Jaci Brasil Tonelli

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  • Última atualização do currículo em 12/09/2018


Possui graduação em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo (2003) e graduação em Letras (habilitação em Francês e Português) pela Universidade de São Paulo (2013). É doutoranda pelo programa de Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em francês e integra a equipe do Laboratório de Letramento Acadêmico da FFLCH. Tem interesse nas áreas de ensino de língua francesa, letramento acadêmico em francês e português e em leitura e produção de textos em contexto universitário. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Jaci Brasil Tonelli
Nome em citações bibliográficas
TONELLI, J. B.;TONELLI, JACI BRASIL


Formação acadêmica/titulação


2018
Doutorado em andamento em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: O desenvolvimento da produção de textual de estudantes de Letras: um estudo longitudinal por meio dos gêneros produzidos durante a graduação em francês,
Orientador: Eliane Gouvea Lousada.
Palavras-chave: escrita acadêmica; capacidades de linguagem; gêneros textuais; letramento acadêmico; produção escrita.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.
Setores de atividade: Educação.
2014 - 2016
Mestrado em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Desenvolvimento da escrita acadêmica em francês: relações entre a produção escrita e o ensino do gênero textual artigo científico,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Eliane Gouvêa Lousada.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: interacionismo sociodiscursivo; gêneros textuais; letramento acadêmico; escrita acadêmica; escrita acadêmica em francês.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
Setores de atividade: Educação.
2012 - 2014
Graduação em Letras - Francês/Português.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2008 - 2013
Graduação em Letras - Francês/Português.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2000 - 2003
Graduação em Jornalismo.
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
Título: Amor Lugar Comum - Livro reportagem com histórias de amor.
Orientador: Jorge Tarquini.




Formação Complementar


2010 - 2010
Extensão universitária em Moodle: viagem de estudo. (Carga horária: 30h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.


Atuação Profissional



Laboratório de Letramento Acadêmico - FFLCH - USP, LLA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Monitora, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 2
Outras informações
Realização de atendimentos, individuais ou em grupo, visando ao letramento acadêmico em francês de alunos da graduação e da pós-graduação. http://letramentoacademico.fflch.usp.br/


Cursos Extracurriculares de Francês - FFLCH - USP, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Monitora, Enquadramento Funcional: Tutora/ Formadora FLE, Carga horária: 6
Outras informações
Realização de tutorado profissional para professores iniciantes. As atividades da tutora consistem em acompanhar a os professores na elaboração das aulas, na gestão dos alunos e do tempo da aula, na correção das provas e na concepção de novas atividades.

Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Ministrante, Enquadramento Funcional: Ministrante de curso de extensão, Carga horária: 2
Outras informações
Preparar e ministrar as aulas do curso "Gêneros textuais acadêmicos: produção de textos orais e escritos para participação em contexto universitário". http://sce.fflch.usp.br/node/1915 Preparar e ministrar as aulas do curso "Aspectos da Cultura francófona" http://sce.fflch.usp.br/node/2261

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Assistente da coordenação, Carga horária: 3
Outras informações
Participei de atividades de promoção da formação de professores dos cursos extracurriculares, como a organização de jornadas pedagógicas. Participei da elaboração de materiais pedagógicos e instrucionais dirigidos aos professores dos Cursos Extracurriculares de Francês (avaliações, atividades pedagógicas, guia para os professores-monitores, inserção de novas informações no guia do monitor).

Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora de francês, Carga horária: 10
Outras informações
Professora de francês para níveis iniciantes, intermediários e avançados

Atividades

07/2012 - 10/2014
Extensão universitária , Cursos Extracurriculares de Francês - FFLCH - USP, .

Atividade de extensão realizada
Professora nos níveis 1, 2, 3.

Université de Sherbrooke, USherbrooke, Canadá.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Estagiária de Pesquisa, Enquadramento Funcional: Estagiária de pesquisa, Carga horária: 30
Outras informações
Realização de um estágio de pesquisa para participar das atividades do projeto interuniversidades " Le développement des compétences en littéracie académique, une clé de la réussite universitaire - O desenvolvimento de competências em letramento acadêmico". Durante o período do estágio, acompanhei, como ouvinte, aulas da graduação (Didática da literatura) e da pós-graduação (Fundamentos da pesquisa em educação), além de participar das reuniões do Collectif CLÉ e do Grupo Vygotski.


