Gabriela Marcomini de Lima

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  • Última atualização do currículo em 01/11/2018


Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de Uberaba (2008). É especialista em Gestão e Manejo Ambiental na Agroindústria pela Universidade Federal de Lavras (2010), especialista em Docência do Ensino Superior (2011) e mestre em Tecnologia Ambiental pela Universidade de Ribeirão Preto (2014). Atua como docente e membro do colegiado do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas na modalidade EaD (2010 até o presente) e curso de Engenharia Ambiental (2015 até o presente), na Universidade de Uberaba. Atuou como docente da disciplina Proteção do Meio Ambiente no curso de pós-graduação lato sensu em Engenharia de Segurança do Trabalho (2017). Atuou como supervisora de área do subprojeto interdisciplinar Recantos de Minas: a percepção ambiental dialogada por meio da Arte, na escola Municipal Santa Maria (2015 a 2017). Atuou docente efetiva da educação básica na rede municipal de ensino, na cidade de Uberaba - MG (2014 a 2017). Atuou como coordenadora do Projeto "Pelas tramas da cidadania: os recursos hídricos em nossas mãos" inserido no Programa de Apoio à Produção de Material Didático para a Educação Básica Projeto Água (ANA/CAPES), atualmente ativo como projeto de extensão. É membro do Comitê de ética em pesquisas da Universidade de Uberaba. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Gabriela Marcomini de Lima
Nome em citações bibliográficas
LIMA, G. M.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de Uberaba, Educação a distância.
Avenida Nenê Sabino
Universitário
38055500 - Uberaba, MG - Brasil
Telefone: (34) 33198748


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2014
Mestrado profissional em Tecnologia Ambiental.
Universidade de Ribeirão Preto, UNAERP, Brasil.
Título: Desenvolvimento de correlação da formação de ácidos haloacéticos em água contendo substância húmica oxidada com cloro., Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Cristina Filomena Pereira Rosa Paschoalato.
Grande área: Engenharias
2011 - 2011
Especialização em Docência do Ensino Superior. (Carga Horária: 360h).
Faculdades Integradas de Jacarepaguá, FIJ, Brasil.
Título: Tecnologias educacionais: uma análise do processo histórico de introdução das tecnologias na educação brasileira.
Orientador: Tatiana Reis Fontes Monteiro.
2009 - 2010
Especialização em Gestão e Manejo Ambiental na Agroindústria. (Carga Horária: 705h).
Universidade Federal de Lavras, UFLA, Brasil.
Título: Destinação da vinhaça: um estudo de caso em usina de açúcar e álcool no triângulo mineiro.
Orientador: Cláudio Milton Montenegro.
2005 - 2008
Graduação em Ciências Biológicas.
Universidade de Uberaba, UNIUBE, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Hidrologia Geral. (Carga horária: 40h).
Agência Nacional de Águas, ANA, Brasil.
2016 - 2016
Formação de tutores Programa de Educação Ambiental e Agricultura Familiar. (Carga horária: 20h).
Ministério do Meio Ambiente e da Amazonia Legal, MMA, Brasil.
2015 - 2016
Monitoramento da Qualidade da Água de Rios e Reservatórios. (Carga horária: 40h).
Agência Nacional de Águas, ANA, Brasil.
2015 - 2015
Redação Científica Internacional. (Carga horária: 8h).
Universidade de Uberaba, UNIUBE, Brasil.
2010 - 2010
Project. (Carga horária: 9h).
Universidade de Uberaba, UNIUBE, Brasil.
2009 - 2009
Auditor Interno Ambiental NBR ISO 14001. (Carga horária: 16h).
Conêxito Consultoria e Engenharia, COMÊXITO, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Gestão de Recursos Hídricos. (Carga horária: 60h).
Associação Brasileira de Educação a Distância, ABED, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Avaliação de Impacto Ambiental. (Carga horária: 80h).
Associação Brasileira de Educação a Distância, ABED, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Curso de Campo em Ecologia Vegetal e Animal. (Carga horária: 30h).
Centro de Ensino Superior de Uberaba, CESUBE, Brasil.
2004 - 2004
Informática. (Carga horária: 114h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC Minas, SENAC/MG, Brasil.


