Isaac Facchini Badinelli

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9917863126527134
  • Última atualização do currículo em 14/11/2018


Mestre em História Cultural pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), possui Licenciatura e Bacharelado em História na mesma instituição. Foi Vinculado a pesquisas no laboratório de História, Saúde e Sociedade (LABHISS), e teve bolsa de mestrado pela CAPES, vinculada ao Laboratório de História Indígena (LABHIN). Atualmente é professor de História da rede estadual de ensino de Santa Catarina, professor em cursos pré-vestibulares e palestrante da Escola do Legislativo de Santa Catarina. Os principais temas de interesse são: História da Saúde, História Social da Cultura, História da escravidão e História Indígena. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Isaac Facchini Badinelli
Nome em citações bibliográficas
BADINELLI, I. F.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho de Curadores, Campus Universitário.
Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de filosofia e ciências Humanas Campus Universitário
Trindade
88040900 - Florianópolis, SC - Brasil
Telefone: (48) 30253605


Formação acadêmica/titulação


2015 - 2018
Mestrado em História.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Medicina e Comércio na Dinâmica Colonial: A trajetória Social de João Cardoso de Miranda (Século XVIII),Ano de Obtenção: 2018.
Orientador: Tiago Kramer de Oliveira.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Brasil colonial; Práticas de Cura; Trajetórias Sociais; Escravidão Colonial.
Grande área: Ciências Humanas
2009 - 2014
Graduação em História.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Saúde e Doença no Brasil Colonial: Práticas de cura e uso de plantas medicinais no Tratado Erário Mineral de Luís Gomes Ferreira (1735) .
Orientador: Renata Palandri Sigolo Sell.
Bolsista do(a): Pró-Reitoria de ensino de graduação, PREG, Brasil.
2005 - 2007
Curso técnico/profissionalizante.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense, IFC, Brasil.




Formação Complementar


2011 - 2011
História das Religiões no Brasil.
Associação Nacional de História - Sede, ANPUH/Sede, Brasil.


Atuação Profissional



Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de iniciação científica, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista do projeto do Observatório da educação, financiado no âmbito da CAPES/DEB/INEP: " Ensino, Saberes e tradição: Elementos a compartilhar nas escolas da terra Indígena Xapecó/SC.


Programa de Educação Tutorial., PET, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Professor


E.E.B Francisco Tolentino, E.E.B, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20


Revista História Catarina, HC, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Pesquisador/colaborador


Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista extensão, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista extensão - Projeto Santa Afro Catarina: Educação Patrimonial e a Presença de Africanos e Afrodescendentes na Ilha de Santa Catarina PROEXT/MEC

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Bolsista extensão, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista de extensão- Projeto Plantas Medicinais e os cuidados com a saúde: escrevendo várias histórias PROBOLSAS/UFSC

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20
Outras informações
Estagiário no LABHISS - Laboratório de História, Saúde e Sociedade. Projeto Mundos Alternativos, Alternativas Médicas.


Escola Dinâmica, ED, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10


Curso Evidente, EVIDENTE, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10
Outras informações
Professor de História, Filosofia e Sociologia


Curso e Colégio Tradição, CCT, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20


E.E.B. Professora Laura Lima, E.E.B, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40



