Leonardo Pereira de Lima

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  • Última atualização do currículo em 09/10/2017


Psicólogo graduado em Bacharelado, Formação Psicólogo e Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Catarina. Especialista em Psicologia Clinica e Gestalt Terapia. Atua como psicólogo clínico, atendendo adultos, crianças adolescentes e casais. Participou do projeto de pesquisa "Violência e Preconceito na Escola" e dos projetos de extensão "Formação Continuada de Professores em Gênero e Sexualidade" e "Papo Sério". Graduado também em Medicina Veterinária na Universidade Federal de São Paulo, é atleta amador e já exerceu, por 12 anos, a função de administrador e a carreira de piloto comercial de helicópteros, tendo mais de 6000 horas de vôo acumuladas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Leonardo Pereira de Lima
Nome em citações bibliográficas
LIMA, L. P. de


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2016
Especialização em Curso de Especialização em Gestalt Terapia. (Carga Horária: 600h).
Comunidade Gestáltica, CG, Brasil.
Título: Psicoterapia para psicoterapeutas: luxo, obrigação ou necessidade?.
Orientador: Angela Schillings.
2009 - 2015
Graduação em Licenciatura em Psicologia.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2009 - 2013
Graduação em Psicologia.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
1990 - 1994
Graduação em Medicina Veterinária.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.




Formação Complementar


2013 - 2013
Brincadeira Turbulenta entre pais e filhos. (Carga horária: 2h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2013 - 2013
Estudos, Intervenção e Pesquisa em Psicodrama. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2012 - 2012
Estratégias de Intervenção nos processos de ensino. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2011 - 2011
Curso de Capacitação NEPRE e PSE. (Carga horária: 2h).
Secretaria de Estado de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, SEECT, Brasil.
2011 - 2011
FORMAÇÃO DO PSICANALISTA ? Carlos Augusto M. Remo. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2011 - 2011
Programa Escola do Mar de Florianópolis. (Carga horária: 8h).
Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis, SMEF, Brasil.
2011 - 2011
Formação Básica em Gestalt Terapia. (Carga horária: 64h).
Comunidade Gestáltica, CG, Brasil.
2009 - 2009
Transtorno Obsessivo-Compulsivo: Avaliação Clínica. (Carga horária: 4h).
Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica, IBAP, Brasil.
2009 - 2009
Avaliação e Testagem Cognitiva Assistida. (Carga horária: 8h).
Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica, IBAP, Brasil.
1998 - 1998
CURSO DE GESTÃO PELA QUALIDADE TOTAL PARA OFICIAIS ? CGQT-O. (Carga horária: 30h).
Ministério da Aeronáutica, MAER, Brasil.
1994 - 1995
Piloto Comercial e Instrutor de Vôo de Helicóptero.
Agencia Nacional de Aviacão Civil, ANAC, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações
Projeto VIOLÊNCIA E PRECONCEITO NA ESCOLA. O propósito deste projeto é desenvolver ações permanentes na produção de conhecimentos e de indicadores para o enfrentamento de duas problemáticas recorrentes no contexto da escola: a violência e os preconceitos. Essa é uma realidade que vem sendo objetivada em denúncias, registros, matérias jornalísticas, bem como em pesquisas de âmbito local e nacional, que apontam a violência como fenômeno recorrente no contexto da escola. O Fórum das Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira - FENPB, a partir da inserção dos profissionais psicólogos nos diversos campos de atuação no cenário nacional, e dos profissionais da formação em Psicologia, sensível à questão e comprometido com a melhoria da escola pública, organizou a proposta inicial, que foi assumida pela Universidade Federal do Mato Grosso, e conta com a participação de dez universidades federais brasileiras, das 5 regiões do país.

