Naiane Machado Mariano

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0736266847478398
  • Última atualização do currículo em 13/11/2018


Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2005) e Mestrado em Ciências Ambientais pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (2009). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - IFSC, coordenadora do núcleo de educação a distância, tem experiência na área de Química, com ênfase em ensino de Química. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Naiane Machado Mariano
Nome em citações bibliográficas
MARIANO, N. M.


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2009
Mestrado em Ciências Ambientais.
Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, Brasil.
Título: Diagnóstico Ambiental como Subsídio para Recuperação de Lagoas Costeiras: Estudo de caso da Lagos das Capivaras - Garopaba - SC,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Carlyle Torres Bezerra de Menezes.
2001 - 2005
Graduação em licenciatura em química.
Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
2000 - 2000
Curso técnico/profissionalizante.
Centro de Educação Profissional Abílio Paulo SC, CEDUP, Brasil.




Atuação Profissional



Instituto Federal de Santa Catarina, IFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Coordenadora do Núcleo de Educação a Distância - NEAD

Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

Atividades

03/2016 - Atual
Ensino, Licenciatura em Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Química Geral I, Química Geral II, Epistemologia e História da Química

Instituto Federal Catarinense, IF-Catarinense, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Norte do Paraná, UNOPAR, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Tutor - Curso de Gestão Ambiental, Carga horária: 4


Colégio Murialdo, MURIALDO, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora de química, Carga horária: 15


Escola Educacional Técnica, SATC, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de Química, Carga horária: 30


centro de educação de jovens e adultos - Criciúma, CEJA, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2006
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40


Colégio Interação, CI, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20


EEB Sebastião Toledo dos Santos, STS, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40


EEB Bernardino Sena Campos, EEBBSCAMPOS, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de Química, Carga horária: 30


Instituto Brigue Beagle, IBB, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de Química, Carga horária: 4



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Investigando os registros de representações semióticas em propostas interdisciplinares envolvendo a matemática, a química e a física e o ensino médio integrado.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Naiane Machado Mariano - Integrante / Marleide Coan Cardoso - Coordenador / Paulo Sergio Gay Montedo - Integrante / Sérgio Silveira - Integrante / Carlos Daniel Ofugi - Integrante / Gabrieli Lorenzon - Integrante.


Projetos de extensão


2016 - 2017
As metodologias ativas de aprendizagem na formação de professores: o desenvolvimento de aulas de Química por meio da utilização de um conjunto didático experimental.
Descrição: Este projeto refere-se ao estudo de metodologias ativas do ensino de química e a elaboração de sequências didáticas que constituirão um conjunto didático experimental. Posteriormente, serão realizadas capacitações para os professores de Química que atuam nas escolas estaduais do município de Criciúma..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Naiane Machado Mariano - Coordenador / Michele Coral Dutra - Integrante / Lizandra Botton Marion Morini - Integrante / Arthur Fernandes - Integrante / Daiana Cardoso Vargas de Figueiredo - Integrante / Graziele Vefago Boaventura - Integrante / Marleide Coan Cardoso - Integrante.Financiador(es): Instituto Federal de Santa Catarina - Auxílio financeiro.


Outros Projetos


2017 - Atual
Atividades de monitoria em Química nos cursos Técnicos Integrado e no Ensino Superior do IFSC - Campus Criciúma
Descrição: A atividade de monitoria pode se tornar em uma oportunidade de integração entre os diferentes níveis de ensino. Entre os objetivos propostos destacam-se: integrar os cursos oferecidos pela instituição por meio do atendimento dos próprios alunos nas atividades de dependência e de atendimento em horários extras para auxiliar na aprendizagem dos conteúdos; promover a troca de ideias entre monitor, alunos e professores dos diferentes níveis de ensino de abrangência da monitoria; auxiliar os professores na orientação dos alunos, na realização de trabalhos, atividades avaliativas, e ou dificuldades de aprendizagem..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Naiane Machado Mariano - Coordenador / Carmine Inês Acker - Integrante.
2013 - 2013
Casa Sustentável
Descrição: Desenvolver consciência ecológica através de práticas educativas que visam mudanças de atitudes, desenvolvimento de competências, capacidade de avaliação e participação dos educandos..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Revisor de periódico


2013 - Atual
Periódico: Revista Técnico-Científica do IF - SC


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química.
2.
Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
MARIANO, N. M.; DANIEL, R.B. ; COSTA, S. . A Cartilha do Meio Ambiente como Instrumento de Educação Ambiental em Diferentes Níveis de Ensino. In: Giovanni Seabra, Ivo Mendonça. (Org.). "Educação Ambiental: responsabilidade para conservação da sociobiodiversidade". 1ed.João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2011, v. IV, p. 506-512.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MARIANO, N. M.; SANTOS, J. A. ; SCOZ, T. M. . Resíduos Sólidos Urbanos: um estudo de caso no município de Criciúma. In: XIII Congresso Nacional de Educação - EDUCERE, 2017, Curitiba. Formação de professores: contextos, sentidos e práticas, 2017. p. 15851-15861.

