Lucia Helena Costa Braz

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8127215627397170
  • Última atualização do currículo em 11/12/2018


Possui Licenciatura Plena em Matemática pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Boa Esperança (FAFIBE) (2005), Licenciatura Plena em Física pelo Centro Universitário de Formiga/MG (Unifor/MG) (2008) e Mestrado Profissional em Matemática pela Universidade Federal de Lavras (2013). Foi professora da Educação Básica em escolas das redes pública e particular de Formiga/MG (2006 a 2011) e do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do IFSul de Minas/Campus Poços de Caldas (2012). Atualmente é professora efetiva do Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Formiga ? atuando no curso de Licenciatura em Matemática. É pesquisadora do grupo de pesquisa Núcleo Institucional de Novas Tecnologias Aplicadas ao Ensino (NINTAE), do(a) Instituto Federal de Minas Gerais. Enquanto pesquisadora, tem interesse pelas seguintes áreas: História de formação de professores, Investigações Matemáticas, Metodologias de Ensino de Matemática, Formação de professores, Tecnologias aplicadas ao ensino de Matemática. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Lucia Helena Costa Braz
Nome em citações bibliográficas
BRAZ, Lúcia Helena Costa

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal Minas Gerais, IFMG - Campus Formiga.
Rua Padre Alberico 440
São Luiz Gonzaga
35570000 - Formiga, MG - Brasil
Telefone: (37) 33228432
URL da Homepage: http://formiga.ifmg.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2013
Mestrado profissional em Matemática.
Universidade Federal de Lavras, UFLA, Brasil.
Título: UMA ABORDAGEM DIDÁTICA DA GEOMETRIA DOS PONTOS NOTÁVEIS DE TRIÂNGULOS UTILIZANDO ORIGAMI, Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Prof. Dr. Osnel Broche Cristo.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Geometria plana.; Origami.; Oficinas.; Pontos notáveis.; Triângulos..
2006 - 2008
Graduação em Licenciatura em Fìsica.
Centro Universitário de Formiga, FUOM, Brasil.
Título: COMPETÊNCIAS E HABILIDADES EM FÍSICA: UM ESTUDO DO CBC DE FÍSICA.
Orientador: Prof. Mestre Ronan Vaz de Campos.
2003 - 2005
Graduação em Licenciatura em Matemática.
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Boa Esperança, FAFIBE, Brasil.
2000 - 2002
Ensino Médio (2º grau).
Escola Estadual Padre João Vieira da Fonseca, EEPJVF, Brasil.
1992 - 1999
Ensino Fundamental (1º grau).
Escola Estadual "Casimiro Silva", EECS, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Curso de GeoGebra. (Carga horária: 50h).
UNESPAR - Campus Apucarana, UNESPAR, Brasil.
2018 - 2018
A visão geométrica do Cálculo Diferencial e Integral utilizando o software. (Carga horária: 4h).
IFMG campus Formiga, IFMG, Brasil.
2018 - 2018
Projeto Pedagógico de Cursos Superiores. (Carga horária: 2h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, IFSULDEMINAS, Brasil.
2017 - 2017
Latex: curso introdutório sobre o sistema de editoração de textos. (Carga horária: 4h).
IFMG campus Formiga, IFMG, Brasil.
2017 - 2017
Habilidades Comunicativas do Professor Universitário. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2017 - 2017
Como usar a lousa digital interativa. (Carga horária: 2h).
IFMG campus Congonhas, IFMG, Brasil.
2017 - 2017
Investigações em Educação Matemática - aspectos teóricos e metodológicos. (Carga horária: 6h).
IFMG campus Formiga, IFMG, Brasil.
2013 - 2013
Projeto Pedagógico de Curso (PPC). (Carga horária: 14h).
Carta Consulta, CC., Brasil.
2009 - 2009
Programa de Desenvolvimento Profissional de Educadores. (Carga horária: 90h).
Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais, SEE-MG, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal Minas Gerais, IFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor EBTT, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Trabalhei no IFMG Campus Formiga como professora substituta no período de 05/2011 a 01/2012.

Atividades

05/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFMG - Campus Formiga, .

Cargo ou função
Membro de Colegiado do Curso de Licenciatura em Matemática..
05/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFMG - Campus Formiga, .

Cargo ou função
Membro de Núcle Docente Estruturante (NDE) do Curso de Licenciatura em Matemática..
08/2018 - 12/2018
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Diferencial e Integral I
Cálculo Diferencial e Integral III
02/2018 - 07/2018
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo II
Estágio Curricular Supervisionado I
Variáveis Complexas
02/2018 - 07/2018
Ensino, Engenharia Elétrica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo III
08/2017 - 12/2017
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Diferencial e Integral I
Cálculo Diferencial e Integral III
Estágio Curricular Supervisionado II
06/2014 - 09/2017
Direção e administração, IFMG - Campus Formiga, .

