Camila Mont'Alverne Barreto de Paula Pessoa

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  • Última atualização do currículo em 15/01/2019


Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Paraná (UFPR), com estágio de Doutorado Sanduíche na Universidade da Antuérpia, Bélgica. Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Integrante do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Política e Tecnologia (PONTE). Atua na área de Comunicação e de Ciência Política, com publicações sobre Jornalismo político e sobre internet e eleições. Foi Editora-Chefe da Revista Eletrônica de Ciência Política (RECP), do PPGCP/UFPR e assistente editorial da Revista Passagens, do PPGCom/UFC. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Camila Mont'Alverne Barreto de Paula Pessoa
Nome em citações bibliográficas
MONT'ALVERNE, C.;PESSOA, C.;PESSOA, C. M. B. P.;MONT'ALVERNE, Camila


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Ciência Política.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: A imprensa como instituição instituição interessada no debate sobre a Reforma Política: um estudo comparativo acerca da cobertura dos jornais O Globo, Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo,
Orientador: Francisco Paulo Jamil Almeida Marques.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Jornalismo político; reforma política.
2014 - 2016
Mestrado em Comunicação.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Título: "Pródigo em decisões contra o interesse público": imagem pública, agendamento e enquadramento do Congresso Nacional nos editoriais dos jornais O Estado de S. Paulo e Folha de S. Paulo,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Francisco Paulo Jamil Almeida Marques.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Editorial; Enquadramento; Agendamento; imagem pública; Congresso Nacional.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo Político.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teorias do Jornalismo.
2010 - 2013
Graduação em Jornalismo.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Título: Jornalismo político e construção da imagem pública: Dilma Rousseff nos editoriais do jornal O Estado de S. Paulo..
Orientador: Francisco Paulo Jamil Almeida Marques.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2007 - 2009
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Santa Cecília, CSC, Brasil.
1999 - 2006
Ensino Fundamental (1º grau).
Colégio Santa Cecília, CSC, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Produção escrita em inglês: essay. (Carga horária: 16h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2018 - 2018
Summer School in Political Communication and Electoral Behavior. (Carga horária: 160h).
University of Milan, UM, Itália.
2017 - 2017
Paradigmas da Ciência Política. (Carga horária: 12h).
Regional Sul da Associação Brasileira de Ciência Política, ABCP - SUL, Brasil.
2017 - 2017
Introdução à programação em R para Ciências Sociais. (Carga horária: 24h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2017 - 2017
TOEFL iBT: Estratégias. (Carga horária: 16h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2013 - 2013
Língua Francesa.
Douce France Idiomas, DFI, Brasil.
2010 - 2012
Lingua Espanhola.
Pense - Instituto de Educação e Cultura, PENSE, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Projeto TVez - Educação para uso crítico da mídia.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2004 - 2009
Língua Inglesa. (Carga horária: 560h).
Escola de Idiomas Fisk, EIF, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Curso Básico de Fotografia. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Doutorado

Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Integrante de Pesquisa, Enquadramento Funcional: Integrante de Grupo de Pesquisa
Outras informações
Integrante do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Política e Tecnologia (PONTE), coordenado pelo Prof. Dr. Francisco Paulo Jamil Almeida Marques.


Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Mestrado - Capes

Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica
Outras informações
Bolsista de Iniciação Científica (CNPq/UFC) do Grupo de Pesquisa em Política e Novas Tecnologias (PONTE).

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Projeto de Extensão CineTvez

Atividades

08/2011 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Cultura e Arte, .

Linhas de pesquisa
Comunicação e Política
04/2010 - 12/2010
Extensão universitária , Instituto de Cultura e Arte, .

Atividade de extensão realizada
Educação para uso crítico da mídia. Ação em escolas públicas do Ceará.

Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, ALEC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Produção da TV Assembleia, Carga horária: 20



Linhas de pesquisa


1.
Comunicação e Política


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
A IMPRENSA COMO INSTITUIÇÃO INTERESSADA NO DEBATE SOBRE A REFORMA POLÍTICA: UM ESTUDO COMPARATIVO ACERCA DA COBERTURA DOS JORNAIS O GLOBO, FOLHA DE S. PAULO E O ESTADO DE S. PAULO
Descrição: Apesar de ter sido aventada, em diversos momentos após a redemocratização, como solução para déficits diversos identificados na democracia brasileira e de ser agenda recorrente no Legislativo, não há consenso sobre quais pontos do sistema político deveriam ser alvo de uma reforma política ? em alguns casos, nem mesmo mesmo sobre a sua necessidade. Sabendo que a falta de consenso entre os parlamentares acerca das propostas remete à defesa de seus próprios interesses, mas que outros fatores ? a exemplo da cobertura ? influenciam suas decisões e posicionamentos, a proposta é de investigar como o Jornalismo brasileiro tem abordado a reforma política desde que foi promulgada a Constituição de 1988. O objetivo, portanto, é analisar se os jornais O Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo e O Globo se comportam como agentes interessados nas reformas políticas debatidas no Brasil desde a Constituição de 1988 até 2017 e avaliar como se desenrola a cobertura sobre a temática ao longo do período. Será feita uma Análise de Conteúdo do material jornalístico sobre a reforma política publicado nos três jornais, buscando-se entender as pautas consideradas prioritárias pelas empresas e a forma pela qual discussões sobre as diferentes propostas de reforma são abordadas pelos periódicos. Tal Análise de Conteúdo compõe um modelo desenhado com a finalidade de aferir a atuação política da empresa jornalística (com a pretensão de ser replicável por outros estudos). São propostas quatro etapas metodológicas para analisar o corpus: a) verificar se as empresas apresentam, em seus editoriais, posicionamentos sobre as propostas de reforma política; b) diagnosticar temáticas e enquadramentos sobre a reforma mobilizados no material noticioso; c) confrontar quais temáticas e quais enquadramentos estão presentes tanto em editoriais quanto em notícias, de modo a perceber se há padrões entre as peças; d) comparar o material jornalístico produzido por diferentes jornais, identificando se alguns deles priorizam perspectivas e temáticas em especial. Além de perceber a maneira pela qual a cobertura sobre a reforma se desenvolve, a pesquisa possibilita depreender se ? e em que medida ? a imprensa é um player político e permite comprovar, empiricamente, se os periódicos agem como atores políticos, apresentando um conjunto de propostas para a reforma. A depender da adequação do modelo à realidade analisada, pode-se desenvolver um índice de atuação política do Jornalismo, que poderia ser comparado em outras situações e/ou que envolva outras empresas jornalísticas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Camila Mont'Alverne Barreto de Paula Pessoa - Coordenador.
2015 - Atual
O JORNALISMO COMO ESPELHO DO JORNALISMO: Que imagem política a Imprensa Brasileira constrói de si?

