Débora Vieira de Souza

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2541357847304591
  • Última atualização do currículo em 11/12/2018


Doutoranda em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de São Paulo - IFSP/SP. Possui especialização em Educação Matemática pela Universidade Nove de Julho (2010) e graduação em Matemática pelo Centro Universitário FIEO (2007). Atua como docente nas Faculdades Integradas "Campos Salles", ministrando disciplinas voltadas à Matemática Aplicada aos Negócios e Matemática Financeira. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Débora Vieira de Souza
Nome em citações bibliográficas
SOUZA, Débora V.;SOUZA, DÉBORA VIEIRA DE


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em Educação Matemática.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Orientador: Ole Skovsmose.
2014 - 2016
Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, IFSP, Brasil.
Título: O Ensino de noções de Cálculo Diferencial e Integral por meio da Aprendizagem Baseada em Problemas, Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Rogério Ferreira da Fonseca.
Palavras-chave: Ensino e aprendizagem; Cálculo Diferencial e Integral; Aprendizagem Baseada em Problemas - PBL; Transdisciplinaridade.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.
2013 interrompida
Especialização interrompida em 2014 em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Ano de interrupção: 2014
2008 - 2010
Especialização em Educação Matemática. (Carga Horária: 400h).
Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.
Título: A aprendizagem das operações básicas no 6º ano do ensino fundamental através das aplicações da etnomatemática.
Orientador: Eliane Cabariti.
2010 - 2012
Graduação em Pedagogia.
Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.
Título: Letramento, alfabetização e cidadania: ultrapassando horizontes.
Orientador: Luciana Cicutto Mortarello.
2003 - 2006
Graduação em Matemática.
Centro Universitário FIEO, UNIFIEO, Brasil.




Formação Complementar


2016
Proficiência em Espanhol. (Carga horária: 30h).
Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
2014
My English Online. (Carga horária: 300h).
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2015 - 2015
Inglês - Básico I. (Carga horária: 50h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Inglês Instrumental - Nível I. (Carga horária: 30h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2014 - 2014
Monitoria voluntária - Resolução de Problemas. (Carga horária: 60h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Uma abordagem de aritmética: séries iniciais. (Carga horária: 30h).
Centro de Aperfeiçoamento do Ensino da Matemática, CAEM - IME - USP, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Distúrbios de Aprendizagem. (Carga horária: 180h).
Faculdade Associada Brasil, FAB, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Literatura Infantil. (Carga horária: 30h).
Faculdade Associada Brasil, FAB, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Estudo e estrutura da História Contada. (Carga horária: 30h).
Faculdade Associada Brasil, FAB, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Matemática Financeira. (Carga horária: 40h).
Fundação Bradesco, BRADESCO, Brasil.
2011 - 2012
Extensão universitária em Prática de Contar Histórias. (Carga horária: 180h).
Faculdade Associada Brasil, FAB, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Dificuldades de Aprendizagem. (Carga horária: 30h).
Faculdade Associada Brasil, FAB, Brasil.
2006 - 2006
3º Encontro da RPM. (Carga horária: 16h).
INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA USP, IME-USP, Brasil.


Atuação Profissional



Colégio Adalzira Marques de Araújo Ltda ME, COLÉGIO AMA, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2011
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Básica, Carga horária: 32
Outras informações
Disciplinas lecionadas: Matemática, Desenho Geométrico e Física Nível: Ensino Fundamental


PREFEITURA MUNICIPAL DE BARUERI, PMB, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Básica - Matemática, Carga horária: 32

Vínculo institucional

2011 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Básica - Matemática, Carga horária: 18


SECRETARIA DO ESTADO DA EDUCAÇÃO, SEE, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Básica, Carga horária: 12

Vínculo institucional

2005 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Básica, Carga horária: 12
Outras informações
Áreas de atuação: Matemática e Projetos Pedagógicos Nível: Ensinos Fundamental e Médio


SESI - Serviço Social da Indústria, SESI, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2014
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Orientador de Aprendizagem II, Carga horária: 15
Outras informações
Área de atuação - Ensino Médio a Distância - Telecurso


Prefeitura de Santana de Parnaiba, PMSP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Básica - Matemática, Carga horária: 12
Outras informações
Nível: Ensino Médio

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: PEB II Matemática, Carga horária: 150
Outras informações
Nível: Ensino Médio


FACULDADES INTEGRADAS "CAMPOS SALLES", FICS, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 16

Atividades

08/2016 - Atual
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática Financeira
02/2016 - Atual
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática Aplicada aos Negócios
02/2016 - Atual
Ensino, Gestão Financeira, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática Aplicada aos Negócios; Matemática Financeira
02/2016 - 07/2016
Ensino, Logística, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática Aplicada aos Negócios


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Matemática Aplicada.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.


