Simone Gomes da Costa

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2270280643824244
  • Última atualização do currículo em 10/06/2018


Mestre em Educação e doutoranda no Programa de Pós Graduação em Educação- Proped. Possui Especialização em Gênero e Sexualidade no Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos (CLAM/IMS/UERJ).Graduada em Pedagogia na Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro- UERJ. Atuou como Estagiária UERJ/Cetreina- Bolsa de Estágio Interno Complementar; como bolsista de Apoio Técnico a Pesquisa AT/CNPq, bolsista FAPERJ Treinamento e Capacitação Técnica (TCT) Nível 04. Trabalhou como apoio técnico na Coordenação da Educação a Distância do curso de Pedagogia consórcio UERJ/CEDERJ entre 02/2012 e 03/2013. Professora das , Séries Iniciais Ensino Fundamental na Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Simone Gomes da Costa
Nome em citações bibliográficas
COSTA, S. G.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação.
Rua São Francisco Xavier, 524 12º andar Sala 12037
Maracanã
20550900 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 23340600
Ramal: 40600
URL da Homepage: http://www.lab-eduimagem.pro.br/


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Educação.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: AUDIOVISUALIDADES E FORMAÇÃO DE PROFESSORAS-DISCUTINDO GÊNERO SEXUALIDADE NOS/COM OS COTIDIANOS ESCOLARES?.,
Orientador: Maria da Conceição da Silva Soares.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Currículo; Gênero; Formação de Professores.
2012 - 2014
Mestrado em Educação.
Programa de Pós Graduação em Educação, PROPED, Brasil.
Título: NARRATIVAS AUDIOVISUAIS E REDES DE SIGNIFICAÇÕES SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADES NOS/COM OS COTIDIANOS DE UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Maria da Conceição Silva Soares.
Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.
Palavras-chave: Cotidianos escolar; Educação; Gênero, Currículo, Cotidianos.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo.
Setores de atividade: Educação.
2010 - 2011
Especialização em Gênero e Sexualidade. (Carga Horária: 436h).
Instituto de Medicina Social, IMS, Brasil.
Título: ESPAÇOS, LINGUAGENS E CORPOS: PROBLEMATIZANDO AS QUESTÕES DE GÊNERO PRESENTES NO COTIDIANO ESCOLAR.
Orientador: Marcella Suarez Di Santo.
2006 - 2010
Graduação em PEDAGOGIA.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: MAGISTÉRIO, GÊNERO E MEMÓRIA.
Orientador: Dirceu Castilho Pacheco.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Formação Complementar


2011 - 2011
Formação de Tutor. (Carga horária: 60h).
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ, CECIERJ, Brasil.


Atuação Profissional



Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, PM/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Atividades

02/2014 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Professora Educação Infantil

Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista FAPERJ TCT, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Bolsa, Enquadramento Funcional: Bolsista FAPERJ TCT, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Bolsista AT/CNPq, Enquadramento Funcional: Bolsista AT/CNPq, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2013 - 07/2013
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa e Prática Pedagógica II
08/2012 - 12/2012
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa e Prática Pedagógica I
07/2012 - 12/2012
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cotidiano escolar
07/2010 - 12/2010
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cotidiano escolar (modalidade semi-presencial)
03/2010 - 07/2010
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cotidiano escolar: uma prática social em construção - modalidade semi-presencial

Sociedade Educacional Laranjeiras, C. LARANJEIRAS, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Professora Auxiliar, Carga horária: 30



Projetos de pesquisa


2015 - Atual
AS AUDIOVISUALIDADES E AS REDES DE SIGNIFICAÇÕES SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE TECIDAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORAS/ES ? UM ESTUDO COM VÍDEOS ESCOLARES CONTRA HOMOFOBIA COMPARTILHADOS NO YOUTUBE

