Thiago Rodrigues Nascimento

Bolsista de Doutorado do CNPq

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4121836247736897
  • Última atualização do currículo em 10/04/2018


Doutorando em Ciências Humanas - Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Mestre em História Social (2012) e Licenciado em História (2010) pela Faculdade de Formação de Professores (FFP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro(UERJ). É membro da Associação Nacional de História (ANPUH-BR) e da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE). Atuou como Professor Substituto/Área de Ensino de História (2014-2015) no Departamento de Ciências Humanas da FFP/UERJ. Desenvolve pesquisas nas áreas de História e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de História, Regime Militar (1964-1985), Conselho Federal de Educação (Década de 1970), políticas públicas educacionais, formação de professores de história, saberes docentes e Estudos Sociais. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Thiago Rodrigues Nascimento
Nome em citações bibliográficas
NASCIMENTO, Thiago Rodrigues;NASCIMENTO, THIAGO;RODRIGUES NASCIMENTO, THIAGO


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Educação.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: O ensino de Estudos Sociais no Brasil: entre apropriações e interpretações (1920-1980),
Orientador: Jefferson da Costa Soares.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Ensino de História; Estudos Sociais; Reformas Educacionais; Delgado de Carvalho.
Grande área: Ciências Humanas
2010 - 2012
Mestrado em História Social.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: Licenciatura curta em Estudos Sociais no Brasil: sua trajetória na Faculdade de Formação de Professores (FFP) de São Gonçalo/RJ (1973-1987),Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Helenice Aparecida Bastos Rocha.
Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.
Palavras-chave: Regime Militar; CFE; Formação de Professores; Estudos Sociais; Licenciatura curta.
Grande área: Ciências Humanas
2006 - 2010
Graduação em História.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: Memórias de quem ensina História: formação inicial e constituição do saber docente.
Orientador: Helenice Aparecida Bastos Rocha.
Bolsista do(a): Universidade do Estado do Rio de Janeiro, CETREINA, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Historiografias do Século XX: Epistemologia, Procedimentos e Práticas de Pe. (Carga horária: 4h).
Sociedade Brasileira de História da Educação, SBHE, Brasil.
2013 - 2013
Era Vargas: do Estado Novo a 54. (Carga horária: 30h).
Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas, FGV, Brasil.
2013 - 2013
Era Vargas: dos anos 20 à Revolução de 30. (Carga horária: 30h).
Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas, FGV, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Gênero, Sociabilidades e Memória. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em História Oral, Imagem e Cultura Afro-Brasileira. (Carga horária: 20h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Estado e Reforma na América Latina. (Carga horária: 20h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Relações Internacionais no Pós-Guerra Fria. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.


Atuação Profissional



Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Doutorando, Carga horária: 40
Outras informações
Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação (Curso Doutorado). Bolsista Capes entre março de 2015 e fevereiro de 2018. Bolsista CNPq entre março de 2018 e fevereiro de 2019. Integrou, entre 2015 e 2017, o Grupo de Pesquisa História da Profissão Docente, coordenado pela Professora Dra. Ana Waleska Mendonça no Departamento de Educação da PUC-Rio.

Atividades

03/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Pós-Graduação em Educação, .

03/2015 - 05/2017
Pesquisa e desenvolvimento , Grupo de Pesquisa História da Profissão Docente - PUC-Rio, .


Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro, SEEDUC/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2015
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Estatutário/Docente I, Carga horária: 16
Outras informações
Lotado no Colégio Estadual Monsenhor Barenco Coelho, leciona História em turmas de 8º e 9º anos do ensino fundamental. Entre agosto de 2012 e julho de 2013, em regime de complementação e glp, lecionou em turmas do 6º ano na Escola Estadual Capitão Belarmino de Mattos.


Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: TCT/5, Carga horária: 40
Outras informações
Vinculado ao Projeto Centro de Memória da Imigração da Ilha das Flores: extensão, pesquisa e ensino, coordenado pelo professor Dr. Luís Reznik e sediado no Departamento de Ciências Humanas (DCH) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e na Ilha das Flores (Marinha).

Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestrando, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Vinculado ao programa de Pós-graduação em História Social (PPGHS) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.


Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 12
Outras informações
Aprovado em 2º Lugar em Concurso Público de Provas para vaga de Professor Substituto, área de Ensino de História, do Departamento de Ciências Humanas da Faculdade de Formação de Professores (DO/RJ, n. 173, 17 de set.2013, p. 30), tendo atuado nos cursos de História e Pedagogia.

Vínculo institucional

2012 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: TCT/5 FAPERJ, Carga horária: 40
Outras informações
Projeto contemplado com bolsa proveniente do Edital FAPERJ nº. 15/2012 - Programa Treinamento e Capacitação Técnica ? 2012. Período inicial: set. 2012/ago.2013. Bolsa renovada para os períodos set.2013/ago.2014 e set.2014/ago.2015. Substituição, em mar. de 2015, tendo em vista aprovação em Programa de Pós-graduação.

Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Discente/Mestrado, Enquadramento Funcional: Bolsista, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Discente do Programa de Pós-graduação em História Social (PPGHS) da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). Set. 2010/Jul. 2012. Dissertação defendida no dia 30 de julho de 2012 perante banca examinadora composta pelas professoras doutoras Helenice Rocha (Orientadora), Sônia Camara (FFP/UERJ), Beatriz Boclin Marques dos Santos (CPII) e Marieta de Moraes Ferreira (UFRJ).

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Prestador de Serviços, Enquadramento Funcional: Secretário, Carga horária: 24
Outras informações
Secretariado do "Seminário Nacional O Valor da História Hoje", realizado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Campus Maracanã) entre os dias 5 e 7 de maio de 2010, sob organização do Grupo de Pesquisa Oficinas de História.

Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor de Laboratório de Ensino de História, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atuação como monitor da Disciplina Laboratório de Ensino de História IV, sob orientação da professora Dra. Helenice Rocha.

