Sarah Thomaz de Lima Sá

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  • Última atualização do currículo em 13/08/2018


Possui graduação em Engenharia de Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2011), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2013) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2016). Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Robótica, Desenvolvimento de Sistemas e Programação, atuando principalmente nos seguintes temas: robótica educacional, ambientes web robótica e sistemas para robótica. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Sarah Thomaz de Lima Sá
Nome em citações bibliográficas
SÁ, S. T. L.;Thomaz, Sarah;Lima Sa, Sarah;LIMA SA, SARAH THOMAZ DE

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, IFRN Campus Natal.
Avenida Senador Salgado Filho - lado ímpar
Tirol
59015000 - Natal, RN - Brasil
Telefone: (84) 40059800
URL da Homepage: www.ifrn.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2016
Doutorado em Engenharia Elétrica.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Título: W-Educ: Um Ambiente Web, Completo e Dinâmico para Robótica Educacional, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Luiz Marcos Garcia Gonçalves.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Ambiente Web; Robótica Educacional; Tradutor Universal.
Grande área: Engenharias
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação.
2012 - 2013
Mestrado em Engenharia Elétrica.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Título: Ambiente de Desenvolvimento Web Multiplataforma Configurável para Aplicações em Robótica Educacional,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Luiz Marcos Garcia Gonçalves.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2007 - 2011
Graduação em Engenharia de Computação.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Título: H-Educ: Um Hardware de Baixo Custo para a Robótica Educacional.
Orientador: Luiz Marcos Garcia Gonçalves.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Formação Complementar


2010 - 2010
Extensão universitária em Introdução ao Matlab. (Carga horária: 28h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Temporário, Carga horária: 40
Outras informações
Disciplinas Ministradas: 2014.1 - Métodos Computacionais em Engenharia; Métodos Computacionais para Engenharia Civil; Matemática Discreta 2014.2 - Métodos Computacionais em Engenharia; Redes de Computadores 2014.3 - Laboratório de Utilização de Microcomputadores 2015.1 - Matemática Discreta; Redes de Computadores 2015.2 - Matemática Discreta; Redes de Computadores

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Temporário, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplina ministrada: Elementos de Matemática para Computação.

Atividades

01/2011 - Atual
Extensão universitária , Centro de Tecnologia, Escola de Ciências e Tecnologia - UFRN.

Atividade de extensão realizada
Robótica Educacional como Metodologia para Inclusão Digital.
03/2009 - 03/2011
Extensão universitária , Centro de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Computação e Autormação.

Atividade de extensão realizada
Inclusão Digital usando Robótica Educacional.
01/2010 - 12/2010
Extensão universitária , Centro de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Computação e Autormação.

Atividade de extensão realizada
Aplicação de Metodologia de Inclusão Digital usando Robótica Educacional.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, IFRN, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Efetivo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Disciplinas Ministradas: 2016 - Eletricidade Instrumental; 2017.1 - Matemática Discreta. Informática Básica; 2017.2 - Matemática Discreta, Arquitetura de Computadores; 2018.1 - Matemática Discreta, Sistemas Digitais, Informática Básica;

Atividades

08/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , IFRN Campus Natal, .



Linhas de pesquisa


1.
Robótica Educacional
2.
Sistemas para Robótica
3.
Robótica


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Desenvolvimento de um Simulador de Ambiente de Robótica Educacional Aplicado às Etapas Práticas da Olimpíada Brasileira de Robótica
Descrição: Este projeto visa o desenvolvimento de uma plataforma de simulação robótica aplicada a um ambiente de robótica educacional, especificamente a simulação dos níveis 1 e 2 da prova prática da Olímpiada Brasileira de Robótica. Na abordagem comum desta prova utiliza-se Kits de Robótica para simular o resgate de uma vítima em um ambiente de desastre. A idéia deste trabalho não é substituir a prova prática mas fornecer uma alternativa para aqueles que desejam testar seus conhecimentos e não possuem kits, permitir o teste de conhecimentos de programação sem danificar o robô, promover a difusão da Robótica Educacional e da Olimpíada Brasileira de Robótica através de um simulador acessível em formato de jogo para smartphones e tablets. O usuário, através do sistema, deverá ser capaz de programar o robô virtual para seguir um conjunto de instruções definidas fazendo uso da linguagem R-Educ e em seguida simular o funcionamento do seu robô em uma arena similar a real gerada aleatoriamente pelo sistema. Como contribuição à comunidade, a ferramenta proposta pode ser usada para aumentar a adesão das escolas brasileiras às metodologias de robótica educacional, ou em competições de robótica..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2018 - Atual
Metodologia de Criação de Jogos Eletrônicos Como Ferramenta Pedagógica Motivadora para Alunos dos Cursos Técnicos
Descrição: As implicações da necessidade lúdica extrapolaram as demarcações do brincar espontâneo, dessa forma os jogos como ferramentas educacionais se tornaram cada vez mais populares. Esta categoria de jogos possuem a função de motivar, explorar e auxiliar as atividades educacionais, fornecendo novas alternativas de aprendizagem. Neste projeto, desenvolveremos uma plataforma de jogos 2D utilizando componentes eletrônicos, materiais reciclados e Arduino que permita aos alunos de forma lúdica criar e reinventar jogos para serem utilizados nesta plataforma. Avaliaremos o processo de criação de novos jogos para a plataforma como uma ferramenta pedagógica motivadora para alunos dos cursos técnicos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2018 - Atual
Simulador de Ambiente de Ensino Aprendizagem em Robótica Educacional
Descrição: Este trabalho propõe o desenvolvimento de uma plataforma de simulação robótica específica para reprodução de ambientes de ensino e aprendizagem em robótica educacional. Pretende-se tornar possível ao usuário aluno, a partir do simulador, programar o robô virtual e testar o seu conjunto de comandos no ambiente, ao professor será possível criar novos ambientes baseados em oficinas reais e acompanhar o progresso de aluno a partir de uma contabilização automática de acertos. Com essa ferramenta as escolas que não tem acesso a um kit de robótica educacional poderão fazer uso desse ambiente de aprendizagem, testando seus códigos através da ferramenta proposta. Como contribuição à comunidade, a ferramenta proposta pode ser usada para aumentar a adesão das escolas brasileiras às metodologias de robótica educacional..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2018 - Atual
Plataforma de Coleta e Análise de Dados de Artigos Científicos a Partir de Técnicas de Mineração de Dados
Descrição: Mineração de dados é uma etapa do processo de aquisição de conhecimento contido em um grande volume de dados. Com a crescente difusão e avanços científicos e tecnológicos tem se tornado cada vez mais complexo estabelecer o estado da arte de determinadas pesquisas e ferramentas. No entanto, um grande volume da dados representa uma fonte valiosa de informação, uma vez que ele registra medidas vitais de uma ou mais entidades de interesse, sejam elas comerciais, científicas ou governamentais. Este projeto tem por objetivo o desenvolvimento de uma plataforma web de coleta e análise de dados de artigos científicos a partir de técnicas de mineração de dados. Esta plataforma deverá fornecer, a partir de um conjunto de artigos inseridos, um mapeamento dos temas de pesquisa, palavras chave, locais de produção científica, principais nomes envolvidos, temas de trabalhos futuros e outros dados relevantes..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2018 - Atual
Plataforma de Coleta e Análise de Dados de Artigos Científicos a Partir de Técnicas de Mineração de Dados
Descrição: Mineração de dados é uma etapa do processo de aquisição de conhecimento contido em um grande volume de dados. Com a crescente difusão e avanços científicos e tecnológicos tem se tornado cada vez mais complexo estabelecer o estado da arte de determinadas pesquisas e ferramentas. No entanto, um grande volume da dados representa uma fonte valiosa de informação, uma vez que ele registra medidas vitais de uma ou mais entidades de interesse, sejam elas comerciais, científicas ou governamentais. Este projeto tem por objetivo o desenvolvimento de uma plataforma web de coleta e análise de dados de artigos científicos a partir de técnicas de mineração de dados. Esta plataforma deverá fornecer, a partir de um conjunto de artigos inseridos, um mapeamento dos temas de pesquisa, palavras chave, locais de produção científica, principais nomes envolvidos, temas de trabalhos futuros e outros dados relevantes..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2017 - 2018
Desenvolvimento de um robô Maze Solver para auxílio no ensino de disciplinas de lógica e programação
Descrição: Este projeto visa desenvolver um robô autônomo do tipo "maze solver" com o objetivo de fornecer suporte ao ensino-aprendizagem em disciplinas de lógica e programação, como proposta alternativa para o enfrentamento das dificuldades de aprendizagem de programação e algoritmos dos alunos do IFRN. Para tal, será utilizada uma plataforma robótica Pololu equipada com 5 sensores de reflectância analógicos, capazes de seguir linhas pretas em contrante com um fundo branco. Também serão confeccionadas arenas labirintos com diferentes cenários a fim de validar os algoritmos propostos pelos alunos das disciplinas supracitadas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2017 - 2018
Desenvolvimento de Técnicas de Percepção Robótica Aplicada à Competições de Futebol de Robôs
Descrição: A robótica é uma área em franca expansão no Brasil e no mundo. Esta área de pesquisa e inovação caminha para em 2020 se tornar uma das 10 maiores áreas de pesquisa. Com o objetivo de avançar o estado da arte da construção e modelagem de robôs inteligentes surgiu a RoboCup, uma iniciativa internacional, criada em 1997 que tinha como meta original obter um time de futebol de robôs capaz de vencer a atual seleção mundial, até 2050. A maior parte das competições presentes na RoboCup envolve o jogo de futebol pois este é um jogo colaborativo que engloba as principais características que se busca em um robô: colaboratividade, agilidade, capacidade de decisão, autonomia e estratégia. Pretendemos com este projeto ingressar os alunos do instituto na modalidade RoboCup Soccer Jr a partir da montagem de robôs e o desenvolvimento de técnicas de percepção robótica eficientes aplicadas à esta competição de robótica..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2014 - Atual
Desenvolvimento de técnicas e metodologias para robótica educacional

