Isabella Duarte Pinto Meucci

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7529253720686507
  • Última atualização do currículo em 31/12/2018


Doutoranda em Ciência Política pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Política do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (IFCH/UNICAMP), no qual também possui mestrado em Ciência Política (2013-2015). É bacharela em Ciências Sociais com Habilitação em Ciência Política e Sociologia e licenciada em Ciências Sociais pela mesma Universidade (2008-2011). Atua como pesquisadora no Laboratório de Pensamento Político (PEPOL-UNICAMP) e tem experiência profissional como docente no Ensino Médio. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Isabella Duarte Pinto Meucci
Nome em citações bibliográficas
MEUCCI, I. D. P.


Formação acadêmica/titulação


2018
Doutorado em andamento em Ciência Política.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Pátria ou morte: nacionalismo e socialismo em Casa de las Américas,
Orientador: Alvaro Gabriel Bianchi Mendez.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2013 - 2015
Mestrado em Ciência Política.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: A Revolução Cubana e o movimento trotskista na América Latina: impactos na construção de um projeto político (1959-1974),Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Alvaro Gabriel Bianchi Mendez.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2008 - 2011
Graduação em Ciências Sociais.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2015
Knowing and the Known: an introduction to the Philosophy of Science. (Carga horária: 36h).
International Political Science Association, IPSA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Doutorado
Outras informações
Bolsista CAPES de Doutorado com o projeto "Pátria ou morte: nacionalismo e socialismo em Casa de las Américas", sob a orientação do Prof. Dr. Alvaro Bianchi.

Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Mestrado, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista de Mestrado CNPq com o projeto "O impacto da Revolução Cubana no pensamento da esquerda latino-americana: o caso do movimento trotskista (1959-1974)" sob a orientação do Prof. Dr. Alvaro Gabriel Bianchi Mendez.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Programa de Estágio Docente, Carga horária: 8
Outras informações
Monitora do Programa de Estágio Docente (PED) na disciplina HZ447 - Tradições do Pensamento Político, sob orientação do Prof. Dr. Alvaro Bianchi.

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Apoio à Pesquisa, Carga horária: 20
Outras informações
Assistente de Pesquisa no projeto Sexualidade, Gênero e Violência nas Políticas da Velhice da Profª. Drª Guita Grin Debert.

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica
Outras informações
Bolsista PIBIC/CNPq, com a pesquisa de iniciação científica "Relações Cuba Estados Unidos: a política externa norte americana no pós-Guerra Fria" sob a orientação do Prof. Dr. Shiguenoli Miyamoto.



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Pátria ou morte: nacionalismo e socialismo em Casa de las Américas
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Isabella Duarte Pinto Meucci - Coordenador.
2013 - 2015
O impacto da Revolução Cubana no pensamento da esquerda latino-americana: o caso do movimento trotskista (1959-1974)
Descrição: A vitória dos revolucionários cubanos em janeiro de 1959 possibilita a inauguração de um novo momento histórico para o pensamento marxista latino-americano. Esse novo período é caracterizado pela revisão de modelos etapistas de revolução, propagados pelos partidos comunistas, e pelas inovações quanto aos métodos e aos atores envolvidos no processo revolucionário. Para entender o impacto da Revolução Cubana na esquerda latino-americana, mais especificamente no caso do movimento trotskista, esse projeto analisará o pensamento de duas organizações atuantes na América Latina: o Bureau Latino Americano (BLA), liderado por Juan Posadas e o Secretariado Latino Americano do Trotskismo Ortodoxo (SLATO), liderado por Nahuel Moreno. O principal objetivo é compreender de que forma a Revolução Cubana contribuiu para o debate acerca da aplicação do marxismo na América Latina, promovendo uma atualização do conceito de revolução nos substratos de esquerda, especialmente no movimento trotskista..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Isabella Duarte Pinto Meucci - Coordenador.
2010 - 2011
Relações Cuba ? Estados Unidos: a política externa norte americana no pós-Guerra Fria
Descrição: As relações entre Cuba e Estados Unidos perpassam um longo período histórico, e só podem ser compreendidas quando relacionadas a um contexto mais amplo, que abrange as intervenções norte-americanas em toda a América Latina. Dessa forma, esse projeto buscou as raízes dessas intervenções em todo o continente americano, para então analisar de forma específica as políticas adotadas pelos Estados Unidos em relação a Cuba. Desde a ajuda na independência cubana, passando pelas intervenções após o êxito da Revolução de 1959, e chegando até a manutenção de políticas hostis nos dias atuais, buscou-se entender a especificidade da política externa norte-americana em relação a Cuba. O período posterior à Guerra Fria trouxe, inicialmente, a esperança de mudanças nas relações entre os dois países, pois o perigo soviético já havia sido afastado. No entanto, o que se verificou foi uma continuidade das intervenções e das pressões norte-americanas em Cuba. O principal objetivo desse projeto foi compreender a continuidade das políticas hostis nesse período, analisando como foram justificadas de acordo com um novo paradigma de segurança nacional norte-americano..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Isabella Duarte Pinto Meucci - Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.