2.
MARIANO, N. M.; MORINI, L. B. M. ; DUTRA, M. C. ; FERNANDES, A. ; FIGUEIREDO, D. C. V. ; BOAVENTURA, G. V. . Química 'EmCaixa': desenvolvimento de um conjunto didático experimental para aulas de química. In: 6 Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação do IFSC - SEPEI, 2017, Itajaí. 6 Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação do IFSC - SEPEI, 2017.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MARIANO, N. M.; MORINI, L. B. M. ; DUTRA, M. C. ; BOAVENTURA, G. V. ; FERNANDES, A. ; FIGUEIREDO, D. C. V. . As Metodologias Ativas: a utilização de um conjunto didático experimental na formação inicial e continuada de professores de química da educação básicaca. In: 6º Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense ? SICT - Sul, 2017, Criciúma. 6º Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense ? SICT - Sul, 2017. p. 482-487.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MARIANO, N. M.; MORINI, L. B. M. ; DUTRA, M. C. ; BOAVENTURA, G. V. ; FERNANDES, A. ; FIGUEIREDO, D. C. V. . Química EmCaixa: a elaboração de um conjunto didático experimental para o ensino de química. In: 6º SIMPÓSIO DE INTEGRAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO SUL CATARINENSE, 2017, Criciúma. 6º SIMPÓSIO DE INTEGRAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO SUL CATARINENSE, 2017.

2.
MARIANO, N. M.; FERNANDES, A. ; GODOI, A. C. G. . PROPOSTA DE ATIVIDADE DE ENSINO DE QUÍMICA: AS METODOLOGIAS ATIVAS RELACIONADAS À PROBLEMATIZAÇÃO A PARTIR DA EXPERIMENTAÇÃO.. In: 5º Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense ? SICT-Sul, 2016, Araranguá. ANAIS DO 5º SIMPÓSIO DE INTEGRAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO SUL CATARINENSE, 2016. v. I. p. 1008-1008.

3.
MARIANO, N. M.; DUTRA, M. C. . AS METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM RELACIONADAS À PROBLEMATIZAÇÃO A PARTIR DA EXPERIMENTAÇÃO E OBSERVAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA.. In: XVIII Encontro Nacional do Ensino de Química - ENEQ, 2016, Florianópolis. ?Os Desafios da Formação e do Trabalho do Professor de Química no mundo Contemporâneo, 2016.

4.
MARIANO, N. M.; MENEZES, C. T. B. . DIAGNÓSTICO AMBIENTAL COMO SUBSÍDIO PARA RECUPERAÇÃO DE LAGOAS COSTEIRAS: ESTUDO DE CASO DA LAGOA DAS CAPIVARAS - GAROPABA. In: XIV Congresso Latino-Americano de Ciências do Mar, 2011, Balneário camburiú. In: XIV Congresso Latino-Americano de Ciências do Mar, 2011.

5.
Allain,O. ; Damasio,F. ; Rodrigues, A.A. ; MARIANO, N. M. ; Euzébio, J.G . CHOQUE DE CIÊNCIA: O ENSINO DE CIÊNCIA PROMOVENDO A INDISSOCIABILIDADE ENTRE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO NO IF-SC. In: IV ENCONTRO ESTADUAL DE ENSINO DE FÍSICA ? RS, 2011, Porto Alegre. IV ENCONTRO ESTADUAL DE ENSINO DE FÍSICA ? RS. Porto Alegre: IFUFRGS, 2011. v. 4. p. 133-133.

Apresentações de Trabalho
1.
MARIANO, N. M.; DUTRA, M. C. . As metodologias ativas de aprendizagem relacionadas à problematização a partir da experimentação e observação no Ensino de Química.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Demais tipos de produção técnica
1.
MARIANO, N. M.; MORINI, L. B. M. . 'As metodologias ativas de aprendizagem na formação de professores: o desenvolvimento de aulas de Química por meio da utilização de um conjunto didático experimental'. 2018. .

2.
MARIANO, N. M.; MORINI, L. B. M. . Química Emcaixa. 2017. .

3.
MARIANO, N. M.; MORINI, L. B. M. ; FERNANDES, A. . As Metodologias Ativas no Ensino de Química. 2017. .

4.
MARIANO, N. M.; MORINI, L. B. M. ; NETTO, O. G. . Formação inicial e continuada(FIC) - Formação de professores da área de Ciências da natureza. 2016. .

5.
MARIANO, N. M.. Formação inicial e Continuada(FIC) - Segurança, Toxicologia e Incompatibilidade Química. 2014. .

6.
MARIANO, N. M.. Curso de agente de Desenvolvimento Socioambiental. 2013. .

7.
MARIANO, N. M.; DANIEL, R.B. . Cartilha do Meio Ambiente. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Educação).

