Bruna Gauer

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7332058290194829
  • Última atualização do currículo em 07/10/2018


Farmacêutica generalista graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutora em Ciências Farmacêuticas pelo Programa de Pós Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF-UFRGS). Desenvolveu sua tese de doutorado sobre a exposição ocupacional à poluição atmosférica e seus efeitos sobre a saúde de taxistas, avaliando a suscetibilidade individual, estresse oxidativo, imunotoxicidade, genotoxicidade e alterações em nível molecular. Possui experiência na área da Toxicologia, principalmente em Toxicologia Ambiental, Ocupacional e Nanotoxicologia. Atualmente, é Perita Criminal no Instituto-Geral de Perícias do Rio Grande do Sul, lotada no Departamento de Perícias Laboratoriais, seção de Drogas Apreendidas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Bruna Gauer
Nome em citações bibliográficas
GAUER, B.;GAUER, BRUNA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Farmácia.
Av. Ipiranga, 2752 - Sala 605
Santana
90610-000 - Porto Alegre, RS - Brasil
Telefone: (51) 33085297
Fax: (51) 33085437
URL da Homepage: www.ufrgs.br/latox


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2018
Doutorado em Ciências Farmacêuticas.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: AVALIAÇÃO DE POTENCIAIS EFEITOS DA POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA SOBRE A SAÚDE DE TAXISTAS E SEUS MECANISMOS, Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Solange Cristina Garcia.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Exposição Ocupacional; Poluição Ambiental; Estresse Oxidativo; Inflamação; Risco para Câncer; Suscetibilidade Individual.
Grande área: Ciências da Saúde
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Farmacologia / Subárea: Toxicologia.
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Avaliação e analises toxicológicas.
2009 - 2014
Graduação em Farmácia.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Avaliação da toxicidade e eficácia de híbridos triazóis cumarínicos in vitro.
Orientador: Solange Cristina Garcia.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul, FAPERGS, Brasil.




Formação Complementar


2010 - 2010
Inovação em Cosméticos. (Carga horária: 16h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2009 - 2009
Áreas alternativas de atuação do farmacêutico. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno de Doutorado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista BIC associado ao projeto: Avaliação toxicológica in vivo de nanocápsulas poliméricas biodegradáveis, sobre orientação da Profª Drª Solange Cristina Garcia

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de iniciação científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista de Iniciação Científica no Laboratório de Toxicologia da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, vinculada ao projeto de pesquisa Exposição Humana à Xenobióticos Ambientais e sua Inter-Relação com Danos Oxidativos e a Função Cardiovascular, sob orientação da professora Solange Cristina Garcia

Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de iniciação científica, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista de Iniciação Científica no Laboratório de Toxicologia da Faculdade de Farmácia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, vinculada ao projeto de pesquisa Avaliação toxicológica in vivo de nanocápsulas poliméricas biodegradáveis, sob orientação da professora Solange Cristina Garcia.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Aluno de IC voluntário, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica Voluntário, Carga horária: 20


Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul, IC/FUC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2018
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bolsista


Instituto Geral de Perícias do Rio Grande do Sul, IGP-RS, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Perita Criminal, Carga horária: 40



