William de Almeida Corbo

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9365121247443096
  • Última atualização do currículo em 05/09/2018


Professor Adjunto do Departamento de Antropologia Cultural do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IFCS/UFRJ). Doutor (2018) e Mestre (2013) em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PPGCOM/PUC-Rio). Graduado em Ciências Sociais pelo IFCS/UFRJ. Foi Professor Substituto do Departamento de Sociologia do IFCS/UFRJ em 2017 e 2018. É pesquisador do Laboratório de Antropologia do Consumo da PUC-Rio. Realiza pesquisas na área da Antropologia do Consumo, como ênfase no estudo dos seguintes temas: comunicação e práticas do consumo, narrativa publicitária, história do consumo; cultura de massa, meios de comunicação e representações sociais. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
William de Almeida Corbo
Nome em citações bibliográficas
CORBO, W. A.;CORBO, W.;CORBO, WILLIAM;CORBO, William

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Filosofia e Ciências Sociais.
Largo São Francisco de Paula, nº1, sala 409
Centro
20051070 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 22210034


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2018
Doutorado em Comunicação.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: Histórias de consumo e ilusões sociais: grandes magazines, shopping centers e classes médias, Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Everardo Pereira Guimarães Rocha.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: História do Consumo; Comunicação e Práticas do Consumo; Antropologia do Consumo.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria da Comunicação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Teoria Antropológica.
2011 - 2013
Mestrado em Comunicação.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: Luxo e poder: um estudo sobre consumo entre jovens cariocas,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Arthur Cezar de Araujo Ituassu Filho.
Coorientador: Everardo Pereira Guimarães Rocha.
Palavras-chave: Comunicação e Práticas do Consumo; Antropologia do Consumo; Narrativa Publicitária.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria da Comunicação.
2007 - 2010
Graduação em Ciências Sociais.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto A1, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

Atividades

2017 - Atual
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Sociologia (História)
Introdução à Sociologia (Relações Internacionais)
Sociologia Aplicada à Administração (Ciências Contábeis)
Sociologia das Organizações (Administração)
Sociologia II
Tópicos Especiais Sociologia III: Consumo e Sociedade
Antropologia III

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2018
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Doutorado, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Pesquisador do Laboratório de Antropologia do Consumo da PUC-Rio, coordenado pelos professores Everardo Rocha e Bruna Aucar.

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágio docência, Carga horária: 4
Outras informações
Estágio docente na disciplina Projeto Experimental (obrigatória), ministrada em conjunto com o professor Everardo Rocha, no Departamento de Comunicação Social, nas turmas de 2014.1, 2014.2, 2015.1 e 2015.2. Auxílio na orientação de trabalhos de conclusão de curso de graduação, dentre os quais estão: "Distopias da comunicação: imagens do poder nas obras 1984 e Fahrenheit 451" (de Ana Flavia Silva Soares); "A gastronomia na tela: imagens dos chefs de cozinha no cinema francês" (de Maria Clara Zincone Fialho); "Império: um estudo sobre consumo na telenovela das nove" (de Fernanda Bastos da Silva); "Comunicação e novas visões do luxo: um estudo sobre o projeto 'Womens tales' da marca Miu Miu" (de Micaela Noel Delmonte); "O fenômeno do colecionismo: notas para uma história cultural do consumo" (de Oscar da Costa Ribeiro Neto); "Luz, música e ação: agentes contemporâneos de teatro musical no Brasil" (de Amanda Weaver); "A construção da imagem feminina: um estudo de caso sobre a publicidade norte-americana dos anos 1950" (de Bianca Milanez Siciliano); "Passaporte para o ideal: publicidade e representações do luxo" (de Lucas Amado Servilhano); "Meninos de rua e brand awareness: impactos da publicidade nos excluídos da sociedade de consumo" (de Maria Elisa Pontes Lima Assy).

Atividades

2011 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Comunicação Social, .


Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Visitante
Outras informações
Professor na disciplina Moda, Beleza e Comportamento, do MBA em Estratégias e Ciências do Consumo, contabilizando 15h/aula no semestre de 2016.1.


