Fabrício Borges de Oliveira

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  • Última atualização do currículo em 11/07/2013


Mestrando em Engenharia Mecânica em andamento, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), cujo projeto de dissertação é: Minimização do efeito da deriva térmica em medições geométricas por tomografia computadorizada. Possui graduação no Curso Superior de Tecnologia em Mecatrônica Industrial pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (2010). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Fabrício Borges de Oliveira
Nome em citações bibliográficas
OLIVEIRA, F. B.


Formação acadêmica/titulação


2011
Mestrado em andamento em Programa de Pós Graduação em Engenharia Mecânica.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Minimização do efeito de deriva térmica em medições geométricas por tomografia computadorizada,Orientador: Gustavo Daniel Donatelli.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Palavras-chave: Metrologia e Instrumentação.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica.
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
2007 - 2010
Graduação em Curso Superior de Tecnologia em Mecatrônica Indust.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, IF/SC, Brasil.




Atuação Profissional



Werkzeugmaschinenlabor- RWTH AACHEN, WZL-RWTH/AACHEN, Alemanha.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Mestrado Sanduiche, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 40


Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Mestrando, Enquadramento Funcional: Bolsista de mestrado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, IF/SC, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Bolsista de iniciação científica, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2012 - Atual
Estudo de medidores de temperatura com sensores à fibra óptica
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) .
Integrantes: Fabrício Borges de Oliveira - Coordenador / Átila da Silva Paes - Integrante / Antonio Carlos Zimmermann - Integrante.
2011 - Atual
Methods for fast setup and robust dimensional measurements with industrial X-ray computed tomography
Descrição: Projeto da Iniciativa de Pesquisa Colaborativa Brasileira-Alemã em Tecnologias de Manufatura (BRAGECRIM). ID Projeto: CAPES 009/09; DFG Schm 1856/13-1. Participantes: Laboratório de Máquinas-Ferramenta (WZL) da RWTH-Aachen (Alemanha); Universidade Federal de Santa Catarina e Fundação CERTI (Brasil)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Fabrício Borges de Oliveira - Integrante / Gustavo Daniel Donatelli - Integrante / Carlos Alberto Schneider - Coordenador / Mauricio de Campos Porath - Integrante / Vitor Camargo Nardelli - Integrante / Franscisco Augusto Arenhart - Integrante.
2009 - 2010
Conversão de motor Diesel para uso de Alcool vaporizado
Descrição: Atualmente as preocupações com relação à poluição ambiental aumentam consideravelmente em todos os setores da sociedade, no setor automobilístico não é diferente, a preocupação com o excesso de emissões de gases nocivos fazem com o que seja desenvolvido novas tecnologias para que a poluição automotiva no parque nacional seja minimizada. Com isso, uma nova alternativa de conversão de motores Diesel é pesquisada que consiste no emprego de álcool vaporizado em um motor Diesel gerador de energia elétrica, garantindo que não haja falta de energia em diversos setores da sociedade, além de diminuir o preço do KWh em horários de pico, podendo ainda empregar a tecnologia em transporte rodoviário e ferroviário. A projeto visa o emprego de uma tecnologia de fonte aberta que permite o desenvolvimento e emprego de um kit de conversão para o emprego de álcool vaporizado em motores Diesel a um custo baixo e de fácil aquisição e manutenção. Outra proposta interessante nessa linha de pesquisa é o uso de gás natural veicular (GNV) em motores Diesel, porém a vantagem do emprego de álcool vaporizado sobre o uso e GNV é a facilidade de transporte e armazenamento de combustível, em especial para equipamentos geradores de energia elétrica em regiões de difícil acesso. Outra novidade do projeto de pesquisa é o emprego de álcool vaporizado em motores que operam com ciclo Diesel-Dual fuel (DDF), que não necessitam de grandes modificações e que podem voltar a operar com sua configuração original a qualquer momento que desejado. A base de desenvolvimento deste projeto é a continuidade de pesquisa já desenvolvida no grupo de pesquisa onde foram desenvolvidos kits de fonte aberta (open souce) para a conversão de motores Diesel para o emprego de GNV através das tecnologias DDF. .
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2009
DESENVOLVIMENTO DE KIT CONVERSÃO DE MOTORES DIESEL ESTACIONÁRIOS DE GERADORES PARA OPERAR COM MISTURA DIESEL-GÁS NATURAL
Descrição: Em função do alto custo da energia elétrica nos horários de pico e buscando uma solução de emergência para eventuais casos de falha no fornecimento, diversos segmentos da sociedade como indústrias, hotéis, postos de combustível, hospitais, tem instalado geradores de energia que, a partir da queima de óleo Diesel em motores de combustão interna conseguem gerar energia elétrica a preços competitivos, porém, com um grau de emissão de poluentes elevado. O motor Diesel empregado nos geradores do parque nacional conta na sua maioria com tecnologia baseada em bombas injetoras mecânicas que apesar da eficiência no funcionamento, deixam muito a desejar em questões de emissão de poluentes. O projeto apresentado consiste em desenvolver um sistema automático de controle da bomba injetora e de um misturador de gás para alimentação conjunta dos dois combustíveis na câmara de combustão de motores diesel buscando minimizar a emissão de poluentes em todas as faixas de funcionamento do gerador. O kit a ser desenvolvido é apresentado, a tecnologia Diesel com Gás Natural (dual fuel), e poderá trabalhar na proporção energética de trinta por cento de Diesel e setenta por cento de Gás Natural, buscando além de um menor custo de KW gerado uma redução de noventa por cento nas emissões de poluentes, em especial nas emissões de particulados. Este Kit adotará a metodologia de empregar projetos de softwares do domínio público, permitindo que os interessados possam fazer o uso do que for desenvolvido sem custos de desenvolvimento e pagamentos de taxas. A partir dos resultados obtidos serão coletadas informações relevantes a respeito da tecnologia e dos inúmeros pormenores necessários para a correta realização do controle de emissões de gases..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.