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
PREDITORES PARA O CÂNCER E OUTROS BIOMARCADORES PRECOCES EM EXPOSTOS A AGROTÓXICOS E METAIS COMO AUXILIARES DIAGNÓSTICOS PARA O SUS
Descrição: Investigar potenciais preditores ao câncer em populações rurais (adultos e crianças), estudando possíveis associações entre a exposição ambiental e ocupacional a agentes químicos agrícolas e danos à saúde, especialmente o câncer. Adicionalmente, investigar outros possíveis biomarcadores precoces de genotoxicidade, altera¬ções epige¬¬néticas e desregulação endócrina como possíveis auxiliares de diagnóstico no Sistema Único de Saúde (SUS)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
ESTUDOS IN VIVO E IN VITRO PARA AVALIAR OS POTENCIAIS EFEITOS DA EXPOSICAO A HIDROCARBONETOS POLICICLICOS AROMATICOS
Descrição: A toxicologia ocupacional é norteadora do desenvolvimento de ferramentas para avaliar a saúde do indivíduo exposto a agentes tóxicos no meio laboral. As doenças ocupacionais, em sua fase irreversível, geram significativa queda da qualidade de vida destes indivíduos, além de gastos onerosos para os Ministérios da Saúde e do Trabalho. Nesse sentido, os taxistas representam um importante grupo de risco, uma vez que se encontram diariamente expostos à poluição urbana e os hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPAs). O objetivo deste projeto será estudar os efeitos toxicológicos relacionados com o sistema imunológico avaliando potenciais biomarcadores de efeito, além de biomarcadores de suscetibilidade individual ao câncer e sua relação com os biomarcadores de exposição aos HPAs em amostras biológicas de taxistas. Nesta linha, a presente proposta contribuirá para o progresso desta importante área na saúde pública..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
AVALIAÇÃO DOS EFEITOS TOXICOLÓGICOS EM TRABALHADORES EXPOSTOS A DIFERENTES NÍVEIS DE CHUMBO
Descrição: Avaliar os potenciais efeitos toxicológicos sistêmicos do chumbo em indivíduos ocupacionalmente expostos em diferentes níveis, acima e abaixo do Indice Biológico Máximo Permitido estabelecido no Brasil.  Quantificar o biomarcador de exposição do Pb nos trabalhadores expostos.  Avaliar a possível associação entre a concentração de Pb sanguíneo e a hipertensão dos trabalhadores expostos;  Avaliar a possível associação entre a concentração de Pb sanguíneo e marcadores bioquímicos (perfil lipídico, função renal) e hematológicos;  Avaliar a possível associação entre a concentração de Pb sanguíneo e o dano renal tubular e glomerular;  Avaliar a possível associação entre a concentração do Pb sanguíneo e o dano oxidativo.  Avaliar a relação entre a concentração do Pb sanguíneo, a atividade da enzima ácido delta-aminolevulínico desidratase (ALA-D) e a presença de polimorfismos genéticos;  Avaliar a possível associação entre a concentração do Pb sanguíneo e o dano neurológico;.  Avaliar a possível associação entre a concentração do Pb sanguíneo e o dano ao DNA e mutagênese;  Avaliar a possível associação entre a concentração do Pb sanguíneo e a inflamação.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
AVALIAÇÃO DE BIOMARCADORES PRECOCES NA EXPOSIÇÃO OCUPACIONAL À SÍLICA E A ASBESTO
Descrição: Objetivo geral: Avaliar biomarcadores precoces em indíviduos expostos ocupacionalmente à sílica cristalina e ao asbesto. Objetivos específicos:  Avaliar possíveis sintomas relacionados à exposição à sílica e ao asbesto a partir de questionário (Anexo 3) aplicado aos trabalhadores envolvidos no estudo.  Avaliar a quantidade de material particulado de tamanho inferior a 2,5 µm (PM2,5) a que os trabalhadores estão expostos na região de estudo.  Caracterizar o material particulado referente à quantidade de sílica e fibras de asbesto presente.  Avaliação da função pulmonar.  Avaliação do Índice de Massa Corporal (IMC).  Avaliação de citocinas inflamatórias.  Avaliação inflamatória local da mucosa nasal.  Avaliações hematológicas.  Avaliação da função renal por biomarcadores precoces para lesão renal.  Avaliação da função hepática.  Avaliação de biomarcadores de ativação do sistema imunológico.  Avaliação do estresse oxidativo.  Avaliação da genotoxicidade.  Avaliação do perfil de expressão gênica, através de genes relacionados a inflamação, toxicidade pulmonar, marcadores para câncer, de moléculas de adesão, antioxidantes e citocinas inflamatórias a partir do sangue periférico.  Avaliação da exposição à nicotina, pela quantificação dos níveis de cotinina urinária dos indivíduos expostos.  Correlacionar os níveis de PM2,5 com os dados obtidos a partir das análises biológicas e do questionário aplicado aos trabalhadores..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (3) .
Integrantes: Bruna Gauer - Integrante / Sabrina Nascimento - Integrante / Elisa Sauer - Integrante / Marcelo Dutra Arbo - Integrante / Solange Cristina Garcia - Coordenador / Gabriela Goethel - Integrante / Jéssica Nardi - Integrante / Larissa Vivan Cestonaro - Integrante / Nuryan dos Santos Fão - Integrante.
2015 - Atual
POTENCIAIS DESREGULADORES ENDOCRINOS E SEUS EFEITOS SOBRE A SAUDE DE INDIVIDUOS EXPOSTOS AMBIENTALMENTE
Descrição: Estudar os potenciais efeitos de desregulação endócrina dos agrotóxicos e metais, principalmente em relação aos hormônios tireoidianos, avaliando os seus reflexos patológicos sobre a saúde de crianças expostas ambientalmente, inseridas no âmbito da agricultura familiar no centro do Estado do RS..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - Atual
AVALIAÇÃO DA POTENCIAL IMUNOTOXICIDADE NA EXPOSIÇÃO OCUPACIONAL AO BENZENO
Descrição: Avaliar o impacto da exposição ocupacional ao benzeno sobre a imunotoxicidade, dando ênfase as moléculas de adesão co-estimulatórias CD80 e CD86 em células dendríticas de trabalhadores expostos ao benzeno, e a expressão dessas moléculas frente ao estímulo do interferon-γ. Investigar ainda, possíveis biomarcadores de susceptibilidade a leucemias. E, por fim, avaliar in vitro os efeitos dos metabólitos do benzeno, a fim de aprofundar as investigações sobre a sua imunotoxicidade..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (3) .
Integrantes: Bruna Gauer - Integrante / Sabrina Nascimento - Integrante / Elisa Sauer - Integrante / Solange Cristina Garcia - Coordenador / Gabriela Goethel - Integrante.
2014 - Atual
AVALIAÇÃO DE BIOMARCADORES COM FINALIDADE DIAGNÓSTICA/PROGNÓSTICA PARA INTOXICAÇÕES EXÓGENAS EM EXPOSTOS OCUPACIONALMENTE
