Priscilla Moreira Ohno

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3034959811946367
  • Última atualização do currículo em 12/11/2018


Doutoranda em Psicologia na área de Cognição e Comportamento pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestra em Psicologia, na área de Desenvolvimento Humano (2017) e graduada em Psicologia (2014) pela mesma instituição (UFMG). Terapeuta cognitiva associada à Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC) e membro colaborador do Laboratório de Processos Cognitivos (UFMG). Editora associada da Revista Mosaico: Estudos em Psicologia. Tem experiência na área de Psicologia, atuando em temas como desenvolvimento humano, depressão, avaliação psicológica, construção e adaptação de instrumentos psicológicos, diabetes e Terapia Cognitivo-Comportamental. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Priscilla Moreira Ohno
Nome em citações bibliográficas
OHNO, P. M.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas.
Av. Antônio Carlos, 6627
Pampulha
31270901 - Belo Horizonte, MG - Brasil
Telefone: (31) 87723319


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em Programa de Pós-Graduação em Psicologia: Cognição e Comportamento.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Orientador: Maycoln Leôni Martins Teodoro.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2015 - 2017
Mestrado em Psicologia.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Cognições e Coping Cognitivo Relacionados à Qualidade de Vida em Diabéticos,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Maycoln Leôni Martins Teodoro.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2017
Especialização em andamento em Terapia Cognitivo-Comportamental Casal e Família. (Carga Horária: 360h).
InTCC - Ensino, Pesquisa e Atendimento Individual e Familiar, INTCC, Brasil.
2010 - 2014
Graduação em Psicologia.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Orientador: Maycoln Leôni Martins Teodoro.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Conceitualização Cognitiva na Prática Clínica. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2016 - 2017
Introdução à Avaliação em Saúde. (Carga horária: 60h).
Universidade Aberta do SUS - Universidade Federal de São Paulo, UNASUS-UNIFESP, Brasil.
2016 - 2017
Autocuidado: como apoiar a pessoa com diabetes. (Carga horária: 80h).
Ambiente Virtual de Aprendizagem do SUS, AVASUS, Brasil.
2016 - 2016
Curso Básico de Diabetes. (Carga horária: 20h).
Sociedade Brasileira de Diabetes, SBD, Brasil.
2015 - 2016
Capacitação em Pesquisa Clínica. (Carga horária: 80h).
Hospital Alemão Oswaldo Cruz, HAOC, Brasil.
2015 - 2015
Emoções e Inteligência Emocional. (Carga horária: 4h).
Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica, IBAP, Brasil.
2015 - 2015
Avaliação dos Transtornos do Neurodesenvolvimento. (Carga horária: 4h).
Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica, IBAP, Brasil.
2015 - 2015
Formação Técnico-Pedagógica para Tutores de EaD. (Carga horária: 90h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2015 - 2015
Terapia Cognitivo-Comportamental em Grupos. (Carga horária: 11h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2013 - 2013
Terapia Comportamental Dialética. (Carga horária: 20h).
Associação de Terapias Cognitivas do Estado de Minas Gerais, ATC-MINAS, Brasil.
2013 - 2013
Técnicas cognitivas de alta potência. (Carga horária: 3h).
Federação Brasileira de Terapias Cognitivas, FBTC, Brasil.
2013 - 2013
Uso e recurso de bases para pesquisa bibliográfica. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2013 - 2013
Terapia por Contingência de Reforçamento. (Carga horária: 6h).
Núcleo de Terapia por Contingências de Reforçamento, NTCRBH, Brasil.
2013 - 2013
Workshop Treating Difficult Cases of Anxiety. (Carga horária: 8h).
Federação Brasileira de Terapias Cognitivas, FBTC, Brasil.
2013 - 2013
Introdução a Terapia Cognitivo-Comportamental. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2012 - 2012
Terapia Cognitiva nos Transtornos Psicóticos. (Carga horária: 3h).
Associação Latino-Americana de Psicoterapias Cognitivas, ALAPCO, Brasil.
2012 - 2012
Psicofarmacologia. (Carga horária: 8h).
Núcleo Tríplice, NÚCLEO TRÍPLICE, Brasil.
2012 - 2012
Perícia Forense. (Carga horária: 8h).
Renova Cursos, RC, Brasil.
2012 - 2012
Treinamento para aplicação dos inventários ASEBA. (Carga horária: 6h).
EQUIPE ASEBA BRASIL, ASEBA, Brasil.
2012 - 2012
Workshop Educação e Alfabetização na perspectiva d. (Carga horária: 8h).
Creative Ideias, CI, Brasil.
2011 - 2011
Treinamento de Pais e Professores. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2011 - 2011
Fenótipos Cognitivos: do Genótipo à Inclusão. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 6
Outras informações
Pesquisadora do Laboratório de Processos Cognitivos, sob coordenação do Prof. Dr. Maycoln Leôni Martins Teodoro. Bolsista de mestrado do CNPq (2015-2017) e de doutorado da CAPES (2017 a atual).

Vínculo institucional

2010 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica PIBIC/CNPq, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atividades nos projetos de pesquisa: 1) Relacionamento Familiar, Sintomas Internalizantes e Vulnerabilidade Cognitiva em Adolescentes e seus Pais; 2) Teoria da Mente em Pais de Crianças com Autismo: Uma Análise Comparativa (realizado por Aline Abreu e Andrade, mestranda em Desenvolvimento pela UFMG); 3) O desenvolvimento de normas para a versão abreviada do Teste Wisconsin de Classificação de Cartas (WCST-64) (realizado por Bruna Gomes Mônego da UFRGS); 4) Relações familiares, processos de identificação e bem-estar subjetivo em adolescentes em conflito com a lei; 5) Construção e avaliação de propriedades psicométricas iniciais do Inventário de Pensamentos Automáticos Negativos e Positivos para Adolescentes (IPANPA) (realizado por Mariana Froeseler, mestranda da UFMG); 6) Escala da Tríade Cognitiva para Crianças e Adolescentes (ETC): Construção dos Itens e Análise Psicométrica. Sob a orientação do professor Dr. Maycoln Leôni Martins Teodoro.

Atividades

03/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.

Cargo ou função
Membro Titular do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Psicologia: Cognição e Comportamento.
03/2010 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.

08/2016 - 12/2017
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas.

Atividade realizada
Coordenação do grupo de estudos "Terapia Cognitiva e Psicologia Positiva: Tópicos Atuais"..
08/2016 - 01/2017
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Terapia Cognitivo-Comportamental
03/2016 - 07/2016
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas.

Atividade realizada
Coordenação do grupo de estudos "Terapias Cognitivo-Comportamentais: Uma abordagem baseada em evidências".
08/2015 - 12/2015
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia Clínica Baseada em Evidências
03/2015 - 12/2015
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas.

Atividade realizada
Coordenação do grupo de estudos "Terapia Cognitivo-Comportamental em Grupos".
03/2012 - 06/2012
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas.