Idiomas


Alemão
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, F. B.; PORATH, M. C. ; ARENHART, F. A. ; NARDELLI, V. C. ; DONATELLI, G. D. . Investigation and minimization of thermal drift effects on tridimensional CT measurements. In: 11th International Symposium on Measurement Technology and Intelligent Instruments (ISMTII), 2013, Aachen. Investigation and minimization of thermal drift effects on tridimensional CT measurements, 2013.

2.
OLIVEIRA, F. B.; VANDRESEN,M. ; PEREIRA,M. . Conversão de Motor Diesel para uso de Álcool Vaporizado. In: II CAIM - II Congreso Argentino de Ingeniería Mecánica, 2010, San Juan. Conversão de Motor Diesel para uso de Álcool Vaporizado, 2010.

3.
OLIVEIRA, F. B.; VANDRESEN,M. ; PEREIRA,M. . Conversão de Motor Diesel para uso de Álcool Vaporizado. In: I Congresso de Iniciação Científica e Pós- Graduação, 2010, Florianópolis. Conversão de Motor Diesel para uso de Álcool Vaporizado, 2010.

4.
OLIVEIRA, F. B.; VANDRESEN,M. ; PEREIRA,M. . Conversão de Motor Diesel para uso de Álccol Vaporizado. In: XIX Congresso e Exposição Internacionais de tecnologia da mobilidade, 2010, São Paulo. Conversão de Motor Diesel para uso de Álccol Vaporizado, 2010.

5.
OLIVEIRA, F. B.; VANDRESEN,M. ; PEREIRA,M. . Desenvolvimento de Kit de Conversão para Ottolização de Motores Diesel Estacionários de Geradores Para Operar com mistura Diesel-Gás natural veicular. In: IX Congreso Iberoamericano de Ingeniería Mecánica, 2009, Las Palmas de Gran Canaria. FEIBIM - Federación Iberoamericana de Ingeniería Mecánica. Las Palmas de Gran Canaria: Copyright 2008 FEIBIM - Federación Iberoamericana de Ingeniería Mecánica., 2009. v. 1. p. 173-188.