Descrição: toxicologia ocupacional tem como principais norteadores desenvolver ferramentas para avaliar a saúde do indivíduo exposto a agentes tóxicos no meio laboral. As doenças ocupacionais, em sua fase irreversível, geram significativa queda da qualidade de vida destes indivíduos além de gastos onerosos tanto para o Ministério da Saúde como para o Ministério do Trabalho. Nesta linha, estas ações são multidisciplinares, especialmente no que tange a participação de pesquisadores farmacêuticos e médicos, contemplados neste projeto, para o diagnóstico laboratorial e a avaliação clínica. Sabe-se, que o desenvolvimento tecnológico contribuiu para o aumento da presença de agentes tóxicos no ambiente de trabalho, sendo cada vez maior o risco à saúde do trabalhador. Assim, este projeto inserido na Toxicologia Ocupacional Clínico-Laboratorial pretende estudar trabalhadores expostos ocupacionalmente ao benzeno e aos poluentes atmosféricos. Estes dois grupos de agentes tóxicos, desempenham seus efeitos deletérios aumentando o risco de câncer, além disso, a poluição atmosférica tem sido fator contribuinte para problemas cardiovasculares. Assim, pretende-se estudar, nos expostos ao benzeno (frentistas): moléculas de adesão, especialmente CD86 e CD80 em monócitos e linfócitos, investigar quais genes podem estar relacionados aos aspectos imunológicos como possível biomarcadores precoce de efeito. Avaliar ainda possíveis marcadores de suscetibilidade a leucemias (CXCR4, CXCL12, CD26 e p53) além da influência do gênero em possíveis efeitos toxicológicos do benzeno, logo que, no Brasil há aumento crescente de mulheres trabalhando como frentistas. Por outro lado, os taxistas representam um importante grupo de risco, uma vez que os hidrocarbonetos policíclicos aromáticos presentes na atmosfera são reconhecidamente agentes carcinogênicos. Além disso, recentemente, evidências experimentais têm associado exposições a estes xenobióticos com a inflamação e a aterosclerose. Portanto, se propõe estudar possíveis biomarcadores de efeito associados ao processo inflamatório como a medida da camada média-intimal da carótida, expressão de moléculas de adesão, biomarcadores inflamatórios e outras análises laboratoriais (dano de proteínas, lipídios e DNA). Portanto, espera-se que os avanços obtidos com a realização deste projeto, possam contribuir para o estabelecimento de potenciais biomarcadores para a detecção precoce de danos reversíveis decorrentes destas exposições laborais que possam interessar o Centro de Vigilância em Saúde do Trabalhador do RS. Estes resultados poderão ainda auxiliar no embasamento para a tomada de medidas preventivas, corroborando, com a qualidade de vida do trabalhador. Além disso, a geração de subsídios técnico-científicos qualificados poderá contribuir para a tomada de decisões políticas, bem como para a contínua formação de recursos humanos qualificados na área de toxicologia clínico-laboratorial em ocupa¬cional, área ainda carente no país..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Bruna Gauer - Integrante / Elisa Sauer - Integrante / Adriana Gioda - Integrante / Angela Maria Moro - Integrante / Natalia Brucker - Integrante / Paulo Hilário Saldiva - Integrante / Iran de Castro - Integrante / Juliano Durgante - Integrante / Solange Cristina Garcia - Coordenador / Anelise Barth - Integrante / Andreia Buffon - Integrante / Diogo Andre Pilger - Integrante / Mario Hirakata - Integrante / Sandra Farsky - Integrante.
2012 - Atual
ESTUDO DA POSSIVEL INTER-RELACAO ENTRE A EXPOSICAO INFANTIL A DIFERENTES XENOBIOTICOS AMBIENTAIS DO CULTIVO DO TABACO E EFEITOS SOBRE O DEFICIT COGNITIVO
Descrição: Avaliar a possível relação entre a exposição a xenobióticos (nicotina, metais e agrotóxicos) ambientais envolvidos no cultivo do tabaco e déficit cognitivo em crianças residentes da zona rural do centro do Estado..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (6) .
Integrantes: Bruna Gauer - Integrante / Sabrina Nascimento - Integrante / Elisa Sauer - Integrante / Adriana Gioda - Integrante / Angela Maria Moro - Integrante / Natalia Brucker - Integrante / Juliano Durgante - Integrante / Solange Cristina Garcia - Coordenador / Guilherme Borges Bubols - Integrante / Gabriela Goethel - Integrante / Mariele Feiffer Charão - Integrante / Anelise Barth - Integrante / Jerusa Fumagalli de Salles - Integrante / Danielle da Costa Souto - Integrante / Elenara Farias Lazzarotto da Costa - Integrante / Ana Cristina Garcia Dias - Integrante / Márcia Elisa Jager - Integrante.
2010 - Atual
Avaliação dos danos causados pelo benzeno no ambiente ocupacional e sua inter-relação com diferentes biomarcadores
Descrição: Avaliar os riscos relacionados à exposição ocupacional ao benzeno através do monitoramento ambiental e monitorização biológica de trabalhadores de postos de combustíveis, investigando possíveis biomarcadores de efeito que possibilitem a detecção precoce dos danos causados pelo benzeno aos sistemas hematológico, imunológico, renal, hepático e ao DNA. Bem como, estudar a influência de hábitos de vida, especialmente antioxidantes exógenos (vitaminas e carotenóides) e marcadores de suscetibilidade em expostos ocupacionalmente ao benzeno. Adicionalmente, verificar o possível envolvimento do estresse oxidativo como mecanismo toxicológico..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2010 - Atual
Exposição humana a xenobióticos ambientais e sua inter-relação com danos oxidativos e a função cardiovascular.
Descrição: Avaliar a exposição humana à xenobióticos ambientais e sua relação com danos oxidativos, especialmente cardiovasculares..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - Atual
Nanotoxicologia: avaliação toxicológica in vivo e in vitro.
Descrição: Avaliação do potencial toxicológico das nanopartículas, envolvendo avaliações clínico-laboratoriais e histopatológicas, bem como, testes in vitro com diferentes linhagens celulares...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Bruna Gauer - Integrante / Solange Cristina Garcia - Coordenador / Rachel Picada Bulcão - Integrante / Miriam Salvador - Integrante / Adriana Raffin Pohlmann - Integrante / Silvia Stanisçuaski Guterres - Integrante / Paulo Zielisnky - Integrante / Elisa Sauer - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro.
2009 - Atual
AVALIAÇÃO CLÍNICO-LABORATORIAL DOS EFEITOS TOXICOLÓGICOS DA POLUIÇÃO AMBIENTAL SOBRE A SAÚDE HUMANA
Descrição: Estuda-se grupos expostos ocupacionalmente e ambientalmente a poluentes ambientais e seus reflexos sobre o estresse oxidativo, inflamação e danos cardiovasculares. Além disso, biomarcadores de exposição são objetos de estudos e de desenvolvimentos metodológicos. Assim, danos oxidativos em proteínas, lipídios e DNA, bem como, biomonitorização são enfoques deste projeto...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia.
2.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Avaliação e analises toxicológicas.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BAIERLE, MARILIA2017BAIERLE, MARILIA ; GÖETHEL, GABRIELA ; NASCIMENTO, SABRINA NUNES ; CHARAO, MARIELE FEIFFER ; MORO, ANGELA MARIA ; BRUCKER, NATALIA ; SAUER, ELISA ; GAUER, BRUNA ; SOUTO, CAROLINE ; DURGANTE, JULIANO ; ARBO, MARCELO DUTRA ; GARCIA, SOLANGE CRISTINA . DNA damage in elderly is associated with 5-MTHF levels: a pro-oxidant activity. Toxicology Research, v. 3, p. 333-341, 2017.