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Francisco Paulo Jamil Almeida Marques em 11/11/2015.
Descrição: Partindo-se do pressuposto de que o Jornalismo reivindica assumir a função de "representante" do leitor, alimentando uma imagem positiva de si, interessa a esta pesquisa 1) compreender em que termos se dá a representação exercida pelo Jornalismo em nome do cidadão; 2) investigar a origem histórico-conceitual da legitimidade de profissionais e empresas do Jornalismo brasileiro; 3) examinar que imagem as empresas jornalísticas do país elaboram sobre si mesmas; 4) analisar como tal imagem é percebida e questionada pela audiência nos espaços dos próprios jornais. Do ponto de vista empírico, serão examinados materiais publicados nos jornais ?O Estado de S. Paulo? e ?Folha de S. Paulo?, dois dos principais quality papers brasileiros, atentando-se, especificamente, para conteúdos ligados à cobertura Política. Metodologicamente, recorre-se aos seguintes procedimentos: revisão de literatura aprofundada; análise documental (Mídia-Kit; cartas de princípios das empresas jornalísticas, manuais de redação); acompanhamento sistemático das publicações (editoriais, colunas, cartas do leitor, dentre outros conteúdos); entrevistas com editores in loco; Análise do Discurso em sua vertente francesa.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Camila Mont'Alverne Barreto de Paula Pessoa - Integrante / Francisco Paulo Jamil Almeida Marques - Coordenador / Edna Miola - Integrante / Hébely Rebouças - Integrante / Aline Carneiro - Integrante / Ícaro Joathan de Sousa - Integrante.
2014 - 2016
?Pródigo em decisões contra o interesse público?: imagem pública, agendamento e enquadramento do Congresso Nacional nos editoriais dos jornais O Estado de S. Paulo e Folha de S. Paulo
Descrição: Propõe analisar qual a imagem pública do Congresso Nacional construída nos editoriais dos jornais O Estado de S. Paulo e Folha de S. Paulo. Embora fatores distintos influenciem na configuração da imagem pública de agentes políticos e de instituições, o Jornalismo ocupa um papel privilegiado em tal processo, pois, frequentemente, apresenta-se como um mediador desinteressado e porque grande parte do contato que os cidadãos têm com o mundo da política se dá através da cobertura. No caso do texto editorial, o jornal posiciona-se na arena de discussão, defendendo seus pontos de vista e determinadas políticas públicas. Os agentes políticos, por sua vez, estão cientes da influência da cobertura e do quanto ser apoiado ou rechaçado em um texto com caráter editorial pode ajudar ou comprometer, por exemplo, os planos de reeleição. Assim, a partir da literatura da área de Comunicação e Política ? enfatizando-se referências nacionais e internacionais sobre Jornalismo e política de imagem ? e dos estudos sobre Teorias do Jornalismo, pretende-se perceber como os jornais configuram a imagem pública do Congresso Nacional, identificando temas, personagens e enquadramentos mais presentes na cobertura. Além disso, a intenção é investigar que imagem os periódicos analisados constroem para si nos editoriais, bem como identificar o lugar que acreditam ocupar socialmente..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Camila Mont'Alverne Barreto de Paula Pessoa - Coordenador.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
2010 - 2013
INTERNET, PARTICIPAÇÃO E REPRESENTAÇÃO POLÍTICA: Um Estudo dos Mecanismos de Participação Presentes nos Websites de Parlamentares Brasileiros

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Francisco Paulo Jamil Almeida Marques em 07/09/2013.
Descrição: Resumo: A investigação delineada neste projeto parte do pressuposto de que há um problema fundamental a afetar a legitimidade de diversos regimes democráticos contemporâneos: o poder de elaborar, discutir, legislar e executar as políticas de Estado em âmbito institucional se encontra, de modo preponderante, nas mãos dos representantes políticos. No entanto, o fato é que a representação continua indispensável para uma consecução minimamente adequada da eficácia democrática. Restaria como saída, nesse cenário, a proposição de reformas em certos aspectos da representação política. Partindo de tal panorama, o projeto sugere que os mass media contam com a capacidade de oferecer uma contribuição especial no sentido amenizar algumas destas dificuldades. De maneira particular, são problematizados, aqui, os modos pelos quais os media digitais (especificamente a Internet) tornam disponíveis novas ferramentas e recursos voltados para a promoção de modificações nas práticas participativas. Propõe-se examinar como estes novos mecanismos de comunicação vêm sendo efetivamente empregados por parte de um conjunto de agentes no intuito de favorecer a participação dos cidadãos em âmbito institucional (o corpus empírico selecionado consiste dos websites pessoais dos deputados federais destacados como líderes e vice-líderes das cinco maiores bancadas existentes na Câmara dos Deputados). Do ponto de vista metodológico, os websites serão examinados por meio de visita e monitoramento ao longo de um período pré-determinado; aplicação de tabela voltada para inventariar os mecanismos de participação disponíveis; elaboração de questionários e condução de entrevistas junto aos gestores dos websites, dentre outras estratégias..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (4) .
Integrantes: Camila Mont'Alverne Barreto de Paula Pessoa - Integrante / Francisco Paulo Jamil Almeida Marques - Coordenador / Fernando Wisse Oliveira Silva - Integrante / Carlos Henrique Parente Sousa - Integrante / Isabele Batista Mitozo - Integrante / Simone Faustino da Silva - Integrante / Jonas Daniel Valerio Viana - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação e Política.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo Político.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teorias do Jornalismo.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2017
Menção Honrosa à dissertação no Prêmio Compolítica de Teses e Dissertações, Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MONT'ALVERNE, Camila2018MONT'ALVERNE, Camila; ATHANASIO, E. ; MARQUES, F. P. J. A. . The Journalist between the Profession and the Newspaper's Interests: Values and Routines in the Production of Folha De S. Paulo?s Editorials. BRAZILIAN JOURNALISM RESEARCH (ONLINE), v. 14, p. 384-411, 2018.

2.
MARQUES, F. P. J. A.2018 MARQUES, F. P. J. A. ; MONT'ALVERNE, C. ; MITOZO, I. B. . A EMPRESA JORNALÍSTICA COMO ATOR POLÍTICO: Um estudo quanti-qualitativo sobre o impeachment de Dilma Rousseff nos editoriais de Folha e Estadão. Observatorio (OBS*), v. 12, p. 224-245, 2018.

