Zenira Maria Malacarne Signori

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3122718813486332
  • Última atualização do currículo em 08/10/2018


Mestrado em Educação pela Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO (2014). Especialista em Formação de Professores para Docência no Ensino Superior - UNICENTRO (2011) Especialista em Gestão Escolar- UNICENTRO(2012). Graduada em Pedagogia : Docência e Gestão Educacional - UNICENTRO (2009). Atualmente é Pedagoga na Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Blumenau . Tem interesse pelos seguintes temas: Desigualdades escolares, escolarização de trabalhadores/ estudantes, Formação de professores, práticas de ensino e profissionalidade docente. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas: Formação de Professores e Práticas de Ensino FOPPE - PPGE - UFSC. Coordenadora do Núcleo Pedagógico-NuPe - Campus Blumenau. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Zenira Maria Malacarne Signori
Nome em citações bibliográficas
SIGNORI, Z. M. M.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC - Campus Blumenau.
Rua João Pessoa - de 2616 ao fim - lado par
Velha
89036256 - Blumenau, SC - Brasil
Telefone: (47) 32325158


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2014
Mestrado em EDUCAÇÃO.
Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Brasil.
Título: Retrato do trabalho e educação em Guarapuava-PR:Tempos do trabalho e do trabalhador estudante do ensino noturno da educação básica,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Alessandro de Melo.
2010 - 2012
Especialização em GESTÃO ESCOLAR. (Carga Horária: 360h).
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE I, UNICENTRO, Brasil.
Título: Formação de Professores na Perspectiva de uma Educação Inclusiva: múltiplos saberes.
Orientador: Rosangela Cecilia Boaventura Pereira.
2010 - 2011
Especialização em Formação de Professores p Docência no Ensino Super. (Carga Horária: 384h).
Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Brasil.
Título: Terminalidade Específica para Acadêmicos com Necessidades Educativas Especiais no Ensino Superior: AlgumasReflexões.
Orientador: JEFFERSON OLIVATTO DA SILVA.
2004 - 2009
Graduação em pedagogia.
Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Brasil.
Título: um estudo sobre o processo de ensino/aprendizagem de alunos com Síndrome de Down.
Orientador: Egleci Lippman.




Formação Complementar


2015 - 2018
II Semana Acadêmica das Licenciaturas - UFSC Campus Blumenau. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2016 - 2016
Desafios da Avaliação Institucional na UFSC. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2016 - 2016
ACORDO ORTOGRÁFICO E REVISÃO GRAMATICAL. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2016 - 2016
I Seminário Nacional de Gestão em Ações Afirmativas no Ensino Superior. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2016 - 2016
MULTIMODALIDADE E A PRÁTICA DE PROFESSORES DE ENSINO SUPERIOR. (Carga horária: 16h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2015 - 2015
Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem Moodlo. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2015 - 2015
Transtorno do espectro autista:atuação na pespecti. (Carga horária: 26h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2015 - 2015
GESTÃO DA UNIVERSIDADE PÚBLICA,. (Carga horária: 24h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2015 - 2015
Aspectos gerais do Concurso p/ o Magistério Superi. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2013 - 2013
Estágio de Docência no Ensino Superior. (Carga horária: 60h).
Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Brasil.
2012 - 2012
APERFEIÇOAMENTO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E CONTINUA. (Carga horária: 180h).
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE I, UNICENTRO, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Pedagoga, Carga horária: 40


Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social, CENSE, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Educadora Social, Carga horária: 40


UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE I, UNICENTRO, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: BOLSISTA, Enquadramento Funcional: PROFESSORA/TUTORA, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Observatório de práticas curriculares - OPC
Descrição: O grupo de pesquisa - Observatório de Práticas Curriculares tem por objetivo problematizar as práticas curriculares na Educação Básica, sobretudo, àquelas relacionadas aos campos do Currículo, Didática e Tecnologias. Este grupo de pesquisa tem por objetivo geral investigar as práticas curriculares em escolas públicas do estado de Santa Catarina, atentando, sobretudo, para elementos didático-pedagógicos que revelam sua relação com possíveis inovações, alterações e/ou transformações dos processos de ensino e de aprendizagem, de modo a fomentar a pesquisa, reflexão e produção de conhecimento no Campo do Currículo e suas interfaces com as Tecnologias..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação
Descrição: Descrição: O Grupo de Pesquisas caracteriza-se como um espaço acadêmico que integra professores e estudantes de diversas instituições de ensino superior interessados no intercâmbio de ideias e pesquisas em torno do avanço teórico-conceitual dos fundamentos histórico-filosóficos da educação. Partindo do entendimento da educação como processo de formação humana pela mediação de subsídios da reflexão teórica, espera-se que a produção do Grupo exerça algum impacto no debate da educação (em todos os níveis de ensino) arraigada às vicissitudes da contemporaneidade. Para tanto, o Grupo investiga o campo da Educação sob três perspectivas: (a) perspectivas teóricas da Educação e da Educação Matemática; (b) história e filosofia de instituições educacionais; c) relação entre trabalho, ciência e tecnologia na formação humana. Tanto a produção científica como os eventos acadêmicos, são instrumentos utilizados pelo Grupo para disseminação do seu trabalho...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2014
Educação Básica e Discurso Empresarial
Descrição: Descrição: O projeto visa estudar como os empresários brasileiros concebem, teórica e praticamente, a educação básica, enfatizando a adaptação da educação básica às demandas do mercado. O estudo centra-se especificamente na Confederação Nacional da Indústria -CNI, e seus documentos, em que são identificadas as premissas do projeto educacional do empresariado brasileiro.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) ..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2015 - Atual
Program Institucional de Apoio Pedagógico aos Estudantes -PIAPE
Descrição: Desenvolver ações afirmativas de apoio pedagógico que favoreçam a permanência de todos os ingressantes nos cursos de Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Blumenau, visando o desenvolvimento acadêmico e a formação integral dos estudantes. O PIAPE visa atender estudantes em nível grupal ou individual considerando suas necessidades específicas de aprendizagem. As atividades são desenvolvidas na forma de aulas de apoio, Oficinas, Palestras, Ciclos de Debate, Ciclos de Cinemas, dentre outros..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2013 - 2014
Formação de Professores em Sociologia
Descrição: Descrição: Curso de formação continuada para professores da rede pública do Paraná, lotados no Núcleo Regional de Educação de Guarapuava, que contou com a parceria do NRE e da Faculdade Guarapuava. O objetivo foi refletir a disciplina e o ensino de Sociologia a partir do referencial das Diretrizes Estaduais da disciplina, por meio de palestras, oficinas, debates e produção de textos e um material de aulas.. Situação: Concluído; Natureza: Extensão. Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (6) ..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SIGNORI, Z. M. M.2015SIGNORI, Z. M. M.; CAMPANELLI, R. T. B. . A ESCOLA E A FORMAÇÃO DO TRABALHADOR: A QUESTÃO DA DUALIDADE ESTRUTURAL. Revista Pedagogia em Foco, v. 10, p. 156-167, 2015.

2.
SIGNORI, Z. M. M.2014SIGNORI, Z. M. M.; MELO, A. . Trabalhadores/estudantes da educação básica no ensino noturno: uma análise da relação do tempo de trabalho com o tempo da educação. ORG & DEMO, v. 15, p. 1, 2014.

3.
SIGNORI, Z. M. M.2014SIGNORI, Z. M. M.; MELO, A. . Trabalhadores/estudantes da educação básica no ensino noturno: uma análise da relação do tempo de trabalho com o tempo da educação. Org & Demo (Unesp. Marília), v. 15, p. 1, 2014.

4.
SIGNORI, Z. M. M.2014SIGNORI, Z. M. M.. FORMAÇÃO DOCENTE COM BASES INCLUSIVAS: SABERES NECESSÁRIOS PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA. Cadernos da Pedagogia (Ufscar. Online), v. 07, p. 145-160, 2014.

