Rafael Sbarai Santos Alves

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1996631675081466
  • Última atualização do currículo em 11/11/2017


Rafael Sbarai é Jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2004-2008) e mestre em Comunicação na linha ?Processos Midiáticos: Tecnologia e Mercado?, da Faculdade Cásper Líbero (2008-2010). Tem especialização em Inovação pelo MITx (Massachusetts Institute of Technology via edX). É Líder de Produto Digital de Esporte do Grupo Globo. É também professor de Jornalismo Digital, Jornalismo de Dados e Gestão de Negócio DIgital dos programas de graduação e pós-graduação da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). Lecionou a disciplina de Mídias Digitais do curso de pós-graduação de Jornalismo Contemporâneo da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Por seis anos, foi editor de mídia social e interatividade de VEJA. Ex-editor e repórter de esportes do portal iG. Áreas de atuação: jornalismo online, novas mídias, esporte, tecnologia, negócios. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rafael Sbarai Santos Alves
Nome em citações bibliográficas
SBARAI, Rafael

Endereço


Endereço Profissional
Editora Abril - Veja.com.
Av. das Nações Unidas, 7221
Pinheiros
05477-982 - Sao Paulo, SP - Brasil
URL da Homepage: http://veja.com


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2010
Mestrado em Comunicação e Mercado.
Faculdade Cásper Líbero, FCL, Brasil.
Título: Compreensão da construção do cidadão-repórter por intermédio dos modelos de colaboração em ambientes jornalísticos estruturados por tecnologias digitais conectadas,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Walter Teixeira Lima Junior.
Palavras-chave: jornalismo colaborativo; cidadão-repórter; jornalismo cidadão; jornalismo digital.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Setores de atividade: Educação.
2004 - 2008
Graduação em Jornalismo.
Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
Título: Uma análise da colaboração jornalística: mediação entre editores e cidadãos-repórteres no Brasil e no mundo.
Orientador: Professor Edson Capoano.
2001 - 2003
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Magno, MAGNO, Brasil.
1993 - 2000
Ensino Fundamental (1º grau).
Colégio Magno, MAGNO, Brasil.




Formação Complementar


2014 - 2015
Inovação e Comercialização.
Massachusetts Innovation & Technology, MITX, Estados Unidos.
2014 - 2014
Doing Journalism with Data.
European Journalism Centre, EJC, Inglaterra.


Atuação Profissional



Fundação Armando Álvares Penteado, FAAP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 2
Outras informações
Professor titular da disciplina de Empreendedorismo e Gestão de Negócios Digitais do curso de pós-graduação de Comunicação e Marketing e da disciplina de Pesquisa em Jornalismo do curso de graduação de Jornalismo

Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenador, Carga horária: 3
Outras informações
Coordenar o curso Comunicação e Análise de Dados na Era do Big Data

Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 3
Outras informações
Professor dos cursos de Otimização e Análise de Audiência e Jornalismo Digital no programa de Pós-Graduação de Comunicação


Universidade de Santo Amaro, UNISA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 16
Outras informações
Professor das seguintes disciplinas: Jornalismo Digital I Jornalismo Digital II Tecnologia da Comunicação Oficina de Novas Tecnologias e Linguagens Radiofônicas


Editora Abril - Veja.com, VEJA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2014
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Editor, Carga horária: 50, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Editor do site de VEJA e responsável pela área de mídia social da publicação

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Repórter, Carga horária: 50, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Consultor de novas mídias / Editor colaborativo / Estrategista de conteúdo web / Jornalista em Veja / Veja.com - Administrador de conteúdos colaborativos do projeto VEJA 40 ANOS ? O Brasil que queremos ser - Consultor na criação de blogs colaborativos e inserção da participação do cidadão na produção da informação em Veja.com


Internet Group do Brasil, IG, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2008
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Editor - iG, Carga horária: 44
Outras informações
Editor, Editor mobile e Consultor de Projetos Web