3.
MONT'ALVERNE, C.2018MONT'ALVERNE, C.; MARQUES, F. P. J. A. . Seria o Jornalismo adversário da política? Os editoriais de O Estado de S. Paulo sobre o Congresso Nacional brasileiro. CANADIAN JOURNAL OF LATIN AMERICAN AND CARIBBEAN STUDIES, v. 43, p. 1-25, 2018.

4.
MONT'ALVERNE, Camila2018MONT'ALVERNE, Camila; HAUSEN, V. ; LEITE, P. H. . 'Que reforma política é discutida pelo Jornalismo? Um estudo acerca da cobertura do Portal da Folha de S. Paulo sobre o assunto entre 1994 e 2016. CUADERNOS.INFO, v. 43, p. 201-219, 2018.

5.
MONT'ALVERNE, C.2017MONT'ALVERNE, C.. A quem se dirigem os editoriais? Um estudo acerca de personagens e instituições mencionadas pelos jornais O Estado de S. Paulo e Folha de S. Paulo. Revista Brasileira de Ciência Política - RBCP, v. 23, p. 7-34, 2017.

6.
MONT'ALVERNE, Camila2017MONT'ALVERNE, Camila. A agenda de pesquisa sobre editoriais jornalísticos: Um mapeamento das produções acerca do tema. LUMINA (JUIZ DE FORA), v. 11, p. 152-172, 2017.

7.
MONT'ALVERNE, Camila2017MONT'ALVERNE, Camila. ?Rebeldia e desalento?: Um estudo comparativo dos enquadramentos sobre o Congresso Nacional em editoriais de Folha de S. Paulo e de O Estado de S. Paulo. REVISTA COMPOLITICA, v. 7, p. 271-298, 2017.

8.
MARQUES, F. P. J. A.2017MARQUES, F. P. J. A. ; MONT'ALVERNE, C. ; KNIESS, A. B. ; PUPO, A. . O que significa -Opinia-o Pu-blica-? Um estudo sobre os diferentes sentidos do termo nos editoriais do jornal O Estado de S. Paulo. Estudos em Comunicação, p. 53-78, 2017.

9.
MONT'ALVERNE, C.2016MONT'ALVERNE, C.. Disputa política, neutralidade de rede e direitos dos usuários: A cobertura sobre a votação do Marco Civil da Internet. Sur le Journalisme - Sobre o Jornalismo, v. 5, p. 134-151, 2016.

10.
MARQUES, F. P. J. A.2016 MARQUES, F. P. J. A. ; MONT'ALVERNE, C. . How important is Twitter to local electios in Brazil? A case study of Fortaleza City Council. Brazilian Political Science Review, v. 10, p. 1-35, 2016.

11.
MONT'ALVERNE, C.2016MONT'ALVERNE, C.; MARQUES, F. P. J. A. . The Agenda of the Day: A Study about the Brazilian Congress in Editorials of Folha de S. Paulo and O Estado de S. Paulo. BRAZILIAN JOURNALISM RESEARCH (ONLINE), v. 12, p. 112, 2016.

12.
MITOZO, I. B.2016MITOZO, I. B. ; MARQUES, F. P. J. A. ; MONT'ALVERNE, C. . Como se configura a comunicação online entre representantes e representados no Brasil? Um estudo sobre as ferramentas digitais da Câmara dos Deputados. Contracampo (UFF), v. 35, p. 87-114, 2016.

13.
MONT'ALVERNE, C.2016MONT'ALVERNE, C.; MITOZO, I. B. . 'Capturar Pokémon é fácil. A gente precisa é capturar bandido': a onda conservadora e seu protagonismo nas eleições 2016. Em Debate (Belo Horizonte), v. 8, p. 84-89, 2016.

14.
MONT'ALVERNE, C.2015MONT'ALVERNE, C.; MARQUES, F. P. J. A. . A opinião da empresa no Jornalismo brasileiro: Um estudo sobre a função e a influência política dos editoriais. Estudos em Jornalismo e Mídia, v. 12, p. 121-137, 2015.

15.
MONT'ALVERNE, C.2015MONT'ALVERNE, C.; SILVA, F. W. O. . PARA QUE SERVE O SITE? UMA ANÁLISE DAS PÁGINAS DOS CANDIDATOS A GOVERNADOR E A SENADOR NO CEARÁ EM 2014. Revista Eletrônica de Ciência Política - recp, v. 6, p. 48-75, 2015.

16.
MONT'ALVERNE, C.2015MONT'ALVERNE, C.. Escândalo político e análise da narrativa: a cobertura sobre o vazamento do depoimento de Paulo Roberto Costa nos jornais Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo. Cambiassu: Estudos em Comunicação (Online), v. 15, p. 45-66, 2015.

17.
MARQUES, F. P. J. A.2014MARQUES, F. P. J. A. ; MONT'ALVERNE, C. . Mídias sociais e eleições: um estudo sobre as campanhas de reeleição dos vereadores de Fortaleza no Twitter. Revista Fronteiras (Online), v. 16, p. 228-242, 2014.

18.
MARQUES, F. P. J. A.2013MARQUES, F. P. J. A. ; MONT'ALVERNE, C. . Twitter, eleições e poder local: um estudo sobre os vereadores de Fortaleza. Contemporanea (UFBA. Online), v. 11, p. 322-347, 2013.

19.
MONT'ALVERNE, C.2013MONT'ALVERNE, C.; MARQUES, F. P. J. A. . Jornalismo Político e Imagem Pública: Dilma Rousseff nos editoriais do jornal O Estado de S. Paulo. Contracampo (UFF), v. 28, p. 71-95, 2013.

20.
MONT'ALVERNE, C.2013MONT'ALVERNE, C.; CARVALHO, A. C. V. ; MARQUES, F. P. J. A. . Jornalismo, Política e Escândalos Midiáticos: a mudança na imagem pública do ex-senador Demóstenes Torres. Revista Passagens, v. 4, p. 1-23, 2013.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MARQUES, F. P. J. A. (Org.) ; CERVI, E. (Org.) ; MONT'ALVERNE, C. (Org.) ; CARVALHO, F. C. (Org.) . Estudos sobre Jornalismo Político. 1. ed. Curitiba: CPOP, 2018. v. 1. 264p .

Capítulos de livros publicados
1.
MONT'ALVERNE, C.; MARQUES, F. P. J. A. . News Production Routines (No prelo). In: Vos, Tim P.; Hanusch, F.. (Org.). International Encyclopedia of Journalism Studies. 1ed.New Jersey: Wiley-Blackwell, 2018, v. 1, p. 1-5.

