Aron Barreira Bordin

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3259833457618970
  • Última atualização do currículo em 18/04/2018


Graduando em Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP campus de Bauru. Formado técnico de em informática pelo CTI - Colégio Técnico Industrial "Prof. Isaac Portal Roldán", Unesp de Bauru. Foi três vezes bolsista do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC-Jr) da OBMEP durante 2010-2012, duas vezes bolsista PIBIC-Jr durante 2012-2014 e duas vezes bolsista PICME durante 2015-2017. Premiado em competições nacionais de matemática, física, astronomia e computação. Com dois projetos de extensão financiados pelo Google (programa GSoC), e desenvolvedor/colaborador em diversos projetos Open Source. Atualmente desenvolve pesquisas relacionadas à Deep Learning, Inteligência Artificial, e Modelos de Otimização aplicados à Inteligência Artificial. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Aron Barreira Bordin
Nome em citações bibliográficas
BORDIN, A. B.


Formação acadêmica/titulação


2015
Graduação em andamento em Ciência da Computação.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2012 - 2014
Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Informática.
Colégio Técnico Industrial "Prof. Isaac Portal Roldán", CTI, Brasil.
2012 - 2014
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Técnico Industrial "Prof. Isaac Portal Roldán", CTI, Brasil.
2004 - 2011
Ensino Fundamental (1º grau).
DR FRANCISCO DE PAULA ABREU SODRE, DR. F. P. A. S., Brasil.




Formação Complementar


2013 - 2013
EAD - Astrofísica Geral 2013.
Observatório Nacional, ON, Brasil.
2013 - 2013
O outro lado da física.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador


Google Inc., Google, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Google Summer of Code - Scrapy Streaming, Carga horária: 30
Outras informações
Criei o Scrapy Streaming, ferramenta que teve como objetivo permitir o desenvolvimento de Spiders em outras linguagens de programação (além do Python). Além disso, adicionei bibliotecas para o fácil desenvolvimento nas linguagens: Java, Node.js e R.

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: GSoC 2015 - Google Summer of Code, Carga horária: 30
Outras informações
Participação no programa Google Summer of Code na modalidade Estudante com parceria com a Python Foundation. Resposável pelo desenvolvimento do Kivy Designer.


Triata Mídia e Negócios, TRIATA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisa e Desenvolvimento Mobile/Web, Carga horária: 20
Outras informações
Atuei na área de pesquisa e desenvolvimento, desenvolvendo produtos e pesquisas para plataformas Web e Mobile.


FInch Soluções, FINCH, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Pesquisa e Desenvolvimento IA, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 30
Outras informações
Atuei na área de pesquisa e desenvolvimento na área de Processamento de Linguagem Natural e automação. Desenvolvi pesquisas relacionadas a extração de informação e contexto. Utilizando a linguagem Java e ferramentas como CoGrOO, OpenNLP e Colt. Na área de automação, desenvolvi robôs utilizando HtmlUnit, e posteriormente uma framework que visou abstrair e facilitar o desenvolvimento de automações, de modo que pessoas sem conhecimento na área de programação fossem aptas a criarem robôs com o HtmlUnit através de uma interface interativa.