Universidade Veiga de Almeida, UVA/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Convidado
Outras informações
Professor Convidado na disciplina Comportamento do Consumidor, no MBA em Administração de Marketing e Comunicação Empresarial, contabilizando 20h/aula no semestre de 2016.2.



Linhas de pesquisa


1.
Comunicação e Representação

Objetivo: Estudo das representações sociais tais como se configuram nas linguagens, narrativas e produtos da comunicação e da cultura midiática enquanto formas de materialização do imaginário contemporâneo. A dimensão simbólica do mercado, como arena de negociação de representações, identidades e relações de poder..
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Palavras-chave: Narrativa Publicitária; Teoria da Comunicação; Comunicação e Práticas do Consumo.


Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Comunicação, consumo e classes médias
Descrição: O objetivo deste projeto é estudar, destacar, classificar e analisar as representações e práticas do consumo e, particularmente, como articulam, em diversos momentos da modernidade, a construção, identificação e expressão das classes médias. De forma mais específica, como uma ?etnografia na máquina do tempo?, a pesquisa pretende analisar três contextos de expansão do consumo nos quais podemos evidenciar a complexa relação entre as dinâmicas do fenômeno do consumo, o surgimento e a expressão das classes médias: a emergência dos grandes magazines e a formação de um contingente de classe média nas cidades europeias de meados do século XIX; o surgimento dos shoppings nos Estados Unidos após a Segunda Guerra Mundial e o aparecimento da ?nova classe média? norte-americana; a chegada de marcas internacionais no Brasil a partir dos anos 2000 e as representações da chamada ?nova classe média brasileira?. Assim, através de uma perspectiva antropológica, este projeto investiga o consumo e sua história cultural, analisando, sobretudo, a recorrência de relações entre seus distintos movimentos na modernidade e a expressão das classes médias. O consumo ocupa um lugar de destaque no processo de formação da cultura da nossa sociedade e seu estudo pode contribuir de maneira decisiva para conhecer os valores e as ideologias que orientam nossa experiência social. Dentre outras coisas, o consumo elabora uma série de representações, constrói inúmeras práticas sociais e projeta experiências que se fazem presentes desde o início da modernidade, expressando elementos simbólicos que articulam relações entre bens e pessoas, delimitam contextos culturais, classificam grupos e classes sociais. Alguns dos objetivos específicos da pesquisa são: analisar as relações entre consumo e classes médias, pensando como diferentes dinâmicas do consumo foram fundamentais na representação e expressão desses segmentos sociais; pesquisar o consumo na modernidade e sua capacidade de operar novas identidades, valores culturais e modos de sociabilidade; estudar a história do fenômeno do consumo moderno através de alguns de seus movimentos que, apesar de situados em diferentes contextos e épocas, reproduzem estruturas simbólicas, implementam um mesmo modelo de negócio e criam dinâmicas de expansão das atividades de compra e das experiências de consumo para as classes médias..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria da Comunicação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2016
Aprovação em Processo Seletivo Público para professor substituto. Área de atuação: Sociologia., Departamento de Sociologia, IFCS/UFRJ.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CORBO, William2017CORBO, William; ROCHA, Everardo . A star player and the world of goods: soccer and consumption in the public image of Leônidas da Silva. REVISTA SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA, v. 07, p. 799-823, 2017.

2.
ROCHA, EVERARDO2016ROCHA, EVERARDO ; FRID, MARINA ; CORBO, WILLIAM . Modas de mulher, modos de comércio: camadas médias, cultura e economia na história do consumo moderno. Horizontes Antropológicos (Online), v. 22, p. 217-247, 2016.

3.
ROCHA, Everardo2015ROCHA, Everardo ; CORBO, William ; FRID, Marina . A corte, o chá e o voto: o consumo como arena política. In Texto (UFRGS. Online), v. 0, p. 322, 2015.

4.
ROCHA, Everardo2014ROCHA, Everardo ; CORBO, William ; FRID, Marina . Negócios e magias: Émile Zola, Au bonheur des dames e o consumo moderno. Comunicação, Mídia e Consumo (São Paulo. Impresso), v. 11, p. 51-71, 2014.

5.
CORBO, William2012CORBO, William. Desperdício, necessidade ou prazer? Os discursos da juventude universitária sobre o luxo. Entre.Meios, v. 9, p. -, 2012.

