Filipe Dutra da Silva

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  • Última atualização do currículo em 26/08/2018


Atualmente é professor adjunto do Departamento de Engenharias da Mobilidade da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Possui graduação e doutorado em Engenharia Mecânica pela UFSC. Realizou período de doutorado sanduíche na Université de Poitiers, França, sob orientação de Peter Jordan, durante um ano. Investigou em sua tese o ruído gerado na interação jato-superfície. Atua nas áreas de acústica, aeroacústica e escoamentos turbulentos. Tem experiência em aeroacústica computacional envolvendo métodos para previsão de ruídos em jatos de aeronaves, simulações RANS, método de Lattice Boltzmann e implementação e avaliação de modelos semi-empíricos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Filipe Dutra da Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, F. D.;DA SILVA, FILIPE D.;DA SILVA, F. D.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC - Campus Joinville.
Rua Dona Francisca, 8300 ? Bloco U
Zona Industrial Norte
89219600 - Joinville, SC - Brasil
Telefone: (48) 37217305


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2017
Doutorado em Engenharia Mecânica.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
com período sanduíche em Université de Poitiers (Orientador: Peter Jordan).
Título: Modelagem de Pacotes de Onda com Decaimento de Coerência para a Previsão do Ruído da Interação Jato-Placa, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: César José Deschamps.
Coorientador: Andrey Ricardo da Silva.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Ruído de Jato; Interação jato-placa; Pacotes de onda.
Grande área: Engenharias
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Fenômenos de Transporte / Especialidade: Mecânica dos Fluídos.
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Acústica.
2007 - 2012
Graduação em Engenharia Mecânica.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.


Pós-doutorado


2017 - 2018
Pós-Doutorado.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Grande área: Engenharias
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Acústica.
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Fenômenos de Transporte / Especialidade: Aeroacústica.


Formação Complementar


2007 - 2007
Motores a combustão interna: da teoria à prática. (Carga horária: 20h).
Laboratório de Combustão e Engenharia de Sistemas Térmicos - UFSC, LABCET, Brasil.
2001 - 2007
Mastering English Course.
Centro Cultural Anglo-Americano, CCAA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto A, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Laboratórios de Pesquisa em Refrigeração e Termofísica, POLO/UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Doutorando, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Desenvolvimento do trabalho de tese de Doutorado. Participação no projeto "Ensaios Acústicos do Ruído Externo em Aeronaves" (Embraer-FINEP), atuando no desenvolvimento e avaliação de um modelo de simulação para jatos livres e interagindo com placas planas, empregando um código comercial baseado no Método de Lattice Boltzmann. Participação no projeto "Configurações avançadas para redução de ruído" (Embraer-FINEP), atuando na análise de melhorias em modelos de simulação baseados no Método de Lattice Boltzmann para previsão do ruído devido à interação jato superfície. Fornecimento de suporte técnico aos demais bolsistas do projeto no desenvolvimento de modelos de simulação e na análise dos resultados.

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestrando, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Mestrando do projeto "Ensaios Aeroacústicos do ruído externo em aeronaves", financiado por EMBRAER E FINEP.

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Estagiário no projeto "Aeronave Silenciosa", financiado por EMBRAER E FAPESP Atividades desenvolvidas em um projeto na área de Aeroacústica Computacional envolvendo implementação e avaliação de um modelo semi-empírico da literatura para previsão do ruído gerado pela incidência de jatos em flaps. Foram realizadas análise desse modelo na previsão do ruído da interação jato-flap de configurações atuais de aeronave.

Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Bolsista de IC, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20
Outras informações
Aluno de Iniciação Científica no POLO/UFSC - Laboratórios de Pesquisa em Refrigeração e Termofísca na Universidade Federal de Santa Catarina. Atividades em um projeto na área de Aeroacústica Computacional envolvendo a previsão de ruído em jatos de aeronaves. Realização de Simulações em CFD para obtenção do campo médio do escoamento e posterior utilização de métodos em aeroacústica computacional para previsão do campo acústico.