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista de Extensão, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 10
Outras informações
Projeto Formação Continuada de Professores em Gênero e Sexualidade II - LAPEE

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações
Projeto de Pesquisa Avaliação da emergência de leitura de frases precedida do ensino de cópia - Lablin

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações
Projeto Avaliação da emergência de leitura de frases compostas por palavras, números e cores ensinadas em separado - Lablin


Aeromaster Táxi Aéreo Ltda., AEROMASTER, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 2007
Vínculo: Sócio-Diretor, Enquadramento Funcional: Diretor Administrativo, Piloto e Instrutor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Master Escola de Pilotagem de Helicópteros Ltda., MASTER, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 2007
Vínculo: Sócio-Diretor, Enquadramento Funcional: Diretor Administrativo, Piloto e Instrutor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Charlton House Catering, CHC, Inglaterra.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Funcionário, Enquadramento Funcional: Caixa; ajudante geral, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Lar Recanto do Carinho, GAPA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2013
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Voluntário, Carga horária: 6
Outras informações
Realiza, promove e acompanha atividades externas com as crianças (passeios culturais e de lazer)


Associação Lar Recanto do Carinho, ALRC, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Funcionário, Enquadramento Funcional: Psicólogo, Carga horária: 30


Clínica de Psicoterapia, CP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Psicólogo Clínico, Carga horária: 30



