Adriana da Paixão Santos

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  • Última atualização do currículo em 08/09/2018


Graduação em Letras Vernáculas com Inglês pela Universidade Católica do Salvador (1999). Docente do Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual. Experiência na formação de professores para o Ensino do Sistema Braille e para o Ensino da Matemática através do Soroban. Experiência no Serviço de Apoio Pedagógico, envolvendo estratégias diferenciadas para o ensino do Sistema Braille e da Matemática para deficientes visuais. Especialista em Mídias na Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB. (2013). Mestra pelo Programa de Mestrado Profissional em Letras -- PROFLETRAS pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Campus V (Santo António de Jesus - BA), tratando da compreensão leitora na área da deficiência visual. Doutoranda pelo Programa de Pós Graduação em Língua e Cultura, da Universidade Federal da Bahia, com o objetivo de analisar a aquisição do conceito de cor e da representação de mundo de cegos congênitos a partir das diversas informações sensoriais obtidas por metáforas, símiles e sinestesias, contribuindo, assim, para a construção do conhecimento de alunos cegos congênitos a respeito de cores e sensações. A autora busca a estruturação e viabilização de projetos interdisciplinares que sirvam de suporte ao aprendizado da Língua Materna, da Matemática e da Literatura. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Adriana da Paixão Santos
Nome em citações bibliográficas
SANTOS, A. P.

Endereço


Endereço Profissional
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA, CENTRO DE APOIO PEDAGÓGICO AO DEFICIENTE VISUAL.
RUA DA JAQUEIRA 12
SAUDE
40040-570 - Salvador, BA - Brasil
Telefone: (71) 33224133


Formação acadêmica/titulação


2018
Doutorado em andamento em Doutorado em Letras e Lingüísitca.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: Recriação da identidade do cego congênito a partir da percepção das cores: Uma estratégia de aplicação da Política Nacional do Livro,
Orientador: Sílvia Maria Guerra Anastácio.
Palavras-chave: Letras; EDUCAÇÃO INCLUSIVA; DEFICIÊNCIA VISUAL.
2015 - 2017
Mestrado profissional em Letras - PROFLETRAS.
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
Título: O PROCESSO DE COMPREENSÃO TEXTUAL E A DEFICIÊNCIA VISUAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS, Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Valquíria Claudete Machado Borba.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2009 - 2013
Especialização em Mídias na Educação. (Carga Horária: 360h).
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.
Título: A funcionalidade de Softwares Leitores de Tela A Partir de uma WebQuest Interdisciplinar.
Orientador: .Carmem Virgínia Moraes da Silva.
1994 - 1999
Graduação em LETRAS VERNÁCULAS COM INGLÊS.
Universidade Católica do Salvador, UCSAL, Brasil.