2.
MONT'ALVERNE, C.; MARQUES, F. P. J. A. . A opinião da empresa no Jornalismo brasileiro: Um estudo sobre a função e a influência política dos editoriais. In: Marques, F. P. J.; Cervi, E.; Mont'Alverne, C.; Carvalho, F.. (Org.). Estudos sobre Jornalismo político. 1ed.Curitiba: CPOP, 2018, v. 1, p. 13-36.

3.
MONT'ALVERNE, Camila; CARVALHO, F. C. . Apresentação. In: Marques, F. P. J.; Cervi, E.; Mont'Alverne, C.; Carvalho, F.. (Org.). Apresentação. 1ed.Curitiba: CPOP, 2018, v. 1, p. 7-12.

4.
MONT'ALVERNE, C.. Jornalismo político no Brasil e democracia: potencialidades e tensões. In: Martonio Mont'Alverne Barreto Lima; Valter Moura do Carmo; Júlia Maia de Meneses Coutinho. (Org.). Democracia e Risco: Progresso e Regresso da Democracia. 1ed.Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2017, v. , p. 67-78.

5.
MARQUES, F. P. J. A. ; MONT'ALVERNE, C. ; MITOZO, I. B. . ?Nem Dilma nem Temer?: Um estudo quantitativo sobre padrões de cobertura do impeachment de Dilma Rousseff em editoriais jornalísticos. In: Carlo José Napolitano; Maximiliano Martín Vicente; Murilo César Soares. (Org.). Comunicação e cidadania política. 1ed.São Paulo: Cultura Acadêmica, 2017, v. , p. 101-125.

6.
MARQUES, F. P. J. A. ; MONT'ALVERNE, C. . Twitter, eleições e poder local: um estudo sobre os vereadores de Fortaleza. In: Alessandra Aldé; Francisco Paulo Jamil Marques. (Org.). Internet e Poder Local. 1ed.Salvador: Edufba, 2015, v. 1, p. 111-139.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MONT'ALVERNE, Camila; FONTES, G. S. . A notícia como reforço da opinião dos jornais? Um estudo acerca da homogeneidade entre editoriais e fontes noticiosas sobre o impeachment de Dilma Rousseff. In: 42° Encontro Anual da Anpocs, 2018, Caxambu. 42° Encontro Anual da Anpocs. Caxambu: Anpocs, 2018.

2.
MARQUES, F. P. J. A. ; FREITAS, D. ; MONT'ALVERNE, Camila ; FERRACIOLI, P. . Escândalo político e jornalismo editorial: o caso dos áudios da JBS nos editoriais de Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo. In: 16º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), 2018, São Paulo. Anais do 16° SBPJor. São Paulo: SBPJor, 2018. p. 1-19.

3.
MONT'ALVERNE, C.; HAUSEN, V. ; LEITE, P. H. . Que reforma política é essa? Um estudo longitudinal sobre a cobertura do Portal da Folha de S. Paulo entre 1994 e 2017. In: 7º Congresso da Associação de Pesquisadores em Comunicação e Política, 2017, Porto Alegre. 7° Compolítica, 2017.

4.
MARQUES, F. P. J. A. ; MIOLA, E. ; MITOZO, I. B. ; MONT'ALVERNE, C. . Um estudo comparativo entre as agendas políticas dos jornais Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo nas seções opinativa e informativa. In: 41° Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs), 2017, Caxambu. Anais do 41° Encontro da Anpocs, 2017.

5.
MARQUES, F. P. J. A. ; MONT'ALVERNE, C. ; KNIESS, A. B. ; PUPO, A. . O que significa ?Opinião Pública?? Um estudo sobre os diferentes sentidos do termo nos editoriais do jornal O Estado de S. Paulo. In: 9° Congresso Latinoamericano de Ciência Política, 2017, Montevideo. Anais 9° Alacip. Montevideo: Alacip, 2017. p. 1-25.

6.
MARQUES, F. P. J. A. ; MONT'ALVERNE, C. ; MITOZO, I. B. . O IMPEACHMENT DE DILMA ROUSSEFF NOS EDITORIAIS DE FOLHA E ESTADÃO: Um estudo quanti-qualitativo sobre o posicionamento político dos jornais. In: 26° Encontro Nacional da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, 2017, São Paulo. http://www.compos.org.br/data/arquivos_2017/trabalhos_arquivo_AT3DNMAN7NR2053DZH3F_26_5377_15_02_2017_14_26_35.pdf, 2017.

7.
MONT'ALVERNE, Camila. A quem se dirige o Jornalismo político? Um estudo acerca de personagens e instituições mencionadas por editoriais sobre o Congresso Nacional publicados por O Estado de S. Paulo e Folha de S. Paulo. In: 7º Seminário Nacional Sociologia & Política, 2016, Curitiba. A quem se dirige o Jornalismo político? Um estudo acerca de personagens e instituições mencionadas por editoriais sobre o Congresso Nacional publicados por O Estado de S. Paulo e Folha de S. Paulo, 2016.

8.
MONT'ALVERNE, Camila; MARQUES, F. P. J. A. . 'Câmara de privilégios': enquadramentos do Congresso Nacional nos editoriais da Folha de S. Paulo. In: 40° Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs), 2016, Caxambu. 40° Encontro Anual da Anpocs, 2016.

9.
MONT'ALVERNE, C.. Escândalo político e análise da narrativa: a cobertura sobre o vazamento do depoimento de Paulo Roberto Costa nos jornais Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo. In: I Ciclo Internacional Práxis no Jornalismo, 2015, Fortaleza. Escândalo político e análise da narrativa: a cobertura sobre o vazamento do depoimento de Paulo Roberto Costa nos jornais Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo, 2015.

10.
MONT'ALVERNE, Camila; MARQUES, F. P. J. A. ; MITOZO, I. B. . Transformações da comunicação entre representantes e representados: um estudo comparativo das ferramentas online no Congresso brasileiro. In: VIII Congreso Latinoamericano de Ciencia Política, 2015, Lima. Alacip 2015, 2015.

11.
MONT'ALVERNE, C.; SILVA, F. W. O. . Para que serve o site? Uma análise das páginas dos candidatos a Governador e a Senador do Ceará em 2014. In: VI Encontro de Pesquisa em Comunicação, 2014, Curitiba. Para que serve o site? Uma análise das páginas dos candidatos a Governador e a Senador do Ceará em 2014, 2014. p. 282-307.

12.
MONT'ALVERNE, C.. 'Para a rua ver': a imagem pública do Congresso Nacional nos editoriais do jornal O Estado de S. Paulo. In: II Seminário de Pesquisadores do CEADD, 2014, Salvador. "Para a rua ver": a imagem pública do Congresso Nacional nos editoriais do jornal O Estado de S. Paulo, 2014.