Atividades

03/2014 - 02/2015
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado II (2014/1; 2014/2)
Laboratório de Ensino de História II (2014/2)
Laboratório de Ensino de História III (2014/2)
Laboratório de Ensino de História IV (2014/2)
03/2013 - 02/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Formação de Professores, .

Cargo ou função
Seleção de bolsistas de Estágio Interno Complementar e Extensão para os projetos Centro de Memória da Imigração da Ilha das Flores (CMIIF) e História de São Gonçalo: memória e identidade.
09/2012 - 02/2015
Serviços técnicos especializados , Faculdade de Formação de Professores, .

Serviço realizado
Centro de Memória da Imigração da Ilha das Flores/Museu a Céu Aberto (Organização, mediação e pesquisa).
08/2012 - 09/2014
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Formação de Professores, .

Linhas de pesquisa
História Oral
03/2014 - 08/2014
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tempo e Espaço: História I (2014/1)
08/2010 - 07/2012
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Formação de Professores, .

04/2008 - 01/2010
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Formação de Professores, .



Linhas de pesquisa


1.
Saberes e práticas no Ensino de História

Objetivo: Investigar os saberes e práticas que circulam na relação de ensino, o que envolve alunos e professores de história no Ensino Fundamental e Médio da atualidade e do passado próximo. Compreender os movimentos existentes entre os discursos histórico acadêmico e histórico escolar através dos saberes e das práticas envolvidos no ensino de história. Analisar a formação de professores de história no que se refere às relações entre sua formação (inicial e continuada) e sua prática docente. Linha vinculada ao Grupo de Pesquisa Oficinas de História, sediado no Departamento de Ciências Humanas (DCH/UERJ) e coordenado pela professora Dra. Helenice Aparecida Bastos Rocha.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Palavras-chave: Historiografia; Ensino de História.
2.
História Oral

Objetivo: A História Oral gera ao mesmo tempo, produção de conhecimento significativo sobre as múltiplas experiências vivenciadas na Ilha das Flores, assim como um levantamento variado e multiforme de documentação para alicerçar as propostas de exposição. O programa de História Oral do Centro de Memória se dividiu em dois momentos. No primeiro, entre 2009 e 2012, foram realizadas 23 entrevistas com imigrantes, migrantes, refugiados do pós-guerra, ex-funcionários e presos durante os movimentos contra Getúlio Vargas na década de 1930. Na segunda fase, ocorrida em 2013, entrevistamos mais 11 pessoas, incluindo o pároco responsável pelo serviço religioso da antiga Hospedaria na década de 1960. O projeto cumpre um importante papel de resgate das memórias das pessoas que passaram pela Ilha das Flores. Em 2014, organizamos um banco de dados a partir das entrevistas coletadas entre 2009 e 2013. Este consiste em: transcrição integral do depoimento, entrevista editada, síntese, biografia e documentos escaneados.
3.
Território, Identidades e Representações

Objetivo: Vinculada ao Programa de Pós-graduação em História Social (PPGHS/UERJ) a linha compreende investigações que partem do pressuposto de que o Território Social é uma comunidade imaginada em todas suas dimensões espaciais: a internacional, a nacional, a regional e a local. Do ponto de vista do recorte do objeto, a linha proporciona uma abertura para a micro-história e os microtemas, como, por exemplo, a história do cotidiano, de personagens, grupos e localidades sem aparente importância, e histórias de vida; para as constantes significações e re-significações do espaço por parte de atores e sujeitos diversos; para os processos movediços de caracterização de identidades políticas e culturais que informam a própria constituição das territorialidades sociais.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Palavras-chave: Estudos Sociais; História da educação.
4.
O Colégio Pedro II e seu impacto na constituição do Magistério Público Secundário no Brasil

Objetivo: O projeto se propõe a estudar a construção da identidade profissional dos professores secundários na sua articulação com o processo de institucionalização desse nível de ensino no Brasil. A instituição escolhida para estudo foi o Colégio Pedro II, instituição modelar de ensino secundário. Pretende-se estudar a configuração do seu corpo docente em dois períodos: os anos iniciais de funcionamento e os anos de 1920 a 1940, momentos fortes do processo de institucionalização do ensino secundário.
5.
História das Ideias e instituições escolares

Objetivo: Esta linha investiga a configuração das idéias educacionais principalmente no Brasil, a partir de duas perspectivas: a filosófica, que busca aprofundar nos pressupostos que embasam as diferentes correntes e tendências de pensamento; e a histórica, que busca interpretar o significado dos projetos, experiências e instituições através dos quais diferentes atores sociais procuraram concretizar tais idéias.
Palavras-chave: Estudos Sociais; Ensino de História.