Rede Globo (Matriz - SP), GLOBO, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Supervisor Executivo de Produto Digital, Carga horária: 45
Outras informações
? Gestor do time Digital de Produto, formado por três pessoas multidisciplinares (em São Paulo e no Rio de Janeiro) e responsável pelas seguintes áreas: 1) Direitos Esportivos e Transmissão ao Vivo Digital: identificar oportunidades de novas e tradicionais modalidades, dialogar com as áreas operações e parceiras para que exista transmissões digitais nos sites de Esporte de propriedade do Grupo Globo, trabalhando em estreita colaboração com as equipes comerciais, marketing, distribuição, direitos e novos negócios para que atenda nossas missões e objetivos, mas sobretudo busque receita incremental à empresa 2) Estratégias e Modelo de Negócio: desenvolver e executar modelos de negócios e metas para as seguintes modalidades: Futebol, e-Sports (CS:GO, LOL, Fifa, PES), Surfe, Fórmula-1, Basquete (NBA e NBB), Vôlei, Natação, Futsal, Tênis e Jogos Olímpicos 3) Receitas: criar e desenvolver produtos digitais e ajudar a monetizá-los, em contato constante com a área Comercial para desenvolvimento de planos digitais e produtos com conceito inovador em sites e aplicativos (TV conectada e dispositivos móveis) 4) Métricas: Indicadores de desempenho por meio de ferramentas e relatórios de análise de audiência 5) Tecnologia: monitoramento e análise de potenciais fornecedores e plataformas para serem usadas digitalmente e constante diálogo com a área de desenvolvimento para conceber produtos de interesse ao público interno (jornalista) e externo (consumidores) por meio de APIs públicas e eventuais parcerias

Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Supervisor Executivo de Produto, Carga horária: 40
Outras informações
Responsável por coordenar uma equipe multidisciplinar de seis pessoas (em São Paulo e Rio de Janeiro), responsável pelos seguintes pilares: - Comunicação e Novos Negócios: Desenvolvimento de produtos digitais e relacionamento com clubes, confederações, produtores de conteúdos e qualquer relação esportiva com o Grupo Globo - Métricas: Indicadores de desempenho por meio de ferramentas e relatórios de análise de audiência - Desenvolvimento Comercial: Criação de soluções de projetos digitais para atender às necessidades das marcas e responsável pela integração entre as equipes Comercial e Editorial - Tecnologia: monitoramento e análise de fornecedores e plataformas para serem usadas digitalmente - Redes Sociais: análise, pesquisa e resultados obtidos por meio de redes sociais, além de parcerias para a criação de produtos esportivos a partir de APIs públicas - Cartola: gestão de produto do maior fantasy game do Brasil

Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: An. Produto Sênior, Carga horária: 40
Outras informações
? Responsável por estratégias digitais, desenvolvimento e criação de produtos em todas as plataformas, estudo de métricas e novos negócios, além da integração entre as equipes Comercial e Editorial ? Integrante da equipe de desenvolvimento do novo Cartola ? Professor do programa de atualização dos funcionários do GloboEsporte.com, ministrando aulas em temas como Inovação e Tendência


Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Mídia Digital, Carga horária: 4



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração/Especialidade: Jornalismo On-line.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Teoria da Informação.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2015
Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril.
2014
Prêmio Abril de Marketing, Editora Abril.
2012
Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril.
2011
Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril.
2010
Prêmio Compós de Teses e Dissertações, Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós).
2010
Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril.
2010
Prêmio Ethos de Responsabilidade Social, Escola Superior de Propaganda e Marketing.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SBARAI, Rafael2010 SBARAI, Rafael. Motivações do cidadão-repórter na produção jornalística em ambientes virtuais: incentivo, recompensa e reconhecimento. Revista Eletrônica CoMtempo, v. 02, p. 1/9-10, 2010.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SBARAI, Rafael. Para Entender as Mídias Sociais. 1. ed. São Paulo: São Paulo, 2011.