Cargo ou função
Coordenadora substituta do Curso de Licenciatura em Matemática..
04/2017 - 07/2017
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática I (dependência orientada)
02/2017 - 07/2017
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Diferencial e Integral II
Variáveis Complexas
02/2017 - 07/2017
Ensino, Engenharia Elétrica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo III
2013 - 04/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFMG - Campus Formiga, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Apoio à Organização do Vestibular e Exame de Seleção do IFMG (COPEVES)..
01/2013 - 03/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFMG - Campus Formiga, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Reformulação dos Projetos Pedagógicos do Curso de Licenciatura.
02/2017 - 02/2017
Extensão universitária , IFMG - Campus Formiga, .

Atividade de extensão realizada
Curso de extensão "O uso de jogos e softwares no processo de ensino-aprendizagem de Matemática". Visou estudar e rever conteúdos do Ensino Fundamental com alunos dos 1º anos do Ensino Médio, através de uma metodologia diferenciada..
08/2016 - 12/2016
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Curricular Supervisionado IV
Fundamentos de Matemática Elementar (dependência)
08/2016 - 12/2016
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo II
08/2016 - 12/2016
Ensino, Engenharia Elétrica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo II
03/2016 - 07/2016
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Curricular Supervisionado I
Fundamentos de Matemática Elementar
Variáveis Complexas
Variáveis Complexas (dependência)
10/2015 - 03/2016
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Diferencial e Integral I
Estágio Curricular Supervisionado II
Estruturas Algébricas
Estruturas Algébricas (dependência)
10/2014 - 02/2015
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Diferencial e Integral III
Desenho Geométrico (optativa)
Estágio Curricular Supervisionado III
05/2014 - 08/2014
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Direncial e Integral II
Estágio Curricular Supervisionado I
Fundamentos de Matemática Elementar
11/2013 - 04/2014
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise Combinatória
Análise Combinatória e Probabilidade
Cálculo Diferencial e Integral I
Geometria Euclidiana Espacial
08/2013 - 10/2013
Extensão universitária , IFMG - Campus Formiga, .

Atividade de extensão realizada
Tratamento da Informação (disciplina ministrada no curso de Auxiliar Administrativo do Programa Mulheres Mil)..
06/2013 - 10/2013
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Álgebra Linear
Fundamentos de Matemática Elementar

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, IFSULDEMINAS, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor EBTT, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Escola Estadual Dr. Abilio Machado, POLIVALENTE, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de Matematica_Educação Básica, Carga horária: 48



Projetos de pesquisa


2016 - 2017
As concepções da contextualização em Matemática e sua importância: um estudo com professores que lecionam Matemática no Ensino Médio nas escolas públicas de Formiga (MG)
Descrição: O projeto propõe a realização uma pesquisa quantitativa com professores de Matemática que atuam no Ensino Médio nas escolas públicas de Formiga, procurando investigar a concepção destes a respeito do que é trabalhar a Matemática de forma contextualizada; e se estes trabalham com questões interdisciplinares e contextualizadas ou até mesmo questões do ENEM. Este projeto também objetiva criar reflexões a respeito da contextualização da Matemática e analisar, através de avaliações aplicadas pelos professores entrevistados, se a Matemática está sendo avaliada de forma contextualizada e interdisciplinar, tal como nas questões do ENEM. Esta pesquisa terá como produto final um artigo científico, que contribuirá para a reflexão acerca de como os conteúdos matemáticos vem sendo trabalhados em sala de aula no Ensino Médio nas escolas públicas de Formiga em relação às provas do ENEM..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Lucia Helena Costa Braz - Coordenador / Marina Andrade Alves da Silva - Integrante.

Número de produções C, T & A: 1


Projetos de extensão


2017 - Atual
Enem: uma proposta de divulgação e organização das questões de matemática das provas de 2009 a 2016.
Descrição: O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é considerado uma das maneiras mais democráticas de se ingressar na educação superior, tanto pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU) em universidades públicas quanto pela concessão de bolsas em instituições privadas através do Programa Universidade para Todos (PROUNI) ou pela obtenção de financiamento com o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). Atualmente, é um dos principais indicadores da qualidade de ensino do país, e os resultados obtidos com a avaliação são utilizados pelo governo para elaboração e implantação de políticas públicas na área da educação. Diante deste cenário, acredita-se ser importante que hajam atividades nas escolas direcionadas para o ENEM. Neste sentido, o presente projeto tem por objetivo envolver a comunidade escolar da cidade de Formiga em atividades voltadas para o ENEM e divulgar a nova forma de acesso aos cursos superiores do IFMG..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Lucia Helena Costa Braz - Coordenador.