Projetos de extensão


2013 - Atual
OBEDUC: Ensino, saberes e tradição: elementos a compartilhar nas escolas da Terra Indígena Xapecó/SC
Descrição: O presente projeto visa o desenvolvimento de pesquisas nas escolas da Terra Indígena Xapecó, situada nos municípios de Ipuaçu, Entre Rios e Bom Jesus, no oeste do estado de Santa Catarina. A população é majoritariamente Kaingáng (5.105 pessoas) e possui um grupo Guarani (111 pessoas). A Terra Indígena é composta por 14 aldeias distribuídas numa área de 15.623 hectares. São ao todo 09 escolas para atender a população, das quais 06 são escolas multisseriadas e apenas uma delas atende ao ensino médio, sendo a maior escola indígena do Estado de Santa Catarina. A escolha pelas escolas da T. I. Xapecó se deve: resultados do IDEB e SAEB nas três principais e maiores escolas da TI, a constar EIEB Cacique Vanhkrê com o índice de 3,1 para as séries iniciais e 2,3 para as séries finais. A EIEF Paiol de Barro obteve o índice de 3, 8 séries iniciais do Ensino Fundamental e a EIEF Pinhalzinho 3,4 nas séries iniciais do E.F.( IDEB 2011, 2012). Pretende-se realizar um levantamento das práticas tradicionais Kaingáng relacionadas à identidade étnica e cultural nos conteúdos curriculares visando à elaboração de material didático bilíngue, específico e diferenciado para o auxílio das práticas pedagógicas na sala de aula, na formação de professores, do currículo para o Ensino Fundamental com ênfase nas séries iniciais e alfabetização. O desenvolvimento, as atividades de execução e os relatórios do projeto estão previstos para 04 anos de duração, compreendendo de 2013 a 2017 e envolverá todos os professores e alunos da abrangência da T.I., lideranças, equipe de coordenação, bolsistas e colaboradores eventuais. Serão realizadas oficinas pedagógicas com os professores da T. I. e convidados com experiência específica visando a confecção e produção de material didático e acadêmico abrangendo os temas: rituais, ervas medicinais, ciclos de vida, alimentação, formas de uso da matemática, entre outros. A escola tem se apresentado como um espaço de revitalização e fortalecimento da cultura..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Isaac Facchini Badinelli - Integrante / Ana Lúcia Vulfe Nötzold - Coordenador / Helena Alpini Rosa - Integrante / Jeniffer Caroline da Silva - Integrante / Sandor Fernando Bringmann - Integrante / Luana Mayra da Silva - Integrante / Carina Santos de Almeida - Integrante / Rafael Benassi dos Santos - Integrante / Gulherme de Almeida Américo - Integrante / Claudemir Pinheiro - Integrante / Terezinha Guerreiro Ercigo - Integrante / Getúlio Narcizo - Integrante / Bruna Gama Gavério - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
2012 - 2013
Santa Afro Catarina: Educação Patrimonial e a Presença de Africanos e Afrodescendentes na Ilha de Santa Catarina
Descrição: O programa Santa Afro Catarina visa promover a identificação, valorização e difusão do patrimônio cultural associado à presença dos africanos e afrodescendentes em Florianópolis. O projeto Santa Afro Catarina: Roteiros Históricos na Ilha de Santa Catarina produzirá e divulgará roteiros que configuram percursos por diferentes lugares da cidade significativos para a história dos africanos e seus descendentes. Serão produzidos um website e folders para divulgação dos roteiros históricos. O website conterá um banco de documentos associados a esses roteiros. Será promovido um curso para capacitar guias de turismo para o uso dos roteiros históricos. O projeto Educação Patrimonial e História Local: africanos e afrodescendentes na Ilha de Santa Catarina compreende a educação patrimonial associada ao ensino de história e será desenvolvido na Escola Municipal Dilma dos Santos no bairro da Armação. Compreende também um trabalho de produção de acervo de entrevistas para registrar as memórias dos moradores, visando à elaboração de um roteiro histórico que será divulgado e incorporado ao website. Outra ação de extensão é a promoção de um curso visando à formação de professores para elaborar e desenvolver projetos interdisciplinares de educação patrimonial, associados aos roteiros históricos e ao ensino de história local. http://santaafrocatarina.blogspot.com..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Isaac Facchini Badinelli - Integrante / Beatriz Gallotti Mamigonian - Coordenador / Andréa Ferreira Delgado - Integrante / Evelyn Pinheiro da Silva Carvalho - Integrante / Tales Kamigouchi - Integrante / Gesiel Pinho - Integrante.Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina - Auxílio financeiro.
2011 - Atual
Plantas Medicinais e os cuidados com a saúde: escrevendo várias histórias
Descrição: 2011 - Atual Plantas Medicinais e os cuidados com a saúde: escrevendo várias histórias Descrição: Nosso objetivo é aproximar os alunos de graduação em História do ambiente escolar e proporcionar acesso ao conhecimento interdisciplinar sobre os usos das plantas medicinais ao longo de diversos períodos e contextos da história mundial aos alunos da educação básica e especial.. Situação: Em andamento; Natureza: Extensão. Alunos envolvidos: Graduação: (9) ..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (9) .
Integrantes: Isaac Facchini Badinelli - Integrante / Renata Palandri Sigolo - Coordenador / JUNQUEIRA, L. F. B - Integrante / João Luiz Fernandes Borghezan - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História das Ciências.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História das Ciências/Especialidade: História da Saúde.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil Colônia.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BADINELLI, I. F.2012 BADINELLI, I. F.; JUNQUEIRA, L. F. B . O uso das propagandas farmacêuticas do século XIX e XX como fontes para o ensino de história: um relato de experiência. EntreVer - Revista das Licenciaturas, v. 2, p. 33-45, 2012.

