Ariane Nunes Rodrigues

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5448988901919991
  • Última atualização do currículo em 05/10/2018


É doutoranda pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Possui mestrado na área de Engenharia de Software pela Universidade de Pernambuco (2012). Possui graduação em Sistemas de Informação pela Universidade de Pernambuco (2010). Atualmente é professora assistente da Universidade de Pernambuco conduzindo pesquisas na área de Tecnologia e Educação e ensino de Computação baseado PBL. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ariane Nunes Rodrigues
Nome em citações bibliográficas
RODRIGUES, A. N.;RODRIGUES, ARIANE NUNES;RODRIGUES, ARIANE

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de Pernambuco, Faculdade de Formação, FACETEG - Faculdade de Ciências e Tecnologia de Garanhuns.
Capitão Pedro Rodrigues, 105
São José
55294902 - Garanhuns, PE - Brasil
Telefone: (87) 37618230


Formação acadêmica/titulação


2014
Doutorado em andamento em Ciências da Computação.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Orientador: Simone C. dos Santos.
2010 - 2012
Mestrado em Engenharia da Computação.
Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.
Título: Planejamento e Acompanhamento do Ensino na Abordagem PBL em Sistemas de Gestão de Aprendizagem,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Simone Cristiane dos Santos.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Gestão de Processos; Metodologia PBL; Planejamento e Acompanhamento de Ensino; Objetivos Educacionais; Avaliação.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
2006 - 2010
Graduação em Sistemas de Informação.
Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.
Título: Usabilidade em páginas Web sob a ótica das 10 Heurísticas de Nielsen: Um estudo de caso do SIGA na UPE Campus Caruaru - PE..
Orientador: Patrícia Cristina Moser.




Atuação Profissional



Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Regime: Dedicação exclusiva.


UPE Consultoria Jr., UPE JR., Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Engenharia de Riscos, Carga horária: 20
Outras informações
Estágio foi realizado através da UPE Consultoria Jr. - Prototipação de software do restaurante e pizzaria Don Peppone.



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Processo de desenvolvimento do jogo sério ?Batalha do Sorriso? para a Educação infantil em saúde oral
Descrição: Projeto de pesquisa vinculado ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da UPE que tem como objetivo adquirir, de maneira geral, conhecimento teórico-prático através da pesquisa para refletir, discutir e desenvolver softwares educativos. O objetivo específico da pesquisa é compreender os fundamentos teóricos que envolvem todo o processo de desenvolvimento de softwares educativos, em especial, jogos educativos e/ou sérios, considerando a interdisciplinaridade com outras áreas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Ariane Nunes Rodrigues - Coordenador.