8.
MARIANO, N. M.. Educação Ambiental. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
MARIANO, N. M.. Jogo de Simulação Ambiental. 2010. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
MARIANO, N. M.. Participação em banca de Bruna da Cunha Gomes. Percepção Ambiental dos Alunos do Curso Proeja-FIC do Instituto Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Proeja) - Instituto Federal de Santa Catarina.

2.
MARIANO, N. M.. Participação em banca de Márcia Adriani de Andrade. Educação de Jovens e Adultos versus Formação Cidadã: uma construção possível. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Proeja) - Instituto Federal de Santa Catarina.

3.
MARIANO, N. M.; COSTA, S.. Participação em banca de Márcia Adriane de Andrade. Educação de Jovens e Adultos X Formação Cidadã: Uma Construção Possível. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Proeja) - Instituto Federal de Santa Catarina.

4.
MARIANO, N. M.. Participação em banca de Samuel Costa. O uso das tecnologias de informação e comunicação pelos professores do curso PROEJA/FIC do Instituto Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Proeja) - Instituto Federal de Santa Catarina.

5.
MARIANO, N. M.. Participação em banca de Edson Natal Mateus. Uma contribuição ao ensino de literatura na EJA: um estudo de caso no municipio de Maracajá - SC. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Proeja) - Instituto Federal de Santa Catarina.

6.
MARIANO, N. M.. Participação em banca de Suzy Pascoali. Uma investigação Sobre a Possibilidade de Oferta do Curso de Eletricista na Modalidade Proeja. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Proeja) - Instituto Federal de Santa Catarina.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
5º Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação do IFSC.Determinação da concentração de oxigênio dissolvido em amostras de água do Rio Araranguá. 2016. (Seminário).

2.
XVIII Eneq Encontro Nacional de Ensino de Química. 2016. (Encontro).

3.
X Workshop sobre Gestão e Reúso de Água na Indústria. 2014. (Seminário).

4.
12 Congresso do Ensino Privado Gaúcho. 2013. (Congresso).

5.
II Congresso Nacional de Educação Ambiental. A CARTILHA DO MEIO AMBIENTE COMO INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM DIFERENTES NÍVEIS DE ENSINO. 2011. (Congresso).

6.
I Salão de Iniciação à Pesquisa e Extensão do Instituto Federal Catarinense Campus Sombrio.Fonte de Energia Renovável: Energia Eólica. 2010. (Outra).

7.
Oficina GTTP(programa Formação de Professores Galileu). 2010. (Oficina).

8.
Primeiro Fórum Nacional das Licenciaturas dos Institutos Federais. 2010. (Outra).

9.
Segundo Seminário de Iniciação Científica do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza - Habilitação em Química. 2010. (Seminário).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Edison da Silva. A Reciclagem de Papel como Instrumento de Educação Ambiental: estudo de caso dos alunos Proeja Fic Araranguá/SC.. Início: 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Proeja) - Instituto Federal de Santa Catarina. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Edison Luiz da silva. A RECICLAGEM DE PAPEL COMO INSTRUMENTO NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DOS ALUNOS PROEJA-FIC DO IFSC CAMPUS ARARANGUÁ - SC. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Proeja) - Instituto Federal de Santa Catarina. Orientador: Naiane Machado Mariano.

Orientações de outra natureza
1.
Thayse Adineia Pacheco. Estágio Curricular de Observação. 2011. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em ciências da natureza) - Instituto Federal de Santa Catarina. Orientador: Naiane Machado Mariano.

2.
Najara Bonoldi. Estágio Curricular de Observação. 2011. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em ciências da natureza) - Instituto Federal de Santa Catarina. Orientador: Naiane Machado Mariano.

3.
Paulo Henrique Freitas. Estágio de Observação. 2011. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em ciências da natureza) - Instituto Federal de Santa Catarina. Orientador: Naiane Machado Mariano.

4.
Elis Regina Macedo. Estágio de Observação. 2011. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em ciências da natureza) - Instituto Federal de Santa Catarina. Orientador: Naiane Machado Mariano.



Inovação



Projeto de extensão

Outros projetos


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
MARIANO, N. M.; DUTRA, M. C. . As metodologias ativas de aprendizagem relacionadas à problematização a partir da experimentação e observação no Ensino de Química.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Cursos de curta duração ministrados
1.
MARIANO, N. M.. Curso de agente de Desenvolvimento Socioambiental. 2013. .

2.
MARIANO, N. M.. Formação inicial e Continuada(FIC) - Segurança, Toxicologia e Incompatibilidade Química. 2014. .

3.
MARIANO, N. M.; MORINI, L. B. M. . Química Emcaixa. 2017. .

4.
MARIANO, N. M.; MORINI, L. B. M. ; FERNANDES, A. . As Metodologias Ativas no Ensino de Química. 2017. .

5.
MARIANO, N. M.; MORINI, L. B. M. ; NETTO, O. G. . Formação inicial e continuada(FIC) - Formação de professores da área de Ciências da natureza. 2016. .




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/01/2019 às 23:26:41