Esporte Clube Pinheiros, ECP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora de francês, Carga horária: 5

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Professora de francês, Enquadramento Funcional: Autonoma, Carga horária: 5


Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista


Ministere de L'Education Nationale, França.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Assistente de Português, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Iniciação Científica sem bolsa, Enquadramento Funcional: aluno de graduação



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
A formação para a redação de gêneros textuais acadêmicos, um desafio para os estudos universitários
Descrição: Ter um bom desempenho na universidade requer domínio do letramento acadêmico, o que inclui não apenas o conhecimento da língua (L1 ou L2) dos estudos, mas também domínio das operações cognitivas complexas de leitura e escrita, tais como a produção de gêneros textuais específicos associados à esfera universitária/acadêmica (LOUSADA; DEZUTTER, 2016). Ao adentrarem a esfera universitária/acadêmica, os alunos têm que produzir textos pertencentes a gêneros que eles não conheciam e que apresentam características discursivas, enunciativas e linguísticas próprias, influenciadas pelo contexto em que são produzidos. Em L2, esse desafio é duplo, pois, além das dificuldades linguísticas específicas, os gêneros são permeados por características culturais próprias. Além disso, a produção textual se transforma na era digital. Nossos estudos têm mostrado que os alunos, mesmo já utilizando recursos tecnológicos, necessitam ser melhor formados para tanto. A preocupação com o bom desempenho dos alunos tem levado as universidades a proporem estudos e estruturas para ajudá-los a desenvolverem suas competências relacionadas ao letramento acadêmico. Isso é feito por meio da criação de cursos ou estruturas paralelas, como a dos centros de apoio à escrita acadêmica de nossas universidades. O Laboratório de letramento acadêmico, criado em 2011 na U. de São Paulo (USP), oferece serviços individualizados em inglês, francês e português (http://letramentoacademico.fflch.usp.br/). Criado em 2012 na U. de Sherbrooke, o CIRCE (Carrefour institutionnel de rédaction et de communication efficace) elaborou cursos voltados para o domínio da comunicação escrita ou oral adaptados aos contextos e finalidades de diferentes programas (http://www.usherbrooke.ca/centredelangues/espace-etudiant/circe/). Desde 2013, graças ao apoio financeiro do Governo do Quebec (cooperação bilateral entre o Québec e o estado de São Paulo, 2013-2015) e da Agence universitaire de la francophonie (2015-2017), os professores responsáveis por este pedido iniciaram uma colaboração científica entre pesquisadores da U. de Sherbrooke, USP e outras instituições brasileiras (U. São Francisco, UNESP). O programa de pesquisa, impulsionado graças a esse financiamento inicial, visa a desenvolver estruturas de apoio a estudantes de nossas instituições para a produção de gêneros textuais da esfera universitária/acadêmica. Visamos também a formar futuros professores que possam atuar de maneira mais efetiva para o desenvolvimento de alunos universitários na produção de gêneros acadêmicos. O projeto original que iniciamos e que esperamos finalizar no âmbito do Programa Colaborativo Canadá-Brasil, objetiva continuar o trabalho já iniciado, analisar criticamente o que já está em vigor em nossas universidades, prosseguir na coleta de dados junto a estudantes e professores de diferentes áreas da ciência, a fim de identificar ações possíveis e eficientes e preparar material de formação para ambos, disponibilizado em um site..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (2) .
Integrantes: Jaci Brasil Tonelli - Integrante / Eliane Gouvêa Lousada - Coordenador / Adriana Zavaglia - Integrante / Olivier Dezutter - Integrante / Aline Sumiya - Integrante / Luzia Bueno - Integrante / Anise A. D. Ferreira - Integrante.
2018 - Atual
O desenvolvimento da produção de textual de estudantes de Letras: um estudo longitudinal por meio dos gêneros produzidos durante a graduação em francês
