Danilo José Ferreira Pinto

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2905111727291227
  • Última atualização do currículo em 07/12/2017


Graduando em Química Licenciatura pela Universidade de São Paulo. Meste na área de ensino de química pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências (CPGI). Professor de Química para o ensino médio nas escolas Villare, See-Saw Panamby e Colégio São Luis. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Danilo José Ferreira Pinto
Nome em citações bibliográficas
PINTO, D. J. F.


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2016
Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciências.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: A abordagem multimodal como estratégia de ensino em um minicurso sobre interações interpartículas,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Agnaldo Arroio.
Palavras-chave: multimodalidade; modelos; ensino de química; Interações intermoleculares.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
2007 - 2013
Graduação em Química Licenciatura.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2015
Encontro de Ensino de Química. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2007 - 2009
Inglês Ciclo básico. (Carga horária: 100h).
Instituto de Idiomas Yázigi, YÁZIGI, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de São Paulo, IFSP, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor EBTT, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestrando, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Aluno de mestrado pelo Programa Interunidades em ensino de ciências.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista do PIBID Química, Carga horária: 20
Outras informações
Monitor do PIBID - Química com orientação do prof. dr. Agnaldo Arroio e da doutoranda Valéria Campos.

Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor do Cursinho do CRUSP, Carga horária: 10


Escola Villare, EV, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Química, Carga horária: 9


See-saw Panamby bilingual school, SSPBS, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Química, Carga horária: 9


Colégio Móbile, EMMOBILE, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Monitor - Estagiágio, Carga horária: 30


Escola Magno, EMG, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Química, Carga horária: 10


Colégio Pentágono, EMPENTA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Laboratorista, Carga horária: 30


Colégio Unidade Jardim, CUNIJAR, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor do curso preparatório para o ITA, Carga horária: 1
Outras informações
Curso preparatório para o vestibular ITA.


Cursinho FEA-USP, CURFEAUSP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Química, Carga horária: 2
Outras informações
Professor regular de química para o vestibular FUVEST.


Escola de Aplicação FE-USP, EAFEUSP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Química, Carga horária: 10
Outras informações
Professor do Programa Preparatório para o Vestibular da USP (PPVUSP),


Governo do Estado de São Paulo, GOVERNO/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Revisor final dos cadernos de química, Carga horária: 20
Outras informações
Revisor final dos cadernos de química do Projeto São Paulo Faz Escola


Instituto de Física da USP, IF, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitor do Show de Física, Carga horária: 10


Padaria Cambará, PDC, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Balconista, Carga horária: 44



Projetos de pesquisa


2014 - Atual
A ABORDAGEM MULTIMODAL COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E DA EVOLUÇÃO DE MODELOS EXPRESSOS PELOS ALUNOS EM INTERAÇÕES INTERPARTÍCULAS
Descrição: PROJETO DE MESTRADO Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências Área de concentração: Química.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Danilo José Ferreira Pinto - Coordenador / Agnaldo Arroio - Integrante.
Número de produções C, T & A: 3


Revisor de projeto de fomento


2013 - 2015
Agência de fomento: Secretaria da Educação do Estado de São Paulo


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Educação em Química.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2016
Mestrado em Ensino de Química, Programa de pós graduação Interunidades em Ensino de Ciências (USP).
2013
Graduado em Química licenciatura, Instituto de Química da Universidade de São Paulo.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PINTO, D. J. F.2015 PINTO, D. J. F.; SIQUEIRA, C. T. ; Campos, V. ; Arroio, A. ; REGES, J. S. . Química dos cheiros: uma abordagem multimodal para diagnóstico de concepções alternativas dos modelos expressos pelos alunos. Revista Brasileira de Ensino de Química, v. 9, p. 60-69, 2015.

2.
PINTO, D. J. F.2014 PINTO, D. J. F.; Arroio, A. ; Campos, V. ; Lamas, M.F. . EXPLORING THE RELATIONS AMONG MISCIBILITY, POLARITY, STRUCTURE AND MOLECULAR INTERACTION. Natural Science Education, v. 40, p. 7-16, 2014.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
Franco D. ; PINTO, D. J. F. . Química - Cotidiano e Transformações. 1. ed. FTD, 2015.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
PINTO, D. J. F.; Arroio, A. ; Campos, V. ; Lamas, M.F. . Explorando a relação entre polaridade e miscibilidade. In: VII Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química, 2013, Santo André. A interdisciplinaridade no ensino, na pesquisa e na formação de professores de Química, 2013.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PINTO, D. J. F.; Arroio, A. . A abordagem multimodal como estratégia de ensino em um minicurso sobre interações interpartículas. In: Encontro da Pós-graduação Interunidades em Ensino de Ciências, 2015, São Paulo. Dez anos de Encontros: memórias, trajetórias e perspectivas, 2015.

2.
PINTO, D. J. F.; COLAGRANDE, E. A. ; TERUYA, L. C. ; SANA, A. C. V. . Concepções acerca do uso de recursos audiovisuais por professores de educação básica da cidade de São Paulo. In: VVII Encontro Nacional De Ensino De Química, 2014, Ouro Preto. A integração entre a pesquisa e a escola abrindo possibilidades para um ensino de química melhor, 2014.

3.
PINTO, D. J. F.; Arroio, A. . As contribuições e limitações da abordagem multimodal para avaliação da aprendizagem acerca do conceito de interações intermoleculares. In: IX Encontro da Pós-graduação Interunidades em Ensino de Ciências, 2014, São Paulo. IX Encontro da Pós-graduação Interunidades em Ensino de Ciências, 2014.

Apresentações de Trabalho
1.
PINTO, D. J. F.; Arroio, A. . Interações interpartículas: investigando as concepções de estudantes do ensino médio. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
PINTO, D. J. F.; SANA, A. C. V. ; COLAGRANDE, E. A. ; TERUYA, L. C. ; Arroio, A. . Concepções acerca do uso de recursos audiovisuais por professores da educação básica de um colégio particular da cidade de São Paulo.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
PINTO, D. J. F.; Arroio, A. ; Campos, V. ; Lamas, M.F. . Explorando a relação entre polaridade e miscibilidade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Demais tipos de produção técnica
1.
PINTO, D. J. F.. Radicais livres e suas interfaces com a vida. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
PINTO, D. J. F.; Arroio, A. . Minicurso de Interações Intermoleculares. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Encontro de professores do ensino médio - COMVEST - UNICAMP. 2016. (Encontro).

2.
VIII EPPEQ. Caracterizando as potencialidades e as limitações dos modelos dos estudantes sobre interações iermolecularesnt. 2015. (Congresso).

3.
X Encontro do programa de pós graduação interunidades em ensino de ciências USP. A abordagem multimodal como ferramenta de avaliação em um minicurso sobre interações interpartículas. 2015. (Congresso).

4.
IX Encontro do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências USP. As contribuições e limitações da abordagem multimodal no ensino de interações interpartículas. 2014. (Congresso).

5.
XVII Encontro Nacional em Ensino de Química. Interações interpartículas: investigando as concepções de estudantes do ensino médio. 2014. (Congresso).

6.
Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química (EPPEQ).Explorando a relação entre polaridade e miscibilidade. 2013. (Encontro).

7.
Encontro Nacional de Ensino de Química ? ENEQ.Concepções acerca do uso de recursos audiovisuais de professores de uma escola privada de São Paulo. 2010. (Encontro).



Inovação



Projetos de pesquisa


Outras informações relevantes


Atua na área de ensino de química desde 2007 com ampla experiência em colégios públicos e privados.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/01/2019 às 10:25:55