Formação Complementar


2016
Extensão universitária em Curso de Idiomas - Língua Inglesa. (Carga horária: 180h).
Associação de Ex-Alunos da UNEB, UNEX, Brasil.
2014
Espanhol - Introdutório. (Carga horária: 60h).
FUNDAÇÃO LUIS EDUARDO MAGALHÃES, FLEM, Brasil.
2014
Tecnologia Assistiva e Educação. (Carga horária: 68h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2006
PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL. (Carga horária: 615h).
Centro Universitário Internacional, UNINTER, Brasil.
2018 - 2018
Extensão universitária em Uso Pedagógico de Tecnologias Educacionais - Módulo I. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2017 - 2018
Extensão universitária em AEE PARA O ESTUDANTE COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. (Carga horária: 180h).
Universidade Federal Rural do Semi-Árido, UFERSA, Brasil.
2017 - 2018
Extensão universitária em AEE para estudantes com Deficiência Visual. (Carga horária: 180h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2017 - 2017
Extensão universitária em SUBMISSÃO DE PROJETOS AO COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA (CEP). (Carga horária: 16h).
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2016 - 2016
Leitura e Produção de Textos Acadêmicos. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.
2016 - 2016
Normas ABNT aplicadas a Trabalhos Acadêmicos. (Carga horária: 68h).
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.
2015 - 2015
Introdução a Áudiodescrição. (Carga horária: 40h).
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2014 - 2014
PAPMEM - APERFEIÇOAMENTO PROFESSORES MATEMÁTICA EM. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2013 - 2013
NOVAS TECNOLOGIAS DA APRENDIZAGEM: NOVAS PLATAFORM. (Carga horária: 12h).
Universidade Gama Filho, UGF, Brasil.
2013 - 2013
PAPMEM - APERFEIÇOAMENTO PROFESSORES MATEMÁTICA EM. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2013 - 2013
NOVAS TECNOLOGIAS DA APRENDIZAGEM: POLÍTICAS EDUCA. (Carga horária: 12h).
Universidade Gama Filho, UGF, Brasil.
2013 - 2013
NOVAS TECNOLOGIAS NA APRENDIZAGEM: ASPECTOS FILOSO. (Carga horária: 12h).
Universidade Gama Filho, UGF, Brasil.
2010 - 2011
CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL. (Carga horária: 200h).
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2010 - 2010
RUMO A APRENDIZAGEM VIRTUAL. (Carga horária: 10h).
Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2009 - 2010
Atendimento Educacional Especializado - AEE 3ª ed.. (Carga horária: 225h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2009 - 2009
Formação para o Uso pedagógico Monitor Educacional. (Carga horária: 40h).
Núcleo de Tecnologia Educacional, NTE, Brasil.
2009 - 2009
OFICINA DE MOODLE. (Carga horária: 4h).
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2009 - 2009
O uso das Mídias no Ambiente Escolar. (Carga horária: 120h).
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA, SEC, Brasil.
2008 - 2009
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO. (Carga horária: 120h).
Ministério da Educação, MEC, Brasil.
2008 - 2008
Dislexia. (Carga horária: 60h).
Associação Brasileira de Educação a Distância, ABED, Brasil.
2008 - 2008
CAPACITAÇÃO DE DOCENTES EM EDUCAÇÃO E DIREITOS HUM. (Carga horária: 132h).
Ministério da Educação, MEC, Brasil.
2007 - 2007
Ensino da Matemática através do Sorobã. (Carga horária: 40h).
CENTRO DE APOIO PEDAGÓGICO AO DEFICIENTE VISUAL, CAP, Brasil.
2007 - 2007
Desenvolvimento da Lógica da Criança. (Carga horária: 20h).
Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Salvador, APAE/Salvador, Brasil.
2007 - 2007
Ludicidade como Estratégia de Inclusão Escolar. (Carga horária: 20h).
Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Salvador, APAE/Salvador, Brasil.
2006 - 2006
Escrita Cursiva. (Carga horária: 20h).
CENTRO DE APOIO PEDAGÓGICO AO DEFICIENTE VISUAL, CAP, Brasil.
2005 - 2005
ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM DEFICIÊNCIA VISUAL. (Carga horária: 600h).
Instituto Benjamin Constant, IBC, Brasil.
2004 - 2005
Programa Intel Educação para o Futuro. (Carga horária: 40h).
Núcleo de Tecnologia Educacional, NTE, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA, SEC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor-Tutor, Carga horária: 40
Outras informações
Professora-Tutora do Curso de Gestão Financeira Educaçãonal - GEFEC (SEC/IAT).


CENTRO DE APOIO PEDAGÓGICO AO DEFICIENTE VISUAL, CAP, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 40
Outras informações
ATUAÇÃO NO ATENDIMENTO ITINERANTE ÀS ESCOLAS REGULARES, DAS REDES PÚBLICA E ESTADUA, QUE TENHAM ALUNOS DEFICIENTES VISUAIS MATRICULADOS. ENSINO DO BRAILLE E SOROBÂ AOS DEFICIENTES VISUAIS MATRICULADOS NO CAP.


