Simone Maria Dantas Longhi

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2341027476768782
  • Última atualização do currículo em 05/11/2018


Doutora (2017) e mestre (2013) em Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Francês pela Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Possui graduação em Letras com habilitação em Português e Francês pela Universidade de São Paulo (2009). Atuou como professora de francês, assistente de coordenação e formadora profissional dos Cursos Extracurriculares de Francês, da Universidade de São Paulo e como docente no curso de Relações Internacionais da Faculdade Santa Marcelina. Fez parte do grupo de formadores "junior" do Consulado Geral da França em São Paulo, ministrando oficinas pedagógicas a professores da rede estadual de ensino. Atualmente, é docente nos cursos de Letras e Secretariado Executivo da Universidade Federal de Viçosa. Além disso, é membro do grupo de pesquisa ALTER-AGE/CNPQ. Sua pesquisa se concentra na área de formação de professores de línguas estrangeiras, tendo como base os fundamentos do Interacionismo Social, do Interacionismo Sociodiscursivo e das Ciências do Trabalho. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas. contatos: simone.dantas@ufv.br; simonedantaslonghi@gmail.com (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Simone Maria Dantas Longhi
Nome em citações bibliográficas
DANTAS-LONGHI, S. M.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Viçosa, Departamento de Letras e Artes.
Avenida Peter Henry Holfs s/n
Centro
36570000 - Viçosa, MG - Brasil
Telefone: (031) 38992411


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2017
Doutorado em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS).
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, FFLCH-USP, Brasil.
Título: A formação como trabalho - Análise da atividade do tuteur-formador de professores de francês como língua estrangeira, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Eliane Gouvêa Lousada.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: formação de professores; trabalho do formador; análise da atividade; interacionismo sociodiscursivo; francês como língua estrangeira.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.
2010 - 2013
Mestrado em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Como os jogos podem revelar outras dimensões do trabalho do professor de língua estrangeira?,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Eliane Gouvêa Lousada.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2010 interrompida
Mestrado profissional interrompido em 2011 em Master 2 FLE - Ingénierie de la formation.
Université de Nantes, UNIV-NANTES, França.
Título: Former des enseignants de français langue étrangère au Brésil, Ano de Obtenção: .
Orientador: Loïc Fravalo.
Ano de interrupção: 2011
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.
2002 - 2009
Graduação em Letras - Habilitação em Português e Francês.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2005 - 2005
Graduação em Sciences du Langage - Intercâmbio Universitário.
Université Lumière Lyon2, UNIVLYON2, França.




Formação Complementar


2014
Aprendizagem e Ensino de Línguas Assistidos por Co. (Carga horária: 24h).
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, FFLCH-USP, Brasil.
2017 - 2017
BRONCKART, J-P; BRONCKART, E. Textualité, discursivité et figuration. (Carga horária: 12h).
Universidad Nacional de Rosario, UNR, Argentina.
2016 - 2016
Kostulski, K. Méthodologies en clinique de l?activité. (Carga horária: 2h).
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, FFLCH-USP, Brasil.
2016 - 2016
Miossec, Y. Rendre le travail discutable et le discuter. (Carga horária: 2h).
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, FFLCH-USP, Brasil.
2015 - 2015
Schneuwly - Le genre textuel/discursif comme base. (Carga horária: 3h).
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, FFLCH-USP, Brasil.
2015 - 2015
"Avaliando trabalhos centrados em gênero de texto. (Carga horária: 3h).
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, FFLCH-USP, Brasil.
2015 - 2015
Visita técnica. (Carga horária: 20h).
Université de Sherbrooke, USherbrooke, Canadá.
2013 - 2013
Analisar o trabalho educacional: uma abordagem a s. (Carga horária: 24h).
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, FFLCH-USP, Brasil.
2012 - 2012
Procedimentos de coleta e análise em situação de t. (Carga horária: 15h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2012 - 2012
LEV. Vygotsky - Mediação, aprendizagem e desenvolv. (Carga horária: 15h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2009 - 2012
Extensão universitária em Atividades de Formação de Professores. (Carga horária: 90h).
Cursos Extracurriculares de Francês - FFLCH - USP, USP, Brasil.
2011 - 2011
Stage BELC. (Carga horária: 40h).
Centre International d'Études Pédagogiques, CIEP, França.
2011 - 2011
Fraseologia e Cultura em FLE. (Carga horária: 4h).
Departamento de Letras Modernas da FFLCH/USP, DLM, Brasil.
2011 - 2011
Habilitation de tuteurs: Destination DELF-DALF. (Carga horária: 24h).
Centre National d'Enseignement à Distance, CNED, França.
2011 - 2011
Habilitation de tuteurs ProFLE. (Carga horária: 30h).
Centre International d'Études Pédagogiques, CIEP, França.
2010 - 2010
?Intermidialidade: Teorias e Práticas?. (Carga horária: 12h).
Departamento de Letras Modernas da FFLCH/USP, DLM, Brasil.
2010 - 2010
Linguagem Trabalho e Desenvolvimento. (Carga horária: 16h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2009 - 2009
Savoir choisir des outils pour construire un cours. (Carga horária: 16h).
Departamento de Letras Modernas da FFLCH/USP, DLM, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em A Tecnologia a Serviço do Tradutor. (Carga horária: 30h).
Centro Interdepartamental de Tradução e Terminologia da FFLCH/USP, CITRAT, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Conversação em Francês. (Carga horária: 45h).
Cursos Extracurriculares de Francês - FFLCH - USP, USP, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em Curso de inglês preparatorio para o TOEFL. (Carga horária: 90h).
Centro de Línguas - Universidade de São Paulo, CL FFLCH USP, Brasil.
2003 - 2003
Uma história do cinema - Modulo III. (Carga horária: 60h).
Departamento de Rádio, Televisão e Cinema da ECA/USP, DRTC, Brasil.
2003 - 2003
Uma história do cinema - Modulo II. (Carga horária: 60h).
Departamento de Rádio, Televisão e Cinema da ECA/USP, DRTC, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2014 - 2017
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Assistente, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

04/2018 - Atual
Extensão universitária , Departamento de Letras e Artes, .

Atividade de extensão realizada
Coordenação pedagógica do curso de extensão Francês no COLUNI.
11/2017 - Atual
Extensão universitária , Departamento de Letras e Artes, .

Atividade de extensão realizada
Coordenação pedagógica do programa Idiomas sem Fronteiras - Francês.
08/2017 - Atual
Extensão universitária , Departamento de Letras e Artes, .

Atividade de extensão realizada
Coordenadora do CELIF - Curso de Extensão em Língua Francesa.
08/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Letras e Artes, .

Cargo ou função
Membro da comissão coordenadora do curso de Letras.
07/2017 - Atual
Ensino, Abi - Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
LET 261 - Cultura e Civilização Francesa
LET 423 - Estágio Supervisionado de Língua Francesa II
02/2018 - 07/2018
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
LET 123 - Fundamentos de Língua Francesa
LET 423 - Estágio Supervisionado de Língua Francesa
08/2014 - 01/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Letras e Artes, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Ensino do curso de Letras.
07/2015 - 12/2015
Ensino, Abi - Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
LET 227 - Leitura e Produção de Textos em Língua Francesa
LET 420 - Língua Francesa VII
LET 423 - Estágio Supervisionado de Língua Francesa II
01/2015 - 06/2015
Ensino, Abi - Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
LET 123 - Fundamentos de Língua Francesa
LET 421 - Língua Francesa VIII
07/2014 - 12/2014
Ensino, Abi - Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
LET 220 - Língua Francesa III
LET 227 - Leitura e Produção de Textos em Língua Francesa
LET 423 - Estágio Supervisionado de Língua Francesa II
07/2014 - 10/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Letras e Artes, .

Cargo ou função
Membro da Comissão Coordenadora do curso de Secretariado Executivo.

Faculdades Santa Marcelina, FASM, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Docente II, Enquadramento Funcional: Professor horista, Carga horária: 4


Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Integrante, Enquadramento Funcional: Pesquisadora

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária em docência em nível superior, Carga horária: 6
Outras informações
Após uma primeira etapa de preparação pedagógica, acompanhei durante um semestre as aulas de graduação em Letras da disciplina Francês 1, ministrada pela professora dra. Eliane Gouvêa Lousada.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária em docência em nível superior, Carga horária: 3
Outras informações
Na primeira etapa do estágio PAE (Programa de Aperfeiçoamento do Ensino Superior), participei de seminários de preparação pedagógica.


Cursos Extracurriculares de Francês - FFLCH - USP, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2014
Vínculo: Monitora-bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora/Formadora FLE, Carga horária: 3
Outras informações
Responsável pelo programa de tutorado profissional para professores iniciantes (concepção da formação, acompanhamento dos professores, avaliação do programa de formação).

Vínculo institucional

2009 - 2014
Vínculo: Monitora-bolsista, Enquadramento Funcional: Professora de Francês, Carga horária: 6
Outras informações
Professora de francês de níveis intermediários e avançados.

Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Monitora-bolsista, Enquadramento Funcional: Assistente de Coordenação, Carga horária: 10
Outras informações
Participei de atividades de promoção da formação de professores dos cursos extracurriculares, como a organização de reuniões, jornadas pedagógicas e observações de aula. Participei da elaboração de materiais pedagógicos e instrucionais dirigidos aos alunos e aos professores dos Cursos Extracurriculares de Francês (testes de nível, avaliações, atividades pedagógicas, guia para os professores-monitores).

Atividades

03/2012 - 07/2012
Extensão universitária , Cursos Extracurriculares de Francês - FFLCH - USP, .

Atividade de extensão realizada
Professora de francês nos níveis 4, 7 e 10.
08/2009 - 02/2011
Extensão universitária , Cursos Extracurriculares de Francês - FFLCH - USP, .

Atividade de extensão realizada
Assistente de coordenação pedagógica.
08/2010 - 11/2010
Extensão universitária , Cursos Extracurriculares de Francês - FFLCH - USP, .

Atividade de extensão realizada
Aulas de Francês - Nível 6.
02/2010 - 06/2010
Extensão universitária , Cursos Extracurriculares de Francês - FFLCH - USP, .

Atividade de extensão realizada
Aulas de Francês - nível 6.
08/2009 - 11/2009
Extensão universitária , Cursos Extracurriculares de Francês - FFLCH - USP, .

Atividade de extensão realizada
Aulas de Francês - nível 5.
02/2009 - 06/2009
Extensão universitária , Cursos Extracurriculares de Francês - FFLCH - USP, .