2.
NASCIMENTO, SABRINA N.2017NASCIMENTO, SABRINA N. ; GÖETHEL, GABRIELA ; BAIERLE, MARÍLIA ; BARTH, ANELISE ; BRUCKER, NATÁLIA ; CHARÃO, MARIELE F. ; MORO, ANGELA M. ; GAUER, BRUNA ; SAUER, ELISA ; DURGANTE, JULIANO ; ARBO, MARCELO D. ; THIESEN, FLAVIA V. ; PIERRE, TATIANA D. SAINT? ; GIODA, ADRIANA ; MORESCO, RAFAEL ; GARCIA, SOLANGE CRISTINA . Environmental exposure and effects on health of children from a tobacco-producing region. ENVIRONMENTAL SCIENCE AND POLLUTION RESEARCH, v. 24, p. 2851-2865, 2017.

3.
MORO, ANGELA M.2017MORO, ANGELA M. ; BRUCKER, NAT?LIA ; CHAR?O, MARIELE F. ; BAIERLE, MAR?LIA ; SAUER, ELISA ; GOETHEL, GABRIELA ; BARTH, ANELISE ; NASCIMENTO, SABRINA N. ; GAUER, BRUNA ; DURGANTE, JULIANO ; AMARAL, BEATRIZ S. ; NETO, FRANCISCO R.A. ; GIODA, ADRIANA ; GARCIA, SOLANGE C. . Biomonitoring of gasoline station attendants exposed to benzene: Effect of gender. MUTATION RESEARCH-GENETIC TOXICOLOGY AND ENVIRONMENTAL MUTAGENESIS, v. 813, p. 1-9, 2017.

4.
CAROLINA SCHNEIDER ALVES, ANNA2017CAROLINA SCHNEIDER ALVES, ANNA ; MUNHOZ, THAIS ; GOMES NASCIMENTO SOARES, FABIANA ; ROCKENBACH, LILIANA ; GAUER, B. ; FABIO KAWANO, DANIEL ; LINO VON POSER, , GILSANE ; GARCIA, S.C. ; LUCIA EIFLER-LIMA, VERA . Synthesis and in vitro evaluation of 1,2,3-triazole-4-chloromethylcoumarins with antioxidant activity. Letters in Drug Design & Discovery, v. 14, p. 1, 2017.

5.
TORRES, FERNANDO C.2016TORRES, FERNANDO C. ; GONÇALVES, GUILHERME A. ; VANZOLINI, KENIA L. ; MERLO, ALOIR A. ; GAUER, BRUNA ; HOLZSCHUH, MARIBETE ; ANDRADE, SAULO ; PIEDADE, MARISTELA ; GARCIA, SOLANGE C. ; CARVALHO, IVONE ; POSER, GILSANE L. VON ; KAWANO, DANIEL F. ; EIFLER-LIMA, VERA L. ; CASS, QUEZIA B. . Combining the Pharmacophore Features of Coumarins and 1,4-Substituted 1,2,3-Triazoles to Design New Acetylcholinesterase Inhibitors: Fast and Easy Generation of 4-Methylcoumarins/1,2,3-triazoles Conjugates via Click Chemistry. JOURNAL OF THE BRAZILIAN CHEMICAL SOCIETY, v. 27, p. 1541-1550, 2016.

6.
NASCIMENTO, SABRINA2016NASCIMENTO, SABRINA ; BAIERLE, MARÍLIA ; GÖETHEL, GABRIELA ; BARTH, ANELISE ; BRUCKER, NATÁLIA ; CHARÃO, MARIELE ; SAUER, ELISA ; GAUER, BRUNA ; ARBO, MARCELO DUTRA ; ALTKNECHT, LOUISE ; JAGER, MÁRCIA ; DIAS, ANA CRISTINA GARCIA ; DE SALLES, JERUSA FUMAGALLI ; PIERRE, TATIANA SAINT? ; GIODA, ADRIANA ; MORESCO, RAFAEL ; GARCIA, SOLANGE CRISTINA . Associations among environmental exposure to manganese, neuropsychological performance, oxidative damage and kidney biomarkers in children. ENVIRONMENTAL RESEARCH, v. 147, p. 32-43, 2016.

7.
BULCÃO, RACHEL P.2015BULCÃO, RACHEL P. ; BUBOLS, GUILHERME B. ; NASCIMENTO, SABRINA N. ; GAUER, BRUNA ; SAUER, ELISA ; BAIERLE, MARÍLIA ; CHARÃO, MARIELE F. ; MORO, ANGELA ; BRUCKER, NATÁLIA ; BRUINSMANN, FRANCIELE A. ; SCHNORR, CARLOS ; MOREIRA, JOSÉ C. F. ; POHLMANN, ADRIANA R. ; GUTERRES, SÍLVIA S. ; GARCIA, SOLANGE C. . Do poly(epsilon-caprolactone) lipid-core nanocapsules induce oxidative or inflammatory damage after in vivo subchronic treatment?. Toxicology Research, v. 4, p. 994-1005, 2015.

8.
CHARÃO, MARIELE F.2015CHARÃO, MARIELE F. ; BAIERLE, MARÍLIA ; GAUER, BRUNA ; GOETHEL, GABRIELA ; FRACASSO, RAFAEL ; PAESE, KARINA ; BRUCKER, NATÁLIA ; MORO, ANGELA M. ; BUBOLS, GUILHERME B. ; DIAS, BRUNA B. ; MATTE, URSULA S. ; GUTERRES, SILVIA S. ; POHLMANN, ADRIANA R. ; GARCIA, SOLANGE C. . Protective effects of melatonin-loaded lipid-core nanocapsules on paraquat-induced cytotoxicity and genotoxicity in a pulmonary cell line. MUTATION RESEARCH-GENETIC TOXICOLOGY AND ENVIRONMENTAL MUTAGENESIS, v. 784-785, p. 1-9, 2015.

9.
BAIERLE, MARÍLIA2015BAIERLE, MARÍLIA ; NASCIMENTO, SABRINA N. ; MORO, ANGELA M. ; BRUCKER, NATÁLIA ; FREITAS, FERNANDO ; GAUER, BRUNA ; DURGANTE, JULIANO ; BORDIGNON, SUELEN ; ZIBETTI, MURILO ; TRENTINI, CLARISSA M. ; DUARTE, MARTA M. M. F. ; GRUNE, TILMAN ; BREUSING, NICOLLE ; GARCIA, SOLANGE C. . Relationship between Inflammation and Oxidative Stress and Cognitive Decline in the Institutionalized Elderly. Oxidative Medicine and Cellular Longevity, v. 2015, p. 1-12, 2015.