Projetos de pesquisa


2013 - 2015
FEMINISMO, CIÊNCIAS e EDUCAÇÃO: Relações de poder e transmissão de conhecimentos
Descrição: Relações de poder e transmissão de conhecimentos abordando os temas FEMINISMO, CIÊNCIAS e EDUCAÇÃO.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2014
Violência e Preconceito na Escola
Descrição: O propósito deste projeto é desenvolver ações permanentes na produção de conhecimentos e de indicadores para o enfrentamento de duas problemáticas recorrentes no contexto da escola: a violência e os preconceitos. Essa é uma realidade que vem sendo objetivada em denúncias, registros, matérias jornalísticas, bem como em pesquisas de âmbito local e nacional, que apontam a violência como fenômeno recorrente no contexto da escola (GUIMARÃES, 2005; CANIATO, 2009). O Fórum das Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira - FENPB, a partir da inserção dos profissionais psicólogos nos diversos campos de atuação no cenário nacional, e dos profissionais da formação em Psicologia, sensível à questão e comprometido com a melhoria da escola pública, organizou a proposta inicial, que será aperfeiçoada pela participação das Universidades Federais que comporão o projeto. Diante da problemática apontada, identifica-se a necessidade de elaboração de um programa de promoção de sociabilidades solidárias e cooperativas nas escolas. A proposta geral inclui a operacionalização de um projeto de estudos sobre preconceito e violência nas escolas em âmbito nacional, e na elaboração de uma proposta de programa nacional para o enfrentamento da violência e do preconceito nas escolas. Uma iniciativa dessa envergadura traz como pressuposto o trabalho cooperativo entre universidades da rede de ensino federal selecionadas de modo a cobrir as cinco regiões político-administrativas da União e o Conselho Federal de Psicologia representando neste Termo de Cooperação, as Entidades do FENPB, na busca de diálogo entre diferentes áreas frente a temática da violência e do preconceito na escola. Os princípios fundantes deste projeto são: subjetividade, interdisciplinaridade, cooperação, interação, compromisso social com a educação pública e a consolidação de uma escola de qualidade para todas e todos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Leonardo Pereira de Lima - Integrante / marivete gesser - Integrante / Leandro Oltramari - Integrante / Denise Cord - Coordenador / Carla Rosane Bressan - Integrante / Theophilos Rifiotis - Integrante.
2011 - 2012
AVALIAÇÃO DE EMERGÊNCIA DE LEITURA DE FRASES PRECEDIDA DO ENSINO DE CÓPIA
Descrição: Ler não produz necessariamente a compreensão do que foi lido. Pode-se permanecer apenas sob controle de um código lingüístico. Se não aprendermos a relacionar a palavra com seu referente (figura), a compreensão do que foi lido e de seu significado não emergirá e, como decorrência, surgirão leitores inaptos que não conseguirão compreender o que foi lido. Esses provavelmente se tornarão os chamados analfabetos funcionais. Assim, o objetivo do estudo é propiciar aos participantes, em situação de teste, ler frases formadas por palavras substantivadas, verbos, números e nomes de cores, cujo ensino ocorreu separadamente para cada uma dessas classes. Após o ensino de leitura de palavras, verbos, números e nomes de cores, esses elementos serão agrupados formando frases que, em situação de teste, serão apresentadas à criança para leitura. Nessa fase, denominada de agrupamento, nenhuma consequência experimentalmente planejada será fornecida ao participante do estudo. Antes, porém dessa fase de agrupamento, os participantes do Grupo Experimental serão alocados em duas condições: na condição 1 realizarão cópia de cada elemento constituinte da frase cujo acerto será consequenciado por expressões verbais; na condição 2 realizarão cópia de toda a frase cujo acerto será consequenciado de forma semelhante às conseqüências apresentadas na condição 1. Participarão desse estudo crianças da primeira série de ambos os sexos, com idade variando entre 6 e 7 anos. São alunos de uma escola da rede pública estadual, localizada em uma cidade no sul do Brasil. Serão selecionados por meio de um teste inicial de leitura de palavras, de verbos, de números e nomes de cores, sendo escolhidos aqueles que apresentarem as porcentagens mais baixas de acertos. Estes farão parte do Grupo Experimental. Os demais farão parte do Grupo Controle que participarão do teste inicial, de um teste intermediário e de um teste final de leitura..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2011
AVALIAÇÃO DE EMERGÊNCIA DE LEITURA DE FRASES A PARTIR DO ENSINO DE SUAS UNIDADES CONSTITUINTES
Descrição: A proposta é ensinar crianças do primeiro ano a ler e escrever. Após o ensino em separado de palavras, verbos, números e nomes de cores, esses elementos serão agrupados formando frases que, em situação de teste, serão apresentadas ao participante para leitura. O objetivo do estudo é propiciar aos participantes, em situação de teste, a ler frases formadas por palavras substantivadas, verbos, números e nomes de cores, cujo ensino ocorreu separadamente para cada uma dessas classes. Participarão desse estudo estudantes da primeira série de ambos os sexos, com idade variando entre 6 e 7 anos. Serão selecionados por meio dos resultados da aplicação de um teste inicial de leitura de palavras, de verbos, de números e nomes de cores, sendo escolhidos aqueles que apresentarem as porcentagens mais baixas de acertos. Estes farão parte do Grupo Experimental. Os demais farão parte do Grupo Controle que participarão, além do teste inicial, de um teste intermediário e de um teste final de leitura. Assim, nos períodos intertestes, apenas os participantes do Grupo Experimental participarão do procedimento de ensino. Serão utilizados dois lap tops, com recurso multimídia, nos quais estão instalados os softwares educativos Mestre@ (Goyos e Almeida, 1994) que permite a apresentação de palavras, figuras e sons e Mestre Libras (Goyos e Elias, 2009), um software mais avançado que o Mestre@ por permitir a presentação de vídeos e animação. Os computadores permanecerão sobre uma mesa, em frente da qual sentarão o participante e o bolsista. Os comportamentos de ler e escrever palavras substantivadas e verbos, bem como os de identificar números e nomes de cores serão ensinados por meio de um procedimento de discriminação condicional por exclusão das palavras, verbos, números e cores conhecidas. Os estímulos modelo e de comparação bem como as consequências serão apresentados também pelos softwares. Serão avaliados os comportamentos de ler frases após o ensino, em separado, das classes de estím.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2015 - 2015
GENIGS - Grupo de Estudos do NIGS
Descrição: O Grupo de Estudos do NIGS (GENIGS) tem o objetivo de realizar formação teórica e metodológica sobre gênero, sexualidade, educação e políticas públicas com pesquisadores e pesquisadoras (estudantes de graduação, pós-graduação, profissionais) vinculados ao Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades (NIGS) da Universidade de Santa Catarina e interessados em geral. Esta formação será realizada por pesquisadores, pesquisadoras e profissionais especialistas nos temas propostos (abaixo relacionados). O GENIGS fará encontros semanais nas dependências do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com carga horária semanal de duas (02) horas. Os encontros acontecerão nos meses de abril, maio, junho e julho, com carga horária total de 30 horas. TEMAS: Transexualidades ? Melissa Barbieri; Homofobia na escola - Virgínia Nunes; Estudos da Deficiência e Teoria Crip - Anahi Guedes; Nome social e nome civil - Crishna Correa; Lesbianidades ? Jainara Oliveira e Anna Amorim; Questões de gênero e violência contra a mulher - Carmelita Afonseca; Políticas de Sexualidade e Gênero na América Latina -Mario Pecheny; Projeto Magdalena: performance e gênero em uma rede de mulheres ? Marisa Naspolini; Mulheres na política - Alessandra Ghiorzi; Mídia e homossexualidade ? Maurício Gomes; Questões de gênero e raciais - Luciana de Freitas; Feminismo no século XIX - Izabela Liz.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2015 - 2015
Papo Sério
Descrição: Este projeto tem por objetivo central a problematização das temáticas de gênero e sexualidade em atividades de reflexão e formação de estudantes e professoras/es da rede pública da Grande Florianópolis e região, tendo como eixos principais: 1. as oficinas sobre gênero e sexualidades, nas quais temos discutido direitos sexuais, direitos reprodutivos, homossexualidade, transexualidade, masculinidades e DSTs, entre outros temas: 2. o concurso de cartazes contra violências de gênero (homofobia, transfobia, lesbofobia etc) nas escolas. 3. A realização de um cronograma de eventos para articular pesquisa, formação acadêmica e diálogo entre a sociedade civil e as/os estudantes da UFSC, contribuindo para a sua formação multidisciplinar articuladamente com o espaço escolar. Metodologia: A configuração atual do Projeto Papo Sério articula-se por meio de três grandes eixos principais: as oficinas sobre gênero e sexualidade, o concurso de cartazes contra lesbo-trans-homofobia e o calendário de eventos acadêmicos (seminários, jornadas, mesas redondas etc) voltados para o público estudantil da UFSC em diálogo com a sociedade civil e com as/os docentes que atuam na educação básica. Em função da intensa mobilização que todas as atividades exigem de toda a equipe envolvida, a coordenação do projeto optou por seguir a estratégia de realizar, separadamente, o concurso de cartazes no primeiro semestre e as oficinas no segundo semestre, período em concentra-se também a maior parte dos eventos acadêmicos que propomos. Esta configuração tem se mostrado profícua e bem sucedida nas últimas edições do projeto..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2012 - 2013
Formação Continuada de Professores em Gênero e Sexualidade II
Descrição: Formação Continuada de Professores da rede pública em Gênero e Sexualidade. Atividades lúdicas, palestras, vivências e dinâmicas que potencializem estes profissionais a lidar com as questões de gênero e sexualidade no cotidiano escolar..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
1LIMA, L. P. de2016 LIMA, L. P. de. Psicoterapia para psicoterapeutas: luxo, obrigação ou necessidade?. IGT na Rede, v. 13, p. 60-84, 2016.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
LIMA, L. P. de; MEDEIROS, J. G. ; MEDEIROS, G. R. . AVALIAÇÃO DE EMERGÊNCIA DE LEITURA DE FRASES A PARTIR DO ENSINO DE SUAS UNIDADES CONSTITUINTES. In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2011, FLORIANÓPOLIS. ANAIS DO 21 SIC, 2011.