Atividade de extensão realizada
Aulas de francês - nível 3.

Centro de Línguas - Universidade de São Paulo, CL FFLCH USP, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Monitora-bolsista, Enquadramento Funcional: Professora de Francês, Carga horária: 25
Outras informações
Responsável pela elaboração de material pedagógico, avaliações e ensino para o módulo 2 do Curso de Francês para Iniciantes, voltado ao público específico de alunos, professores e funcionários da Escola Politécnica, do Instituto de Matemática e Estatística e do Instututo de Física da Universidade de São Paulo.

Atividades

08/2007 - 12/2008
Extensão universitária , Centro de Línguas - FFLCH-USP, .

Atividade de extensão realizada
Aulas de francês para fins específicos - Curso de Francês para Iniciantes da Escola Politécnica da USP -Módulo 2.
06/2008 - 06/2008
Serviços técnicos especializados , Centro de Línguas - FFLCH-USP, .

Serviço realizado
Examinadora do TCF (Test de Connaissance du Français).

Colégio Via Sapiens, VS, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de Português, Carga horária: 15


CAVC Idiomas, CAVC IDIOMAS, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2010
Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Professora de Francês, Carga horária: 10
Outras informações
Professora de Francês - todos os níveis


Wizard Idiomas, WIZARD, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Intrutora de Francês e Inglês, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2014 - 2016
Pluralité linguistique et culturelle en Amérique Latine : politiques linguistiques, représentations et pratiques à l université
Descrição: Ce projet a pour but d identifier et de décrire les politiques linguistiques et culturelles en Amérique Latine, et de les mettre en regard des pratiques éducatives et linguistiques, dans le cadre universitaire. Dans cette description, nous nous attacherons particulièrement à définir la place du français, des langues autochtones et de leurs contacts avec les autres langues et cultures présentes dans les divers contextes latino-américains. Nous souhaitons entre autre mettre en lumière la diversité des pratiques linguistiques des locuteurs, interroger la prise en compte de cette diversité dans les textes officiels régissant la vie des langues, leur statut et leur évolution, et leur enseignement en particulier, et dans les pratiques des enseignants. Cette problématique générale se déclinera en deux volets parallèles dont nous mettrons les résultats en interaction et en synergie dans une phase de synthèse finale. Notre recherche souhaite couvrir le plus de situations possibles en Amérique Latine mais elle ne vise ni à l exhaustivité ni à la contrastivité. Chaque situation observée est prise indépendamment sans a priori d'introduction de données comparables. Nos méthodes de recueil et d analyse de données sont donc volontairement empiriques, qualitatives et les approches variables (cadres théoriques de référence)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (4) .
Integrantes: Simone Maria Dantas Longhi - Integrante / Eliane Gouvêa Lousada - Coordenador / Emily Caroline Silva - Integrante / Suélen Maria Rocha - Integrante / Roberta Miranda Rosa Hernandes - Integrante / Flávia Fazion - Integrante / Lucia Claro - Integrante / Estela Klett - Integrante / Raquel Pastor - Integrante / Ligia Saniz - Integrante / José Carlos da Cunha - Integrante / Katia Fraga - Integrante.Financiador(es): Agence Universitaire de la Francophonie - Cooperação / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Outra.
2013 - Atual
Formadores em formação: análise do trabalho de ?tuteurs? em FLE.
Descrição: Projeto de doutorado iniciado em agosto de 2013 sob a orientação da profa. dra. Eliane Gouvêa Lousada, da FFLCH-USP e com o apoio da CNPq..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Simone Maria Dantas Longhi - Coordenador / Eliane Gouvêa Lousada - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2010 - 2013
Como os jogos podem revelar outras dimensões do trabalho do professor de línguas estrangeiras?
Descrição: Projeto de Mestrado desenvolvido na Universidade de São Paulo sob orientação da Profa. Dra. Eliane Gouvêa Lousada e com o apoio da CAPES..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Simone Maria Dantas Longhi - Coordenador.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 32
2010 - Atual
Analyser l activité de professeurs de français au Brésil en préalable à l élaboration d une stratégie et d une ingénierie de formation professionnelle continue.
Descrição: O projeto tem por objetivo elaborar uma estratégia de formação profissional de professores de francês a partir do quadro teórico e metodológico proposto pelo grupo ERGAPE, colaborador do projeto..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (12) / Doutorado: (10) .
Integrantes: Simone Maria Dantas Longhi - Integrante / Eliane Gouvêa Lousada - Coordenador.Financiador(es): Agence Universitaire de la Francophonie - Cooperação.


Projetos de extensão


2018 - Atual
Francês no COLUNI
Descrição: Tendo em vista a baixa oferta de cursos de francês na região viçosense e sua completa ausência no currículo de escolas públicas e privadas, a experiência de estágio docente na licenciatura em Letras da UFV se limita à atuação dos estagiários nos cursos de extensão em língua francesa oferecidos a um público adulto. No intuito de proporcionar aos licenciandos em Letras a oportunidade de realizar seus estágios de observação e regência em ambiente escolar, bem como de democratizar o acesso à língua francesa, este projeto visa ao oferecimento de cursos de língua francesa aos alunos do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa - CAP-COLUNI..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Simone Maria Dantas Longhi - Coordenador / Juliete Valente - Integrante / Ananda Dutra da Silva Camargo - Integrante / Marcela Masala - Integrante / Gabriel Akyo Yokota - Integrante.
2017 - Atual
Curso de Extensão em Língua Francesa - CELIF
Descrição: O Curso de Extensão em Língua Francesa (CELIF) é um projeto de extensão do Departamento de Letras e está vinculado ao Programa de Extensão em Línguas (PRELIN). Criado em 2005, pela Profa Christianne Benatti Rochebois, esteve sob sua coordenação até o primeiro semestre de 2014, quando o projeto passou a ser coordenado pela professora Rita de Cássia Gomes. Desde agosto de 2017, é coordenado pela professora Simone Maria Dantas Longhi. O principal objetivo do projeto é figurar como um laboratório de apoio à formação dos estudantes do Departamento de Letras. Os licenciandos em Letras que optaram pela habilitação Português-Francês contam com um espaço onde podem aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula, possibilitando-lhes, por meio da aplicação, o aprimoramento da sua prática docente e, da mesma forma, os estudantes do curso de Secretariado Executivo Trilíngue têm a oportunidade de desenvolver, também por meio da prática, os conhecimentos adquiridos ao longo de sua formação, tendo em vista que o curso conta com um secretário que é estudante regularmente matriculado no curso de Secretariado. O segundo objetivo do projeto é tornar mais acessível o ensino da língua francesa à comunidade acadêmica e viçosense, uma vez que os cursos oferecidos são de baixo custo e também são ofertadas bolsas de estudos aos estudantes de baixa renda..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (9) .
Integrantes: Simone Maria Dantas Longhi - Coordenador / Mariane Varela - Integrante / Juliete Valente - Integrante / Ananda Dutra da Silva Camargo - Integrante / Lays Alves Mariano - Integrante / Cátia Úrsula Casimiro - Integrante / Wesley Pedro Fonseca - Integrante / Elisa Arriagada Gomes Camargo - Integrante / Bárbara Pessanha Poggian - Integrante / Gabriel Akio Ferreira Yokota - Integrante.
2015 - 2015
Oficinas de Língua Francesa e Culturas Francófonas
Descrição: O projeto "Oficinas de língua francesa e culturas francófonas" nasceu das reflexões desenvolvidas no contexto da disciplina LET 423 - Estágio supervisionado em língua francesa 2, no intuito de atingir dois objetivos principais: 1. Estabelecer um contexto para a realização de estágio de regência para os estudantes do curso de Letras com habilitação Português/Francês; 2. Oferecer oficinas temáticas de língua francesa e culturas francófonas para a comunidade universitária e para instituições públicas de ensino, como escolas de ensino fundamental e médio e escolas prisionais. Sob a orientação do docente regente do curso de estágio supervisionado em língua francesa e do coordenador do projeto, os estudantes elaboram e ministram oficinas temáticas de língua francesa e culturas francófonas. No primeiro ano de projeto, foram elaboradas 4 oficinas temáticas, três delas ministradas no contexto da Journée Francophone realizada pelo Departamento de Letras em parceria com o Consulado Geral da França e uma ministrada na APAC (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) de Viçosa..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) .
Integrantes: Simone Maria Dantas Longhi - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2018
3o lugar (menção honrosa) no no prêmio Luís Antonio Marcuschi de teses e dissertações da ANPOLL, Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística - ANPOLL.
2017
Laureada do programa Futurs Leaders dans les Amériques / Emerging Leaders in the Americas, MAECD - Ministère des Affaires étrangères, du Commerce et du Développement.
2013
Bolsa de estudos Bonjour du Monde - formação de professores de FLE, École Azurlingua.
2013
Bolsa de doutorado, CNPq.
2011
Bolsa de mestrado, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
2011
Bolsa de estudos - Stage BELC et Master 2, Consulat Général de France à São Paulo.
2010
Bolsa de estudos - Stage BELC et Master 2, Consulat Général de France à São Paulo.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
DANTAS-LONGHI, S. M.2012DANTAS-LONGHI, S. M.. Lectures numériques ? un parcours d?enseignement-apprentissage. Synergies Canada, v. 4, p. 1-11, 2012.

Capítulos de livros publicados
1.
LOUSADA, E. G. ; SILVA, E. C. ; DANTAS-LONGHI, S. M. . Análise do agir docente no ensino de gêneros acadêmicos em francês como língua estrangeira. In: Eliana Merlin Deganutti de Barros; Glaís Sales Cordeiro; Adair Vieira Gonçalves.. (Org.). Gestos didáticos para ensinar a língua: agir docente e gêneros textuais.. 1ed.Campinas: Pontes, 2017, v. , p. 183-216.

2.
FAZION, F. ; DANTAS-LONGHI, S. M. ; ROCHA, S. M. ; LOUSADA, E. G. . Práticas educativas e pluralidade linguística e cultural em cursos de francês: um panorama dos materiais didáticos utilizados em dois contextos da Universidade de São Paulo. In: José Carlos Cunha; Eliane Lousada. (Org.). Pluralidade linguístico-cultural em universidades sul-americanas: práticas de ensino e políticas linguísticas. 1ed.Campinas: Pontes Editora, 2016, v. , p. 25-62.

