Vitor Secretti Bertoncello

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  • Última atualização do currículo em 01/03/2018


Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada (PIPCA) da UNISINOS. Possui graduação em Sistemas de Informação pelo Centro Universitário Franciscano (2008). Atualmente é Analista de Tecnologia da Informação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Vitor Secretti Bertoncello
Nome em citações bibliográficas
BERTONCELLO, V. S.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS - Campus Canoas.
Rua Dra. Maria Zélia Carneira de Figueiredo 870-A
Igara
92412240 - Canoas, RS - Brasil
Telefone: (51) 24158200
URL da Homepage: http://canoas.ifrs.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2015
Mestrado em andamento em Computação Aplicada.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil. Orientador: Cristiano André da Costa.
2012 - 2013
Especialização em Governança de TI. (Carga Horária: 420h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - RS, SENAC/RS, Brasil.
Título: Identificação e melhoria dos processos críticos com a utilização do Cobit no Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Câmpus Canoas.
Orientador: GUILHERME COSTA WIEDENHÖFT.
2003 - 2008
Graduação em Sistemas de Informação.
Centro Universitário Franciscano, UNIFRA, Brasil.
Título: ROTAS DE TRANSPORTE COLETIVO EM SANTA MARIA: UM ESTUDO DE CASO UTILIZANDO A GOOGLE MAPS API..
Orientador: Juliana Kaizer Vizzotto.




Formação Complementar


2013 - 2013
Curso de Capacitação para Pesquisadores do IFRS. (Carga horária: 12h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
2013 - 2013
Fundamentos de Governança de TI. (Carga horária: 16h).
Escola Superior de Redes, ESR, Brasil.
2013 - 2013
Governança de TI. (Carga horária: 24h).
Escola Superior de Redes, ESR, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em O Desafio da Redação Acadêmica. (Carga horária: 200h).
Fundação Brasileira de Educação, FUBRAE, Brasil.
2011 - 2011
Gestão da Segurança da Informação. (Carga horária: 40h).
Escola Superior de Redes, ESR, Brasil.
2004 - 2004
TCP/IP e Redes Microsoft. (Carga horária: 16h).
Omega Tecnologia, OT, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Analista de Tecnologia da Informação, Carga horária: 40

Atividades

03/2014 - Atual
Extensão universitária , IFRS - Campus Canoas, .

Atividade de extensão realizada
PRONATEC - Supervisor de turmas.
03/2013 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFRS - Reitoria, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Segurança da Informação e Comunicação do IFRS.
2011 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFRS - Campus Canoas, .

Cargo ou função
Participação do Comitê de Tecnologia da Informação do IFRS.
2012 - 2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFRS - Campus Canoas, .

Cargo ou função
Presidente da Comissão Permanente de Seleção.
06/2013 - 09/2013
Ensino,

Disciplinas ministradas
PRONATEC - Curso de Operador de Computador
09/2012 - 01/2013
Ensino,

Disciplinas ministradas
PRONATEC - Curso de Operador de Computador

Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Contratado por Fundação, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas, Carga horária: 40



Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Análise da Gestão dos Processos de Negócio em Instituições de Ensino Técnico e Tecnológico: Um Estudo de Caso
Descrição: A gestão de processos é baseada na gerência das atividades necessárias para uma empresa entregar produtos ou serviços. A tecnologia da informação desempenha um papel chave nesta gestão através do uso de métodos e ferramentas necessários para lidar com as necessidades organizacionais de revisar e idealmente melhorar os diversos processos de seu negócio. A gestão de processos de negócio permite que organizações modelem e executem fluxos de trabalho ao mesmo tempo que viabiliza a melhoria da qualidade desses processos através do uso de ferramentas de monitoramento e de avaliação de processos. Neste contexto, este projeto tem como objetivo apresentar um estudo de caso para avaliar a eficiência e eficácia da gestão de processos de negócio em instituições de ensino técnico e tecnológico. A metodologia utilizada para esta pesquisa será um estudo de caso descritivo que examinará este fenômeno em profundidade com predominância de análises dissertativas dos processos de negócio que envolvem as atividades de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administrativas dos Institutos Federais. Os resultados almejados por esse projeto incluem a identificação, mapeamento, modelagem, codificação, execução e avaliação dos processos de negócio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS - Câmpus Canoas. Com isso, pretende-se no referido câmpus melhorar a organização dos papéis, estruturar, divulgar e possivelmente automatizar os fluxos de trabalho, permitindo assim uma visão analítica completa da instituição com o objetivo de contribuir com a oferta de serviços públicos de qualidade..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - Atual
PENSAQUI: um objeto educacional sobre transformações químicas
Descrição: O presente projeto de pesquisa propõe o desenvolvimento de um protótipo de objeto educacional sobre as transformações químicas, um conteúdo fundamental para o estudo de química presente, desde as últimas séries do ensino fundamental até as séries finais do ensino médio. A proposta é organizada a partir de pressupostos construtivistas, onde a concepção pedagógica do objeto educacional problematizará concepções diferentes das cientificamente aceitas, que constituem obstáculos à aprendizagem de conceitos construídos pela ciência. A interação entre o estudante e o objeto educacional permitirá, além de uma estratégia de ensino e aprendizagem, um instrumento para o professor conhecer quais são as compreensões dos seus estudantes a respeito de conceitos que estruturam o estudo da química..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de desenvolvimento