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Luiz Marcos Garcia Goncalves em 10/01/2017.
Descrição: Nesta proposta, a ideia é desenvolver uma metodologia para controle e programação de robôs por alunos (crianças) dos anos iniciais, e realizar experimentos de usabilidade das ferramentas desenvolvidas. Estaremos estudando e implementando uma outra maneira de tratar o problema de Inclusão Digital (com uso de robôs), que certamente pode ser usado em complementação, mas distintamente, do que vem sendo realizado tradicionalmente no Brasil nesta área, podendo este projeto ser estendido a outros locais. O uso de hardware de baixíssimo custo é uma das metas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2013
Simulador para Robótica Educacional de Baixo Custo
Descrição: O presente projeto visa o desenvolvimento de uma ferramenta computacional que ajude a divulgação da robótica em escolas do ensino fundamental e médio. A utilização de robótica na prática escolar sempre encontra a barreira dos alto custo de se adquirir kits de robótica com preços acessíveis, partindo desse pressuposto, pretendemos construir um ambiente virtual em três dimensões onde o estudante possa, a partir de qualquer computador, montar e programar seu robô virtual. Serão criada diferentes tarefas para que o mesmo possa exercitar o raciocinio lógico na resolução desses problemas. Um dos problemas será construir um robô que possa entrar em um prédio em destruição e que o mesmo consiga se livrar dos obstáculos, encontrar e salvar uma vítima. Tudo isso conformidade com as regras da OBR(Olimpíada Brasileira de Robótica)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2012
Desenvolvimento de Métodologias para Inclusão Digital Usando Robótica Educacional
Descrição: Neste projeto, deveremos construir uma plataforma de software que permita que alunos do Ensino Fundamental possam, através de uma interface amigável, controlar e programar robôs. Para validar o software, realizaremos experimentos de Inserção Digital envolvendo robôs e computadores, bem como outros envolvendo peças teatrais e operação remota de robôs. Através do ensino da Tecnologia da Informação e da Robótica, as crianças e os jovens em situação de baixa renda, terão oportunidade a inclusão digital e social. Essa ferramenta fornecerá a possibilidade de escolha entre as opções para Controlar, Programar ou Executar Programas Aprendidos. Essas opções podem ser utilizadas através de uma linguagem de programação fácil por possuir uma interface amigável. Esse software possui código fonte aberto e utiliza plataforma Linux..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Sarah Thomaz de Lima Sá - Coordenador.
2010 - 2011
Estudo e desenvolvimento de rotinas para a metodologia RoboEduc
Descrição: Neste projeto, deveremos construir uma plataforma de software que permita que alunos do Ensino Fundamental possam, através de uma interface amigável, controlar e programar robôs. Para validar o software, realizaremos experimentos de Inserção Digital envolvendo robôs e computadores, bem como outros envolvendo peças teatrais e operação remota de robôs. Através do ensino da Tecnologia da Informação e da Robótica, as crianças e os jovens em situação de baixa renda, terão oportunidade a inclusão digital e social. Essa ferramenta fornecerá a possibilidade de escolha entre as opções para Controlar, Programar ou Executar Programas Aprendidos. Essas opções podem ser utilizadas através de uma linguagem de programação fácil por possuir uma interface amigável. Esse software possui código fonte aberto e utiliza plataforma Linux..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Sarah Thomaz de Lima Sá - Coordenador.
2009 - 2010
Desenvolvimento de uma ferramenta para programação de Robôs LEGO
Descrição: Neste projeto, deveremos construir uma plataforma de software que permita que alunos do Ensino Fundamental possam, através de uma interface amigável, controlar e programar robôs. Para validar o software, realizaremos experimentos de Inserção Digital envolvendo robôs e computadores, bem como outros envolvendo peças teatrais e operação remota de robôs. Através do ensino da Tecnologia da Informação e da Robótica, as crianças e os jovens em situação de baixa renda, terão oportunidade a inclusão digital e social. Essa ferramenta fornecerá a possibilidade de escolha entre as opções para Controlar, Programar ou Executar Programas Aprendidos. Essas opções podem ser utilizadas através de uma linguagem de programação fácil por possuir uma interface amigável. Esse software possui código fonte aberto e utiliza plataforma Linux..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Sarah Thomaz de Lima Sá - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2008 - 2009
Inclusão Digital usando Robôs
Descrição: Desenvolvimento de metodologia para inclusão digital usando tecnologia LEGO..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Sarah Thomaz de Lima Sá - Coordenador.Financiador(es): Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Bolsa.
2008 - 2008
Inclusão Digital Usando Robôs
Descrição: Desenvolvimento de metodologias de robótica educacional, incluindo software para programação de robôs e realização de oficinas educacionais com crianças..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Sarah Thomaz de Lima Sá - Coordenador.


