Tiago Porto Pereira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5590878260805115
  • Última atualização do currículo em 01/08/2018


Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), bacharel e licenciado em Filosofia pela mesma instituição. Atualmente, membro dos grupos de pesquisa Filosofia e Interdisciplinariedade, com ênfase em democracia e opinião pública; e Lógicas de Transformação: críticas da democracia. Possui interesse em Filosofia Política e Social, Filosofia e Ética da Informação, Opinião Pública, Teorias da Justiça e Democracia Digital. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Tiago Porto Pereira
Nome em citações bibliográficas
PORTO, Tiago;PORTO, T.;PEREIRA, T.P.;PEREIRA, Tiago


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2016
Mestrado em Filosofia.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Título: A Vontade Geral: do século XVII à democracia digital,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Agemir Bavaresco.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Filosofia Política; Jean-Jacques Rousseau; Democracia Digital; Representatividade.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Teoria Política / Especialidade: Teoria Política Moderna.
2008 - 2013
Graduação em Filosofia.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Título: Epistemologia das Redes e a Teoria das Paixões em Hume.
Orientador: Agemir Bavaresco.
Bolsista do(a): Programa Universidade para Todos, PROUNI, Brasil.




Formação Complementar


2014 - 2014
Giorgio Agamben e o projeto do homo sacer. (Carga horária: 6h).
Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia, ANPOF, Brasil.


Atuação Profissional



Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestrando, Regime: Dedicação exclusiva.


Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul, FAPERGS, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2013 - 2014
Opinião Pública no Mundo Virtual: Normatividade, Reconhecimento e Democracia nas Novas Tecnologias de Informação e Comunicação
Descrição: O projeto pretende desenvolver uma pesquisa interdisciplinar (Ética, Direito, Políticas e Relações Internacionais) das novas tecnologias de informação e comunicação (TIC). O objetivo é fazer um diagnóstico, identificando descritivamente como a opinião pública vem se desenvolvendo dentro de um ambiente virtual, uma nova esfera pública representada pela rede internacional de computadores e explicitar como a internet passou a desempenhar um importante papel de ator social. Desejamos articular o conceito de opinião pública com as novas mídias sociais, observando o desenvolvimento desse panorama em âmbito nacional e internacional. As novas tecnologias de informação exercem uma crescente influência sobre a esfera pública e na implementação de práticas democráticas, no desenvolvimento sócio-político, no estabelecimento da agenda de temas emergentes mundiais e estratégias de configuração do poder multipolar. Criam, também, um espaço público para um debate cada vez mais inclusivo, representativo e pertinente, no sentido de promover (i) a cultura entre os cidadãos e (ii) um melhor (re)conhecimento e (auto)consciência no processo de tomada de decisões mais justas e democráticas. Enfim, através de debates no grupo de pesquisa, da análise das referências bibliográficas, da elaboração de diagnósticos, da participação em eventos, o objetivo é redigir e publicar resenhas e artigos científicos sobre o tema do projeto..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Tiago Porto Pereira - Integrante / Agemir Bavaresco - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa.
2013 - Atual
Filosofia e Interdisciplinaridade
Descrição: A Filosofia assumida na perspectiva da Interdisciplinaridade cresceu de modo extraordinário ao longo dos últimos anos, estabelecendo-se como um dos esteios da filosofia contemporânea.A Filosofia tem sido inerentemente interdisciplinar desde a sua origem. Podemos constatar isso ao longo da história da filosofia. Os primeiros filósofos, os pré-socráticos, formularam questões filosóficas sobre a natureza. Em Atenas, Sócrates e os sofistas debateram os problemas da democracia, dando origem à filosofia moral e à ciência política. Atualmente a pesquisa em Filosofia divide-se em duas grandes linhas complementares: a) O estudo da tradição, isto é, a História da Filosofia. b) Pesquisa temática, através de linhas de pesquisa metodológica e epistemológica em diálogo com outras áreas, tais como Filosofia da Ciência, Estética e Filosofia da Arte, Filosofia Política e Ciências Sociais, Filosofia da Linguagem, Lógica, Filosofia da Mente e Ciências Cognitivas, Ética (Bioética, Éticas profissionais, Ética nas organizações, Éticas aplicadas etc.). A interdisciplinaridade se pratica no exercício docente de Programas de Pós-graduação com formação em diferentes áreas, tais como, Ciência Política, Direito, História, ministrando, por exemplo, aulas em Filosofia do Direito e Filosofia da Educação. A Filosofia tem uma vocação interdisciplinar e a reflexão epistemológica contemporânea, desenvolvida, por exemplo, pela Filosofia da Ciência, mostra como as fronteiras tradicionais entre as diversas áreas vão sendo superadas, pois muitos problemas novos apenas podem ser tratados através da integração entre diferentes saberes. Portanto, há espaço de ampliação para a atuação da Filosofia em programas interdisciplinares do ponto de vista da contribuição temática que esta pode trazer para interdisciplinaridade em várias áreas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Tiago Porto Pereira - Integrante / Agemir Bavaresco - Coordenador / Giovane Martins Vaz dos Santos - Integrante / Maximiliano Oscar Zapata - Integrante.
2012 - 2013
Diagnóstico Descritivo-Normativo do Fenômeno da Opinião Pública: Mídias, Mediações e Cenários
Descrição: O projeto pretende desenvolver uma pesquisa interdisciplinar (Ética, Direito, Políticas e Relações Internacionais) das novas tecnologias de informação e comunicação (TIC) e dos tradicionais meios de comunicação social (MCS), subentendidos aqui sob o termo mídias. O objetivo é fazer um diagnóstico, identificando descritivamente como o fenômeno da opinião pública se constitui através das mídias e redes sociais e, ao mesmo tempo, explicitar indicadores normativos que emergem deste processo versátil da comunicação entre atores e cenários nacionais e internacionais. Queremos articular o conceito de opinião pública com a realidade das novas mídias, num contexto democrático secularizado. As mídias exercem uma crescente influência sobre a esfera pública e na implementação de práticas democráticas, no desenvolvimento sócio-político, no estabelecimento da agenda de temas emergentes mundiais e estratégias de configuração do poder multipolar. Criam, também, um espaço público para um debate cada vez mais inclusivo, representativo e pertinente, no sentido de promover (i) a cultura entre os cidadãos e (ii) um melhor (re)conhecimento e (auto)consciência no processo de tomada de decisões mais justas e democráticas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Tiago Porto Pereira - Integrante / Agemir Bavaresco - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 4