2014 - Atual
RoboLab: implantação de um laboratório para experimentações em robótica educacional
Descrição: O objetivo geral deste projeto é a implantação de um laboratório que propicie realizar experimentações com robótica, interligando diferentes áreas do conhecimento. Cabe destacar, que a documentação das experimentações auxiliará na produção de kits de robótica educacional, já apontados como uma demanda pela empresa parceira. Além disso, a correlação com outras áreas do conhecimento é essencial para que os alunos envolvidos com o projeto possam compreender como as áreas do conhecimento são importantes, e que elas também integram a formação de um profissional técnico.
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
2013 - 2014
Robótica Aplicada ao Ensino de Programação de Computadores
Descrição: A robótica possui inúmeras aplicabilidades, sendo que, atualmente, ela vem ganhando destaque no contexto educacional, onde robôs são construídos e/ou utilizados por alunos e professores de modo que o conhecimento seja construído através da interação com os objetos criados. No ano de 2012, o IFRS câmpus Canoas recebeu de doação, através de convênio firmado com a Petrobras, 7 kits robóticos xbot - curumin, os quais podem ser usados para desenvolver o raciocínio lógico e a habilidade de programação de computadores. Desse modo, vislumbrando algumas aplicabilidades e vantagens da robótica, foi elaborado o presente projeto que tem como foco o uso destes kits pelos alunos do ensino médio, modalidade integrada, da área de informática. A robótica será usada como base para que o aluno possa desenvolver seu pensamento, compreendendo como os processos e as relações com a realidade ocorrem, e os resultados obtidos a partir destes. Para tanto, o projeto utilizará a pesquisa investigativa e exploratória, baseada em estudos de caso e na resolução de problemas. Espera-se que ao concluir o projeto os alunos estejam habilitados a compartilhar seus conhecimentos com os demais alunos do câmpus, através de oficinas de robótica.
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (4) .
Integrantes: Vitor Secretti Bertoncello - Integrante / Silvia de Castro Bertagnolli - Coordenador / Patrícia Nogueira Hübler - Integrante / Julio Moisés da Silva - Integrante / edison silva lima - Integrante.
2013 - Atual
A robótica como ferramenta para qualificar o ensino no IFRS - Câmpus Canoas
Descrição: A robótica possui inúmeras aplicabilidades, sendo que, atualmente, ela vem ganhando destaque no contexto educacional, onde robôs são construídos e/ou utilizados por alunos e professores de modo que o conhecimento seja construído através da interação com os objetos criados. Desse modo, vislumbrando algumas aplicabilidades e vantagens da robótica, foi elaborado o presente projeto que tem como foco o uso da robótica como forma de qualificar o processo de ensino e aprendizagem dos cursos, dos diversos níveis e áreas, do IFRS câmpus Canoas. A robótica será usada de modo que o aluno ao construir, programar e interagir com o robô possa desenvolver seu pensamento, compreendendo como os processos e as relações com a realidade ocorrem, e os resultados obtidos a partir destes. Para tanto, o projeto utilizará a pesquisa investigativa e exploratória, baseada em estudos de caso e na resolução de problemas. Espera-se que ao concluir o projeto sejam organizadas oficinas de robótica no câmpus para alunos da comunidade interna e externa, bem como a construção de diversos robôs, que irão ser construídos pelos envolvidos no projeto. Assim, pretende-se estabelecer um espaço de aprendizagem multidisciplinar e integrador das mais diversas áreas do conhecimento.
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (4) .
Integrantes: Vitor Secretti Bertoncello - Integrante / Silvia de Castro Bertagnolli - Coordenador / Patrícia Nogueira Hübler - Integrante / Julio Moisés da Silva - Integrante / edison silva lima - Integrante.Financiador(es): Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BERTONCELLO, V. S.; SILVA, D. R. ; HUBLER, P. N. ; ABREU, E. P. ; BERTAGNOLLI, S. C. ; ROCHA, A. ; PERRY, G. ; PINO, J. C. . PensaQui: um objeto educacional sobre transformações químicas.. In: LACLO | 9 Conferência Latino-Americana de Objetos e Tecnologias de Aprendizagem, 2014, Manizales. Anais da 9 Conferência Latino-Americana de Objetos e Tecnologias de Aprendizagem, 2014.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, D. R. ; HUBLER, P. N. ; BERTAGNOLLI, S. C. ; BERTONCELLO, V. S. ; ABREU, E. P. . PensaQui: a concepção de um Objeto Educacional sobre as Transformações Químicas.. In: Conferência Internacional Sobre Informática na Educação, 2013, Porto Alegre. Conferência Internacional Sobre Informática na Educação, 2013.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BERTONCELLO, V. S.; FREITAS, F. O. ; BERTAGNOLLI, S. C. ; ISERHARDT, N. F. . Desenvolvimento de um dispositivo robótico para auxílio a passageiros do transporte coletivo. In: 3º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica, 2014, Bento Gonçalves. Anais do 3º SICT, 2014.