Descrição: Este projeto de pesquisa tem por objetivo estudar de maneira longitudinal a produção escrita de alunos do curso de Letras (habilitação em língua francesa) buscando analisar suas dificuldades de escrita em francês e acompanhar o desenvolvimento das capacidades de linguagem necessárias à redação de gêneros textuais que circulam na esfera dos estudos universitários. Detalharemos quais são os gêneros textuais exigidos pelos professores do curso de Letras (habilitação em francês) nas disciplinas obrigatórias e por conseguinte quais são as capacidades de linguagem necessárias para a produção desses gêneros. E, a partir da análise das produções dos graduandos ao longo das disciplinas cursadas, descreveremos as dificuldades de produção textual em francês apresentadas pelos estudantes e os possíveis indícios do desenvolvimento das capacidades de linguagem dos alunos nos textos produzidos, com vistas a traçar um panorama do desenvolvimento e dos obstáculos encontrados na produção textual em francês de graduandos em Letras-francês. Usaremos como fundamentação teórica os estudos de Vigostki (1998; 1997; 2010; 2011; 2013) sobre o desenvolvimento humano, as noções de gênero textual, modelo didático e capacidades de linguagem (BRONCKART; PASQUIER; DOLZ, 1993) propostas pelo Interacionismo Sociodiscursivo. Também nos basearemos em estudos já realizados sobre a escrita acadêmica (BAZERMAN, 2013; LOUSADA; DEZUTTER, 2016) e sobre os gêneros textuais em francês (RINCK, 2006; DIAS, 2017). A coleta de dados para análise se dará durante 3 anos acompanhando os alunos durante as disciplinas obrigatórias da habilitação em língua francesa. Realizaremos as análises dos textos com base no modelo da arquitetura textual (BRONCKART, 1999/2012;2006)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Jaci Brasil Tonelli - Integrante / Eliane Gouvêa Lousada - Coordenador.
2016 - Atual
La recherche en langues, cultures et littératures en Amérique du Sud: politiques linguistiques et production de connaissances
Descrição: Descrição: Pour mieux comprendre la place et le rôle du français dans la production des connaissances scientifiques, nous proposons d?organiser notre projet en deux grands axes, à savoir : A. Les rapports entre le capital linguistique des universités, le répertoire linguistique et culturel des acteurs (étudiants et professeurs) et la circulation des connaissances. B. Les discours sur l`enseignement-apprentissage du français et sur la recherche à l`université Dans l?axe A, on a pour but de : i) scruter les contextes institutionnels, de manière à identifier, décrire et analyser le capital linguistique des institutions, ainsi que les actions liées à la production et à la diffusion de connaissances dans les différentes langues et en français en particulier ; ii) mieux connaître les pratiques des chercheurs et des formateurs en termes de production scientifique et de recours aux travaux de recherche en français, de manière à décrire et analyser la circulation des connaissances, des cadres théoriques et méthodologiques et d? identifier la place des référents francophones ; iii) observer, décrire et analyser l?influence des répertoires linguistique et culturel des apprenants et des enseignants sur la circulation des connaissances. Dans l?axe B, on vise à identifier, décrire et analyser ce que disent les décideurs, les enseignants/chercheurs et les étudiants/futurs chercheurs sur l?enseignement apprentissage du français et sur la recherche en français, pour ensuite mettre en rapport les résultats obtenus..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2016
Letramento acadêmico na universidade: ensino de gêneros textuais da esfera científica em francês
Descrição: Neste projeto de pesquisa de mestrado, temos por objetivo estudar o desenvolvimento da escrita acadêmica em francês de alunos da graduação em Letras (habilitação em língua francesa) ao longo de um semestre, por meio da análise de suas produções escritas. Inserimo-nos no campo de pesquisas que vêm sendo realizadas sobre escrita acadêmica no Brasil, tanto em língua materna (PERROTTA, 2004; MOTTA-ROTH e HENDGES, 2010; MACHADO, LOUSADA e ABREU-TARDELLI, 2005), quanto em língua francesa (LOUSADA, ROCHA E GUIMARÃES-SANTOS, no prelo; SILVA e LOUSADA, no prelo; BARIONI, 2012; TONELLI, 2014). Nossa pesquisa faz parte das iniciativas promovidas pelo Laboratório de Letramento Acadêmico da FFLCH e dialoga com outras pesquisas do Grupo ALTER-AGE-CNP, ao qual pertence. Em nosso trabalho, proporemos mais especificamente sequências didáticas (SCHNEUWLY e DOLZ, 2004) visando o ensino do gênero textual artigo científico da área de estudos literários em língua francesa buscando desenvolver as capacidades de linguagem (BRONCKART, PASQUIER e DOLZ, 1993) dos alunos. Analisaremos também suas produções textuais para verificar se e de que maneira a sequência didática e o trabalho do professor em sala contribuíram para o desenvolvimento da escrita acadêmica dos alunos universitários. Para realizar nossa pesquisa, embasamo-nos no quadro teórico do interacionismo sociodiscursivo (BRONCKART, 1999/2012; 2006, SCHNEUWLY e DOLZ, 2004), assim como nos estudos de Vigotski (1998; 1934/2004)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) .
Integrantes: Jaci Brasil Tonelli - Integrante / Eliane Gouvêa Lousada - Coordenador.
2014 - 2016