2.
SBARAI, Rafael. Processos e Produtos Midiáticos. 1. ed. SAO PAULO: SAO PAULO, 2011. v. 1. 170p .

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SBARAI, Rafael. O Twitter só não faz revolução. Mas ajuda. VEJA, 28 jan. 2011.

2.
SBARAI, Rafael. 'O Facebook vai superar o Google', diz 'biógrafo' da rede. VEJA, 26 out. 2010.

3.
SBARAI, Rafael. Eduardo Saverin, o brasileiro na história do Facebook. VEJA, VEJA, 26 out. 2010.

4.
SBARAI, Rafael. Por que o Facebook se tornou um gigante. VEJA, VEJA, 26 out. 2010.

5.
SBARAI, Rafael. Futuro do livro ainda está por ser escrito, diz John B. Thompson. VEJA, 15 ago. 2010.

6.
SBARAI, Rafael. O pássaro que ruge. Revista VEJA, 13 jun. 2010.

7.
SBARAI, Rafael. O Que Quer o Senhor das Redes. O Que Quer o Senhor das Redes.

8.
SBARAI, Rafael. Um milhão de fãs. Revista VEJA.

9.
SBARAI, Rafael. O mocinho vai prender o bandido... e 100 milhões de jovens querem ver. Revista VEJA.

10.
SBARAI, Rafael. O Facebook engole o mundo. Revista VEJA.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SBARAI, Rafael. A definição da participação do cidadão nos modelos colaborativos jornalísticos na web. In: III Simpósio Nacional ABCiber, 2009, São Paulo. III Simpósio Nacional ABCiber, 2009.

Outras produções bibliográficas
1.
SBARAI, Rafael. De Repente - Blog 2006 (De Repente).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SBARAI, Rafael. Participação em banca de André Mauricio Oliveira Dea. O Jornalismo Guiado por Dados como um diferencial na cobertura esportiva: uma análise do website 538 na Copa do Mundo de 2014. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação de Jornalismo Esportivo) - Fundação Armando Álvares Penteado.

2.
SBARAI, Rafael. Participação em banca de Juliana Stella Alves. WebTVs de clubes de futebol no YouTube: TV Palmeiras e Santos figuram entre as dez primeiras mais populares do mundo. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação de Jornalismo Esportivo) - Fundação Armando Álvares Penteado.

3.
SBARAI, Rafael. Participação em banca de George Luis Carvalho Raposo. A Importância do Jornalismo Colaborativo no Meio Esportivo On-line. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação de Jornalismo Esportivo) - Fundação Armando Álvares Penteado.

4.
SBARAI, Rafael. Participação em banca de Milena Antunes Berto. O Jornalismo de Base de Dados Aplicado à Editoria de Esportes: A Cobertura do The Guardian nas Olimpíadas 2012. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação de Jornalismo Esportivo) - Fundação Armando Álvares Penteado.

5.
SBARAI, Rafael. Participação em banca de Rafael Cardoso Campos. Historiografia da Equipe Líder: Uma Experiência com Características de Jornalismo Financiado no Rádio. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação de Jornalismo Esportivo) - Fundação Armando Álvares Penteado.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SBARAI, Rafael. Participação em banca de Luiz do Vale e Souza, Juliana Souza Leite e Marcelo Pereira.Reconecte. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário Sant'Anna.

2.
SBARAI, Rafael; BERTOCCHI, D.. Participação em banca de Gabriela Stripoli Mendes.Jornalismo para tablets: um roteiro de boas práticas para um produto jornalístico no iPad. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Digicorp: Curso de Gestão Integrada de Comunicação) - Universidade de São Paulo.

3.
SBARAI, Rafael; SBARAI, R.. Participação em banca de Allyne de Antoni Camargo.Seja Top, o blog da mulher bem sucedida. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade de Santo Amaro.