Instituto Anísio Teixeira, IAT/SEC, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor colaborador, Carga horária: 16
Outras informações
Projeto NTE VAI À ESCOLA. Carga Horária total: 100 horas. Objetivo do Projeto: Criar nas escolas da Rede Pública de Ensino do Estado da Bahia o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação como suporte pedagógico às diversas disciplinas.


Círculo da Matemática do Brasil, ***, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Educador Autônomo, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
Outras informações
Educação Matemática (lúdica) de crianças do Ensino Fundamental I da Rede Municipal de Ensino.


Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Contrato Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Prestação de Serviço Temporário, Carga horária: 20
Outras informações
Braillista vinculada ao Núcleo de Educação Especial - Campus I



Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Tradução, Processo de Criação e Mídias Sonoras (PRO.SOM): Estudos de Tradução Interlingual e Interartes
Descrição: Este Projeto de Pesquisa tem como objetivo dar andamento aos trabalhos desenvolvidos no projeto Tradução, Processo de Criação e Mídias Sonoras (2008-2013). Pretendemos, nesta etapa do projeto, discutir estudos críticos que abordem questões relacionadas à estética radiofônica, à história e características do gênero peça radiofônica, focalizando, em particular, autores da literatura inglesa; dentre eles, o escritor Herbert George Wells tem sido estudado e traduzido pelos integrantes do PRO.SOM, sendo suas obras adaptadas e gravadas em audiolivro. Justifica-se a pesquisa por enriquecer os estudos de processos de criação em diversas linguagens, na área de Tradução Interlingual e por aprofundar estudos sobre a estética radiofônica, além de enriquecer o mercado de mídias sonoras com audiolivros produzidos a partir da gravação e publicação de obras literárias traduzidas de idiomas estrangeiros para o português; e por distribuir uma parcela dos audiolivros para Institutos de Cegos do Brasil..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de desenvolvimento


2010 - Atual
LER, INTERPRETAR, COMPREENDER, PRODUZIR... AS VÁRIAS FUNÇÕES DO TEXTO SOCIAL PARA OS EDUCANDOS CEGOS.
Descrição: Esta pesquisa tem como objetivo mostrar como alunos cegos matriculados na escola regular, fazem para transpor suas dificuldades de leitura e escrita, a fim de serem incluídos no processo de (des) construção textual e, com eficiência, conseguirem trabalhar com os textos sociais que lhes são oferecidos diariamente, utilizando, para tanto, o Sistema Braille de leitura e escrita do cego..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.


Membro de corpo editorial


2018 - Atual
Periódico: INVENTÁRIO (UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA. ONLINE)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
2SANTOS, A. P.2015SANTOS, A. P.. 10Focados - A importância da Audiodescrição num Relato coletivo de experiência de pessoas com Baixa Visão. Revista Brasileira de Tradução Visual - RBTV, v. 18, p. 1-10, 2015.

2.
1SANTOS, A. P.2014SANTOS, A. P.; SILVA, C. V. M. . A funcionalidade de softwares leitores de tela a partir de uma Webquest Interdisciplinar. Revista Trilha Digital, v. 2, p. 42-62, 2014.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SANTOS, A. P.. A FUNCIONALIDADE DE SOFTWARES LEITORES DE TELA A PARTIR DE UMA WEBQUEST INTERDISCIPLINAR. Revista Trilha Digital, p. 42 - 62, 01 jul. 2015.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, A. P.. AS PALAVRAS E SEUS SENTIDOS: SENSAÇÕES E IMPRESSÕES LITERÁRIAS DOS DEFICIENTES VISUAIS CONGÊNITOS A PARTIR D?O LIVRO NEGRO DAS CORES. In: XI EDUCON - Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, 2017, Aracaju. Mestrado Profissional, Pesquisa aplicada ao Ensino.

2.
SANTOS, A. P.. A INFLUÊNCIA DA FALA NA ESCRITA DE ESTUDANTES COM BAIXA VISÃO ? MAPEANDO FENÔMENOS FONOLÓGICOS FREQUENTES. In: XI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, 2017, Aracaju. Educação e Invlusao.