Atividade realizada
Monitora no grupo de estudos Emoções e expressões faciais em humanos: sistema de cotação..
04/2011 - 11/2011
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas.

Atividade realizada
Monitora no grupo de estudos em Terapia Cognitiva..

Hospital das Clinicas UFMG, HC/UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Psicóloga Voluntária, Carga horária: 5
Outras informações
Realização de atendimento e avaliação psicológica de pacientes diabéticos no Ambulatório de Endocrinologia e Metabologia do Hospital das Clínicas (UFMG) sob supervisão dos professores Dr. Leonardo Maurício Diniz e Dr. Maycoln Leôni Martins Teodoro.

Atividades

08/2015 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Ambulatório de Endocrinologia e Metabologia, Ambulatório de Endocrinologia e Metabologia.

Atividade realizada
Avaliação psicológica e atendimento clínico de pacientes diabéticos.

Centro Mineiro de Reabilitação Auditiva, CEMEAR, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária de Psicologia, Carga horária: 12
Outras informações
Atendimento clínico de pacientes em processo de reabilitação auditiva, orientação de pais, grupos terapêuticos e terapia individual.


Consultório Particular, CP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Acompanhamento terapêutico, Carga horária: 6
Outras informações
Acompanhamento terapêutico de adolescente com Asperger supervisionada pelo psicólogo Lorenzo Lanzetta Natale.


Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, SMSA-BH, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Psicóloga, Enquadramento Funcional: Psicóloga Voluntária, Carga horária: 5
Outras informações
Realização de atendimento e avaliação psicológica de pacientes diabéticos no Centro de Saúde Alcides Lins, regional nordeste de BH, sob supervisão dos professores Dr. Leonardo Maurício Diniz e Dr. Maycoln Leôni Martins Teodoro.

Atividades

11/2016 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Saúde Alcides Lins, Centro de Saúde Alcides Lins.

Atividade realizada
Avaliação psicológica e atendimento clínico de pacientes diabéticos..

Serviço de Psicologia Aplicada da UFMG, SPA/UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Apoio Técnico, Enquadramento Funcional: Psicóloga voluntária, Carga horária: 6
Outras informações
Atendimento psicológico na abordagem da terapia cognitivo-comportamental na Rede de Apoio ao Serviço de Psicologia Aplicada (R.A.SPA) da UFMG, sob supervisão da Dra. Lilian Erichsen Nassif.

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária de Psicologia, Carga horária: 6
Outras informações
Atendimento a adultos na abordagem da Terapia Cognitivo-Comportamental e Terapia por Contingências de Reforçamento. Supervisionada pelos professores Maycoln Teodoro e Thais Porlan.


Espaço Integrar - Família e Escola, EI, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 4
Outras informações
Colaboradora nos trabalhos dos núcleos de pesquisa (NUPE), de família (NUFAM) e de habilidades sociais e emocionais (NUHSE).


Centro Universitário de Lavras, UNILAVRAS, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora convidada
Outras informações
Disciplina ministrada na especialização em Terapias Cognitivas - Terapia Cognitivo-Comportamental aplicada aos Transtornos de Humor I: Transtornos Depressivos.



Linhas de pesquisa


1.
Clínica da Infância e da Adolescência
2.
Diferenças Individuais
3.
Terapia Cognitivo-Comportamental
4.
Mensuração e Intervenção em Psicologia

Objetivo: Fomenta o desenvolvimento e adaptação de medidas de dimensões básicas e superiores do comportamento humano (ex. tempo de reação, tempo de inspeção, percepção, motricidade, memória, impulsividade, inteligência, personalidade) para uso em diferentes níveis de análise (ex. neuropsicológica, genética comportamental, cognitiva, social), em diferentes designs metodológicos (levantamento, associação e experimental) e com diferentes sujeitos (pessoas ou animais). Promove, também, estudos sobre programas de intervenção que objetivem a recuperação do funcionamento adaptativo ou acompanhamento das mudanças comportamentais ou neurobiológicas das pessoas. O objetivo final das intervenções seria o de validar modelos e/ou teorias relativas ao comportamento humano..


Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Avaliação e Intervenção Cognitivo-Comportamental para Depressão em Pacientes Diabéticos