4.
SBARAI, Rafael. Participação em banca de Cauã Taborda.O uso do Twitter pelo governo de São Paulo do aluno Cauã Taborda.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

5.
SBARAI, Rafael. Participação em banca de Charles Antunes Leite.Koleções, a rede dos colecionadores. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Centro Universitário Sant'Anna.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Aula Magna - Unoeste.Por que a Comunicação precisa acompanhar os passos de Facebook e Google. 2017. (Encontro).

2.
Encontro de Inovação - Editora Globo.O que o Jornalismo precisa aprender com a Era da Plataforma. 2017. (Encontro).

3.
Fórum de Inovação - Amcham.Processos ? e inovação ? para buscar agilidade, foco e resultados no trabalho. 2017. (Seminário).

4.
Fórum de Jornalismo RPC.O impacto de um núcleo de Produto às empresas de mídia. 2017. (Encontro).

5.
International Symposium on Online Journalism (Isoj). 2017. (Simpósio).

6.
Social Media Week.O que o núcleo de Produto pode ensinar ao Jornalismo ? e à Comunicação. 2017. (Seminário).

7.
Social Media Week.O que o núcleo de Produto pode ensinar ao Jornalismo ? e à Comunicação. 2017. (Seminário).

8.
Wired Festival.O Futuro do Consumo de Conteúdo. 2017. (Encontro).

9.
YouPix CON.e-Sport: o mercado de Esportes e o mundo dos Games. 2017. (Encontro).

10.
7a Edição Pua.O novo caminho trilhado pelas redes sociais. 2016. (Encontro).

11.
Aberje Trends.Tendências em Mídias Digitais: Tecnologia, mercado e perfil do profissional. 2016. (Seminário).

12.
Aberje Trends.Tendências em Mídias Digitais: Tecnologia, mercado e perfil do profissional. 2016. (Seminário).

13.
Gestão em Comunicação nas Organizações Públicas e Privadas)a.A Comunicação Corporativa na Mídia Digital: o novo perfil do profissional. 2016. (Encontro).

14.
Inovação - GloboNews.O impacto do SxSW nos negócios de mídia. 2016. (Encontro).

15.
Semana RPC de Jornalismo.Por que precisamos mudar o Jornalismo. 2016. (Encontro).

16.
South by Southwest (SxSW). 2016. (Seminário).

17.
YouPix Con.O que o Snapchat pretende ser. 2016. (Simpósio).

18.
YouPix Hub.BiWho: o que é fazer sucesso na internet?. 2016. (Encontro).

19.
15 anos do curso de Jornalismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie.Convergência Midiática: como o mundo ? e o Jornalismo ? mudou em 15 anos. 2015. (Encontro).

20.
Aula Magna em Comunicação - FAAP.O impacto do Big Data na Comunicação. 2015. (Encontro).

21.
Campus Party 2015.Informação e tecnologia: A ciência por trás das experiências da mídia no Brasil. 2015. (Encontro).

22.
Evento Globo de Inovação.Inovação e Tendência em Comunicação Digital. 2015. (Encontro).

23.
Festival de Inovação - Trip Editora.O Futuro do Jornalismo. 2015. (Encontro).

24.
Festival Enter+.Empresas de Mídia e de Tecnologia. 2015. (Simpósio).

25.
Festival YouPix.Negócios Digitais. 2015. (Outra).

26.
Seminário de Jornalismo de Dados.Dados no universo do Jornalismo Esportivo. 2015. (Seminário).

27.
South by Southwest (SxSW). 2015. (Congresso).

28.
Universidade Presbiteriana Mackenzie - 15 anos de Jornalismo.Convergência Midiática: como o mundo ? e o Jornalismo ? mudaram em 15 anos. 2015. (Encontro).