Revisor de periódico


2016 - Atual
Periódico: Veritas (Porto Alegre. Impresso)
2018 - Atual
Periódico: REVISTA OPINIÃO FILOSÓFICA


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Filosofia Política e Social.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Ética.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: História da Filosofia.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende PoucoLê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Alemão
Lê Pouco, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PORTO, Tiago2016PORTO, Tiago. Desrespeito e patologias sociais na Filosofia de Axel Honneth. Problemata, v. 7, p. 169-191, 2016.

2.
PORTO, T.2015PORTO, T.. Devemos obedecer à leis injustas? O direito à desobediência civil em John Rawls. Peri, v. 7, p. 314-331, 2015.

3.
BAVARESCO, A.2015BAVARESCO, A. ; PORTO, T. ; SANTOS, G. M. V. . Representação Política Moderna e Brasileira. Clareira, v. 1, p. 160-185, 2015.

4.
BAVARESCO, A.2015 BAVARESCO, A. ; PORTO, T. ; SANTOS, G. M. V. . Redes sociais e redes humanas ou a lógica da insociável sociabilidade humana. Veritas (Porto Alegre. Impresso), v. 60, p. 379-400, 2015.

5.
PORTO, T.2014PORTO, T.. Entre as Paixões e a Soberania: a Formação Política em Hume e Rousseau. Revista Opiniao Filosofica, v. 5, p. 316-337, 2014.

6.
BAVARESCO, A.2013BAVARESCO, A. ; PORTO, T. . O Desrespeito como Motor Moral nas Insurreições Internacionais: Honneth e a Gramática dos Conflitos Sociais na Atualidade. Ágora Filosófica (UNICAP. Impresso), v. 1, p. 261-289, 2013.

7.
PORTO, T.2013PORTO, T.; BAVARESCO, A. . David Hume e as Paixões Indiretas na Sociedade em Rede. Revista Opiniao Filosofica, v. 4, p. 242-265, 2013.