2.
LIMA, L. P. de; MEDEIROS, J. G. ; MEDEIROS, G. R. ; Pellegrini, P. G. ; LERMEN, P. C. . EMERGÊNCIA DE LEITURA DE FRASES A PARTIR DO ENSINO DE SUAS UNIDADES CONSTITUINTES. In: I Congresso Catarinense de Psicologia Ciência e Profissão, 2011, FLORIANÓPOLIS. Anais do I Congresso Catarinense de Psicologia Ciência e Profissão, 2011.

3.
NUNES, C. H. S. S. ; LIMA, L. P. de ; SOUZA, H. ; DEMANTOVA, A. ; SOTILI, M. . Criação de uma bateria informatizada para avaliação da personalidade- resultados preliminares. In: III Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão, 2010, São Paulo - SP. Anais Do III Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência & Profissão. São Paulo - SP, 2010. p. 223-223.

Artigos aceitos para publicação
1.
LIMA, L. P. de; SILVA, B. ; OLIVEIRA, J. . Licenciatura em Psicologia: debates atuais e relato de uma intervenção na formação de professores. PSICOLOGIA ENSINO & FORMAÇÃO, 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
LIMA, L. P. de; Dartora, Sandra ; Oliveira, Gláucia Regina Machado de . Correção de Fluxo: desdobramentos de uma política pública. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
LIMA, L. P. de; Amorim, Alexandre de Souza ; Grillo, Guilherme Fernandes . Inserção do psicólogo: análise das necessidades de um contexto escolar. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
MEDEIROS, J. G. ; LIMA, L. P. de ; Pellegrini, P. G. ; LERMEN, P. C. . Emergência de leitura de frases a partir do ensino de suas unidades constituintes. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
LIMA, L. P. de. O ATENDIMENTO INFANTIL NA CLÍNICA GESTALT: UM RELATO DE CASO. Flroianópolis: Revista Aware, 2013 (Artigo).