5.
TOMAS, E.R.2006 TOMAS, E.R. ; BAVARESCO, L. ; SIGNORI, Z. M. M. . UMA REFLEXÃO HISTÓRICA SOBRE A QUESTÃO DO TRABALHO NA VISÃO DE ENGUITA. Educere et Educare (Impresso), v. 01, p. 73-76, 2006.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SIGNORI, Z. M. M.. Tempo do trabalho e do trabalhador/estudante do ensino noturno: Na Educação Básica. 1º. ed. saabrucken: ed. omniscriptum gmbH & co: Novas Edições Acadêmicas, 2016. 213p .

Capítulos de livros publicados
1.
SIGNORI, Z. M. M.. Os Tempos de Trabalho e da Educação para os Trabalhadores/Estudantes do Ensino Noturno de Guarapuava-PR. In: Alessandro de Melo. (Org.). Educação e Sociedade em Guarapuava: Cenários de Pesquisa. 1ºed.: CRV, 2015, v. , p. 6-.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SIGNORI, Z. M. M.; MELO, A. . Tempo de trabalho e do trabalhador/estudante da educação básica no ensino nturno. In: I Jornada Latinoamericana de História, Trabajo Movimentos sociales y Educación Popular, 2013, Foz de Iguaçu. V jprnada sobre História y Educación I Jornada sobre antropologia y educación popular, 2013.

2.
SIGNORI, Z. M. M.; MELO, A. . Trabalho diurno x escolarização noturna: uma formação de faz de conta para a classe trabalhadora. In: II seminário de Pesquisa e XXI Semana de Pedagogia, 2013, Guarapuava-PR. XXI Semana de Pedagogia, II Seminário internacional de pesquisA em Educação e II encontro PIBID Diversidade, 2013. v. 2.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SIGNORI, Z. M. M.. SINDROME DE DOWN: ENSNO E APRENDIZAGEM. In: XVII SEMNA DE PEDAGOGIA E VI SEMINARIO DE EDUCAÇÃO DO CENTRO-OESTE, 2009. PROJETO DE EXTENSÃO.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SIGNORI, Z. M. M.; MELO, A. ; BATISTA, V. S. . GRUPO DE PESQUISA EM TRABALHO , EDUCAÇÃO E HISTÓRIA - GETEH. In: XII Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação, 2013, Maringá. XII Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação.

2.
SIGNORI, Z. M. M.; IVONE MEZNECK . POLÍTICAS DE INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR: UMA SÍNTESE. In: V SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃODO CENTRO- OESTE E XVIII SEMANA DE PEDAGOGIA DA UNICENTRO, 2010. EDUCAÇÃO...INCLUSÃO? EXCLUSÃO? (IN)CLUCUSÃO!, 2010.

3.
IVONE MEZNECK ; SIGNORI, Z. M. M. . TEORIA E PRÁTICA: ARTICULAÇÃO FUNDAMENTAL PARA O PROCESSO DE FORMAÇÃO. In: V SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO DO CENTRO-ESTE E XVIII SEMANA DE PEDAGOGIA DA UNICENTRO, 2010. EDUCAÇÃO...INCLUSÃO? EXCLUSÃO? (IN)CONCLUSÃO!, 2010.

4.
SIGNORI, Z. M. M.. O TRABALHO : UMA ANÁLISE. In: XII SEMANA DE PEDAGOGIA II FÓRUM DE EDUCAÇÃO INFANTIL, 2004, GUARAPUAVA. POÍITICAS EDUCACIONAIS: UM BALANÇO DA ÚLTIMA DÉCADA. GUARAPUAVA: UNICENTRO, 2004. v. 01. p. 07-132.

5.
PEDROSO, L.V. ; LOPES, P. H. ; SIGNORI, Z. M. M. . ALFABETIZAÇÃO:UM ESTUDO SOBRE PROFESSORES DAS CAMADAS POPULARES. In: XII SEMANA DE PEDAGOGIA II FÓRUM DE EDUCAÇÃO INFANTIL, 2004, GUARAPUAVA. POLÍTICAS EDUCACIONAIS: UM BALANÇO DA ÚLTIMA DÉCADA. GUARAPUAVA: UNICENTRO, 2004. v. 01. p. 07-132.