8.
BAVARESCO, A.2013BAVARESCO, A. ; PORTO, T. ; SILVA, W. A. . Teoria da Agenda, Representação e Redes Sociais. Revista Helius, v. 1, p. 65-79, 2013.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
PORTO, T.. Epistemologia das Redes e a Teoria das Paixões em Hume. 1. ed. Porto Alegre: Editora Fi, 2014. v. 1. 107p .

Capítulos de livros publicados
1.
BAVARESCO, A. ; PORTO, T. ; SANTOS, G. M. V. . Redes sociais e redes humanas ou a lógica da insociável sociabilidade humana. In: BAVARESCO, Agemir; LIMA, Francisco Jozivan Guedes de.. (Org.). Direito e Justiça: Festschrift em homenagem a Thadeu Weber. 1ed.Porto Alegre: Editora Fi, 2016, v. , p. 21-51.

2.
PORTO, Tiago. Soberania Popular: a Democracia Digital como Possibilidade de Aplicação da Política Rousseauniana. In: Marcelo Carvalho; Jacira de Freitas; Antônio Carlos dos Santos. (Org.). Filosofia do século XVIII. 1ed.São Paulo: ANPOF, 2015, v. , p. 375-391.

3.
BAVARESCO, A. ; PORTO, T. ; SANTOS, G. M. V. . Representação política moderna e brasileira. In: Agemir Bavaresco; André Salata; Leno Francisco Danner. (Org.). Filosofia social e políticas públicas. 1ed.Porto Alegre: Editora Fi, 2014, v. 15, p. 235-265.

4.
BAVARESCO, A. ; PORTO, T. ; SILVA, W. A. . Teoria da Agenda, Representação e Redes Sociais. In: Agemir Bavaresco, Alfredo Moraes. (Org.). TEORIA DA AGENDA, REPRESENTAÇÃO E REDES SOCIAIS. 1ed.Porto Alegre: Editora Fi, 2013, v. , p. 13-33.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PORTO, T.; SANTOS, G. M. V. . Acerca do Tempo: História, Metafísica e Virtualidade. In: V Jornada Nacional de Pesquisa na Pós-Graduação em Filosofia da UFSM, 2015, Santa Maria. Textos da V Jornada Nacional de Pesquisa na Pós-Graduação em Filosofia da UFSM. São José: Centro Universitário Municipal de São José, 2014. p. 109-123.

2.
BAVARESCO, A. ; PORTO, Tiago ; ZAPATA, M. O. ; SANTOS, G. M. V. . Jornadas de Junho: movimentos de resistência e agenda das redes sociais. In: 10° Encontro Nacional de História da Mídia, 2015, Porto Alegre. ALCAR 2015, 2015.

3.
PORTO, Tiago. Reconhecimento e amor-próprio: Axel Honneth, leitor de Rousseau. In: XV Semana Acadêmica do PPG em Filosofia da PUCRS, 2015, Porto Alegre. XV Semana Acadêmica do PPG em Filosofia da PUCRS. Porto Alegre: Editora Fi, 2015. v. v.3. p. 379-395.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PORTO, T.. O Desrespeito e as Patologias Sociais na Filosofia de Axel Honneth. In: V Jornada Nacional de Pesquisa na Pós-Graduação em Filosofia da UFSM, 2014, Santa Maria. Caderno de resumos. Santa Maria: UFSM, 2014. p. 40-40.

2.
SANTOS, G. M. V. ; PORTO, T. . Acerca do Tempo: História, Metafísica e Virtualidade. In: V Jornada Nacional de Pesquisa na Pós-Graduação em Filosofia da UFSM, 2014, Santa Maria - RS. Caderno de resumos. Santa Maria - RS: UFSM, 2014. p. 21-21.