Número de produções C, T & A: 2


Projetos de desenvolvimento


2017 - 2018
Criação de um website para o curso de Licenciatura em Matemática do IFMG campus Formiga.
Descrição: A internet é, sem dúvidas, o maior e mais utilizado meio de comunicação na atualidade e, diante deste cenário, as instituições de ensino não podem ficar de fora, pois, os estudantes estão cada vez mais conectados ao mundo virtual. Várias são as universidades que fazem o uso dessa ferramenta para se aproximarem mais de seus alunos. O IFMG campus Formiga já possui um website, no entanto, acredita-se que as informações possam chegar de maneira eficiente aos alunos do curso de Licenciatura em Matemática se este curso possuir sua própria página web. A literatura aponta que a melhor maneira de atender, de forma satisfatória, aos diferentes públicos é setorizar o website. Neste sentido, este projeto tem como objetivo de investigar as necessidades, criar e implementar um website acadêmico para auxiliar os alunos do curso de Licenciatura em Matemática do IFMG campus Formiga com informações diversas e, consequentemente, apresentar à comunidade externa uma visão mais ampla da Licenciatura em Matemática do campus Formiga..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Lucia Helena Costa Braz - Coordenador / Roger Santos Ferreira - Integrante / Gustavo Teixeira de castro - Integrante.

Número de produções C, T & A: 2


Outros Projetos


2018 - Atual
Programa Residência Pedagógica
Descrição: O Programa de Residência Pedagógica é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso. Essa imersão deve contemplar, entre outras atividades, regência de sala de aula e intervenção pedagógica, acompanhadas por um professor da escola com experiência na área de ensino do licenciando e orientada por um docente da sua Instituição Formadora..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (17) .

Integrantes: Lucia Helena Costa Braz - Coordenador / Meire Veloso de Faria Leal - Integrante / Daniella Cristina Telles Ribeiro - Integrante.
Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
2016 - 2018
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência
Descrição: O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino. Os projetos devem promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (30) .

Integrantes: Lucia Helena Costa Braz - Integrante / Alex Andrade Eduardo Borges - Integrante / Mônica Lana da Paz - Coordenador / Antônio Maros de Carvalho Sousa - Integrante / Rosa Maria - Integrante.


Revisor de periódico


2014 - Atual
Periódico: FORSCIENCE


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BRAZ, Lúcia Helena Costa2018BRAZ, Lúcia Helena Costa; CASTRO, G. T. . O uso do software GeoGebra no ensino das funções afim e quadrática: uma experiência com alunos do 2º ano do ensino médio. FORSCIENCE, v. 6, p. 1-22, 2018.

2.
BRAZ, Lúcia Helena Costa2018BRAZ, Lúcia Helena Costa; MORAIS, A. R. S. ; MIRANDA, P. K. ; PEDROSO, R. O. . O jogo e o ensino de Matemática:uma experiência na revisão de conceitos aritméticos básicos com alunos do 1º ano do ensino médio. FORSCIENCE, v. 6, p. 1-17, 2018.

3.
OLIVEIRA, D. L. N.2017OLIVEIRA, D. L. N. ; SA, D. L. ; VIEIRA, T. P. ; BRAZ, Lúcia Helena Costa . Minicurso: construções de triângulos através do software geogebra. FORSCIENCE, v. 5, p. 1-14, 2017.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BRAZ, Lúcia Helena Costa; SILVA, L. B. . Jogos e Matemática: uma experiência no estudo de múltiplos e divisores. In: Encontro Mineiro de Educação Matemática, 2018, Ituiutaba. Anais do VIII Encontro Mineiro de Educação Matemática. Ituiutaba, 2018. p. 581-592.

2.
VIEIRA, J. C. S. ; BRAZ, Lúcia Helena Costa . GeoGebra e Geometria Plana: uma experiência com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental. In: Encontro Mineiro de Educação Matemática, 2018, Ituiutaba. Anais do VIII Encontro Mineiro de Educação Matemática. Ituiutaba, 2018. p. 593-604.

3.
SA, D. L. ; OLIVEIRA, G. R. F. ; BRAZ, Lúcia Helena Costa . Jogos no ensino de Matemática: uma experiência com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. In: Encontro Mineiro de Educação Matemática, 2018, Ituiutaba. Anais do VIII Encontro Mineiro de Educação Matemática. Ituiutaba, 2018. p. 605-616.

