Erika Souza Vieira

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  • Última atualização do currículo em 22/11/2018


Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na linha de pesquisa de Educação e Linguagem (2016), e graduada em Pedagogia pela mesma Universidade (2014). Atuou como apoio pedagógico no Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL/UFPE), participando de equipes de trabalho de formações continuadas e na avaliação de materiais didáticos. Atua como professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental na Prefeitura do Recife (PCR), mas já lecionou na Educação Infantil. É integrante do grupo de pesquisa sobre heterogeneidade e alfabetização: concepções e práticas, com foco na análise de livros didáticos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Erika Souza Vieira
Nome em citações bibliográficas
VIEIRA, E. S.

Endereço


Endereço Profissional
Centro de Estudos em Educação e Linguagem.
Rua Acadêmico Hélio Ramos s/n
Cidade Universitária
50740530 - Recife, PE - Brasil
Telefone: (81) 21268921


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2016
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: O uso de recursos didáticos e os direitos de aprendizagem de apropriação do sistema de escrita alfabética por professores do 1º ano do Ensino Fundamental.,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Ana Cláudia Rodrigues Gonçalves Pessoa.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco, FACEPE, Brasil.
Palavras-chave: Recursos didáticos; Apropriação do sistema de escrita; Prática docente.
Grande área: Ciências Humanas
2008 - 2013
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Obras Complementares: seleção e uso na Alfabetização.
Orientador: Telma Ferraz Leal.




Formação Complementar


2013 - 2013
História do cinema em Pernambuco. (Carga horária: 8h).
Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - São Paulo, SBPC, Brasil.
2012 - 2012
Ensino de Ciências com base no acervo das Obras Complementares. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2010 - 2010
Estratégias didáticas para o ensino da Geografia nas séries iniciais. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.


Atuação Profissional



Prefeitura Municipal de Recife, PM/Recife, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Atua como professora dos anos iniciais na Escola Municipal Professora Almerinda Umbelino de Barros, localizada no município de Recife/PE.


Assessoria Municipal Especializada, AMESP, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Formadora, Carga horária: 8
Outras informações
Atuou como formadora da "JORNADA PEDAGÓGICA - AS DIMENSÕES DA BNCC: DO PLANEJAMENTO À AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM", no município de Bom Conselho/PE, com carga horária de 8 horas.

Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Formadora, Carga horária: 16
Outras informações
Atuou como formadora da "JORNADA PEDAGÓGICA - AS DIMENSÕES DA BNCC: DO PLANEJAMENTO À AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM", no município de Jurema/PE, com carga horária de 16 horas.


Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiária docente, Carga horária: 4
Outras informações
Atuou como estagiária da disciplina de Fundamentos metodológicos do ensino da Língua portuguesa I, sob orientação da professora Dra. Ana Claudia Rodrigues Gonçalves Pessoa, carga horária 60 horas.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 12
Outras informações
Monitor (a) da disciplina de Avaliação da Aprendizagem. (Dpt. de Psicologia e Orientação Educacionais - Centro de Educação -UFPE. Orientadora: Prof. Dra. Fátima Maria Leite Cruz


Centro de Estudos em Educação e Linguagem, CEEL, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Apoio técnico administrativo pedagógico, Carga horária: 30
Outras informações
Apoio do Pacto Nacional pela Alfabetização na idade certa (PNAIC) - PB.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Apoio Pedagógico, Carga horária: 30
Outras informações
Atuou como apoio pedagógico do Programa Nacional do Livro Didático - Acervos Complementares/ 2013

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Apoio técnico administrativo pedagógico, Carga horária: 20
Outras informações
Atuou como apoio do Pró-letramento PE.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações
Atuou no Pró-letramento Mato Grosso (revezamento), na área de linguagem, realizado em 2011 e participou na equipe de trabalho do Seminário final.