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Maria da Conceição Silva Soares em 20/11/2015.
Descrição: Este projeto de pesquisa, em continuidade aos estudos que temos desenvolvido na interface currículo, narrativas audiovisuais e diferença, busca investigar, problematizar e alargar as redes de significações sobre gênero e sexualidade tecidas na formação de professores/as, dentro-fora do curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com o propósito de contribuir com as práticas-teorias que buscam pensar, desnaturalizar e combater a discriminação, a inferiorização e a violência contra mulheres e contra as pessoas consideradas como desviantes em relação aos modos hegemonicamente legitimados de experimentar as potências do corpo, tais como homossexuais, bissexuais, transexuais e transgêneros, entre outros, nos cotidianos escolares. Nosso interesse está na problematização dos processos de produção de conhecimentos e de subjetividades tecidos com as demandas curriculares da formação em suas articulações com as apropriações cotidianas de formas-conteúdos audiovisuais e com as múltiplas possibilidades de ação docente que se engendram nessa trama. Entendemos que a formação, como processo de invenção de si e de mundo, se tece com o que é aprendido nos diferentes contextos em que se vive, entre eles o dos usos das mídias. O recorte do estudo atual visa o mapeamento e a análise com os/as estudantes de Pedagogia de vídeos contra a homofobia produzidos como trabalhos escolares e divulgados no site de compartilhamento YouTube na internet. Em um levantamento exploratório, encontramos vídeos produzidos por estudantes de diferentes níveis em ensino, da educação básica à superior, das redes públicas e privadas de várias regiões do país, em diferentes disciplinas. Articulando múltiplos regimes de imagens (feitas com celular, webcam, máquina fotográfica, imagens de arquivo, etc), de sons (depoimentos, diálogos, leitura de textos, músicas, ruídos, silêncios, etc) e formatos (documentário, ficção, videoclipe, etc), essas narrativas audiovisuais se situam no limiar das audiovisualidades contemporâneas, embaçando fronteiras entre códigos, linguagens e recepção-produção. Essas produções, para além das técnicas e tecnologias, hibridizam também concepções teóricas e políticas sobre gênero e sexualidade e se constituem em um dos modos pelos quais o debate sobre a homofobia se forja e atravessa os cotidianos escolares, enfrentando e ao mesmo tempo compondo com as políticas educacionais e os programas governamentais. A pesquisa será desenvolvida em quatro eixos: 1) memórias fílmicas, a partir do qual pretendemos avançar no mapeamento do consumo e das apropriações de obras cinematográficas pelos/as estudantes de Pedagogia; 2) exibição de filmes produzidos pela indústria audiovisual (ficção e documentário) que abordam especificamente a temática de gênero e sexualidade, acompanhada por leitura de textos e debates sobre a questão proposta; 3) mapeamento, exibição e debates sobre os vídeos contra a homofobia produzidos por estudantes de diferentes redes de ensino e divulgados no YouTube, seguida da análise dessas produções visando à identificação das concepções teóricas e políticas que as atravessam; 4) produção de audiovisuais contra o preconceito e a violência contra mulheres e a população LGBT com as/os estudantes..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2014
NARRATIVAS AUDIOVISUAIS, REDES EDUCATIVAS E DIFERENÇA - MODOS SINGULARES/COLETIVOS DE IMAGINAR E SIGNIFICAR O MUNDO E O OUTRO E DE REINVENTAR AS PRÁTICAS/POLÍTICAS CURRICULARES
Descrição: Este projeto de pesquisa busca investigar, a partir do estudo das narrativas audiovisuais e das maneiras pelas quais professores e estudantes se apropriam delas, as relações entre os diversos modos de imaginar e significar o mundo e os outros que eles experimentam, as práticas/políticas curriculares que realizam e os posicionamentos éticos, estéticos e políticos que assumem, especialmente no enfrentamento entre os modos de subjetivação que se pretendem hegemônicos e às micropolíticas cotidianas que instituem outras significações, outras subjetividades e outros modos de existência. Nosso interesse está, dessa forma, especialmente na relação imaginação, experiência, educação e diferença, problematizando, com Homi Bhabha, a noção de diversidade, bem como as diferenças/identidades de gênero e sexualidade. Esta investigação está em consonância com outros estudos que desenvolvemos no mestrado, no doutorado (UFES) e no pós-doutorado em Educação (UERJ), sempre na interface educação, comunicação, cultura, subjetividade e redes educativas. Com Omar Rincón, partimos da premissa que as culturas audiovisuais juntam experiências e narrativas que produzem estilos de habitar sem chegar a conformar identidades plenas, constituindo assim laboratórios experimentais da sensibilidade e do pensamento. Com os pesquisadores que conformam a tendência em pesquisa nos/dos/com os cotidianos, compartilhamos que a pesquisa é também um lugar de intervenção e de ampliação das possibilidades para a ação e para o conhecimento. Assim, entendemos que nossas análises precisam considerar, além da compreensão das práticas já realizadas no entrecruzamento das redes de significações, o devir-imagético impulsionado com a pesquisa, ou seja, o vir a ser, o processo de subjetivação individual/coletivo em andamento a partir do momento que cada um e todos os envolvidos se põem a imaginar e a ficcionar sobre o mundo, sobre si e o outro e sobre as práticas educativas, inventado outros possíveis.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2012
REDES EDUCATIVAS E CULTURAIS E TESSITURA DE CONHECIMENTOS: PROCESSOS COTIDIANOS DE FORMAÇÃO PRESENCIAL E ON-LINE
Descrição: Este projeto visa a compreender como se tecem redes de conhecimentos em diferentes espaços/tempos nos quais se desenvolvem ações culturais e educativas. Para tal, parte do pressuposto de que os conhecimentos se tecem em redes (ALVES, 2008) das quais fazem parte valores, concepções e modos de estar no mundo dos diferentes sujeitos sociais. Assim, vamos entender que as relações entre diferentes campos de conhecimentos antes de ser de prevalência e superioridade de uns sobre outros é de enredamento e circularidade, dando origem a processos de influências mútuas. A partir dessas noções, o projeto se dedicará ao estudo de problemas enfrentados em diferentes redes educativas na contemporaneidade, por meio do trabalho de acompanhamento de grupos de crianças e jovens em formação, em seus contatos com processos formais de formação escolas e cursos de formação docente bem como em espaços de práticas culturais, notadamente aquelas que supõem manipulação de novas tecnologias ou que fazem parte de processos de formação identitária de sujeitos sociais subalternizados. Desenvolvendo a pesquisa em espaços escolares e sites, no campo da formação de professores e pesquisadores, presencial e on-line, pretendemos ampliar a compreensão das relações dialógicas que se estabelecem entre as redes de conhecimentos desses sujeitos produzindo conhecimento que contribua para a compreensão e aperfeiçoamento destas ações. Esperamos, ao final do desenvolvimento do Projeto, ter atingido os objetivos declarados, tendo ampliado a compreensão e tendo estabelecido relações entre as múltiplas redes de conhecimentos envolvidas/excluídas nas práticas culturais e educativas cotidianas. Do ponto de vista material, o objetivo é dotar a Faculdade de Educação de espaços apropriados para o desenvolvimento de atividades educativas e culturais, presencialmente e on-line, junto aos alunos de graduação e de pós-graduação envolvidos em processos formativos junto à Faculdade de Educação..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2010
MEMÓRIA IMAGÉTICA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO- algumas questões curriculares sobre um acervo fotográfico da UERJ
Descrição: O presente projeto tem como objetivo geral a organização do acervo fotográfico de J. Vitalino, fotógrafo oficial da UERJ, durante 26 anos (aposentou-se em junho/2008, na compulsória), de sua digitalização para colocá-lo à disposição de pesquisadores e outros interessados e de iniciar processos de pesquisas sobre este acervo. Os objetivos específicos são de três ordens: 1) organizar uma história institucional da UERJ, em torno da presença, nas fotografias e nas circunstâncias fotografadas do Reitor da Universidade; 2) organizar uma história do desenvolvimento de currículos na UERJ, quanto a dois aspectos principais: a) os praticantes docentes e discentes presentes nas fotografias; b) os espaçostempos das práticas curriculares que nelas aparecem a análise se dará quanto a duas questões principais: 1) a presença feminina nas fotografias; 2) a presença de afro-descendentes nas fotografias; 3) registrar a história de um fotógrafo oficial . Para o desenvolvimento desses eixos, as ações previstas são as seguintes: 1. digitalização das fotografias do acervo de J. Vitalino; 2. organização do acervo com a colaboração de seu autor; para tal, serão feitas entrevistas com J. Vitalino, registradas em vídeo; será respeitada e incorporada a organização feita por ele quanto aos 16 álbuns de contatos que já organizou (fotografias em P/B) e, após revelação dos inúmeros negativos (acreditamos que mais de 8000) mais recentes ainda não revelados (fotografias em cor), também em contato, organizar séries, discutindo com o autor; 3. análise do corpus organizado, permitindo a produção de resultados quanto aos três eixos de organização dos dados da pesquisa. O corpus da pesquisa conterá: a) séries de fotografias a serem analisadas, quanto ao 1º e ao 2o eixos; b) registro, em vídeo, das entrevistas com J. Vitalino. ..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Outros Projetos


2008 - 2009
Estágio Supervisionado e Prática de Ensino como uma nova perspectiva
Descrição: O projeto tem por objetivo apresentar abertura de mais instituições para estágio, visando à complementação da formação acadêmica e oferecer oportunidade de atualização e reflexão sobre a prática docente no cotidiano, agregando valores éticos inerente.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SOARES, M. C. S.2015SOARES, M. C. S. ; NOLASCO-SILVA, L. ; COSTA, S. G. . Tecnologias e educação: experiências didáticas na formação de professores. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, v. 14, p. 99-107, 2015.