6.
CORBO, William2011CORBO, William. O luxo ao alcance: um olhar antropológico sobre a comunicação do luxo. Entre.Meios, v. 8, p. -, 2011.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
ROCHA, Everardo ; FRID, Marina ; CORBO, William . O Paraíso do Consumo: Émile Zola, a magia e os grandes magazines. 1ª. ed. Rio de Janeiro: Mauad Editora/ Editora PUC-Rio, 2016. 261p .

Capítulos de livros publicados
1.
ROCHA, Everardo ; FRID, Marina ; CORBO, William . Antropologia do consumo: notas para uma história cultural das compras. In: AZEVEDO JUNIOR, A; FILHO, C; CAMARGO, H. W.; CRESTO, L.. (Org.). Reflexões sobre mídia e consumo. 1ed.Curitiba: Syntagma Editores, 2018, v. 1, p. 14-19.

2.
ROCHA, Everardo ; CORBO, William . O Brasil é cool: comunicação, consumo e o novo luxo da Osklen. In: Everardo Rocha; Cláudia Pereira. (Org.). Cultura e Imaginação Publicitária. 1ªed.Rio de Janeiro: Mauad, 2013, v. , p. 113-148.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FRID, Marina ; CORBO, William . Um brinde ao Diderot: cultura, imaginário e publicidades de cerveja. In: 26º Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, 2017, São Paulo. Anais do 26º Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, 2017.

2.
ROCHA, Everardo ; CORBO, William . O craque da bola e o mundo dos bens: futebol e consumo na imagem pública de Leônidas da Silva. In: 30ª Reunião Brasileira de Antropologia - Políticas da Antropologia: Ética, Diversidade e Conflitos, 2016, João Pessoa. Anais da 30ª Reunião Brasileira de Antropologia, 2016. p. 1-20.

3.
CORBO, William; BERALDO, Beatriz ; BOESCHENSTEIN, Lívia . Templo das compras, paraíso das damas: grandes magazines, consumo e protagonismo feminino na série Mr. Selfridge. In: Congresso Internacional em Comunicação e Consumo - Comunicon, 2016, São Paulo. Anais do Comunicon 2016 - 6º Encontro de GTS de Pós-Graduação. São Paulo: ESPM, 2016.

4.
ROCHA, Everardo ; CORBO, William ; FRID, Marina . As compras e o tempo: o consumo e a construção das 'novas' classes médias. In: XII Conlab, 1º Congresso da Associação Internacional das Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa, 2015, Lisboa. Livro de Atas do 1º Congresso da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa 2015. Lisboa: Leading Congressos, 2015. p. 4879-4890.

5.
CORBO, William. Poder y lujo: interpretación antropológica y consumo entre jóvenes de Rio de Janeiro. In: IV Congreso Internacional de la AE-IC 'Espacios de Comunicación/Komunikazio Eremuak, 2014, Bilbao. IV Congreso Internacional de la AE-IC, 2014.

6.
ROCHA, Everardo ; CORBO, William ; FRID, Marina . Negócios e magias: Émile Zola, Au Bonheur des Dames e o consumo moderno. In: 4º Congresso Internacional de Comunicação e Consumo, 2014, São Paulo. Anais do 4º Congresso Internacional de Comunicação e Consumo. São Paulo: ESPM, 2014. p. 1.

7.
ROCHA, Everardo ; CORBO, William . Imagens, espaços e consumo de luxo: notas sobre o caso da Osklen. In: Comunicon: Congresso Internacional em Comunicação e Consumo, 2013, São Paulo. Comunicon: Congresso Internacional em Comunicação e Consumo, 2013. p. 1-15.

8.
CORBO, William. Consumo, cultura e poder: um estudo sobre luxo entre jovens cariocas. In: VI CONECO UERJ: Congresso de estudantes de pós-graduação em comunicação, 2013, Rio de Janeiro. VI Congresso de estudantes de pós-graduação em comunicação, 2013.

9.
CORBO, William. Desperdício, necessidade ou prazer? Os discursos da juventude universitária sobre o luxo. In: IX POSCOM. Seminário dos alunos de pós-graduação do Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio, 2012, Rio de Janeiro. Diálogos Interdisciplinares: a Comunicação como espaço convergente, 2012.