3.
DANTAS-LONGHI, S. M.. O 'tutorat' como espaço de formação e interação de professores. In: ora Riestra ; María Victoria Goicoechea Gaona ; Stella Maris Tapia. (Org.). Cuartas Jornadas Internacionales de Investigacion y Practicas en Didáctica de las lenguas y las literaturas. 1ed.Viedma; Bariloche: Universidad Nacional de Río Negro, 2015, v. 1, p. 716-732.

4.
LOUSADA, E. G. ; DANTAS-LONGHI, S. M. . Vozes em confronto: o papel das entrevistas de confrontação no desenvolvimento do professor e de sua atividade de trabalho.. In: NASCIMENTO, E. L.; ROJO, R. H. R.. (Org.). ?Gêneros de texto/discurso e os desafios da contemporaneidade?.. 1ed.Campinas: Pontes Editora, 2014, v. , p. -.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, E. C. ; DANTAS-LONGHI, S. M. . Développer la compétence interculturelle en classe de FLE : la télé-réalité pourquoi pas ?. In: XIV Colloque Annuel de l'Alliance Française de São Paulo, 2013, São Paulo. Actes du XIV Colloque Annuel de l'Alliance Française de São Paulo, 2013.

2.
DANTAS-LONGHI, S. M.; BULLA, T. C. . Les chansons en classe de FLE - quelques propositions pour entrer dans le rythme. In: XIIIe Colloque Pédagogique de l'Alliance Française de São Paulo, 2012, São Paulo. Actes du XIIIe Colloque Pédagogique de l'Alliance Française de São Paulo, 2012.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
DANTAS-LONGHI, S. M.; SILVA, E. C. . Interventions dans la situation de travail des enseignants de français et formation enseignante : quels dialogues possibles. In: XVII SEDIFRALE - Congrès de l?Amérique latine et des Caraïbes de la FIPF, 2018, Bogotá. XVII SEDIFRALE Congrès de l?Amérique Latine et des Caraïbes: Enseignement du français en Amérique Latine: du repli au renouveau», 2018. v. 1. p. 43-43.

2.
LOUSADA, E. G. ; DANTAS-LONGHI, S. M. ; FAZION, F. . Politiques linguistiques et production de connaissances: la place du français à l'université. État des lieux d'une recherche internationale menée par le Réseau CLEFS-AMSUD. In: XVII SEDIFRALE - Congrès de l?Amérique latine et des Caraïbes de la FIPF, 2018, Bogotá. XVII SEDIFRALE Congrès de l?Amérique Latine et des Caraïbes: Enseignement du français en Amérique Latine: du repli au renouveau»SEDIFRALE Congrès de l?Amérique Latine et des Caraïbes: Enseignement du français en Amérique Latine: du repli au renouveau», 2018. v. 1. p. 88-88.

3.
DANTAS-LONGHI, S. M.; ROCHA, S. M. . Formes extériorisées du langage intérieur dans des entretiens avec des professionnels de l'éducation: traces d'un développement potentiel. In: 7ème Séminaire International Vygotski, 2018, Genebra. 7ème Séminaire International Vygotski - Vygotski en débat. Genebra, 2018. p. 44-44.

4.
DANTAS-LONGHI, S. M.. Quand les enseignants deviennent des formateurs de nouveaux professeurs ? Analyse du travail des « tuteurs » en FLE. In: 3E COLLOQUE ÉTUDIANT DU COLLECTIF CLÉ - L?enseignement et l?apprentissage de la lecture et de l?écriture à tous les ordres d?enseignement, 2017, Sherbrooke, Canadá. 3E COLLOQUE ÉTUDIANT DU COLLECTIF CLÉ - Programmation. Sherbrooke, 2017.

5.
DANTAS-LONGHI, S. M.; RUAS, M. F. . L'espagnol et le français à travers les genres textuels: deux expériences d'enseignement de langues étrangères à la licence de Lettres. In: International Conference on Second Language Pedagogies - Colloque International sur la Didactique des Langues Secondes, 2017, Montreal. International Conference on Second Language Pedagogies - Program, 2017.

6.
DANTAS-LONGHI, S. M.; LOUSADA, E. G. . Implicações da intervenção sobre o trabalho no desenvolvimento do métier de tutor em língua estrangeira. In: AILA - 18th World Congress of Applied Linguistics, 2017, Rio de Janeiro. AILA World Congress Rio 2017 - Abstract Booklet. Rio de Janeiro, 2017. p. 284-284.

7.
DANTAS-LONGHI, S. M.. Sur les traces du métier de tuteur. In: V Encuentro Internacional del Interaccionismo Sociodiscursivo ?Actividad de lenguaje, textos y discursos: recorridos de investigación e intervención?, 2017, Rosario. Libro de resúmenes - V Encuentro Internacional del Interaccionismo Sociodiscursivo ?Actividad de lenguaje, textos y discursos: recorridos de investigación e intervención?. Rosario: Universidad Nacional de Rosario, 2017. p. 191-192.

8.
DANTAS-LONGHI, S. M.. Análise da atividade do tuteur-formador de professores de francês como língua estrangeira. In: IX Encontro de Pesquisas do Francês, 2017, São Paulo. IX ENCONTRO DE PESQUISAS DO FRANCÊS - caderno de resumos. São Paulo, 2017. p. 33-33.

9.
DANTAS-LONGHI, S. M.. Analyse du travail de tuteur : sur le terrain de la formation des enseignants de FLE. In: XIVe Congrès Mondial des Professeurs de Français, 2016, Liège. PROGRAMME - XIVe Congrès Mondial des Professeurs de Français. Français Langue Ardente, 2017. p. 139-140.

10.
DANTAS-LONGHI, S. M.. De professor a tutor - As prescrições sobre o trabalho reveladas em entrevistas em autoconfrontação. In: III CICA: Colóquio Internacional de Clínica da Atividade, 2016, São Paulo. III CICA - Caderno de Resumos, 2016.

11.
DANTAS-LONGHI, S. M.; FAZION, F. . Investigando o trabalho de tutores-formadores de professores de francês. In: VI CLAFPL - Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Língua, 2016, Londrina. VI CLAFPL - Caderno de resumos, 2016.

12.
DANTAS-LONGHI, S. M.. A pluralidade linguística e cultural no ensino de francês na universidade: um diagnóstico. In: VI CLAFPL - Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Língua, 2016, Londrina. VI CLAFPL - Caderno de Resumos, 2016.

13.
DANTAS-LONGHI, S. M.; RUAS, M. F. ; COELHO, H. S. H. . Pluralidade linguística e cultural na Universidade ? o ensino de fundamentos de língua espanhola, francesa e inglesa na Licenciatura em Letras. In: SLPCV - 5th International Conference on Second Language Pedagogies: Integrating Language, Literature and Culture, 2016, São Paulo. SLPCV - Caderno de resumos, 2016. p. 9-9.

14.
DANTAS-LONGHI, S. M.. O papel do tutor em discussão. In: V Encontro do Grupo de Pesquisas ALTER-AGE, 2016, São Paulo. V Encontro do ALTER-AGE - caderno de resumos, 2016.

15.
ROCHA, S. M. ; DANTAS-LONGHI, S. M. . A pluralidade linguística e cultural nos materiais didáticos de FLE de dois contextos universitários. In: VI CLAFPL Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Língua, 2016, Londrina. VI CLAFPL - Caderno de resumos, 2016.

16.
DANTAS-LONGHI, S. M.. ENSINANDO A ENSINAR : DAR VOZ ÀS FORMADORAS PARA FORTALECER O MÉTIER. In: XI Encontro da Linha de Pesquisa Linguagem e Educação, 2015, São Paulo. XI Encontro da Linha de Pesquisa Linguagem e Educação - Caderno de Resumos. São Paulo, 2015.

17.
DANTAS-LONGHI, S. M.. Entre o dizer e o fazer: o trabalho do tuteur de professores de francês como língua estrangeira. In: 3º Congresso Internacional Linguagem e Interação, 2015, São Leopoldo, RS. 3º Congresso Internacional Linguagem e Interação - Caderno de resumos, 2015.

18.
DANTAS-LONGHI, S. M.. Analisar o métier de tuteur por meio de entrevistas em autoconfrontação: o diálogo sobre o trabalho como motor para a formação. In: VIII SIGET - Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais, 2015, São Paulo. VIII SIGET - Caderno de Resumos, 2015.

19.
DANTAS-LONGHI, S. M.. Como se formam os formadores?. In: III Encontro do Grupo ALTER-AGE, 2014, São Paulo. III Encontro do Grupo ALTER-AGE, 2014.

20.
DANTAS-LONGHI, S. M.; SILVA, E. C. . Comment les jeux révèlent d'autres dimensions du travail du professeur ?. In: 4èmes rencontres internationales de l'Interactionnisme socio-discursif, 2013, Genebra. 4èmes rencontres internationales de l'Interactionnisme socio-discursif - livret des abstracts, 2013.

21.
FAZION, F. ; DANTAS-LONGHI, S. M. . Enseignant, concepteur, prescripteur : les multiples rôles attribués à um groupe de professeurs de FLE au Paraná-Brésil. In: 4èmes rencontres internationales de l'interactionnisme socio-discursif, 2013, Genebra. 4èmes rencontres internationales de l'Interactionnisme socio-discursif - livret des abstracts, 2013.

22.
DANTAS-LONGHI, S. M.; LOUSADA, E. G. . O que as entrevistas em autoconfrontação podem nos informar sobre a atividade de professores de língua estrangeira?. In: VII SIGET, 2013, Fortaleza. VII SIGET - Caderno de resumos, 2013.

23.
DANTAS-LONGHI, S. M.. Estudar o uso de jogos em aulas de língua estrangeira - uma forma de compreender o trabalho do professor. In: CIFLE, 2012, Rio de Janeiro. Anais do CIFLE, 2012.

24.
DANTAS-LONGHI, S. M.. Tutorado e formação de professores. In: CIFLE, 2012, Rio de Janeiro. Anais do CIFLE, 2012.

25.
DANTAS-LONGHI, S. M.. O programa de formação de professores dos Cursos Extracurriculares de Francês da FFLCH-USP. In: CIFLE, 2012, Rio de Janeiro. Anais do CIFLE, 2012.

26.
DANTAS-LONGHI, S. M.. Análise do trabalho de professores iniciantes - um estudo da apropriação de jogos para o ensino. In: Encontro da Pós-graduação em Estudos Discursivos da USP (EPED), 2012, São Paulo. EPED - Livro de resumos, 2012.