2.
ALVES, Nilda Guimarães2010ALVES, Nilda Guimarães ; SOARES, Maria da Conceição ; MARQUES, Geovana. ; CAETANO, Aline ; BRANDÃO, Rebeca. ; COSTA, S. G. ; DIAS, Luiz Fernando . PRODUZINDO VÍDEOS NA ESCOLA: O USO DE ARTEFATOS CULTURAIS NA TESSITURA DE CONHECIMENTOS E SIGNIFICAÇÕES. Jornal Eletrônico Redes Educativas e Currículos Locais, v. I, p. 21, 2010.

3.
COSTA, S. G.2010COSTA, S. G.. O que não tem governo, nem nunca terá. Jornal Eletrônico Redes Educativas e Currículos Locais, v. 19 Ed, p. 01-02, 2010.

Capítulos de livros publicados
1.
COSTA, S. G.; SANTIAGO, N. ; BOING, M. C. . Entre putas e lutas - ou breves considerações sobre o filme Puta Luta. In: Virginia de Oliveira Silva; Janaine Aires. (Org.). Cinema Paraibano e Gênero. 1ed.João Pessoa - PB: Editora Xeroca, 2016, v. 1, p. 205-229.

2.
COSTA, S. G.; DALLAPICULA, C. ; PEDERZINI, C. V. . "Cavalheiros, liguem seus motores.... E que vença a melhor mulher!". Transposições- Lugares e fronteiras em sexualidade e educação. 2ed.Vitória- ES: EDUFES, 2015, v. 1, p. 41-56.

3.
COSTA, S. G.. As redes de saberes sobre gênero e sexualidade na formação de professores. In: Berenice Bento; Antônio Vladimir Félix-Silva. (Org.). Desfazendo gênero - educação da diferença, masculinidades, feminismos e literatura. 1ed.Natal-RN: EDUFRJ, 2015, v. 1, p. 47-67.

4.
COSTA, S. G.; DALLAPICULA, C. ; PEDERZINI, C. V. . "Cavalheiros, liguem seus motores... E que vença a melhor mulher!". In: Alexsandro Rodrigues; Catarina Dallapicula; Sergio da S. Ferreira. (Org.). Transposições - Lugares e Fronteiras em Sexualidade e Educação. 1ed.Vitória - ES: EDUFES, 2014, v. 1, p. 41-54.

5.
COSTA, S. G.; DALLAPICULA, C. . O povoado dos moinhos e algumas ecologias. In: Nilda Alves; Nívea Andrade. (Org.). Sonhos de Escolas. 1ed.Petrópolis: DP Alli, 2014, v. 1, p. 250-265.

6.
COSTA, S. G.; DALLAPICULA, C. ; CASTRO, M. C. . O cinema como potencializador das redes imagéticas de significações sobre gênero e sexualidade. In: Conceição Soares; Aristóteles Berino (org). (Org.). Educação e Imagem II: currículos e dispositivos de produção e circulação de imagens. 1°ed.Petrópolis: DP et Alii, 2013, v. 1, p. 161-179.

7.
COSTA, S. G.; PEIXOTO, Leonardo F. . Caminhando por entre corpos, gêneros e sexualidades. In: Marcelo Paraíso Alves; Denize Sepulveda. (Org.). Tecendo conhecimentos nas escolas. 1ºed.Petrópolis: DePetrus Editora, 2012, v. 01, p. 223-236.

8.
COSTA, S. G.. Sobre uma conversa e algumas fotografias- Professora Berê e o acervo de J. Vitalino. In: Nilda Alves. (Org.). Histórias de praticantes de uma universidade públic o acervo fotográfico J. Vitalino/UERJ. 1ºed.Rio de Janeiro: Laboratório Educação e Imagem, 2012, v. 1, p. 02-28.

9.
SOARES, Maria da Conceição da Silva ; COSTA, S. G. . O que não tem governo, nem nunca terá: um acervo fotográfico, uma imagem, um devir imagético. In: Nilda Alves. (Org.). Histórias de praticantes de uma universidade públic o acervo fotográfico J. Vitalino/UERJ. 1ºed.Rio de Janeiro: Laboratório Educação e Imagem, 2012, v. 01, p. 0-0.

10.
COSTA, S. G.; SILVA, Perseu . Gênero, imagens e currículos: mulheres in foco em um acervo imagético. O Olhar- o sentido da modernidade. Que sentidos na Contemporaneidade?. Rio de Janeiro: Laboratório Educação e Imagem, 2010, v. , p. -.

11.
COSTA, S. G.; SILVA, Perseu . Formação de Docentes e Multimídias- redes educativas e registros imagéticos. In: Nilda Alves. (Org.). Bolsistas de IC registram e pensam as reuniões da ANPED. 1ed.Rio de Janeiro: Laboratório Educação e Imagem, 2010, v. 1, p. -.

12.
COSTA, S. G.; BARCELOS, Thais ; ANDRADE, Nívea . A busca de ordem no arcevo- uma tarefa de todos na UERJ. In: Nilda Alves. (Org.). J. Vitalino: UMA MEMÓRIA IMAGÉTICA DA UERJ- Os primeiros anos. Rio de Janeiro: Laboratório Educação e Imagem, 2009, v. 1, p. -.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
COSTA, S. G.; SANTOS, A. A. S. ; FAGUNDES, A. I. J. ; OLIVEIRA, C. G. . AVALIAÇÃO DE POLOS DE APOIO PRESENCIAL DE EAD UM ESTUDO COMPARADO. In: Simposio Internacional de Educação a Distância, 2016, São Carlos - SP. Simposio Internacional de Educação a Distância. São Carlos: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA e ENCONTRO DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (, 2016. v. 1. p. 1-14.

2.
COSTA, S. G.; SANTIAGO, N. ; BOING, M. C. . CONSIDERAÇÕES SOBRE O FILME TOMBOY: DIÁLOGOS POSSÍVEIS ENTRE EDUCAÇÃO, CINEMA E SEXUALIDADE. In: VIII Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias: Movimentos Sociais e Educação, 2015, Rio de Janeiro. VIII Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias. Petrópolis RJ: DP Et Alli, 2015. v. 1. p. 1-8.