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
LIMA, L. P. de. Respeite a Fila do RU. 2009; Tema: Discutir o Exercício (ou a falta) de Cidadania Comunidade da UFSC. (Blog).


Demais tipos de produção técnica

Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
LIMA, L. P. de; FAVA, C. . A vida como ela é. 2014. Teatral.

2.
LIMA, L. P. de; FAVA, C. . Momentos Marcantes. 2013. Teatral.

3.
LIMA, L. P. de; FAVA, C. . Encontros e Desencontros. 2013. Teatral.

4.
LIMA, L. P. de; FAVA, C. . Vida em Cena. 2013. Teatral.

5.
LIMA, L. P. de; FAVA, C. . A primeira vez que.... 2013. Teatral.

6.
LIMA, L. P. de; FAVA, C. . Mosaico. 2013. Teatral.

7.
LIMA, L. P. de; FAVA, C. . Caleidoscópio. 2013. Teatral.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
14º Encontro Estadual de Grupo de Estudos e Apoio à Adoção e Fórum Estadual de Juízes, Promotores de Justiça, Defensores Públicos e Técnicos do Poder Judiciário e Ministério Público. 2017. (Encontro).

2.
21 Seminário de Iniciação Científica da UFSC.Avaliação de emergência de leitura de frases a partir do ensino de suas unidades constituintes. 2012. (Seminário).

3.
I Seminário Estadual de Psicologia Escolar e Educacional.Inserção do psicólogo: análise das necessidades de um contexto escolar. 2012. (Seminário).

4.
I Seminário Estadual de Psicologia Escolar e Educacional.Correção de Fluxo: desdobramentos de uma política pública. 2012. (Seminário).

5.
I Congresso Catarinense de Psicologia Ciência e Profissão. Emergência de leitura de frases a partir do ensino de suas unidades constituintes. 2011. (Congresso).

6.
Segundo Congresso Brasileiro de Saúde Mental. 2010. (Congresso).

7.
I Jornada Brasileira de Brinquedotecas Universitárias. 2009. (Outra).

8.
IV Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica. 2009. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LIMA, L. P. de; GESSER, M. . I Seminário Estadual de Psicologia Escolar e Educacional. 2012. (Outro).

2.
LIMA, L. P. de. Semana de Psicologia da UFSC. 2009. (Outro).



Inovação



Projeto de extensão


Outras informações relevantes


Atualmente atua como psicólogo clínico, especialista em Gestalt Terapia.
Foi Bolsista de Extensão do Projeto Formação Continuada de Professores em Gênero e Sexualidade orientado pela Professora Dra. Marivete Gesser e do projeto Papo Sério, sendo orientado pela professora Miriam Grossi.
Realizou estágio na área educacional, orientado pela Professora Dra. Marivete Gesser, vinculado ao LAPEE (Laboratório de Psicologia Escolar e Educacional), UFSC.
Atuou como Diretor Geral e Sócio-proprietário da Aeromaster Táxi Aéreo Ltda. e Master Escola de Pilotagem de Helicópteros de janeiro de 1995 à janeiro de 2007. Executava as funções de direção e administração geral das empresas, além de atuar como piloto comercial de helicópteros e instrutor de vôo, acumulando neste período mais de 6000 horas de vôo. Examinador credenciado pela ANAC.
Trabalha desde agosto de 2008 como voluntário assíduo no Lar Recanto do Carinho, entidade de Florianópolis, promovendo semanalmente atividades, passeios culturais e apoio geral às crianças atendidas.
Morou em Londres de abril a dezembro de 2007, onde aprimorou o Inglês e trabalhou na empresa Chalton's House como ajudante geral.
Possui Cidadania Italiana.
Participou da Prova de Triatlon Ironman Brasil 2008, completando em 11horas e 28min.
Atingiu o Cume do Aconcágua (Arg) em janeiro de 2005, pela face norte (caminhada).
Atingiu o Cume do Kilimanjaro (Taz) em março de 2006, pela face norte (caminhada).
É mergulhador livre credenciado PADI



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