27.
DANTAS-LONGHI, S. M.. Contribuições do ISD para a análise das situações de trabalho: Um estudo da apropriação de gestos do métier ?professor de francês língua estrangeira?. In: Colóquio Linguagem e Trabalho Docente, 2012, São Paulo. Caderno de resumos do Colóquio Linguagem e Trabalho Docente, 2012.

28.
DANTAS-LONGHI, S. M.. Les jeux dans l'enseignement du FLE à São Paulo - l'analyse du travail pour l'acquisition du métier enseignant. In: 13ème Congrès International de la Fédération Internationale des Professeurs de Français, 2012, Durban. L'enseignement du français entre mondialisation et contextualisation.. Johannesburg: Jérôme Cosnard, 2012.

29.
DANTAS-LONGHI, S. M.. Aprender a ensinar: A experiência do tutorado para professores de francês. In: 1o Encontro sobre ensino-aprendizagem do centro de línguas da FFLCH-USP: plurilinguismo em contexto universitário, 2012, São Paulo. Caderno de resumos, 2012. p. 73-74.

30.
DANTAS-LONGHI, S. M.. Jogos no ensino-aprendizagem de LE: artefatos e instrumentos. In: InPLA, 2011, São Paulo. Anais do InPLA, 2011.

31.
DANTAS-LONGHI, S. M.. Représentations et actions autour du jeu en classe de FLE. In: XVII Congresso Brasileiro de Professores de Francês, 2011, Curitiba. Anais do XVII Congresso Brasileiro de Professores de Francês, 2011.

32.
DANTAS-LONGHI, S. M.. Tutorat et apprentissage du métier enseignant. In: XVII Congresso Brasileiro de Professores de Francês, 2011, Curitiba. Anais do XVII Congresso Brasileiro de Professores de Francês, 2011.

33.
DANTAS-LONGHI, S. M.. Jogos e ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras: da sala de aula ao mundo virtual. In: III Seminário Lingnet, 2010, Rio de Janeiro. III Seminário Lingnet - Seminário de Estudos em Linguagem, Educação e Tecnologia, 2010.

34.
DANTAS-LONGHI, S. M.. Os jogos em aulas de FLE. Por uma aprendizagem em ação. In: II Encontro de Pesquisas do Francês, 2010, São Paulo. II Encontro de Pesquisas do Francês, 2010.

35.
DANTAS-LONGHI, S. M.. Os jogos em aulas de língua estrangeira: por uma aprendizagem em ação. In: III CLAFPL - Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas, 2010, Taubaté. Anais do III CLAFPL, 2010.

Apresentações de Trabalho
1.
DANTAS-LONGHI, S. M.; ROCHA, S. M. . Formes extériorisées du langage intérieur dans des entretiens avec des professionnels de l'éducation: traces d'un développement potentiel. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
LOUSADA, E. G. ; DANTAS-LONGHI, S. M. ; FAZION, F. . Politiques linguistiques et production de connaissances: la place du français à l'université. État des lieux d'une recherche internationale menée par le Réseau CLEFS-AMSUD. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
DANTAS-LONGHI, S. M.; SILVA, E. C. . Interventions dans la situation de travail des enseignants de français et formation enseignante: quels dialogues possibles. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
DANTAS-LONGHI, S. M.. Quand les enseignants deviennent des formateurs de nouveaux professeurs ? Analyse du travail des « tuteurs » en FLE. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
DANTAS-LONGHI, S. M.. Formes extériorisées du langage intérieur en situation d?analyse du travail ? les voix du langage intérieur et du langage intérieur reconstitué. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
DANTAS-LONGHI, S. M.; RUAS, M. F. . L'espagnol et le français à travers les genres textuel: deux expériences d'enseignement de langues étrangères à la licence de Lettres. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
LOUSADA, E. G. ; DANTAS-LONGHI, S. M. . Implicações da intervenção sobre o trabalho no desenvolvimento do métier de tutor em língua estrangeira. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
DANTAS-LONGHI, S. M.. Sur les traces du métier de tuteur. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
DANTAS-LONGHI, S. M.. Análise da atividade do tuteur-formador de professores de francês como língua estrangeira. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
DANTAS-LONGHI, S. M.. Coordenação da mesa-redonda 'Instrumentos, formação e trabalho do professor?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
DANTAS-LONGHI, S. M.. Palestra - Ensino de Gêneros textuais na escola. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
DANTAS-LONGHI, S. M.. O ensino da língua francesa no Brasil - desafios e perspectivas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
DANTAS-LONGHI, S. M.. Devenir formateur de nouveaux enseignants de FLE ? une analyse du travail des tuteurs. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
DANTAS-LONGHI, S. M.; RUAS, M. F. ; COELHO, H. S. H. . Pluralidade linguística e cultural na Universidade ? o ensino de fundamentos de língua espanhola, francesa e inglesa na Licenciatura em Letras. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
DANTAS-LONGHI, S. M.. Analyse du travail de tuteur : sur le terrain de la formation des enseignants de FLE. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
ROCHA, S. M. ; DANTAS-LONGHI, S. M. . A pluralidade linguística e cultural nos materiais didáticos de FLE de dois contextos universitários. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
DANTAS-LONGHI, S. M.. Coordenação da sessão de comunicação coordenada 'A pluralidade linguística e cultural no ensino de francês na universidade: um diagnóstico'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
DANTAS-LONGHI, S. M.; FAZION, F. . Investigando o trabalho de tutores-formadores de professores de francês. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
DANTAS-LONGHI, S. M.. De professor a tutor - As prescrições sobre o trabalho reveladas em entrevistas em autoconfrontação. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
DANTAS-LONGHI, S. M.. O papel do tutor em discussão. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
DANTAS-LONGHI, S. M.; SILVA, E. C. . Écarts et convergences entre les orientations sur le travail et l'agir effectif des enseignants de FLE. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
FAZION, F. ; DANTAS-LONGHI, S. M. ; SILVA, E. C. . La formation sur le terrain du métier : l'appropriation du cadre de l'autoconfrontation pour la formation. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
DANTAS-LONGHI, S. M.. ENSINANDO A ENSINAR : DAR VOZ ÀS FORMADORAS PARA FORTALECER O MÉTIER. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
DANTAS-LONGHI, S. M.. Analisar o métier de tuteur por meio de entrevistas em autoconfrontação: o diálogo sobre o trabalho como motor para a formação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

25.
DANTAS-LONGHI, S. M.. Comunicação em mesa-redonda. Comment la diversité linguistique et culturelle apparait-elle dans les matériels didactiques des cours extra- universitaires de Français à l'USP?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

26.
DANTAS-LONGHI, S. M.. Conférence-atelier d'ouverture: Quelle(s) place(s) pour la créativité dans l'enseignement-apprentissage du FLE?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

27.
DANTAS-LONGHI, S. M.. Entre o dizer e o fazer: o trabalho do tuteur de professores de francês como língua estrangeira. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
DANTAS-LONGHI, S. M.. O 'TUTORAT' COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO E DE INTERAÇÃO DE PROFESSORES. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
DANTAS-LONGHI, S. M.. Intervenção sobre o trabalho de formadores de língua estrangeira. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
DANTAS-LONGHI, S. M.. O 'tutorat' como espaço de formação e interação de professores. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
DANTAS-LONGHI, S. M.. Como se formam os formadores?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
DANTAS-LONGHI, S. M.; LEVEQUE, C. . Le langage comme instrument d'inter-action: entrez dans le jeu !. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

33.
DANTAS-LONGHI, S. M.. Comment les jeux révèlent d'autres dimensions du travail du professeur?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

34.
DANTAS-LONGHI, S. M.. Dialogar sobre os jogos em aulas de FLE e aprender a ensinar. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

35.
DANTAS-LONGHI, S. M.. Como os jogos podem revelar outras dimensões do trabalho do professor de língua estrangeira?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

36.
FAZION, F. ; DANTAS-LONGHI, S. M. . Enseignant, concepteur, prescripteur : les multiples rôles attribués à um groupe de professeurs de FLE au Paraná-Brésil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

37.
DANTAS-LONGHI, S. M.; LOUSADA, E. G. . O que as entrevistas em autoconfrontação podem nos informar sobre a atividade de professores de língua estrangeira?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

38.
DANTAS-LONGHI, S. M.. Os jogos em diálogo: análise do trabalho de professores de língua estrangeira. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

39.
DANTAS-LONGHI, S. M.. O tutorat: um espaço de formação de professores e de formadores. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

40.
DANTAS-LONGHI, S. M.; SILVA, E. C. . 'Ensino de línguas estrangeiras para crianças' - Semana de Pedagogia da FAMESP. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

41.
DANTAS-LONGHI, S. M.. Jogos eletrônicos para aprendizagem de línguas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

42.
DANTAS-LONGHI, S. M.. La co-analyse des jeux en classe de FLE ? une ressource pour apprendre à enseigner. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

43.
DANTAS-LONGHI, S. M.. Estudar o uso de jogos em aulas de língua estrangeira - uma forma de compreender o trabalho do professor. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

44.
DANTAS-LONGHI, S. M.. Tutorado e formação de professores. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

45.
DANTAS-LONGHI, S. M.. Contribuições do ISD para a análise das situações de trabalho: Um estudo da apropriação de gestos do métier ?professor de francês língua estrangeira?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

46.
DANTAS-LONGHI, S. M.. Les jeux dans l'enseignement du FLE à São Paulo - l'analyse du travail pour l'acquisition du métier enseignant. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

47.
DANTAS-LONGHI, S. M.. Análise do trabalho de professores iniciantes ? um estudo da apropriação do artefato ?jogo?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

48.
DANTAS-LONGHI, S. M.. Análise do trabalho de professores iniciantes - Um estudo da apropriação de jogos para o ensino. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

49.
DANTAS-LONGHI, S. M.. Como os jogos podem revelar outras dimensões do trabalho do professor?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

50.
DANTAS-LONGHI, S. M.. Les jeux dans la classe de FLE: pour parler, bouger, s'amuser et apprendre. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

51.
DANTAS-LONGHI, S. M.. Aprender a ensinar: A experiência do tutorado para professores de francês. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

52.
DANTAS-LONGHI, S. M.. Outras dimensões do trabalho do professor de língua estrangeira reveladas por intermédio da co-análise de jogos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

53.
DANTAS-LONGHI, S. M.. Jogos no ensino-aprendizagem de LE: artefatos e instrumentos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

54.
DANTAS-LONGHI, S. M.. Représentations et actions autour du jeu en classe de FLE. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

55.
DANTAS-LONGHI, S. M.. Tutorat et apprentissage du métier enseignant. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

56.
DANTAS-LONGHI, S. M.. Os jogos em aulas de língua estrangeira: o que pensam os professores?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

57.
DANTAS-LONGHI, S. M.. Os jogos em aula de língua estrangeira: por uma aprendizagem em ação. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

58.
DANTAS-LONGHI, S. M.. Os jogos em aula de FLE. Por uma aprendizagem em ação.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

59.
DANTAS-LONGHI, S. M.. Jogos e ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras: da sala de aula ao mundo virtual. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
DANTAS-LONGHI, S. M.. Gêneros de texto/discurso e os desafios da contemporaneidade. São Paulo: Revista Linha d'Água, 2015 (Resenha).