13.
MONT'ALVERNE, C.. Jornalismo, política e opinião: a cobertura sobre a votação do Marco Civil da Internet nos editoriais dos jornais Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo. In: 10° Interprogramas de Mestrado, 2014, São Paulo. Jornalismo, política e opinião: a cobertura sobre a votação do Marco Civil da Internet nos editoriais dos jornais Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo, 2014.

14.
MONT'ALVERNE, C.; MARQUES, F. P. J. A. . A opinião da empresa no jornalismo brasileiro: um estudo sobre a função e a influência política dos editoriais. In: II Congresso Mundial de Comunicação Ibero-Americana, 2014, Braga. Comunicação ibero-americana: os desafios da Internacionalização, 2014.

15.
MARQUES, F. P. J. A. ; MONT'ALVERNE, C. . Twitter, eleições e poder local: um estudo sobre os vereadores de Fortaleza. In: 5º Congresso da Associação de Pesquisadores em Comunicação e Política, 2013, Curitiba. Twitter, eleições e poder local: um estudo sobre os vereadores de Fortaleza, 2013.

16.
MONT'ALVERNE, C.. Campanha eleitoral, internet e pequenos partidos: o site dos candidatos a Prefeito pelo PSOL em cinco cidades do Brasil. In: XIV Congresso de Ciências da Comunicação da Região Nordeste, 2013, Mossoró. Campanha eleitoral, internet e pequenos partidos: o site dos candidatos a Prefeito pelo PSOL em cinco cidades do Brasil, 2013.

17.
MONT'ALVERNE, C.; MARQUES, F. P. J. A. . Jornalismo político e imagem pública: Dilma Rousseff nos editoriais do jornal O Estado de S. Paulo. In: 37° Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais, 2013, Águas de Lindoia. Jornalismo político e imagem pública: Dilma Rousseff nos editoriais do jornal O Estado de S. Paulo, 2013.

18.
MONT'ALVERNE, C.. Possibilidades de interação e de discussão no blog da Dilma. In: XIV Congresso de Ciências da Comunicação da Região Nordeste, 2012, Recife. Possibilidades de interação e de discussão no blog da Dilma, 2012.

19.
MONT'ALVERNE, C.. Possibilidades de interação e de discussão no blog da Dilma. In: V Congreso Latinoamericano de Opinión Pública WAPOR, 2012, Bogotá. Possibilidades de interação e de discussão no blog da Dilma, 2012.

20.
CARVALHO, A. C. V. ; MARQUES, F. P. J. A. ; MONT'ALVERNE, C. . Comunicação, política e escândalos midiáticos: a mudança na imagem pública do senador Demóstenes Torres. In: XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2012, Fortaleza. Anais do XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2012.

21.
SALES, J. V. ; RIVERSON, J. ; MONT'ALVERNE, C. . O papel das mídias digitais na configuração de uma nova cultura infantil. In: Intercom Nordeste, 2011, Maceió. O papel das mídias digitais na configuração de uma nova cultura infantil, 2011.

22.
RIBEIRO, B. C. ; CARVALHO, A. C. V. ; MONT'ALVERNE, C. . A identidade da mulher nas revistas 'Capricho' dos anos 60 e na atual. In: XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2011, Recife. XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2011.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MONT'ALVERNE, C.; FONTES, G. S. ; FERRACIOLI, P. . mesma pesquisa de dez anos atrás? Um levantamento das metodologias de estudo sobre Jornalismo Político no Brasil. In: IV Encontro de Jovens Investigadores da SOPCOM, 2018, Porto. A investigação em Ciências da Comunicação na era digital. Porto: Sopcom, 2018. p. 18-19.

2.
MONT'ALVERNE, C.; MARQUES, F. P. J. A. . The distance between editorial and news agendas: The Brazilian press in comparative perspective. In: What's (the) news? Values, viruses and vectors of newsworthiness, 2018, Bruxelas. What's (the) news? Values, viruses and vectors of newsworthiness. Bruxelas, 2018. v. 1. p. 29-30.

3.
MONT'ALVERNE, C.; MARQUES, F. P. J. A. ; VIANA, J. D. V. . INTERNET, PARTICIPAÇÃO E REPRESENTAÇÃO POLÍTICA: Um Estudo dos Mecanismos de Participação Presentes nos Websites de Parlamentares Brasileiros. In: XXXII Encontro de Iniciação Científica, 2013, Fortaleza. INTERNET, PARTICIPAÇÃO E REPRESENTAÇÃO POLÍTICA: Um Estudo dos Mecanismos de Participação Presentes nos Websites de Parlamentares Brasileiros, 2013.

4.
MONT'ALVERNE, C.; MARQUES, F. P. J. A. . Comunicação digital, eleições e poder local: o caso dos vereadores de Fortaleza no Twitter. In: XXXI Encontro de Iniciação Científica, 2012, Fortaleza. Comunicação digital, eleições e poder local: o caso dos vereadores de Fortaleza no Twitter, 2012.

5.
CARVALHO, A. C. V. ; MARQUES, F. P. J. A. ; MONT'ALVERNE, C. . Comunicação, política e escândalos midiáticos: a mudança na imagem pública do senador Demóstenes Torres. In: XXXI Encontro de Iniciação Científica, 2012, Fortaleza. Comunicação, política e escândalos midiáticos: a mudança na imagem pública do senador Demóstenes Torres, 2012.

6.
MARQUES, F. P. J. A. ; SILVA, F. W. O. ; MONT'ALVERNE, C. . Internet, participação e representação política: um estudo de caso dos mecanismos de participação presentes nos websites de parlamentares brasileiros. In: XXXI Encontro de Iniciação Científica, 2012, Fortaleza. Internet, participação e representação política: um estudo de caso dos mecanismos de participação presentes nos websites de parlamentares brasileiros, 2012.

Artigos aceitos para publicação
1.
MARQUES, F. P. J. A. ; MONT'ALVERNE, Camila . What are newspapers? editorials interested in? Understanding the idea of criteria of editorial-worthiness. Journalism, 2019.