Atuação Profissional



Prefeitura Municipal de Uberaba, PMU, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 18


Universidade de Ribeirão Preto, UNAERP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade de Uberaba, UNIUBE, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Docente EAD, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: bolsista de IC, Enquadramento Funcional: aluna bolsista, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista pela Fundação de Amparo à pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG) de agosto de 2007 a julho de 2008, realizando o trabalho de dosagem de polissacarídeo intracelular de Streptococcus mutans e colaborando com projetos de produção de biofilme e caracterização genética de linhagens de Streptococcus mutans. Bolsista pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento científico e tecnológico (CNPq) de julho a dezembro de 2008. Apresentação do trabalho "Determinação da produção de polissacarídeos intracelulares pela linhagem selvagem e mutantes morfológicos de Streptococcus mutans" no IX Seminário de Iniciação científica da Universidade de Uberaba, ocorrido em Novembro de 2008.


Geo Campo Consultoria de Meio Ambiente, GEO CAMPO, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária de biologia, Carga horária: 40
Outras informações
Experiência na realização de PCA/RCA e projetos ambientais (reflorestamento e recuperação de áreas degradadas).


Secretaria do Meio Ambiente de Uberaba, SEMA, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária do Zoológico Municipal de Uberaba, Carga horária: 12
Outras informações
Desenvolvimento de atividades de manejo animal, florestal e educação ambiental.


Centro de Triagem de Animais Silvestres - UFV, CETAS, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária de biologia, Carga horária: 6
Outras informações
Atuação na área de Manejo animal e educação ambiental.


Centro de Pesquisas Paleontológicas "Llewelyn Ivor Price", CPP, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Monitora, Enquadramento Funcional: Monitora na XV Semana dos Dinossauros, Carga horária: 40