4.
BRAZ, Lúcia Helena Costa. Pontos notáveis de um triângulo: um estudo com dobraduras.. In: XIII Encontro Paulista de Educação Matemática, 2017, São Paulo. Anais do XIII Encontro Paulista de Educação Matemática, 2017.

5.
BRAZ, Lúcia Helena Costa. Atividades diversificadas no processo de ensino e aprendizagem de matemática: uma experiência com alunos do 1ºano.. In: VI Jornada Pedagógica de Matemática do Vale Paranhana, II Encontro Nacional do PIBID e I Conferência Nacional de Educação Matemática, 2017, Taquara. Ensinar e aprender Matemática na perspectiva da educação inclusiva., 2017.

6.
BRAZ, Lúcia Helena Costa. Geometria com dobraduras: uma proposta de investigação.. In: VI Jornada Pedagógica de Matemática do Vale Paranhana, II Encontro Nacional do PIBID e I Conferência Nacional de Educação Matemática, 2017, Taquara. Ensinar e aprender Matemática na perspectiva da educação inclusiva., 2017.

7.
BRAZ, Lúcia Helena Costa; SILVA, M. A. A. . A contextualização no ensino de matemática: concepções de professores que lecionam matemática no ensino médio nas escolas públicas de Formiga (MG). In: Congresso Internacional de Ensino de Matemática, 2017, Canoas. Anais do VII CIEM, 2017.

8.
SILVA, M. A. A. ; BRAZ, Lúcia Helena Costa . Geometria espacial no ensino médio: investigação sobre as dificuldades no ensino-aprendizagem.. In: Congresso Internacional de Ensino de Matemática, 2017, Canoas. Anais do VII CIEM, 2017.

9.
BRAZ, Lúcia Helena Costa; CASTRO, G. T. ; FERREIRA, R. S. . A informação e conhecimento: uma investigação com alunos do curso de Licenciatura em Matemática do IFMG campus Formiga. In: Congresso de Inovação e Metodologias no Ensino Superior., 2017, Belo Horizonte. Anais do III CIM, 2017.

10.
BRAZ, Lúcia Helena Costa; SILVA, M. A. A. . O uso de dobraduras na geometria plana.. In: Congresso Internacional de Ensino de Matemática, 2017, Canoas. Anais do VII CIEM, 2017.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MIRANDA, P. K. ; CASTRO, G. T. ; ALMEIDA, B. C. ; MORAIS, A. R. S. ; ALVES, C. C. F. ; TAVARES, L. ; SA, D. L. ; SILVA, D. ; VIEIRA, T. P. ; BRAZ, Lúcia Helena Costa . Contribuições do PIBID para a formação docente. In: I Seminário de Pesquisa e Inovação e Seminário de Extensão, 2018, Formiga. Anais Eletrônicos do Seminário de Pesquisa e Inovação (SemPI) e Seminário de Extensão (SemEX), 2018. v. 1.

2.
CASTRO, G. T. ; SILVA, L. B. ; SILVA, M. A. A. ; BRAZ, Lúcia Helena Costa . A importância do ENEM na educação nacional. In: I Seminário de Pesquisa e Inovação e Seminário de Extensão, 2018, Formiga. Anais Eletrônicos Seminário de Pesquisa e Inovação e Seminário de Extensão, 2018. v. 1.

3.
BRAZ, Lúcia Helena Costa; MORAIS, A. R. S. ; ALMEIDA, B. C. ; MIRANDA, P. K. . Etnomatemática e a construção do arco e flecha: a matemática no esporte. In: II Congresso Nacional de Educação, 2018, Poços de Caldas. ANAIS CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE POÇOS DE CALDAS, 2018. v. 2. p. 1-4.

4.
BRAZ, Lúcia Helena Costa; SA, D. L. ; TAVARES, L. ; VIEIRA, T. P. . Etnomatemática e a matemática no ciclismo. In: II Congresso Nacional de Educação, 2018, Poços de Caldas. ANAIS CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE POÇOS DE CALDAS, 2018. v. 2. p. 1-4.

5.
BRAZ, Lúcia Helena Costa; OLIVEIRA, D. L. N. ; ALVES, C. C. F. . Etnomatemática e futebol: a matemática no esporte. In: II Congresso Nacional de Educação, 2018, Poços de Caldas. ANAIS CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE POÇOS DE CALDAS, 2018. v. 2. p. 1-4.