10.
SAUER, ELISA2014SAUER, ELISA ; MORO, ANGELA ; BRUCKER, NATÁLIA ; NASCIMENTO, SABRINA ; GAUER, BRUNA ; FRACASSO, RAFAEL ; GIODA, ADRIANA ; BECK, RUY ; MOREIRA, JOSÉ ; EIFLER-LIMA, VERA ; GARCIA, SOLANGE . Liver δ-Aminolevulinate Dehydratase Activity is Inhibited by Neonicotinoids and Restored by Antioxidant Agents. International Journal of Environmental Research and Public Health, v. 11, p. 11676-11690, 2014.

11.
FREITAS, FERNANDO2014FREITAS, FERNANDO ; BRUCKER, NATÁLIA ; DURGANTE, JULIANO ; BUBOLS, GUILHERME ; BULCÃO, RACHEL ; MORO, ANGELA ; CHARÃO, MARIELE ; BAIERLE, MARÍLIA ; NASCIMENTO, SABRINA ; GAUER, BRUNA ; SAUER, ELISA ; ZIMMER, MARCELO ; THIESEN, FLÁVIA ; CASTRO, IRAN ; SALDIVA, PAULO ; GARCIA, SOLANGE . Urinary 1-Hydroxypyrene is Associated with Oxidative Stress and Inflammatory Biomarkers in Acute Myocardial Infarction. International Journal of Environmental Research and Public Health, v. 11, p. 9024-9037, 2014.

12.
MORO, ANGELA M.2013MORO, ANGELA M. ; CHARÃO, MARIELE F. ; BRUCKER, NATÁLIA ; DURGANTE, JULIANO ; BAIERLE, MARÍLIA ; BUBOLS, GUILHERME ; GOETHEL, GABRIELA ; FRACASSO, RAFAEL ; NASCIMENTO, SABRINA ; BULCÃO, RACHEL ; GAUER, BRUNA ; BARTH, ANELISE ; BOCHI, GUILHERME ; MORESCO, RAFAEL ; GIODA, ADRIANA ; SALVADOR, MIRIAN ; FARSKY, SANDRA ; GARCIA, SOLANGE C. . Genotoxicity and oxidative stress in gasoline station attendants. Mutation Research. Genetic Toxicology and Environmental Mutagenesis, v. 754, p. 63-70, 2013.

13.
BRUCKER, NATÁLIA2013BRUCKER, NATÁLIA ; MORO, ANGELA M. ; CHARÃO, MARIELE F. ; DURGANTE, JULIANO ; FREITAS, FERNANDO ; BAIERLE, MARÍLIA ; NASCIMENTO, SABRINA ; GAUER, BRUNA ; BULCÃO, RACHEL P. ; BUBOLS, GUILHERME B. ; FERRARI, PEDRO D. ; THIESEN, FLÁVIA V. ; GIODA, ADRIANA ; DUARTE, MARTA M.M.F. ; DE CASTRO, IRAN ; SALDIVA, PAULO H. ; GARCIA, SOLANGE C. . Biomarkers of occupational exposure to air pollution, inflammation and oxidative damage in taxi drivers. Science of the Total Environment, v. 463-464, p. 884-893, 2013.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
BAIERLE, M. ; MORO, A. M. ; BRUCKER, N. ; DURGANTE, J. ; SAUER, E. ; GAUER, B. ; SAINTPIERRE, T. D. ; ROCHA, R. C. ; BORDIGNON, S. ; ZIBETTI, M. R. ; TRENTINI, C. M. ; GARCIA, S. C. . Effects of Essential and Toxic Metals on Delta-Aminolevulinate Dehydratase Activity and Their Relantionship with Age-Related Cognitive Decline. In: 1st Latin American Congress of Clinical and Laboratorial Toxicology, 2014, Porto Alegre. 1st Latin American Congress of Clinical and Laboratorial Toxicology, 2014.

2.
SAUER, E. ; MORO, A. M. ; BRUCKER, NATÁLIA ; Nascimento, S. ; GAUER, B. ; FRACASSO, R. ; GIODA, A. ; BECK, R. ; MOREIRA, J. C. F. ; GARCIA, S. C. . Liver Delta-Aminolevulinate Dehydratase Activity is Inhibited by Neonicotinoids and Restored by Antioxidant Agents. In: 1st Latin American Congress of Clinical and Laboratorial Toxicology, 2014, Porto Alegre. 1st Latin American Congress of Clinical and Laboratorial Toxicology, 2014.

3.
GAUER, B.; FREITAS, F. A. ; BRUCKER, N. ; BULCAO, R. P. ; DURGANTE, J. ; BUBOLS, G. B. ; MORO, A. M. ; CHARAO, M. F. ; BAIERLE, M. ; Nascimento, S. ; SAUER, E. ; ZIMMER, M. ; THIESEN, F. V. ; CASTRO, I. ; SALDIVA, P. H. ; GARCIA, S. C. . Potential Exposure to Environmental Pollutants Evaluated by Urinary 1-Hydroxypyrene: an Association among Inflammation and Oxidative Stress in Acute Myocardial Infarction. In: 1st Latin American Congress of Clinical and Laboratorial Toxicology, 2014, Porto Alegre. 1st Latin American Congress of Clinical and Laboratorial Toxicology, 2014.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
GOETHEL, G. ; MORO, A. M. ; BRUCKER, N. ; CHARAO, M. F. ; BAIERLE, M. ; BARTH, A. ; FRACASSO, R. ; DURGANTE, J. ; SAUER, E. ; GAUER, B. ; GARCIA, S. C. . Evaluation of Genotoxicity and Mutagenicity in Workers os Rio Grande do Sul. In: 1st Latin American Congress of Clinical and Laboratorial Toxicology, 2014, Porto Alegre. Escola de Altos Estudos em Toxicologia:, 2014.

2.
FRACASSO, R. ; ANDRADES, M. M. ; DURGANTE, J. ; BARTH, A. ; GOELZER, G. K. ; SAUER, E. ; GAUER, BRUNA ; CHARAO, M. F. ; GOETHEL, G. ; GUTERRES, S. S. ; POHLMANN, A. R. ; CLAUSELL, N. ; PAESE, K. ; GARCIA, S. C. . Evaluation of Changes on Heart and Respiratory Rate During Intravenous Infusion of Maximal Doses Via of Polymeric Nanocapsules in Rats. In: 1st Latin American Congress of Clinical and Laboratorial Toxicology, 2014, Porto Alegre. Escola de Altos Estudos em Toxicologia:, 2014.