3.
COSTA, S. G.; SOARES, M. C. S. ; LOBIANCO, V. ; NOLASCO, L. . FABULANDO ESPAÇOS DE AUTORIA NOS/DOS/COM OS COTIDIANOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: SABERESFAZERES E ARTEFATOS TECNOCULTURAIS. In: IV Colóquio Internacional Educação Cidadania e Exclusão: didática e avaliação, 2015, Rio de Janeiro-RJ. Anais Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão: didática e avaliação. Campina Grande - PB: Realize Eventos e Editora, 2015. v. 1. p. 1-12.

4.
COSTA, S. G.; SANTIAGO, N. ; BOING, M. C. . Tomboy: um diálogo entre educação, cinema e sexualidade. In: III Seminário Nacional de Educação, Diversidade Sexual e Direitos Humanos, 2014, Vitória ES. III Seminário Nacional de Educação, Diversidade Sexual e Direitos Humanos. Vitória - ES: Periodicos UFES, 2014. v. 1. p. 1-10.

5.
COSTA, S. G.. Processos de subjetivação na formação de professores: cinema, gênero e sexualidade. In: VII Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias - s, 2013, Rio de Janeiro. VII Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias: transformações e subversões na atualidade. Rio de Janeiro - RJ: Clone Carioca, 2013. v. 1. p. 01-10.

6.
COSTA, S. G.. As redes de saberes sobre gênero e sexualidade na formação de professores. In: Seminario Internacional Desfazendo Gênero, 2013, Natal RN. Seminário Internacional Desfazendo o Gênero. Natal RN: Núcleo Tiresias, 2013. v. 1. p. 465-478.

7.
COSTA, S. G.. E se fosse verdade? Cinema, subjetividades e formação de professores. In: 5° SBECE/ 2° SIECE, 2013, Canoas - RS. 5° SBECE / 2° SIECE. São Leopoldo/ RS: Casa Leiria, 2013. v. 1. p. 1-7.

8.
COSTA, S. G.; SOARES, M. C. S. . EL CINE Y LAS REDES DE CONOCIMIENTO SOBRE GÉNERO Y SEXUALIDAD EN LA FORMACIÓN DE LOS PROFESORES.. In: VII Jornadas Nacionales sobre la formación del professorado: Narrativa(s), práctica(s) e Investigación(es), 2013, Mar del Plata. VII Jornadas Nacionales sobre la formación del professorado: Narrativa(s), práctica(s) e Investigación(es). Mar del Plata: s/ editora, 2013. v. 1. p. 1-7.

9.
COSTA, S. G.; SACRAMENTO, S. V. ; SOARES, M. C. S. . O Audiovisual como disparador de ressignificações sobre gênero e sexualidade em um curso de formação de professores. In: 4° Congressos de Letras Artes & Cultura, 2013, São João Del Rey - MG. 4° Congressos de Letras Artes & Cultura. São João Del Rey - MG: UFJF, 2013. v. 1. p. 1335-1341.

10.
DALLAPICULA, C. ; COSTA, S. G. . Jogos e sentidos: dev(er/ir) mulher nas mídias sociais. In: III Enlaçando sexualidades, 2013, Salvador BA. Anais do Seminário Enlaçando Sexualidades. Salvador BA: EDUNEB, 2013. v. 1. p. 1-12.

11.
COSTA, S. G.. NARRATIVAS CINEMATOGÁFICAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REDES DE SABERES SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE. In: V Seminário Vozes da Educação: formação docentes, experiências, políticas e memórias polifônicas, 2013, São Gonçalo RJ. V Seminário Vozes da Educação: formação docentes, experiências, políticas e memórias polifônicas. São Gonçalo RJ: Faculdade de Formação de professores, 2013. v. 1. p. 1-10.

12.
COSTA, S. G.. Gênero suas representações e significados: a contribuição dos estudos com os cotidianos. In: X Coloquio Sobre Questões Curriculares/ VI Coloquio Luso Brasileiro de Currículo, 2012, Belo Horizonte. X Coloquio Sobre Questões Curriculares/ VI Coloquio Luso Brasileiro de Currículo. Belo Horizonte-MG: UFMG, 2012. v. 1. p. 1-6.

13.
COSTA, S. G.; CASTRO, M. C. . Cinema, sexualidade e formação de professores: possibilidades de desconstrução da heteronormatividade. In: II Seminário nacional de educação, diversidade sexual e direitos humanos, 2012, Vitória - ES. Anais do Seminário Nacional de Educação, Diversidade Sexual e Direitos Humanos. Vitória: Periódicos UFES, 2012. v. 1. p. 0-12.

14.
COSTA, S. G.; SOARES, Maria da Conceição da Silva . O que não tem governo, nem nunca terá: um acervo fotográfico, uma imagem, um devir-imagético. In: VI Seminário Internaciona As Redes Educativas e as Tecnologias: práticas/teorias sociais na contemporaneidade, 2011, Rio de janeiro-RJ. VI Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias:práticas/teorias sociais na contemporaneidade. Rio de Janeiro: Clone Carioca, 2011.

15.
COSTA, S. G.; PEIXOTO, Leonardo F. . O meu e o seu: nossos corpos entrelaçados- Reflexões sobre currículo e cotidiano escolar. In: I Seminário Currículos , Cotidianos, Culturas e Formação de Educadores, 2011, Vitória- ES. I SEMINÁRIO CURRÍCULOS, CULTURAS, COTIDIANOS, E FORMAÇÃO DE EDUCADORES. Vitória-ES: Editoração Wagner dos Santos, 2011. v. 1. p. 1756-1767.

16.
COSTA, S. G.. Mulheres nos espaçostempos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro: relações de poder e questões de gênero. In: IV Congresso Internacional de Pesquisa (Auto) Biográfica (IV CIPA)., 2010, São Paulo. IV Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica, 2010.

17.
MACHADO, I. C. S. ; COSTA, S. G. . A trajetória de Negros e Negras na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. In: V Seminário Internacional As redes de Conhecimentos e suas Tecnologias os outros como legítimos OUTRO, 2009, Rio de Janeiro. V seminário Internacional AS redes de Conhecimentos e suas Tecnologias: os outros como legítimo Outro, 2009.

18.
COSTA, S. G.. CPM: o uso da história oral como metodologia de pesquisa. In: IX Congresso Iberoamericano de História da Educação Latino Americana, 2009, Rio de Janeiro. IX Cihela, 2009.