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Maycoln Leôni Martins Teodoro em 22/04/2016.
Descrição: A depressão é um transtorno do humor que acarreta prejuízos em diferentes aspectos da vida social e cognitiva, sendo o impacto dessa doença especialmente relevante em pacientes crônicos, como os diabéticos. Há evidências de que cerca de 10 a 15% dos diabéticos apresentem sintomas depressivos durante o curso da doença. A presença de sintomas aumentados da depressão provoca um impacto negativo no controle metabólico dessa doença, dificultando o tratamento e diminuindo a qualidade de vida. Tendo em vista esse quadro de sofrimento psicológico, é importante que os pacientes com diabetes recebam, além do tratamento tradicional, intervenções psicoterapêuticas que favoreçam tanto a diminuição dos sintomas depressivos, quanto o aumento do repertório comportamental e social, impactando na melhoria da qualidade de vida do paciente. Nesse sentido, o presente projeto de extensão pretende atender aos pacientes portadores de diabetes tipo 2 no Hospital das Clínicas da UFMG. Serão dois tipos de serviços oferecidos. O primeiro, de avaliação psicológica, avaliará as condições de saúde mental e de qualidade de vida dos pacientes. O segundo, de caráter interventivo, oferecerá uma intervenção terapêutica em grupo para os pacientes com quadro depressivo. Pretende-se que essa intervenção auxilie tanto a diminuição dos sintomas depressivos quanto o controle glicêmico, aumentando a qualidade de vida dos pacientes com diabetes..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Priscilla Moreira Ohno - Integrante / Maycoln Leôni Martins Teodoro - Coordenador / Luanna Dhannat Santos Couto - Integrante / Sofia Machado de Godoi e Silva - Integrante / Ana Carolina Capai Lopes - Integrante / Juliana Albuquerque de Melo - Integrante.
2012 - 2014
Escala da Tríade Cognitiva para Crianças e Adolescentes (ETC): Construção dos Itens e Análise Psicométrica
Descrição: Desde o desenvolvimento, por Aaron T. Beck, do modelo cognitivo da depressão, vários instrumentos foram desenvolvidos com o objetivo de verificar e medir a presença de vulnerabilidade cognitiva para os sintomas depressivos. A partir da década de 1960, com a compreensão da sintomatologia depressiva em crianças e adolescentes, vários estudos vêm sendo conduzidos a fim de determinar os fatores cognitivos envolvidos na depressão e em outros transtornos. Nessa faixa etária, a investigação empírica da vulnerabilidade cognitiva alia-se, em menor proporção, ao estudo do papel das cognições positivas como fatores de proteção. Dessa forma, no desenvolvimento dessa escala pretende-se avaliar tanto aspectos negativos quanto os positivos da tríade cognitiva. Esse projeto, composto por três estudos, tem como objetivo elaborar e investigar algumas propriedades psicométricas (fidedignidade e validade) de um instrumento para avaliação de crenças positivas (funcionais) e negativas (disfuncionais) para crianças e adolescentes. Espera-se com esse estudo preencher a lacuna encontrada na área da avaliação da tríade cognitiva em crianças e adolescentes e contribuir no fortalecimento do modelo cognitivo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2013
Relações familiares, processos de identificação e bem-estar subjetivo em adolescentes em conflito com a lei
Descrição: Os atos infracionais cometidos por crianças e adolescentes vêm sendo amplamente divulgados pelos meios de comunicação. Porém, apesar de muito discutido, pouco se sabe a respeito deste fenômeno. Conhecer e compreender os fatores de risco que influenciam crianças e adolescentes a realizarem comportamentos que podem gerar situações de conflito com a lei torna-se imprescindível, à medida que viabiliza a fomentação de projetos de intervenção e prevenção que auxiliem na diminuição de comportamentos de transgressões a lei. Muitos pesquisadores vêm estudando a existência de fatores de riscos que podem ocasionar aos menores situações de conflito com a lei (Christiansen & Knussmann 1987; Webster-Stratton, 1998; Galo & Millians, 2005, Pacheco & Hutz, 2009), dentre eles, destaca-se o fator de risco associado à família, haja vista que este é o ambiente de socialização primária do homem. Esta situação passa a preocupar muito as esferas sociais, pois, este núcleo de convivência primária passa a ser considerado um fator de risco ao bem-estar de muitas crianças e adolescentes, ao invés de cumprir sua função de proteção aos mesmos. Assim, o presente projeto de pesquisa tem como eixo norteador compreender e analisar as relações familiares, os processos de identificação e o bem-estar subjetivo em crianças e adolescentes em situação de conflito com a lei. Visando compreender quando as relações familiares são positivas ao desenvolvimento humano. O estudo será realizado com dois grupos de adolescentes: Grupo I (adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa com restrição de liberdade) e Grupo II (adolescentes que não cumprem medidas socioeducativas de privação de liberdade). Os participantes passarão por triagem de modo a avaliar o preenchimento dos critérios de inclusão na pesquisa. A coleta de dados será realizada nos centros de atendimento socioeducativos para o grupo I e nas escolas para o grupo II. Os instrumentos utilizados serão: 1) Questionário que visa conhecer as caracterí.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2012
Teoria da Mente em Pais de Crianças com Autismo: Uma Análise Comparativa.
Descrição: Há, nos estudos atuais, crescentes evidências sobre a presença de alterações sub-sindrômicas em familiares de autistas, o que sugere a existência de um fenótipo ampliado do autismo. Déficits na cognição social, característicos do autismo, têm sido investigados através de pesquisas de Teoria da Mente, uma área que se dedica a investigar a habilidade de compreensão das pessoas sobre os seus próprios estados mentais e dos outros e de utilizarem esta informação para predizer suas ações e comportamentos. Assim, a Teoria da Mente (ToM) tem sido vista como um possível marcador comportamental para o autismo, uma vez que os déficits no componente de cognição social parecem explicar muitos sintomas do transtorno. Mas embora déficits de ToM tenham sido amplamente estudados em pacientes autistas, ainda não foram suficientemente investigados em seus familiares. A identificação de déficits de Teoria da Mente em pais de crianças com autismo pode lançar luz a reflexões sobre hipóteses etiológicas do autismo, ao levantar supostos marcadores cognitivos fenotípicos para o transtorno. Este projeto de pesquisa objetiva, de forma geral, avaliar a presença de déficits de Teoria da Mente em pais de crianças com autismo, e comparar o desempenho de pais de crianças com autismo e sem autismo em tarefas de Teoria da Mente..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2013
Relacionamento Familiar, Sintomas Internalizantes e Vulnerabilidade Cognitiva em Adolescentes e seus Pais. Orientador: Maycoln Leôni Martins Teodoro
Descrição: Pesquisas vêm apontando a importância da família no desenvolvimento da psicopatologia em adolescentes. Relata-se ainda um alto índice de prevalência de problemas emocionais e de comportamento em crianças e adolescentes, mostrando resultados que sugerem estabilidade dos problemas encontrados na infância até a adolescência. Portanto, torna-se essencial investigar tanto os fatores etiológicos quanto os fatores de risco importantes para estes transtornos. A presente pesquisa pretende estudar a relação entre psicopatologia e relações familiares, por meio de quatro investigações interligadas. A primeira, longitudinal, buscará evidências preditoras para os sintomas internalizantes (depressão e ansiedade) de adolescentes a partir das relações familiares (afetividade, conflito e clima familiar) e problemas emocionais e de comportamento (sintomas internalizantes e externalizantes) dos mesmos e de seus pais, avaliados um ano antes. O segundo estudo adaptará algumas escalas de avaliação de vulnerabilidade cognitiva para adolescentes e adultos que serão utilizadas nos Estudos III e IV. O terceiro estudo investigará longitudinalmente a relação entre vulnerabilidade cognitiva e intensidade da depressão em adolescentes e seus pais, focando especificamente na transmissão geracional deste processo cognitivo. O quarto estudo investigará as mudanças nos relacionamentos familiares após uma intervenção psicoterápica para os adolescentes deprimidos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Priscilla Moreira Ohno - Integrante / Maycoln Leôni Martins Teodoro - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.


Projetos de extensão


2015 - Atual
Avaliação e Intervenção Cognitivo-Comportamental para Depressão em Pacientes Diabéticos
Descrição: A depressão é um transtorno do humor que acarreta prejuízos em diferentes aspectos da vida social e cognitiva, sendo o impacto dessa doença especialmente relevante em pacientes crônicos, como os diabéticos. Há evidências de que cerca de 10 a 15% dos diabéticos apresentem sintomas depressivos durante o curso da doença. A presença de sintomas aumentados da depressão provoca um impacto negativo no controle metabólico dessa doença, dificultando o tratamento e diminuindo a qualidade de vida. Tendo em vista esse quadro de sofrimento psicológico, é importante que os pacientes com diabetes recebam, além do tratamento tradicional, intervenções psicoterapêuticas que favoreçam tanto a diminuição dos sintomas depressivos, quanto o aumento do repertório comportamental e social, impactando na melhoria da qualidade de vida do paciente. Nesse sentido, o presente projeto de extensão pretende atender aos pacientes portadores de diabetes tipo 2 no Hospital das Clínicas da UFMG. Serão dois tipos de serviços oferecidos. O primeiro, de avaliação psicológica, avaliará as condições de saúde mental e de qualidade de vida dos pacientes. O segundo, de caráter interventivo, oferecerá uma intervenção terapêutica em grupo para os pacientes com quadro depressivo. Pretende-se que essa intervenção auxilie tanto a diminuição dos sintomas depressivos quanto o controle glicêmico, aumentando a qualidade de vida dos pacientes com diabetes..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Priscilla Moreira Ohno - Integrante / Maycoln Leôni Martins Teodoro - Coordenador / Carmem Beatriz Neufeld - Integrante / Alessandra de Fátima Almeida Assumpção - Integrante / Leonardo Mauricio Diniz - Integrante.