3.
SANTOS, A. P.. A METODOLOGIA WEBQUEST E A INCLUSÃO DIGITAL DE DEFICIENTES VISUAIS NAS AULAS DE MATEMÁTICA. In: VIII COLÓQUIO INTERNACIONAL ?EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE?, 2014, São Cristóvão. VIII COLÓQUIO INTERNACIONAL ?EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE?. São Cristóvão: UFS, 2014. v. 01. p. 01-1000.

4.
SANTOS, A. P.. A funcionalidade de Softwares Leitores de tela a partir de uma WebQuest Interdisciplinar. In: VI Colóquio de História e Tecnologia no ensino da Matemática, 2013, São Carlos. VI Colóquio de História e Tecnologia no ensino da Matemática. São Carlos: EdUFSCAR, 2013. v. Único.

5.
SANTOS, A. P.. A metodologia webquest e a inclusão digital de deficientes visuais nas aulas de matemática. In: II Colóquio Internacional de Educação, currículo e processos tecnológicos, 2013, Salvador. Anais [do] II Colóquio Internacional de Educação, currículo e processos tecnológicos, 2013. v. 01. p. 93-105.

6.
SANTOS, A. P.. A funcionalidade de Softwares Leitores de Tela A Partir de uma WebQuest Interdisciplinar. In: II Congresso Brasileiro de Recursos Digitais na Educação, 2013, São Paulo. II Congresso Brasileiro de Recursos Digitais na Educação, 2013. v. 01. p. 01-22.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, A. P.; ANASTACIO, S. M. G. . A pesquisa narrativa autobiográfica e práticas acadêmicas inclusivas na construção do conhecimento de aluna com baixa visão. In: IV Simpósio Nacional de Crítica Genética e Arquivologia, 2018, Teresina. IV Simpósio Nacional de Crítica Genética e Arquivologia, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS, A. P.. A METODOLOGIA WEBQUEST E A INCLUSÃO DIGITAL DE DEFICIENTES VISUAIS NAS AULAS DE MATEMÁTIC. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
SANTOS, A. P.. A funcionalidade de Softwares Leitores de Tela A Partir de uma WebQuest Interdisciplinar. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
SANTOS, A. P.. Planejando uma WebQuest Acessível. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
SANTOS, A. P.. FUNCIONALIDADE DE SOFTWARES LEITORES DE TELA A PARTIR DE UMA WEBQUEST INTERDISCIPLINAR. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
SANTOS, A. P.. FUNCIONALIDADE DE SOFTWARES LEITORES DE TELA A PARTIR DE UMA WEBQUEST INTERDISCIPLINAR. São Carlos: EDUFSCAR, 2013 (COLÓQUIO DE HISTÓRIA E TECNOLOGIA NO ENSINO DE MATEMÁTICA).


Demais tipos de produção técnica
1.
SANTOS, A. P.. Soroban - Matemática para Deficientes Visuais. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
SANTOS, A. P.. Tecnologias. Assistivas: ampliando as condições de vida das pessoas com deficiência. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Educação Especial.Educação Especial. 2018. (Seminário).

2.
I Encontro Nacional de Àudio-descrição em Estudo. 2015. (Encontro).

3.
II COLÓQUIO INTERNACIONAL DE PSICOLOGIA DO CONHECIMENTO - Educação Inclusiva, Matemática e Práticas Escolares. 2015. (Outra).