Artigos aceitos para publicação
1.
BRAZ, Lúcia Helena Costa; SILVA, M. A. A. . A contextualização nas avaliações de Matemática dos professores que atuam no Ensino Médio nas escolas públicas de Formiga (MG). REVISTA FORMAÇÃO@DOCENTE, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
BRAZ, Lúcia Helena Costa; MORAIS, A. R. S. ; ALMEIDA, B. C. ; MIRANDA, P. K. . Etnomatemática e a construção do arco e flecha: a matemática no esporte. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
BRAZ, Lúcia Helena Costa; OLIVEIRA, D. L. N. ; ALVES, C. C. F. ; SANTOS, L. N. . Etnomatemática e futebol: a matemática no esporte. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
BRAZ, Lúcia Helena Costa; SA, D. L. ; TAVARES, L. ; VIEIRA, T. P. . Etnomatemática e matemática no ciclismo. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
CASTRO, G. T. ; BRAZ, Lúcia Helena Costa ; FERREIRA, R. S. . Um estudo sobre os sistemas de gerenciamento de conteúdo WORDPRESS, JOOMLA e DRUPAL para aplicação em um web site acadêmico. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
CASTRO, G. T. ; SILVA, L. B. ; BRAZ, Lúcia Helena Costa . ENEM: Uma análise sobre os conteúdos de Matemática. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
BRAZ, Lúcia Helena Costa. Pontos notáveis de um triângulo: um estudo com dobraduras. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
BRAZ, Lúcia Helena Costa. A utilização do software GeoGebra no estudo das funções exponencial e logarítmica: uma experiência com alunos do 2º ano do ensino médio. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
BRAZ, Lúcia Helena Costa; SILVA, M. A. A. . A contextualização no ensino de matemática: concepções de professores que lecionam matemática no ensino médio nas escolas públicas de Formiga (MG). 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
BRAZ, Lúcia Helena Costa; SILVA, M. A. A. . O uso de dobraduras na geometria plana.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
SILVA, M. A. A. ; BRAZ, Lúcia Helena Costa . Geometria espacial no ensino médio: investigação sobre as dificuldades no ensino-aprendizagem.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
BRAZ, Lúcia Helena Costa. Atividades diversificadas no processo de ensino e aprendizagem de matemática: uma experiência com alunos do 1ºano.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
BRAZ, Lúcia Helena Costa. Geometria com dobraduras: uma proposta de investigação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
BRAZ, Lúcia Helena Costa; CASTRO, G. T. ; FERREIRA, R. S. . A informação e o conhecimento: uma investigação com alunos do curso de Licenciatura em Matemática do IFMG campus Formiga. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
LOURENCO, M. C. ; SA, D. L. ; TAVARES, L. ; BRAZ, Lúcia Helena Costa . A relação professor-aluno e suas implicações no processo de ensino e aprendizagem. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
MIRANDA, P. K. ; CASTRO, G. T. ; ALMEIDA, B. C. ; MORAIS, A. R. S. ; ALVES, C. C. F. ; TAVARES, L. ; SA, D. L. ; SILVA, D. ; VIEIRA, T. P. ; BRAZ, Lúcia Helena Costa . Contribuições do PIBID para a formação docente. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

16.
CASTRO, G. T. ; SILVA, L. B. ; SILVA, M. A. A. ; BRAZ, Lúcia Helena Costa . A importância do ENEM na Educação Nacional. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