Le développement des compétences en littéracie académique, une clé de la réussite universitaire
Descrição: Descrição: Trois objectifs complémentaires seront poursuivis en rapport avec ce projet : un objectif de recherche, un objectif de formation et un objectif de coopération. Du point de vue de la recherche, nous souhaitons faire avancer les connaissances relatives au développement des compétences en littératie académique en langue première, seconde ou étrangère et aux pratiques de formation les plus efficaces dans ce domaine. Ceci passera par une recension et une synthèse de la littérature sur cette question, un état des lieux des pratiques existantes dans chaque institution, en particulier dans le secteur des sciences humaines et sociales; une collecte de données auprès d étudiants et de formateurs dans les deux institutions, la conception d'un module de formation pour les enseignants universitaires, fondé sur la synthèse des écrits et sur les résultats de la collecte de données, et adapté aux deux contextes de formation; ce module pourra être intégré à une plateforme d'autoformation en ligne. Du point de vue de la formation, le projet vise à améliorer les dispositifs et unités de formation destinés aux étudiants ainsi que la formation continue des enseignants universitaires. Par ailleurs, le projet devrait permettre la formation de jeunes chercheurs dans le champ de la didactique des langues puisqu'y seront associés deux étudiantes au doctorat (Roselyne Lampron, UdS et Milena Moretto, USF) et trois étudiants à la maîtrise (J. Brasil Tonelli, T. J. Ferreira Santos, A.P. Silva Dias, USP) dont les travaux portent sur les questions de littératie académique. Du point de vue de la coopération internationale, le projet vise la mise en place d un partenariat entre les institutions concernées afin de faciliter les échanges scientifiques et la mobilité professorale et étudiante. Ceci passera par la constitution d un réseau de chercheurs brésiliens et québécois intéressés par la question du développement des compétences en littératie académique..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (3) .
Integrantes: Jaci Brasil Tonelli - Integrante / Eliane Gouvêa Lousada - Coordenador / Luiza Bueno - Integrante / Ana Paula Silva Dias - Integrante / Adriana Zavaglia - Integrante / Olivier Dezutter - Integrante / Françoise Bleys - Integrante / Christiane Blaser - Integrante / Milena Moretto - Integrante / Thiago Jorge Ferreira Santos - Integrante.Financiador(es): Ministerio da Educacao do Quebec - Cooperação.
2012 - 2014
Ensino de gêneros acadêmicos em francês: resumo, apresentação oral e artigo científico
Descrição: Este projeto de iniciação científica tem como objetivo propor uma sequência didática para o ensino de três gêneros textuais da esfera acadêmica: resumo, exposição oral e artigo científico. O quadro teórico de referência para o desenvolvimento desta pesquisa é o interacionismo sociodiscursivo (Bronckart, 1999), que se baseia, em primeira instância, em Vigotski (1998), e a abordagem do ensino de gêneros textuais por meio de sequências didáticas proposta por Schneuwly e Dolz (2004), também inserida no quadro teórico do interacionismo sociodiscursivo. Para desenvolver a pesquisa, realizaremos, primeiramente, uma coleta de textos pertencentes à esfera acadêmica (resumo, exposição oral e artigo científico), para, em seguida, elaborarmos o modelo didático desses gêneros. Após a elaboração do modelo didático, proporemos uma sequência didática para ensinar os gêneros selecionados..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Jaci Brasil Tonelli - Integrante / Eliane Gouvêa Lousada - Coordenador.
2010 - 2011
Sequência didática e gêneros textuais: as potencialidades do material didático para o desenvolvimento de capacidades de linguagem na produção de gêneros textuais
Descrição: Projeto de iniciação científica que tinha por objetivo analisar um material didático para o ensino do Francês Língua Estrangeira procurando identificar suas potencialidades para o desenvolvimento de capacidades de linguagem (Schneuwly e Dolz, 2004) a partir dos gêneros textuais para a produção escrita. Para alcançar nossos objetivos, adotamos o quadro teórico do interacionismo sociodiscursivo, tal como desenvolvido por Bronckart (1999), e por outros pesquisadores que pertencem ao mesmo quadro teórico, como Schneuwly e Dolz (2004) e Machado (2009). Segundo Bronckart (1999), o interacionismo sociodiscursivo é uma corrente do interacionismo social que se baseia, em primeira instância, nos trabalhos de Vygotski (1998) sobre desenvolvimento humano, pensamento e linguagem..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Jaci Brasil Tonelli - Integrante / Eliane Gouvêa Lousada - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2014 - Atual
Periódico: Non Plus