2.
BERTONCELLO, V. S.; BERTAGNOLLI, S. C. ; HUBLER, P. N. ; ABREU, E. P. ; SILVA, D. R. . Pensaqui: um objeto educacional sobre transformações químicas. In: III Salão de Iniciação Científica e Tecnológica do IFRS Câmpus Canoas, 2013. Anais do Salão de Iniciação Científica e Tecnológica do IFRS Câmpus Canoas, 2013.

3.
BERTONCELLO, V. S.; ABREU, E. P. ; HUBLER, P. N. ; BERTAGNOLLI, S. C. ; SILVA, D. R. . PENSAQUI: um objeto educacional sobre transformações químicas. In: II Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica do IFRS, 2013, Bento Gonçalves. Anais do II Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica do IFRS, 2013.

Apresentações de Trabalho
1.
BERTONCELLO, V. S.. Painelista em 'Experiências em suporte de informática'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
BERTONCELLO, V. S.. Experiências em Suporte em Informática. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
BERTONCELLO, V. S.; FREITAS, L. O. ; PINTO, D. M. G. ; HIPP, J. A. ; KRISEL, E. . Desenvolvimento de um Informativo Digital para o CIBDL. 2005. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
BERTONCELLO, V. S.; BERTAGNOLLI, S. C. ; MELO, C. V. ; KLEIN, G. . Minibiblioteca digital. 2012; Tema: Literatura e Tecnologia. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
BERTONCELLO, V. S.. Operador de Computador - PRONATEC. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
BERTONCELLO, V. S.; BERTAGNOLLI, S. C. ; MELO, C. V. ; KLEIN, G. . #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia. 2012. (Editoração/Periódico).



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
BERTONCELLO, V. S.; BERTAGNOLLI, S. C.; ZATTI, V.; HUBLER, P. N.; NICOLAO, M.. Comissão avaliadora no III Salão de Iniciação Científica e Tecnológica e II Salão de Extensão do IFRS - Câmpus Canoas. 2013. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

2.
NICOLAO, M.; BERTAGNOLLI, S. C.; MELO, C. V.; BERTONCELLO, V. S.; LUFT, J. A.; PALMA, L. C.; SAUTER, E.; LEITE, C. A. C.; PECHMANN, D. R.. Comissão julgadora dos projetos de pesquisa e inovação tecnológica - Edital 23/2012. 2012. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

