Josie Helen Siman

Bolsista de Doutorado do CNPq

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1860123700075602
  • Última atualização do currículo em 08/12/2018


Doutoranda em Psicolinguística na UNICAMP. É mestra em Linguística pela UNICAMP e bacharela em Linguística pela UFOP. Fez estágio como pesquisadora na área de Linguística Computacional na empresa Elabora. Possui experiência no ensino de Inglês e Redação. Concluiu iniciações científicas nas áreas de Língua Portuguesa e Semântica Cognitiva. Participou, na graduação e no mestrado, do Programa de Estímulo à Docência (PED). Foi membro fundador e presidente da Empresa Júnior de Revisão e Tradução de Textos REVER. Interessa-se pelas áreas de Linguística Cognitiva e Psicolinguística. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Josie Helen Siman
Nome em citações bibliográficas
SIMAN, J. H.


Formação acadêmica/titulação


2018
Doutorado em andamento em Doutorado em Lingüística.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Metáforas: condições necessárias para seu processamento e seus efeitos de enquadramento,
Orientador: Thiago Oliveira da Motta Sampaio.
2013 - 2015
Mestrado em Lingüística.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Os frames de doença de Alzheimer,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Profa. Dra. Edwiges Maria Morato.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Frames; Doença de Alzheimer; Sociocognição.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
2006 - 2012
Graduação em Letras.
Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Título: A ALMA EM METÁFORAS: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DO PROCESSAMENTO METAFÓRICO DAS EMOÇÕES NA LITERATURA.
Orientador: Paulo Henrique Aguiar Mendes.




Formação Complementar


2018 - 2018
Curso de Introdução a Neurociências. (Carga horária: 12h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2018 - 2018
Mini-curso E-prime. (Carga horária: 2h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2015 - 2015
Empirical Methods in Cognitive Linguistics. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
2015 - 2015
Living with Dementia:Impact on Individuas, Care.... (Carga horária: 40h).
Johns Hopkins University, JHU, Estados Unidos.
2014 - 2014
Psychology as a Science. (Carga horária: 40h).
Georgia Institute of Technology, GEORGIA TECH, Estados Unidos.
2014 - 2014
Oficina de Redação Unicamp 2014. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2014 - 2014
Francês. (Carga horária: 90h).
Montreal International Institute of Language Arts, MILLA, Canadá.
2013 - 2013
Introdução à Semântica Formal. (Carga horária: 6h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2013 - 2013
Linguística Histórica. (Carga horária: 6h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2013 - 2013
Introdução à Neurolinguística. (Carga horária: 6h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2012 - 2012
Escola Internacional de Altos Estudos em Semântica. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
2012 - 2012
EBRALC- Escola Brasileira de Linguística Computaci. (Carga horária: 30h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2010 - 2010
Como Ensinar Produção de Textos. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Oficina Lúdica de Língua Inglesa para Alunos de.... (Carga horária: 16h).
Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PED-C (Neurolinguística), Carga horária: 20


Curso Pré-Vestibulinho Base, BASE, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora de Redação, Carga horária: 6


Elabora Consultoria e Participações, ELABORA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Linguista, Carga horária: 20


Rever, EJR, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Presidente e Fundadora
Outras informações
Rever: Empresa Júnior de Revisão e Tradução de Textos.


Wizard, WZ, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de Inglês, Carga horária: 6


Number One Idiomas, NOI, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora de Inglês, Carga horária: 10


Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Intéprete, Carga horária: 3
Outras informações
Intérprete (Port.- Ing.) no Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Revisora de Textos, Carga horária: 3
Outras informações
Revisão de resumos para publicação no caderno da Semana de Atividades Acadêmicas UFOP.

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Monitor de Inglês III, Carga horária: 12

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Monitor de Inglês I, Carga horária: 12



Projetos de pesquisa


2011 - 2012
A alma em metáforas: uma análise discursiva do processamento metafórico das emoções na literatura
Descrição: A pesquisa buscou analisar os principais poemas de Sylvia Plath, contribuindo para elucidar os princípios cognitivos envolvidos no processamento das metáforas sobre emoção presentes nesses poemas. As metáforas cotidianas sobre emoção (já listadas pelos professores Lakoff e Kövecses) foram comparadas com as metáforas poéticas que compunham nosso corpus com o intuito de compreender o que faz as metáforas poéticas serem mais complexas, mais criativas e mais capazes de expressar algo tão ?subjetivo? como as emoções. Esse estudo contribuiu para o avanço da teoria de interpretação literária denominada Poética Cognitiva, de Brandt..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Josie Helen Siman - Integrante / Paulo Henrique Aguiar Mendes - Coordenador.
2010 - 2011
A Vírgula nas Estruturas de Coordenação
Descrição: Este trabalho se propõe a analisar o uso de vírgulas nas estruturas de coordenação em textos jornalísticos, a partir de uma perspectiva funcional, com o objetivo de estabelecer as normas gerais de uso da vírgula que caracterizam o registro escrito culto; entender como os domínios sintático, fonológico e semântico da língua portuguesa se articulam na determinação das condições de uso da vírgula; identificar a lógica que subjaz às escolhas entre sinais de pontuação (vírgula, ponto-vírgula, travessão, parêntese) nas estruturas de coordenação; e esclarecer a relação entre as quebras das coordenações com sinais de pontuação e os efeitos de sentido pretendidos pelos escritores..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Josie Helen Siman - Integrante / Eliane Mourão - Coordenador.