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Marra, A2017Marra, A ; TONELLI, J. B. ; DIAS, A. P. S. . AS AÇÕES E O FUNCIONAMENTO DO LABORATÓRIO DE LETRAMENTO ACADÊMICO: ATENDIMENTO INDIVIDUAIS COMO INSTRUMENTOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA ACADÊMICA. Letramentos em cena, v. 1, p. 524-536, 2017.

2.
LOUSADA, ELIANE GOUVÊA2017 LOUSADA, ELIANE GOUVÊA ; TONELLI, JACI BRASIL ; BARIONI, MARIANA CASEMIRO . Letramento acadêmico em francês: uma experiência de produção de artigos científicos na área de estudos literários. DELTA. DOCUMENTAÇÃO DE ESTUDOS EM LINGUÍSTICA TEÓRICA E APLICADA (PUCSP. IMPRESSO), v. 33, p. 697-727, 2017.

3.
TONELLI, J. B.;TONELLI, JACI BRASIL2014TONELLI, J. B.. A la quête d'un ensemble dans 'La leçon de Musique'. NON PLUS - REVISTA DISCENTE DA ÁREA DO FRANCÊS - USP, v. 4, p. 65-76, 2014.

Apresentações de Trabalho
1.
TONELLI, JACI BRASIL. Categorias de retextualização: uma proposta para análise de inserção de textos de outrem em textos acadêmicos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
TONELLI, J. B.. Le rôle du professeur pour le développement des capacités langagières: entre gestes didactiques et ZDP. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
TONELLI, J. B.. Défis de la proposition d?une séquence didactique pour enseigner à produire un article scientifique du domaine des études littéraires. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
TONELLI, J. B.; DIAS, Ana Paula Silva . Un cours sur les genres textuels de la sphère universitaire: bilan d?une expérience de littéracie académique. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
DIAS, A. P. S. ; TONELLI, J. B. . Curso de gêneros textuais acadêmicos: letramento e desenvolvimento de capacidades de linguagem em FLE. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
TONELLI, J. B.. Trabalho do professor na aplicação de uma sequência didática: reconcepções das prescrições. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
LOUSADA, E. G. ; TONELLI, J. B. . Écriture académique à l Université : bilan d une expérience d enseignement. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
TONELLI, J. B.. Letramento acadêmico em francês: uma análise preliminar do desenvolvimento das capacidades de linguagem na produção do gênero ?artigo científico? da área de estudos literários. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
TONELLI, J. B.. O ensino da escrita acadêmica na Universidade: uma sequência didática para a produção de artigos científicos da área de literatura. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
TONELLI, J. B.. Uma análise preliminar do desenvolvimento da capacidade de ação na produção do gênero ?artigo científico? da área de estudos literários em língua francesa. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
TONELLI, J. B.. Uma análise dos erros linguísticos na produção do gênero ?artigo científico? da área de estudos literários em língua francesa. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
TONELLI, J. B.. Uma análise comparativa entre a comunicação oral e o artigo científico em francês: pontos em comum entre dois gêneros acadêmicos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
TONELLI, J. B.. Écriture académique à l?Université: une séquence didactique pour enseigner à produire un article scientifique. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
TONELLI, J. B.. O texto acadêmico em francês: análise discursiva de resumos para congressos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
TONELLI, J. B.. Apprentissage du métier de professeur : une analyse des traces de son activité dans des textes écrits. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
TONELLI, J. B.. Gêneros acadêmicos em Francês: modelo didático de comunicação oral em congressos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
TONELLI, J. B.. Une séquence didactique pour enseigner à produire le genre résumé. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
TONELLI, J. B.. Gêneros acadêmicos em francês: resumo, apresentação oral e artigo científico. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
TONELLI, J. B.. Aprendendo o métier de professor: análise de diários de um professor iniciante. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