Projetos de pesquisa


2015 - 2016
Pelas tramas da cidadania: os recursos hídricos em nossas mãos
Descrição: Projeto de produção de material didático virtual com o tema "Água", destinado à alunos das séries finais do ensino fundamental e ensino médio..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2015 - Atual
Perspectivas interdisciplinares na educação
Descrição: Esta proposta envolve um projeto temático (guarda-chuva) de uma pesquisa interinstitucional que visa identificar, analisar e discutir matrizes filosóficas e culturais que contribuíram como aportes ao surgimento e desenvolvimento do conceito de interdisciplinaridade. Este estudo abriga, ainda, dez subprojetos nessa temática interdisciplinar, além de uma proposta de iniciação científica, e buscará fundamentos para as diversas propostas. Estas envolvem pesquisas sobre o ensino da arte em cursos de pedagogia, educação socioambiental, fundamentos sobre o ensino em cursos de direito, formação humanística e interdisciplinar, projetos interdisciplinares do PIBID, dimensões afetivas na educação, ciência e arte, educação de jovens e adultos, direito e literatura, acessibilidade, ensino religioso, memória e história oral. Para o desenvolvimento do projeto temático opta-se por uma abordagem qualitativa e uma pesquisa teórica. Constituirão objeto de estudo as obras de filosofia e de antropologia. Para a leitura e interpretação dos livros selecionados optou-se pela hermenêutica fenomenológica, buscando-se explicitar o que se compreende do escrito pelos pensadores selecionados, construindo as asserções articuladas ou o sentido que se mostra nos textos lidos. As opções metodológicas apresentam peculiaridades em cada subprojeto..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Gabriela Marcomini de Lima - Integrante / Andréia Marega Luz - Integrante / Francienne Gois Oliveira - Integrante / Sueli Teresinha de Abreu Bernardes - Coordenador / André Luiz Teixeira Fernandes - Integrante / Maria Aura Marques Aidar - Integrante / Raimundo Márcio Mota de Castro - Integrante / Leonora de Abreu Bernardes - Integrante / Janete Aparecida Pereira Melo - Integrante / Elton Antônio Alves Pereira - Integrante / Geraldo Gonçalves de Lima - Integrante / Thaisa Haber Faleiros - Integrante / Humberto Marcondes Estevam - Integrante / Roberto Lins Marques - Integrante / Ana Silvia Cury Abbade Mendes - Integrante / Ana Keila Enes Andrade - Integrante / Kelly Gabriela Machado - Integrante / Welisson Marques - Integrante / Carlen Fonseca Gonçalves - Integrante / Paulo Dante Fornazier Leles Filho - Integrante / Trícia Beatriz Roza de Oliveira - Integrante / Cristina Alves de Souza Cardoso - Integrante / Maurício Reis Brasão - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
2015 - Atual
A educação socioambiental como instrumento para a melhoria da qualidade de vida nos centros urbanos: um estudo interdisciplinar
Descrição: A relação que existe entre meio ambiente e sociedade é uma realidade complexa da qual resultam não só efeitos positivos como também negativos. Fatores antrópicos podem alterar significativamente a estrutura do meio enquanto a qualidade deste interfere diretamente na saúde da coletividade. Já se sabe que a educação socioambiental e a atenção primária à saúde são importantes ferramentas para tornar saudável a relação entre meio ambiente e sociedade resultando em qualidade ambiental e qualidade de vida. Essa educação socioambiental caracteriza-se pela incorporação de dimensões sociais, políticas, econômicas, culturais, ecológicas e éticas, o que significa que ao tratar de qualquer problema ambiental, deve-se considerar todas as dimensões, em uma atitude interdisciplinar. Partindo desses pressupostos, parte-se da constatação de que os municípios da Mesorregião do Triângulo Mineiro são abastecidos por diversos rios, como Rio Uberaba, Rio Grande, Rio Paranaíba. Para proteger este manancial, têm sido criadas áreas de proteção ambiental (APAS). No interior dessas APAs estão instalados vários produtores, além de que uma porção de suas áreas estão inseridas em parte de centros urbanos. Porém, poucas são as ações desenvolvidas no interior dessas unidades de conservação, sobretudo ações junto aos moradores relativas à educação socioambiental, bem como a responsabilidade de cada pessoa enquanto morador da região. Diante do exposto, o presente trabalho tem por objetivo levar a educação socioambiental aos produtores rurais e suas famílias, informando sobre temas como responsabilidades dos indivíduos, as consequências de suas ações, orientações educacionais voltadas para a resolução dos problemas concretos do meio ambiente por meio de enfoques interdisciplinares e de uma participação ativa e responsável de cada indivíduo e da coletividade. Com aporte teórico abarca autores como Philippi Jr A, Pelicioni, M.C.F (2005); Minayo (2007); Leff (2001), a metodologia foi dividida em dois momentos, sendo eles: observação e análise regional; orientações educativas em organizações relacionadas ao produtor rural como sindicatos, CANACAMPO, AMUR, além das escola de educação básica, segundo o interesse dos mesmos. Espera-se com a realização deste projeto fornecer subsídios e sensibilizar os produtores acerca de seu papel na conservação do ambiente onde eles vivem e desenvolvem suas atividades. Esta proposta é um subprojeto do projeto temático "Perspectivas interdisciplinares na educação..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2014
Desenvolvimento de correlação da formação de ácidos haloacéticos em água contendo substância húmica oxidada com cloro.
Descrição: Os modelos matemáticos para previsão de formação de subprodutos da desinfecção são importante ferramenta para estimar quantitativamente os SPD na água clorada, sem que haja a necessidade da realização de procedimentos de extração e cromatografia, pois utilizam como variáveis fatores que afetam a formação de subprodutos, entre eles a matéria orgânica (COT e UV254), dosagem e tempo de contato com o desinfetante, temperatura e pH. Um modelo preciso, além de ser de grande utilidade para as ETAs, pode também facilitar a avaliação da utilização de desinfetantes e tratamentos alternativos para a água. O objetivo do presente trabalho foi desenvolver uma modelagem matemática para previsão de formação de ácidos haloacéticos, utilizando como base os modelos disponíveis na literatura e dados experimentais obtidos a partir da cloração de água contendo substância húmica comercial. Foram criados modelos de previsão da formação de ácidos haloacéticos totais e espécies individuais (ácido dicloroacético e tricloroacético), utilizando como variáveis o carbono orgânico total, UV-254 e demanda de cloro..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Gabriela Marcomini de Lima - Integrante / Cristina Filomena Pereira Rosa Paschoalato - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 1