Artigos aceitos para publicação
1.
SIGNORI, Z. M. M.. formação docente com bases inclusivas: saberes necessários para a prática pedagógica. Cadernos da Pedagogia (Ufscar. Online), 2014.

Apresentações de Trabalho
1.
SIGNORI, Z. M. M.. Educação e Trabalho: O trabalhador /estudante do ensino médio noturno. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SIGNORI, Z. M. M.. Trabalho diurno X escolarização noturna: uma formação de faz de conta para a classe trabalhadora. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
Signori, Samantha Luiza ; SIGNORI, Z. M. M. . Basquete em cadeiras de rodas: as melhores psicossociais provinientes da prática do esporte adaptado em portadores de deficiência física. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
IVONE MEZNECK ; SIGNORI, Z. M. M. . TEORIA E PRÁTICA: ARTICULAÇÃO FUNDAMENTAL PARA O PROCESSO DE FORMAÇÃO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SIGNORI, Z. M. M.; IVONE MEZNECK . POLÍTICAS DE INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR: UMA SÍNTESE. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SIGNORI, Z. M. M.. SÍNDROME DE DOWN: ENSINO E APRENDIZAGEM. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
TOMAS, E.R. ; BAVARESCO, L. ; SIGNORI, Z. M. M. . UMA REFLEXÃO HISTÓRICA SOBRE A QUESTÃO DO TRABALHO NA VISÃO DE ENGUITA. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
LOPES, P. H. ; PEDROSO, L.V. ; SIGNORI, Z. M. M. . ALFABETIZAÇÃO:UM ESTUDO SOBRE PROFESSORES DAS CAMADAS POPULARES. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
SIGNORI, Z. M. M.. O TRABALHO: UMA ANÁLISE. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
SIGNORI, Z. M. M.. Membro da comissão para conceber e dimencionar as condições necessárias e suficientes para a implementação do curso de graduação de Licenciatura em Pedagogia. 2018.

2.
SIGNORI, Z. M. M.. Membro do Comitê de Expansão. 2016.

3.
SIGNORI, Z. M. M.. Comissão especial para organização do Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática. 2016.

4.
SIGNORI, Z. M. M.. Comissão especial para organização do Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Química. 2016.

5.
SIGNORI, Z. M. M.. membro da comissão especial para preenchimento do sistema e-MEC. 2016.

6.
SIGNORI, Z. M. M.. Coordenadora do Núcleo Pedagógico- NuPe, Campus Blumenau. 2016.

7.
SIGNORI, Z. M. M.. Membro do Núcleo de Formação Continuada de Profissionais da Educação Básica. 2016.

8.
SIGNORI, Z. M. M.. comissão do Programa de Formação Continuada para professores-PROFOR. 2015.


Demais tipos de produção técnica
1.
SIGNORI, Z. M. M.. Reflexões sobre a vida acadêmica. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
SIGNORI, Z. M. M.. Universidade estudar começa aqui. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
SIGNORI, Z. M. M.. Universidade: Estudar começa aqui. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
SIGNORI, Z. M. M.. CURRÍCULO LATTES: SUA IMPORTÂNCIA A VIDA ACADÊMICA. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
SIGNORI, Z. M. M.. Formação de Professores em Sociologia. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
SIGNORI, Z. M. M.. Inlusão: Legislação e Prática Docente. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SIGNORI, Z. M. M.. Participação em banca de Edson Claiton Guedes. A reforma universitária segundo Edgar Morin: uma provocação à postura do atual processo ensino/aprendizagem. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência no Ensio Superior) - Centro de Ensino Superior de Maringá.

2.
SIGNORI, Z. M. M.. Participação em banca de Joceane Priamo. Educação e tecnologia: um elo essencial. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência no Ensio Superior) - Centro de Ensino Superior de Maringá.

3.
SIGNORI, Z. M. M.. Participação em banca de Alessandra Brustolin. Sociedade do conhecimento e atuação docente. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência no Ensio Superior) - Centro de Ensino Superior de Maringá.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Aula Magna do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIVALI,. 2018. (Outra).