10.
CORBO, William. Juventude e luxo: Uma análise da relação entre os jovens da classe média carioca e o consumo de luxo. In: Seminário Internacional Brasil & Portugal: Jovens, Subjetividades e Novos Horizontes, 2012, Rio de Janeiro. Seminário Internacional Brasil & Portugal: Jovens, Subjetividades e Novos Horizontes, 2012.

11.
CORBO, William. O luxo ao alcance: um olhar antropológico sobre a comunicação do luxo. In: VIII POSCOM. Seminário dos alunos de pós-graduação do Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio, 2011, Rio de Janeiro. Comunicação e Diversidade: novos espaços e novas formas de representação, 2011.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
CORBO, William; FRID, Marina . Forever young: consumption experiences and the magic of fast-fashion. In: 2nd Middle Class Phenomenon in Emerging Markets International Conference, 2014, Rio de Janeiro. Anais do 2nd Middle Class Phenomenon in Emerging Markets International Conference, 2014. p. 1.

Apresentações de Trabalho
1.
FRID, Marina ; CORBO, William . Um brinde ao Diderot: cultura, imaginário e publicidades de cerveja. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
ROCHA, Everardo ; CORBO, William ; FRID, Marina . Mesa do livro 'O Paraíso do Consumo: Émile Zola, a magia e os grandes magazines'. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
CORBO, William. Cultura y Empresa: posicionamiento de marca y su importancia en el mercado. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
CORBO, William. Cultura y consumo en Brasil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
ROCHA, Everardo ; CORBO, William . O craque da bola e o mundo dos bens: futebol e consumo na imagem pública de Leônidas da Silva. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
CORBO, William; BERALDO, Beatriz ; BOESCHENSTEIN, Lívia . Templo das compras, paraíso das damas: grandes magazines, consumo e protagonismo feminino na série Mr. Selfridge. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
CORBO, William. Os grandes magazines e a invenção do consumo moderno. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
ROCHA, Everardo ; CORBO, William ; FRID, Marina . As compras e o tempo: o consumo e a construção das 'novas' classes médias. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
CORBO, William. O consumo e a formação das classes médias. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
CORBO, William. Poder y Lujo: interpretación antropológica y consumo entre jóvenes de Rio de Janeiro. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
FRID, Marina ; CORBO, William . Forever young: consumption experiences and the magic of fast-fashion. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
ROCHA, Everardo ; CORBO, William ; FRID, Marina . Negócios e Magias: Émile Zola, Au Bonheur des Dames e o consumo moderno. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
ROCHA, Everardo ; CORBO, William . Imagens, espaços e consumo de luxo: notas sobre o caso da Osklen. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
CORBO, William. Consumo, cultura e poder Um estudo sobre luxo entre jovens cariocas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
CORBO, William. Juventude e Luxo: Uma análise da relação entre os jovens da classe média carioca e o consumo de luxo.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

16.
CORBO, William. Desperdício, necessidade ou prazer? Os discursos da juventude universitária sobre o luxo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

17.
CORBO, William. O luxo ao alcance: um olhar antropológico sobre a comunicação do luxo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

18.
CORBO, William. Novela e Publicidade: construindo significado para o consumo de luxo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
CORBO, William. Parecerista do XIV PosCom - Seminário de Alunos de Pós-Graduação em Comunicação Social da PUC-Rio. 2017.

2.
CORBO, William. Parecerista do XIII Seminário de Alunos de Pós-Graduação em Comunicação. 2016.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
CORBO, William. Portal Puc-Rio Digital (entrevista) - Páscoa aquece mercado de chocolates importados. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
CORBO, William; LEONI, F. . O Globo (entrevista) - Fla x Flu eleitoral nas ruas reproduz guerra de candidatos na TV. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
CORBO, William. Contraponto (entrevista) - O preço do consumo. 2011.


Demais tipos de produção técnica
1.
CORBO, William; FRID, Marina . Ideais de beleza feminina - Brasil Colonial e Imperial. 2015. (Relatório de pesquisa).