Outros Projetos


2011 - 2012
Empresa Júnior de Revisão e Tradução de Textos: Rever
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) .
Integrantes: Josie Helen Siman - Integrante / Eliane Mourão - Coordenador / Rebecca Menezes - Integrante / Fernanda Moreira Ferreira - Integrante / Ricardo Alves - Integrante.
2009 - 2012
Rever: Grupo de Estudos em Revisão de Textos
Descrição: O grupo de estudos tem como objetivo contribuir para a formação dos alunos de Letras da UFOP como revisores de textos, proporcionando a eles um lugar para debates sobre a tarefa de revisão de textos e o papel do revisor..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) .
Integrantes: Josie Helen Siman - Integrante / Eliane Mourão - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Liguística Computacional.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SIMAN, J. H.2016SIMAN, J. H.; Morato, E. . Os frames biomédico e biopsicossocial em discursos sobre a Doença de Alzheimer. Prolíngua (João Pessoa), v. 11, p. 2, 2016.

2.
Morato, E.2015Morato, E. ; SIMAN, J. H. . Metáforas da Doença de Alzheimer: entra o metadiscurso científico e a vida cotidiana. Investigações (Online), v. 28, p. 1, 2015.

Capítulos de livros publicados
1.
SIMAN, J. H.; Mendes, P. H. A. . A Linguística Cognitiva como área interdisciplinar. In: Patrick Rezende. (Org.). Interfaces com a Linguística: dialogando saberes. 1ed.: Pedro & João Editores, 2016, v. 1, p. 207-228.

Apresentações de Trabalho
1.
SIMAN, J. H.; SAMPAIO, T. O. M. . Efeitos de Enquadramento Metafórico e a Recepção Social da Doença de Alzheimer. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SIMAN, J. H.; GONZALEZ-MARQUEZ, M. . Metaphors, reasoning, and communication: the social construction of Alzheimer's disease. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SIMAN, J. H.. Relatos de pesquisa: Os frames de Doença de Alzheimer. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
SIMAN, J. H.; Morato, E. . Os frames de Doença de Alzheimer. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
SIMAN, J. H.; Morato, E. . Metáforas sobre a Doença de Alzheimer. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
SIMAN, J. H.. Os frames de Doença de Alzheimer. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
Mourão, E. ; SIMAN, J. H. . A Vírgula nas Estruturas de Coordenação. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
SIMAN, J. H.. Sob o encanto das metáforas: as metáforas influenciam o pensamento? 2018 (Artigo de Divulgação Científica).

2.
SIMAN, J. H.. Model Thinking (aula), 2014. (Tradução/Outra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
SIMAN, J. H.. XXVI Congresso de Iniciação Científica da Unicamp. 2018.



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
SIMAN, J. H.; et, al. XIX SETA. 2013.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XX SETA - Seminário de Teses em Andamento.Os frames de Doença de Alzheimer. 2014. (Seminário).

2.
EILIN. 2013. (Outra).

3.
I Colóquio "Linguagem e Cognição em Interação". 2013. (Outra).

4.
SETA. 2013. (Seminário).

5.
EBRALC. 2012. (Outra).

6.
ELC. 2012. (Encontro).

7.
XX Seminário de Iniciação Científica da UFOP.A ALMA EM METÁFORAS: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DO PROCESSAMENTO METAFÓRICO DAS EMOÇÕES NA LITERATURA. 2012. (Seminário).

8.
Aplicações da Linguística Sistêmico-funcional aos Estudos da Linguagem. 2011. (Outra).

9.
IV Congresso Internacional sobre Metáforas na Linguagem e no Pensamento. 2011. (Congresso).

10.
IV Seminário de Atividades Acadêmicas.A vírgula nas estruturas de coordenação. 2011. (Seminário).

11.
XIX Seminário de Iniciação Científica da UFOP.A Vírgula nas Estruturas de Coordenação. 2011. (Seminário).

12.
Como ensinar produção de textos.Como ensinar produção de textos. 2010. (Oficina).

13.
Festival de Inverno Ouro Preto e Mariana.Tradução na mesa: "Cidades em transição - Municípios Educadores". 2010. (Outra).

14.
I Ciclo de Palestras: Discurso, Memória, Tradução. 2010. (Outra).

15.
III Mostra de Profissões da UFOP.O revisor de textos. 2010. (Outra).

16.
XI Semana de Letras da UFOP.O emprego da vírgula em estruturas coordenadas: uma abordagem da Gramática Sistêmico-Funcional. 2010. (Outra).

17.
Dia do Tradutor.Sarau. 2008. (Outra).

18.
I Seminário de Atividades Acadêmicas. 2008. (Seminário).

19.
EREL. 2007. (Encontro).

20.
EREL.Monitoria. 2007. (Encontro).

21.
Forúm das Letras. 2007. (Encontro).

22.
I Seminário de Pesquisa do GEAD/UFOP. 2007. (Seminário).

23.
Forúm das Letras. 2006. (Oficina).

24.
Fórum das Letras. 2006. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Morato, E. ; SIMAN, J. H. ; et, al . II Colóquio Linguagem e Cognição em Interação: Modos de Conceber, Modos de Investigar. 2015. (Outro).

2.
Morato, E. ; SIMAN, J. H. . I Colóquio Linguagem e Cognição em Interação. 2013. (Outro).

3.
Cyrino, S. ; SIMAN, J. H. . EILIN - Escola de Inverno de Linguística Formal. 2013. (Outro).

4.
Maia, J. ; SIMAN, J. H. . SETA - XIX Seminário de Teses em Andamento. 2013. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 11/12/2018 às 5:52:19