19.
COSTA, S. G.. A Presença Feminina no Acervo Fotográfico sa UERJ: questões de gênero e criação de currículos em espaçostempos cotidianos. In: IV Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Currículares: Diferença as Políticas de Currículo, 2009, João Pessoa. Anais (Colóquio Internacional Políticas e Práticas Curriculares. CD-Rom), 2009.

20.
COSTA, S. G.. A Presença Feminina no Acervo Fotográfico da Universidade do Estado do Rio de Janeiro: questões de gênero na criação de currículo nos espaçostempos. In: XIV Semana da Educação- 70 anos do curso de pedagogia no Brasil, 2009, Rio de Janeiro. XIV Semana da Educação- Anais, 2009.

21.
COSTA, S. G.; BARCELOS, Thais ; Rosa, Rebeca B. . A Trajetória de um Professor Negro na Universidade ? Questões Culturais e Currículo. In: 32º Reunião Anual da ANPED- Sociedade, cultura e educação: novas regulações?, 2009, Caxambu-MG. 32º Reunião Anual da ANPED- Sociedade, cultura e educação: novas regulações? Anais. Timbaúba-PE: Espaço Livre, 2009.

22.
COSTA, S. G.. Trajetórias de Formação: Memória e História. In: XIII Semana da Educação- educação, formação e sociedade: desafios contemporâneos, 2008, Rio de Janeiro. XIII Semana da Educação- Educação, formação e sociedade: desafios contemporâneo, 2008.

23.
COSTA, S. G.. Práticas de Formação Docente: história e memória. In: III CIPA- Congresso Internacional de Pesquisa (Auto) Biográfica, 2008, Natal- RN. III Cipa- Congresso Internacional de Pesquisa (Auto) Biográfica- Anais, 2008.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
COSTA, S. G.; CASTRO, M. C. . Cinema, sexualidade e formação de professores: possibilidades de desconstrução da heteronormatividade. In: II Seminário nacional de educação, diversidade sexual e direitos humanos, 2012, Vitória-ES. Anais do II Seminário de nacional de educação, diversidade sexual e direitos humanos. Vitória-ES: Periódicos UFES, 2012. v. 1. p. 0-0.

2.
COSTA, S. G.. A Presença feminina no acervo fotográfico da UERJ:questões de gênero e criação de currículos em espaçostempos diversificados. In: 20º Semana de iniciação Ciêntífica, 2011, Rio de Janeiro. 22º UERJ sem muros. Rio de Janeiro: UERJ, 2011. v. 1. p. 422-422.

3.
COSTA, S. G.. A Presença Feminina no Acervo Fotográfico sa UERJ: questões de gênero e criação de currículos em espaçostempos cotidianos. In: 19ª Semana da Iniciação Ciêntífica da UERJ- 21º UERJ Sem Muros, 2010, Rio de Janeiro. 19ª Semana da Iniciação Ciêntífica da UERJ- 21º UERJ Sem Muros, 2010.

4.
COSTA, S. G.. Sobre uma história da UERJ, contada por fotografias. In: 20º UERJ sem muros- 18ª SEMIC-UERJ Semana da Iniciação Ciêntífica, 2009, Rio de Janeiro. 20º UERJ sem muros- 18ª SEMIC-UERJ Semana da Iniciação Ciêntífica, 2009.

5.
COSTA, S. G.. Prática de Ensino e Estágio Supervisionado: caráter interdisciplinar e complexo. In: 19º UERJ sem Muros- 8ª Semana da Graduação, 2008, Rio de Janeiro. 19ª UERJ sem muros, 2008.

6.
COSTA, S. G.; Rosa, Rebeca B. . Prática de ensino e estágio supervisionado: caráter indisciplinar e complexo. In: 8º Semana de Graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2008, Rio de Janeiro. 19º UERJ sem muros. Rio de Janeiro: UERJ, 2008. v. 1.

Apresentações de Trabalho
1.
COSTA, S. G.; BOING, M. C. ; SANTIAGO, N. . CONSIDERAÇÕES SOBRE O FILME TOMBOY: DIÁLOGOS POSSÍVEIS ENTRE EDUCAÇÃO, CINEMA E SEXUALIDADE. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
COSTA, S. G.. As redes de saberes sobre gênero e sexualidade na formação de professores. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
COSTA, S. G.. E se fosse verdade? Cinema, subjetividades e formação de professores. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
COSTA, S. G.; SOARES, M. C. S. . EL CINE Y LAS REDES DE CONOCIMIENTO SOBRE GÉNERO Y SEXUALIDAD EN LA FORMACIÓN DE LOS PROFESORES.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
COSTA, S. G.; CASTRO, M. C. . Cinema, sexualidade e formação de professores: possibilidades de desconstrução da heteronormatividade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
COSTA, S. G.. Ma vie en rose: cinema, representações e identidade de gênero. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
COSTA, S. G.. Gênero suas representações e significados: a contribuição dos estudos com os cotidianos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
COSTA, S. G.; SOARES, Maria da Conceição da Silva . O que não tem governo, nem nunca terá: um acervo fotográfico, uma imagem, um devir imagético. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
COSTA, S. G.; PEIXOTO, Leonardo F. . O meu e o seu: nossos corpos entrelaçados- Reflexões sobre currículo e cotidiano escolar. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
COSTA, S. G.. A Presença Feminina no Acervo fotográfico da UERJ: gênero e criação de currículos em espaçostempos cotidianos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
COSTA, S. G.; MACHADO, I. C. S. . A Trajetória de Negros e Negras na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

12.
COSTA, S. G.. A Presença Feminina no Acervo Fotográfico da Universidade do Estado do Rio de Janeiro: questões de gênero na criação de currículo nos espaçostempos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
COSTA, S. G.. CPM: o uso da história oral como metodologia de pesquisa. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
COSTA, S. G.. A Presença feminina no acervo fotográfico da Universidade do Estado do Rio de Janeiro: questões de gênero e criação de currículo em espaçostempos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
COSTA, S. G.. Trajetórias de Formação: Memória e História. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
COSTA, S. G.. Práticas de Formação Docente: história e memória. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
COSTA, S. G.; Rosa, Rebeca B. . Prática de ensino e estágio supervisionado: caráter indisciplinar e complexo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Demais tipos de produção técnica
1.
COSTA, S. G.; PEIXOTO, Leonardo F. ; NASCIMENTO, D. V. . Gênero e sexualidade na educação infantil. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
COSTA, S. G.. Eu me remexo muito! ou sobre como filmes infantis nos dizem de relações de gênero e sexualidades. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
COSTA, S. G.; BARCELOS, Thais ; MACHADO, I. C. S. ; SILVA, Perseu . Oficina "Núcleo de Portas Abertas". 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
COSTA, S. G.; BARCELOS, Thais ; ALVES, N. ; MACHADO, I. C. S. ; Rosa, Rebeca B. . Educação: manifestos lutas e utopias. 2010. (Edição de vídeo 2ª edição).