Apresentações de Trabalho
1.
PORTO, Tiago. Reconhecimento e amor-próprio: Axel Honneth, leitor de Rousseau. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
PORTO, T.. Soberania Popular: a Democracia Digital como Possibilidade de Aplicação da Política Rousseauniana. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
PORTO, T.. Soberania Popular: a Democracia Digital como Possibilidade de Aplicação da Política Rousseauniana. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SANTOS, G. M. V. ; PORTO, T. . Acerca do Tempo: História, Metafísica e Virtualidade. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
PORTO, T.. O Desrespeito e as Patologias Sociais na Filosofia de Axel Honneth. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
PORTO, T.. O Desrespeito como Motor Moral nas Insurreições Internacionais: Honneth e a Gramática Moral dos Conflitos Sociais na Atualidade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
PORTO, T.. O Desrespeito como Motor Moral nas Insurreições Internacionais: Honneth e a Gramática dos Conflitos Sociais na Atualidade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
PORTO, T.. A Crítica da Economia Política e a ?Nova Dialética?: Marx, Hegel e o Problema da ?Tese da Homologia? de Christopher J. Arthur. Porto Alegre: Revista Opinião Filosófica, 2016. (Tradução/Artigo).

2.
PORTO, T.. O Universal e os Particulares na Lógica de Hegel e em O Capital de Marx. Porto Alegre: Revista Opinião Filosófica, 2016. (Tradução/Artigo).

3.
PORTO, Tiago. The I in We - Axel Honneth. Porto Alegre: Revista Opinião Filosófica, 2013 (Resenha crítica).

4.
PORTO, T.. Dialética e Linguagem Natural. Teorias da Vaguidade.. Porto Alegre: Revista Opinião Filosófica, 2013. (Tradução/Artigo).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
1964: Golpe Midiático-Civil-Militar. 2014. (Outra).

2.
A crise do neoliberalismo - Gérard Duménil. 2014. (Seminário).

3.
Black Blocs e Guerrilhas Urbanas no Início do Século XXI. 2014. (Outra).

4.
Debate sobre Lulismo, Peemedebismo e os Rumos da Democracia Brasileira. 2014. (Outra).

5.
Globalização, Responsabilidade, Direitos Humanos -- Jean-Christophe Merle. 2014. (Outra).

6.
III Encontro Internacional do Instituto de Bioética da PUCRS. 2014. (Congresso).

7.
The Politics of Disgust - David Pizarro. 2014. (Outra).

8.
V Jornada Nacional de Pesquisa na Pós-Graduação em Filosofia da UFSM. O Desrespeito e as Patologias Sociais na Filosofia de Axel Honneth. 2014. (Congresso).

9.
XIV Semana Acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCRS.Soberania Popular: a Democracia Digital como Possibilidade de Aplicação da Política Rousseauniana. 2014. (Outra).

10.
XVI Encontro Nacional da ANPOF.Soberania Popular: a Democracia Digital como Possibilidade de Aplicação da Política Rousseauniana. 2014. (Encontro).

11.
De Hegel a Marx... e de volta para Hegel! A tradição dialética em tempos de crise - Slavoj Zizek. 2013. (Outra).

12.
Encontro Acadêmico com Peter Singer. 2013. (Encontro).

13.
Fronteiras do Pensamento: Ética para o século XXI - Peter Singer. 2013. (Outra).

14.
Fronteiras do Pensamento: Revoluções morais no século XXI - Kwame Anthony Appiah. 2013. (Outra).

15.
Seminário Interno De Avaliação Da Iniciação Científica Da PUCRS.O Desrespeito como Motor Moral nas Insurreições Internacionais: Honneth e a Gramática Moral dos Conflitos Sociais na Atualidade. 2013. (Seminário).

16.
XIV Salão de Iniciação Científica - PUCRS.O Desrespeito como Motor Moral nas Insurreições Internacionais: Honneth e a Gramática dos Conflitos Sociais na Atualidade. 2013. (Seminário).

17.
A teoria de tudo. 2011. (Outra).

18.
Educação e neurociências: um novo olhar - 11° Congresso do Ensino Privado Gaúcho. 2011. (Congresso).

19.
Bioética em debate 3: aquecimento global e mudanças climáticas. 2010. (Outra).

20.
Clássicos do pensamento francês. 2009. (Seminário).

21.
IV Colóquio Perspectivas em Epistemologia Contemporânea. 2008. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PORTO, Tiago; MACHADO, A. M. ; NEIVA, A. ; SILVEIRA, A. M. . IV Semana Acadêmica de Filosofia. 2012. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 10/12/2018 às 14:09:16