2.
Formação de Coordenadores de Extensão.Curso de Formação de Coordenadores de Extensão. 2017. (Seminário).

3.
Desafios da Avaliação Institucional na UFSC.Desafios da avaliação institucional na UFSC. 2016. (Seminário).

4.
I seminário nacional de gestão em ações afirmativas no Ensino Superior.I seminário nacional de gestão em ações afirmativas no Ensino Superior. 2016. (Seminário).

5.
Novas perspectivas no ensino de Química e Matemática: o papel docente.Assestando óculos para olhar o mundo. 2015. (Seminário).

6.
II CONGRESSO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. 2013. (Seminário).

7.
SEMINÁRIO DE PESQUISA EM PPE. 2013. (Seminário).

8.
SEMINÁRIO INTERNACIONAL 'ESTADO, VIOLÊNCIA E LUTA DE CLASSES. 2013. (Seminário).

9.
SEMINÁRIO INTERNACIONAL ESTADO, VIOLÊNCIA E LUTA DE CLASSES. 2013. (Seminário).

10.
V SIMPÓSIO DE PESQISA , PÓS GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO TECNOLOGICA DA UNICENTRO 2013, ETAPA 3. 2013. (Simpósio).

11.
XXI SEMANA DE PEDAGOGIA, II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO E II ENCONTRO PIBID DIVERSIDADE. 2013. (Seminário).

12.
V SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO DO CENTRO-OESTE DO PARANÁ E XXIII SEMANA DE PEDAGOGIA DA UNICENTRO. 2010. (Seminário).

13.
I SEMINÁRIO SOBRE POLÍTICAS EDUCACIONAIS DO ESTADO DO PARANÁ. 2009. (Seminário).

14.
SIEPE-Semana de Intgração Ensino, Pesquisa e extensão. 2009. (Seminário).

15.
XVII SEMANA DE PEDAGOGIA E IV SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO DO CENTRO OESTE. 2009. (Seminário).

16.
FÓRUM DA HUMANIDADES(FOR-HUM) 2008: HUMANIDADES :DIÁLOGOS E SABERES. 2008. (Seminário).

17.
XVI SEMANA DE PEDAGOGIA E III SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO DO CENTRO OESTE DO PARANÁ-SECOP. 2008. (Seminário).

18.
XII SEMANA DE ESTUDOS DE PEDAGOGIA-POLÍTICAS EDUCACIONAIS: UM BALANÇO DA ÚLTIMA DÉCADA. 2004. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SIGNORI, Z. M. M.. Café filosófico com Ester Buffa. 2018. (Outro).

2.
SIGNORI, Z. M. M.. PALESTRA - RUMOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA NA CONTEMPORANEIDADE. 2017. (Congresso).

3.
SIGNORI, Z. M. M.. Cine Debate Milk - a voz da igualdade. 2017. (Outro).

4.
SIGNORI, Z. M. M.. ELAS VÃO À LUTA: MULHERES, TRABALHO E CINEMA. 2013. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Orientações de outra natureza
1.
Maria Claudia Gazola. Psicopedagogia clinica e institucional. 2018. Orientação de outra natureza. (Psicopedagogia Clinica e Institucional) - Sociedade Educacional Leonardo Da Vinci S.S. Ltada. Orientador: Zenira Maria Malacarne Signori.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
SIGNORI, Z. M. M.. Trabalho diurno X escolarização noturna: uma formação de faz de conta para a classe trabalhadora. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Cursos de curta duração ministrados
1.
SIGNORI, Z. M. M.. CURRÍCULO LATTES: SUA IMPORTÂNCIA A VIDA ACADÊMICA. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SIGNORI, Z. M. M.. ELAS VÃO À LUTA: MULHERES, TRABALHO E CINEMA. 2013. (Outro).

2.
SIGNORI, Z. M. M.. PALESTRA - RUMOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA NA CONTEMPORANEIDADE. 2017. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/11/2018 às 24:31:48