6.
OLIVEIRA, F. B.; VANDRESEN,M. ; PEREIRA,M. . Desenvolvimento de Kit de conversãopara ottolização de Motores Diesel estacionários para operar com mistura Diese l- GNV. In: XVIII Congresso e Exposição Internacionais de tecnologia da Mobilidade, 2009, Salvador. SAEBRASIL-BA, 2009.

7.
OLIVEIRA, F. B.; VANDRESEN,M. ; PEREIRA,M. . Desenvolvimento de Kit de conversão para Ottolização de Motores Diesel Estacionários de Geradores para Operar com Mistura Diesel -Gás natural Veicular. In: XXIII Congresso Regional de Iniciação Científica e Tecnológica em Engenharia, 2009, Joinville. Desenvolvimento de Kit de conversão para Ottolização de Motores Diesel Estacionários de Geradores para Operar com Mistura Diesel -Gás natural Veicular, 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
OLIVEIRA, F. B.; PORATH, M. C. ; ARENHART, F. A. ; NARDELLI, V. C. ; DONATELLI, G. D. . Investigation and minimization of thermal drift effects on tridimensional CT measurements. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
OLIVEIRA, F. B.. Conversão do Motor Diesel para Uso de Álcool Vaporizado. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
OLIVEIRA, F. B.; VANDRESEN,M. ; PEREIRA,M. . Conversão de Motor Diesel para uso de Álcool Vaporizado. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
OLIVEIRA, F. B.; VANDRESEN,M. ; PEREIRA,M. . Desenvolvimento de Kit de Conversão para Ottolização de motores diesel estacionários e geradores para operar co,m mistura diesel - gnv. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
OLIVEIRA, F. B.; VANDRESEN,M. ; PEREIRA,M. . Desenvolvimento de Kit de conversão para Ottolização de Motores Diesel Estacionários de Geradores para Operar com Mistura Diesel -Gás natural Veicular. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
OLIVEIRA, F. B.; Ismael Elias Lutz ; Laryssa Pereira Cherem ; Giandrei Rodrigues Funari ; Gustavo Selau Carmona . Desenvolvimento de uma mesa bi rotativa modular para integração com fresadoras CNC de baixo custo visando usinagens de modelos complexos em cinco eixos simultâneos. 2010.

2.
OLIVEIRA, F. B.; Bernardo João Rachadel Junior ; Ismael Elias Lutz ; Giandrei Rodrigues Funari ; Laryssa Pereira Cherem . Desenvolvimento de um equipamento de envase, tampagem e rotulagem de garrafas. 2009.

3.
OLIVEIRA, F. B.; Ismael Elias Lutz ; Laryssa Pereira Cherem ; Bernardo João Rachadel Junior ; Giandrei Rodrigues Funari . DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE CONTROLE DE NÍVEL. 2009.

4.
OLIVEIRA, F. B.; Filipe Roberto Silva ; Bernardo João Rachadel Junior ; Willian Porto . Desenvolvimento de uma placa de amplificação com trasistores NPN e PNP e suas diferentes configurações. 2008.

5.
OLIVEIRA, F. B.; Ismael Elias Lutz ; Laryssa Pereira Cherem ; Bernardo João Rachadel Junior ; Giandrei Rodrigues Funari . RETROFITTING DE UM ELEVADOR BI-DIMENSIONAL DE PEQUENO PORTE. 2008.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I CICPG- CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E PÓS-GRADUAÇÃO - SUL BRASIL. Conversão de Motor Diesel para uso de Álcool Vaporizado. 2010. (Congresso).

2.
Mostra de Pesquisa 2010 - Sessão de Poster‏ do IFSC.Conversão de Motor Diesel para uso de Álcool Vaporizado. 2010. (Outra).

3.
8 Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão na UFSC.Desenvolvimento de Kit de conversão para Ottolização de Motores Diesel Estacionários de Geradores para Operar com Mistura Diesel -Gás natural Veicular. 2009. (Outra).

4.
XXIII Congresso Regional de Iniciação Científica e Tecnológica em Engenharia. Desenvolvimento de Kit de conversão para Ottolização de Motores Diesel Estacionários de Geradores para Operar com Mistura Diesel -Gás natural Veicular. 2009. (Congresso).



Inovação



Projetos de pesquisa



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