5.
COSTA, S. G.; BARCELOS, Thais ; SILVA, Perseu ; ALVES, N. . Novo governo. Novas políticas?. 2010. (Edição de vídeo).

6.
COSTA, S. G.; SILVA, Perseu ; ALVES, N. ; BARCELOS, Thais ; MACHADO, I. C. S. . Sociedade, democracia e educação: qual universidade?. 2010. (Edição de vídeo).

7.
COSTA, S. G.; BARCELOS, Thais ; MACHADO, I. C. S. ; SILVA, Perseu . Vídeo apresentado na abertura da ANPED 2010. 2010. (Edição de vídeo).

8.
COSTA, S. G.; BARCELOS, Thais ; SILVA, Perseu ; MACHADO, I. C. S. . A pesquisa educacional entre conhecimentos, políticas e práticas:especificidades e desafios de uma área de saber. 2010. (Edição de vídeo).

9.
COSTA, S. G.; BARCELOS, Thais ; MACHADO, I. C. S. ; SILVA, Perseu . Educação cultura e conhecimento na contemporaneidade: desafios e compromissos. 2010. (Edição de vídeo).

10.
COSTA, S. G.; BARCELOS, Thais ; MACHADO, I. C. S. ; SILVA, Perseu ; ALVES, N. . Trinta anos de pesquisa e compromisso social. 2010. (Edição de vídeo).

11.
COSTA, S. G.; BARCELOS, Thais ; SILVA, Perseu ; MACHADO, I. C. S. ; ALVES, N. . Constituição brasileira, direitos humanos e educação. 2010. (Edição de vídeo).

12.
COSTA, S. G.; BARCELOS, Thais ; MACHADO, I. C. S. ; SILVA, Perseu ; ALVES, N. . Sociedade cultura e educação: novas regulações. 2010. (Filmagem e edição de vídeo).

13.
COSTA, S. G.; MACHADO, I. C. S. ; BARCELOS, Thais ; SILVA, Perseu . Intelectuais, conhecimentos e espaços públicos. 2010. (Edição de vídeo).

14.
CHAGAS, Claudia ; BARCELOS, Thais ; ALVES, N. ; MACHADO, I. C. S. ; SILVA, Perseu ; COSTA, S. G. . Oficina "Portas Abertas". 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
COSTA, S. G.; CUNHA, M. S.. Participação em banca de Adriano Costa da Silva. Gestão de cursos a distância: implementação de cursos a distância.. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PLANEJAMENTO, IMPLEMENTAÇÃO E GESTÃO DA EAD) - Universidade Federal Fluminense.

2.
COSTA, S. G.; CUNHA, M. S.. Participação em banca de Bruna Vanessa de Souza Xavier. Estratégias que motivem os alunos no aprendizado da matemática: o uso das novas tecnologias em sala de aula através de uma atividade com software WXMAXIMA. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PLANEJAMENTO, IMPLEMENTAÇÃO E GESTÃO DA EAD) - Universidade Federal Fluminense.

3.
COSTA, S. G.; CUNHA, M. S.. Participação em banca de Deilson da Silva. Uma estratégia para ensinar funções. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PLANEJAMENTO, IMPLEMENTAÇÃO E GESTÃO DA EAD) - Universidade Federal Fluminense.

4.
COSTA, S. G.; CUNHA, M. S.. Participação em banca de Adelaide da Silva Mota Oliveira. AS MÍDIAS SOCIAIS NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO E SUA INFLUÊNCIA NA APRENDIZAGEM. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PLANEJAMENTO, IMPLEMENTAÇÃO E GESTÃO DA EAD) - Universidade Federal Fluminense.

5.
COSTA, S. G.; CUNHA, M. S.. Participação em banca de Angélica De Abreu Barbosa. FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: Uma abordagem Teórica sobre as Teorias de Aprendizagem para EAD. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PLANEJAMENTO, IMPLEMENTAÇÃO E GESTÃO DA EAD) - Universidade Federal Fluminense.

6.
COSTA, S. G.; CUNHA, M. S.. Participação em banca de Edilaine Aguiar Lemos Freire. Mídias de comunicação: seu impacto nos cursos de educação a distância. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PLANEJAMENTO, IMPLEMENTAÇÃO E GESTÃO DA EAD) - Universidade Federal Fluminense.

7.
COSTA, S. G.; BEZERRA, A. B. C.. Participação em banca de DANILO BUENO PEREIRA. CONHECENDO O PERFIL DO ALUNO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: ANALISE DO PERFIL DOS ALUNOS DO PDDE ­ PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA FNDE ­ MEC NA MODALIDADE EAD. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PLANEJAMENTO, IMPLEMENTAÇÃO E GESTÃO DA EAD) - Universidade Federal Fluminense.

8.
COSTA, S. G.; BEZERRA, A. B. C.. Participação em banca de ELISANGELA VANESSA ALVES. CONHECENDO O PERFIL DO ALUNO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: CONSIDERAÇÕES SOBRE O PERFIL E OPINIÕES DOS ALUNOS DO PNL ? PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO ? FNDE ? MEC NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PLANEJAMENTO, IMPLEMENTAÇÃO E GESTÃO DA EAD) - Universidade Federal Fluminense.

9.
COSTA, S. G.; BEZERRA, A. B. C.. Participação em banca de FLÁVIA LIARA MASSAROTO CESSEL CHAGAS. CONHECENDO O PERFIL DO ALUNO NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: IDENTIFICANDO FATORES DIFICULTADORES QUE PODEM LEVAR À EVASÃO A PARTIR DO DETALHAMENTO DO PERFIL DE ALUNOS INGRESSANTES NO CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA MODALIDADE À DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG). 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PLANEJAMENTO, IMPLEMENTAÇÃO E GESTÃO DA EAD) - Universidade Federal Fluminense.

10.
COSTA, S. G.; BEZERRA, A. B. C.. Participação em banca de ANELIANE CRISTINA PINTO. AS COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS DOS TUTORES - INFLUÊNCIAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PLANEJAMENTO, IMPLEMENTAÇÃO E GESTÃO DA EAD) - Universidade Federal Fluminense.