Membro de corpo editorial


2016 - Atual
Periódico: Mosaico : Estudos em Psicologia (UFMG. Impresso)
2014 - 2017
Periódico: Revista Brasileira de Terapias Cognitivas (Impresso)


Revisor de periódico


2015 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Terapias Cognitivas (Impresso)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Tratamento e Prevenção Psicológica.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Avaliação Psicológica.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Japonês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2017
Segundo melhor pôster do Congresso Brasileiro de Terapias Cognitivas com o trabalho Qualidade de vida e sofrimento emocional em pessoas com diabetes mellitus, Federação Brasileira de Terapias Cognitivas.
2015
Terceiro lugar do prêmio Luiz Marcelino de Oliveira pelo trabalho Sintomas externalizantes e vulnerabilidade cognitiva em crianças e adolescentes: uma análise longitudinal, Sociedade Brasileira de Psicologia.
2013
Relevância Acadêmica e Menção Honrosa com o trabalho: Adaptação para o português do Cognitive Triad Inventory for Children, Universidade Federal de Minas Gerais.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FROESELER, M. V. G.2018FROESELER, M. V. G. ; OHNO, P. M. ; TEODORO, M. L. M. . Construção e validação inicial do Inventário de Pensamentos Automáticos Negativos e Positivos para Adolescentes (IPANPA). CONTEXTOS CLÍNICOS, v. 11, p. 184-196, 2018.

2.
OHNO, P. M.2018OHNO, P. M.; FROESELER, M. V. G. ; TEODORO, M. L. M. . Adaptação e Propriedades Psicométricas da Escala de Atitudes Disfuncionais para Crianças e Adolescentes (DAS-C). ESTUDOS DE PSICOLOGIA, v. 35, p. 171-180, 2018.

3.
NEUFELD, C. B.2018NEUFELD, C. B. ; CARVALHO, A. V. ; OHNO, P. M. ; TEODORO, M. L. M. ; SZUPSZYNSKI, K. P. R. ; AL., E. . Terapia Cognitivo-Comportamental nos cursos de graduação em Psicologia: Um mapeamento nacional. REVISTA BRASILEIRA DE TERAPIA COMPORTAMENTAL E COGNITIVA (ONLINE), v. 20, p. 86-97, 2018.

4.
OHNO, P. M.2018OHNO, P. M.; COUTO, L. D. S. ; TEODORO, M. L. M. . Cognições Disfuncionais em Pessoas com Diabetes Mellitus: Uma Revisão da Literatura. Revista E-Psi, v. 8, p. 20-34, 2018.

5.
TEODORO, M. L. M.2016TEODORO, M. L. M. ; OHNO, P. M. ; FROESELER, M. V. G. . Estrutura Fatorial e Propriedades Psicométricas do Inventário da Tríade Cognitiva. Revista de Psicologia : Teoria e Prática (Online), v. 18, p. 87-99, 2016.

6.
ANDRADE, A. A.2016ANDRADE, A. A. ; OHNO, P. M. ; MAGALHAES, C. G. ; BARRETO, I. S. . Treinamento de Pais e Autismo: Uma Revisão de Literatura. CIÊNCIAS & COGNIÇÃO (UFRJ), v. 21, p. 7-22, 2016.

7.
TEODORO, M. L. M.2015TEODORO, M. L. M. ; FROESELER, M. V. G. ; ALMEIDA, V. M. ; OHNO, P. M. . Cognitive Triad Inventory for Children: Adaptation and psychometric properties. Avaliação Psicológica (Online), v. 14, p. 63-72, 2015.

8.
ANDRADE, A. A.2015ANDRADE, A. A. ; CAMARGOS JUNIOR, W. ; OHNO, P. M. ; TEODORO, M. L. M. . Teoria da Mente em Pais de Pessoas com Autismo: Uma Análise Comparativa. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 28, p. 789-795, 2015.

9.
SOUZA, A. V.2014SOUZA, A. V. ; MELO, C. M. ; MAGALHAES, C. G. ; VILACA, F. C. ; ALTEMAR, L. ; FALEIROS, M. J. M. ; ALMEIDA, N. C. ; OHNO, P. M. ; FIGUEIREDO, R. C. . Entre abraços e pés descalços: Uma experiência no centro socioeducativo Horto. Lamparina: Revista de Ensino do Teatro, v. 1, p. 11-19, 2014.

Capítulos de livros publicados
1.
TEODORO, M. L. M. ; OHNO, P. M. . Desenvolvimento do sistema de crenças. In: C. B. Neufeld; E. M. O. Falcone; B. P. Rangé. (Org.). PROCOGNITIVA Programa de Atualização em Terapia Cognitivo-Comportamental: ciclo 4. 1ed.Porto Alegre: Artmed Panamericana, 2017, v. 1, p. 9-54.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
PAIVA, RC ; OHNO, P. M. ; Clauss, E.K. . The Advancement of PARFOR Student's Selfesteem Through the Teaching of English in the Amazon Region. In: 4th International Conference on Education, Economy and Society, 2012, Paris. 4th International Conference on Education, Economy and Society, 2012. p. 60-60.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MELO, J. A. ; LOPES, A. C. C. ; COUTO, L. D. S. ; SILVA, S. M. G. E. ; OHNO, P. M. ; TEODORO, M. L. M. . Qualidade de vida e sofrimento emocional em pessoas com diabetes mellitus. In: XI Congresso Brasileiro de Terapias Cognitivas, 2017, Foz do Iguaçu. Anais do XI Congresso Brasileiro de Terapias Cognitivas, 2017.

2.
SILVA, S. M. G. E. ; LOPES, A. C. C. ; COUTO, L. D. S. ; MELO, J. A. ; OHNO, P. M. ; TEODORO, M. L. M. . A relação entre coping cognitivo e sintomas depressivos e ansiosos. In: XI Congresso Brasileiro de Terapias Cognitivas, 2017, Foz do Iguaçu. Anais do XI Congresso Brasileiro de Terapias Cognitivas, 2017.

3.
MELO, J. A. ; LOPES, A. C. C. ; COUTO, L. D. S. ; SILVA, S. M. G. E. ; OHNO, P. M. ; TEODORO, M. L. M. . Cognições disfuncionais em pacientes diabéticos com sintomas depressivos. In: XI Congresso Brasileiro de Terapias Cognitivas, 2017, Foz do Iguaçu. Anais do XI Congresso Brasileiro de Terapias Cognitivas, 2017.

4.
TEODORO, M. L. M. ; ALMEIDA, V. M. ; OHNO, P. M. ; FROESELER, M. V. G. . Cognitive Vulnerability to Depression in Children and Adolescents: A Longitudinal Study. In: 8th World Congress of Behavioural and Cognitive Therapies, 2016, Melbourne. Anais do 8th World Congress of Behavioural and Cognitive Therapies, 2016.