Projetos de extensão


2017 - 2017
Análise organizacional e melhoria da eficiência de competições de robótica educacional na modalidade Rescue A
Descrição: As competições de robótica tem crescido de forma significativa no Brasil e no mundo. No Brasil, a Olímpiada Brasileira de Robótica se consagrou como a maior competição de robótica da América Latina. Do ano de 2016 para 2017 houve um aumento de 27% no número de participantes distribuídos entre as etapas prática e teórica, representando aproximadamente 40.000 alunos. No Rio Grande do Norte, esta competição conta atulamente, em sua etapa prática, com 198 equipes e mais de 700 competidores. Esse quantitativo levanta algumas preocupações, devido a infra estrutura e logística para que um pequeno número de arenas consiga atender o maior número possível de equipes, para que, em apenas 2 dias todas as equipes consigam competir de forma satisfatória. Este projeto visa realizar uma análise organizacional da estapa estadual deste evento a fim de gerar uma melhoria da eficiência de competições de robótica educacional na modalidade Rescue A..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2017 - 2017
Implementação e acompanhamento de oficinas de robótica em escolas da rede estadual do RN
Descrição: Este projeto tem como objetivo realizar a implementação e acompanhamento de oficinas de robótica em escolas da rede estadual do RIo Grande do Norte. A robótica educacional é uma ferramenta inovadora que permite que que os alunos envolvidos em oficinas estimulem o seu pensamento investigativo, desenvolvam o raciocínio lógico, coordenação motora além de auxiliar no aprendizado de conteúdos interdisciplinares. Com esse projeto permitiremos que professores de disciplinas propedeuticas se sintam mais à vontade e estimulados em aplicar essa ferramenta por contar com suporte na elaboração e execução de oficinas. Pretendemos ampliar as oportunidades educacionais, facilitando o acesso desta ferramenta por uma nova comunidade acadêmica..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2017 - Atual
Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR 2017)
Descrição: A presente proposta visa realizar a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR 2017), em sua 11ª edição, com o objetivo de despertar o interesse pela tecnologia e estimular alunos do ensino fundamental, médio e técnico a seguir carreiras em áreas tecnológicas ou científicas, através de uma Olimpíada Científica interdisciplinar, a ser realizada em nível nacional, com múltiplas fases e modalidades. Diversos estudos já demonstraram que a robótica, e a própria OBR, são instrumentos motivadores, tanto para alunos quanto para professores, promovendo e motivando o estudo de diversas disciplinas da grade curricular, além de direcionar alunos para ingressarem em cursos superiores nas áreas de Ciências Exatas e Engenharia. Além disso, também existem diversos relatos de ações de inclusão social e digital realizadas no contexto da OBR. De fato, foi notado que projetos relacionados com a OBR, executados em escolas públicas, direcionam alunos para os ensinos técnico e superior e dão novas perspectivas às suas vidas. Em 2016 a OBR alcançou a maior participação de estudantes desde sua criação em 2007, com mais de 110 mil inscritos de todos os estados brasileiros, tendo atingindo cerca de 45% dos municípios do país, totalizando mais de 500 mil participantes desde sua criação. Com um crescimento de cerca de 34% ao ano, a OBR é dividida, anualmente, em mais de 45 etapas regionais e estaduais na modalidade prática, todas abertas ao público. A OBR também possui a modalidade teórica, com provas aplicadas em mais de 1000 instituições pelo país. A Olimpíada também conta com uma revista de divulgação, que em 2017 continuará a ser publicada on-line, gratuitamente. Uma outra inovação, desenvolvida completamente pela equipe da OBR em 2016, foi o sistema de correção automática das provas teóricas, utilizado inicialmente apenas para o nível médio e técnico da OBR. Em 2017 o sistema será ampliado para todos os níveis, e disponibilizado para uso de outras Olimpíadas, agilizando o tempo, a escalabilidade e confiabilidade da correção das provas teóricas. Outra novidade a ser adicionada na OBR em 2017 são mostras de robótica em cada evento da modalidade prática, para que os alunos possam expor seus trabalhos para a comunidade. Com estas iniciativas, espera-se poder aumentar ainda mais a participação de estudantes em 2017, destacando e divulgando seus trabalhos e a tecnologia para a comunidade, além de ajudar o país a se tornar, em um futuro próximo, protagonista no cenário tecnológico mundial através desta ferramenta multidisciplinar: a Robótica..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2016 - 2017
Robótica Educacional como Ferramenta para Inclusão Digital
Descrição: Nesta proposta a idéia é aplicar uma metodologia para controle e programação de robôs por alunos do último ano do ensino fundamental, e realizar experimentos e oficinas com uso de kits de robótica. Em conseqüência, estaremos estudando e implementando na região do Seridó do Rio Grande do Norte uma outra maneira de tratar o problema de Inclusão Digital (com uso de robôs), que certamente pode ser usado em complementação, mas distintamente, do que vem sendo realizado tradicionalmente no Brasil nesta área, podendo este projeto ser estendido a outros locais..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Sarah Thomaz de Lima Sá - Coordenador / Marcal Jose de Oliveira Morais - Integrante / Galba Falcao Aragao - Integrante / Marcos Damião Azevedo Santos - Integrante.Financiador(es): Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Auxílio financeiro.
2016 - 2016
Olimpíada Brasileira de Robótica - OBR RN - 2016
Descrição: A robótica caminha para se tornar uma das 10 maiores áreas de pesquisa até 2020. Apesar de ser uma área em franca expansão no mundo e uma das áreas mais representativas das novas tecnologias, o Brasil tem se situado de forma marginal nessa área, perdendo um imenso potencial para a geração de empregos, técnicas, tecnologias e produtos devido, principalmente, à falta de incentivo para a formação de recursos humanos na área. A presente proposta visa realizar a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR 2016), etapa Estadual, com o objetivo de estimular alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio às carreiras tecnológico-científicas, nos aspectos relacionados com o tema Robótica, através de uma Olimpíada Científica a ser realizada em nível Nacional com diversas fases e em diferentes modalidades. Considerando-se a natureza interdisciplinar e a capacidade de atração da robótica, espera-se ainda utilizá-la como instrumento para promover o estudo de diversas disciplinas da grade curricular..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Sarah Thomaz de Lima Sá - Coordenador / Renata Pitta Barros - Integrante / FRANCISCO JOSE TARGINO VIDAL - Integrante / ORIVALDO VIEIRA DE SANTANA JUNIOR - Integrante / BRUNO MARQUES FERREIRA DA SILVA - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Auxílio financeiro.
2016 - Atual
Inclusão Digital usando Robótica Educacional