Projetos de pesquisa


2011 - 2015
Hospedaria de imigrantes da Ilha das Flores: história e memória
Descrição: A Hospedaria de Imigrantes da Ilha das Flores, situada no estado do Rio de Janeiro, foi a primeira do gênero instituída no país. Sua criação oficial, em 1883, relacionava-se às políticas imigratórias do Estado Imperial. Suas atividades encerraram-se em 1966. Em quase cem anos de existência por ela passaram milhares de portugueses, espanhóis, gregos, alemães, italianos, letões, russos, poloneses, eslovenos, sírios, judeus, entre outros. A ilha das Flores hoje sedia o Comando da Tropa de Reforço dos Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil. Através de um convênio firmado entre a UERJ e a Marinha do Brasil, a Ilha das Flores passará a contar com um Centro de Memória da Imigração. Será organizado um circuito de visitação pública às instalações da antiga Hospedaria de Imigrantes, com espaços de exposições permanentes; editado um vídeo institucional; e criado uma home-page, que será um espaço de divulgação das atividades do Centro de Memória, de disponibilização do acervo documental e de interação de todos aqueles envolvidos com a experiência da imigração. A pesquisa sobre a história da hospedaria e a reflexão sobre a memória dos imigrantes e funcionários que ali estiveram se desdobra em três objetivos: a) iniciar as atividades do Centro de memória, através da produção de conhecimento sobre a história da Hospedaria; b) constituir um núcleo de referência sobre o tema hospedaria/imigração, através do levantamento documental e historiográfico; c) mobilizar materiais para as exposições que constituirão o Museu e o Centro de Memória da Imigração.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Thiago Rodrigues Nascimento - Integrante / Márcia de Almeida Gonçalves - Integrante / REZNIK, L. - Coordenador / Rui Aniceto Nascimento Fernandes - Integrante / Roberto Luís Torres Conduru - Integrante / Lená Medeiros de Menezes - Integrante / Henrique Mendonça da Silva - Integrante.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2010 - 2012
Disputas e tensões no curso de Licenciatura Curta em Estudos Sociais da Faculdade de Formação de Professores (FFP) de São Gonçalo (1971-986)
Descrição: Disputas e tensões no curso de Licenciatura Curta em Estudos Sociais da Faculdade de Formação de Professores (FFP) de São Gonçalo (1971 ? 1986) se insere no conjunto crescente de estudos sobre a história da formação de professores no Brasil. O objeto desta pesquisa é o curso de Licenciatura Curta em Estudos Sociais oferecido pela Faculdade de Formação de Professores de São Gonçalo/RJ (FFP) entre 1973 e 1986. Objetiva-se analisar a trajetória dessa Licenciatura em Estudos Sociais na FFP, considerando o contexto de tensões políticas do período e os referenciais teóricos com os quais este curso dialogou.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Thiago Rodrigues Nascimento - Coordenador.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa.


Projetos de extensão


2012 - 2015
Centro de Memória da Imigração da Ilha das Flores
Descrição: A Hospedaria de Imigrantes da Ilha das Flores, situada no estado do Rio de Janeiro, foi a primeira do gênero instituída no país. Sua criação oficial, em 1883, relacionava-se às políticas imigratórias do Estado Imperial. Suas atividades encerraram-se em 1966. Em quase cem anos de existência por ela passaram milhares de portugueses, espanhóis, gregos, alemães, italianos, letões, russos, poloneses, eslovenos, sírios, judeus, entre outros. A ilha das Flores hoje sedia o Comando da Tropa de Reforço dos Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil. Através de um convênio firmado entre a UERJ e a Marinha do Brasil, a Ilha das Flores passará a contar com um Centro de Memória da Imigração. Será organizado um circuito de visitação pública às instalações da antiga Hospedaria de Imigrantes, com espaços de exposições permanentes; editado um vídeo institucional; e criado uma home-page, que será um espaço de divulgação das atividades do Centro de Memória, de disponibilização do acervo documental e de interação de todos aqueles envolvidos com a experiência da imigração. Além de integrar o circuito cultural do Rio de Janeiro, com abrangência internacional, o Centro de Memória da Imigração será um pólo cultural em uma área carente de equipamentos culturais, pois localiza-se próximo dos municípios de São Gonçalo, Niterói, Itaboraí e Magé, que, juntos, têm uma população de mais de um milhão e setecentos mil habitantes. Esse projeto integra as ações de constituição do Centro de Memória e tem um duplo objetivo: a) organizar um espaço de projeção e exposições e b) realizar um documentário e uma exposição permanente sobre a experiência da imigração no Rio de Janeiro. O vídeo contará a trajetória histórica da Hospedaria. A exposição será multimídia e contará com espaços cenográficos. Ambos serão alicerçados no material iconográfico reunido em acervos pessoais e públicos, nos depoimentos dos imigrantes e em relatórios de pesquisas sobre a temática.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Thiago Rodrigues Nascimento - Integrante / REZNIK, L. - Coordenador / Rui Aniceto Nascimento Fernandes - Integrante / Henrique Mendonça da Silva - Integrante.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.


Membro de corpo editorial


2010 - 2015
Periódico: CAHistória - Caderno Acadêmico de História - ISSN: 2179-3840.


Revisor de periódico


2015 - 2015
Periódico: Revista Eletrônica Discente História.com (UFRB)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Ensino de História.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: História da Educação.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da Profissão Docente.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
RODRIGUES NASCIMENTO, THIAGO2017RODRIGUES NASCIMENTO, THIAGO. O primeiro Simpósio de Professores de História do Ensino Superior (1961): currículo e formação de professores. CADERNOS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (ONLINE), v. 16, p. 286-304, 2017.

2.
REZNIK, L.2015REZNIK, L. ; OLIVEIRA, J. C. ; NASCIMENTO, Thiago Rodrigues . Hóspede provisório, cidadão permanente. Revista de História (Rio de Janeiro), v. 112, p. 80-83, 2015.

3.
NASCIMENTO, THIAGO2015 NASCIMENTO, THIAGO. O ENSINO DE HISTÓRIA E ESTUDOS SOCIAIS EM JOHN DEWEY E DELGADO DE CARVALHO. História e Cultura, v. 4, p. 197-236, 2015.

4.
SANTOS, Beatriz Boclin Marques dos2015SANTOS, Beatriz Boclin Marques dos ; NASCIMENTO, Thiago Rodrigues . O ensino de Estudos Sociais no Brasil: da intenção a obrigatoriedade (1930-1970). História & Perspectivas (Online), v. 28, p. 145-178, 2015.

5.
NASCIMENTO, Thiago Rodrigues;NASCIMENTO, THIAGO;RODRIGUES NASCIMENTO, THIAGO2014NASCIMENTO, Thiago Rodrigues. A formação do professor de História no Brasil: percurso histórico e periodização. Revista História Hoje, v. 2, p. 265, 2014.

6.
SANTOS, Beatriz Boclin Marques dos2013SANTOS, Beatriz Boclin Marques dos ; NASCIMENTO, Thiago Rodrigues . A Ciência do currículo. Revista de História (Rio de Janeiro), v. 89, p. 80-83, 2013.

7.
NASCIMENTO, Thiago Rodrigues;NASCIMENTO, THIAGO;RODRIGUES NASCIMENTO, THIAGO2013NASCIMENTO, Thiago Rodrigues. História e estudos sociais: novas abordagens. Revista HISTEDBR On-line, v. 13, p. 386-389, 2013.