20.
TONELLI, J. B.. O potencial do material didático para o desenvolvimento das capacidades de linguagem. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

21.
TONELLI, J. B.. Gêneros textuais como meio para o desenvolvimento das capacidades de linguagem. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
LOUSADA, ELIANE GOUVÊA ; BUENO, Luiza ; GUIMARAES, A. M. M. ; TONELLI, J. B. . As Unidades Semióticas em Ação. São Paulo: Mercado de Letras, 2017. (Tradução/Livro).

2.
BLANCHET, P. ; TONELLI, J. B. . Integração ou discriminação da pluralidade linguística na educação de línguas e pelas línguas: uma questão crucial entre ideologia, ética e didática, 2014. (Tradução/Artigo).


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
LOUSADA, E. G. ; TONELLI, J. B. ; FERREIRA-SANTOS, T. J. . Laboratório de Letramento Acadêmico. 2014; Tema: Letramento Acadêmico. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
LOUSADA, E. G. ; TONELLI, J. B. ; ROCHA, S. M. . Aspectos da Cultura Francófona. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
LOUSADA, E. G. ; NERY, L. W. ; TONELLI, J. B. . Aspectos da Cultura Francófona. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
LOUSADA, E. G. ; DIAS, A. P. S. ; TONELLI, J. B. . Gêneros textuais acadêmicos: produção de textos orais e escritos em francês para participação no contexto universitário. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
TONELLI, J. B.. Cursos Extracurriculares de Francês - nível 8. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
TONELLI, J. B.. Cursos Extracurriculares de Francês - nível 4. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
TONELLI, J. B.. Relatório final de pesquisa. 2014. (Relatório de pesquisa).

7.
TONELLI, J. B.; TIBAU, M. Z. . Je maîtrise le présent. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
TONELLI, J. B.. Relatório parcial de pesquisa. 2013. (Relatório de pesquisa).

9.
TONELLI, J. B.; DANTAS-LONGHI, S. M . Je kiffe trop le langage familier. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
TONELLI, J. B.. Relatório Parcial de pesquisa. 2011. (Relatório de pesquisa).

11.
TONELLI, J. B.. Relatório Final de Pesquisa. 2011. (Relatório de pesquisa).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Séminaire de Recherche CLEF-AMSUD « Recherche, production des connaissances et politiques linguistiques en Amérique du Sud : définition des problématiques et quelques perspectives ». 2016. (Seminário).

2.
III Séminaire de Recherche La recherche en langues, cultures et littératures en Amérique du Sud: politiques linguistiques et production de connaissances. 2015. (Seminário).

3.
Colóquio Internacional ?Analisar o Trabalho Educacional?.Aprendendo o métier de professor: análise de diários de um professor iniciante. 2013. (Outra).

4.
Second International Conference on Second-Language Pedagogies.Apprentissage du métier de professeur : une analyse des traces de son activité dans des textes écrits. 2013. (Seminário).