2.
MARQUES, F. P. J. A. ; MONT'ALVERNE, Camila . Conflitos, barganhas e desprezo pelo interesse público: Enquadramentos do Congresso em editoriais da Folha de S.Paulo. REVISTA FAMECOS (ONLINE), 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
MONT'ALVERNE, C.; FONTES, G. S. ; FERRACIOLI, P. . A mesma pesquisa de dez anos atrás? Um levantamento das metodologias de estudo sobre Jornalismo Político no Brasil. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
MARQUES, F. P. J. A. ; FREITAS, D. ; MONT'ALVERNE, Camila ; FERRACIOLI, P. . Escândalo político e jornalismo editorial: o caso dos áudios da JBS nos editoriais de Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
MARQUES, F. P. J. A. ; MIOLA, E. ; MITOZO, I. B. ; MONT'ALVERNE, C. . The distance between editorial and news agendas: The Brazilian press in comparative perspective. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
MONT'ALVERNE, C.; MARQUES, F. P. J. A. . Editorial-worthiness criteria in journalism: An empirical approach on how media's opinion is constructed. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
MONT'ALVERNE, C.; HAUSEN, V. ; LEITE, P. H. . Que reforma política é essa? Um estudo longitudinal sobre a cobertura do Portal da Folha de S. Paulo entre 1994 e 2017. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
MARQUES, F. P. J. A. ; MONT'ALVERNE, C. ; MITOZO, I. B. . O IMPEACHMENT DE DILMA ROUSSEFF NOS EDITORIAIS DE FOLHA E ESTADÃO: Um estudo quanti-qualitativo sobre o posicionamento político dos jornais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
MARQUES, F. P. J. A. ; MONT'ALVERNE, C. ; KNIESS, A. B. ; PUPO, A. . O que significa ?Opinião Pública?? Um estudo sobre os diferentes sentidos do termo nos editoriais do jornal O Estado de S. Paulo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
MARQUES, F. P. J. A. ; MIOLA, E. ; MITOZO, I. B. ; MONT'ALVERNE, C. . Um estudo comparativo entre as agendas políticas dos jornais Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo nas seções opinativa e informativa. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
MONT'ALVERNE, C.. A quem se dirige o Jornalismo político? Um estudo acerca de personagens e instituições mencionadas por editoriais sobre o Congresso Nacional publicados por O Estado de S. Paulo e Folha de S. Paulo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
MONT'ALVERNE, Camila; MARQUES, F. P. J. A. . ?Independentes e insaciáveis?: enquadramentos do Congresso Nacional nos editoriais dos jornais Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
MONT'ALVERNE, Camila; MARQUES, F. P. J. A. . 'Câmara de privilégios': enquadramentos do Congresso Nacional nos editoriais da Folha de S. Paulo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
MONT'ALVERNE, Camila; MARQUES, F. P. J. A. . A pauta do dia: o Congresso brasileiro na agenda dos editoriais da Folha de S. Paulo e de O Estado de S. Paulo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
MONT'ALVERNE, C.. Escândalo político e análise da narrativa: a cobertura sobre o vazamento do depoimento de Paulo Roberto Costa nos jornais Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

14.
MITOZO, I. B. ; MARQUES, F. P. J. A. ; MONT'ALVERNE, C. . Transformações da comunicação entre representantes e representados: um estudo comparativo das ferramentas online no Congresso brasileiro. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
MONT'ALVERNE, C.. Escândalo político e análise da narrativa: a cobertura sobre o vazamento do depoimento de Paulo Roberto Costa nos jornais Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

16.
MONT'ALVERNE, C.. 'Para a rua ver': a imagem pública do Congresso Nacional nos editoriais do jornal O Estado de S. Paulo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
MONT'ALVERNE, C.; MARQUES, F. P. J. A. . A opinião da empresa no jornalismo brasileiro: um estudo sobre a função e a influência política dos editoriais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
MONT'ALVERNE, C.. Jornalismo, política e opinião: a cobertura sobre a votação do Marco Civil da Internet nos editoriais dos jornais Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

19.
MONT'ALVERNE, C.. Jornalismo, política e opinião: a cobertura sobre a votação do Marco Civil da Internet nos editoriais dos jornais Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

20.
MONT'ALVERNE, C.. 'Para a rua ver': a imagem pública do Congresso Nacional nos editoriais do jornal O Estado de S. Paulo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

21.
MONT'ALVERNE, C.; SILVA, F. W. O. . Para que serve o site? Uma análise das páginas dos candidatos a Governador e a Senador do Ceará em 2014. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

22.
MONT'ALVERNE, C.. Campanha eleitoral, internet e pequenos partidos: o site dos candidatos a Prefeito pelo PSOL em cinco cidades do Brasil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

23.
MONT'ALVERNE, C.; MARQUES, F. P. J. A. ; VIANA, J. D. V. . INTERNET, PARTICIPAÇÃO E REPRESENTAÇÃO POLÍTICA: Um Estudo dos Mecanismos de Participação Presentes nos Websites de Parlamentares Brasileiros. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

24.
MONT'ALVERNE, C.; MARQUES, F. P. J. A. . Jornalismo político e imagem pública: Dilma Rousseff nos editoriais do jornal O Estado de S. Paulo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

25.
MARQUES, F. P. J. A. ; MONT'ALVERNE, C. . Twitter, eleições e poder local: um estudo sobre os vereadores de Fortaleza. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

26.
MONT'ALVERNE, C.; MARQUES, F. P. J. A. . Comunicação digital, eleições e poder local: o caso dos vereadores de Fortaleza no Twitter. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

27.
CARVALHO, A. C. V. ; MARQUES, F. P. J. A. ; MONT'ALVERNE, C. . Comunicação, política e escândalos midiáticos: a mudança na imagem pública do senador Demóstenes Torres. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

28.
MARQUES, F. P. J. A. ; SILVA, F. W. O. ; MONT'ALVERNE, C. . Internet, participação e representação política: um estudo de caso dos mecanismos de participação presentes nos websites de parlamentares brasileiros. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

29.
MONT'ALVERNE, C.; CARVALHO, A. C. V. ; MARQUES, F. P. J. A. . Comunicação, política e escândalos midiáticos: a mudança na imagem pública do senador Demóstenes Torres. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

30.
MONT'ALVERNE, C.. Possibilidades de interação e de discussão no blog da Dilma. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

31.
MONT'ALVERNE, C.. Possibilidades de interação e de discussão no blog da Dilma. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

32.
MONT'ALVERNE, C.; RIBEIRO, B. C. ; CARVALHO, A. C. V. . A identidade da mulher nas revistas 'Capricho' dos anos 60 e na atual. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

33.
MONT'ALVERNE, C.. Possibilidades de interação e de discussão no blog da Dilma. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
MONT'ALVERNE, Camila. Avaliação de trabalhos no 24º Evento de Iniciação Científica. 2016.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MONT'ALVERNE, C.. PM acredita em atos pacíficos pró e contra candidato em Londrina. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
MONT'ALVERNE, Camila. Uso do WhatsApp no pleito expõe necessidades à Justiça e ao eleitor. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
MONT'ALVERNE, C.. Cotas para mulheres nos partidos têm pouca eficácia. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
MONT'ALVERNE, C.. Combinação de fatores explica mobilização feminina, dizem especialistas. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

5.
MONT'ALVERNE, C.. O nome correto é Feminicídio. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
MONT'ALVERNE, C.; MARQUES, F. P. J. A. . Blog da disciplina de Teorias do Jornalismo. 2014; Tema: Blog da disciplina de Teorias do Jornalismo da UFC. (Blog).