3.
BERTAGNOLLI, S. C.; BERTONCELLO, V. S.; MELO, C. V.; SILVA, D. R.; LUFT, J. A.; LEITE, C. A. C.; SAUTER, E.; PALMA, L. C.. Comissão julgadora dos trabalhos submetidos ao II Salão de Iniciação Científica e Tecnológica e do I Salão de Extensão do IFRS. 2012. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

4.
BERTAGNOLLI, S. C.; NICOLAO, M.; ZATTI, V.; LEITE, C. A. C.; MELO, C. V.; BERTONCELLO, V. S.. Comissão julgadora dos projetos de pesquisa ao edital de fomento interno IFRS campus Canoas - Edital 34/2011. 2011. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

5.
PECHMANN, D. R.; BERTAGNOLLI, S. C.; BERTONCELLO, V. S.; LEITE, C. A. C.; NICOLAO, M.; LUFT, J. A.; MELO, C. V.; PALMA, L. C.. Comissão julgadora dos trabalhos científicos do I Salão de Iniciação Científica e Tecnológica do IFRS Campus Canoas. 2011. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. 2011. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
15º Fórum Internacional Software Livre. 2014. (Congresso).

2.
I Semana Acadêmica do curso de Manutenção e Suporte em Informática.Experiências em suporte de informática. 2014. (Seminário).

3.
X Semana Científica Unilasalle - SEFIC.A Plataforma Arduino para o auxílio da mobilidade urbana via transporte coletivo. 2014. (Simpósio).

4.
Curso de Capacitação para Pesquisadores do IFRS: A Pesquisa nos os Institutos Federais - Tecnologia e Inovação em Foco. 2013. (Outra).

5.
III Salão de Iniciação Científica e Tecnológica e II Salão de Extensão do IFRS - Câmpus Canoas.Experiências em suporte de computadores. 2013. (Seminário).

6.
PRONATEC em Diálogo. 2013. (Outra).

7.
1º Encontro de Equipes Rived do Rio Grande do Sul. 2007. (Encontro).

8.
II Escola Regional de Banco de Dados. 2006. (Congresso).

9.
V Simpósio de Informática da Região Centro do Rio Grande do Sul. 2006. (Simpósio).

10.
IV Simpósio de Informática da Região Centro do Rio Grande do Sul. 2005. (Simpósio).

11.
IX Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão e 1º Salão de Iniciação Científica.Desenvolvimento de um informativo digital para o CIBDL. 2005. (Simpósio).

12.
V Jornada Institucional da Área de Ciências Naturais e Tecnológicas. 2004. (Simpósio).

13.
II Simpósio de Informática da região centro do RS. 2003. (Simpósio).

14.
IV Jornada Institucional da Área de Ciências Naturais e Tecnológicas. 2003. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BERTAGNOLLI, S. C. ; ZATTI, V. ; MELO, C. V. ; LEITE, C. A. C. ; SILVA, D. R. ; SAUTER, E. ; PALMA, L. C. ; BERTONCELLO, V. S. . II Salão de Iniciação Científica e Tecnológica I Salão de Extensão - Campus Canoas. 2012. (Outro).

2.
BERTAGNOLLI, S. C. ; MELO, C. V. ; SILVA, D. R. ; PALMA, L. C. ; LEITE, C. A. C. ; ZATTI, V. ; SAUTER, E. ; BERTONCELLO, V. S. . I Salão de Iniciação Científica e Tecnológica do IFRS - Campus Canoas. 2011. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BERTAGNOLLI, S. C. ; ZATTI, V. ; MELO, C. V. ; LEITE, C. A. C. ; SILVA, D. R. ; SAUTER, E. ; PALMA, L. C. ; BERTONCELLO, V. S. . II Salão de Iniciação Científica e Tecnológica I Salão de Extensão - Campus Canoas. 2012. (Outro).

2.
BERTAGNOLLI, S. C. ; MELO, C. V. ; SILVA, D. R. ; PALMA, L. C. ; LEITE, C. A. C. ; ZATTI, V. ; SAUTER, E. ; BERTONCELLO, V. S. . I Salão de Iniciação Científica e Tecnológica do IFRS - Campus Canoas. 2011. (Outro).




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