3.
SAUER, E. ; MORO, A. M. ; BRUCKER, N. ; CHARAO, M. F. ; GAUER, B. ; DURGANTE, J. ; FRACASSO, RAFAEL ; GOETHEL, GABRIELA ; BARTH, A. ; CAMPANHARO, S. C. ; GARCIA, S. C. . Frequency of Micronuclei and Oxidative Stress in Workers Exposed to Low Levels of Benzene. In: 1st Latin American Congress of Clinical and Laboratorial Toxicology, 2014, Porto Alegre. 1st Latin American Congress of Clinical and Laboratorial Toxicology, 2014.

4.
DIAS, B. B. ; CHARAO, M. F. ; GAUER, B. ; COBERLINI, P. ; KAWANO, D. ; ANDRADE, S. ; LIMA, V. L. E. ; GARCIA, S. C. . Evaluation of the Toxicity of LaSOM 65 and Reversibility of the Damage in Paraquat Intoxication in A549 Cell Line. In: 1st Latin American Congress of Clinical and Laboratorial Toxicology, 2014, Porto Alegre. 1st Latin American Congress of Clinical and Laboratorial Toxicology, 2014.

5.
DURGANTE, J. ; MORO, A. M. ; BRUCKER, N. ; CHARAO, M. F. ; BAIERLE, M. ; Nascimento, S. ; BUBOLS, G. B. ; FREITAS, F. A. ; SAUER, E. ; GAUER, B. ; BULCAO, R. P. ; GIODA, A. ; GARCIA, S. C. . Environmental and Biological Monitoring of Exposure to BTX Compounds in Gasoline Station Attendants. In: 1st Latin American Congress of Clinical and Laboratorial Toxicology, 2014, Porto Alegre. Toxicologia, 2014.

6.
PAULA, E. S. ; GROTTO, D. ; CARNEIRO, M. F. H. ; GAUER, B. ; GARCIA, S. C. ; HERNANDES, L. C. ; ANTUNES, L. .. G. ; Barbosa, JR. F. . Niacin Supplementation Attenuates the Genotoxicity and the Oxidative Stress induced by Methylmercury in Rats. In: 1st Latin American Congress of Clinical and Laboratorial Toxicology, 2014, Porto Alegre. 1st Latin American Congress of Clinical and Laboratorial Toxicology, 2014.

7.
GAUER, B.; BARTH, A. ; MORO, A. M. ; BRUCKER, N. ; Nascimento, S. ; GOETHEL, G. ; FRACASSO, R. ; SAUER, E. ; DURGANTE, J. ; SOUTO, C. ; MONTEIRO, Y. ; ALTKNECHT, L. F. . Exposure to Benzene and Effects on Biochemical Liver Parameters in Taxi Drivers. In: 1st Latin American Congress of Clinical and Laboratorial Toxicology, 2014, Porto Alegre. 1st Latin American Congress of Clinical and Laboratorial Toxicology, 2014.

8.
DURGANTE, J. ; BRUCKER, N. ; MORO, A. M. ; CHARAO, M. F. ; Nascimento, S. ; SAUER, E. ; GAUER, B. ; GIODA, A. ; GARCIA, S. C. . Exposição Ocupacional aos Xenobióticos Ambientais e o Estresse Oxidativo. In: VI Congresso Internacional de Bioanálises, IX Congresso Sul-Brasileiro de Biomedicina e XIII Semana Gaúcha de Biomedicina, 2013, Novo Hamburgo. Toxicologia, 2013.

9.
SAUER, E. ; MORO, A. M. ; GAUER, B. ; BRUCKER, N. ; CHARAO, M. F. ; PANIZ, C. ; ROEHRS, M. ; GARCIA, S. C. . Parâmetros Hematológicos em Trabalhadores Expostos ao Benzeno. In: VI Congresso Internacional de Bioanálises, IX Congresso Sul-Brasileiro de Biomedicina e XIII Semana Gaúcha de Biomedicina, 2013, Novo Hamburgo. Toxicologia, 2013.

10.
PAULA, E. S. ; CARNEIRO, M. F. H. ; GAUER, B. ; GARCIA, S. C. . Effects os the Niacin Supplementation Against Lipid Peroxidation Induced by Methylmercury in Rats. In: 2nd Ibero-American Meeting on Toxicology and Environmental Health (IBAMTOX), 2013, Ribeirão Preto. Toxicologia, 2013.

11.
GAUER, B.; BUBOLS, G. B. ; SAUER, E. ; DURGANTE, J. ; Moresco, R. N. ; ZIELISNKY, P. ; Solange Cristina Garcia . Envolvimento do Óxido Nítrico na Constrição do Ducto Fetal Induzida por Polifenois. In: VI Congresso Internacional de Bioanálises, IX Congresso Sul-Brasileiro de Biomedicina e XIII Semana Gaúcha de Biomedicina, 2013, Novo Hamburgo. VI Congresso Internacional de Bioanálises, IX Congresso Sul-Brasileiro de Biomedicina e XIII Semana Gaúcha de Biomedicina, 2013.

12.
DURGANTE, J. ; BRUCKER, N. ; GAUER, B. ; MORO, A. M. ; CHARAO, M. F. ; Nascimento, S. ; CAMPANHARO, S. C. ; SAUER, E. ; CASTRO, I. ; GARCIA, S. C. . Avaliação de Biomarcadores de Dano Oxidativo e Inflamatório em Trabalhadores Expostos Ocupacionalmente à Poluição Ambiental. In: XVII Salão de Iniciação Cienttífica do IC/FUC, 2013, Porto Alegre. XVII Salão de Iniciação Cienttífica do IC/FUC, 2013.