Escola Novo Horizonte, ENH, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Regente no 4° ano do Ensino Fundamental I, Carga horária: 20


ESCOLA MUNICIPAL JÁDER FIGUEIREDO DE ANDRADE SILVA, EMJFAS, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Regência em turma do 1° ano do 1° ciclo, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Regência em turma do 1° ano do 1° ciclo, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Acompanhante de Aluno, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Regência na Educação Infantil (Grupo V), Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Heterogeneidade e alfabetização: concepções e práticas

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Telma Ferraz Leal em 05/08/2018.
Descrição: A problemática da alfabetização no Brasil tem sido abordada por pesquisadores de diferentes correntes teóricas e sob múltiplas perspectivas. Há, no entanto, questões ainda pouco abordadas ou insuficientemente discutidas. Uma delas diz respeito ao modo como a heterogeneidade dos estudantes é concebida em documentos curriculares, livros didáticos e no discurso dos professores, assim como os modos como os docentes lidam com tal fenômeno na prática cotidiana. Tal temática é de fundamental importância porque os dados de avaliação no país ainda evidenciam grandes distorções e desigualdades na apropriação da escrita e da leitura. Crianças e adultos ainda frequentam as escolas sem terem acesso a conhecimentos que garantam suas inserções em práticas sociais letradas. Obviamente, variadas causas precisam ser consideradas, como as distorções nas condições socioeconômicas das regiões brasileiras, as condições precárias de trabalho dos professores, problemas na formação dos profissionais, estratégias pedagógicas inadequadas, dentre outras. No bojo dessas questões, uma das razões possíveis para tais resultados é a falta de estratégias pedagógicas para lidar com as múltiplas heterogeneidades entre os estudantes. Desse modo, objetiva-se investigar as concepções sobre heterogeneidade e sobre heterogeneidade no contexto da sala de aula presentes em documentos curriculares, livros didáticos e discursos de docentes, assim como as estratégias docentes para lidar com tal fenômeno em sala de aula dos anos iniciais do Ensino Fundamental, no ensino da leitura e da escrita..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Erika Souza Vieira - Integrante / Telma Ferraz Leal - Coordenador / Ana Cláudia Gonçalves Pessoa - Integrante / Juliana de Melo Lima - Integrante / Carolina Figueiredo de Sá - Integrante / Elaine Cristina Nascimento da Silva - Integrante.
2013 - 2016
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: formação de professores e impactos sobre a prática docente.
Descrição: Não é recente a discussão sobre o processo de alfabetização no Brasil. Durante muitos anos a taxa de analfabetismo vem preocupando estudiosos e governantes, além disso, a possibilidade de termos jovens que terminam o ensino básico e que não são capazes de produzir ou ler textos com autonomia também é preocupante. Muitas ações têm sido implantadas para resolver tais problemas. O Brasil tem conseguido diminuir a taxa de analfabetismo, mas muito ainda tem a ser feito. No ano de 2012 o Governo Federal lançou o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa que constitui um acordo formal assumido pelo Governo Federal, estados, municípios e universidades para firmar o compromisso de alfabetizar crianças até, no máximo, 8 anos de idade, ao final do ciclo de alfabetização. Nesse pacto para que a criança seja considerada alfabetizada não basta que ela seja capaz de realizar todas as correspondências entre grafema e fonema e escrever/ler algumas palavras. É necessário mais que isso: que ela seja capaz de ler e produzir textos com autonomia. Por essa razão, acredita-se que a criança necessite de um tempo maior para consolidar o processo de alfabetização o que se prolongaria até o final do 3º ano do ensino fundamental. Um dos principais investimentos do Pacto será o desenvolvimento da formação continuada de professores. Essa formação acontecerá dentro de uma perspectiva reflexiva sobre a prática de professores. Entendendo a importância do Pacto para o processo de alfabetização, essa pesquisa terá como objetivo principal analisar o processo de formação de professores no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e os impactos dessa formação nas concepções e práticas de professores alfabetizadores de escolas da cidade e do campo. Tal objetivo desdobra-se em objetivos específicos organizados em nove subprojetos: formação continuada de professores em larga escala: limites e possibilidades; concepções sobre alfabetização de profissionais da educação: orientadores..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (14) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Erika Souza Vieira - Integrante / Telma Ferraz Leal - Integrante / Ana Cláudia Gonçalves Pessoa - Coordenador / Juliana de Melo Lima - Integrante / Rielda Karyna de Albuquerque - Integrante / Ester Calland de Souza Rosa - Integrante / Leila Nascimento da Silva - Integrante.
2011 - 2013
Alfabetização e ensino de língua portuguesa: investigando o currículo no Brasil
Descrição: Objetiva-se, neste projeto de pesquisa, analisar 21 propostas curriculares: 12 de redes estaduais (Acre, Amapá, Amazonas, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo) e 09 de redes municipais de capitais brasileiras (Cuiabá, Curitiba, Macapá, Recife, Rio Branco, Rio de Janeiro, São Paulo e Teresina), buscando identificar as orientações relativas ao processo de alfabetização, tanto no tocante às concepções de alfabetização e princípios didáticos subjacentes às propostas, quanto a se há nos documentos alguma indicação da etapa de escolaridade em que tal processo deve ser iniciado. Tais propostas também serão analisadas com o intuito de investigarmos quais princípios teórico-metodológicos acerca do ensino da leitura e produção de textos orientam os documentos e os modos como os pressupostos relativos à diversidade textual são inseridos. A análise estará fundamentada nas abordagens sociointeracionistas, com base na teoria bakhtiniana e no sociointeracionismo instrumental de Dolz e Schneuwly, bem como na abordagem de Análise de Conteúdo, segundo Bardin (2007). Outros autores serão inseridos, sobretudo, para estabelecermos diálogos em relação às diferentes abordagens teóricas que possam perpassar os documentos analisados....
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Erika Souza Vieira - Integrante / Telma Ferraz Leal - Coordenador / Ana carolina Perrusi Brandão - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Cooperação.


