Laura Lucas Arrué

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0923138807982280
  • Última atualização do currículo em 11/05/2015


Graduada em Comunicação Social - habilitação em publicidade e propaganda, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Na academia atuou como bolsista de iniciação científica e desenvolveu pesquisa sobre museus digitais. Atuou em agências de propaganda do Rio Grande do Sul, como Globalcomm, Gad Design e Agência Duplo. Mestre em Comunicação - UNISINOS, pesquisou as interfaces culturais e suas zonas de conflito em ambiente de visualização, coleção e compartilhamento de arte online. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Laura Lucas Arrué
Nome em citações bibliográficas
ARRUÉ, Laura Lucas

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Centro de Ciências da Comunicação.
Avenida Unisinos
São João Batista
93022000 - São Leopoldo, RS - Brasil


Formação acadêmica/titulação


2013
Mestrado em andamento em Ciências da Comunicação.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Título: A interface cultural e suas zonas de conflito: das camadas espacializadas às camadas temporalizadas do Artsy.,Orientador: Gustavo Daudt Fischer.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Palavras-chave: processos tecnoculturais; interface cultural; arque-genealogia; arte online.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: comunicação social.
2005 - 2010
Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Título: Museus na web: digitalização, virtualização e tensionamentos..
Orientador: Suzana Kilpp.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul.




Formação Complementar


2013 - 2013
História da arte. (Carga horária: 90h).
Krapok Escola de Arte.
2013 - 2013
Fronteiras do Pensamento 2013. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
2009 - 2009
Extensão universitária em 17 Festival Mundial de Publicidade. (Carga horária: 24h).
Associação Latinoamericana de Agências de Publicidade.
2009 - 2009
Extensão universitária em Mostra de Iniciação Científica. (Carga horária: 48h).
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Seminário Walter Benjamin. (Carga horária: 15h).
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em X Seminário Internacional de Comunicação. (Carga horária: 21h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
2009 - 2009
Seminário La Machinerie De L'art. (Carga horária: 12h).
Escola Temporária de Artes França-Brasil.
2008 - 2008
Simpósio Internacional - uma sociedade pós-humana?. (Carga horária: 40h).
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
2008 - 2008
Simpósio Internacional - o ano de 1968. (Carga horária: 47h).
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
2008 - 2008
Curso Intensivo de Marketing. (Carga horária: 117h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing.
2006 - 2008
Proficiência em francês. (Carga horária: 225h).
Wizard.
2007 - 2007
Extensão universitária em 16 Festival Internacional de Publicidade. (Carga horária: 30h).
Associação Latinoamericana de Agências de Publicidade.
2007 - 2007
Auto-suficiência profissional. (Carga horária: 12h).
Serviços de recursos de emprego Sud.
2007 - 2007
English as a Second Language. (Carga horária: 80h).
Hansa Language Center.
2003 - 2007
Proficiência em inglês. (Carga horária: 315h).
Wizard.


Atuação Profissional



Agência Duplo, DUPLO, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora de pauta e operacional, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Gad Design - Gad Red, RED, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenadora de pauta e operacional, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


GlobalComm Comunicação e Marketing LTDA, GLOBALCOMM, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Coordenadora de pauta, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Sendo 06 meses como estagiária e 10 efetivada.


Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio Docência, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.