8.
NASCIMENTO, Thiago Rodrigues;NASCIMENTO, THIAGO;RODRIGUES NASCIMENTO, THIAGO2013NASCIMENTO, Thiago Rodrigues. A educação, o ensino de história e o currículo mínimo do estado do Rio de Janeiro: currículo escrito, em ação e formação de professores. História & Ensino, v. 19, p. 87-114, 2013.

9.
NASCIMENTO, Thiago Rodrigues;NASCIMENTO, THIAGO;RODRIGUES NASCIMENTO, THIAGO2012NASCIMENTO, Thiago Rodrigues. História da educação e memórias de professores. Revista HISTEDBR On-line, v. 11, p. 268-284, 2012.

10.
NASCIMENTO, Thiago Rodrigues;NASCIMENTO, THIAGO;RODRIGUES NASCIMENTO, THIAGO2012 NASCIMENTO, Thiago Rodrigues. A criação das licenciaturas curtas no Brasil. Revista HISTEDBR On-line, v. 12, p. 340-346, 2012.

11.
NASCIMENTO, Thiago Rodrigues;NASCIMENTO, THIAGO;RODRIGUES NASCIMENTO, THIAGO2010NASCIMENTO, Thiago Rodrigues. Memórias de professores de História: considerações sobre formação inicial e constituição do 'saber docente'. Outros Tempos, v. 7, p. 257-275, 2010.

12.
NASCIMENTO, Thiago Rodrigues;NASCIMENTO, THIAGO;RODRIGUES NASCIMENTO, THIAGO2010NASCIMENTO, Thiago Rodrigues. A Lei Complementar nº 20 de 1º de julho de 1974 e a criação de um Estado: a fusão dos Estados do Rio de Janeiro e da Guanabara (Apresentação de Documento). Outros Tempos, v. 7, p. 276-286, 2010.

13.
PIRES, Juliana Elianay Olimpio de Abreu2010PIRES, Juliana Elianay Olimpio de Abreu ; SALGUEIRO, Tatiane da Silva ; NASCIMENTO, Thiago Rodrigues . Histórias vividas na Ilha das Flores (1936-1955): uma entrevista com a ex-funcionária e ex-moradora Zuleika da Silva Brasil. História Oral (Rio de Janeiro), v. 2, p. 157-172, 2010.

14.
NASCIMENTO, Thiago Rodrigues;NASCIMENTO, THIAGO;RODRIGUES NASCIMENTO, THIAGO2010NASCIMENTO, Thiago Rodrigues. Formação de Professores de História para o Ensino Básico: um estudo exploratório sobre a composição dos 'saberes docentes'. Revista Teias (UERJ. Online), v. 11, p. 23-40, 2010.

Capítulos de livros publicados
1.
NASCIMENTO, Thiago Rodrigues. O Conselho Federal de Educação e a formação de professores entre os anos 1960-1970: a constituição de um projeto educacional durante o regime militar. In: Helenice Rocha; Ismênia de Lima Martins; Luis Edmundo de Souza Moraes; Rebeca Gontijo. (Org.). Identidades, memórias e projetos políticos. 1ed.Rio de Janeiro: FGV Editora, 2016, v. 1, p. 187-203.

2.
NASCIMENTO, Thiago Rodrigues. Memórias de quem ensina História: reflexões acerca da formação de professores e a prática docente. In: Ana Cléa Moreira Ayres; Glaucia Guimarães; Regina Mendes; Rosimeri de Oliveira Dias. (Org.). Articulando a Universidade e a Escola Básica no Leste Fluminense. 1ªed.Rio de Janeiro: H. P. Comunicação Editora, 2010, v. 1, p. 17-24.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
REZNIK, L. ; OLIVEIRA, J. C. ; NASCIMENTO, Thiago Rodrigues . Hóspede provisório, cidadão permanente. Revista de História da Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro, p. 80 - 83, 01 jan. 2015.

2.
SANTOS, Beatriz Boclin Marques dos ; NASCIMENTO, Thiago Rodrigues . A Ciência do currículo. Revista de História da Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro, p. 80 - 83, 01 fev. 2013.

3.
NASCIMENTO, Thiago Rodrigues. Licenciatura curta em Estudos Sociais no Brasil: sua trajetória na Faculdade de Formação de Professores de São Gonçalo/RJ (1973-1987). Resumo da dissertação. Revista HISTEDBR On-line, Campinas/SP, p. 432 - 432, 14 dez. 2012.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Soares, Jefferson da Costa ; Costa, Patrícia Coelho da ; NASCIMENTO, Thiago Rodrigues . Carlos Delgado de Carvalho: um professor secundário em defesa da especialização (1920-1950). In: IX Congresso Brasileiro de História da Educação. História da educação: Global, nacional e regional, 2017, João Pessoa. Anais Eletrônicos do IX Congresso Brasileiro de História da Educação. João Pessoa: SBHE-UFPB, 2017. v. 1. p. 4538-4555.

2.
NASCIMENTO, Thiago Rodrigues. O ensino de Estudos Sociais no Brasil: da sua gênese aos anos da ditadura militar (1930-1970). In: IX Congresso Brasileiro de História da Educação. História da educação: Global, nacional e regional, 2017, João Pessoa. Anais Eletrônicos do IX Congresso Brasileiro de História da Educação. João Pessoa: SBHE-UFPB, 2017. v. 1. p. 5795-5809.

3.
NASCIMENTO, Thiago Rodrigues. Os Estudos Sociais e a Reforma de Ensino de 1º e 2º graus: A 'Doutrina do Núcleo Comum'. In: XXVIII Simpósio Nacional de História (SNH), 2015, Florianópolis. Anais do XXVIII Simpósio Nacional de História. Lugares dos historiadores: velhos e novos desafios. Florianópolis/São Paulo: ANPUH-BR, 2015. v. 1. p. 01-15.