13.
GAUER, B.; BULCÃO, R. ; DURGANTE, J. ; SAUER, E. ; CHARAO, M. ; ZIELISNKY, P. ; POHLMANN, A. R. ; GUTERRES, S. S. ; GARCIA, S. C. . AVALIAÇÃO DA HEPATO E NEFROTOXICIDADE DE NANOCÁPSULAS DE NÚCLEO LIPÍDICO APÓS ADMINISTRAÇÃO INTRADÉRMICA EM RATOS. In: V Congresso Internacional de Bioanálises, VIII Congresso Sulbrasileiro de Biomedicina e XII Semana Gaúcha de Biomedicina, 2012, Novo Hamburgo. AVALIAÇÃO DA HEPATO E NEFROTOXICIDADE DE NANOCÁPSULAS DE NÚCLEO LIPÍDICO APÓS ADMINISTRAÇÃO INTRADÉRMICA EM RATOS, 2012.

14.
BUBOLS, G. B. ; FRACASSO, R. ; DURGANTE, J. ; SAUER, E. ; GAUER, B. ; CHARAO, M. ; PICCOLI, A. L. ; VIAN, I. ; ALIEV, M. ; ZIELISNKY, P. ; GARCIA, S. C. . Oxidative stress and urinary excretion in pregnant sheep submitted to high polyphenol ingestion. In: V Congresso Internacional de Bioanálises, 2012, Novo Hamburgo. V Congresso Internacional de Bioanálises, 2012.

15.
BUBOLS, G. B. ; GAUER, B. ; SAUER, E. ; CHARAO, M. ; GOETHEL, G. ; PICCOLI, A. L. ; VIAN, I. ; ZIELISNKY, P. ; GARCIA, S. C. . Effect of dietary polyphenols on the ductus arteriosus flow dynamics in sheep during late-pregnancy: oxidative stress and cardiac evaluation. In: IV Congresso Brasileiro de Toxicologia Clínica, 2012, Águas de Lindóia. IV Congresso Brasileiro de Toxicologia Clínica, 2012.

16.
BRUCKER, N. ; MORO, A. M. ; AMARAL, B. ; CHARAO, M. F. ; BULCAO, R. P. ; DURGANTE, J. ; GAUER, B. ; BUBOLS, G. B. ; RAMOS, M. C. ; NETTO, F. R. A. ; CASTRO, I. ; GIODA, A. ; GARCIA, S. C. . Environmental monitoring of BTEX exposure in taxi drivers from Porto Alegre. In: IV Congreso Argentino de la Sociedad de Toxicología y Química Ambiental SETAC, 2012, Buenos Aires. IV Congreso Argentino de la Sociedad de Toxicología y Química Ambiental SETAC, 2012.

17.
BRUCKER, N. ; MORO, A. M. ; CHARAO, M. F. ; Nascimento, S. ; DURGANTE, J. ; BAIERLE, M. ; BULCAO, R. P. ; GAUER, B. ; Moresco, R. N. ; GARCIA, S. C. . Avaliação da lipoperoxidação em trabalhadores expostos ocupacionalmente à poluição ambiental. In: V Congresso Internacional de Bioanálises, 2012, Novo Hamburgo. V Congresso Internacional de Bioanálises, 2012.

18.
BARTH, A. ; MORO, A. M. ; BRUCKER, N. ; FREITAS, F. A. ; CHARAO, M. F. ; DURGANTE, J. ; CAMPANHARO, S. ; SAUER, E. ; GAUER, B. ; GARCIA, S. C. . Avaliação da função hepática em trabalhadores ocupacionalmente expostos ao benzeno. In: XXVII Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental - FeSBE, 2012, Águas de Lindóia. XXVII Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental - FeSBE, 2012.

19.
BUBOLS, G. B. ; CHARAO, M. F. ; BULCAO, R. P. ; Nascimento, S. ; MORO, A. M. ; BRUCKER, N. ; DURGANTE, J. ; GAUER, B. ; SAUER, E. ; CAMPANHARO, S. C. ; FREITAS, F. A. ; GOETHEL, G. ; BARTH, A. ; ZIELISNKY, P. ; GARCIA, S. C. . Evaluation of the possible deleterius effects of polyphenols in the third trimester of pregnancy. In: IV Encontro do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2012, Porto Alegre. IV Encontro do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2012.

20.
BAIERLE, M. ; Nascimento, S. ; MORO, A. M. ; CHARAO, M. F. ; BRUCKER, N. ; FREITAS, F. A. ; GOETHEL, G. ; BUBOLS, G. B. ; BULCAO, R. P. ; GAUER, B. ; DURGANTE, J. ; SAUER, E. ; CAMPANHARO, S. C. ; DUARTE, M. ; GARCIA, S. C. . Evaluation of the micronutritional deficiency in the eldery, their pathological risks and prevention. In: IV Encontro do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2012, Porto Alegre. IV Encontro do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2012.

21.
BUBOLS, G. B. ; BULCÃO, R. ; FREITAS, F. A. ; DALLEGRAVE, E. ; SAUER, E. ; GAUER, B. ; Nascimento, S. ; MACIEL, E. S. ; LEAL, M. B. ; POHLMANN, A. R. ; GUTERRES, S. S. ; GARCIA, S. C. . Toxicidade aguda de nanocápsulas poliméricas carreadoras de fármacos pela via intraperitoneal. In: II Congresso Sul de Toxicologia Clínico-Laboratorial, 2011, Porto Alegre. II Congresso Sul de Toxicologia Clínico-Laboratorial, 2011.

22.
WAECHTER, F. ; CHARAO, M. F. ; MORO, A. M. ; BRUCKER, N. ; BAIERLE, M. ; FREITAS, F. A. ; Nascimento, S. ; GUERREIRO, G. B. ; DURGANTE, J. ; GAUER, B. ; Valentini, J. ; GARCIA, S. C. . Avaliação do sistema antioxidante e peroxidação lipídica em trabalhadores expostos a tintas. In: IV Congresso Internacional de Bioanálises, 2011, Novo Hamburgo. IV Congresso Internacional de Bioanálises, 2011.

23.
FREITAS, F. A. ; DURGANTE, J. ; MORO, A. M. ; GAUER, B. ; SAUER, E. ; Nascimento, S. ; GARCIA, S. C. . Biomarcadores do estresse oxidativo em pacientes com infarto agudo do miocárdio. In: II Congresso Sul de Toxicologia Clinico-Laboratorial (TOXSUL), 2011, Porto Alegre. II Congresso Sul de Toxicologia Clinico-Laboratorial (TOXSUL), 2011.

