/04/2013


Possui graduação em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia N.S.Medianeira-Colégio São Luis (1979). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Desenvolvimento de comunidades. Pós-graduado em Propaganda e Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing-ESPM - 1987. Mestre em Design pela Universidade Anhembi Morumbi ,com dissertação sobre Editoras especializadas em publicações de livros de Design -2011. Desde 2012, leciona na Universidade Santana, nos cursos de Moda, Administração, Marketing, Pedagogia e Letras, nas disciplinas de: Ética, Sociologia Geral, Sociologia da Educação e Antropologia, Fundamentos do Marketing, Administração de Relacionamento com o Cliente, Planejamento e Plano de Vendas, Teoria do Comportamento do Consumidor. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Wilson Esau
Nome em citações bibliográficas
ESAU, Wilson


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2011
Mestrado em Design.
Universidade Anhembi Morumbi, UAM, Brasil.
Título: Design, uma área editorialmente de interesse. O segmento de design no mercado editorial brasileiro.,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Kathia Castilho Cunha.
Palavras-chave: Design; Editora; Livraria; Livro.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Programação Visual.
Setores de atividade: Edição e edição integrada à impressão.
1986 - 1987
Especialização em Pós -graduação em Marketing. (Carga Horária: 480h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
Título: Pesquisa sobre o Mercado Editorial.
Orientador: Breno Lerner.
1973 - 1979
Graduação em Ciências Sociais.
Faculdade de Filosofia N.S.Medianeira-Colégio São Luis.
Título: Pré-especialização em Sociologia Industrial e do Trabalho.
Orientador: Paulo Edgar Rezende.
1969 - 1970
Ensino Médio (2º grau).
Curso Santa Inês.




Formação Complementar


1987 - 1987
Administração de Agências de Propaganda. (Carga horária: 40h).
Assossiação Brasileira de Agências de Propaganda.


Atuação Profissional



Argen Brasil Importação, Exportação e Comércio, ABIEC, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - Atual
Vínculo: Proprietário, Enquadramento Funcional: Proprietário, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Importação, exportação e comércio.


Consult - Consultoria e Engenharia de Avaliações, CONSULT, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2002
Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Vendas de Consultoria, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Responsável pela geração de novos negócios.


Agencia Estado, AGENCIA ESTADO, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 1998
Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Consultor de Negócios, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Responsável pela venda de informações em tempo real para o mercado financeiro.


Companhia Petroquímica Camaçari (Grupo Odebrecht), CPC, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - 1994
Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Trader de Exportação, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Responsável por exportação MERCOSUL, Estados Unidos e Oriente Médio.


Freeway Importadora Comercial, FIC, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - 1992
Vínculo: Proprietário, Enquadramento Funcional: Proprietário, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.


BASF - São Paulo, BASF, Brasil.
Vínculo institucional

1989 - 1990
Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Gerente de Novos Negócios Exportação, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Responsável pela prospecção de novos negócios.


Serviço Social do Comércio, SESC, Brasil.
Vínculo institucional

1975 - 1988
Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Orientador Funcional, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Responsável pelo desenvolvimento de comunidade junto à unidade móvel de orientação social.


Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SP, SNAC - SP, Brasil.
Vínculo institucional

1971 - 1975
Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Assistente Diretor Regional, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Responsável pelo controle dos cursos de hotelaria e educação.



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Negócios Internacionais.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Mercadologia.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
ESAU, Wilson. Participação em banca de FONSECA, Annelise Nani da. Interteias: Processo Criador e Leituras Culturais no Ensino da Moda. 2011. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Anhembi Morumbi.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ESAU, Wilson. Participação em banca de Lai, Ana.; PAIVA, Fernanda de M. C.; SILVA, Marina M. M..Extensão de Marca KUKA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Negócios da Moda) - Universidade Anhembi Morumbi.

2.
ESAU, Wilson. Participação em banca de LIMA, Bruna A; MAMIROLLI, Maiara I.; COELHO, Roberta A.D.L..Prestige Assessoria- Divisão do Luxo Masstige. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Negócios da Moda) - Universidade Anhembi Morumbi.