4.
NASCIMENTO, Thiago Rodrigues. Delgado de Carvalho e o ensino de Estudos Sociais: interdisciplinaridade e formação de professores. In: XV Encontro Regional de História ? ANPUH/RJ, 2012, São Gonçalo. Anais do XV Encontro Regional de História da ANPUH/RJ. São Gonçalo: ANPUH-RJ, 2012. v. 1. p. 1-9.

5.
NASCIMENTO, Thiago Rodrigues. Professores formadores e suas memórias: o formar professor, o ser professor. In: XI Encontro Nacional de História Oral Memória, Democracia e Justiça, 2012, Rio de Janeiro. Anais do XI Encontro Nacional de História. Oral Memória, Democracia e Justiça. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de História Oral (ABHO), 2012. v. 1. p. 01-08.

6.
NASCIMENTO, Thiago Rodrigues. A Faculdade de Formação de Professores de São Gonçalo/RJ e a Licenciatura Curta em Estudos Sociais: implantação, resistência e defesa entre os anos 1973-1987. In: II Seminário de História Social: Relações de Poder e Identidades, 2012, São Gonçalo. II Seminário de História Social: Relações de Poder e Identidades - Anais. São Gonçalo: Faculdade de Formação de Professores da UERJ, 2011. v. 1. p. 185-194.

7.
NASCIMENTO, Thiago Rodrigues. Os professores de história, formação inicial, prática e saberes docentes. In: IX Encontro Nacional dos Pesquisadores do Ensino de História, 2011, Florianópolis. Anais do IX Encontro Nacional dos Pesquisadores do Ensino de História/ América Latina em perspectiva: culturas, memórias e saberes. Florianópolis: UFSC/CED, 2011. v. 1. p. 1-17.

8.
NASCIMENTO, Thiago Rodrigues. História da Educação, Licenciatura em Estudos Sociais e as 'escalas de observação' do historiador. In: XXVI Simpósio Nacional de História, 2011, São Paulo. Anais do XXVI Simpósio Nacional da ANPUH - Associação Nacional de História. São Paulo: ANPUH-SP, 2011. v. 1. p. 1-20.

9.
NASCIMENTO, Thiago Rodrigues. Memórias de quem ensina História: reflexões acerca da formação de professores e a prática docente. In: II Encontro Articulando a Universidade e a Escola Básica no Leste Fluminense, 2009, São Gonçalo. Encontro Articulando a Universidade e a Escola Básica no Leste Fluminense: ações, reflexões e alternativas futuras, 2009. p. 1-8.

10.
NASCIMENTO, Thiago Rodrigues. Os professores de História e os cursos de graduação: um estudo exploratório sobre a constituição do saber docente. In: VI Encontro Estadual de Ensino de História, 2009, São Gonçalo. VI Encontro Estadual de Ensino de História - O Ensino de História Hoje: Questões e possibilidades, 2009. v. 1. p. 10-18.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
NASCIMENTO, Thiago Rodrigues. O velho 'script': formação continuada e ensino de História na rede estadual do Rio de Janeiro. In: IX Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História e IV Encontro Internacional do Ensino de História: Questões Socialmente Vivas e o Ensino de História, 2015, Belo Horizonte. Anais do IX Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História e IV Encontro Internacional do Ensino de História: Questões Socialmente Vivas e o Ensino de História. Belo Horizonte: Centro Pedagógico/UFMG, 2015. v. 1. p. 919-921.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
NASCIMENTO, Thiago Rodrigues. O ensino de Estudos Sociais no Brasil: da sua gênese aos anos da ditadura militar (1930-1970). In: IX Congresso Brasileiro de História da Educação - História da educação: Global, nacional e regional, 2017, João Pessoa. Caderno de Resumos do IX Congresso Brasileiro de História da Educação - História da educação: Global, nacional e regional - SBHE. João Pessoa: UFPB - SBHE, 2017. v. 1. p. 629-629.

2.
NASCIMENTO, Thiago Rodrigues. A literatura sobre a disciplina escolar Estudos Sociais no Brasil (1970-2016): da denúncia a historicidade. In: XI Encontro Nacional de Pesquisadores em Ensino de História (ENPEH) - Pesquisa em Ensino de História: desafios de um campo de conhecimento. GPD II Didática e Currículo na Pesquisa em Ensino de História., 2017, Rio de Janeiro. Pesquisa em Ensino de História: desafios de um campo de conhecimento. Caderno de resumos. Rio de Janeiro: Faculdade de Educação/UFRJ, 2017. v. 1. p. 63-64.

3.
NASCIMENTO, Thiago Rodrigues. Os Estudos Sociais e a Reforma de Ensino de 1º e 2º graus: A 'Doutrina do Núcleo Comum'. In: XXVIII Simpósio Nacional de História. Lugares dos historiadores: velhos e novos desafios, 2015, Florianópolis. Caderno de Resumos do XXVIII Simpósio Nacional de História. Lugares dos historiadores: velhos e novos desafios. Florianópolis: ANPUH, 2015. v. 01. p. 1216-1216.

4.
REZNIK, L. ; Henrique Mendonça da Silva ; Rui Aniceto Nascimento Fernandes ; NASCIMENTO, Thiago Rodrigues . História de São Gonçalo: Memória e Identidade. In: 25ª UERJ SEM MUROS, 2014, Rio de Janeiro. UERJ SEM MUROS. 14ª Semana de Graduação. 18º Mostra de Extensão. Rio de Janeiro: Sub-reitoria de Extensão e Cultura (SR-3)/UERJ, 2014. p. 155-155.

5.
REZNIK, L. ; Henrique Mendonça da Silva ; Rui Aniceto Nascimento Fernandes ; NASCIMENTO, Thiago Rodrigues . Centro de Memória da Imigração da Ilha das Flores. In: 25ª UERJ SEM MUROS, 2014, Rio de Janeiro. UERJ SEM MUROS. 14ª Semana de Graduação. 18º Mostra de Extensão. Rio de Janeiro: Sub-reitoria de Extensão e Cultura (SR-3)/UERJ, 2014. p. 148-148.