Projetos de extensão


2015 - 2015
Avaliação de livros didáticos de alfabetização e letramento e Língua Portuguesa/PNLD 2016
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Prêmios e títulos


2017
Aprovação em concurso público para o cargo de Professor I, Prefeitura Municipal de Jaboatão.
2012
Aprovação em concurso público para o cargo de Professor I., Prefeitura Municipal do Recife.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
1LEAL, T. F.2013 LEAL, T. F. ; BRANDAO, A. C. P. ; VIEIRA, E. S. ; ALMEIDA, F. B. S. . Reflexões sobre o ensino do sistema de escrita de escrita alfabética em documentos curriculares: implicações para a formação de professores. Olh@ares_Revista Eletrônica do Departamento de Educação da UNIFESP, v. 1, p. 69-99, 2013.

Capítulos de livros publicados
1.
LEAL, T. F. ; BRANDAO, A. C. P. ; ALMEIDA, F. B. S. ; VIEIRA, E. S. . Currículo e alfabetização: implicações para a formação de professores. In: Maria do Rosário Longo Mortatti; Isabel Cristina Alves da Silva Frade. (Org.). Currículo e alfabetização: implicações para a formação de professores. 1ed.Marília-SP: UNESP, 2014, v. 349, p. 7-349.

Apresentações de Trabalho
1.
LIMA, J. M. ; VIEIRA, E. S. . Jogos de alfabetização na sala de aula: reflexões sobre a mediação docente. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
LIMA, J. M. ; VIEIRA, E. S. . Reflexões sobre atividades voltadas para o sistema de escrita alfabética e os agrupamentos dos estudantes. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
VIEIRA, E. S.. Os usos de recursos didáticos na alfabetização. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
VIEIRA, E. S.; SOARES, E. C. ; LEAL, T. F. . As obras complementares no processo de alfabetização. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
VIEIRA, E. S.; SOARES, E. C. ; LEAL, T. F. . As obras complementares no processo de alfabetização. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
LEAL, T. F. ; VIEIRA, E. S. . A alfabetização nos documentos curriculares de secretarias estaduais brasileiras. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
VIEIRA, E. S.; SOUZA, J. T. ; SILVA, A. K. F. . Lixo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
VIEIRA, E. S.. Atividades de alfabetização. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
VIEIRA, E. S.. Jogo Mestre Canguru. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Demais tipos de produção técnica
1.
CRUZ, M. C. S. ; ALBUQUERQUE, E. B. C. ; LEAL, T. F. ; PESSOA, A. C. R. G. ; VIEIRA, E. S. . Avaliação de livros didáticos de alfabetização e letramento e Língua Portuguesa/PNLD 2016. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Leitor crítico).

2.
LEAL, T. F. ; PESSOA, A. C. R. G. ; ALBUQUERQUE, E. B. C. ; ROSA, E. C. S. ; MORAIS, A. G. ; VIEIRA, E. S. . Acervos Complementares - Alfabetização e letramento nas diferentes áreas do conhecimento. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual didático).