Membro de corpo editorial


2018 - Atual
Periódico: Boletim Lua Nova


Revisor de periódico


2014 - 2014
Periódico: OUTUBRO (SÃO PAULO)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Teoria Política.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MEUCCI, I. D. P.2016MEUCCI, I. D. P.. O campo e a guerrilha: o movimento trotskista e a Revolução Cubana. Outubro (São Paulo), v. 27, p. 160-189, 2016.

2.
MEUCCI, I. D. P.2014MEUCCI, I. D. P.. O austromarxismo e a questão nacional: contribuições de Otto Bauer e Karl Renner. Revista Eletrônica de Ciência Política - recp, v. 5, p. 142-156, 2014.

3.
MEUCCI, I. D. P.2014MEUCCI, I. D. P.. Resenha de REIS, Daniel Aarão; RIDENTI, Marcelo; MOTTA, Rodrigo P. Sá (Orgs.). A ditadura que mudou o Brasil: 50 anos do golpe de 1964. Rio de Janeiro: Zahar, 2014.. Outubro (São Paulo), v. 22, p. 228-234, 2014.

4.
MEUCCI, I. D. P.2012MEUCCI, I. D. P.. Fetichismo da mercadoria e fetichismo da subjetividade: uma análise comparativa na obra de Zigmunt Bauman. Revista Sem Aspas, v. 1, p. 37-45, 2012.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MEUCCI, I. D. P.. Da guerrilha ao socialismo? A Revolução Cubana e o debate sobre a luta armada no trotskismo internacional. In: VIII Colóquio Marx Engels, 2015, Campinas. Anais VIII Colóquio Marx Engels. Campinas, 2015. v. 1. p. 1-10.

2.
MEUCCI, I. D. P.. O imperialismo, o stalinismo e a Revolução Permanente: a Revolução Cubana interpretada pelo movimento trotskista. In: Marx e o Marxismo 2015: Insurreições, passado e presente, 2015, Niterói. Anais do Colóquio Marx e o Marxismo 2015: Insurreições, passado e presente. Niterói, 2015. v. 1. p. 1-14.

3.
MEUCCI, I. D. P.. O impacto da Revolução Cubana no pensamento da esquerda latino-americana: o caso do movimento trotskista (1959-1974). In: Fórum Brasileiro de Pós-graduação em Ciência Política, 2013, Curitiba. Anais III Fórum Brasileiro de Pós-Graduação em Ciência Política, 2013.

4.
MEUCCI, I. D. P.. Estados Unidos e América Latina: o caso de Cuba no pós-guerra fria. In: V Simpósio Internacional Lutas Sociais na América Latina, 2013, Londrina. Anais do V Simpósio Internacional Lutas Sociais na América Latina ?Revoluções nas Américas: passado, presente e futuro?, 2013. p. 121-136.

5.
MAGALHÃES, Luís Felipe Aires ; MEUCCI, I. D. P. . O marxismo na América Latina. In: Colóquio Nacional Marx e o Marxismo: teoria e prática, 2011, Niterói. Marx e o Marxismo 2011: teoria e prática, 2011.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MEUCCI, I. D. P.. A Revolução Cubana e o pensamento marxista latino-americano: o caso do movimento trotskista (1959-1974). In: 9° Encontro da Associação Brasileira de Ciência Política, 2014, Brasília. 9º ENCONTRO ABCP, 2014.