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Luiz Marcos Garcia Goncalves em 03/05/2016.
Descrição: Desenvolvimento e aplicação de uma metodologia para ensino e formação de professores e alunos do ensino público para utilização da robótica educacional em seu contexto de sala de aula, promovendo a integração social e o trabalho em grupo através de oficinas de robótica, planejar e executar oficinas de robótica para serem apresentadas e ensinadas aos docentes das instituições beneficiadas, auxiliar técnica e pedagogicamente os professores das instituições no planejamento e execução de oficinas para seus alunos, continuar o desenvolvimento do software de programação de robôs com base na opinião de professores e alunos que estarão lidando diretamente com o mesmo nas oficinas de robótica ministradas..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Sarah Thomaz de Lima Sá - Integrante / Luiz Marcos Garcia Gonçalves - Coordenador / Aquiles Burlamaqui - Integrante / Luciane Terra dos Santos Garcia - Integrante.
2011 - 2012
Robótica Educacional como Metodologia para Inclusão Digital
Descrição: Nesta proposta, a idéia é desenvolver uma metodologia para controle e programação de robôs por alunos (crianças) dos anos iniciais, e realizar experimentos, realizando peças teatrais e oficinas com uso de kits de robótica já existentes na UFRN em escolas do ensino fundamental, da capital e do interior do estado. Em conseqüência, estaremos estudando e implementando no RN uma outra maneira de tratar o problema de Inclusão Digital (com uso de robôs), que certamente pode ser usado em complementação, mas distintamente, do que vem sendo realizado tradicionalmente no Brasil nesta área, podendo este projeto ser estendido a outros locais. A Escola Ascendino de Almeida, no Pitibmu, é nossa parceira nesta proposta, bem como Colégio de Aplicação da UFRN (NEI), onde a metodologia já vem sendo posta em prática, e o Colégio Contemporâneo (este sem custos para a UFRN)..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Sarah Thomaz de Lima Sá - Coordenador.
2010 - 2010
Aplicação de Metodologia de Inclusão Digital usando Robótica Educacional
Descrição: Nesta proposta, a idéia é desenvolver uma metodologia para controle e programação de robôs por alunos (crianças) dos anos iniciais, e realizar experimentos, realizando peças teatrais e oficinas com uso de kits de robótica já existentes na UFRN em escolas do ensino fundamental, da capital e do interior do estado. Em conseqüência, estaremos estudando e implementando no RN uma outra maneira de tratar o problema de Inclusão Digital (com uso de robôs), que certamente pode ser usado em complementação, mas distintamente, do que vem sendo realizado tradicionalmente no Brasil nesta área, podendo este projeto ser estendido a outros locais. A Escola Ascendino de Almeida, no Pitibmu, é nossa parceira nesta proposta, bem como Colégio de Aplicação da UFRN (NEI), onde a metodologia já vem sendo posta em prática, e o Colégio Contemporâneo (este sem custos para a UFRN)..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Sarah Thomaz de Lima Sá - Coordenador.
2009 - 2011
Inclusão Digital usando Robótica Educacional
Descrição: Nesta proposta, a idéia é desenvolver uma metodologia para controle e programação de robôs por alunos (crianças) dos anos iniciais, e realizar experimentos, realizando peças teatrais e oficinas com uso de kits de robótica já existentes na UFRN em escolas do ensino fundamental, da capital e do interior do estado. Em conseqüência, estaremos estudando e implementando no RN uma outra maneira de tratar o problema de Inclusão Digital (com uso de robôs), que certamente pode ser usado em complementação, mas distintamente, do que vem sendo realizado tradicionalmente no Brasil nesta área, podendo este projeto ser estendido a outros locais. A Escola Ascendino de Almeida, no Pitibmu, é nossa parceira nesta proposta, bem como Colégio de Aplicação da UFRN (NEI), onde a metodologia já vem sendo posta em prática, e o Colégio Contemporâneo (este sem custos para a UFRN)..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Sarah Thomaz de Lima Sá - Integrante / Renata Pitta Barros - Integrante / Samuel Oliveria de Azevedo - Integrante / Luiz Marcos Garcia Gonçalves - Coordenador / Akynara Aglaé - Integrante / Carla da Costa Fernandes - Integrante / Aquiles Burlamaqui - Integrante / CAROLINA FERREIRA DOS SANTOS - Integrante / Ana Maria Guerreiro - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Auxílio financeiro.


Outros Projetos


2008 - 2008
Inclusão Tecnológica Usando Robótica e Computadores - Olimpiada de Robótica do RN
Descrição: O presente projeto tem como objetivo introduzir a Robótica como ferramenta de inclusão tecnológica e realizar a etapa regional do evento nacional Olimpíada de Robótica 2009/2010 no Estado do Rio Grande do Norte. A Olimpíada de Robótica abrange alunos das diversas modalidades de ensino, que devem construir dispositivos robóticos (a partir de kits de prototipagem) e programá-los para realização de tarefas, formando a partir destas ações um arcabouço teórico. As atividades realizadas estarão em consonância com as necessidades pessoais e educacionais do alunado. Este evento atenderá uma média de 200 crianças e/ou adolescentes, durante todo o ano de duração (Setembro de 2009 a Agosto de 2010), sendo aberto à comunidade. Durante a sua realização, serão ministrados mini-cursos de Robótica Educacional em espaço a ser disponibilizado pelo Departamento de Engenharia de Computação da UFRN, visando formar pessoal em condições de participar do evento final. Contaremos com a colaboração de monitoras e professores do projeto RoboEduc (Inclusão Tecnológica usando Robótica e Computadores), que tem financiamento da UFRN e do CNPQ, além de kits de montagem e software para programação, construído por membros deste projeto..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Sarah Thomaz de Lima Sá - Integrante / Samuel Oliveria de Azevedo - Integrante / Luiz Marcos Garcia Gonçalves - Coordenador / Akynara Aglaé - Integrante / Carla da Costa Fernandes - Integrante / Aquiles Burlamaqui - Integrante.Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte - Auxílio financeiro.


Revisor de periódico


2015 - Atual
Periódico: Journal of Intelligent & Robotic Systems


Áreas de atuação


1.
Grande área: Outros / Área: Robótica, Mecatrônica e Automação.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação.
3.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ALVES FILHO, SEBASTIAO EMIDIO2018ALVES FILHO, SEBASTIAO EMIDIO ; MEDEIROS FILGUEIRA BURLAMAQUI, AQUILES ; VIDAL AROCA, RAFAEL ; GARCIA GONCALVES, LUIZ MARCOS ; LIMA SA, SARAH THOMAZ DE . Green Robotics: concepts, challenges, and strategies. IEEE Latin America Transactions, v. 16, p. 1042-1050, 2018.