3.
LEAL, T. F. ; PESSOA, A. C. R. G. ; ALBUQUERQUE, E. B. C. ; LIMA, J. M. ; VIEIRA, E. S. . Fascículo do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (CEEL/UFPE). 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Leitor crítico).

4.
BRANDAO, A. C. P. ; LEAL, T. F. ; VIEIRA, E. S. . Alfabetização e ensino da língua portuguesa: investigando currículo no Brasil. 2012. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Pessoa, G A. C; ALBUQUERQUE, E. B. C.; VIEIRA, E. S.. Participação em banca de Ana Patrícia S. de Moraes.O trabalho da oralidade nos livros didáticos aprovados no PNLD 2016.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.

2.
LIMA, J. M.; MONTENEGRO, S.; VIEIRA, E. S.. Participação em banca de Severino Tiago Cavalcanti Rocha.O dizer e o fazer dos professores alfabetizadores de Moreno sobre o ensino da leitura com as obras complementares (PNL). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
V Congresso Nacional de Educação. 2018. (Congresso).

2.
XVI Congresso Internacional de Tecnologia na Educação - "Educação e Tecnologia para a Humanização da Escola". 2018. (Congresso).

3.
Formação Papo pedagógico - com a palavra: alfabetização. 2017. (Encontro).

4.
A organização pedagógica em parceria com as crianças: desafios e proposições para Educação Infantil. 2015. (Outra).

5.
II Feira de leitura: Comunidades leitoras. 2015. (Feira).

6.
Seminário final do PNLD 2016 - Alfabetização, Letramento e Língua Portuguesa. 2015. (Seminário).

7.
O livro didático no ciclo de alfabetização. 2014. (Outra).

8.
VI Seminário de Estudos em Educação e Linguagem. 2014. (Seminário).

9.
Congresso de Iniciação Científica da UFPE. Alfabetização e o ensino da Língua Portuguesa: investigando o currículo no Brasil. 2013. (Congresso).

10.
I Conferência do Programa Via Escola: Um Pacto Pela Educação. 2012. (Outra).

11.
I Seminário sobre Mediação de Leitura em Bibliotecas Comunitárias. 2012. (Seminário).

12.
V Seminário de Estudos em Educação e Linguagem, promovido pelo Centro de Estudos em Educação e Linguagem/ UFPE.. 2011. (Seminário).

13.
Formação continuada "Entendendo as Demandas das Pessoas com Deficiência". 2010. (Outra).

14.
Jornada Pedagógica no Centro de Educação- Universidade em questão: formaçã o profissional da educação e compromisso com a cidadania. Mini-curso: O ensino da Lí ngua portuguesa e oficina: Matmática na educação infantil.. 2010. (Outra).

15.
Seminário Educação e Relações Raciais no Brasil. 2010. (Seminário).

16.
Palestra intitulada "La Compréhension des Concepts Mathématiques, proferida pelo professor Gerárd Vergnaud, do Centre Nacional de la Recherche Scientifique- CNRS/Paris VIII- EDUMATEC. 2009. (Outra).

17.
Seminário de encerramento do Projeto de Formação Continuada dos Professores de Camaragibe, promovido pelo Centro de Estudos em Educação e Linguagem/ UFPE.. 2009. (Seminário).

18.
Andarilhando com Paulo Freire, Homenagem ao Aniversário do Tecelão da utopia.. 2008. (Encontro).

19.
I Encontro de Grupos de Estudos e Pesquisas Marxistas- I EPMARX. 2008. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MACEDO, M. S. A. N ; VIEIRA, E. S. . II CONBALF - Congresso Brasileiro de Alfabetização. 2015. (Congresso).

2.
VIEIRA, E. S.. VI Seminário de Estudos em Educação e Linguagem. 2014. (Outro).

3.
VIEIRA, E. S.. VI Seminário de Estudos em Educação e Linguagem. 2014. (Outro).

4.
LEAL, T. F. ; PESSOA, A. C. R. G. ; LIMA, J. M. ; ALBUQUERQUE, R. K. ; VIEIRA, E. S. . V Seminário de Estudos em Educação e Linguagem - CEEL - UFPE. 2011. (Outro).




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