2.
MARQUES, F. P. J. A. ; SILVA, F. W. O. ; SOUSA, C. H. P. ; MONT'ALVERNE, C. . Blog do Grupo de Pesquisa em Política e Novas Tecnologias (PONTE). 2012; Tema: Política e novas tecnologias. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
MONT'ALVERNE, C.; FONTES, G. S. ; FERRACIOLI, P. ; KNIESS, A. B. ; BABIRESKI, F. ; AZEVEDO, L. . Revista Eletrônica de Ciência Política (vol. 9, n° 1). 2018. (Editoração/Periódico).

2.
MONT'ALVERNE, C.; FONTES, G. S. ; FERRACIOLI, P. ; BABIRESKI, F. ; TOKUMOTO, A. ; MADEIRA, T. ; AZEVEDO, L. . Revista Eletrônica de Ciência Política (vol. 8, n° 1). 2017. (Editoração/Periódico).

3.
MONT'ALVERNE, C.; FONTES, G. S. . Revista Eletrônica de Ciência Política (vol. 8, n° 2). 2017. (Editoração/Periódico).

4.
MONT'ALVERNE, C.; FONTES, G. S. . Revista Eletrônica de Ciência Política (vol. 8, n° 3). 2017. (Editoração/Periódico).

5.
MONT'ALVERNE, C.. Revista Pós Ciências Sociais. 2017. (Parecer).

6.
MONT'ALVERNE, C.. Revista Brasileira de Ciência Política. 2017. (Parecer).

7.
MONT'ALVERNE, C.. Revista Agenda Política. 2017. (Parecer).

8.
MONT'ALVERNE, C.. Revista Lumina. 2017. (Parecer).

9.
MONT'ALVERNE, C.. International Communication Association - Political Communication Division. 2017. (Parecer).

10.
MONT'ALVERNE, C.. Prêmio Expocom - XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste. 2017. (Parecer).

11.
MONT'ALVERNE, Camila; FONTES, G. S. ; MADEIRA, T. . Revista Eletrônica de Ciência Política (v. 7, n° 1). 2016. (Editoração/Periódico).

12.
MONT'ALVERNE, Camila; FONTES, G. S. ; MADEIRA, T. . Revista Eletrônica de Ciência Política (v. 7, n° 2). 2016. (Editoração/Periódico).

13.
MONT'ALVERNE, C.; MARQUES, F. P. J. A. . Revista Passagens (v. 7, n° 1). 2016. (Editoração/Periódico).

14.
MARQUES, F. P. J. A. ; MONT'ALVERNE, C. . Revista Passagens (vol. 5, n° 2). 2015. (Editoração/Periódico).

15.
MONT'ALVERNE, C.. Comunicação e Política. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

16.
MONT'ALVERNE, C.; MARQUES, F. P. J. A. . Revista Passagens (vol. 5, n° 1). 2014. (Editoração/Periódico).

17.
MONT'ALVERNE, C.. Relatório Bolsa Pibic 2013. 2014. (Relatório de pesquisa).

18.
MONT'ALVERNE, C.; FARIAS, L. ; VELOSO, R. B. ; BARBOSA, F. A. N. . Vivências Progastro. 2014. (Produção e Realização de revista).

19.
MONT'ALVERNE, C.. Relatório Bolsa Pibic 2012/2013. 2013. (Relatório de pesquisa).

20.
MONT'ALVERNE, C.. Relatório Bolsa Pibic 2011/2012. 2012. (Relatório de pesquisa).

21.
MONT'ALVERNE, C.; SALGADO, J. R. A. ; CARVALHO, A. C. V. ; RIBEIRO, B. C. ; OLIVEIRA, T. R. ; BORGES, E. N. ; SOUSA, L. ; MACENA, M. ; SOARES, M. ; VIANA FILHO, M. V. ; BRITO, T. . Revista Entrevista. 2012. (Produção e Realização de revista).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
16º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor).Escândalo político e jornalismo editorial: o caso dos áudios da JBS nos editoriais de Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo. 2018. (Encontro).

2.
42° Encontro Anual da Anpocs.A notícia como reforço da opinião dos jornais? Um estudo acerca da homogeneidade entre editoriais e fontes noticiosas sobre o impeachment de Dilma Rousseff. 2018. (Encontro).

3.
50 Years of Studies of Agenda-Setting. The distance between editorial and news agendas: The Brazilian press in comparative perspective. 2018. (Congresso).

4.
IV Encontro de Jovens Investigadores da SOPCOM.A mesma pesquisa de dez anos atrás? Um levantamento das metodologias de estudo sobre Jornalismo Político no Brasil. 2018. (Encontro).

5.
What's (the) news? Values, viruses and vectors of newsworthiness. Editorial-worthiness criteria in journalism: An empirical approach on how media's opinion is constructed. 2018. (Congresso).

6.
26° Encontro Nacional da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação.O IMPEACHMENT DE DILMA ROUSSEFF NOS EDITORIAIS DE FOLHA E ESTADÃO: Um estudo quanti-qualitativo sobre o posicionamento político dos jornais. 2017. (Encontro).

7.
41° Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs).Um estudo comparativo entre as agendas políticas dos jornais Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo nas seções opinativa e informativa. 2017. (Encontro).

8.
7º Congresso da Associação de Pesquisadores em Comunicação e Política. Que reforma política é essa? Um estudo longitudinal sobre a cobertura do Portal da Folha de S. Paulo entre 1994 e 2017. 2017. (Congresso).

9.
9° Congresso Latinoamericano de Ciência Política. O que significa ?Opinião Pública?? Um estudo sobre os diferentes sentidos do termo nos editoriais do jornal O Estado de S. Paulo. 2017. (Congresso).

10.
VI SEMINÁRIO INTEGRADO DE PESQUISA EM CIÊNCIAS SOCIAIS.Mídia e Democracia. 2017. (Seminário).

11.
Workshop Criação de Índices em Ciência Política. 2017. (Oficina).

12.
Workshop e-Transparência. 2017. (Oficina).

13.
13º Congresso Internacional da Associação de Estudos Brasileiros. A pauta do dia: o Congresso brasileiro na agenda dos editoriais da Folha de S. Paulo e de O Estado de S. Paulo. 2016. (Congresso).