2.
DANTAS-LONGHI, S. M.; ERNICA, M. ; LOUSADA, E. G. ; CRISTOVAO, V. ; TONELLI, J. ; TOGNATO, M. ; BEATO-CANATO, A. P. ; SILVA, A. ; GUIMARÃES-SANTOS, L. ; ROCHA, S. M. . Notas de leitura | Homenagem a Anna Rachel Machado.. São Paulo: Cadernos CENPEC | Nova série, v.2, n.1, 2012 (Notas de leitura).

3.
LOUSADA, E. G. ; DANTAS-LONGHI, S. M. ; FAZION, F. ; SILVA, E. C. . Formação X Intervenção: um novo olhar. São Paulo: Conferência proferida na PUC-SP, 2012. (Tradução/Outra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
DANTAS-LONGHI, S. M.. Parecer - Revista DLCV - Língua, Linguística & Literatura. 2017.

2.
DANTAS-LONGHI, S. M.. Parecer - Revista Horizontes. 2017.

3.
DANTAS-LONGHI, S. M.. Parecer - Avaliação de trabalhos no Simpósio de Integração Acadêmica da UFV (SIA). 2017.

4.
DANTAS-LONGHI, S. M.. Parecer de artigo para a revista Gláuks. 2017.

5.
DANTAS-LONGHI, S. M.. Parecer para o evento SLPC 7 - International Conference on Second Language Pedagogies. Language Learning and Teaching in an (Inter) Connected Society. 2017.

6.
DANTAS-LONGHI, S. M.. Parecer - 6th International Conference on Second Language Pedagogies: Meaningful and Authentic Interactions In and Beyond the Classroom. 2016.

7.
DANTAS-LONGHI, S. M.. Parecer - 5th International Conference on Second Language Pedagogies: Integrating Language, Literature and Culture. 2016.

8.
DANTAS-LONGHI, S. M.. Parecer - Simpósio de Integração Acadêmica da UFV. 2015.

9.
DANTAS-LONGHI, S. M.. Parecer - Colloque Pluralité Linguistique et Culturelle en Amérique Latine : politiques linguistiques, représentations et pratiques à l?université. 2015.

10.
DANTAS-LONGHI, S. M.. Parecer - 5th International Conference on Second Language Pedagogies: Integrating Language, Literature and Culture. 2015.

11.
DANTAS-LONGHI, S. M.. Parecer - Projetos PROCULTURA - UFV. 2015.

12.
DANTAS-LONGHI, S. M.. Parecer - Revista Non Plus. 2014.

13.
DANTAS-LONGHI, S. M.. Parecer - Simpósio de Integração Acadêmica da UFV. 2014.


Demais tipos de produção técnica
1.
DANTAS-LONGHI, S. M.. Atelier de fabrication de jeux pour la classe de langue. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
DANTAS-LONGHI, S. M.. On se fait un ciné? Activités pour explorer le septième art en classe de FLE. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
DANTAS-LONGHI, S. M.. La phonétique en jeux - Activités ludiques pour bien prononcer le français. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
DANTAS-LONGHI, S. M.; RIBEIRO-DOS-SANTOS, M. . Un Amour de Cinéma - Explorer les émotions et les sentiments en classe de FLE à l?aide du septième art. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
DANTAS-LONGHI, S. M.. Relatório de qualificação. 2016. (Relatório de pesquisa).

6.
DANTAS-LONGHI, S. M.. Relatório semestral de pesquisa CNPq. 2016. (Relatório de pesquisa).

7.
DANTAS-LONGHI, S. M.. Relatório semestral de pesquisa CNPq. 2016. (Relatório de pesquisa).

8.
DANTAS-LONGHI, S. M.; HERNANDES, R. M. R. . Apprendre et enseigner ? Avec plaisir !. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
DANTAS-LONGHI, S. M.. Ferramentas digitais no ensino de línguas estrangeiras: ideias e aplicações. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
DANTAS-LONGHI, S. M.. Linguística Aplicada - uma apresentação. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
DANTAS-LONGHI, S. M.. Os jogos como instrumento para o ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras: discussão e exemplos de aplicação. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

12.
DANTAS-LONGHI, S. M.. Relatório semestral de pesquisa CNPq. 2015. (Relatório de pesquisa).

13.
DANTAS-LONGHI, S. M.. Relatório semestral de pesquisa CNPq. 2015. (Relatório de pesquisa).

14.
DANTAS-LONGHI, S. M.; HERNANDES, R. M. R. . Intégrer des ressources en ligne : pas si distant que ça!. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

15.
DANTAS-LONGHI, S. M.. «Un atout dans sa manche: des activités rapides et simples pour faire interagir en classe de FLE». 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

16.
DANTAS-LONGHI, S. M.; HERNANDES, R. M. R. . Comment décrocher des ressources en ligne pour être plus branché(e) en classe de FLE?. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

17.
SILVA, E. C. ; DANTAS-LONGHI, S. M. . Cultura na didática de línguas estrangeiras: perspectiva, teoria e práticas. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

18.
DANTAS-LONGHI, S. M.. Relatório semestral de pesquisa CNPq. 2014. (Relatório de pesquisa).

19.
DANTAS-LONGHI, S. M.. Relatório semestral de pesquisa CNPq. 2014. (Relatório de pesquisa).

20.
DANTAS-LONGHI, S. M.. L?évaluation des productions orales: un retour sur la pratique. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

21.
DANTAS-LONGHI, S. M.; SILVA, E. C. . Développer la compétence interculturelle en classe de FLE: la télé-réalité pourquoi pas?. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

22.
DANTAS-LONGHI, S. M.; LEVEQUE, C. . Le langage comme instrument d'inter-action: entrez dans le jeu !. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

23.
ALBUQUERQUE-COSTA, H. B. ; DANTAS-LONGHI, S. M. . Journée des ados de l'APFESP. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

24.
DANTAS-LONGHI, S. M.; RIBEIRO-DOS-SANTOS, M. . L'image-texte em mouvement: des propositions de travail sur le cinéma en classe de langue. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

25.
DANTAS-LONGHI, S. M.; SILVA, E. C. . 'Ensino de línguas estrangeiras para crianças' - Semana de Pedagogia da FAMESP. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

26.
ALBUQUERQUE-COSTA, H. B. ; DELLATORRE, S. W. ; VIEGAS, C. ; DANTAS-LONGHI, S. M. . IIe Journée des Ados de l'EAFEUSP - Journée Linguistique et Culturelle de l'APFESP 'Littérature Jeunesse'. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

27.
DANTAS-LONGHI, S. M.; TONELI, J. B. . Je kiffe trop le langage familier. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

28.
DANTAS-LONGHI, S. M.; HERNANDES, R. M. R. . Évaluer les productions orales. Pourquoi le faire? Comment le faire?. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

29.
LOUSADA, E. G. ; DANTAS-LONGHI, S. M. ; ROCHA, S. M. ; JANCZUR, C. . A comunicação oral nas aulas de LE: da perspectiva do aluno à perspectiva do professor. 2012. .

30.
LOUSADA, E. G. ; DANTAS-LONGHI, S. M. ; JANCZUR, C. . 'Des jeux pour faire parler' - Projetos de Língua, Linguagem e Cultura Estrangeira: Criação e Dinâmica em Sala de Aula. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

31.
LOUSADA, E. G. ; DANTAS-LONGHI, S. M. ; ROCHA, S. M. . 'Des courts métrages pour travailler la compréhension et l'expression orale' - Projetos de Língua, Linguagem e Cultura Estrangeira: Criação e Dinâmica em Sala de Aula. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

32.
DANTAS-LONGHI, S. M.. Les jeux dans l'enseignement du FLE: pour parler, bouger, s'amuser et apprendre. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

33.
DANTAS-LONGHI, S. M.; BULLA, T. C. . Les chansons en classe de FLE - quelques propositions pour entrer dans le rythme. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

34.
DANTAS-LONGHI, S. M.; Hirakawa, D. . Faites vos jeux! Le papotage commence!. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

35.
DANTAS-LONGHI, S. M.; SILVA, E. C. . Bienvenus dans nos tribus - la téléréalité pour enseigner une langue-culture. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

36.
DANTAS-LONGHI, S. M.. L'expression orale : traitement et exemples d'exploitation. 2011. .

37.
DANTAS-LONGHI, S. M.. Les jeux en classe de FLE - pratiques orales en action pour l'apprentissage. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

38.
DANTAS-LONGHI, S. M.; CRUZ, A. C. . La littérature en cours de FLE et autres plaisirs minuscules. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

39.
DANTAS-LONGHI, S. M.. Mini-relatório CAPES. 2011. (Relatório de pesquisa).

40.
DANTAS-LONGHI, S. M.. Relatório semestral de pesquisa CAPES - 1. 2011. (Relatório de pesquisa).

41.
DANTAS-LONGHI, S. M.. Relatório semestral de pesquisa CAPES - 2. 2011. (Relatório de pesquisa).

42.
DANTAS-LONGHI, S. M.. Relatório de qualificação. 2011. (Relatório de pesquisa).

43.
DANTAS-LONGHI, S. M.; BULLA, T. C. . Les chansons en classe de FLE: comment sortir des trous. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

44.
DANTAS-LONGHI, S. M.. Je joue, tu joues, il joue et nous apprenons le français. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

45.
DANTAS-LONGHI, S. M.. La compréhension orale: démarche et exemple d'exploitation. 2010. .

46.
DANTAS-LONGHI, S. M.. Outils Informatiques pour l'enseignement/apprentissage de langues. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

47.
DANTAS-LONGHI, S. M.; SILVA, E. C. . Guia do Monitor dos Cursos Extracurriculares de Francês. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

48.
DANTAS-LONGHI, S. M.. Elaboração de material didatico complementar e avaliações dos Cursos Extracurriculares de Francês. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - .).