Projetos de extensão


2018 - Atual
Pelas tramas da cidadania: os recursos hídricos em nossas mãos
Descrição: Projeto de extensão destinado a capacitação de professores da educação básica na aplicação dos materiais didáticos produzidos no âmbito do projeto Água, da Agência Nacional de Águas..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2016 - 2016
Formação de agentes populares na agricultura familiar - Uberaba
Descrição: Curso vinculado ao Programa de Educação Ambiental na Agricultura Familiar do Ministério do Meio Ambiente, cujo objetivo foi disseminar o conhecimentos de educação ambiental para pessoas vinculadas direta ou indiretamente à agricultura familiar..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2015 - Atual
Recantos de Minas: a percepção ambiental dialogada por meio da Arte
Descrição: Neste Projeto Interdisciplinar - Recantos de Minas: a percepção ambiental dialogada por meio da Arte, saberes oriundos dos cursos de Licenciaturas em Ciências Biológicas, História, Letras e Pedagogia serão estudados no contexto de Minas Gerais. A educação em Arte propicia o desenvolvimento do pensamento artístico, que caracteriza um modo particular de dar sentido às experiências das pessoas. Por meio de suas criações, serão estudados a sistematização e a produção de conhecimentos nas diferentes áreas, explicitando conteúdos, objetivos e especificidades, tanto no que se refere ao ensino à aprendizagem, quanto à Arte como manifestação humana, ampliando a sensibilidade, a percepção, a reflexão e a imaginação. O objetivo principal deste Subprojeto é fazer interagir os múltiplos saberes oriundos das áreas selecionadas, os conceitos científicos e relativos à natureza do conhecimento artístico e a imaginação criadora para criar um conhecimento que revele o modo de perceber, sentir e articular significados e valores que governam os diferentes tipos de relações do aluno do Ensino Fundamental, ao mesmo tempo em que forma o discente dos cursos de Licenciaturas para realizar atividades pedagógicas interdisciplinares na Educação Básica, proporcionando uma compreensão do mundo na qual a dimensão poética esteja presente: a arte ensina que é possível transformar continuamente a existência, que é preciso mudar referências a cada momento..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Projetos de desenvolvimento


2016 - 2016
Pelas tramas da cidadania: os recursos hídricos em nossas mãos

Projeto certificado pela empresa INSTITUTO AGRONELLI DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL em 03/02/2016.
Descrição: O objetivo do projeto foi a criação de materiais didáticos com o tema ?Água?, disponibilizados na forma de mídia, adaptáveis para uso em repositórios online, TV, internet, dispositivos móveis (tablets e celulares), com enfoque para a produção de textos informativos ilustrados (cartilha), vídeos, Jogos virtuais didáticos e aplicativo..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais.
3.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
LIMA, G. M.. Gestão de bacias hidrográficas e recursos hídricos. 1. ed. Londrina: Editora e distribuidora educacional S.A, 2018. 200p .

2.
LIMA, G. M.. Anatomia e fisiologia vegetal. 1. ed. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional, 2018. v. 1. 200p .

3.
LIMA, G. M.. Fontes Alternativas de Energia. 1. ed. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2017. 200p .

4.
LIMA, G. M.; BARATELLA, R. ; FERNANDES, A. L. T. ; BUCEK, E. U. . Pelas tramas da cidadania: os recursos hídricos em nossas mãos. 1. ed. Uberaba: Universidade de Uberaba, 2017. v. 1. 49p .

Capítulos de livros publicados
1.
LIMA, G. M.. Educação nutricional: a importância do ensino de nutrição no contexto socioeducativo. In: Universidade de Uberaba. (Org.). Ensino-aprendizagem de Ciências Biológicas. 1ed.Uberaba: Universidade de Uberaba, 2012, v. 2, p. 29-62.

2.
LIMA, G. M.. A distribuição dos seres vivos no tempo e no espaço. A vida na Terra. Uberaba: Uniube, 2011, v. 1, p. -.

3.
LUZ, A.M. ; LIMA, G. M. . As diferentes manifestações dos genes. Genética. 1ed.Uberaba: Universidade de Uberaba, 2011, v. 01, p. -.

4.
LIMA, G. M.. Genética de populações. Genética. 1ed.Uberaba: Universidade de Uberaba, 2011, v. 01, p. -.

5.
LIMA, G. M.. A influência dos fatores e elementos ambientais na distribuição dos seres vivos. A vida na Terra. Uberaba: Uniube, 2011, v. 1, p. -.

6.
LIMA, G. M.. Biogeografia - a distribuição dos seres vivos no tempo e no espaço. O ambiente e a distribuição geográfica dos seres vivos. 1ed.São Paulo: Pearson, 2010, v. , p. 113-148.