2.
BARROS, R. P.2017BARROS, R. P. ; AZEVEDO, S. O. ; Aglae, A. ; SÁ, S. T. L. ; BURLAMAQUI, A. ; Gonçalves, Luiz M. G. . CardBot - Assistive Technology for Visually Impaired in Educational Robotics: Experiments and Results. Revista IEEE América Latina, v. 15, p. 517-527, 2017.

3.
SÁ, S. T. L.2017 SÁ, S. T. L.; YANAGUIBASHI, E. ; FERNANDES, C. C. ; BARROS, R. P. ; BURLAMAQUI, A. ; Gonçalves, Luiz M. G. . EducAval: Towards Assessment of Educational Robotics Softwares. IEEE Latin America Transactions, v. 15, p. 720-728, 2017.

4.
SILVA JUNIOR, A.2016 SILVA JUNIOR, A. ; SÁ, S. T. L. ; SANTOS, D. ; NEGREIROS, A. ; VILAS BOAS, J. ; ALVAREZ, J. ; Gonçalves, Luiz M. G. . Towards a Real-Time Embedded System for Water Monitoring Installed in a Robotic Sailboat. SENSORS, v. 16, p. 1226, 2016.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SÁ, S. T. L.; Gonçalves, Luiz M. G. (Org.) ; GARCIA, L. T. S. (Org.) . Proceedings of Workshop of Robotics in Education. 1. ed. , 2017. 246p .

2.
SÁ, S. T. L.; R. V. Aroca (Org.) ; Gonçalves, Luiz M. G. (Org.) . Anais do VII workshop de robótica educacional. 7. ed. SBC, 2016. v. 1. 190p .

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SÁ, S. T. L.; YANAGUIBASHI, E. ; OLIVEIRA, D. S. ; FERNANDES, C ; SILVA, S. R. ; ALMEIDA, F. ; Gonçalves, Luiz M. G. ; GARCIA, L. T. S. . Issues on Teaching Formation for Educational Robotics: A Case Study with Elementary Public School Teachers in Natal. In: Russian Conference on Educational Robotics: State, Problems, Prospects, 2017, Novosibirsk. Proc. of Russian Conference on Educational Robotics: State, Problems, Prospects. Novosibirsk: NSPU Press, 2017. v. 1.

2.
ALMEIDA, F. ; SÁ, S. T. L. ; YANAGUIBASHI, E. ; Gonçalves, Luiz M. G. ; SILVA, S. R. . BlockEduc - A Tool for Visual Programming of Robots on Dynamic Environment W-Educ. In: Workshop of Robotics in Education, 2017, Curitiba. Proc. of WRE 2017. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017. v. 1.

3.
SÁ, S. T. L.; YANAGUIBASHI, E. ; Gonçalves, Luiz M. G. ; SILVA, S. R. ; ALMEIDA, F. ; SOARES, A. A. A. F. ; Nascimento, L. M. . A Methodological Proposal for the Training of Teachers in Educational Robotics. In: Workshop of Robotics in Education, 2017, Curitiba. Proc. of WRE 2017. Curitiba: Sociedade Brasileira de Computação, 2017. v. 1.

4.
SÁ, S. T. L.; ALMEIDA, F. ; Gonçalves, Luiz M. G. ; SILVA, S. R. ; YANAGUIBASHI, E. . Um Experiência de Utilização do Ambiente W-Educ em uma Sala de Aula com Kits de Robótica Distintos. In: Workshop of Robotics in Education, 2017, Curitiba. Proceedings of WRE 2017. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017. v. 1.

5.
Plácido Souza ; VILAS BOAS, J. ; SÁ, S. T. L. ; TEIXEIRA, C. ; SILVA, S. R. ; MONTEIRO, H. . Design and Development of a Mechanism for Rubiks' Cube Solution Aiming Robotics Teaching. In: Workshop of Educational Robotics, 2017, Curitiba. Proceedings of Workshop of Robotics in Education, 2017.

6.
MEDEIROS, F. B. S. ; YANAGUIBASHI, E. ; SÁ, S. T. L. ; Gonçalves, Luiz M. G. . PetBot: um Kit para Robótica Educacional com Garrafa Pet e Materiais Reciclados. In: Workshop of Robotics in Education, 2016, Recife. 7th Workshop of Robotics in Education, 2016.

7.
YANAGUIBASHI, E. ; MEDEIROS, F. B. S. ; SÁ, S. T. L. ; Gonçalves, Luiz M. G. . Avaliação do Ambiente para Robótica Educacional W-Educ Utilizando o Método EducAval. In: Workshop of Robotics in Education, 2016, Recife. 7th Workshop of Robotics in Education, 2016.

8.
YANAGUIBASHI, E. ; SÁ, S. T. L. ; Gonçalves, Luiz M. G. . LabsRia: Uma Proposta de Baixo Custo para Robótica Educacional. In: Workshop of Robotics in Education, 2015, Uberlândia. Proceedings of Workshop of Robotics in Education 2015, 2015.

9.
SÁ, S. T. L.; YANAGUIBASHI, E. ; Gonçalves, Luiz M. G. . EducAval - Método para Avaliação de Softwares para Robótica Educacional. In: Workshop of Robotics in Education, 2014, São Carlos/SP. V Workshop de Robótica Educacional, 2014.

10.
SÁ, S. T. L.; FERNANDES, C ; YANAGUIBASHI, E. ; Gonçalves, Luiz M. G. . Programação de Robôs em Diferentes Níveis de Abstração. In: Workshop of Robotics in Education, 2014, São Carlos/SP. V Workshop de Robótica Educacional, 2014.

11.
SÁ, S. T. L.; FERNANDES, C. C. ; BARROS, R. P. ; PAIVA, V. ; Gonçalves, Luiz M. G. . Web­ based Configurable and Multiplatform Development Environment for Educational Robotics. In: 16th International Conference on Advanced Robotics (ICAR), 2013, Montevideo. Proceedings of IEEE ICAR 2013, 2013.

12.
FERNANDES, C. C. ; SÁ, S. T. L. ; BARROS, R. P. ; Gonçalves, Luiz M. G. . The Creation and Application of a Simulator in Educational Robotics Classes. In: Latin American Robotics Symposium, 2013, Arequipa. Proceedings of IEEE Latin American Robotics Symposium, 2013.

13.
SÁ, S. T. L.; Gonçalves, Luiz M. G. . Ambiente de Desenvolvimento Web Multiplataforma Configurável para Robótica Educacional. In: Latin American Robotics Symposium - Workshop of Thesis, 2013, Arequipa. Proceedings of IEEE Latin American Robotics Symposium - Workshop of Thesis, 2013.

14.
BARROS, R. P. ; FERNANDES, C. C. ; SÁ, S. T. L. ; Gonçalves, Luiz M. G. . An Experience of 6 Years in Educational Robotics. In: Latin American Robotics Symposium - Workshop of Educational Robotics, 2013, Arequipa. Proceedings of IEEE Latin American Robotics Symposium - Workshop of Educational Robotics, 2013.