Capítulos de livros publicados
1.
BADINELLI, I. F.. Saúde, Religiosidade e Cura: O uso de Plantas Medicinais nos primeiros contatos entre portugueses e indígenas no Brasil. In: Renata Palandri Sigolo. (Org.). Plantas Medicinais e os Cuidados com a Saúde: Contando Várias Histórias. 1ed.Florianópolis: NUPPe/ UFSC, 2015, v. , p. 122-137.

2.
BADINELLI, I. F.; JUNQUEIRA, L. F. B . Usos e Circulação de Plantas Medicinais nas navegações Portuguesas. In: Renata Palandri Sigolo. (Org.). Plantas Medicinais e os Cuidados com a Saúde: Contando Várias Histórias. 1ed.Florianópolis: NUPPe/ UFSC, 2015, v. , p. 160-177.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
BADINELLI, I. F.. Corpo e Saúde nas vielas medievais. Revista História Catarina, Santa Catarina, , v. 46, p. 33 - 37, 01 nov. 2012.

2.
BADINELLI, I. F.. Minas de Carvão: O trabalho feminino em SC. Revista História Catarina, Santa Catarina, , v. 46, p. 34 - 39, 01 out. 2012.

3.
BADINELLI, I. F.. Punk: A transformação pelas próprias mãos. Revista História Catarina, Santa Catarina, , v. 45, p. 78 - 82, 01 jul. 2012.

4.
BADINELLI, I. F.. Vale do Rio Tijucas. Revista História Catarina, Santa Catarina, , v. 44, p. 64 - 65, 01 jul. 2012.

5.
BADINELLI, I. F.. A primeira guerra mundial vista pelo jornal. Revista História Catarina, Santa Catarina, , v. 44, p. 66 - 68, 01 jul. 2012.

6.
BADINELLI, I. F.. Festas de Escravos na Ilha. Revista História Catarina, Santa Catarina, p. 25 - 28, 01 jun. 2012.

7.
BADINELLI, I. F.. Movimento New Age. Revista História Catarina, Lages-SC, , v. 49, p. 18 - 22.

8.
BADINELLI, I. F.. Palhostock: Santa Catarina também teve seu 'woodstock'. Revista História Catarina, Lages-SC, p. 60 - 63.

9.
BADINELLI, I. F.; ROSA, R. . E.E.B Padre Anchieta. Revista História Catarina, Lages-SC, p. 81 - 82.

10.
BADINELLI, I. F.. Memória da Escola de Educação Básica Getúlio Vargas. Revista História Catarina, Lages-SC, p. 59 - 65.

11.
BADINELLI, I. F.. Escola de Educação Básica Hilda Teodoro Vieira. Revista História Catarina, Lages-SC, p. 26 - 27.

12.
BADINELLI, I. F.. E.E.B Francisco Tolentino. Revista História Catarina, Lages-SC, p. 80 - 82.

13.
BADINELLI, I. F.. Leviatã ou Matéria, forma e Poder de um Estado Eclesiástico e Civil. Revista História Catarina, Lages-SC, p. 10 - 14.