2.
CORBO, W.. Comunicação, consumo e poder. 2015. (Debatedor XVIII Intercom- Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Qualificações de Doutorado
1.
ROCHA, Everardo; PEREIRA, Cláudia.; CORBO, William. Participação em banca de Beatriz Beraldo Batista. Parcerias inusitadas: feminismo, comunicação e práticas de consumo. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Comunicação, consumo e futebol.Leônidas da Silva, futebol e consumo. 2018. (Seminário).

2.
26º Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação. Um brinde ao Diderot: cultura, imaginário e publicidades de cerveja. 2017. (Congresso).

3.
IX ENPECOM - Encontro de Pesquisa em Comunicação.Mesa do livro "O Paraíso do Consumo: Émile Zola, a magia e os grandes magazines". 2017. (Encontro).

4.
30ª Reunião Brasileira de Antropologia - Políticas da Antropologia: Ética, Diversidade e Conflitos. O craque da bola e o mundo dos bens: futebol e consumo na imagem pública de Leônidas da Silva. 2016. (Congresso).

5.
VII Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda. Os grandes magazines e a invenção do consumo moderno. 2016. (Congresso).

6.
1º Congresso da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa. As compras e o tempo: o consumo e a construção das classes médias. 2015. (Congresso).

7.
I Seminário Programa de Pós-graduação em Comunicação, PUC-Rio e School of History and Cultures, University of Birmingham - Comunicação, temporalidades e culturas. 2015. (Seminário).

8.
XXXVIII Intercom - Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Comunicação, Consumo e Poder. 2015. (Congresso).

9.
2º Annual Middle Class Phenomenon in Emerging Markets International Conference. Forever young: consumption experiences and the magic of fast-fashion. 2014. (Congresso).

10.
4º Congresso Internacional de Comunicação e Consumo. Negócios e Magias: Émile Zola, Au Bonheur des Dames e o consumo moderno. 2014. (Congresso).

11.
IV Congreso Internacional de la Asociación Española de Investigación de la Comunicación. Poder y Lujo: interpretación antropológica y consumo entre jóvenes de Rio de Janeiro. 2014. (Congresso).

12.
Comunicon: Congresso Internacional em Comunicação e Consumo. Imagens, espaços e consumo de luxo: notas sobre o caso da Osklen. 2013. (Congresso).

13.
VI CONECO: Congresso de Estudantes de Pós-Graduação em Comunicação. Consumo, cultura e poder Um estudo sobre luxo entre jovens cariocas. 2013. (Congresso).

14.
IX POSCOM Seminário dos Alunos do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social - PUC-Rio.Desperdício, necessidade ou prazer? Os discursos da juventude universitária sobre o luxo. 2012. (Seminário).

15.
Seminário Internacional Brasil e Portugal: Jovens, Subjetividades e Novos Horizontes.Juventude e Luxo: Uma análise da relação entre os jovens da classe média carioca e o consumo de luxo. 2012. (Seminário).

16.
2º Comgás - Encontro de Pesquisadores em Comunicação da PUC-Rio.Novela e Publicidade: construindo significado para o consumo de luxo. 2011. (Encontro).

17.
VIII POSCOM - Seminário dos alunos do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da PUC-Rio.O luxo ao alcance: um olhar antropológico sobre a comunicação do luxo. 2011. (Seminário).

18.
5º enec Encontro Nacional de Estudos do Consumo / Encontro Luso-Brasileiro de Estudos do Consumo. 2010. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PEREIRA, C. ; CORBO, William ; BOESCHENSTEIN, L. ; ANTUNES, A. ; BELEZA, J. ; MOCARZEL, M. ; MULLER, J. . VII Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda. 2016. (Congresso).

2.
BOESCHENSTEIN, L. ; MAIA, A. ; RODRIGUES, B. ; FARIA, A. ; CORBO, William . 8º CONECO - Congresso de Estudantes de Pós-graduação em Comunicação. 2015. (Congresso).

3.
BOESCHENSTEIN, L. ; MAIA, A. ; RODRIGUES, B. ; FARIA, A. ; CORBO, William . XII PosCom - Seminário de Alunos de Pós-Graduação em Comunicação Social da PUC-Rio. 2015. (Congresso).

4.
CORBO, William. Congresso dos Estudantes de Pós-Graduação em Comunicação (Coneco). 2014. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/10/2018 às 3:22:44