Projetos de extensão


2014 - Atual
PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Descrição: É um programa de incentivo e valorização do magistério e de aprimoramento do processo de formação de docentes para a educação básica, vinculado a Diretoria de Educação Básica Presencial ? DEB ? da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior ? CAPES. Iniciação do discente à docência no Ensino Fundamental, na perspectiva interdisciplinar com Computação..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (17) .
Integrantes: Ariane Nunes Rodrigues - Coordenador / Ana Regina Marinho Dantas Barboza da Rocha Serafim - Integrante / Tarcia Regina da Silva - Integrante / Irami Buarque do Amazonas - Integrante / Vera Lúcia Chalegre de Freitas - Integrante / Bruno Augusto Dornelas Câmara - Integrante / Felipe Fernando Ângelo Barreto - Integrante / Maria Inez Santos Moura - Integrante / Genealda Maria Leite Pedrosa - Integrante.
2013 - Atual
Desenvolvendo o Pensamento Computacional em Alunos do Ensino Médio com Robótica Educacional baseado em PBL>
Descrição: É sabido que à inserção de conhecimentos computacionais devem ser considerados nos processos de ensino e aprendizagens atuais. Do ponto de vista acadêmico, a prática de envolver o aluno ao contexto tecnológico, durante o ensino médio, ainda tem sido tratado com superficialidade. Adicionalmente, os processos de aprendizagem tradicionais mantêm ênfase apenas na assimilação e aquisição do conhecimento com pouca resolução prática dos problemas. Este projeto parte do pressuposto de que a aplicação de conceitos associados a Robótica na Educação pode proporcionar o desenvolvimento de habilidades, sobretudo quanto aos processos cognitivos (pensar, planejar, solucionar, criar, entre outras), pela desenvoltura do raciocínio computacional, ou simplesmente ?pensamento computacional?. Segundo Sica (2011), o pensamento computacional e raciocínio lógico deveriam ser ensinados desde cedo já que aumentam a capacidade de dedução e conclusão de problemas. Como procedimento central de aprendizagem em PBL, os problemas motivam os alunos a buscar soluções adequadas associadas ao conteúdo apresentado. O impacto da Computação nas mais variadas áreas tem afetado satisfatoriamente aspectos pessoais e profissionais da sociedade. Acredita-se que para prosperar no mundo de hoje, as pessoas precisam desenvolver este pensamento. Diante deste contexto, o projeto visa proporcionar uma aprendizagem funcional e colaborativa, ou seja, envolver os alunos do nível médio em uma aprendizagem prática por meio de problemas diversificados, estes alinhados a conteúdos de Computação como lógica de programação..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Ariane Nunes Rodrigues - Coordenador / Higor Ricardo Monteiro Santos - Integrante / Eraylson Galdino da Silva - Integrante.


Outros Projetos


2015 - Atual
MKSIM FACTORYBUILDER: INOVAÇÃO EM TECNOLOGIA PARA ENSINO DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL.
Descrição: O objetivo deste projeto é desenvolver o FactoryBuilder, um novo módulo para a plataforma de simulação MKSIM, através do qual o usuário poderá construir uma linha de produção virtual, utilizando componentes pré-fabricados contidos na Toolbox da nova solução. A escassez de profissionais qualificados para atender às demandas do setor industrial tem se agravado, pois a capacidade de preparação de profissionais e a renovação dos recursos metodológicos não acompanham a velocidade das transformações tecnológicas. Para ajudar a solucionar este problema, a Mekatronik desenvolveu uma plataforma de simulação de máquinas e processos industriais, a MKSIM, que serve como ferramenta de ensino para cursos de formação profissional na área de controle e automação. Agora a empresa pretende desenvolver o módulo FactoryBuilder, que proporcionará aos alunos a experiência de montagem e simulação de linhas de produção em um ambiente virtual, de forma absolutamente prática, realista e produtiva para o processo ensino-aprendizagem. Este produto contribuirá para a aceleração do desenvolvimento de competências em estudantes e profissionais de automação e manutenção industrial, bem como servirá como ferramenta para avaliação em cursos de formação e processos seletivos. ..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Ariane Nunes Rodrigues - Integrante / Higor Ricardo Monteiro Santos - Integrante / Gilberto Denis de Souza Leite filho - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Informação.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
RODRIGUES, ARIANE NUNES2013RODRIGUES, ARIANE NUNES; DOS SANTOS, SIMONE CRISTIANE . Aplicando a Taxonomia de Bloom Revisada para Gerenciar Processos de Ensino em Sistemas de Aprendizagem Baseada em Problemas. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 21, p. 1-15, 2013.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FERREIRA, M. A. D. ; ARAUJO, D. C. ; SILVA, A. ; Silva Neto, S. R. ; SANTOS, H. R. M. ; RODRIGUES, A. N. . Análise, Revisão e Aplicação da Abordagem para Inclusão do Licenciado em Computação no Ensino Básico (ABILSEN).. In: XXII Workshop de Informática na Escola (WIE), 2016, Uberlândia - MG. XXII Workshop de Informática na Escola (WIE), 2016.

2.
Lima, J. S. de ; RODRIGUES, A. N. . Avaliação do Jogo Educativo Lei de Mendel. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2016, Uberlândia - MG. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2016.