Wizard, WIZARD, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Professora de língua Inglesa, Enquadramento Funcional: Professora de língua Inglesa, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2013 - 2015
A interface cultural e suas zonas de conflito: das camadas espacializadas às camadas temporalizadas do Artsy.
Descrição: Este estudo tem como intuito problematizar os ambientes de (visualização, coleção e compartilhamento) arte online, mais especificamente websites, como interfaces culturais constituídas a partir de certas zonas de embate/conflito. Espaços estes como o Artsy, pensados como o resultado de diferentes camadas, espacializadas e temporalizadas e em convivência, promovem (da forma como estamos a tensionar) estas zonas de conflito. A nossa interface cultural é a partir daí construída. A reflexão de base trazida por Lev Manovich, acerca deste mesmo conceito, é o ponto de partida desta pesquisa, que busca alargar um pouco mais tal horizonte. A abertura do conceito é feita a medida que exploramos um website de conteúdo artístico e o dissecamos no tempo e no espaço. Tomando estes dois momentos como duas camadas constituintes do objeto empírico, chegamos a uma terceira camada, esta como sendo o próprio choque das duas anteriores, aquilo que está entre elas. Desta forma, sempre a partir de uma fundamentação bergsoniana de trabalho, buscamos dissecar para cartografar. Este procedimento metodológico, que é arqueo-genealógico, dá a ver a conexão das camadas que estamos propondo, esta interface cultural que se realiza assim, na sua constituição..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Laura Lucas Arrué - Integrante / Gustavo Daudt Fischer - Coordenador.
2009 - 2012
Audiovisualidades digitais
Descrição: A pesquisa Audiovisualidades digitais tem por objetivo teorizar acerca das audiovisualidades de produtos comunicacionais digitais a partir de questões como: O que é e como funciona um vídeo na web? Como formatar web vídeos, como torná-los navegáveis? Qual a potencial contribuição dos vídeos interativos para a TV em plataforma digital? Justifica-se pela eminente migração da TV para a plataforma digital, a qual vem demandando de pesquisadores e realizadores a experimentação de novos formatos de programação e de usos. Na primeira fase (Desenvolvimento de protótipos de web vídeos), pretende experimentar e desenvolver protótipos de navegação entre múltiplos vídeos através de um player ou de uma combinação de players, com especial atenção a formatos para dispositivos móveis. Para tanto propõe uma metodologia que combina procedimentos cartográficos (Benjamin, 2008: Passagens), desconstrução, dissecação de molduras e experimentação (Kilpp, 2003: Ethicidades televisivas). Como resultado dessa etapa espera-se produzir ao menos um protótipo e um artigo científico por ano e um relatório analítico. Na segunda fase (Pré-projeto para TV digital), o projeto dedica-se a aplicar os resultados da experimentação de web vídeos em uma teorização preliminar sobre formatos audiovisuais interativos para a TV digital. Como resultado dessa etapa espera-se produzir uma ecologia das audiovisualidades de TV em plataforma digital (Guattari, 1993: As três ecologias). Todos os resultados repercutem sobre a produção do Grupo de Pesquisa Audiovisualidades e Tecnocultura: comunicação, memória e design..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Laura Lucas Arrué - Integrante / Suzana Kilpp - Coordenador / Sonia Montaño - Integrante / Tiago Lopes - Integrante / Cybeli Moraes - Integrante / Juliana Franzon - Integrante / Lorena Risse - Integrante / Camila Kerber - Integrante.
2007 - 2009
Devires de imagem-duração
Descrição: Descrição: A pesquisa Devires de imagem-duração tem por objeto a natureza precípua das audiovisualidades de TV, configuradas por imagens técnicas eletrônicas que são a síntese temporal de um conjunto mutante de formas dispostas em incessantes fluxos simultâneos. Objetiva principalmente (des) construir conceitos e procedimentos teórico-metodológicos com vistas à explicação dos devires de imagem-duração como potência audiovisual no atual estágio das técnicas. Com o problema de pesquisa mais geral - em quais formas se atualizam os devires audiovisuais que hoje encontramos na TV? -, a proposta surge da necessidade de fazer progredir o estado de uma epistemologia do audiovisual, jovem e atrasada em relação à produção cada maior de audiovisuais complexos que tomam conta das mídias e afetam profundamente o que se tinha como certeza sobre os processos de significação. O lócus dos observáveis é o panorama televisivo dos canais que hoje mostram em seu écran relógios de marcar o tempo (canais que por isso constituem o corpus da pesquisa), sendo que esses relógios - de tempos reality - foram escolhidos para serem o sistema de referência do observatório. Para fins da análise, a pesquisa propõe a metodologia das molduras, com cessão e dissecação dos fluxos - que assim se (des) constroem em espaços visíveis (já que os tempos não são) nos quais aparecem figuras do tempo, entre as molduras e entre os fluxos -, e a cartografia de imagens dialéticas com vistas à imagem-duração. Os resultados da pesquisa serão publicizados na forma de artigos para congressos e revistas especializadas, e em um banco de imagens comentadas, e implementarão a produção do Grupo de Pesquisa em Audiovisualidades. .
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Laura Lucas Arrué - Integrante / Suzana Kilpp - Coordenador / Emerson Vasconcelos Almeida - Integrante / Leonéia Evangelista - Integrante / Marcelo Conter - Integrante / Sonia Montaño - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: comunicação.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Artes / Subárea: artes visuais.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Iniciação ao conhecimento científico.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Projeto de pesquisa.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XI Semana da Imagem.FREQUENTAÇÃO DE ARTES VISUAIS EM AMBIENTE DIGITAL: PROPRIEDADE INTELECTUAL E A TRAMA DA INDÚSTRIA CRIATIVA. 2013. (Seminário).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/10/2018 às 20:16:05