17.
CASTRO, G. T. ; BRAZ, S. C. ; BRAZ, Lúcia Helena Costa . A geometria dos fractais no ensino fundamental: construindo o Cartão Degraus Centrais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
OLIVEIRA, D. L. N. ; ALVES, C. C. F. ; SANTOS, L. N. ; BRAZ, Lúcia Helena Costa . Etnomatemática e futebol: um olhar atento para o uso da Matemática nos jogos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
BRAZ, Lúcia Helena Costa; MORAIS, A. R. S. ; CASTRO, A. O. ; OLIVEIRA, D. L. N. ; CASTRO, J. A. ; SANTOS, L. N. ; MIRANDA, P. K. ; PEDROSO, R. O. . Economia doméstica: educação financeira e o uso de software. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
SA, D. L. ; TAVARES, L. ; BRAZ, Lúcia Helena Costa ; VIEIRA, T. P. . A descoberta da Matemática na prática do ciclismo: uma visão através da Etnomatemática. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
MORAIS, A. R. S. ; ALMEIDA, B. C. ; BRAZ, Lúcia Helena Costa ; MIRANDA, P. K. . Etnomatemática: uma visão sobre a construção do arco e flecha.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
BRAZ, Lúcia Helena Costa. Contribuições da pesquisa na formação do professor de Matemática. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
BRAZ, Lúcia Helena Costa. A formação de professores baseada na relação toria e prática. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
BRAZ, Lúcia Helena Costa; CAMARGOS, B. R. C. ; MORAIS, A. R. S. ; ALVES, C. C. F. ; PINTO, C.E. F. ; ALMEIDA, L. A. . Jogos e Curiosidades Matemáticas. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
BRAZ, Lúcia Helena Costa; SILVA, L. B. ; VIEIRA, J. C. S. . Geometria espacial utilizando o software GeoGebra 3D. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
BRAZ, Lúcia Helena Costa; SILVA, L. B. ; VIEIRA, J. C. S. . Tópicos de geometria espacial no GeoGebra 3D. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
BRAZ, Lúcia Helena Costa; MIRANDA, P. K. ; SILVA, J. H. L. ; SILVA, M. A. A. . Curiosidades e jogos: o outro lado da Matemática. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
BRAZ, Lúcia Helena Costa; MIRANDA, P. K. ; SILVA, J. H. L. ; SILVA, M. A. A. . Introdução ao desenho geométrico.. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
BRAZ, Lúcia Helena Costa; BORGES, A. A. E. ; BARBOSA, C. P. ; MELO, M. K. ; PAZ, M. L. ; CARVALHO, N. J. ; SILVA, D. F. . O ensino e a pesquisa em Matemática: algumas abordagens. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
Domingues, J. S. ; Bento, F. dos S. ; Silva, T. H. da ; BRAZ, Lúcia Helena Costa ; BORGES, A. A. E. ; CARVALHO, N. J. . Introdução à Álgebra Elementar. 2016. (Editoração/Livro).



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
BORGES, A. A. E.; Domingues, J. S.; BRAZ, Lúcia Helena Costa. Membro da banca avaliadora da prova didática e de títulos do Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto do IFMG - Campus Formiga - Edital 012/2017.. 2017. Instituto Federal Minas Gerais.

2.
BORGES, A. A. E.; BARBOSA, C. P.; BRAZ, Lúcia Helena Costa. Membro da banca avaliadora da prova didática e de títulos do Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto do IFMG - Campus Formiga - Edital 007/2015.. 2015. Instituto Federal Minas Gerais.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Colóquio da Matemática do IFMG campus Formiga.Contribuições da pesquisa na formação do professor de Matemática. 2018. (Outra).

2.
II Congresso Nacional de Educação. Etnomatemática e a construção do arco e flecha: a matemática no esporte; Etnomatemática e a matemática no ciclismo; Etnomatemática e futebol: a matemática no esporte. 2018. (Congresso).

3.
13ª Oficina de Jogos Matemáticos: "20 Anos Projeto de Visitas". 2017. (Oficina).

4.
III Congresso de Inovação e Metodologias no Ensino Superior. A INFORMAÇÃO E O CONHECIMENTO: uma investigação com alunos do curso de Licenciatura em Matemática do IFMG campus Formiga. 2017. (Congresso).

5.
I MEI - Metodologias de Ensino Inovadoras. 2017. (Seminário).

6.
I Semana da Matemática.A utilização do software GeoGebra no estudo das funções exponencial e logarítmica: uma experiência com alunos do 2º ano do ensino médio. 2017. (Outra).

7.
Palestra "Lutas docentes no tempo: valorização e autonomia pedagógica". 2017. (Outra).

8.
Palestra "O necessário exercício da inclusão escolar: desafios e perspectivas".. 2017. (Outra).

9.
Palestra "Um salto para o futuro - Como a inovação vai transformar a sua vida?".. 2017. (Outra).

10.
VI Encontro de Educação Matemática de Ouro Preto e VIII Encontro de Ensino e Pesquisa em Educação Matemática. 2017. (Encontro).

11.
VI Encontro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docencia (PIBID IF).A descoberta da matemática na prática do ciclismo: uma visão através da etnomatemática; Etnomatemática e futebol: um olhar atento para o uso da matemática nos jogos; Etnomatemática: uma visão sobre a construção de arco e flecha; Economia doméstica: educaç. 2017. (Encontro).

12.
VII Congresso Internacional de Ensino de Matemática. A contextualização no ensino de matemática: concepções de professores que lecionam matemática no ensino médio nas escolas públicas de Formiga (MG); O uso de dobraduras na geometria plana; Geometria espacial no ensino médio: investigação sobre as dificulda. 2017. (Congresso).