24.
BULCAO, R. P. ; FREITAS, F. A. ; DALLEGRAVE, E. ; VENTURINI, C. ; GAUER, B. ; DURGANTE, J. ; MACIEL, E. S. ; BAIERLE, M. ; POHLMANN, A. R. ; GUTERRES, S. S. ; GARCIA, S. C. . Subchronic toxicological evaluation of lipid-core nanocapsules in Wistar rats. In: III Encontro do Programa de Pós Graduação em Ciências Farmacêuticas, 2011, Porto Alegre. III Encontro do Programa de Pós Graduação em Ciências Farmacêuticas, 2011.

25.
GAUER, B.; BULCAO, R. P. ; FREITAS, F. A. ; VENTURINI, C. ; MACIEL, E. S. ; DURGANTE, J. ; SAUER, E. ; BAIERLE, M. ; ZIELISNKY, P. ; GARCIA, S. C. . Avaliação toxicológica subcrônica de nanocápsulas poliméricas utilizadas cmo carreadoras de fármacos pela via intradérmica. In: IV Congresso Internacional de Bioanálises, 2011, Novo Hamburgo. IV Congresso Internacional de Bioanálises, 2011.

26.
GAUER, B.; Valentini, J. ; NASCIMENTO, SABRINA ; Barbosa, JR. F. ; Passos, CJ. ; GARCIA, S. C. . Efeitos da Exposição Subcrônica ao Metilmercúrio sobre o Sistema Renal em Ratos. In: III Congresso Brasileiro de Toxicologia Clínica, 2010, Florianópolis. III Congresso Brasileiro de Toxicologia Clínica, 2010.

Apresentações de Trabalho
1.
GAUER, B.; BULCÃO, R. ; DURGANTE, J. ; MACIEL, E. ; SAUER, E. ; BAIERLE, M. ; ZIELISNKY, P. ; LEAL, M. ; POHLMANN, A. R. ; GUTERRES, S. S. ; GARCIA, S. C. . AVALIAÇÃO DA HEPATOTOXICIDADE, NEFROTOXICIDADE E PEROXIDAÇÃO LIPÍDICA APÓS ADMINISTRAÇÃO INTRADÉRMICA DE NANOCÁPSULAS DE NÚCLEO LIPÍDICO EM RATOS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
GAUER, B.; BULCÃO, R. ; FREITAS, F. A. ; VENTURINI, C. ; MACIEL, E. ; DURGANTE, J. ; SAUER, E. ; BAIERLE, M. ; ZIELISNKY, P. ; LEAL, M. ; POHLMANN, A. R. ; GUTERRES, S. S. ; GARCIA, S. C. . AVALIAÇÃO DE NEFRO E HEPATOTOXICIDADE EM TRATAMENTO SUBCRÔNICO UTILIZANDO NANOCÁPSULAS POLIMÉRICAS EM RATOS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
FREITAS, F. A. ; DURGANTE, J. ; MORO, A. M. ; GAUER, B. ; SAUER, E. ; Nascimento, S. ; GARCIA, S. C. . BIOMARCADORES DO ESTRESSE OXIDATIVO EM PACIENTES COM INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
GAUER, B.; Valentini, J. ; Moresco, R. N. ; GARCIA, S. C. . Alteração estrutural da albumina e estresse oxidativo em pacientes hemodialisados. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
1st Latin American Congress of Clinical and Laboratorial Toxicology. 2014. (Congresso).

2.
VI Congresso Internacional de Bioanálises, IX Congresso Sul-Brasileiro de Biomedicina, XIII Semana Gaúcha da Biomedicina.. 2013. (Congresso).

3.
VI Congresso Internacional de Bioanálises, IX Congresso Sul-Brasileiro de Biomedicina, XIII Semana Gaúcha da Biomedicina.. Envolvimento do Óxido Nítrico na Constrição do Ducto Fetal Induzida por Polifenois. 2013. (Congresso).

4.
XXV Salão de Iniciação Científica.Status Oxidativo e a Inflamação em Taxistas Expostos Ocupacionalmente à Poluição Atmosférica. 2013. (Outra).

5.
V Congresso Internacional de Bioanálises, VIII Congresso Sul-Brasileiro de Biomedicina, XII Semana Gaúcha da Biomedicina.. 2012. (Congresso).

6.
XXIV Salão de Iniciação Científica.AVALIAÇÃO DA HEPATOTOXICIDADE, NEFROTOXICIDADE E PEROXIDAÇÃO LIPÍDICA APÓS ADMINISTRAÇÃO INTRADÉRMICA DE NANOCÁPSULAS DE NÚCLEO LIPÍDICO EM RATOS. 2012. (Outra).

7.
II Congresso Sul de Toxicologia Clínico-Laboratorial. 2011. (Congresso).

8.
IV Congresso Internacional de Bioanálises, VII Congresso Sul-Brasileiro de Biomedicina e XI Semana Gaúcha de Biomedicina Brl-. 2011. (Congresso).

9.
XXIII Salão de Iniciação Científica.AVALIAÇÃO DE NEFRO E HEPATOTOXICIDADE EM TRATAMENTO SUBCRÔNICO UTILIZANDO NANOCÁPSULAS POLIMÉRICAS EM RATOS. 2011. (Outra).

10.
III Congresso Brasileiro de Toxicologia Clínica. 2010. (Congresso).

11.
XX Cogresso Pan-Americano de Farmácia. 2010. (Congresso).

12.
XXII Salão de Iniciação Científica.Alteração estrutural da albumina e estresse oxidativo em pacientes hemodialisados. 2010. (Outra).

13.
XXXIII Encontro Nacional dos Estudantes de Farmácia. 2010. (Encontro).

14.
XXXVI Semana Acadêmica de Estudos Farmacêuticos - SAEF. 2010. (Outra).

15.
XXXV Semana Acadêmica de Estudos Farmacêuticos (SAEF). 2009. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GAUER, BRUNA. 1st Latin American Congress of Clinical and Laboratorial Toxicology. 2014. (Congresso).

2.
GAUER, BRUNA. II Congresso Sul de Toxicologia Clínico-Laboratorial. 2011. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/01/2019 às 15:28:31