Apresentações de Trabalho
1.
MEUCCI, I. D. P.. O imperialismo, o stalinismo e a Revolução Permanente: a Revolução Cubana interpretada pelo movimento trotskista. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
MEUCCI, I. D. P.. Da guerrilha ao socialismo? A Revolução Cubana e o debate sobre a luta armada no trotskismo internacional. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
MEUCCI, I. D. P.. The impact of the Cuban Revolution in Latin America's Leftist thought: the case of the trotskyist movement (1959-1974). Comunicação apresentada na Sixteenth International Conference on ?New Political Science, realizado na Universidade de Havana entre os dias 20 e 22 de novembro de. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
MEUCCI, I. D. P.. O impacto da Revolução Cubana no pensamento da esquerda latino-americana: o caso do movimento trotskista (1959-1974). Comunicação apresentada no IIII Fórum Brasileiro de Pós-Graduação em Ciência Política, realizado na Universidade Federal do Paraná (UFPR) entre os dias 31 de julho e 02 de agosto de. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
MEUCCI, I. D. P.. Estados Unidos e América Latina: o caso de Cuba no pós-Guerra Fria. Comunicação apresentada no V Simpósio Internacional Lutas Sociais na América Latina, realizado na Universidade Estadual de Londrina entre os dias 10 e 13 de Setembro de. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
MAGALHÃES, Luís Felipe Aires ; MEUCCI, I. D. P. . O Marxismo na América Latina. Comunicação apresentada no Colóquio Nacional Marx e o Marxismo, na Universidade Federal Fluminense (UFF) entre os dias 28 de novembro e 01 de dezembro de. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
MEUCCI, I. D. P.. Parecer ad hoc Revista Leviathan. 2018.

2.
MEUCCI, I. D. P.. Parecer ad hoc Revista Outubro. 2016.

3.
MEUCCI, I. D. P.. Parecer ad hoc Cadernos Cemarx. 2015.

4.
MEUCCI, I. D. P.. Parecer ad hoc VII Colóquio Marx Engels. 2012.


Demais tipos de produção técnica
1.
MEUCCI, I. D. P.. Relatório referente à Bolsa de Apoio Técnico à Pesquisa. 2012. (Relatório de pesquisa).

2.
MEUCCI, I. D. P.. Relações Cuba ? Estados Unidos: a política externa norte americana no pós-Guerra Fria. 2011. (Relatório de pesquisa).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Jornada Pedagógica Nacional 2018. 2018. (Outra).

2.
Formação em História da África e cultura afro-brasileria. 2017. (Oficina).

3.
Jornada Pedagógica Nacional 2017. 2017. (Seminário).

4.
Marx e o Marxismo: Insurreições, passado e presente. O imperialismo, o stalinismo e a Revolução Permanente: a Revolução Cubana interpretada pelo movimento trotskista. 2015. (Congresso).

5.
VIII Colóquio Internacional Marx Engels.Da guerrilha ao socialismo? A Revolução Cubana e o debate sobre a luta armada no trotskismo internacional. 2015. (Outra).

6.
III Fórum Brasileiro de Pós-Graduação em Ciência Política.O impacto da Revolução Cubana no pensamento da esquerda latino-americana: o caso do movimento trotskista (1959-1974). 2013. (Outra).

7.
Sixteenth International Conference on ?New Political Science. The impact of the Cuban Revolution in Latin America's Leftist thought: the case of the trotskyist movement (1959-1974). 2013. (Congresso).

8.
V Simpósio Internacional Lutas Sociais na América Latina.Estados Unidos e América Latina: o caso de Cuba no pós-Guerra Fria. 2013. (Simpósio).

9.
Simpósio Internacional: Esquerda na América Latina. 2012. (Simpósio).

10.
VII Colóquio Internacional Marx Engels. 2012. (Outra).

11.
Colóquio Nacional Marx e o Marxismo: teoria e prática.O marxismo na América Latina. 2011. (Outra).

12.
Mini Curso: Profissões e Classes Sociais. 2011. (Outra).

13.
XIX Congresso Interno de Iniciação Científica. Relações Cuba ? Estados Unidos: a política externa norte americana no pós-Guerra. 2011. (Congresso).

14.
I Encontro de Professores de Sociologia de Campinas e Região.. 2009. (Encontro).

15.
VI Colóquio Internacional Marx Engels. 2009. (Outra).

16.
XIV Congresso Brasileiro de Sociologia. 2009. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
DEBERT, G. G. ; MEUCCI, I. D. P. . II Colóquio Internacional Gênero e Globalização - sexualidade, maternidade e envelhecimento.. 2012. (Outro).

2.
DEBERT, G. G. ; MEUCCI, I. D. P. . Seminário de Tese: Gênero em Trânsito. 2012. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 24/01/2019 às 11:41:54