13.
VII Jornada de Educação, Ciência e Tecnologia do IFMG campus Formiga. 2017. (Outra).

14.
VI Jornada Pedagógica de Matemática do Vale Paranhana, II Encontro Nacional do PIBID e I Conferência Nacional de Educação Matemática..Atividades diversificadas no processo de ensino e aprendizagem: uma experiência com alunos do 1º ano; Geometria com dobraduras: uma proposta de investigação. 2017. (Encontro).

15.
XIII Encontro Paulista de Educação Matemática.Pontos notáveis de um triângulo: um estudo com dobraduras.. 2017. (Encontro).

16.
V Encontro do PIBID IFMG. 2016. (Encontro).

17.
V EEPEM - V Encontro de Ensino e Pesquisa em Educação Matemática. 2014. (Encontro).

18.
V Jornada de Educação, Ciência e Tecnologia do IFMG - Campus Formiga.. 2014. (Outra).

19.
II Coloquio de Matemática - Região Sudeste. 2013. (Outra).

20.
IV Jornada de Educação, Ciência e Tecnologia do IFMG - Campus Formiga e II Workshop de Inovação Tecnplógica do Centro-Oeste Mineiro. 2013. (Outra).

21.
I Encontro de Coordenadores GDP/2010.GDP De olho no futuro 4_Educação Ambiental. 2010. (Encontro).

22.
II Encontro de Coordenadores GDP/2009.GDP De olho no futuro 3_Educação Ambiental. 2009. (Encontro).

23.
III Encontro de Coordenadores GDP/2009.GDP De olho no futuro 3_Educação Ambiental. 2009. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ANDRADE, L. P. Domingues, J. S. PERES JUNIOR, M. R. GOMES, O. S. M. DUARTE, U. R. PAZ, M. L. DRUMOND, F. N. BRAZ, Lúcia Helena Costa COSTA, D. NOBREGA, R. V. T. RODRIGUES, A. R. AZEVEDO, L. FERREIRA, R. C. SILVA, G. A. TELES, A. M. SANTOS, L. R. VELOSO, A. D. MENDONCA, M. I. C. ALVES, R. L. SILVEIRA, S. J. SILVA, V. G. CAMARGOS, L. F. SANTOS, A. C. SILVA, F. D. JESUS JUNIOR, R. S. , et al.MEDEIROS, F. SILVA, R. L. Bento, F. dos S. SILVA, M. A. A. MIRANDA, P. K. RODRIGUES, G. S. P. ; VII Jornada de Educação, Ciência e Tecnologia do IFMG-Campus Formiga. 2017. (Outro).

2.
BRAZ, Lúcia Helena Costa. V Encontro do PIBID - IFMG.. 2016. (Outro).

3.
BRAZ, Lúcia Helena Costa. V Jornada de Educação, Ciência e Tecnologia do IFMG-Campus Formiga. 2014. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Gustavo Teixeira de Castro. Enem: uma proposta de divulgação e organização das questões de matemática das provas de 2009 a 2016.. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Matemática) - IFMG campus Formiga. (Orientador).

2.
Lorraine Borges Silva. Enem: uma proposta de divulgação e organização das questões de matemática das provas de 2009 a 2016.. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Matemática) - IFMG campus Formiga. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Iniciação científica
1.
Marina Andrade Alves da Silva. As concepções da contextualização em Matemática e sua importância: um estudo com professores que lecionam Matemática no Ensino Médio nas escolas públicas de Formiga (MG). 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Matemática) - IFMG campus Formiga. Orientador: Lucia Helena Costa Braz.

2.
Gustavo Teixeira de Castro. Criação de um website para o curso de Licenciatura em Matemática do IFMG campus Formiga.. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Matemática) - IFMG campus Formiga. Orientador: Lucia Helena Costa Braz.

Orientações de outra natureza
1.
PINTO, C.E.F; SÁ, D.L.; JÚNIO, E.P.S.; OLIVEIRA,G.R.F.. Estágio Curricular Supervisionado I.. 2018. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Matemática) - IFMG campus Formiga. Orientador: Lucia Helena Costa Braz.

2.
VIEIRA,J.C.S; SILVA,L.B.;MELO,L.M.;ALMEIRA,L.A.. Estágio Curricular Supervisionado I.. 2018. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Matemática) - IFMG campus Formiga. Orientador: Lucia Helena Costa Braz.

3.
LOURENÇO,M.C.; SANTOS, T.O.. Estágio Curricular Supervisionado I.. 2018. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Matemática) - IFMG campus Formiga. Orientador: Lucia Helena Costa Braz.

4.
Resiane Paula da Silveira. Estágio não obrigatório. 2018. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Matemática) - IFMG campus Formiga. Orientador: Lucia Helena Costa Braz.