Atividades

09/2009 - 09/2017
Pesquisa e desenvolvimento , Laboratórios de Pesquisa em Refrigeração e Termofísica - UFSC, .


Céu Azul Aeronaves - Equipe UFSC SAE Aerodesign, AERODESIGN/UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Membro, Enquadramento Funcional: Membro da área de Aerodinâmica, Carga horária: 15
Outras informações
Equipe representante da Universidade Federal de Santa Catarina na competição SAE AeroDesign.

Atividades

01/2010 - 08/2011
Outras atividades técnico-científicas , Equipe de Aerodinâmica, Equipe de Aerodinâmica.

Atividade realizada
Participação no projeto aerodinâmico e construção de aeronaves rádio-controladas projetas para a competição SAE AeroDesign Brasil nos anos de 2010 e 2011 na classe regular..

Laboratório de Metrologia e Automatização, LABMETRO/UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Bolsista de Iniciação Tec., Enquadramento Funcional: Bolsista ITI, Carga horária: 20
Outras informações
Participação no projeto STRES- Sensor óptico difrativo para medição de tensões mecânicas e residuais, atuando nas áreas de projeto mecânico e experimental.



Linhas de pesquisa


1.
Ruído de Jatos
2.
Aeroacústica
3.
Ruído da interação jato-superfície


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Ruído Externo em Aeronaves: Investigação e Modelagem
Descrição: O projeto tem o objetivo de investigar numericamente e experimentalmente os pontos mais importantes da emissão de ruído externo em aeronaves. Além disso, busca-se o desenvolvimento ou aprimoramento de modelos de baixo custo computacional para previsão de ruído e a investigação de estratégias de controle do ruído das fontes mais significativas. Espera-se que os resultados contribuam para o desenvolvimento de tecnologias para redução do problema de ruído não só em aeronaves comerciais mas também em aeronaves não tripuladas em diferentes aplicações..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Revisor de periódico


2017 - Atual
Periódico: Journal of the Brazilian Society of Mechanical Sciences and Engineering


Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica.
2.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Fenômenos de Transporte/Especialidade: Aeroacústica.
3.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Fenômenos de Transporte/Especialidade: Mecânica dos Fluídos.
4.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Escoamentos Turbulentos.
5.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Acústica.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
DA SILVA, FILIPE D.; DA SILVA, ANDREY R. ; DESCHAMPS, CESAR J. ; JORDAN, PETER ; PIANTANIDA, SELENE ; CAVALIERI, ANDRÉ V. ; BRÈS, GUILLAUME A. . Effects of coherence on jet-surface interaction noise. In: 22nd AIAA/CEAS Aeroacoustics Conference, 2016, Lyon. 22nd AIAA/CEAS Aeroacoustics Conference.

2.
DA SILVA, FILIPE D.; DESCHAMPS, CESAR J. ; DA SILVA, ANDREY R. ; SIMÕES, LEANDRO G. . Assessment of Jet-plate Interaction Noise Using the Lattice Boltzmann Method. In: 21st AIAA/CEAS Aeroacoustics Conference, 2015, Dallas. 21st AIAA/CEAS Aeroacoustics Conference. Reston: American Institute of Aeronautics and Astronautics.

3.
DA SILVA, FILIPE D.; DA SILVA, ANDREY R. ; DESCHAMPS, C. J. ; CAVALIERI, ANDRÉ V. ; JORDAN, PETER . Numerical assessment of jet-plate interaction with and without sweep. In: 22nd International Congress on Sound and Vibration, 2015, Florença, Itália. 22nd International Congress on Sound and Vibration, 2015.

4.
DA SILVA, FILIPE D.; DESCHAMPS, C. J. ; SILVA, C. R. I. . Assessment of Semi-empirical Method Applied to Predict Acoustic Noise of Externally Blown Flaps. In: 22nd International Congress of Mechanical Engineering (COBEM 2013), 2013, Ribeirão Preto. 22nd International Congress of Mechanical Engineering (COBEM 2013), 2013. p. 6931-6937.