29.
Aula Magna em Comunicação Digital - Senac.Futuro da Comunicação Digital e da Mídia Social. 2014. (Oficina).

30.
Campus Party 2014.Big Data, Data Visualization e suas participações no Jornalismo. 2014. (Encontro).

31.
Comunicação - Instituto Superior de Ciências Aplicadas.Comunicação Digital. 2014. (Encontro).

32.
Curso Abril de Jornalismo 2014.APIs públicas e Jornalismo Digital. 2014. (Encontro).

33.
Inovação - Editora Abril.A importância da semântica na criação de produtos digitais. 2014. (Encontro).

34.
9ª edição do Prêmio de Comunicação do Sistema Unimed.Prêmio de Comunicação. 2013. (Outra).

35.
Aula Magna em Comunicação Multimídia - FAAP-SP.O futuro do Jornalismo On-line. 2013. (Outra).

36.
Aula Magna em Mídias Digitais - PUC-MG.Como usar APIs públicas para produzir jornalismo. 2013. (Encontro).

37.
Aula Magna na disciplina de Jornalismo em Revista da Universidade de São Paulo (USP),.Jornalismo e Inovação. 2013. (Encontro).

38.
Campus Party 2013.Por Favor, Desliguem a Internet. 2013. (Encontro).

39.
Curso Abril de Jornalismo 2013.A importância para o Jornalismo dos dados nas Redes Sociais. 2013. (Encontro).

40.
IX Fórum de Editoração da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo.O poder da palavra no mundo digital. 2013. (Simpósio).

41.
Mostra de Conteúdos Virei Viral.O poder dos vídeos na rede. 2013. (Encontro).

42.
O Poder do Facebook em Debate.Facebook e Jornalismo: "frienemy". 2013. (Encontro).

43.
Semana da Comunicação no Centro Universitário Toledo.Os desafios do Jornalismo Digital. 2013. (Simpósio).

44.
Semana de Comunicação - Mackenzie.Jornalismo Multiplataforma. 2013. (Encontro).

45.
TV Decision e IBM.A revolução da mobilidade. 2013. (Encontro).

46.
Zona Cyber.O uso do Jornalismo nas redes sociais. 2013. (Encontro).

47.
14º Encontro Locaweb de profissionais da internet.mídias sociais em prol do seu negócio. 2012. (Encontro).

48.
14º Encontro Locaweb de profissionais da internet.Usando mídias sociais em prol do seu negócio. 2012. (Encontro).

49.
1º Seminário de Redes Sociais do Comunique-se.Práticas e tendências das mídias sociais na esfera do jornalismo global. 2012. (Oficina).

50.
1º Seminário de Redes Sociais do Comunique-se.Práticas e tendências das mídias sociais na esfera do jornalismo global. 2012. (Encontro).

51.
Aula Inaugural dos cursos de Jornalismo e Produção Editorial da Universidade Federal de Santa Maria.Jornalismo Digital, redes e liberdade de expressão. 2012. (Encontro).

52.
Campus Party 2012.Qual é o futuro do Jornalismo?. 2012. (Encontro).

53.
Desencontro.A importância do Facebook. 2012. (Encontro).

54.
Festival YouPix.As imagens são mesmo o coração das redes sociais?. 2012. (Encontro).

55.
Festival YouPix.Privacidade na rede e o uso freqüente de imagens na web. 2012. (Encontro).

56.
Novo Consumidor.Quem é o novo consumidor?. 2012. (Encontro).

57.
Novo Consumidor.A importância do Facebook. 2012. (Encontro).

58.
Semana de Fotografia da Editora Abril.O uso de imagens na web ? e plataformas móveis. 2012. (Encontro).

59.
Semana de Mídia Social da Editora Abril.Como conter crise nas redes sociais. 2012. (Encontro).

60.
Social Media Week Brasil.Desafio do grátis na internet. 2012. (Encontro).

61.
You Pix.A privacidade na rede. 2012. (Encontro).

62.
You Pix.As imagens são mesmo o coração das redes sociais?. 2012. (Encontro).

63.
19ª semana de Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero.Novas habilidades para o profissional de Jornalismo: aproximações entre Jornalismo e Ciências da Computação. 2011. (Seminário).