14.
40° Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs)."Câmara de privilégios": enquadramentos do Congresso Nacional nos editoriais da Folha de S. Paulo. 2016. (Encontro).

15.
7º Seminário Nacional Sociologia & Política.A quem se dirige o Jornalismo político? Um estudo acerca de personagens e instituições mencionadas por editoriais sobre o Congresso Nacional publicados por O Estado de S. Paulo e Folha de S. Paulo. 2016. (Seminário).

16.
VII Congreso Latinoamericano de WAPOR. ?Independentes e insaciáveis?: enquadramentos do Congresso Nacional nos editoriais dos jornais Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo. 2016. (Congresso).

17.
I Ciclo Internacional Práxis no Jornalismo. Escândalo político e análise da narrativa: a cobertura sobre o vazamento do depoimento de Paulo Roberto Costa nos jornais Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo. 2015. (Congresso).

18.
VI Congresso da Associação de Pesquisadores em Comunicação e Políticatica. 2015. (Congresso).

19.
VIII Congreso Latinoamericano de Ciencia Política. Transformações da comunicação entre representantes e representados: um estudo comparativo das ferramentas online no Congresso brasileiro. 2015. (Congresso).

20.
VIII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação.Escândalo político e análise da narrativa: a cobertura sobre o vazamento do depoimento de Paulo Roberto Costa nos jornais Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo. 2015. (Encontro).

21.
10° Interprogramas de Mestrado. Jornalismo, política e opinião: a cobertura sobre a votação do Marco Civil da Internet nos editoriais dos jornais Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo. 2014. (Congresso).

22.
II Congresso Mundial de Comunicação Ibero-Americana. A OPINIÃO DA EMPRESA NO JORNALISMO BRASILEIRO: Um estudo sobre a função e a influência política dos editoriais. 2014. (Congresso).

23.
II Seminário de Pesquisadores do CEADD."Para a rua ver": a imagem pública do Congresso Nacional nos editoriais do jornal O Estado de S. Paulo. 2014. (Seminário).

24.
VI Encontro de Pesquisa em Comunicação.Para que serve o site? Uma análise das páginas dos candidatos a Governador e a Senador do Ceará em 2014. 2014. (Encontro).

25.
VII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação."Para a rua ver": a imagem pública do Congresso Nacional nos editoriais do jornal O Estado de S. Paulo. 2014. (Encontro).

26.
37° Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais.Jornalismo político e imagem pública: Dilma Rousseff nos editoriais do jornal O Estado de S. Paulo. 2013. (Encontro).

27.
5º Congresso da Associação de Pesquisadores em Comunicação e Política. Twitter, eleições e poder local: um estudo sobre os vereadores de Fortaleza. 2013. (Congresso).

28.
XIV Congresso de Ciências da Comunicação da Região Nordeste. Campanha eleitoral, internet e pequenos partidos: o site dos candidatos a Prefeito pelo PSOL em cinco cidades do Brasil. 2013. (Congresso).

29.
XXII Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação. 2013. (Encontro).

30.
XXXII Encontro de Iniciação Científica.INTERNET, PARTICIPAÇÃO E REPRESENTAÇÃO POLÍTICA: Um Estudo dos Mecanismos de Participação Presentes nos Websites de Parlamentares Brasileiros. 2013. (Encontro).

31.
Grupo de Discussão Mulher e Mídia. 2012. (Encontro).

32.
V Congreso Latinoamericano de Opinión Pública WAPOR. Possibilidades de interação e de discussão no blog da Dilma. 2012. (Congresso).

33.
XIV Congresso de Ciências da Comunicação da Região Nordeste. Possibilidades de interação e de discussão no "blog da Dilma". 2012. (Congresso).

34.
XXI Semana de Comunicação UFC.O Site dos Candidatos do PSOL nas cinco maiores cidades brasileiras. 2012. (Encontro).

35.
XXXI Encontro de Iniciação Científica.Comunicação digital, eleições e poder local: o caso dos vereadores de Fortaleza no Twitter. 2012. (Encontro).

36.
XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Comunicação, política e escândalos midiáticos: a mudança na imagem pública do senador Demóstenes Torres. 2012. (Congresso).

37.
Oficina de Comunicação. 2011. (Oficina).

38.
Por um amanhã que cante: o direito à comunicação na America Latina. 2011. (Encontro).

39.
Revolução Digital e o Novo Ecossistema da Mídia. 2011. (Outra).

40.
XX Semana de Comunicação - UFC.Possibilidades de interação e de discussão no ?blog da Dilma?. 2011. (Seminário).

41.
XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. A identidade da mulher nas revistas "Capricho" dos anos 60 e na atual. 2011. (Congresso).

42.
Direitos Humanos, e eu com isso? - O PNDH-3 em debate. 2010. (Seminário).

43.
II Simpósio Mídia Nordeste. 2010. (Simpósio).

44.
Seminário Comunicação, Cultura e Cidadania. 2010. (Seminário).

45.
XIX Semana de Comunicação. 2010. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MONT'ALVERNE, C.; MARQUES, F. P. J. A. ; MIOLA, E. . Workshop e-Transparência. 2017. (Outro).

2.
MONT'ALVERNE, Camila. Coordenação do Painel "Contenidos políticos en medios de comunicación". 2016. (Congresso).

3.
MONT'ALVERNE, C.. Oficina Comunicação e Política. 2014. (Outro).

4.
MONT'ALVERNE, C.; CARVALHO, A. C. V. ; SILVA, F. W. O. ; MARQUES, F. P. J. A. . Grupo de Discussão: Comunicação, política e escândalos midiáticos. 2012. (Outro).

5.
SILVA, F. W. O. ; MONT'ALVERNE, C. ; MARQUES, F. P. J. A. ; SOUSA, G. A. . Grupo de Discussão: Estratégias de Comunicação Política Online. 2011. (Outro).

6.
MARQUES, F. P. J. A. ; RIVERSON, J. ; MONT'ALVERNE, C. . Conferência Revolução Digital e o Novo Ecossistema da Mídia. 2011. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
MARQUES, F. P. J. A. (Org.) ; CERVI, E. (Org.) ; MONT'ALVERNE, C. (Org.) ; CARVALHO, F. C. (Org.) . Estudos sobre Jornalismo Político. 1. ed. Curitiba: CPOP, 2018. v. 1. 264p .


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MONT'ALVERNE, C.. O nome correto é Feminicídio. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).




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