6.
NASCIMENTO, Thiago Rodrigues. Professores Formadores e suas memórias: o formar professor, o ser professor. In: XI Encontro Nacional de História Oral. Memória, Democracia e Justiça, 2012, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos. XI Encontro Nacional de História Oral. Memória, Democracia e Justiça. Rio de Janeiro: UFRJ/ABHO, 2012. v. 1. p. 343-343.

7.
NASCIMENTO, Thiago Rodrigues. Delgado de Carvalho e o ensino de Estudos Sociais: interdisciplinaridade e formação de professores. In: XV Encontro Regional de História - ANPUH/RJ. Ofício do historiador: ensino e pesquisa, 2012, São Gonçalo. Caderno de Resumos do XV Encontro Regional de História da ANPUH-Rio. São Gonçalo: ANPUH-Rio, 2012. v. 1. p. 336-337.

8.
NASCIMENTO, Thiago Rodrigues. Os professores de história, formação inicial, prática e saberes docentes. In: IX Encontro Nacional dos Pesquisadores do Ensino de História - ENPEH, 2011, Florianópolis. Caderno de Resumos. América Latina em perspectiva: culturas, memórias, saberes/IX Encontro Nacional dos Pesquisadores do Ensino de História. Florianópolis: UFSC/CED, 2011. v. 1. p. 83-83.

9.
NASCIMENTO, Thiago Rodrigues. A Faculdade de Formação de Professores de São Gonçalo/RJ e a licenciatura curta em Estudos Sociais: implantação, resistência e defesa entre os anos 1973-1987. In: II Seminário de História Social: Relações de Poder e Identidades, 2011, São Gonçalo. II Seminário de História Social: Relações de Poder e Identidades (Programação e Livro de Resumos). São Gonçalo: FFP/UERJ, 2011. v. 1. p. 21-21.

10.
ROCHA, Helenice A. B ; ROSA, R. R. ; FERNANDES, U. P. ; NASCIMENTO, Thiago Rodrigues . Ensino de História & Historiografia. In: UERJ SEM MUROS. 9º Semana de Graduação, 2009, Rio de Janeiro. UERJ SEM MUROS. Rio de Janeiro: UERJ, 2009. v. 01. p. 257-257.

Apresentações de Trabalho
1.
NASCIMENTO, Thiago Rodrigues. O ensino de Estudos Sociais no Brasil: da sua gênese aos anos da ditadura militar (1930-1970). 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
Costa, Patrícia Coelho da ; Soares, Jefferson da Costa ; NASCIMENTO, Thiago Rodrigues . Carlos Delgado de Carvalho: um professor secundário em defesa da especialização (1920-1950). 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
NASCIMENTO, Thiago Rodrigues. A literatura sobre a disciplina escolar Estudos Sociais no Brasil (1970-2016): da denúncia a historicidade. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
NASCIMENTO, Thiago Rodrigues. O velho 'script': formação continuada e ensino de história na rede estadual do Rio de Janeiro. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
NASCIMENTO, Thiago Rodrigues. Os Estudos Sociais e a Reforma de Ensino de 1º e 2º graus: A 'Doutrina do Núcleo Comum'. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
NASCIMENTO, Thiago Rodrigues. Professores Formadores e suas memórias: o formar professor, o ser professor. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
NASCIMENTO, Thiago Rodrigues. Delgado de Carvalho e o ensino de Estudos Sociais: interdisciplinaridade e formação de professores. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
NASCIMENTO, Thiago Rodrigues. Os professores de história, formação inicial, prática e saberes docentes. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
NASCIMENTO, Thiago Rodrigues. História da educação, licenciatura em estudos sociais e as "escalas de observação" do historiador. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

10.
NASCIMENTO, Thiago Rodrigues. A Faculdade de Formação de Professores de São Gonçalo/RJ e a Licenciatura Curta em Estudos Sociais: implantação, resistência e defesa entre os anos 1973-1987. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
NASCIMENTO, Thiago Rodrigues. Memórias de quem ensina História: reflexões acerca da formação de professores e a prática docente. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
NASCIMENTO, Thiago Rodrigues. Os professores de História e os cursos de graduação: um estudo exploratório sobre a constituição do saber docente. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
CALAINHO, Daniela Buono ; CORRÊA, Maria Letícia ; SILVA, Camila de Freitas ; SOUZA, Gelson Gomes Carneiro de ; GOMES, Leonardo Gonçalves ; SOUZA, Luiz Gustavo Mendel de ; OLIVEIRA, Rozely Menezes Vigas ; NASCIMENTO, Thiago Rodrigues . II Seminário de História Social: Relações de Poder e Identidades - Anais. São Gonçalo: Faculdade de Formação de Professores da UERJ, 2012 (Anais de Evento).

2.
NASCIMENTO, Thiago Rodrigues. Licenciatura curta em Estudos Sociais no Brasil: sua trajetória na Faculdade de Formação de Professores (FFP) de São Gonçalo/RJ (1973-1987). São Gonçalo: PPGHS/UERJ, 2012 (Dissertação).

3.
NASCIMENTO, Thiago Rodrigues. Memórias de quem ensina História: formação inicial e constituição do saber docente. São Gonçalo: FFP/UERJ, 2010 (Monografia).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
NASCIMENTO, Thiago Rodrigues. Parecer ad hoc para a Revista Eletrônica Discente História.com (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia) - ISSN: 2317-6989. 1º Artigo. 2017.

2.
NASCIMENTO, Thiago Rodrigues. Parecer ad hoc para a Revista Eletrônica Discente História.com (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia) - ISSN: 2317-6989. 2º Artigo. 2017.

3.
NASCIMENTO, Thiago Rodrigues. Parecer Editorial - SUSTINERE: Revista de Saúde e Educação (UERJ) - ISSN: 2359-0424. 2017.