11.
COSTA, S. G.; BEZERRA, A. B. C.. Participação em banca de DANIEL FRANCISCO DE ANDRADE. AS COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS DOS TUTORES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PLANEJAMENTO, IMPLEMENTAÇÃO E GESTÃO DA EAD) - Universidade Federal Fluminense.

12.
COSTA, S. G.; BEZERRA, A. B. C.. Participação em banca de MILTON CÉSAR DE ALMEIDA. MÍDIA X RECURSOS MULTIMÍDIA: DESAFIOS E DIFICULDADES. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PLANEJAMENTO, IMPLEMENTAÇÃO E GESTÃO DA EAD) - Universidade Federal Fluminense.

13.
COSTA, S. G.; BEZERRA, A. B. C.. Participação em banca de REJANE ALVES DE ALMEIDA. A COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E AS TECNOLOGIAS ENVOLVIDAS. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PLANEJAMENTO, IMPLEMENTAÇÃO E GESTÃO DA EAD) - Universidade Federal Fluminense.

14.
COSTA, S. G.; BEZERRA, A. B. C.. Participação em banca de VINICIUS CARLOS DA SILVA. INTER-RELAÇÃO ENTRE MATERIAIS VIRTUAIS E IMPRESSOS NA EAD. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PLANEJAMENTO, IMPLEMENTAÇÃO E GESTÃO DA EAD) - Universidade Federal Fluminense.

15.
COSTA, S. G.; BEZERRA, A. B. C.. Participação em banca de VIVIAN MONTEZANO CRUZ. OS EFEITOS DA UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS IMPRESSOS E DE RECURSOS MULTIMÍDIA NA RELAÇÃO DE ENSINO/APRENDIZAGEM. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PLANEJAMENTO, IMPLEMENTAÇÃO E GESTÃO DA EAD) - Universidade Federal Fluminense.

16.
COSTA, S. G.; BEZERRA, A. B. C.. Participação em banca de PÂMELLA SCAPIM LEMES STUCK. A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COM O APOIO DO FACEBOOK COMO MEIO FACILITADOR DE COMUNICAÇÃO. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PLANEJAMENTO, IMPLEMENTAÇÃO E GESTÃO DA EAD) - Universidade Federal Fluminense.

17.
COSTA, S. G.; BEZERRA, A. B. C.. Participação em banca de TÚLIO ROBERTO DE FREITAS. : A INTERFACE ENTRE O FACEBOOK E O MOODLE COMO ARTICULAÇÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PLANEJAMENTO, IMPLEMENTAÇÃO E GESTÃO DA EAD) - Universidade Federal Fluminense.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IV Colóquio Internacional Educação Cidadania e Exclusão: didática e avaliação. FABULANDO ESPAÇOS DE AUTORIA NOS/DOS/COM OS COTIDIANOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: SABERESFAZERES E ARTEFATOS TECNOCULTURAIS. 2015. (Congresso).

2.
VIII Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias: Movimentos Sociais e Educação.CONSIDERAÇÕES SOBRE O FILME TOMBOY: DIÁLOGOS POSSÍVEIS ENTRE EDUCAÇÃO, CINEMA E SEXUALIDADE. 2015. (Seminário).

3.
5° SBECE/ 2° SIECE.E se fosse verdade? Cinema, subjetividades e formação de professores. 2013. (Seminário).

4.
Seminario Internacional Desfazendo Gênero.As redes de saberes sobre gênero e sexualidades na formação de professores. 2013. (Seminário).

5.
VII Jornadas Nacionales sobre la formación del professorado: Narrativa(s), práctica(s) e Investigación(es). EL CINE Y LAS REDES DE CONOCIMIENTO SOBRE GÉNERO Y SEXUALIDAD EN LA FORMACIÓN DE LOS PROFESORES.. 2013. (Congresso).

6.
VII Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias - s.Processos de subjetivação na formação de professores: cinema, gênero e sexualidade. 2013. (Seminário).

7.
II Seminário Nacional de Educação, Diversidade Sexual e Direitos Humanos.Cinema, sexualidade e formação de professores: possibilidades de desconstrução da heteronormatividade. 2012. (Seminário).

8.
IV Congresso Internacional Cotidiano Diálogos Sobre Diálogos. Ma vie en rose: cinema, representações e identidade de gênero. 2012. (Congresso).

9.
X Coloquio Sobre Questões Curriculares/ VI Coloquio Luso Brasileiro de Currículo.Gênero, suas representações e significados: a contribuição dos estudos com os cotidianos. 2012. (Outra).

10.
20º Semana de iniciação ciêntífica.A Presença feminina no acervo fotográfico da UERJ:questões de gênero e criação de currículos em espaçostempos diversificados. 2011. (Outra).

11.
I SEMINÁRIO CURRÍCULOS, CULTURAS, COTIDIANOS, E FORMAÇÃO DE EDUCADORES.O meu e o seu: nossos corpos entrelaçados- Reflexões sobre currículo e cotidiano escolar. 2011. (Seminário).

12.
VI Seminário Internaciona As Redes Educativas e as Tecnologias: práticas/teorias sociais na contemporaneidade.O que não tem Governo, nem nunca térá: um acervo fotográfico, uma imagem, um devir-imagético. 2011. (Seminário).

13.
19º Semana da iniciação ciêntífica.A Presença feminina no acervo fotográfico da UERiJ: questões de gênero e criação de currículo em espaçostempos. 2010. (Outra).

14.
33ª Reunião Anual da ANPED. 2010. (Outra).

15.
III Congresso Internacional Cotidiano: Diálogos sobre Diálogos. 2010. (Congresso).

16.
IV Congresso Internacional de Pesquisa (Auto) Biográfica. 2010. (Congresso).

17.
Relações Raciais no Brasil- As Políticas de Cotas na UERJ. 2010. (Seminário).

18.
Seminário Estadual de Lésbicas e Mulhers Bissexuais. 2010. (Seminário).

19.
Seminário Relações Raciais no Brasil: Mulheres Negras. 2010. (Seminário).

20.
Seminário Relações Raciais no Brasil- Heróis negros: a desmistificação da imagem do negro no Brasil. 2010. (Seminário).

21.
Seminário Relações Raciais no Brasil- Heróis Negros: a desmistificação da imagem do negro no Brasil. 2010. (Congresso).

22.
V Seminário do Laboratório Educação e Imagem.Gênero, Imagens e Currículos: mulheres in foco em um acervo imagético. 2010. (Seminário).