5.
TEODORO, M. L. M. ; BARRETO, I. S. ; OHNO, P. M. ; FROESELER, M. V. G. . Externalizing Symptoms and Cognitive Vulnerability in Children and Adolescents: a Longitudinal Study. In: 8th World Congress of Behavioural and Cognitive Therapies, 2016, Melbourne. Anais do 8th World Congress of Behavioural and Cognitive Therapies, 2016.

6.
BARRETO, I. S. ; TEODORO, M. L. M. ; FROESELER, M. V. G. ; OHNO, P. M. . Sintomas externalizantes e vulnerabilidade cognitiva em crianças e adolescentes: uma análise longitudinal. In: 45a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2015, Belo Horizonte. Anais da 45a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2015.

7.
FROESELER, M. V. G. ; CARNEIRO, A. M. ; OHNO, P. M. ; TEODORO, M. L. M. . Atualizações e Contribuições da Avaliação Psicológica para a Terapia Cognitivocomportamental. In: VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica, 2015, São Paulo. Anais do VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica, 2015. v. 113.

8.
FROESELER, M. V. G. ; OHNO, P. M. ; PINTO, C. A. L. M. F. ; SANTOS, G. T. ; TEODORO, M. L. M. . Relação entre pensamentos negativos e positivos e sintomas internalizantes e externalizantes em adolescentes de Belo Horizonte. In: IX Congresso Brasileiro de Terapias Cognitivas, 2013, Ribeirão Preto. Anais do IX Congresso Brasileiro de Terapias Cognitivas, 2013.

9.
SANTOS, J. A. M. ; OHNO, P. M. ; FROESELER, M. V. G. ; TEODORO, M. L. M. . Investigação da influência da Tríade Cognitiva na sintomatologia depressiva de crianças e adolescentes. In: IX Congresso Brasileiro de Terapias Cognitivas, 2013, Ribeirão Preto. Anais do IX Congresso Brasileiro de Terapias Cognitivas, 2013.

10.
OHNO, P. M.; ANDRADE, A. A. ; FROESELER, M. V. G. ; TEODORO, M. L. M. . Avaliação de atitudes Disfuncionais (Crenças) em Crianças e Adolescentes. In: VI Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica e IX Congresso Iberoamericano de Diagnóstico e Evaluación Psicológica, 2013, Maceió. Anais do VI Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica e IX Congresso Iberoamericano de Diagnóstico e Evaluación Psicológica, 2013.

11.
TISO, F. G. ; OHNO, P. M. ; FROESELER, M. V. G. ; TEODORO, M. L. M. . Investigação da Relação entre Atitudes Disfuncionais e a Percepção do Conflito nas Díades Familiares. In: XXII Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental, 2013, Fortaleza. Anais do XXII Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental, 2013.

12.
TEODORO, M. L. M. ; FROESELER, M. V. G. ; OHNO, P. M. . O Impacto das Crenças Centrais nos Sintomas de Depressão em Crianças e Adolescentes. In: 43ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2013, Aracaju. Anais da 43ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2013.

13.
MONEGO, B. G. ; BIER, L. R. ; OHNO, P. M. ; TEODORO, M. L. M. ; TRENTINI, C. M. . Teste Wisconsin de Classificação de Cartas, Versão Abreviada (Wcst-64): Estudo Comparativo entre as Regiões Metropolitanas do Rio Grande do Sul e de Minas Gerais. In: XII Congresso Brasileiro de Neuropsicologia e IV Reunião Anual do IBNeC, 2013, São Paulo. Anais do XII Congresso Brasileiro de Neuropsicologia e IV Reunião Anual do IBNeC, 2013. p. 150-151.

14.
PINTO, C. A. L. M. F. ; FROESELER, M. V. G. ; OHNO, P. M. ; TEODORO, M. L. M. . Revisão Sistemática de Instrumentos de Avaliação de Pensamentos Automáticos. In: XXII Semana de Iniciação Científica da UFMG, 2013, Belo Horizonte. Anais da XXII Semana de Iniciação Científica da UFMG. Belo Horizonte: UFMG, 2013.

15.
TISO, F. G. ; OHNO, P. M. ; FROESELER, M. V. G. ; NASCIMENTO, A. R. A. ; TEODORO, M. L. M. . Estudo exploratório sobre pensamentos positivos e negativos em adolescentes. In: XXII Semana de Iniciação Científica da UFMG, 2013, Belo Horizonte. Anais da XXII Semana de Iniciação Científica da UFMG. Belo Horizonte: UFMG, 2013.

16.
SANTOS, J. A. M. ; OHNO, P. M. ; FROESELER, M. V. G. ; TEODORO, M. L. M. . Construção e Validação de Conteúdo da Versão Piloto do Inventário de Pensamentos Automáticos Positivos e Negativos para Adolescentes. In: XXII Semana de Iniciação Científica da UFMG, 2013, Belo Horizonte. Anais da XXII Semana de Iniciação Científica da UFMG. Belo Horizonte: UFMG, 2013.

17.
OHNO, P. M.; FROESELER, M. V. G. ; ALMEIDA, V. M. ; TEODORO, M. L. M. . Adaptação para o português do Cognitive Inventory for Children. In: XXII Semana de Iniciação Científica da UFMG, 2013, Belo Horizonte. Anais da XXII Semana de Iniciação Científica da UFMG. Belo Horizonte: UFMG, 2013.

18.
ANDRADE, A. A. ; OHNO, P. M. . Treinamento de Pais com Familiares de Pessoas com Autismo. In: XXII Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental, 2013, Fortaleza. Anais do XXII Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental, 2013. p. 38-39.

19.
FROESELER, M. V. G. ; OHNO, P. M. ; TEODORO, M. L. M. . Avaliação da estrutura fatorial das versões adulta e infantil do Inventário da Tríade Cognitiva. In: X Encontro Mineiro de Avaliação Psicológica e III Congresso Latino-Americano de Avaliação Psicológica, 2012, Belo Horizonte. Anais do X Encontro Mineiro de Avaliação Psicológica e III Congresso Latino-Americano de Avaliação Psicológica, 2012. p. 79-80.

20.
OHNO, P. M.; FROESELER, M. V. G. ; TEODORO, M. L. M. . Investigação de algumas propriedades psicométricas de duas Escalas que avaliam Pensamentos Automáticos (EPA), Crenças e Atitudes Disfuncionais (EAD) em crianças e adolescentes. In: X Encontro Mineiro de Avaliação Psicológica e III Congresso Latino-Americano de Avaliação Psicológica, 2012, Belo Horizonte. Anais do X Encontro Mineiro de Avaliação Psicológica e III Congresso Latino-Americano de Avaliação Psicológica, 2012. p. 78-79.