49.
DANTAS-LONGHI, S. M.. Mini-relatório CAPES. 2010. (Relatório de pesquisa).

50.
DANTAS-LONGHI, S. M.; VIEGAS, C. . Mini-curso "Cantigas e Brincadeiras em Francês". 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

51.
DANTAS-LONGHI, S. M.. Elaboração de material didatico complementar e avaliações dos Cursos Extracurriculares de Francês. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - .).

52.
DANTAS-LONGHI, S. M.. Elaboração dos testes de nivel dos Cursos Extracurriculares de Francês. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - .).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ZOLNIER, M. C. A.; DANTAS-LONGHI, S. M.; ZUIN, D.. Participação em banca de Marina Baião Mariano.Curso de Secretariado Executivo: É possível formar profissionais trilíngues em quatro anos?. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Secretariado Executivo) - Universidade Federal de Viçosa.

2.
DANTAS-LONGHI, S. M.; MEHOUDAR, R.; GOMES, R. C.. Participação em banca de Juscélia de Sales Dias.O gênero diário íntimo como instrumento de ensino-aprendizagem de língua francesa. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Letras) - Universidade Federal de Viçosa.

3.
DANTAS-LONGHI, S. M.; RUAS, M. F.; LEAL, V.. Participação em banca de Marcela Masala.Realidade ou faz de conta? Análise de jogos no livro didático de FLE. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Francês) - Universidade Federal de Viçosa.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
PLAZA, C. F.; RUAS, M. F.; DANTAS-LONGHI, S. M.. Banca examinadora do Concurso de Professor Substituto de Língua Espanhola e Formação de Professores. 2015. Universidade Federal de Viçosa.

Outras participações
1.
DANTAS-LONGHI, S. M.; GOMES, R. C.; AQUINO, G. A. B.. Seleção de monitor nível 1 - Língua Francesa. 2015. Universidade Federal de Viçosa.

2.
DANTAS-LONGHI, S. M.; GOMES, R. C.; AQUINO, G. A. B.. Comissão responsável pela elaboração, aplicação e correção do exame de suficiência da disciplina LET 120 - Língua Francesa I. 2015.

3.
GOMES, R. C.; DANTAS-LONGHI, S. M.; AQUINO, G. A. B.. Comissão responsável pela elaboração, aplicação e correção do exame de suficiência da disciplina LET 420 - Língua Francesa VII. 2015. Universidade Federal de Viçosa.

4.
DANTAS-LONGHI, S. M.; GOMES, R. C.; AQUINO, G. A. B.. Comissão responsável pela elaboração, aplicação e correção do exame de suficiência da disciplina LET 421 - Língua Francesa VIII. 2015.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
7e Séminaire International Vygotski.Formes extériorisées du langage intérieur dans des entretiens avec des professionnels de l'éducation: traces d'un développement potentiel. 2018. (Seminário).

2.
XVII SEDIFRALE - Congrès de l?Amérique latine et des Caraïbes de la FIPF. Politiques linguistiques et production de connaissances: la place du français à l'université. État des lieux d'une recherche internationale menée par le Réseau CLEFS-AMSUD. 2018. (Congresso).

3.
1o Encontro dos Estudantes de Francês da UFV.Debatedora na mesa-redonda "A reforma curricular do curso de Letras-Francês?. 2017. (Encontro).

4.
3e Colloque étudiant du collectif CLE.Quand les enseignants deviennent des formateurs de nouveaux professeurs ? analyse du travail des ?tuteurs? en FLE. 2017. (Seminário).

5.
6th International Conference on Second Language Pedagogies. L?espagnol et le français à travers les genres textuels: deux expériences d?enseignement de langues étrangères à la licence de Lettres. 2017. (Congresso).

6.
AILA 2017 - 18th World Congress of Applied Linguistics. Implicações da intervenção sobre o trabalho no desenvolvimento do métier de tutor em língua estrangeira. 2017. (Congresso).

7.
Colloque "Recherche, production de connaissances et politiques linguistiques en Amérique du Sud: premiers résultats et pistes d'action. 2017. (Seminário).

8.
IX Encontro de Pesquisas do Francês.Análise da atividade do tuteur-formador de professores de francês como língua estrangeira. 2017. (Encontro).

9.
Oficina de formação para elaboração de projetos ao edital PROCULTURA 2018. 2017. (Oficina).

10.
V Encuentro Internacional del Interaccionismo Sociodiscursivo. Sur les traces du métier de tuteur. 2017. (Congresso).

11.
VII Seminário Linguagem e Escola do Núcleo FALE - Recursos e materiais didáticos para o ensino de línguas.Explorando o cinema em atividades orais para o ensino de francês. 2017. (Seminário).

12.
XV Journée de Formation - L'enseignant en action: l'agir professoral sous différentes perspectives.Devenir formateur de nouveaux enseignants de FLE ? une analyse du travail des tuteurs. 2017. (Encontro).

13.
14eme Congrès Mondial de la FIPF. Analyse du travail de tuteur : sur le terrain de la formation des enseignants de FLE. 2016. (Congresso).

14.
III CICA: Colóquio Internacional de Clínica da Atividade. De professor a tutor - As prescrições sobre o trabalho reveladas em entrevistas em autoconfrontação. 2016. (Congresso).

15.
I JELL - Jornada de Estudos Linguísticos e Literários. 2016. (Encontro).

16.
Séminaire de recherche CLEFS-AMSUD 2016 ? ?Recherche, production des connaissances et politiques linguistiques en Amérique du Sud: définition des problématiques et quelques perspectives?. U. 2016. (Seminário).

17.
VI CLAFPL - Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Língua. Investigando o trabalho de tutores-formadores de professores de francês. 2016. (Congresso).

18.
3º Congresso Internacional Linguagem e Interação. Entre o dizer e o fazer: o trabalho do tuteur de professores de francês como língua estrangeira. 2015. (Congresso).

19.
4th International Conference on Second Language Pedagogies. Écarts et convergences entre les orientations sur le travail et l'agir effectif des enseignants de FLE. 2015. (Congresso).

20.
Colloque Pluralité linguistique et culturelle en Amérique Latine : politiques linguistiques, représentations et pratiques à l?université. Comunicação em mesa-redonda. Comment la diversité linguistique et culturelle apparait-elle dans les matériels didactiques des cours extra- universitaires de Français à l'USP?. 2015. (Congresso).

21.
I Encontro Internacional Diálogos Brasil - União Europeia. 2015. (Encontro).

22.
II Encontro Nacional de Coordenadores IsF - Francês. 2015. (Encontro).

23.
I workshop de Relações Internacionais - SESu/CGRIFES. 2015. (Oficina).

24.
VIII SIGET - Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais.Analisar o métier de tuteur por meio de entrevistas em autoconfrontação: o diálogo sobre o trabalho como motor para a formação. 2015. (Simpósio).

25.
XI Encontro da Linha de Pesquisa Linguagem e Educação.ENSINANDO A ENSINAR : DAR VOZ ÀS FORMADORAS PARA FORTALECER O MÉTIER. 2015. (Encontro).

26.
XII Journée de Formation - Créativité et Enseignement du FLE.Conférence-atelier d'ouverture: Quelle(s) place(s) pour la créativité dans l'enseignement-apprentissage du FLE?. 2015. (Outra).

27.
?VI Encontro de Pós-Graduandos em Estudos Discursivos da USP? (VI EPED).O "TUTORAT" COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO E DE INTERAÇÃO DE PROFESSORES. 2014. (Encontro).

28.
Cuartas Jornadas Internacionales de Investigación y Prácticas en Didáctica de las Lenguas y las Literaturas.O. 2014. (Outra).

29.
IV Seminário de Ensino de Línguas Estrangeiras.Mesa-redonda "Da discência à docência: ações e perspectivas no contexto de línguas estrangeiras. 2014. (Seminário).

30.
IXe Journée de Formation «Technologies et apprentissage des Langues: Pratiques et réflexions sur le web 2.0 en salle de classe». 2014. (Outra).

31.
Oficina "Do resumo à apresentação oral: Gêneros textuais para a participação em congressos - por Eliane Gouvêa Lousada e Adriana Zavaglia. 2014. (Oficina).

32.
Os métodos ativos de ensino e o peer instruction. 2014. (Seminário).

33.
VI Encontro de Pesquisas do Francês.Intervenção sobre o trabalho de formadores de língua estrangeira. 2014. (Encontro).

34.
Xe Journée de Formation "écrire, parler, produire: nouveaux supports, nouveaux éfis". 2014. (Outra).

35.
XI Semana Acadêmica de Letras.Minicurso "Cultura na didática de línguas estrangeiras: perspectiva, teoria e práticas". 2014. (Outra).

36.
XV Colloque annuel de l'Alliance Française de São Paulo - Nouveaux usages de la langue. Nouvelles formules d'enseignement.Intégrer des ressources en ligne : pas si distant que ça!. 2014. (Outra).

37.
?Régime linguistique et modes de participation dans l?interaction plurilingue", por Laurent Gajo. 2013. (Outra).

38.
19o InPLA - 5o SIL. 2013. (Simpósio).

39.
19o InPLA - 5o SIL.Os jogos em diálogo: análise do trabalho de professores de língua estrangeira. 2013. (Simpósio).

40.
4èmes rencontres internationales de l'interactionnisme socio-discursif. COMMENT LES JEUX RÉVÈLENT D?AUTRES DIMENSIONS DU TRAVAIL DU PROFESSEUR ?. 2013. (Congresso).

41.
Ciclo de conferências: formação do professor para o contexto virtual de ensino de línguas.Jogos eletrônicos para a aprendizagem de línguas. 2013. (Outra).

42.
Colóquio Internacional "Analisar o Trabalho Educacional". O tutorat: um espaço de formação de professores e de formadores. 2013. (Congresso).

43.
Colóquio Internacional "Analisar o Trabalho Educacional". 2013. (Congresso).

44.
Conférence, atelier 1 et atelier 4 de la VIIIe Journée de Formation "de l'écrit à l'oral". 2013. (Oficina).

45.
Deuxième Colloque International Didactique des langues secondes: Technologies de l'information et résultats d'apprentissage.La co-analyse des jeux en classe de FLE ? une ressource pour apprendre à enseigner. 2013. (Outra).

46.
Encontro do Interacionismo sociodiscursivo no Brasil: Pesquisas do grupo ALTER em debate. 2013. (Encontro).

47.
I LINCOM - Seminário de Linguagens, mídias e educação.O professor e seu trabalho: diálogo sobre a formação inicial e continuada de professores de língua. 2013. (Seminário).