7.
LIMA, G. M.. O papel dos fatores e elementos ambientais na distribuição dos seres vivos. O ambiente e a distribuição geográfica dos seres vivos. 1ed.São Paulo: Pearson, 2010, v. , p. 153-187.

8.
LUZ, A.M. ; LIMA, G. M. . Suporte e Movimentação do corpo. Embriologia e histologia animal. 1ed.São Paulo: Pearson, 2010, v. , p. 125-157.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
LIMA, G. M.; BARATELLA, R. . Educação superior brasileira: avaliação e aprendizagens significativas. Revista de Estudios e Investigacion En Psicologia y Educación, 01 out. 2015.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LIMA, G. M.; BARATELLA, R. ; DUARTE, P. S. C. . Uso do jogo memoágua como ferramenta na educação ambiental. In: 11 ENTEC, 2017, Uberaba. Anais 11º ENTEC Uniube. Uberaba: Universidade de Uberaba, 2017.

2.
BARATELLA, R. ; LIMA, G. M. . V Congresso Brasileiro de Educação. In: V Congresso Brasileiro de Educação: Pesquisa e Formação de Professores: políticas e programas, 2015, Bauru. ANAIS do V CBE - Congresso Brasileiro de Educação - "Pesquisa e Formação de Professores: políticas e programas". Bauru: FC/UNESP-Bauru, 2015.

3.
LIMA, G. M.; BARATELLA, R. . A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EAD DE UMA UNIVERSIDADE MINEIRA: UM RETRATO HISTÓRICO DOS LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. In: VIII Encontro de Pesquisa em Educação / III Congresso Internacional de Trabalho docente e Processos Educativos, 2015, Uberaba MG. Anais VIII Encontro de Pesquisa em Educação / III Congresso Internacional de Trabalho docente e Processos Educativos, 2015.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
LIMA, G. M.; BARATELLA, R. . Tecnologia na educação ambiental: concepção e criação do jogo memoágua. In: III Encontro Institucional Pibid - Uniube, 2016, Uberaba. Anais do III Encontro Institucional Pibid - Uniube. Uberaba: Universidade de Uberaba, 2016.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
LIMA, G. M.; BARATELLA, R. . XIII CONGRESO INTERNACIONAL GALLEGO-PORTUGUÉS DE PSICOPEDAGOGÍA. In: XIII CONGRESO INTERNACIONAL GALLEGO-PORTUGUÉS DE PSICOPEDAGOGÍA, 2015, Coruña. LIBRO DE RESÚMENES DEL XIII CONGRESO INTERNACIONAL GALLEGO-PORTUGUÉS DE PSICOPEDAGOGÍA, 2015.

2.
LIMA, G. M.; THEDEI JUNIOR, G. . Determinação da produção de polissacarídeos intracelulares pela linhagem selvagem e mutantes morfológicos de Streptococcus mutans. In: IX Seminário de Iniciação científica, 2008, Uberaba MG. Anais do IX Seminário de iniciação científica 2008, 2008.

Apresentações de Trabalho
1.
LIMA, G. M.; PASCHOALATO, C. F. P. R. . Desenvolvimento de correlação da formação de ácidos haloacéticos em água contendo substância húmica oxidada com cloro.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
LIMA, G. M.. Destinação da vinhaça: um estudo de caso em usina de açúcar e álcool no triângulo mineiro.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
LIMA, G. M.; THEDEI JUNIOR, G. . Determinação da produção de polissacarídeos intracelulares pela linhagem selvagem e mutantes morfológicos de Streptococcus mutans. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
LIMA, G. M.; LUZ, A.M. . Enriquecimento ambiental com Tucanuçu (Ramphastos toco). 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
LIMA, G. M.; LUZ, A.M. . Densidade de carrapicho em trilhas e interior de mata de cerrado. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
LUZ, A.M. ; LIMA, G. M. ; GOTTI, I. A. . Gestão de emissões atmosféricas. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2017 (Revisão técnica).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
LIMA, G. M.. Relatório de controle ambiental - loteamento Parque das Aroeiras. 2010.