15.
SÁ, S. T. L.; FERNANDES, C ; Gonçalves, Luiz M. G. . H-Educ: A Low Cost Plataform for Educational Robotics. In: ROBOCONTROL- 5° WORKSHOP IN APPLIED ROBOTICS AND AUTOMATION, 2012, BAURU/SP. ROBOCONTROL- 5° WORKSHOP IN APPLIED ROBOTICS AND AUTOMATION, 2012.

16.
FERNANDES, C. C. ; SÁ, S. T. L. ; Gonçalves, Luiz M. G. . Ambiente de Simulação Bidimensional para Robótica Educacional. In: XI JORNADA PERUANA DE COMPUTACIÓN (JPC), 2012, Puno. XI JORNADA PERUANA DE COMPUTACIÓN (JPC), 2012.

17.
FERNANDES, C. C. ; SÁ, S. T. L. ; Gonçalves, Luiz M. G. . Uma Nova Abordagem em Robótica Educacional utilizando Simuladores e Kits de Robótica Livre.. In: Workshop of Robotics in Education, 2012, Fortaleza. III Workshop de Robótica Educacional, 2012.

18.
SILVA, A ; Aglae, A. ; SÁ, S. T. L. ; FERNANDES, C ; BARROS, R. P. ; Joany, Tássia ; Souza, Isaac ; AZEVEDO, S. O. . Experenciando a Robótica Educacional no ensino não-formal: O Caso da Empresa RoboEduc. In: Workshop of Robotics in Education, 2010, São Bernardo do Campo/ SP. Workshop de Robótica Educacional (WRE 2010), 2010.

19.
SILVA, A ; Aglae, A. ; SÁ, S. T. L. ; FERNANDES, C ; BARROS, R. P. ; AZEVEDO, S. O. ; BURLAMAQUI, A. ; Gonçalves, Luiz M. G. . Integração da Robótica Educacional na Formação de Professores do Ensino Infantil. In: Workshop de Robótica Educacional (WRE 2010), 2010, São Bernardo do Campo/ SP. Workshop de Robótica Educacional (WRE 2010), 2010.

20.
Aglae, A. ; SÁ, S. T. L. ; Coelho, M. G. P. . Robótica Eduacional Favorecendo a Inclusão Sócio-Digital de Estudantes. In: Workshop of Robotics in Education, 2010, São Bernardo do Campo/ SP. Workshop de Robótica Educacional (WRE 2010), 2010.

21.
SÁ, S. T. L.; Aglae, A. ; FERNANDES, C ; BARROS, R. P. ; Samuel O. de Azevedo ; BURLAMAQUI, A. ; Da Silva, Alzira Ferreira ; Gonçalves, Luiz M. G. . ROBOEDUC: A PEDAGOGICAL TOOL TO SUPPORT EDUCATIONAL ROBOTICS. In: Frontiers in Education, 2009, San Antonio, Texas. Proceedings of the Frontiers in Education, 2009.

22.
Aglae, A. ; SÁ, S. T. L. ; AZEVEDO, S. O. ; Gonçalves, Luiz M. G. ; FERNANDES, C ; BURLAMAQUI, A. ; BARROS, R. P. . O APRENDER BRINCANDO: A ROBÓTICA PEDAGÓGICA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL. In: XI International Symposium on Computers in Education, 2009, Coimbra, Portugal. XI International Symposium on Computers in Educatio, 2009.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BARROS, R. P. ; SÁ, S. T. L. ; Aglae, A. ; AZEVEDO, S. O. ; BURLAMAQUI, A. ; Gonçalves, Luiz M. G. . RoboEduc: Um Software para Programação em Níveis. In: Workshop de Informática na Educação - WIE 2010, 2010, Belo Horizonte/MG. Workshop de Informática na Educação - WIE 2010, 2010.

Apresentações de Trabalho
1.
FERNANDES, C ; SÁ, S. T. L. ; Gonçalves, Luiz M. G. . The Creation and Application of a Simulator in Educational Robotics. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
SÁ, S. T. L.; Gonçalves, Luiz M. G. . Ambiente de Desenvolvimento Web Multiplataforma Configurável para Robótica Educaional. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
SÁ, S. T. L.; Gonçalves, Luiz M. G. . RoboEduc: Uma Linguagem Simples e Intuitiva para Programação de Robôs. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
SÁ, S. T. L.; Gonçalves, Luiz M. G. . RoboEduc: Uma Ferramenta para Programação de Robôs LEGO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
SÁ, S. T. L.; Aglae, A. ; BARROS, R. P. ; FERNANDES, C ; Gonçalves, Luiz M. G. . RoboEduc: Ferramenta de Auxílio ao Ensino da Robótica Educacional. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
SILVA, A ; Aglae, A. ; SÁ, S. T. L. ; FERREIRA, C ; BURLAMAQUI, A. . A INCLUSÃO DA ROBÓTICA COMO SUPORTE PEDAGÓGICO NA ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
FERREIRA, C ; Aglae, A. ; SÁ, S. T. L. ; SILVA, A ; BURLAMAQUI, A. . Ensino de Conhecimentos Robóticos por meio do Software Educacional RoboEduc. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
SÁ, S. T. L.; BARROS, R. P. ; AZEVEDO, S. O. ; Gonçalves, Luiz M. G. . Programação textual para crianças e adolescentes. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
BARROS, R. P. ; SÁ, S. T. L. ; FERNANDES, C. C. ; BURLAMAQUI, A. ; Samuel O. de Azevedo ; Aglae, A. ; Gonçalves, Luiz M. G. . RoboEduc. 2008.

2.
BARROS, R. P. ; SÁ, S. T. L. ; Gonçalves, Luiz M. G. ; BURLAMAQUI, A. ; FERNANDES, C. C. ; Samuel O. de Azevedo ; Aglae, A. . RoboEduc. 2008.

Trabalhos técnicos
1.
SÁ, S. T. L.. Revisora de Artigos do Workshop of Robotics on Education. 2017.

2.
SÁ, S. T. L.. Revisora de Artigos do Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente - SBAI. 2017.

3.
SÁ, S. T. L.. Revisora de Artigos do Workshop of Robotics on Education. 2016.

4.
SÁ, S. T. L.. Revisora de Artigos do Latin American Robótics Symposium. 2016.

5.
SÁ, S. T. L.. Revisora de Artigos do Periódico Journal of Intelligent & Robotic Systems. 2016.

6.
SÁ, S. T. L.. Revisora de Artigos do Workshop of Robotics on Education. 2015.

7.
SÁ, S. T. L.. Revisora de Artigos do Periódico Journal of Intelligent & Robotic Systems. 2015.

8.
SÁ, S. T. L.. Revisora de Artigos do Workshop of Robotics on Education. 2014.

9.
SÁ, S. T. L.. Revisora de Artigos do Workshop of Robotics on Education. 2013.

10.
SÁ, S. T. L.. Revisora de Artigos da Escola Potiguar de Computação e suas Aplicações - EPOCA 2012. 2012.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SÁ, S. T. L.. Robótica como Recurso Didático. 2017.