48.
Second International Conference on Second-Language Pedagogies: New Technologies and Learning Outcomes.La co-analyse des jeux en classe de FLE ? une ressource pour apprendre à enseigner. 2013. (Outra).

49.
Seminário de Pesquisa em Didática de Linguas e Culturas. 2013. (Seminário).

50.
Table-ronde: Une contextualisation du CECRL ou um Cadre Commun de Référence pour l'Amérique Latine?. 2013. (Outra).

51.
Transposição e modelização didáticas no ensino de gêneros textuais - Profa. Glaís Cordeiro. 2013. (Outra).

52.
V Encontro de Pesquisas do Francês. 2013. (Encontro).

53.
V Encontro de Pesquisas do Francês.Dialogar sobre os jogos em aulas de FLE e aprender a ensinar. 2013. (Encontro).

54.
VIIe Journée de Formation « Apprendre pour agir ou agir pour apprendre? Pratiques et réflexions sur le rôle de l'inter-action dans l'apprentissage d'une langue étrangère ».Le langage comme instrument d'inter-action: entrez dans le jeu !. 2013. (Oficina).

55.
VII SIGET.O que as entrevistas em autoconfrontação podem nos informar sobre a atividade de professores de língua estrangeira?. 2013. (Seminário).

56.
XIV Colloque Annuel de l'Alliance Française de São Paulo.Développer la compétence interculturelle en classe de FLE : la télé-réalité pourquoi pas ?. 2013. (Oficina).

57.
?Le concept de médiation dans la pensée de Vygotski et son rôle pour l'analyse des activités psychiques, langagières et formatives? - Janette Friedrich. 2012. (Outra).

58.
?Le recours à la multimodalité dans les activités de lecture: en quoi les nouvelles technologies changent la situation? - Monique Lebrun. 2012. (Outra).

59.
"La diversité fonctionnelle du langage et les développements de la pensée" Katia Kostulski. 2012. (Outra).

60.
"La recherche en didactique des langues" Jean-Marc Defays. 2012. (Oficina).

61.
"Observer et analyser la part langagière du travail" Josiane Boutet. 2012. (Outra).

62.
"Será que ainda é possível falar sobre avaliação na educação e na didática das línguas ?" - Patrick Chardenet. 2012. (Outra).

63.
"Table Ronde - Les langues au travail : langues de l'emploi, l'emploi des langues" Josiane Boutet, Moussa Daff, Jean-Marc Defays, Laurent Gajo, Georges Hardane, Charles Moumouni. 2012. (Outra).

64.
Colóquio Internacional de Formação Inicial e Continuada de Professores de Línguas Estrangeiras: desafios da aprendizagem e do ensino.Tutorado e formação de professores. 2012. (Outra).

65.
Colóquio Internacional de Formação Inicial e Continuada de Professores de Línguas Estrangeiras: desafios da aprendizagem e do ensino.O programa de formação de professores dos cursos extracurriculares de francês da FFLCH-USP. 2012. (Outra).

66.
Colóquio Internacional de Formação Inicial e Continuada de Professores de Línguas Estrangeiras: desafios da aprendizagem e do ensino.Estudar o uso de jogos em aulas de língua estrangeira - uma forma de compreender o trabalho do professor. 2012. (Outra).

67.
Colóquio Linguagem e Trabalho Docente.Contribuições do ISD para a análise das situações de trabalho: Um estudo da apropriação de gestos do métier ?professor de francês língua estrangeira?. 2012. (Outra).

68.
Congrès Mondial de la Fédération Internationale de Professeurs de Français. Les jeux dans l'enseignement du FLE à São Paulo - l'analyse du travail pour l'acquisition du métier d'enseignant. 2012. (Congresso).

69.
Encontro da Pós-graduação em Estudos Discursivos da USP (EPED).Análise do trabalho de professores iniciantes - um estudo da apropriação de jogos para o ensino. 2012. (Encontro).

70.
Explorando ferra-mentas de análise de corpus não anotado e anotado", ministrado por Anise d'Orange Ferreira. 2012. (Outra).

71.
Formação X Intervenção: um novo olhar - Prof. Yves Clot, CNAM, Paris. 2012. (Outra).

72.
I Encontro do Grupo ALTER-AGE.Outras dimensões do trabalho do professor de língua estrangeira reveladas por intermédio da co-análise de jogos. 2012. (Encontro).

73.
I Encontro sobre ensino-aprendizagem do Centro de Línguas Plurilinguismo em contexto universitário.Aprender a ensinar: A experiência do tutorado para professores de francês. 2012. (Encontro).

74.
International Conference on Second-Language Pedagogies, New Technologies, and Learning Outcomes.Les jeux en classe de FLE: pour parler, bouger, s'amuser et apprendre. 2012. (Oficina).

75.
International Conference on Second-Language Pedagogies, New Technologies, and Learning Outcomes. 2012. (Outra).

76.
IV Encontro de Pesquisas do Francês.Como os jogos podem revelar outras dimensões do trabalho do professor?. 2012. (Encontro).

77.
Projet scientifique.Contribution scientifique. 2012. (Encontro).

78.
Seminário do GEL.Análise do trabalho de professores iniciantes ? um estudo da apropriação do artefato ?jogo?. 2012. (Seminário).

79.
?O conselho pedagógico como meio de formação pela análise do trabalho? - Prof. Jean-Claude Mouton (U.M.R. ? Université de Provence). 2011. (Outra).

80.
?O trabalho de ensinar" - Prof. Daniel Faïta. 2011. (Outra).

81.
?Transformação de resultados de pesquisa em recursos para formação?- Laurence Espinassy e Christine Félix (U.M.R. ? Université de Provence). 2011. (Outra).

82.
18o InPLA - Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada.Jogos no ensino-aprendizagem de LE: artefatos e instrumentos. 2011. (Outra).

83.
IIIe Journée du Curso Extracurricular de Français: Les arts dans l'enseignement du FLE : pratiques et réflexions.. 2011. (Oficina).

84.
III Encontro de Pesquisas do Francês.Os jogos em aulas de língua estrangeira: o que pensam os professores?. 2011. (Encontro).

85.
IVe Journée du Curso Extracurricular de Français: la multimodalité en question. 2011. (Oficina).

86.
XVIII Congresso Brasileiro de Professores de Francês. Représentations et actions autour du jeu en classe de FLE. 2011. (Congresso).

87.
XVIII Congresso Brasileiro de Professores de Francês. Tutorat et apprentissage du métier enseignant. 2011. (Congresso).

88.
"Gêneros textuais e desenvolvimento" - Prof. Dr. Jean-Paul Bronckart. 2010. (Outra).

89.
"L'évolution historique des composantes privilégiées de la compétence culturelle en didactique des langues-cultures: du "transculturel" de l'éducation humaniste au "co-culturel" de la nouvelle perspective actionnelle" - Prof. Dr. Christian Puren. 2010. (Oficina).

90.
"L'interlocution, son organisation et ses fonctions: analyses en situation de travail" - Profa. Katia Kostulski. 2010. (Outra).

91.
"La nouvelle "perspective actionnelle" de l'agir social au regard de l'évolution historique de la didactique des langues- cultures" - Prof. Dr. Christian Puren. 2010. (Outra).

92.
"Les implications didactiques de la nouvelle "perspective actionnelle" de l'agir social sur les manuels et les pratiques de classe" - Prof. Dr. Christian Puren. 2010. (Oficina).

93.
7ème stage de perfectionnement de l'APFESP.Je joue, tu joues, il joue et nous apprenons le français. 2010. (Oficina).

94.
IIe Journée du Curso Extracurricular de Français: les habiletés orales: pratiques et réflexions.. 2010. (Oficina).

95.
II Encontro de Pesquisas do Francês.Os jogos em aula de FLE. Por uma aprendizagem em ação. 2010. (Encontro).

96.
III Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Língua. Os jogos em aula de língua estrangeira: por uma aprendizagem em ação. 2010. (Congresso).

97.
III Seminário Lingnet.Jogos e ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras. Da sala de aula ao mundo virtual. 2010. (Seminário).

98.
Seminário de Estudos Avançados "L´éducation et formation: apports de la recherche en formation des adultes, liens avec la thématique des représentations sociales" - Prof. Dr. Jean-Marie Barbier. 2010. (Seminário).

99.
"Atelier de formation continue en FOS scientifique" - Profa. Dra. Jacqueline Tolas. 2008. (Oficina).

100.
"A utilização da canção em aula de lingua estrangeira" - Prof. Dr. Bernard Corneloup. 2008. (Outra).

101.
"Pour jouer en classe de FLE" - Profa. Dra. Haydée Silva Ochoa. 2008. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
DANTAS-LONGHI, S. M.; KILGER, G. ; CASIMIRO, C. U. . Semaine de la Langue Française et de la Francophonie de Viçosa. 2018. (Festival).

2.
ECCARD, L. ; DANTAS-LONGHI, S. M. . Palestra: " La cognition dans le cours de FLE : comment créer une ambiance favorable à l?apprentissage de tous les étudiants", ministrada por Lívia Eccard. 2018. (Outro).

3.
DANTAS-LONGHI, S. M.; CASIMIRO, C. U. ; Mucci, S. B. P. ; Camargo, A. D. S. ; Mariano, L. A. ; ALMEIDA, J. M. R. ; Valente, J. . 1º Encontro dos Estudantes de Francês da UFV. 2017. (Outro).

4.
LOUSADA, E. G. ; ROCHA, S. M. ; FAZION, F. ; DANTAS-LONGHI, S. M. . 5th International Conference on Second Language Pedagogies: Integrating Language, Literature and Culture. 2016. (Congresso).

5.
LOUSADA, E. G. ; DANTAS-LONGHI, S. M. ; FAZION, F. . 13e Journée de Formation des Cursos Extracurriulares de Francês - Emotions et affects dans l?enseignement apprentissage du FLE. 2016. (Outro).

6.
LOUSADA, E. G. ; BARRICELLI, E. M. ; BUENO, L. ; DANTAS-LONGHI, S. M. ; FAZION, F. . III CICA: Colóquio Internacional de Clínica da Atividade. 2016. (Congresso).

7.
GOMES, R. C. ; DANTAS-LONGHI, S. M. . Semaine de la Francophonie. 2015. (Outro).

8.
LOUSADA, E. G. ; DANTAS-LONGHI, S. M. ; TONELI, J. B. . VIII SIGET - Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais. 2015. (Congresso).