21.
SANTIAGO, K. C. N. ; ANDRADE, A. A. ; OHNO, P. M. ; TEODORO, M. L. M. . Avaliação da Teoria da Mente em Pais de Crianças com Autismo. In: X Encontro Mineiro de Avaliação Psicológica e III Congresso Latino-Americano de Avaliação Psicológica, 2012, Belo Horizonte. Anais do X Encontro Mineiro de Avaliação Psicológica e III Congresso Latino-Americano de Avaliação Psicológica, 2012. p. 95-96.

22.
FROESELER, M. V. G. ; OHNO, P. M. ; TEODORO, M. L. M. . Relação entre Pensamentos Automáticos e Percepção do Sistema Familiar. In: IX Congresso da ALAPCO, 2012, Rio de Janeiro. Anais do IX Congresso da ALAPCO, 2012.

23.
SANTIAGO, K. C. N. ; OHNO, P. M. ; TEODORO, M. L. M. . Adaptação do Inventário da Tríade Cognitiva (ITC) para a avaliação de crenças disfuncionais em adultos. In: XXI Semana de Iniciação Científica da UFMG, 2012, Belo Horizonte. Anais da XXI Semana de Iniciação Científica da UFMG. Belo Horizonte: UFMG, 2012.

24.
TISO, F. G. ; PINTO, C. A. L. M. F. ; OHNO, P. M. ; FROESELER, M. V. G. ; TEODORO, M. L. M. . Investigação da relação entre a Tríade Cognitiva e Problemas Internalizantes. In: XXI Semana de Iniciação Científica da UFMG, 2012, Belo Horizonte. Anais da XXI Semana de Iniciação Científica da UFMG. Belo Horizonte: UFMG, 2012.

25.
OHNO, P. M.; FROESELER, M. V. G. ; SANTOS, J. A. M. ; TEODORO, M. L. M. . Investigação da relação entre Atitudes Disfuncionais e Sintomas Internalizantes em Crianças e Adolescentes. In: XXI Semana de Iniciação Científica da UFMG, 2012, Belo Horizonte. Anais da XXI Semana de Iniciação Científica da UFMG. Belo Horizonte: UFMG, 2012.

26.
SANTOS, G. T. ; AMARAL, P. S. ; OHNO, P. M. ; FROESELER, M. V. G. ; TEODORO, M. L. M. . Investigação da relação entre a Tríade Cognitiva de pais e filhos. In: XXI Semana de Iniciação Científica da UFMG, 2012, Belo Horizonte. Anais da XXI Semana de Iniciação Científica da UFMG. Belo Horizonte: UFMG, 2012.

27.
ANDRADE, A. A. ; OHNO, P. M. ; SANTIAGO, K. C. N. ; TEODORO, M. L. M. ; Camargos Junior, Walter . Avaliação da Teoria da Mente em Pais de Crianças com Autismo. In: 3o Fórum Científico da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais - Integração Ensino e Pesquisa, 2012, Belo Horizonte. Revista Médica de Minas Gerais. Belo Horizonte: Cooperativa de Cultura e Editora Médica(COOPMED), 2012. v. 22. p. 115-115.

28.
OHNO, P. M.; FONTES, A. C. L. ; SILVA, L. A. V. ; SANTIAGO, K. C. N. ; TEODORO, M. L. M. . Adaptação do Inventário da Tríade Cognitiva para o Brasil. In: V Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica, 2011, Bento Gonçalves. Anais do V Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica, 2011.

29.
OHNO, P. M.; ANDRADE, A. A. ; SANTIAGO, K. C. N. ; REAL, D. F. ; MORAES, H. A. ; Mariana Parreira L. Amaral ; SANTOS, G. H. ; TEODORO, M. L. M. . Teoria da Mente em Adolescentes com Asperger: Um Estudo Exploratório. In: XX Semana de Iniciação Científica da UFMG, 2011, Belo Horizonte. Anais da XX Semana de Iniciação Científica da UFMG. Belo Horizonte: UFMG, 2011.

30.
SANTIAGO, K. C. N. ; SILVA, L. A. V. ; FONTES, A. C. L. ; OHNO, P. M. ; TEODORO, M. L. M. . Investigação Psicométrica e Análise Concorrente da Escala de Atitudes Disfuncionais para Crianças e Adolescentes (EAD). In: XX Semana de Iniciação Científica da UFMG, 2011, Belo Horizonte. Anais da XX Semana de Iniciação Científica da UFMG. Belo Horizonte: UFMG, 2011.

31.
OHNO, P. M.; FONTES, A. C. L. ; SILVA, L. A. V. ; SANTIAGO, K. C. N. ; TEODORO, M. L. M. . Análise Fatorial e Concorrente do Inventário da Tríade Cognitiva para Crianças (ITC-C) em uma amostra de Crianças e Adolescentes. In: XX Semana de Iniciação Científica da UFMG, 2011, Belo Horizonte. Anais da XX Semana de Iniciação Científica da UFMG. Belo Horizonte: UFMG, 2011.

32.
SANTIAGO, K. C. N. ; OHNO, P. M. ; MORAES, H. A. ; REAL, D. F. ; Mariana Parreira L. Amaral ; SANTOS, G. H. ; ANDRADE, A. A. ; TEODORO, M. L. M. . Adaptação de um Instrumento de Avaliação de Teoria da Mente para o português. In: XX Semana de Iniciação Científica da UFMG, 2011, Belo Horizonte. Anais da XX Semana de Iniciação Científica da UFMG. Belo Horizonte: UFMG, 2011.

Artigos aceitos para publicação
1.
BARRETO, I. S. ; OHNO, P. M. ; FROESELER, M. V. G. ; TEODORO, M. L. M. . Cognitive Vulnerability and Stress for Emotional and Behavioral Problems in Children and Adolescents: A longitudinal study.. JOURNAL OF COGNITIVE PSYCHOTHERAPY, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
OHNO, P. M.. A ansiedade na perspectiva da Terapia Cognitiva Comportamental. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
OHNO, P. M.. O medo de falar em público. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
OHNO, P. M.. Medo: como compreender e lidar com essa emoção. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
OHNO, P. M.. Inteligência Emocional e a Força do Não. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
OHNO, P. M.. A atuação do psicólogo em grupos terapêuticos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
OHNO, P. M.. Cognições e coping cognitivo relacionados à qualidade de vida de pacientes diabetes e depressão. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
OHNO, P. M.. Vulnerabilidade Cognitiva. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
OHNO, P. M.. Impactos do relacionamento familiar no desenvolvimento psicológico de crianças e adolescentes. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
TEODORO, M. L. M. ; ALMEIDA, V. M. ; OHNO, P. M. ; FROESELER, M. V. G. . Cognitive Vulnerability to Depression in Children and Adolescents: A Longitudinal Study. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
TEODORO, M. L. M. ; BARRETO, I. S. ; OHNO, P. M. ; FROESELER, M. V. G. . Externalizing Symptoms and Cognitive Vulnerability in Children and Adolescents: a Longitudinal Study. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
LOPES, A. C. C. ; SILVA, S. M. G. E. ; COUTO, L. D. S. ; OHNO, P. M. ; TEODORO, M. L. M. . Avaliação da Depressão e Qualidade de Vida em Pacientes Diabéticos: Relatos de Casos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
COUTO, L. D. S. ; LOPES, A. C. C. ; SILVA, S. M. G. E. ; OHNO, P. M. ; TEODORO, M. L. M. . Investigação na literatura sobre as estratégias de enfrentamento, cognições disfuncionais e impactos da associação depressão-diabetes na qualidade de vida em diabéticos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
SILVA, S. M. G. E. ; COUTO, L. D. S. ; LOPES, A. C. C. ; OHNO, P. M. ; TEODORO, M. L. M. . Análises preliminares de aspectos cognitivos e suas relações com problemas específicos em pacientes diabéticos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
SILVA, S. M. G. E. ; COUTO, L. D. S. ; LOPES, A. C. C. ; OHNO, P. M. ; TEODORO, M. L. M. . Avaliação de aspectos cognitivos em pacientes diabéticos: um estudo preliminar. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
OHNO, P. M.. Medo de falar em público. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
OHNO, P. M.. Avaliação Cognitiva na Terapia Cognitivo-Comportamental: Roteiro, Perguntas e Instrumentos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
TEODORO, M. L. M. ; FROESELER, M. V. G. ; OHNO, P. M. ; CARNEIRO, A. M. . Atualizações e Contribuições da Avaliação Psicológica para a Terapia Cognitivo Comportamental. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
EZEQUIEL, D. P. ; OHNO, P. M. ; ASSUMPCAO, A. F. A. ; TEODORO, M. L. M. . Protocolo de Avaliação e Intervenção Cognitivo-comportamental em Grupo para Pacientes com Depressão e Diabetes. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