4.
NASCIMENTO, Thiago Rodrigues. Parecer ad hoc para a Revista Eletrônica Discente História.com (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia) - ISSN: 2317-6989. 1º Artigo. 2015.

5.
NASCIMENTO, Thiago Rodrigues. Parecer ad hoc para a Revista Eletrônica Discente História.com (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia) - ISSN: 2317-6989. 2º Artigo. 2015.

6.
NASCIMENTO, Thiago Rodrigues. Parecer ad hoc para a Revista Eletrônica Discente História.com (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia) - ISSN: 2317-6989. 3º Artigo. 2015.

7.
NASCIMENTO, Thiago Rodrigues. Parecer ad hoc para a Revista Eletrônica Discente História.com (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia) - ISSN: 2317-6989. 4º Artigo. 2015.

8.
NASCIMENTO, Thiago Rodrigues. Parecer Editorial - CAHistória: Caderno Acadêmico de História. Revista Discente da UFRRJ (ISSN: 2179 - 3840). 2013.

9.
NASCIMENTO, Thiago Rodrigues. Parecer Editorial - CAHistória: Caderno Acadêmico de História. Revista Discente da UFRRJ (ISSN: 2179 - 3840). 2010.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
NASCIMENTO, Thiago Rodrigues. São Gonçalo tem opções de lazer e memória ainda pouco conhecidas. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
NASCIMENTO, Thiago Rodrigues. Ilha das Flores: antiga hospedaria de imigrantes em São Gonçalo é aberta a visitas. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
OLIVEIRA, J. C. ; NASCIMENTO, Thiago Rodrigues . Antiga hospedaria de imigrantes abriga base da Marinha. A hospedaria que fica numa ilhota na Baía de Guanabara foi porta de entrada de milhares de europeus no país.. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
NASCIMENTO, Thiago Rodrigues; ENTREVISTADOS, O. . Histórias de acolhimento. Antiga Hospedaria de Imigrantes em ilha de São Gonçalo vira museu a céu aberto. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
NASCIMENTO, Thiago Rodrigues. Centro de Memória da Imigração da Ilha das Flores: extensão, pesquisa e ensino. Bolsa TCT/5 FAPERJ (Set.2014/Mar.2015). Relatório Final. 2015. (Relatório de pesquisa).

2.
NASCIMENTO, Thiago Rodrigues. Centro de Memória da Imigração da Ilha das Flores: extensão, pesquisa e ensino. Bolsa TCT/5 FAPERJ (Set.2013/Ago.2014). Segundo Relatório. 2014. (Relatório de pesquisa).

3.
NASCIMENTO, Thiago Rodrigues. Centro de Memória da Imigração da Ilha das Flores: extensão, pesquisa e ensino. Bolsa TCT/5 FAPERJ (Set.2012/Ago.2013). 2013. (Relatório de pesquisa).

4.
NASCIMENTO, Thiago Rodrigues. Disputas e tensões no curso de licenciatura curta em Estudos Sociais da Faculdade de Formação de Professores (1971-1986). Relatório Final FAPERJ (Bolsa/Mestrado). Set.2011/Jul.2012. 2012. (Relatório de pesquisa).

5.
NASCIMENTO, Thiago Rodrigues. Disputas e tensões no curso de licenciatura curta em Estudos Sociais da Faculdade de Formação de Professores (1971-1986). Relatório Parcial FAPERJ (Bolsa/Mestrado). Set.2010/Ago.2011. 2011. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BÓGEA, Diogo Barros; NASCIMENTO, Thiago Rodrigues. Participação em banca de Jefferson Medeiros da Silva Júnior.Educação e cidadania: desafios contemporâneos à escola. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IX Congresso Brasileiro de História da Educação - História da educação: Global, nacional e regional. Eixo Temático 4: Formação e Profissão Docente. Carlos Delgado de Carvalho: um professor secundário em defesa da especialização (1920-1950). 2017. (Congresso).

2.
IX Congresso Brasileiro de História da Educação - História da educação: Global, nacional e regional. Eixo Temático 6: Disciplinas Escolares e Ensino de História da Educação. O ensino de Estudos Sociais no Brasil: da sua gênese aos anos da ditadura militar (1930-1970). 2017. (Congresso).

3.
XI Encontro Nacional de Pesquisadores em Ensino de História (ENPEH) - Pesquisa em Ensino de História: desafios de um campo de conhecimento. GPD II Didática e Currículo na Pesquisa em Ensino de História..A literatura sobre a disciplina escolar Estudos Sociais no Brasil (1970-2016): da denúncia a historicidade. 2017. (Encontro).

4.
IX Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História e IV Encontro Internacional do Ensino de História.O velho "script": formação continuada e ensino de história na rede estadual do Rio de Janeiro. 2015. (Encontro).

5.
XXVIII Simpósio Nacional de História. Lugares dos historiadores: velhos e novos desafios.Os Estudos Sociais e a Reforma de Ensino de 1º e 2º graus: A "Doutrina do Núcleo Comum". 2015. (Simpósio).

6.
UERJ SEM MUROS/14ª Semana de Graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.Centro de Memória da Imigração da Ilha das Flores/História de São Gonçalo: Memória e Identidade (Coorientação de bolsista). 2014. (Outra).

7.
Seminário Internacional Hospedarias de Imigrantes. 2013. (Seminário).

8.
XI Encontro Nacional de História Oral. Memória, Democracia e Justiça.Professores Formadores e suas memórias: o formar professor, o ser professor. 2012. (Encontro).

9.
XV Encontro Regional de História - ANPUH/RJ. Ofício do historiador: ensino e pesquisa.Delgado de Carvalho e o ensino de Estudos Sociais: interdisciplinaridade e formação de professores. 2012. (Encontro).

10.
II Seminário de História Social: Relações de Poder e Identidades (PPGHS/UERJ).A Faculdade de Formação de Professores de São Gonçalo/RJ e a Licenciatura Curta em Estudos Sociais: implantação, resistência e defesa entre os anos 1973-1987. 2011. (Seminário).