9.
LOUSADA, E. G. ; DANTAS-LONGHI, S. M. ; ROCHA, S. M. ; FAZION, F. ; SILVA, E. C. ; MENEZES, M. . Colloque Pluralité linguistique et culturelle en Amérique Latine : politiques linguistiques, représentations et pratiques à l?université. 2015. (Congresso).

10.
ZOLNIER, M. C. A. ; CHAVES, I. ; LOPES, E. ; DANTAS-LONGHI, S. M. ; PLAZA, C. F. . 1o Fórum de discussão do curso de Letras - Letras em Questão. 2015. (Outro).

11.
LOUSADA, E. G. ; BELLANGER, V. ; NAOUAR, O. ; DANTAS-LONGHI, S. M. ; MENEZES, M. . Concours jeunes chercheurs Réseau sud-américain d?enseignants-chercheurs en langue française et cultures francophones (CLEFS-AMSUD). 2015. (Concurso).

12.
LOUSADA, E. G. ; DANTAS-LONGHI, S. M. ; TONELI, J. B. . IXe Journée de Formation «Technologies et apprentissage des Langues: Pratiques et réflexions sur le web 2.0 en salle de classe». 2014. (Outro).

13.
LOUSADA, E. G. ; DANTAS-LONGHI, S. M. ; TONELI, J. B. . IV Rendez-vous avec le français. 2014. (Outro).

14.
LOUSADA, E. G. ; DANTAS-LONGHI, S. M. ; TONELI, J. B. . Xe Journée de Formation - Écrire, parler, produire: nouveaux supports, nouveaux défis.. 2014. (Outro).

15.
ZOLNIER, M. C. A. ; AVILA, L. B. B. ; COELHO, H. S. H. ; DANTAS-LONGHI, S. M. ; BARCELOS, A. M. F. . XI Semana Acadêmica de Letras : Professores e suas Linguagens, Formação, Ensino e Profissão. 2014. (Outro).

16.
LOUSADA, E. G. ; SILVA, E. C. ; TONELI, J. B. ; DANTAS-LONGHI, S. M. . 7e Journée de Formation: Apprendre pour agir ou agir pour apprendre?. 2013. (Outro).

17.
LOUSADA, E. G. ; DANTAS-LONGHI, S. M. ; SILVA, E. C. ; FAZION, F. ; ROCHA, S. M. . Seminário de Pesquisa em Didática das Línguas. 2013. (Congresso).

18.
LOUSADA, E. G. ; DANTAS-LONGHI, S. M. ; FAZION, F. ; SILVA, E. C. ; ROCHA, S. M. . Colóquio Internacional "Analisar o Trabalho Educacional". 2013. (Congresso).

19.
LOUSADA, E. G. ; DANTAS-LONGHI, S. M. ; SILVA, E. C. ; ROCHA, S. M. ; JANCZUR, C. ; TONELI, J. B. . VIIIe Journée de Formation "De l'écrit à l'oral". 2013. (Outro).

20.
LOUSADA, E. G. ; DANTAS-LONGHI, S. M. ; SILVA, E. C. . 5e Journée de Formation. L'interculturel en action: pratiques et réflexions sur l'enseignement d'une langue-culture. 2012. (Outro).

21.
DANTAS-LONGHI, S. M.. 6e Journée de Formation. L'évaluation dans les processus d'apprentissage. 2012. (Outro).

22.
DANTAS-LONGHI, S. M.. 3e Journée de Formation. Les arts dans l'enseignement du FLE: Pratiques et réflexions. 2011. (Outro).

23.
LOUSADA, E. G. ; DANTAS-LONGHI, S. M. . 4e Journée de Formation. La multimodalité en question : Pratiques et réflexions. 2011. (Outro).

24.
DANTAS-LONGHI, S. M.; LOUSADA, E. G. . 2e Journée de Formation. Les habiletés orales: Pratiques et réflexions. 2010. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Ananda Camargo. Elaboração de material didático para o ensino de francês em contexto escolar. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Francês) - Universidade Federal de Viçosa. (Orientador).

2.
Catia Ursula Casimiro. A motivação na aprendizagem do francês como língua estrangeira. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Secretariado Executivo) - Universidade Federal de Viçosa. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Juscélia de Sales Dias. O GÊNERO DIÁRIO ÍNTIMO COMO INSTRUMENTO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA FRANCESA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Francês) - Universidade Federal de Viçosa. Orientador: Simone Maria Dantas Longhi.

2.
Marcela Masala. Realidade ou faz de conta? Análise de jogos no livro didático de FLE. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Francês) - Universidade Federal de Viçosa. Orientador: Simone Maria Dantas Longhi.

Orientações de outra natureza
1.
Carolina Poppi. Tutorado para professores dos Cursos Extracurriculares de Francês.. 2013. Orientação de outra natureza - Departamento de Letras Modernas da FFLCH/USP. Orientador: Simone Maria Dantas Longhi.

2.
Tiago Seminatti. Tutorado para professores dos Cursos Extracurriculares de Francês.. 2013. Orientação de outra natureza - Departamento de Letras Modernas da FFLCH/USP. Orientador: Simone Maria Dantas Longhi.

3.
Natalia DeLuca. Tutorado para professores dos Cursos Extracurriculares de Francês.. 2013. Orientação de outra natureza - Departamento de Letras Modernas da FFLCH/USP. Orientador: Simone Maria Dantas Longhi.

4.
Mariana Ribeiro. Tutorado para professores dos Cursos Extracurriculares de Francês.. 2012. Orientação de outra natureza - Departamento de Letras Modernas da FFLCH/USP. Orientador: Simone Maria Dantas Longhi.

5.
Jaci Brasil. Tutorado para professores dos Cursos Extracurriculares de Francês.. 2012. Orientação de outra natureza - Departamento de Letras Modernas da FFLCH/USP. Orientador: Simone Maria Dantas Longhi.

6.
Marcos da Costa Menezes. Tutorado para professores dos Cursos Extracurriculares de Francês.. 2012. Orientação de outra natureza - Departamento de Letras Modernas da FFLCH/USP. Orientador: Simone Maria Dantas Longhi.

7.
Alezandre Bassaglia. Tutorado para professores dos Cursos Extracurriculares de Francês.. 2012. Orientação de outra natureza - Departamento de Letras Modernas da FFLCH/USP. Orientador: Simone Maria Dantas Longhi.

8.
Eduardo Akio Shoji. Tutorado para professores dos Cursos Extracurriculares de Francês.. 2012. Orientação de outra natureza - Departamento de Letras Modernas da FFLCH/USP. Orientador: Simone Maria Dantas Longhi.

9.
Marcos Tibau. Tutorado para professores dos Cursos Extracurriculares de Francês.. 2012. Orientação de outra natureza - Departamento de Letras Modernas da FFLCH/USP. Orientador: Simone Maria Dantas Longhi.

10.
Yuri Cerqueira dos Anjos. Tutorado para professores dos Cursos Extracurriculares de Francês.. 2012. Orientação de outra natureza - Departamento de Letras Modernas da FFLCH/USP. Orientador: Simone Maria Dantas Longhi.

11.
Igor Milenkovich Avila. Tutorado para professores dos Cursos Extracurriculares de Francês.. 2011. Orientação de outra natureza - Departamento de Letras Modernas da FFLCH/USP. Orientador: Simone Maria Dantas Longhi.

12.
Danilo Bomilcar de Andrade. Tutorado para professores dos Cursos Extracurriculares de Francês.. 2011. Orientação de outra natureza - Departamento de Letras Modernas da FFLCH/USP. Orientador: Simone Maria Dantas Longhi.

13.
Camila Amaral Souza. Tutorado para professores dos Cursos Extracurriculares de Francês.. 2011. Orientação de outra natureza - Departamento de Letras Modernas da FFLCH/USP. Orientador: Simone Maria Dantas Longhi.

14.
Emily Caroline Silva. Tutorado para professores dos Cursos Extracurriculares de Francês.. 2010. Orientação de outra natureza - Departamento de Letras Modernas da FFLCH/USP. Orientador: Simone Maria Dantas Longhi.

15.
Daniela Smaniotto. Tutorado para professores dos Cursos Extracurriculares de Francês.. 2010. Orientação de outra natureza - Departamento de Letras Modernas da FFLCH/USP. Orientador: Simone Maria Dantas Longhi.

16.
Igor Milenkovich Avila. Tutorado para professores dos Cursos Extracurriculares de Francês.. 2010. Orientação de outra natureza - Departamento de Letras Modernas da FFLCH/USP. Orientador: Simone Maria Dantas Longhi.

17.
Aline Christina Ferraz dos Santos. Tutorado para professores dos Cursos Extracurriculares de Francês.. 2010. Orientação de outra natureza - Departamento de Letras Modernas da FFLCH/USP. Orientador: Simone Maria Dantas Longhi.



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
DANTAS-LONGHI, S. M.; SILVA, E. C. . Développer la compétence interculturelle en classe de FLE: la télé-réalité pourquoi pas?. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
DANTAS-LONGHI, S. M.; HERNANDES, R. M. R. . Intégrer des ressources en ligne : pas si distant que ça!. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
DANTAS-LONGHI, S. M.; HERNANDES, R. M. R. . Comment décrocher des ressources en ligne pour être plus branché(e) en classe de FLE?. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
SILVA, E. C. ; DANTAS-LONGHI, S. M. . Cultura na didática de línguas estrangeiras: perspectiva, teoria e práticas. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
DANTAS-LONGHI, S. M.. Os jogos como instrumento para o ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras: discussão e exemplos de aplicação. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LOUSADA, E. G. ; DANTAS-LONGHI, S. M. ; TONELI, J. B. . Xe Journée de Formation - Écrire, parler, produire: nouveaux supports, nouveaux défis.. 2014. (Outro).



Outras informações relevantes


Membro do grupo FLEPE (Francês Língua Estrangeira Pesquisa e Ensino), coordenado pelas professoras doutoras Eliane Gouvêa Lousada e Heloísa Brito de Albuquerque Costa.

Membro do grupo ALTER-AGE (Análise da Linguagem, Trabalho e suas Relações - Aprendizagem, gêneros e ensino), coordenado pela professora doutora Eliane Gouvêa Lousada.

Possuo habilitação para atuar como tutora nas formações "Destination DELF-DALF" e "ProFLE", conferidas pelo Centre National d'Études à Distance, CNED, França.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 12/11/2018 às 23:15:28