23.
XV Endipe- Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 2010. (Encontro).

24.
"Pro dia Nascer Feliz". 2009. (Oficina).

25.
20ª UERJ Sem Muros.Sobre uma história da UERJ, contada por fotografias. 2009. (Outra).

26.
32ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. 2009. (Outra).

27.
7º Encontro Nacional Universitários e Diversidade Sexual. 2009. (Encontro).

28.
IV Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Currículares: Diferença as Políticas de Currículo.A Presença feminina no acervo fotográfico da UERJ:questões de gênero e criação de currículos em espaçostempos cotidianos. 2009. (Outra).

29.
IX Congresso Iberoamericano de História da Educação Latino Americana. CPM: o uso da história oral como metodologia de pesquisa. 2009. (Congresso).

30.
Michel Foucault, processos de subjetivação e práticas de si: a invenção de formas de vida resistentes na educação. 2009. (Oficina).

31.
Sexualidades e escola. 2009. (Oficina).

32.
V Seminário Internacional As Redes de Conhecimentos e suas tecnologias: os outros como legítimo OUTRO.A trajetória de Negros e Negras na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 2009. (Seminário).

33.
XIV Semana da Educação.A Presença feminina no acervo fotográfico da Universidade do Estado do Rio de Janeiro: questões de gênero e criação de currículo em espaçostempos. 2009. (Outra).

34.
A entrevista narrativa como pesquisa social: análise de uma entrevista segundo o método proposto por Fritz Schütze. 2008. (Oficina).

35.
Congresso Internacional de Pesquisa (auto)biográfica III CIPA. Práticas de formação docente: história e memória. 2008. (Congresso).

36.
XIII Semana da Educação- Educação, formação e sociedade: desafios contemporâneos. Trajetórias de Formação: Memória e História. 2008. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
COSTA, S. G.; CAMPOS, M. S. N. ; OLIVEIRA, Inês B. ; PASSOS, M. C. P. . VIII Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias: Movimentos sociais e educação. 2015. (Congresso).

2.
COSTA, S. G.. VII Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias: transformações e subversões na atualidade. 2013. (Congresso).

3.
COSTA, S. G.; CAMPOS, M. S. N. ; BULCAO, H. L. ; ALVES, N. ; OLIVEIRA, Inês B. . Bonecas para um Combate. 2013. (Exposição).

4.
COSTA, S. G.; CHAGAS, Claudia ; OLIVEIRA, Inês B. . VI Seminário Internacional as redes educativas e as tecnologias: práticas/teorias sociais na contemporaneidade. 2011. (Congresso).

5.
COSTA, S. G.; BARCELOS, Thais ; ALVES, N. ; MACHADO, I. C. S. ; SILVA, Perseu . Bolsistas de Iniciação Científica registram e pensam as reuniões da ANPED. 2010. (Exposição).

6.
COSTA, S. G.; ALVES, N. ; MACHADO, I. C. S. ; SILVA, Perseu ; CHAGAS, Claudia . V Seminário do Laboratório Educação e Imagem- O olhar- o sentido da modernidade. Que sentidos na contenporaneidade?. 2010. (Exposição).

7.
ALVES, N. ; SILVA, Perseu ; BARCELOS, Thais ; COSTA, S. G. ; CHAGAS, Claudia ; ANDRADE, Nívea ; MACHADO, I. C. S. . J. Vitalino: UMA MEMÓRIA IMAGÉTICA DA UERJ- Os primeiros anos. 2009. (Exposição).

8.
COSTA, S. G.; CHAGAS, Claudia ; ALVES, N. ; MACHADO, I. C. S. . V Seminário Internacional " As redes de conhecimentos e as Tecnologias: os outros como legítimo OUTRO. 2009. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Carolina Carvalho de Souza. ANÁLISE DE FERRAMENTAS AVALIATIVAS DO AMBIENTE DE APRENDIZAGEM MOODLE DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERIAS, DISCIPLINA SISTEMAS FUNCIONAIS. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em PLANEJAMENTO, IMPLEMENTAÇÃO E GESTÃO DA EAD) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Simone Gomes da Costa.

2.
Giselle Calil Avelar. PROCESSOS AVALIATIVOS DE PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIORES PÚBLICAS E PRIVADAS. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em PLANEJAMENTO, IMPLEMENTAÇÃO E GESTÃO DA EAD) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Simone Gomes da Costa.

3.
Maria Etelvina Rodrigues Tavares. UM ESTUDO SOBRE OS MÉTODOS E INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÕES EM EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em PLANEJAMENTO, IMPLEMENTAÇÃO E GESTÃO DA EAD) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Simone Gomes da Costa.

4.
Claudia Helena Lopes Gonçalves. AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES, TUTORES E ALUNOS. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em PLANEJAMENTO, IMPLEMENTAÇÃO E GESTÃO DA EAD) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Simone Gomes da Costa.

5.
Suzel Marilac Fabri. FATORES DE EVASÃO NUM CURSO EAD DO MUNICÍPIO DE VITÓRIA. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em PLANEJAMENTO, IMPLEMENTAÇÃO E GESTÃO DA EAD) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Simone Gomes da Costa.

6.
Andja Antonia Pacheco Soares. EVASÃO NA EAD E SUAS CAUSAS EM RIO BRANCO/AC. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em PLANEJAMENTO, IMPLEMENTAÇÃO E GESTÃO DA EAD) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Simone Gomes da Costa.

7.
Arquelau de Oliveira dos Santos. EVASÃO DISCENTE NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM POLO UAB DE RIO BRANCO. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em PLANEJAMENTO, IMPLEMENTAÇÃO E GESTÃO DA EAD) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Simone Gomes da Costa.

8.
Kênia da Silva Cunha Cajahiba. INSTRUMENTOS DISPONÍVEIS NA WEB MAIS UTILIZADOS EM CURSOS A DISTÂNCIA OU SEMIPRESENCIAIS. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em PLANEJAMENTO, IMPLEMENTAÇÃO E GESTÃO DA EAD) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Simone Gomes da Costa.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
LARISSA SILVEIRA DIAS DE LOIOLA. CINEMA E EDUCAÇÃO: DIFERENTES MANEIRAS PELAS QUAIS OS FILMES DE CONTOS DE FADAS ADENTRAM O COTIDIANO ESCOLAR. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Simone Gomes da Costa.

2.
YASMINNE ANTUNES MELO. OS RECURSOS TECNOLÓGICOS COMO AUXILIO NA TESSITURA DO CONHECIMENTO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Simone Gomes da Costa.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/12/2018 às 23:30:12