2.
LIMA, G. M.. Relatório de Controle ambiental - Parque dos girassóis II. 2010.


Demais tipos de produção técnica
1.
LIMA, G. M.. Formação de agentes populares de Educação Ambiental na Agricultura Familiar. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
FERNANDES, A. L. T. ; LIMA, G. M. ; BARATELLA, R. ; CUNHA, V. G. R. ; BUCEK, E. U. ; COSTA, M. G. ; AIDAR, R. . Água como fonte para a produção de alimentos. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo).

3.
LIMA, G. M.; AIDAR, R. ; BARATELLA, R. ; COSTA, M. G. ; BUCEK, E. U. ; CUNHA, V. G. R. . Água como fonte para a geração de energia elétrica. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo).

4.
LIMA, G. M.; AIDAR, R. ; BARATELLA, R. ; COSTA, M. G. ; BUCEK, E. U. ; CUNHA, V. G. R. . Tratamento de efluentes domésticos e reúso de água. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo).

5.
LIMA, G. M.; BARATELLA, R. ; COSTA, M. G. ; BUCEK, E. U. ; CUNHA, V. G. R. . Memoágua. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Jogo virtual).

6.
LIMA, G. M.; BARATELLA, R. ; COSTA, M. G. ; BUCEK, E. U. ; CUNHA, V. G. R. . Missão Planeta Água. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Jogo virtual).

7.
LIMA, G. M.; BARATELLA, R. ; COSTA, M. G. ; BUCEK, E. U. ; CUNHA, V. G. R. . Heróis dos mares. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - jogo virtual).

8.
LIMA, G. M.; BARATELLA, R. ; COSTA, M. G. ; BUCEK, E. U. ; CUNHA, V. G. R. . Cálculo de águas. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Aplicativo para celular).

9.
LIMA, G. M.; BARATELLA, R. ; AIDAR, R. ; CUNHA, V. G. R. ; BUCEK, E. U. ; COSTA, M. G. . Água como fonte para a produção de alimentos. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

10.
LIMA, G. M.; BARATELLA, R. ; AIDAR, R. ; COSTA, M. G. ; BUCEK, E. U. ; CUNHA, V. G. R. . Tratamento de efluentes domésticos e reúso de água. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

11.
LIMA, G. M.; BARATELLA, R. ; BUCEK, E. U. ; COSTA, M. G. ; CUNHA, V. G. R. . Heróis dos Mares. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Jogovirtual).

12.
LIMA, G. M.; BARATELLA, R. ; COSTA, M. G. ; CUNHA, V. G. R. ; BUCEK, E. U. . Memoágua. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Jogovirtual).

13.
LIMA, G. M.; BARATELLA, R. ; COSTA, M. G. ; CUNHA, V. G. R. ; BUCEK, E. U. . Missão planeta água. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Jogovirtual).

14.
LIMA, G. M.; COSTA, M. G. ; BARATELLA, R. ; BUCEK, E. U. ; CUNHA, V. G. R. . Cálculo de águas. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Aplicativoparacelular).

15.
LIMA, G. M.; BARATELLA, R. ; AIDAR, R. ; BUCEK, E. U. ; CUNHA, V. G. R. ; COSTA, M. G. . Água como fonte para a geração de energia hidrelétrica. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

16.
LIMA, G. M.. Destinação da vinhaça: um estudo de caso em usina de açúcar e álcool no triângulo mineiro. 2010. (Relatório de pesquisa).

17.
LIMA, G. M.; THEDEI JUNIOR, G. . Determinação da produção de polissacarídeos intracelulares pelas linhagens selvagem e mutantes morfológicos de Streptococcus mutans. 2008. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
LIMA, G. M.. Participação em banca de Maria Olívia Teixeira Gaia.ESTIMATIVA DA GERAÇÃO DE LODO EM UMA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA EM MINAS GERAIS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade de Uberaba.

2.
LIMA, G. M.. Participação em banca de Phelipe Camargo Barbosa.ANÁLISE DA EFICIÊNCIA TRATAMENTO DE EFLUENTE GERADOS NA LAVAGEM DOS CAMINHÕES. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade de Uberaba.

3.
LIMA, G. M.; OLIVEIRA, F. G.. Participação em banca de Paula Emília Naves Costa.DIAGNÓSTICO DE DESCARTE DE FÁRMCAOS E LEVANTAMENTO DO COMPORTAMENTO DOS CONSUMIDORES NO MUNICIPIO DE ARAXÁ. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade de Uberaba.