Demais tipos de produção técnica
1.
Thomaz, Sarah. Minicurso de introdução a robótica. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
SÁ, S. T. L.; YANAGUIBASHI, E. . Minicurso de Robótica da Olimpíada Brasileira de Robótica. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
SÁ, S. T. L.. Uma Metodologia de Criação de Oficinas Interdisciplinares de Robótica. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
SÁ, S. T. L.; YANAGUIBASHI, E. . Minicurso da Olimpíada Brasileira de Robótica. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
SÁ, S. T. L.; YANAGUIBASHI, E. . Minicurso de Robótica da Olimpíada Brasileira de Robótica. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
Thomaz, Sarah; YANAGUIBASHI, E. . Robótica Educacional: Explorando novos temas em sala de aula. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
SÁ, S. T. L.. Robótica Educacional: Experiências e Práticas. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
SÁ, S. T. L.; YANAGUIBASHI, E. . Minicurso de Robótica da Olimpíada Brasileira de Robótica. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
SÁ, S. T. L.; FERNANDES, C . Minicurso de Robótica da Olimpíada Brasileira de Robótica - OBR 2013. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
SÁ, S. T. L.; FERNANDES, C . Minicurso de Robótica da Olimpíada Brasileira de Robótica - OBR 2012. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
SÁ, S. T. L.; FERNANDES, C . Minicurso de Robótica da Olimpíada Brasileira de Robótica - OBR 2011. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Teses de doutorado
1.
SÁ, S. T. L.; Gonçalves, Luiz M. G.; BURLAMAQUI, A.; GARCIA, L. T. S.; Aglae, A.; BARROS, R. P.; AZEVEDO, S. O.. Participação em banca de Carla da Costa Fernandes. Uma Metodologia de Avaliação Automática para Aulas de Robótica Educacional. 2017. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SÁ, S. T. L.; VIDAL, J. M. B.; NETO, E. B. W.. Participação em banca de Gustavo de Oliveira Guerino.Automatização baseada em sensores para monitoramento e controle de ambientes. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

2.
SÁ, S. T. L.; VIDAL, J. M. B.; NETO, E. B. W.. Participação em banca de Albert de Almeida Morato.Catu: Coleta e armazenamento de características ambientais. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

3.
SÁ, S. T. L.; SOUZA, A. J.; FREIRE, M. A.. Participação em banca de Anne Gonçalo de Oliveira.Desenvolvimento do módulo web do Projeto Nísia. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

4.
SÁ, S. T. L.; Plácido Souza; VIDAL, J. M. B.. Participação em banca de Ana Gonçalo de Oliveira.Virtual Bot: Simulador para Robótica em um Ambiente de Desenvolvimento Web de Interação Acadêmica. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
EXPOTEC ? Exposição Científica, Tecnológica e Cultural. Futebol de Robôs. 2017. (Feira).

2.
EXPOTEC ? Exposição Científica, Tecnológica e Cultural. Exposição de Robótica. 2017. (Feira).

3.
Workshop de Robótica Educacional 2017. 2017. (Congresso).

4.
Semana de Ciência Tecnologia e Extensão do IFRN.Robótica Educacional como Ferramenta para Inclusão Digital. 2016. (Simpósio).

5.
Workshop de Robótica Educacional - WRE 2016. 2016. (Congresso).

6.
Workshop de Robótica Educacional - WRE 2015. 2015. (Congresso).

7.
Workshop de Robótica Educacional - WRE 2014. 2014. (Congresso).

8.
XXII Congresso de Inciciação Científica. RoboEduc: uma linguagem simples e intuitiva para programação de robôs.. 2011. (Congresso).

9.
XXII Congresso de Iniciação Científica. Os dispositivos móveis no processamento de robôs de baixo custo. 2011. (Congresso).

10.
XXI Congresso de Iniciação Científica. RoboEduc: Uma Ferramenta para Programação de Robôs LEGO. 2010. (Congresso).

11.
XX Congresso de Iniciação Científica. Ensino de Conhecimentos Robóticos por meio do Software Educacional RoboEduc. 2009. (Congresso).

12.
XX Congresso de Iniciação Científica. A INCLUSÃO DA ROBÓTICA COMO SUPORTE PEDAGÓGICO NA ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2009. (Congresso).

13.
XX Congresso de Iniciação Científica da UFRN. RoboEduc: Ferramenta de Auxílio ao Ensino da Robótica Educacional. 2009. (Congresso).

14.
EPOCA - Escola Potiguar de Computação e suas Aplicações.Programação textual para crianças e adolescentes. 2008. (Outra).

15.
SINEC - Seminário de Informática e Engenharia de Computação. 2007. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
R. V. Aroca ; Tatiana Pazelli ; Cintia Aihara ; ORTIZ, D. ; SÁ, S. T. L. . Olimpíada Brasileira de Robótica. 2017. .

2.
SÁ, S. T. L.; SOARES, A. A. A. F. ; VILAS BOAS, J. ; YANAGUIBASHI, E. . Olímpiada Brasileira de Robótica - OBR RN. 2017. .

3.
SÁ, S. T. L.; Gonçalves, Luiz M. G. ; GARCIA, L. T. S. . Workshop de Robótica Educacional. 2017. (Congresso).

4.
SÁ, S. T. L.. Mostra Nacional de Robótica - MNR RN. 2017. .

5.
SÁ, S. T. L.; R. V. Aroca ; Gonçalves, Luiz M. G. . Workshop de Robótica Educacional. 2016. (Congresso).

6.
F. Vidal ; SÁ, S. T. L. ; SILVA, B. M. F. ; SANTANA JUNIOR, O. V. . Olimpíada Brasileira de Robótica - OBR RN - 2016. 2016. .

7.
SÁ, S. T. L.; BURLAMAQUI, A. . Olimpíada Brasileira de Robótica - Etapa Regional. 2015. .

8.
SÁ, S. T. L.; BURLAMAQUI, A. . Olimpiada Brasileira de Robótica - Etapa Regional. 2014. .

9.
SÁ, S. T. L.; Gonçalves, Luiz M. G. ; Dennis Barrios Aranibar . Latin American Robotics Symposium. 2013. (Congresso).

10.
BURLAMAQUI, A. ; Gonçalves, Luiz M. G. ; SÁ, S. T. L. ; FERNANDES, C. C. . Olimpíada Brasileira de Robótica. 2012. (Outro).

11.
Gonçalves, Luiz M. G. ; SÁ, S. T. L. ; Gonçalves, Andouglas ; FERNANDES, C ; BURLAMAQUI, A. . Olimpiada Brasileira de Robótica - OBR 2011. 2011. (Outro).

12.
Gonçalves, Luiz M. G. ; Dennis Barrios Aranibar ; Gianna Rodrigues de Araújo ; BARROS, R. P. ; SÁ, S. T. L. ; Da Silva, Alzira Ferreira . Olimpiada Brasileira de Robótica - OBR 2008. 2008. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Davi Vieira de Carvalho Lima. Metodologia de Criação de Jogos Eletrônicos Como Ferramenta Pedagógica Motivadora para Alunos dos Cursos Técnicos. Início: 2018 - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

2.
Felipe Eduardo da Silva Menezes. Metodologia de Criação de Jogos Eletrônicos Como Ferramenta Pedagógica Motivadora para Alunos dos Cursos Técnicos. Início: 2018 - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

3.
Davi Souto Neri. Desenvolvimento de um Simulador de Ambiente de Robótica Educacional Aplicado às Etapas Práticas da Olimpíada Brasileira de Robótica. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. (Orientador).