11.
IX Encontro Nacional dos Pesquisadores do Ensino de História - ENPEH.Os professores de história, formação inicial, prática e saberes docentes. 2011. (Encontro).

12.
XXVI Simpósio Nacional de História - (ANPUH).História da educação, licenciatura em estudos sociais e as "escalas de observação" do historiador. 2011. (Simpósio).

13.
II Encontro Articulando a Universidade e a Escola Básica no Leste Fluminense.Memórias de quem ensina história: reflexões acerca da formação de professores e a prática docente. 2009. (Encontro).

14.
VI Encontro Estadual de Ensino de História do Estado do RJ.Os professores de história e os cursos de graduação: um estudo exploratório sobre a constituição do saber docente. 2009. (Encontro).

15.
Seminário Internacional Culturas Políticas, Memória e Historiografia. 2008. (Seminário).

16.
Seminário Nacional Ensino de História: memória e historiografia. 2008. (Encontro).

17.
XII Encontro Regional de História - Anpuh-Rio. 2006. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MARQUES, G. S. C. ; Henrique Mendonça da Silva ; OLIVEIRA, J. C. ; REZNIK, L. ; Rui Aniceto Nascimento Fernandes ; NASCIMENTO, Thiago Rodrigues . Os moradores, suas fotos e suas memórias. A Hospedaria de Imigrantes da Ilha das Flores pelas coleções fotográficas de seus funcionários (Curadoria, pesquisa e texto). 2015. (Exposição).

2.
REZNIK, L. ; Henrique Mendonça da Silva ; Rui Aniceto Nascimento Fernandes ; OLIVEIRA, J. C. ; RIBEIRO, F. ; NASCIMENTO, Thiago Rodrigues . "Cais do Bote" (Curadoria e Pesquisa). 2014. (Exposição).

3.
Henrique Mendonça da Silva ; RIBEIRO, F. ; OLIVEIRA, J. C. ; NASCIMENTO, Thiago Rodrigues . 12ª Semana Nacional de Museus. Museus: as coleções criam conexões. Museu a Céu Aberto/Centro de Memória da Imigração da Ilha das Flores. 2014. (Outro).

4.
NASCIMENTO, Thiago Rodrigues; Henrique Mendonça da Silva . Exposição Paulo Nunes (Ilha das Flores). 2014. (Exposição).

5.
REZNIK, L. ; Rui Aniceto Nascimento Fernandes ; Henrique Mendonça da Silva ; NASCIMENTO, Thiago Rodrigues . Seminário Internacional Hospedarias de Imigrantes. 2013. (Congresso).

6.
REZNIK, L. ; Rui Aniceto Nascimento Fernandes ; Henrique Mendonça da Silva ; OLIVEIRA, J. C. ; RIBEIRO, F. ; NASCIMENTO, Thiago Rodrigues . Hospedaria de Imigrantes da Ilha das Flores (Curadoria). 2013. (Exposição).

7.
REZNIK, L. ; Rui Aniceto Nascimento Fernandes ; Henrique Mendonça da Silva ; NASCIMENTO, Thiago Rodrigues . Hospedarias de Imigrantes na América do Sul: Rio de Janeiro, São Paulo e Buenos Aires (Curadoria). 2013. (Exposição).

8.
CALAINHO, Daniela Buono ; CORRÊA, Maria Letícia ; SILVA, Camila de Freitas ; SOUZA, Gelson Gomes Carneiro de ; GOMES, Leonardo Gonçalves ; SOUZA, Luiz Gustavo Mendel de ; OLIVEIRA, Rozely Menezes Vigas ; NASCIMENTO, Thiago Rodrigues . II Seminário de História Social: Relações de Poder e Identidades (PPGHS/UERJ). 2011. (Outro).

9.
Márcia de Almeida Gonçalves ; REZNIK, L. ; MONTEIRO, A. M ; GABRIEL, C. T ; ROCHA, Helenice A. B ; MAGALHÃES, M. S ; FERNANDES, E. B ; NASCIMENTO, Thiago Rodrigues . Seminário Nacional O Valor da História Hoje. 2010. (Congresso).

10.
ROCHA, Helenice A. B ; Márcia de Almeida Gonçalves ; NASCIMENTO, Thiago Rodrigues . Oficinas de Ensino de História 2009. 2009. (Outro).

11.
ROCHA, Helenice A. B ; NASCIMENTO, Thiago Rodrigues . Oficinas de Ensino de História 2008. 2008. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Jefferson Medeiros da Silva Júnior. Educação e cidadania: desafios contemporâneos à escola. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Thiago Rodrigues Nascimento.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
NASCIMENTO, Thiago Rodrigues;NASCIMENTO, THIAGO;RODRIGUES NASCIMENTO, THIAGO2012 NASCIMENTO, Thiago Rodrigues. A criação das licenciaturas curtas no Brasil. Revista HISTEDBR On-line, v. 12, p. 340-346, 2012.


Livros e capítulos
1.
NASCIMENTO, Thiago Rodrigues. O Conselho Federal de Educação e a formação de professores entre os anos 1960-1970: a constituição de um projeto educacional durante o regime militar. In: Helenice Rocha; Ismênia de Lima Martins; Luis Edmundo de Souza Moraes; Rebeca Gontijo. (Org.). Identidades, memórias e projetos políticos. 1ed.Rio de Janeiro: FGV Editora, 2016, v. 1, p. 187-203.


Apresentações de Trabalho
1.
NASCIMENTO, Thiago Rodrigues. Os Estudos Sociais e a Reforma de Ensino de 1º e 2º graus: A 'Doutrina do Núcleo Comum'. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
OLIVEIRA, J. C. ; NASCIMENTO, Thiago Rodrigues . Antiga hospedaria de imigrantes abriga base da Marinha. A hospedaria que fica numa ilhota na Baía de Guanabara foi porta de entrada de milhares de europeus no país.. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).



Outras informações relevantes


Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Mestrado e TCT), entre os anos de 2010 e 2015.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/10/2018 às 19:24:42