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
RADIAR: Método para a disseminação do conhecimento
Descrição: Objetivo deste projeto de pesquisa aplicada é o desenvolvimento experimental de métodos, utilizando as mais modernas técnicas da inteligência artificial, visando a inovação dos processos de aquisição do conhecimento de textos para a posterior catalogação semiautomática por conteúdo na área de petróleo (processo inexistente no mundo) e da disseminação do conhecimento na forma textual disponível na comunidade de construção de poços de petróleo. No desenvolvimento do método a ser proposto, estudos serão desenvolvidos para identificar as novas abordagens da inteligência artificial, em particular a da indexação e a recuperação semântica de textos, aprendizado de máquina e de processamento da linguagem natural. Um protótipo será desenvolvido e a avaliação dos métodos propostos será feita comparando com outras abordagens existentes e experimentalmente através da utilização dos métodos por profissionais da comunidade de construção de poços de petróleo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - 2017
PICME - Programação Não Linear Inteira Mista - Teorias, Algoritmos e Aplicações
Descrição: Foram estudados modelos de Programação Não Linear Inteira Mista, avaliando os aspectos teóricos, as dificuldades relacionadas, e os modelos de optimização determinísticos e heurísticos mais utilizados na área. Sobre o Programa: O PICME é um programa que oferece aos estudantes universitários que se destacaram nas Olimpíadas de Matemática (medalhistas da OBMEP ou da OBM) a oportunidade de realizar estudos avançados em Matemática simultaneamente com sua graduação. O PICME é coordenado em nível nacional pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada - IMPA e ofertado por Programas de Pós-Graduação em Matemática de diversas universidades espalhadas pelo país..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2015 - 2016
PICME - Programação Linear - Teorias, Algoritmos Avançados e Aplicações em IA
Descrição: Foram realizados estudos teóricos e práticos, aplicados em problemas reais, sobre modelos de otimização linear irrestrita. Além das técnicas clássicas da área, foram estudados os principais modelos de otimização aplicados em aprendizado de máquina atualmente, tais como AdaDelta, Adam, AdaMax, GD with Momentum, entre outros. Com isso, pudemos avaliar o impacto dos diferentes modelos de otimização para a qualidade da solução e velocidade de convergência de modelos de inteligência artificial e publicar os resultados no Congresso de Iniciação Científica da UNESP. Sobre o Programa: O PICME é um programa que oferece aos estudantes universitários que se destacaram nas Olimpíadas de Matemática (medalhistas da OBMEP ou da OBM) a oportunidade de realizar estudos avançados em Matemática simultaneamente com sua graduação. O PICME é coordenado em nível nacional pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada - IMPA e ofertado por Programas de Pós-Graduação em Matemática de diversas universidades espalhadas pelo país..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2014
PIBIC Jr - Cálculo Numérico e Scilab

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Edilaine Martins Soler em 24/07/2017.
Descrição: Este projeto de pesquisa teve por objetivo familiarizar o aluno com métodos de solução numérica de equações e métodos de solução numérica de sistemas lineares, utilizando linguagem adequada a um aluno do ensino médio. Inicialmente foram estudados conceitos e propriedades relativas a derivada de uma função de uma variável. Em seguida foram investigados e implementados computacionalmente métodos iterativos para solução de equações. E, finalmente, métodos iterativos para resolução de sistemas lineares foram investigados e implementados computacionalmente. Todas as implementações computacionais foram realizadas utilizado o software Scilab..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2013
PIBIC Jr - Otimização Linear e Scilab

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Edilaine Martins Soler em 24/07/2017.
Descrição: Este projeto de pesquisa teve por objetivo familiarizar o aluno com a otimização linear através da modelagem, implementação e testes em problemas reais. Os algoritmos foram implementados com o Scilab..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2012
Iniciação científica Jr. - Matemática - OBMEP
Descrição: No projeto de Iniciação científica Junior (PIC), cujos participantes foram selecionados a partir dos premiados na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), do ano de 2008. O objetivo do projeto foi apresentar tópicos da matemática com uma nova abordagem, estimulando o interesse precoce dos alunos pelas ciências exatas. Alguns dos tópicos não foram estudados no Ensino Fundamental e Médio regulares. Bibliografia: Uma introdução às Construções Geométricas (Eduardo Wagner), Criptografia (Severino Collier Coutinho), Métodos de Contagem e Probabilidades (Paulo Cezar Pinto Carvalho), Trigonometria/Números Complexos (Manfredo Perdigão do Carmo/Augusto César Morgado/Eduardo Wagner- SBM) e Círculos Matemáticos - A Experiência Russa (Dmitri Fomin / Sergey Genkin / Ilia Itenberg)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2011
Iniciação científica Jr. - Matemática - OBMEP
Descrição: No projeto de Iniciação científica Junior (PIC), cujos participantes foram selecionados a partir dos premiados na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), do ano de 2010. O objetivo do projeto foi apresentar tópicos da matemática com uma nova abordagem, estimulando o interesse precoce dos alunos pelas ciências exatas. Alguns dos tópicos não foram estudados no Ensino Fundamental e Médio regulares. Bibliografia: Criptografia (Severino Collier Coutinho) e Atividades de Contagem a partir de Criptografia (Pedro Luiz Malagutti), Trigonometria/Números Complexos (Manfredo Perdigão do Carmo/Augusto César Morgado/Eduardo Wagner- SBM) e Temas e Problemas Elementares (Elon Lages Lima/Paulo Cezar Pinto Carvalho/Eduardo Wagner/Augusto César Morgado - SBM).
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2010
Iniciação científica Jr. - Matemática - OBMEP
Descrição: No projeto de Iniciação científica Junior (PIC), cujos participantes foram selecionados a partir dos premiados na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), do ano de 2009. O objetivo do projeto foi apresentar tópicos da matemática com uma nova abordagem, estimulando o interesse precoce dos alunos pelas ciências exatas. Alguns dos tópicos não foram estudados no Ensino Fundamental e Médio regulares. Bibliografia: Iniciação à Aritmética (Abramo Hefez), Métodos de Contagem e Probabilidades (Paulo Cezar Pinto Carvalho), Teorema de Pitágoras e Áreas (Eduardo Wagner).
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Inteligência Artificial.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Otimização.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística / Subárea: Probabilidade e Estatística Aplicadas.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2016
1º Lugar Maratona de Programação - Etapa Regional, ICPC.
2014
Medalha de Ouro, OBA - Olimpíada Brasileira de Astronomia.
2014
Medalha de Bronze, OBFEP - Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas.
2013
Menção Honrosa, OBI - Olimpíada Brasileira de Informática.
2013
Medalha de Prata, OBA - Olimpíada Brasileira de Astronomia.
2012
Medalha de Prata, OBI - Olimpíada Brasileira de Informática.
2011
Medalha de Bronze, OBMEP - Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas.
2010
Medalha de Bronze, OBMEP - Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas.
2009
Medalha de Bronze, OBMEP - Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MARAR, J. F.2016MARAR, J. F. ; BORDIN, A. B. . Multidimensional wavelet neural networks Based on polynomial powers of sigmoid: a framework to image verification. DATJournal Design Art and Technology, v. 1, p. 106-123, 2016.