14.
BADINELLI, I. F.. As Trocas pela Cura no Período Colonial. Revista História Catarina, Lages-SC, , v. 43, p. 36 - 47.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BADINELLI, I. F.. Reflexões sobre o uso de Plantas Medicinais no Tratado Erário Mineral de Luís Gomes Ferreira. In: 14º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia, 2015, Belo Horizonte. Anais Eletrônicos do 14º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia ? 14º SNHCT, 2014.

2.
BADINELLI, I. F.. Relações entre práticas de cura e Cultura Popular nos manuais de medicina do século XVIII: Uma análise história dos Manuais de Luís Gomes Ferreira (1735), João Cardoso de Miranda (1747) e José Antônio Mendes (1710). In: III Jornada de Pós Graduação em História das Ciências e da Saúde, 2015, Rio de Janeiro. 3ª Jornada de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde, 2015.

3.
BADINELLI, I. F.. A história das plantas medicinais dentro da sala de aula: Uma experiência de ensino. In: XV ENCONTRO REGIONAL DE HISTÓRIA DA ANPUH-RIO, 2012, São Gonçalo. ANAIS DO XV ENCONTRO REGIONAL DE HISTÓRIA DA ANPUH-RIO, 2012.

4.
BADINELLI, I. F.; JUNQUEIRA, L. F. B . O uso das propagandas farmacêuticas no século XIX e XX como fontes para o Ensino de História. In: II Semana Acadêmica de História: Rupturas e Permanências: Por uma História do Brasil, 2011, Florianópolis. ANAIS DA SEMANA ACADÊMICA DE HISTÓRIA (FAED-UDESC), 2011. v. 2.

5.
BADINELLI, I. F.. A saúde e a Doença no contato entre Portugal e a Colônia. In: I Jornada histórica do PET, 2011, Florianópolis. Anais da I jornada histórica PET, 2011. v. 1.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BADINELLI, I. F.. Trajetórias, práticas de cura e relações de poder: João Cardoso de Miranda e a busca por ascensão Social na Colônia. In: VI Encontro Internacional de História Colonial, 2016, Salvador. VI EIHC Encontro Internacional de História Colinial: Mundos Coloniais Comparados: Poder, fronteiras e identidades. Caderno de Resumos. Salvador: Editora da Universidade do Estado da Bahia - EDUNEB, 2016.

2.
BADINELLI, I. F.. ERVAS, RAÍZES E MEZINHAS: A LÓGICA DO USO DE PLANTAS MEDICINAIS NO TRATATO DE MEDICINA ?ERÁRIO MINERAL? DO CIRURGIÃO PORTUGUÊS LUIS GOMES FERREIRA (1735).. In: IV Congresso Internacional de História de Jataí: Sociedade, Cultura e Poder, 2014, Jataí-GO. IV Congresso Internacional de História de Jataí: Sociedade, Cultura e Poder - Caderno de Resumos, 2014.

3.
BADINELLI, I. F.. A história das plantas medicinais dentro da sala de aula: Uma experiência de ensino. In: XV Encontro Regional de História - ANPUH-Rio Ofício do Historiador: Ensino e Pesquisa, 2012, São Gonçalo. Caderno de Resumos XV encontro regional de História da ANPUH-RIO, 2012. p. 52-53.

4.
SIGOLO, R. P. ; BADINELLI, I. F. ; JUNQUEIRA, L. F. B . A revista Planeta e a divulgação de representações de saude, doença e bem-estar. In: Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão, SEPEX. ? UFSC, 2010, Florianópolis. Anais - SepeX (Cd-Rom), 2010.