5.
20º SIICUSP.Desenvolvimento das capacidades de linguagem para a produção escrita: análise de um livro didático para o ensino do francês. 2012. (Simpósio).

6.
I Encontro sobre Ensino-Aprendizagem do Centro de Línguas da FFLCH/USP.Aprendizado do métier de professor: Análise de diários de um professor iniciante. 2012. (Encontro).

7.
18º InPLA.O potencial do material didático para o desenvolvimento das capacidades de linguagem. 2011. (Seminário).

8.
59º GEL.Gêneros textuais como meio para o desenvolvimento das capacidades de linguagem. 2011. (Seminário).

9.
XXVIII Bain Linguistique de l'Apfesp. 2010. (Oficina).

10.
XXVII Bain Linguistique de l'Apfesp. 2009. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LOUSADA, E. G. ; ROJO, R. ; BUENO, L. ; ABREU-TARDELLI, L. S. ; FERREIRA, A. A. D. ; ARANHA, S. ; TONELLI, J. B. . VIII SIGET - Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais. 2015. (Congresso).

2.
LOUSADA, E. G. ; TONELLI, J. B. ; JANCZUR, C. ; DIAS, A. P. S. ; BARIONI, M. C. . XIIe Journée de Formation: Créativité et Enseignement du FLE. 2015. (Outro).

3.
LOUSADA, E. G. ; TONELLI, J. B. ; DIAS, A. P. S. ; SUMIYA, A. . XIe Journée de Formation: La classe de FLE: espace de fiction ou de réalité?. 2015. (Outro).

4.
LOUSADA, E. G. ; DANTAS-LONGHI, S. M ; BARIONI, M. C. ; ROCHA, S. M. ; SILVA, E. C. ; TORRELLI, L. R. ; TONELLI, J. B. ; MENEZES, M. C. ; MELAO, P. A. . IV Rendez-vous avec le français - Journée des apprenants - Cursos extracurriculares de francês. 2014. (Outro).

5.
LOUSADA, E. G. ; DANTAS-LONGHI, S. M ; ROCHA, S. M. ; TONELLI, J. B. ; TORRELLI, L. R. ; BARIONI, M. C. ; MENEZES, M. C. ; JANCZUR, C. ; MORIZONO, V. Y. M. . Xe Journée de Formation - Écrire, parler, produire: nouveaux supports, nouveaux défis. 2014. (Outro).

6.
LOUSADA, E. G. ; SILVA, E. C. ; TONELLI, J. B. ; BARIONI, M. C. ; MENEZES, M. C. ; JANCZUR, C. . IXe Journée de Formation: Technologies et apprentissage des langues : pratiques et réflexions sur le web 2.0 en salle de classe. 2014. (Outro).

7.
LOUSADA, E. G. ; BOSCO, J. ; JANCZUR, C. ; BARIONI, M. C. ; TORRELLI, L. R. ; SUMIYA, A. ; DIAS, A. P. S. ; SCANHOLA, M. ; RENARD, C. ; TONELLI, J. B. . I Journée no CEL. 2014. (Outro).

8.
LOUSADA, E. G. ; DANTAS-LONGHI, S. M ; TONELLI, J. B. . VII Journée de Formation: Agir pour apprendre ou apprendre pour agir.. 2013. (Outro).

9.
LOUSADA, E. G. ; TONELLI, J. B. ; SAGE, V. M. L. . II Rendez-vous avec le français. 2013. (Outro).

10.
LOUSADA, E. G. ; SILVA, E. C. ; TONELLI, J. B. ; JANCZUR, C. ; DANTAS-LONGHI, S. M . VII Journée de Formation: Agir pour apprendre ou apprendre pour agir. 2013. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
TONELLI, J. B.. Gêneros acadêmicos em Francês: modelo didático de comunicação oral em congressos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
TONELLI, J. B.. Une séquence didactique pour enseigner à produire le genre résumé. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
TONELLI, J. B.. Gêneros acadêmicos em francês: resumo, apresentação oral e artigo científico. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
TONELLI, J. B.. Aprendendo o métier de professor: análise de diários de um professor iniciante. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).




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