4.
Esther Aragao da Silva Santana. Plataforma de Coleta e Análise de Dados de Artigos Científicos a Partir de Técnicas de Mineração de Dados. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

5.
João Rafael Costa Ferreira da Silva. Metodologia de Criação de Jogos Eletrônicos Como Ferramenta Pedagógica Motivadora para Alunos dos Cursos Técnicos. Início: 2018 - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

6.
Lucas Moura do Nascimento. Desenvolvimento de um Simulador de Ambiente de Robótica Educacional Aplicado às Etapas Práticas da Olimpíada Brasileira de Robótica. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Sistemas Para Internet) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. (Orientador).

7.
Davi Souto Neri. Simulador de Ambiente de Ensino Aprendizagem em Robótica Educacional. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

8.
Saulo Daniel Ferreira Pontes. Desenvolvimento de um Simulador de Ambiente de Robótica Educacional Aplicado às Etapas Práticas da Olimpíada Brasileira de Robótica. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. (Orientador).

9.
Lucas Gabriel Amaro Pereira. Plataforma de Coleta e Análise de Dados de Artigos Científicos a Partir de Técnicas de Mineração de Dados. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

10.
Lucas Moura do Nascimento. Plataforma de Coleta e Análise de Dados de Artigos Científicos a Partir de Técnicas de Mineração de Dados. Início: 2018 - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Ana Gonçalo de Oliveira. Virtual Bot: Simulador para Robótica em um Ambiente de Desenvolvimento Web de Interação Acadêmica. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Orientador: Sarah Thomaz de Lima Sá.

Iniciação científica
1.
Annie Emanuelle Ferreira Batista. Desenvolvimento de Técnicas de Percepção Robótica Aplicada à Competições de Futebol de Robôs. 2017. Iniciação Científica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Orientador: Sarah Thomaz de Lima Sá.

2.
Maria Eduarda de Sales Barros. Desenvolvimento de Técnicas de Percepção Robótica Aplicada à Competições de Futebol de Robôs. 2017. Iniciação Científica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Orientador: Sarah Thomaz de Lima Sá.

3.
João Rafael Costa Ferreira da Silva. Desenvolvimento de Técnicas de Percepção Robótica Aplicada à Competições de Futebol de Robôs. 2017. Iniciação Científica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Orientador: Sarah Thomaz de Lima Sá.



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
SÁ, S. T. L.; R. V. Aroca (Org.) ; Gonçalves, Luiz M. G. (Org.) . Anais do VII workshop de robótica educacional. 7. ed. SBC, 2016. v. 1. 190p .


Cursos de curta duração ministrados
1.
Thomaz, Sarah; YANAGUIBASHI, E. . Robótica Educacional: Explorando novos temas em sala de aula. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
SÁ, S. T. L.; FERNANDES, C . Minicurso de Robótica da Olimpíada Brasileira de Robótica - OBR 2013. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
SÁ, S. T. L.; FERNANDES, C . Minicurso de Robótica da Olimpíada Brasileira de Robótica - OBR 2012. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
SÁ, S. T. L.; FERNANDES, C . Minicurso de Robótica da Olimpíada Brasileira de Robótica - OBR 2011. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
SÁ, S. T. L.. Robótica Educacional: Experiências e Práticas. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
SÁ, S. T. L.; YANAGUIBASHI, E. . Minicurso de Robótica da Olimpíada Brasileira de Robótica. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
SÁ, S. T. L.; YANAGUIBASHI, E. . Minicurso de Robótica da Olimpíada Brasileira de Robótica. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
SÁ, S. T. L.; YANAGUIBASHI, E. . Minicurso de Robótica da Olimpíada Brasileira de Robótica. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
SÁ, S. T. L.. Uma Metodologia de Criação de Oficinas Interdisciplinares de Robótica. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
SÁ, S. T. L.; YANAGUIBASHI, E. . Minicurso da Olimpíada Brasileira de Robótica. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SÁ, S. T. L.. Robótica como Recurso Didático. 2017.


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BURLAMAQUI, A. ; Gonçalves, Luiz M. G. ; SÁ, S. T. L. ; FERNANDES, C. C. . Olimpíada Brasileira de Robótica. 2012. (Outro).

2.
SÁ, S. T. L.; Gonçalves, Luiz M. G. ; Dennis Barrios Aranibar . Latin American Robotics Symposium. 2013. (Congresso).

3.
SÁ, S. T. L.; R. V. Aroca ; Gonçalves, Luiz M. G. . Workshop de Robótica Educacional. 2016. (Congresso).

4.
SÁ, S. T. L.; BURLAMAQUI, A. . Olimpíada Brasileira de Robótica - Etapa Regional. 2015. .

5.
SÁ, S. T. L.; BURLAMAQUI, A. . Olimpiada Brasileira de Robótica - Etapa Regional. 2014. .

6.
F. Vidal ; SÁ, S. T. L. ; SILVA, B. M. F. ; SANTANA JUNIOR, O. V. . Olimpíada Brasileira de Robótica - OBR RN - 2016. 2016. .

7.
R. V. Aroca ; Tatiana Pazelli ; Cintia Aihara ; ORTIZ, D. ; SÁ, S. T. L. . Olimpíada Brasileira de Robótica. 2017. .

8.
SÁ, S. T. L.; SOARES, A. A. A. F. ; VILAS BOAS, J. ; YANAGUIBASHI, E. . Olímpiada Brasileira de Robótica - OBR RN. 2017. .

9.
SÁ, S. T. L.; Gonçalves, Luiz M. G. ; GARCIA, L. T. S. . Workshop de Robótica Educacional. 2017. (Congresso).

10.
SÁ, S. T. L.. Mostra Nacional de Robótica - MNR RN. 2017. .



Outras informações relevantes


- Aprovada em concurso público para professor substituto de Matemática Discreta para Computação da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do norte (Edital nº 17/2012). 


- Aprovada em concurso público para professor substituto de Programação e Redes de Computadores da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Edital nº 20/2013).


- Aprovada em concurso público para professor substituto de Programação e Métodos Computacionais da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Edital nº 20/2013).


- Aprovada em concurso público para professor substituto de Eletrônica e Instrumentação da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Edital nº 40/2013).


- Aprovada no concurso público para professor efetivo de Arquitetura de Computadores e Sistemas Operacionais da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Edital nº003/2014).

- Aprovada no concuros público para professor efetivo de Sistemas Operacionais da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Edital nº009/2015).


- Chair do Workshop de Robótica Educacional 2015.


- Program Chair do Workshop de Robótica Educacional 2016.


- Organizing Chair do Workshop de Robótica Educacional 2016.


- Vice coordenadora nacional da modalidade teórica da Olimíada Brasileira de Robótica 2017.


- Membro da Sociedade Brasileira de Computação (SBC)



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