5.
Ayanne Oliveira de Castro. Estágio Curricular Supervisionado IV. 2018. Orientação de outra natureza - IFMG campus Formiga. Orientador: Lucia Helena Costa Braz.

6.
Rarena Kellen Reis Pedrosa. Monitoria de Cálculo Diferencial e Integral I. 2018. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Matemática) - IFMG campus Formiga, IFMG campus Formiga. Orientador: Lucia Helena Costa Braz.

7.
Raul Otávio Ferreira Barreto. Monitoria de Cálculo Diferencial e Integral III. 2018. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Matemática) - IFMG campus Formiga, IFMG campus Formiga. Orientador: Lucia Helena Costa Braz.

8.
Gustavo Teixeira de Castro. Monitoria de Cálculo Diferencial e Integral III.. 2017. Orientação de outra natureza. (Engenharia Elétrica) - IFMG campus Formiga. Orientador: Lucia Helena Costa Braz.

9.
ALMEIDA,B.C.;CASTRO,A.O.;MELO,G.S.;OLIVEIRA,D.L.N.;PINTO,M.N. Estágio Curricular Supervisionado II.. 2017. Orientação de outra natureza. (Matemática) - IFMG campus Formiga. Orientador: Lucia Helena Costa Braz.

10.
Thuanny Reis Neves. Monitoria de Cálculo Diferencial e Integral II e IV. 2016. Orientação de outra natureza. (Engenharia Elétrica) - IFMG campus Formiga. Orientador: Lucia Helena Costa Braz.

11.
RODRIGUES,D.A., MIRANDA, M.E.D., VIRIATO,N.A., SIMÕES, N.J.. Estágio Curricular Supervisionado IV. 2016. Orientação de outra natureza. (Matemática) - IFMG campus Formiga. Orientador: Lucia Helena Costa Braz.

12.
CASTRO,J.A., CUNHA, L.C., CUNHA, M.R., CASTRO, S.C.. Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório IV. 2016. Orientação de outra natureza. (Matemática) - IFMG campus Formiga. Orientador: Lucia Helena Costa Braz.

13.
Bianca Hamuri Diniz Kai. Monitoria de Cálculo Diferencial e Integral I. 2015. Orientação de outra natureza. (Engenharia Elétrica) - IFMG campus Formiga. Orientador: Lucia Helena Costa Braz.

14.
RODRIGUES,D.A., MIRANDA, M.E.D., VIRIATO,N.A., SIMÕES, N.J.. Estágio Curricular Supervisionado II. 2015. Orientação de outra natureza. (Matemática) - IFMG campus Formiga. Orientador: Lucia Helena Costa Braz.

15.
Marco Antônio do Couto Fernandes. Monitoria de Cálculo Diferencial e Integral II. 2014. Orientação de outra natureza. (Matemática) - IFMG campus Formiga. Orientador: Lucia Helena Costa Braz.

16.
Dias,A.C.,OLIVEIRA,C.S.,RIBEIRO,N.L.,BRAZ,S.C.,MIRANDA,T.K.. Estágio Curricular Supervisionado I. 2014. Orientação de outra natureza. (Matemática) - IFMG campus Formiga. Orientador: Lucia Helena Costa Braz.

17.
Whésley Campos de Sousa. Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório I. 2014. Orientação de outra natureza. (Matemática) - IFMG campus Formiga. Orientador: Lucia Helena Costa Braz.

18.
Marília Ribeiro da Silva. Estágio Curricular Supervisionado IV. 2014. Orientação de outra natureza. (Matemática) - Instituto Federal Minas Gerais. Orientador: Lucia Helena Costa Braz.



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
BRAZ, Lúcia Helena Costa; MIRANDA, P. K. ; SILVA, J. H. L. ; SILVA, M. A. A. . Curiosidades e jogos: o outro lado da Matemática. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
BRAZ, Lúcia Helena Costa; MIRANDA, P. K. ; SILVA, J. H. L. ; SILVA, M. A. A. . Introdução ao desenho geométrico.. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
BRAZ, Lúcia Helena Costa; BORGES, A. A. E. ; BARBOSA, C. P. ; MELO, M. K. ; PAZ, M. L. ; CARVALHO, N. J. ; SILVA, D. F. . O ensino e a pesquisa em Matemática: algumas abordagens. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Outras informações relevantes


Avaliadora de resumos expandidos apresentados no Seminário de Pesquisa e Inovação (SEMPI), evento integrante da VII Jornada de Educação, Ciência e Tecnologia do IFMG - Campus Formiga, realizada entre os dias 23 a 26 de outubro de 2017.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/02/2019 às 9:03:06