4.
LIMA, G. M.. Participação em banca de Paulo Henrique Borges Silva.MEDIDAS DE CONTROLE DE STOMOXYS CALCITRANS NO ENTORNO DE UMA USINA SUCROALCOOLEIRA NO TRIÂNGULO MINEIRO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade de Uberaba.

5.
LIMA, G. M.. Participação em banca de FELIPE KURIMORI CORREA.A UTILIZAÇÃO DO LODO DE ESGOTO DA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO NA PARA A RECUPERAÇÃO DE ÁREA DEGRADADA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade de Uberaba.

6.
LIMA, G. M.. Participação em banca de PÁBULLA BEATRIZ CUSTÓDIO OLIVEIRA.DOSAGEM DE METAIS PESADOS EM ÁGUA E SEDIMENTOS NA CALHA DO RIO UBERABA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade de Uberaba.

7.
LIMA, G. M.. Participação em banca de ROGER BRUNO SOUZA SANTOS.CARACTERISICAS DO LODO RESIDUAL DE UMA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade de Uberaba.

8.
LIMA, G. M.. Participação em banca de ANA LUÍSA VALERIANO PEREIRA.O USO DE MICRORRESERVATÓRIO DE DETENÇÃO EM LOTES PARA O CONTROLE NA FONTE DO ESCOAMENTO SUPERFICIAL. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade de Uberaba.

9.
LIMA, G. M.; LUZ, A.M.; SOUZA, T. Z.. Participação em banca de Virgílio Aparecido de Resende.Situação atual da sub-bacia hidrográfica do córrego do capão em Nova Ponte - MG - Brasil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade de Uberaba.

10.
LIMA, G. M.; LUZ, A.M.; SOUZA, T. Z.. Participação em banca de Stênio Garcia de Oliveira Dias.Destinação de resíduos urbanos na cidade de Miguelópolis. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade de Uberaba.

11.
LIMA, G. M.; LUZ, A.M.; SOUZA, T. Z.. Participação em banca de Viviane Fernanda Silva.Viabilidade do uso de produtos ecologicamente corretos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade de Uberaba.

12.
LIMA, G. M.; GOBBO, C. G. R.; FERREIRA, A. M.. Participação em banca de Daniela Silva Garcia.Análise de trihalometanos nos reservatórios da cidade de Uberaba. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade de Uberaba.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Formação continuada: tutoria afetiva. 2018. (Oficina).

2.
10 semana da água. Apresentação do projeto Pelas Tramas da Cidadania: os recursos hídricos em nossas mãos. 2017. (Feira).

3.
11 ENTEC.Uso do jogo memoágua como ferramenta na educação ambiental. 2017. (Encontro).

4.
Seminário Perspectivas Interdisciplinares na Educação.Lançamento do livro "Pelas tramas da cidadania: os recursos hídricos em nossas mãos". 2017. (Seminário).

5.
XVIII Seminário de Iniciação Científica e II Seminário de Extensão.Pelas tramas da cidadania: os recursos hídricos em nossas mãos. 2017. (Seminário).

6.
Encontro de Intercâmbio do Projeto Água.Projeto pelas tramas da cidadania: os recursos hídricos em nossas mãos. 2016. (Encontro).

7.
Expozebu dinâmica. Apresentação do projeto Pelas Tramas da Cidadania: os recursos hídricos em nossas mãos. 2016. (Exposição).

8.
III Encontro Institucional Pibid - Uniube.Coordenação de sala de apresentação de trabalho: Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação. 2016. (Encontro).

9.
III Encontro Institucional Pibid-Uniube.Tecnologia na educação ambiental: concepção e criação do jogo memoágua. 2016. (Encontro).

10.
III Encontro Institucional Pibid-Uniube.Comissão científica avaliadora. 2016. (Encontro).

11.
VII Encontro Mineiro sobre Investigação na Escola.Comissão científica avaliadora. 2016. (Encontro).

12.
28º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Desenvolvimento de correlação da formação de ácidos haloacéticos em água contendo substância húmica oxidada com cloro.. 2015. (Congresso).

13.
II Seminário Institucional do PIBID UNIUBE.EDUCAÇÃO SEXUAL: UMA ANÁLISE DO CONHECIMENTO DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO MUNICÍPIO DE UBERABA. 2015. (Seminário).