Apresentações de Trabalho
1.
BADINELLI, I. F.. Trajetórias, práticas de cura e relações de poder: João Cardoso de Miranda e a busca por ascensão social na colônia. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
BADINELLI, I. F.. Relações entre práticas de cura e Cultura Popular nos manuais de medicina do século XVIII: Uma análise história dos Manuais de Luís Gomes Ferreira (1735), João Cardoso de MIranda (1747) e José Antônio Mendes (1710). 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
BADINELLI, I. F.. Ervas, Raízes e Mezinhas: A Lógica do Uso de Plantas Medicinais no Tratado de Medicina ' Erário Mineral' do Cirurgião Português Luis Gomes Ferreira (1735). 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
BADINELLI, I. F.. Fontes para uma História do uso de Plantas Medicinais no Brasil: Uma experiência de pesquisa e ensino na EJA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
BADINELLI, I. F.. A história das plantas medicinais dentro da sala de aula: Uma experiência de ensino. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
BADINELLI, I. F.. O tema da escravidão em uma sala de Magistério: debate historiográfico e formação de professores. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
BADINELLI, I. F.. O uso das propagandas farmacêuticas nos séculos XIX e XX como fontes para o ensino de História. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
BADINELLI, I. F.. Saúde, Doença e Cura: Os primeiros contatos entre Brasil e Portugal. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
BADINELLI, I. F.; JUNQUEIRA, L. F. B ; MÜTZENBERG, B. V. ; SIGOLO, R. P. ; ANTUNES, E. ; ALMEIDA, L. V. . Faz Mal?. 2011. Vídeo.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FERREIRA, Paulo; BOFF, R.; BADINELLI, I. F.. Participação em banca de Willian Fagundes.A Política de Poder no Sistema Internacional e Sua Influência na Crise Ucraniana. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

2.
LUIZ, D. S.; BOFF, R.; BADINELLI, I. F.. Participação em banca de Carine Solf.Direitos Humanos e o Sistema Penitenciário Brasileiro. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade do Sul de Santa Catarina.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
EIEB Cacique Vanhkrê: Ensino, saberes e tradição: Terra Indígena Xapecó/SC - Saída de Campo 07/10 - 10/0/2013. 2013. (Outra).

2.
EIEB Cacique Vanhkrê: Ensino, saberes e tradição: Terra Indígena Xapecó/SC - Saída de Campo 19/11 - 22/11/2013. 2013. (Outra).

3.
Troca de Experiências de alfabetização na língua materna.Troca de Experiências de alfabetização na língua materna. 2013. (Outra).

4.
XXVII Simpósio Nacional de História.Fontes para uma História do uso de Plantas Medicinais no Brasil: Uma experiência de pesquisa e ensino na EJA. 2013. (Simpósio).

5.
10ª SEPEX - Semana de ensino, pesquisa e extensão da UFSC.Estande Medicina Complementar e Saúde Integral. 2011. (Encontro).

6.
I Jornada Histórica PET.Saúde, Doença e Cura: Os primeiros contatos entre Brasil e Portugal. 2011. (Simpósio).

7.
XXVI Simpósio Nacional de História. 2011. (Simpósio).

8.
9ª SEPEX.A Revista Planeta e a divulgação de representações de saúde, doença e Bem-estar. 2010. (Encontro).

9.
História em Debate II.O Laboratório de História, Saúde e Sociedade. 2010. (Encontro).

10.
I simpósio de direito e literatura. 2010. (Simpósio).

11.
Seminário Interinstitucional UFSC/UDESC: Estágio e Pesquisa na formação de professores de história. 2010. (Seminário).

12.
Seminário Internacional Fazendo Gênero 9: Diásporas, diversidades, deslocamentos. 2010. (Seminário).

13.
V seminário de estudos medievais - Imagens de Joana D'Arc: Idade Média,cultura e representações. 2010. (Seminário).

14.
Seminário Internacional Um outro Olhar sobre África: História e perspectivas. 2009. (Seminário).

15.
V Semana de História (I Semana de História Internacional). 2009. (Encontro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/11/2018 às 13:52:10