5.
ENGEL, R. C. ; DESCHAMPS, C. J. ; DA SILVA, FILIPE D. . Efeitos da geometria de bocais serrilhados sobre o escoamento turbulento de jatos subsônicos. In: XXXII Iberian Latin-American Congress on Computational Methods in Engineering, 2011, Ouro Preto-MG. XXXII Iberian Latin-American Congress on Computational Methods in Engineering, 2011.

6.
HARTMANN, D. ; SILVA, F. D. ; PEREIRA, L. T. V. ; BAZZO, W. A. . Desemprego, tempo livre, ensino e sociedade: uma abordagem no contexto da engenharia. In: XXXVIII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia - COBENGE, 2010, Fortaleza/CE. XXXVIII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2010.

Apresentações de Trabalho
1.
DA SILVA, FILIPE D.; DESCHAMPS, CESAR J. ; DA SILVA, ANDREY R. ; JORDAN, PETER ; PIANTANIDA, SELENE ; CAVALIERI, ANDRÉ V. ; BRÈS, GUILLAUME A. . Effects of coherence on Jet-surface interaction noise. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
DA SILVA, FILIPE D.; DESCHAMPS, CESAR J. ; DA SILVA, ANDREY R. ; SIMÕES, LEANDRO G. . Assessment of Jet-Plate Interaction Noise Using the Lattice Boltzmann Method. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
DA SILVA, FILIPE D.; DESCHAMPS, CESAR J. ; SILVA, C. R. I. . Assessment of a Semi-empirical Method Applied to Predict Acoustic Noise of Externally Blown Flaps. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Qualificações de Mestrado
1.
DA SILVA, F. D.; Cordioli, J. A.. Participação em banca de Felipe Augusto Freitas Câmara. Caracterização Experimental da Camada Limite de Jatos Subsônicos na Saída de Diferentes Geometrias de Bocais. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
NICOLAZZI, L. C.; SILVA, F. D.. Participação em banca de Guilherme Bruno dos Santos.Surface analysis of hard milled workpieces while using barrel shaped milling tools. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
RODRIGUES, J. C.; SILVA, F. D.; OLIVEIRA JR, A. A. M.. Participação em banca de Fábio do Monte Sena.Análise Aerodinâmica bidimensional em perfis multielemento para escoamentos a baixo número de Reynolds. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Santa Catarina.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
UFSC/KTH Spring School on Aeroacoustics (Escola de Primavera de Aeroacústica UFSC/KTH). 2017. (Outra).

2.
22nd AIAA/CEAS Aeroacoustics Conference. Effects of coherence on jet-surface interaction noise. 2016. (Congresso).

3.
21st AIAA/CEAS Aeroacoustics Conference. Assessment of Jet-plate Interaction Noise Using the Lattice Boltzmann Method. 2015. (Congresso).

4.
22nd International Congress of Mechanical Engineering (COBEM 2013). Assessment of Semi-empirical Method Applied to Predict Acoustic Noise of Externally Blown Flaps. 2013. (Congresso).

5.
XII COMPETIÇÃO SAE BRASIL DE AERODESIGN. 2010. (Outra).



Outras informações relevantes


Aprovado em concurso público para carreira do Magistério Superior, Classe A, denominação Adjunto A, Nível I, realizado pelo Departamento de Engenharias da Mobilidade, na Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico de Joinville, no campo de conhecimento Engenharia Mecânica/ Mecânica dos Sólidos/Dinâmica dos Corpos Rígidos, Elásticos e Plásticos, conforme publicado no DOU nº 232, 05/12/2017, seção 1, página 20-21. 

Aprovado em concurso público para o cargo de Professor do Magistério Superior, Classe "A", denominação "Adjunto-A", na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Pato Branco na Área de Engenharia Mecânica, subárea Mecânica dos Sólidos, conforme publicado no DOU nº 104, 01/06/2017, seção 3, página 79. 

Em 28 de fevereiro de 2013 mediante a portaria nº 007/PPGEM/2013 foi concedida a mudança de nível de Mestrado para Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica para Filipe Dutra da Silva.



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