Apresentações de Trabalho
1.
BORDIN, A. B.; SOLER, E. M. ; MARAR, J. F. . Redes Neurais Wavelets: Acelerando o Treinamento com Algoritmos de Otimização Avançados. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
BORDIN, A. B.; SOLER, E. M. . Diagnóstico de Massas Mamárias Utilizando Regressão Logística. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
BORDIN, A. B.. Desenvolvimento mobile com Python. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
BORDIN, A. B.. Introdução ao Kivy e Buildozer para Python Mobile. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
BORDIN, A. B.; SOLER, E. M. . O software livre Scilab e o Cálculo Numérico. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
BORDIN, A. B.; PEGORARO, R. ; FISCHER, C. ; FRAGA, C. ; BICUDO, A. L. R. ; PELEGRINI, R. ; MORETTO, V. F. J. . Robô Móvel Autônomo Integrando Hardware Arduino com Smartphone Android para Provas de Resgate. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
BORDIN, A. B.; SOLER, E. M. . Uma aplicação de Otimização Linear. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
BORDIN, A. B.; MARAR, J. F. . Inteligência Artificial. 2016.

2.
BORDIN, A. B.; FISCHER, C. ; FRAGA, C. . Olimpíadas high tech. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
BORDIN, A. B.. Labs. 2017; Tema: Inteligência Artificial. (Blog).

2.
BORDIN, A. B.. Rhesoft Blog. 2013; Tema: Blog com caráter educacional sobre Desenvolvimento de Softwares. (Blog).


Demais tipos de produção técnica


Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
1º Workshop em mídia e Tecnologia: neurociência, cognição, design & emoção aplicadas e políticas públicas.. Consciências Artificiais: Reconstruindo a Realidade Social. 2016. (Exposição).

2.
Python Brasil [11].Python Brasil [11]. 2015. (Encontro).

3.
LARC - Latin American Robotics Competition / CBR Competição Brasileira de Robótica. Robô Móvel Autônomo Integrando Hardware Arduino com Smartphone Android para Provas de Resgate. 2014. (Olimpíada).

4.
Olimpíada Brasileira de Robótica. Rescue A. 2014. (Olimpíada).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MARAR, J. F. ; HOLDSCHIP, R. ; BORDIN, A. B. ; FAKHOURY, R. S. ; AGUILAR, I. A. ; CAMARGO, M. B. O. . MEDIATECH: 1º Workshop em mídia e Tecnologia: neurociência, cognição, design & emoção aplicadas e políticas públicas. 2016. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
BORDIN, A. B.; MARAR, J. F. . Inteligência Artificial. 2016.

2.
BORDIN, A. B.; FISCHER, C. ; FRAGA, C. . Olimpíadas high tech. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/11/2018 às 23:10:43