4.
A FORMAÇÃO DO MESTRE EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: PROFISSIONAL X ACADÊMICO. 2014. (Outra).

5.
FORMAÇÃO EM AUDIODESCRIÇÃO. 2014. (Outra).

6.
FORMAR PROFESSORES PARA QUÊ?. 2014. (Congresso).

7.
I SIMPÓSIO DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA DA REGIÃO NORDESTE. 2014. (Simpósio).

8.
PRINCÍPIOS E PRÁTICAS DO ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2014. (Oficina).

9.
RELACIÓN COM LAS MATEMÁTICAS DE ADULTOS COM BAJO NÍVEL DE DE ESCOLARIZACIÓN. 2014. (Congresso).

10.
VIII BIENAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE MATEMÁTICA. 2014. (Congresso).

11.
VIII COLÓQUIO INTERNACIONAL ?EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE?. 2014. (Congresso).

12.
VIII COLÓQUIO INTERNACIONAL ?EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE?.A METODOLOGIA WEBQUEST E A INCLUSÃO DIGITAL DE DEFICIENTES VISUAIS NAS AULAS DE MATEMÁTICA. 2014. (Outra).

13.
Colóquio Internacional de Educação, currículo e processos tecnológicos.A metodologia webquest e a inclusão digital de deficientes visuais nas aulas de matemática. 2013. (Outra).

14.
II Congresso Brasileiro de Recursos Digitais na Educação. A Funcionalidade de Softwares Leitores de tela a Partir de uma WebQuest Interdisciplinar. 2013. (Congresso).

15.
II Congresso Brasileiro de Recursos Digitais na Educação. 2013. (Congresso).

16.
II Congresso Brasileiro de Recursos Digitais na Educação.Planejando uma WebQuest Acessível. 2013. (Oficina).

17.
Semana em defesa dos direitos da pessoa com deficiência.Educação, Acessibilidade e Inclusão: Desafiando limites, respeitando diferenças. 2013. (Encontro).

18.
VI COLÓQUIO DE HISTÓRIA E TECNOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA - VI HTEM. 2013. (Outra).

19.
VI Colóquio de História e Tecnologia no Ensino da Matemática.A Funcionalidade de Softwares Leitores de tela a Partir de uma WebQuest Interdisciplinar. 2013. (Outra).

20.
XXI Seminário das Escolas Populares. 2013. (Seminário).

21.
XXI Seminário das Escolas Populares - Autismo. 2013. (Oficina).

22.
XXI Seminário das Escolas Populares - Deficiência Intelectual. 2013. (Oficina).

23.
I Teacher in Service Program. 2009. (Oficina).

24.
QUE RESPONSABILIDADE TEMOS NA EDUCAÇÃO DO DEFICIENTE VISUAL NO EJA?.A sociedade e a deficiência visual na escola - o que temos a ver com isso?. 2009. (Encontro).

25.
4º Congresso Internacional sobre Dificuldades de Aprendizagem. 2008. (Congresso).

26.
DIALOGANDO SOBRE A INCLUSÃO.A Educação do deficiente Visual na Escola e na Sociedade.. 2008. (Seminário).

27.
X Encontro de Psicopedagogia da Bahia - CETIS. 2008. (Congresso).

28.
II Colóquio sobre Educação Inclusiva: Escolarização e diversidade. 2006. (Oficina).



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
2SANTOS, A. P.2015SANTOS, A. P.. 10Focados - A importância da Audiodescrição num Relato coletivo de experiência de pessoas com Baixa Visão. Revista Brasileira de Tradução Visual - RBTV, v. 18, p. 1-10, 2015.


Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SANTOS, A. P.. A FUNCIONALIDADE DE SOFTWARES LEITORES DE TELA A PARTIR DE UMA WEBQUEST INTERDISCIPLINAR. Revista Trilha Digital, p. 42 - 62, 01 jul. 2015.


Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS, A. P.. Planejando uma WebQuest Acessível. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
SANTOS, A. P.. FUNCIONALIDADE DE SOFTWARES LEITORES DE TELA A PARTIR DE UMA WEBQUEST INTERDISCIPLINAR. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
SANTOS, A. P.. A METODOLOGIA WEBQUEST E A INCLUSÃO DIGITAL DE DEFICIENTES VISUAIS NAS AULAS DE MATEMÁTIC. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Cursos de curta duração ministrados
1.
SANTOS, A. P.. Tecnologias. Assistivas: ampliando as condições de vida das pessoas com deficiência. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).




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