3.
RODRIGUES, A. N.; SANTOS, S. C. . A Framework for Applying Problem-Based Learning to Computing Education. In: 46th Annual Frontiers in Education (FIE), 2016, Pensilvânia. The Crossroads of Engineering and Business, 2016.

4.
ARAÚJO, DÉBORA ; RODRIGUES, ARIANE ; LACERDA, PAULO ; DIONÍSIO, MÁVERICK ; SANTOS, HIGOR . Processo de desenvolvimento do jogo sério Missão Aedes: relações entre objetivos pedagógicos, ludicidade e implicações de design. In: XXVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2016, Uberlandia. org.crossref.xschema._1.Title@2d489c0c, 2016. p. 597.

5.
ARAUJO, D. C. ; RODRIGUES, A. N. ; LACERDA, P. ; FERREIRA, M. A. D. ; SANTOS, H. R. M. . Processo de desenvolvimento do jogo sério Missão Aedes: relações entre objetivos pedagógicos, ludicidade e implicações de design. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2016, Uberlândia - MG. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2016.

6.
ARAUJO, D. C. ; RODRIGUES, A. N. ; SILVA, C. V. A. ; SOARES, L. S. . Ensino de Computação na Educação Básica apoiado por Problemas: Práticas de Licenciandos em Computação. In: IV Congresso Brasileiro de Informática na Educação & X Conferência Latino-Americana de Objetos e Tecnologias de Aprendizagem, 2015, Maceió, AL. 23º WEI - Workshop sobre Educação em Computação, 2015.

7.
FERREIRA, M. A. D. ; RODRIGUES, A. N. . Interfaces Educativas: Implicações de design e processos cognitivos do jogo Nicetown. In: Congresso brasileiro de informática na educação - CBIE, 2015, Maceió. XXVI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2015), 2015.

8.
SANTOS, S. C. ; ALEXANDRE, G. H. S. ; RODRIGUES, A. N. . Applying PBL in Project Management Education: a Case Study of an Undergraduate Course. In: Frontiers in Education, 2015, Texas, US. 45th Annual Frontiers in Education, 2015.

9.
SANTOS, W. O. ; SOUZA, A. A. ; LAUYSE, M. ; SILVA, A. P. ; TENORIO, A. K. ; RODRIGUES, A. N. ; SILVA JUNIOR, C. G. . Desafios com Palitos: Processo de Desenvolvimento de um Jogo Educativo.. In: XIII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2014, Porto Alegre, RS. Proceedings of the SBGames, 2014.

10.
Lima, J. S. de ; NASCIMENTO, J. M. F. ; RODRIGUES, A. N. ; SANTOS, V. A. . Avaliação de Interfaces: Aplicação de método de comunicabilidade no ambiente amadeus. In: XIX Conferência Internacional sobre Informática na Educação, 2014, Fortaleza. Nuevas Ideas en Informática Educativa, 2014. v. 10.

11.
Eraylson Galdino ; Barbosa, A. F. ; Silva Neto, S. R. ; Lopes, R. H. O. ; RODRIGUES, A. N. . Análise de ferramentas para o ensino de Computação na Educação Básica. In: Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, 2014. XXII Workshop sobre Educação em Computação, 2014.

12.
DOS SANTOS, SIMONE CRISTIANE ; MONTE, A. C ; RODRIGUES, A. N. . A PBL Approach to Process Management Applied to Software Engineering Education. In: EEE Frontiers in Education Conference - Energizing the Future, 2013, Oklahoma City. EEE Frontiers in Education Conference - Energizing the Future, 2013.