19.
OHNO, P. M.; SANTOS, J. A. M. ; ALMEIDA, V. M. ; OLIVEIRA, J. C. ; TEODORO, M. L. M. . Vulnerabilidade Cognitiva para Depressão em Crianças e Adolescentes. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

20.
ROCHA, S. P. ; FROESELER, M. V. G. ; OHNO, P. M. ; SILVA, A. C. ; TEODORO, M. L. M. . Investigação da Estrutura Fatorial do Inventário de Pensamentos Automáticos Negativos e Positivos em Adolescentes (IPANPA). 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

21.
SANTOS, J. A. M. ; MARQUES, L. G. ; ALMEIDA, P. T. ; OHNO, P. M. ; TEODORO, M. L. M. . Influência das Cognições Positivas no Desencadeamento de Transtornos Depressivos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

22.
OHNO, P. M.; ANDRADE, A. A. ; FROESELER, M. V. G. ; TEODORO, M. L. M. . Avaliação de atitudes Disfuncionais (Crenças) em Crianças e Adolescentes. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

23.
OHNO, P. M.; FROESELER, M. V. G. . Relacionamento Familiar: Impactos no Desenvolvimento de Crianças e Adolescentes. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
OHNO, P. M.; FROESELER, M. V. G. ; ALMEIDA, V. M. ; TEODORO, M. L. M. . Adaptação para o português do Cognitive Inventory for Children. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

25.
SANTOS, J. A. M. ; OHNO, P. M. ; FROESELER, M. V. G. ; TEODORO, M. L. M. . Construção e Validação de Conteúdo da Versão Piloto do Inventário de Pensamentos Automáticos Positivos e Negativos para Adolescentes (IPA-PN). 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

26.
TISO, F. G. ; OHNO, P. M. ; FROESELER, M. V. G. ; NASCIMENTO, A. R. A. ; TEODORO, M. L. M. . Estudo exploratório sobre pensamentos positivos e negativos em adolescentes. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

27.
PINTO, C. A. L. M. F. ; FROESELER, M. V. G. ; OHNO, P. M. ; TEODORO, M. L. M. . Revisão Sistemática de Instrumentos de Avaliação de Pensamentos Automáticos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

28.
OHNO, P. M.; FROESELER, M. V. G. ; TEODORO, M. L. M. . Investigação de algumas propriedades psicométricas de duas Escalas que avaliam Pensamentos Automáticos (EPA), Crenças e Atitudes Disfuncionais (EAD) em crianças e adolescentes. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
OHNO, P. M.; FROESELER, M. V. G. ; SANTOS, J. A. M. ; TEODORO, M. L. M. . Investigação da relação entre Atitudes Disfuncionais e Sintomas Internalizantes em Crianças e Adolescentes. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

30.
OHNO, P. M.; FROESELER, M. V. G. . Impactos do relacionamento familiar no desenvolvimento psicológico de crianças e adolescentes. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

31.
PINTO, C. A. L. M. F. ; TISO, F. G. ; OHNO, P. M. ; FROESELER, M. V. G. ; TEODORO, M. L. M. . Investigação da Relação entre o Nível de Conflito Familiar e Problemas de Comportamento. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

32.
AMARAL, P. S. ; SANTOS, G. T. ; OHNO, P. M. ; FROESELER, M. V. G. ; TEODORO, M. L. M. . Investigação da percepção do clima familiar pelos diferentes membros da família. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

33.
SANTOS, J. A. M. ; OHNO, P. M. ; SANTIAGO, K. C. N. ; FROESELER, M. V. G. ; TEODORO, M. L. M. . Investigação da Causalidade entre Pensamentos Automáticos Negativos e Depressão em Crianças e Adolescentes. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

34.
EZEQUIEL, D. P. ; SILVA, L. M. F. ; OHNO, P. M. ; FROESELER, M. V. G. ; PAGANO, A. P. V. ; LIMA, R. G. E. ; MOL, R. C. ; NATALE, L. L. . Identificando Emoções pela leitura da Face: Estudo Piloto na cidade de Lavras. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

35.
SANTIAGO, K. C. N. ; OHNO, P. M. ; TEODORO, M. L. M. . Adaptação do Inventário da Tríade Cognitiva (ITC) para a avaliação de crenças disfuncionais em adultos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

36.
SANTOS, G. T. ; AMARAL, P. S. ; OHNO, P. M. ; FROESELER, M. V. G. ; TEODORO, M. L. M. . Investigação da relação entre a Tríade Cognitiva de pais e filhos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

37.
TISO, F. G. ; PINTO, C. A. L. M. F. ; OHNO, P. M. ; FROESELER, M. V. G. ; TEODORO, M. L. M. . Investigação da relação entre a Tríade Cognitiva e Problemas Internalizantes. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

38.
FROESELER, M. V. G. ; OHNO, P. M. ; TEODORO, M. L. M. . Relação entre Pensamentos Automáticos e Percepção do Sistema Familiar. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

39.
OHNO, P. M.; FONTES, A. C. L. ; luisa V. silva ; SANTIAGO, K. C. N. ; TEODORO, M. L. M. . Adaptação do Inventário da Tríade Cognitiva para o Brasil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

40.
OHNO, P. M.; FONTES, A. C. L. ; luisa V. silva ; SANTIAGO, K. C. N. ; CARREIRA, E. X. ; TEODORO, M. L. M. . Análise Fatorial e Concorrente do Inventário da Tríade Cognitiva para Crianças (ITC-C) em uma amostra de Crianças e Adolescentes. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