3.
ESAU, Wilson. Participação em banca de PINAR, A.S.; SANTOS, A.C.S.; GUIMARÃES, M.M.; STEPHAN, T.H..Fashion Vox Comunicação Digital da Moda. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Negócios da Moda) - Universidade Anhembi Morumbi.

4.
ESAU, Wilson. Participação em banca de SANCHES, C.M.; EMMERICH, G.; JACOB, L.B.; SANTOS, T.S..Site de Tendências de Moda. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Negócios da Moda) - Universidade Anhembi Morumbi.

5.
ESAU, Wilson. Participação em banca de TAVARES, Aline; DIRAGO, C.; NUNES, Luana; GARCIA, Marcela.Branding e Design de Moda. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Negócios da Moda) - Universidade Anhembi Morumbi.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Banca de Dissertação de Mestrado Interteias: Processo Criador e Leituras Culturais no Ensino da Moda , de FONSECA, Annelise N., do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Design da Universidade Anhembi Morumbi. 2011. (Outra).

2.
Banca de Dissertação de Mestrado Design como estratégia de gestão: a importância do designer de moda para as empresas do vestuário de Cianorte-PR , de VATRAS, Amanda T. E., de Pós-Graduação Stricto Sensu em Design da Universidade Anhembi Morumbi. 2010. (Outra).

3.
Banca de Dissertação de Mestrado intitulada Perspectivas aos novos designers de moda no mercado de trabalho de VENTURELLI, Valéria G. D., de Pós-Graduação Stricto Sensu em Design, da Universidade Anhembi Morumbi. 2010. (Outra).

4.
Encontro com Pesquisadores em Design, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Design da Universidade Anhembi Morumbi.. 2010. (Encontro).

5.
P&D DESIGN 2010 9º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. 2010. (Congresso).

6.
Seminário de Estudos e Pesquisas em Design e Moda, do programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Design da Universidade Anhembi Morumbi, com o tema Design e Cenografia. 2010. (Seminário).

7.
Seminário Semestral 2010/1 - Café do mestrado em design. 2010. (Seminário).

8.
Seminário Semestral 2010/1 - Das artes decorativas ao desenho industrial: algumas reflexões sobre as relações entre arquitetura de design. 2010. (Seminário).

9.
Seminário Semestral 2010/1 - Pesquisa em design e moda. 2010. (Seminário).

10.
Seminário Semestral 2010/1 - Proposta do programa. 2010. (Seminário).

11.
Seminário Semestral 2009/2 - Atividades de ensino, pesquisa e extensão do programa. 2009. (Seminário).

12.
Seminário Semestral 2009/2 - Eperiências e pesquisas de campo SPFW.. 2009. (Seminário).

13.
Seminário Semestral 2009/2 - Pesquisa em design, arte e moda. 2009. (Seminário).

14.
Seminário Semestral 2009/2 - Proposta do mestrado. 2009. (Seminário).

15.
Seminário Semestral 2010/1 - Pesquisa em design e tecnologia. 2009. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVA, J. ; ESAU, Wilson . I Seminário Internacional de Pesquisa: CONSUMO PRÁTICAS E NARRATIVAS 2011. 2011. (Outro).

2.
ESAU, Wilson; SANTOS, L. A. N. . IV Congresso Internacional da Associação Brasileira de Estudos Semióticos hábitos e estilos de vida: design, comunicação, cultura.. 2010. (Congresso).

3.
ESAU, Wilson; SILVA, J. ; ZUANON, Rachel . P&D DESIGN 2010 9º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. 2010. (Congresso).



Outras informações relevantes


- Monitor da disciplina  01106- PROJETO INTERDISCIPLINAR: DESI  ministrado pelo professor Claudio Ferlauto.
- Mestrado em Design   participou dos Encontros do Grupo de Estudos: Corpo, Moda e Consumo, coordenado pela Professora Dra. Kathia Castilho Cunha no mestrado em Design   Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade Anhembi Morumbi, em 2011/1. Esta atividade programada do campo do Design



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