13.
RODRIGUES, A. N.; DOS SANTOS, SIMONE CRISTIANE . A Systems Approach to Managing Learning based on Bloom´s Revised Taxonomy to Support Student Assessment in PBL. In: EEE Frontiers in Education Conference - Energizing the Future, 2013, Oklahoma City. EEE Frontiers in Education Conference - Energizing the Future.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
POLIANA, Q. ; SANTOS, H. R. M. ; RODRIGUES, A. N. . Relato de Experiência no PIBID: Projeto interdisciplinar envolvendo Licenciandos em Computação e Pedagogia no Ensino Fundamental. In: XXII Workshop de Informática na Escola (WIE), 2016, Uberlândia. XXII Workshop de Informática na Escola (WIE), 2016.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Eraylson Galdino ; Barbosa, A. F. ; Silva Neto, S. R. ; SANTOS, W. O. ; RODRIGUES, A. N. . O processo de desenvolvimento do jogo 'Mundo de Euclides' para ensino da Geometria Euclidiana. In: Simpósio Brasileiro de Desenvolvimento de Jogos e Entretenimento Digital, 2014, Porto Alegre. Anais do Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2014.

Artigos aceitos para publicação
1.
Eraylson Galdino ; Barbosa, A. F. ; Silva Neto, S. R. ; Lopes, R. H. O. ; RODRIGUES, A. N. . Análise de ferramentas para o ensino de computação na educação básica. In: XXII Workshop sobre Educação em Computação. XXX Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, 2014.

2.
Eraylson Galdino ; Silva Neto, S. R. ; SANTOS, W. O. ; Barbosa, A. F. ; RODRIGUES, A. N. . O processo de desenvolvimento do jogo 'Mundo de Euclides' para ensino da Geometria Euclidiana. Anais do Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2014.

Apresentações de Trabalho
1.
RODRIGUES, A. N.. Taxonomia de Bloom Revisada. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
RODRIGUES, A. N.. PBL: Metodologia Inovadora para o Ensino de Computação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
RODRIGUES, A. N.. Participação em banca de Paulo Antonio dos Santos Silva.Uma revisão sistemática da Literatura de estudos sobre informação, conhecimento e aprendizagem no ciberespaço. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Computação) - Universidade de Pernambuco.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Treinamento em Testes de Software com Ênfase em Usabilidade.Formação de Engenheiros de Testes de Software com Ênfase em Usabilidade. 2013. (Outra).

2.
Computação nas nuvens: Um novo jeito de fazer negócios!. 2009. (Encontro).

3.
II Encontro de Banco de Dados, Qualidade, Processos e Gestão. 2008. (Encontro).

4.
Introdução ao CMS Joomla!. 2008. (Outra).

5.
Aplicando Redes Neurais. 2007. (Outra).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Thiago Martins da Silva. Avaliação de Interface: Aplicação do Percurso Cognitivo no ambiente virtual de aprendizagem Moodle. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Computação) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Ariane Nunes Rodrigues.

2.
Renato Hildenyo de Oliveira Lopes. Proposta e Adaptação de Atividades Desplugadas para o Ensino da Computação na Educação Básica. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Computação) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Ariane Nunes Rodrigues.

3.
Renato Hildenyo de Oliveira Lopes. Proposta e Adaptação de Atividades Desplugadas para o Ensino da Computação na Educação Básica. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Computação) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Ariane Nunes Rodrigues.

4.
Marciel Cavalcante Nunes. Guia para Ensino de Programação na Educação Básica Baseada em Problemas e Apoiado pelo Scratch.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Computação) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Ariane Nunes Rodrigues.

5.
Máverick André. Processo de Desenvolvimento de um Software Educativo para o Ensino de Ciências e Conscientização Ambiental.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Computação) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Ariane Nunes Rodrigues.

6.
Jakeline Soares. Avaliação da Aprendizagem do Software Educativo Leis de Mendel. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Computação) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Ariane Nunes Rodrigues.

7.
Aline Ferreira Barbosa. Elementos 3D: Uma aplicação baseada em Realidade Aumentada para Auxiliar o Ensino da Tabela Periódiica. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Computação) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Ariane Nunes Rodrigues.

8.
Michel de Sousa Miranda. Método de Avaliação de Interfaces: Um estudo de caso do Amadeus pela perspectiva da Avaliação Heurística de Nielsen.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Computação) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Ariane Nunes Rodrigues.



Inovação



Outros projetos



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/11/2018 às 2:32:07