41.
OHNO, P. M.; ANDRADE, A. A. ; SANTIAGO, K. C. N. ; REAL, D. F. ; MORAES, H. A. ; Mariana Parreira L. Amaral ; SANTOS, G. H. ; TEODORO, M. L. M. . Teoria da Mente em Adolescentes com Asperger: Um Estudo Exploratório. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

42.
SANTIAGO, K. C. N. ; OHNO, P. M. ; MORAES, H. A. ; REAL, D. F. ; Mariana Parreira L. Amaral ; SANTOS, G. H. ; ANDRADE, A. A. ; TEODORO, M. L. M. . Adaptação de um Instrumento de Avaliação de Teoria da Mente para o português. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

43.
SANTIAGO, K. C. N. ; SILVA, L. A. V. ; FONTES, A. C. L. ; OHNO, P. M. ; TEODORO, M. L. M. . Investigação Psicométrica e Análise Concorrente da Escala de Atitudes Disfuncionais para Crianças e Adolescentes (EAD). 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
OHNO, P. M.; TEODORO, M. L. M. . LabCog. 2013; Tema: Laboratório de Pesquisas Científicas na área da Psicologia Cognitiva. (Site).

2.
OHNO, P. M.; ANDRADE, A. A. ; TEODORO, M. L. M. . Congresso de Terapias Cognitivas. 2011; Tema: Terapias Cognitivas. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
OHNO, P. M.. Curso Básico de Metodologia de Pesquisa: Estatística aplicada na Psicologia. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
OHNO, P. M.. Avaliação Psicológica na Terapia Cognitivo-Comportamental. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
OHNO, P. M.. Escrita Científica. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
OHNO, P. M.; SOUZA, R. S. B. . Introdução à Terapia Cognitivo-Comportamental. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
SOUZA, R. S. B. ; OHNO, P. M. . A construção de grupos de psicoeducação em saúde. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
OHNO, P. M.; SOUZA, R. S. B.. Participação em banca de Fernanda Amorim Arantes.Tornando-se pequenos terapeutas: desenvolvendo cognições saudáveis na infância. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

2.
OHNO, P. M.; SOUZA, R. S. B.. Participação em banca de Débora Santos Dias Silva e Érica Domingues de Souza.Comportamento suicida em crianças: uma revisão integrativa dos estudos brasileiros. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

3.
OHNO, P. M.; SOUZA, R. S. B.. Participação em banca de Deivid Alves Marques.A possibilidade de alteração das crenças centrais no transtorno de estresse pós-traumático: uma revisão sistemática. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Estado de Minas Gerais.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Critérios de indexação em bases de dados. 2016. (Outra).

2.
I Jornada Mineira de Psicologia Baseada em Evidências. 2016. (Outra).

3.
45ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. 2015. (Congresso).

4.
VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica. Atualizações e Contribuições da Avaliação Psicológica para a Terapia Cognitivo Comportamental. 2015. (Congresso).

5.
VI Simpósio do Comitê de Ética em Pesquisa. 2015. (Simpósio).

6.
II Congresso de Terapias Cognitivas: Pesquisa e Clínica. 2014. (Congresso).

7.
Roda de conversa Experiências em ensino de teatro na educação não-fomral.Uma experiência no centro socioeducativo Horto. 2014. (Outra).

8.
XV Jornada Mineira de Ciência do Comportamento. 2014. (Outra).

9.
I Mostra de Terapias Cognitivas da ATC Minas. 2013. (Outra).

10.
IX Congresso Brasileiro de Terapias Cognitivas. 2013. (Congresso).

11.
VI Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica e IX Congresso Iberoamericano de Diagnóstico e Evaluación Psicológica. Avaliação de atitudes Disfuncionais (Crenças) em Crianças e Adolescentes. 2013. (Congresso).

12.
X Ciclo de Debates e Mostra de Trabalhos sobre Educação Inclusiva e Necessidades Educacionais Especiais: a prática pedagógica na educação inclusiva formação de professores. 2013. (Outra).

13.
Avaliação Neuropsicológica na Infância. 2012. (Oficina).

14.
I Congresso de Terapias Cognitivas: A Clínica em Foco. 2012. (Congresso).

15.
I Congresso Mineiro de Neuropsicologia. 2012. (Congresso).

16.
IX Congresso da ALAPCO - Terapias Cognitivas: Agregando novos saberes. 2012. (Congresso).

17.
X Encontro Mineiro de Avaliação Psicológica e III Congresso Latino-Americano de Avaliação Psicológica. Investigação de algumas propriedades psicométricas de duas Escalas que avaliam Pensamentos Automáticos (EPA), Crenças e Atitudes Disfuncionais (EAD) em crianças e adolescentes. 2012. (Congresso).

18.
III Simpósio de Natal da Neuropsicologia. 2011. (Simpósio).

19.
II Seminário Mineiro sobre Autismo. 2011. (Seminário).

20.
I Seminário Mineiro de Austismo. 2011. (Seminário).

21.
V Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica. Adaptação do Inventário da Tríade Cognitiva para o Brasil. 2011. (Congresso).

22.
XII Jornada Mineira de Ciência do Comportamento. 2011. (Outra).

23.
3a Jornada de Neuropsicologia do LND ? Conhecimentos das Neurociências em prol da Educação. 2010. (Outra).

24.
I Seminário Internacional do Núcleo de Ciências da Cognição - ?Teaching Psychology Around the World?, proferido pela Professora Doutora Sherri Nevada McCarthy. 2010. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
TEODORO, M. L. M. ; OHNO, P. M. . 45ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. 2015. (Congresso).

2.
TEODORO, M. L. M. ; ANDRADE, A. A. ; OHNO, P. M. . II Congresso de Terapias Cognitivas: Pesquisa e Clínica. 2014. (Congresso).

3.
OHNO, P. M.. XV Jornada Mineira de Ciência do Comportamento. 2014. (Outro).

4.
ANDRADE, A. A. ; OHNO, P. M. . I Mostra de Terapias Cognitivas da ATC-Minas. 2013. (Outro).

5.
ANDRADE, A. A. ; OHNO, P. M. ; ALVES, N. C. A. ; TEODORO, M. L. M. . Terapia Comportamental Dialética: Bases Teóricas e Práticas. 2013. (Outro).

6.
TEODORO, M. L. M. ; ANDRADE, A. A. ; OHNO, P. M. . I Congresso de Terapias Cognitivas: A Clínica em Foco. 2012. (Congresso).



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
TEODORO, M. L. M.2015TEODORO, M. L. M. ; FROESELER, M. V. G. ; ALMEIDA, V. M. ; OHNO, P. M. . Cognitive Triad Inventory for Children: Adaptation and psychometric properties. Avaliação Psicológica (Online), v. 14, p. 63-72, 2015.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/01/2019 às 17:28:33