64.
1º Fórum Integrado de Comunicação de Montes Claros-MG.O Jornalismo morreu mesmo?. 2011. (Simpósio).

65.
Campus Party.Uso de mídia social em meios tradicionais. 2011. (Encontro).

66.
Compartilhando o Facebook.Facebook: o impacto de suas mudanças e o universo brasileiro. 2011. (Encontro).

67.
Curso Abril de Jornalismo - Editora Abril.Redes Sociais em mídias tradicionais. 2011. (Seminário).

68.
Mídias sociais e o Twitter como ferramenta de trabalho para jornalistas.Semana de Comunicação UNII na Editora Abril. 2011. (Simpósio).

69.
Semana de Calouros da Unisa.A Comunicação na Nova Mídia. 2011. (Seminário).

70.
Semana de Comunicação na Editora Abril.VEJA nas Redes Sociais. 2011. (Simpósio).

71.
Seminário Novas Liberdades. Liberdade na web. 2011. (Congresso).

72.
Social Media Week.Jornalismo e Redes Sociais. 2011. (Encontro).

73.
Social Media Week Brasil.Valores da Web - Já quebramos os Paradigmas de Mudança?. 2011. (Simpósio).

74.
Web em Destaque.Como a Tecnologia Mudou a Sociedade. 2011. (Simpósio).

75.
Workshop de Redes Sociais da ANER ? Associação Nacional de Editores de Revistas.O ?darwinismo jornalístico? nas redes sociais. 2011. (Simpósio).

76.
1° Painel de Mídias Digitais do IESB.O que faz um editor de mídia social. 2010. (Simpósio).

77.
3ª Semana Abril do Conhecimento 2010 - Editora Abril.O impacto das redes sociais nos negócios: como usá-las?. 2010. (Simpósio).

78.
Campus Party.Mobilidade e dispositivos móveis: o futuro da internet?. 2010. (Simpósio).

79.
Feira do Empreendedor, no SEBRAE.O impacto das plataformas sociais nos negócios. 2010. (Simpósio).

80.
Integração - Escola de Negócios.?Entendendo as Redes Sociais?: características, cases e dicas de conduta. 2010. (Oficina).

81.
IV Seminário Tendências Conectadas nas Mídias Sociais, realizado pelo jornalista Tiago Dória e professor Walter Lima, na Faculdade Cásper Líbero.O que faz um Editor de Mídia Social. 2010. (Oficina).

82.
Mashable Day.Editor de Mídia Social realmente existe?. 2010. (Encontro).

83.
Mídias Digitais - PUC-MG.Jornalismo, Tecnologia e Comunicação. 2010. (Oficina).

84.
Semana Estado de Jornalismo, do jornal Estado de S. Paulo.O que faz um editor de mídia social. 2010. (Oficina).

85.
V Encontro de Comunicação e Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie.Redes Sociais: Agilidade x Credibilidade. 2010. (Simpósio).

86.
3ª Semana de Comunicação da Faculdade Anhanguera de Santa Bárbara. Evolução dos meios de comunicação e o uso das plataformas sociais. 2009. (Congresso).

87.
Campus Party.Mobilidade. 2009. (Encontro).

88.
Faculdade Belas Artes.Boas práticas do Twitter para um curso na Faculdade Belas Artes. 2009. (Seminário).

89.
Palestra na Editora Abril.O uso da mídia social no Jornalismo. 2009. (Seminário).

90.
Palestra - Unicid.A evolução das redes sociais e a distribuição de informação. 2009. (Simpósio).

91.
Web Expo Forum.Boas práticas e usos do Twitter. 2009. (Seminário).



Outras informações relevantes


Outros Prêmios:
? Eleito segundo melhor post de 2007 em blogs brasileiros
? Terceiro Melhor Blog de Notícias no Prêmio iBest 2008
? Dez melhores blogs de Publicidade e Comunicação em 2008



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/10/2018 às 19:39:24