Idiomas


Inglês
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.
Espanhol
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SOUZA, DÉBORA VIEIRA DE2017SOUZA, DÉBORA VIEIRA DE; FONSECA, ROGÉRIO FERREIRA DA . Reflexões acerca da aprendizagem baseada em problemas na abordagem de noções de cálculo diferencial e integral.
Reflections on the problem based learning in the approach of notions of differential calculation and integral. Educação Matemática Pesquisa, v. 19, p. 197-221, 2017.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SOUZA, Débora V.; FONSECA, R. F. . Tecendo problemas matemáticos no ensino superior sob o viés da aprendizagem baseada em problemas. In: XIII Encontro Paulista de Educação Matemática, 2017, São Paulo. Conexões entre a prática docente e a pesquisa em Educação Matemática. Campinas: FE/UNICAMP, 2017.

2.
SOUZA, Débora V.. Articulações entre a Aprendizagem Baseada em Problemas e o conhecimento matemático na educação superior. In: I Simpósio Internacional de Inovação em Ensino Superior, 2017, São Luís, Maranhão. Inovação e criatividade, 2017.

3.
SOUZA, Débora V.. O uso da Aprendizagem Baseada em Problemas no Ensino de Noções de Cálculo Diferencial e Integral. In: Problem Based Learning International Conference, 2016, São Paulo. Anais do Problem Based Learning International Conference, 2016.

4.
SOUZA, Débora V.; FONSECA, R. F. . O ensino de noções de Cálculo Diferencial e Integral por meio da Aprendizagem Baseada em Problemas. In: XII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016, São Paulo. Educação Matemática na Contemporaneidade: desafios e possibilidades, 2016.

5.
SOUZA, Débora V.. O Ensino de Cálculo e a Aprendizagem Baseada em Problemas: desafios e possibilidades. In: XVIII Encontro Brasileiro de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2014, Recife. EBRAPEM - 18 anos - Maioridade, Desafios, Responsabilidades Sociais. Recife: Programa de Pós Graduação em Educação Matemática e Tecnológica, 2014.

Artigos aceitos para publicação
1.
SOUZA, Débora V.; FONSECA, R. F. . O ensino de Cálculo Diferencial e Integral por meio da Aprendizagem Baseada em Problemas. X ENEM: Educação Matemática, cultura e diversidade, 2016.

Apresentações de Trabalho
1.
SOUZA, Débora V.. O ensino de noções de cálculo diferencial e integral por meio da Aprendizagem Baseada em Problemas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
SOUZA, Débora V.; FONSECA, R. F. . Reflexões acerca da Aprendizagem Baseada em Problemas na abordagem de noções de Cálculo Diferencial e Integral. São Paulo: Revista Educação Matemática Pesquisa, 2016 (Artigo Submetido).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Colóquio de Pesquisa em Educação Matemática Crítica. 2018. (Outra).

2.
II Festival de Vídeos e Educação Matemática. 2018. (Outra).

3.
II Simpósio da Formação do Professor de Matemática da Região Sudeste.Uma proposta para o 9º ano do ensino fundamental a partir da Aprendizagem Baseada em Problemas. 2018. (Simpósio).

4.
IV Colóquio em Educação Matemática Inclusiva. 2017. (Encontro).

5.
IV Semana de Estudos Acadêmicos (SEA) - Faculdades Integradas Campos Salees.Matemática ou matemáticas: para quê e por quê!? Diferentes olhares; diferentes visões. 2017. (Outra).

6.
Seminário sobre Pesquisas em Educação Matemática e Inclusão.Cenários para investigação e perspectivas inclusivas. 2017. (Seminário).

7.
XIII Encontro Paulista de Educação Matemática EPEM.Tecendo problemas matemáticos no ensino superior sob o viés da Aprendizagem Baseada em Problemas. 2017. (Encontro).

8.
I Colóquio em Educação Matemática Crítica.Conexões entre a Aprendizagem Baseada em Problemas e a Educação Matemática Crítica no Ensino Superior. 2016. (Encontro).

9.
International Conference PBL. O uso da Aprendizagem Baseada em Problemas no ensino de noções de cálculo diferencial e integral. 2016. (Congresso).

10.
Semana de Educação, Ciência e Tecnologia do IFSP.O ensino de noções de cálculo diferencial e integral por meio da Aprendizagem Baseada em Problemas. 2016. (Outra).

11.
XII Encontro Nacional de Educação Matemática.O ensino de noções de Cálculo Diferencial e Integral por meio da Aprendizagem Baseada em Problemas. 2016. (Encontro).

12.
A aprendizagem de professores de matemática a partir da participação em grupos colaborativos. 2014. (Seminário).

13.
Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática - BRAPEM. O Ensino de Cálculo e a Aprendizagem Baseada em Problemas. 2014. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SOUZA, Débora V.. II Colóquio de Pesquisa em Educação Matemática Crítica. 2018. (Outro).

2.
SOUZA, Débora V.. IV Colóquio em Educação Matemática Inclusiva. 2017. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/01/2019 às 1:34:12