14.
V CBE - Congresso Brasileiro de Educação - "Pesquisa e Formação de Professores: políticas e programas". A AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: PERSPECTIVAS HISTÓRICAS E APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS. 2015. (Congresso).

15.
VI EMIE / II Seminário Institucional do PIBID UNIUBE.II Seminário Institucional do PIBID UNIUBE. 2015. (Seminário).

16.
VIII ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO E III CONGRESSO INTERNACIONAL DE TRABALHO DOCENTE E PROCESSOS EDUCATIVOS. 2015. (Congresso).

17.
Capacitação de professores das escolas de Uberaba - Fundação hemominas. 2014. (Oficina).

18.
Encontro de educadores da rede municipal de ensino. 2014. (Encontro).

19.
II Encontro de formação de professores / I Seminário PIBID-Uniube. 2014. (Encontro).

20.
Simpósio Internacional de Reúso de Água. 2012. (Simpósio).

21.
Tecnologias móveis na educação e implicações para o trabalho docente. 2012. (Outra).

22.
Atividade de Campo - Centro de Pesquisas Paleontológicas.Atividade de Campo Centro de Pesquisas Paleontológicas Llewellyn Ivor Price e Museu dos Dinossauros. 2011. (Oficina).

23.
III Encontro das Licenciaturas. 2008. (Encontro).

24.
IX Seminário de Iniciação Científica.Determinação da produção depolissacarídeos intracelulares pelas linhagens selvagem e mutantes morfológicos de Streptococcus mutans. 2008. (Seminário).

25.
II Encontro das Licenciaturas. 2007. (Encontro).

26.
III Simpósio Internacional de Biologia do Desenvolvimento. 2007. (Simpósio).

27.
10ª Edição Porteira Adentro.Zoológico Municipal de Uberaba. 2006. (Encontro).

28.
Conclusão do curso de Campo em EcologiaVegetal e Animal.Densidade de Carrapicho em Trilhas e Interior de Matas de Cerrado. 2006. (Oficina).

29.
Congresso Regional de Biotecnologia. 2006. (Congresso).

30.
Encontro das Licenciaturas. 2006. (Encontro).

31.
Semana das Licenciaturas.Enriquecimento ambiental com Tucauçu (Ramphastos toco). 2006. (Encontro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Mayara Silva Borges. Utilização dos resíduos de poda para aproveitamento energético. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Engenharia Ambiental) - Universidade de Uberaba. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Caroline Pereira Valle. Proposta para gerenciamento de resíduos sólidos em setor de educação a distância de uma universidade mineira. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade de Uberaba. Orientador: Gabriela Marcomini de Lima.



Educação e Popularização de C & T



Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
LIMA, G. M.; BARATELLA, R. ; AIDAR, R. ; CUNHA, V. G. R. ; BUCEK, E. U. ; COSTA, M. G. . Água como fonte para a produção de alimentos. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

2.
LIMA, G. M.; BARATELLA, R. ; AIDAR, R. ; COSTA, M. G. ; BUCEK, E. U. ; CUNHA, V. G. R. . Tratamento de efluentes domésticos e reúso de água. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

3.
LIMA, G. M.; BARATELLA, R. ; BUCEK, E. U. ; COSTA, M. G. ; CUNHA, V. G. R. . Heróis dos Mares. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Jogovirtual).

4.
LIMA, G. M.; BARATELLA, R. ; COSTA, M. G. ; CUNHA, V. G. R. ; BUCEK, E. U. . Memoágua. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Jogovirtual).

5.
LIMA, G. M.; BARATELLA, R. ; COSTA, M. G. ; CUNHA, V. G. R. ; BUCEK, E. U. . Missão planeta água. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Jogovirtual).

6.
LIMA, G. M.; COSTA, M. G. ; BARATELLA, R. ; BUCEK, E. U. ; CUNHA, V. G. R. . Cálculo de águas. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Aplicativoparacelular).

7.
LIMA, G. M.; BARATELLA, R. ; AIDAR, R. ; BUCEK, E. U. ; CUNHA, V. G. R. ; COSTA, M. G. . Água como fonte para a geração de energia hidrelétrica. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).



Outras informações relevantes


Profissional registrada junto ao Conselho Regional de Biologia - 4ª Região (CRBio - 04) sob registro 70290/04-D



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