Alequexandre Galvez de Andrade

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4636031966719429
  • Última atualização do currículo em 10/11/2018


Bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Econômicas de São Paulo "FECAP" (2000), Doutorando em Administração pela Universidad Columbia (UCP), Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Taubaté (2011), Habilitação em matemática, por meio do programa especial de formação pedagógica da Universidade Bandeirante (2003), especialização em controladoria pelo Instituto Paulista de Ensino e Pesquisa (2002), especialização MBA em gestão de negócios em controladoria e finanças pelo instituto Paulista de Ensino e Pesquisa (2004), especialização MBA em gestão de negócios pelo Centro Universitário de Maringá (2010), especialização MBA executivo internacional pelo Centro Universitário de Maringá (2011). Desde 1995 atua na área administrativa, contábil e financeira, tendo exercido cargos executivos. Atualmente é professor da área de gestão do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de São Paulo. Áreas de interesse: Estudos sobre o Ensino Técnico e Tecnológico, Contabilidade Internacional, Governança Corporativa e BSC. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Alequexandre Galvez de Andrade
Nome em citações bibliográficas
ANDRADE, A. G.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de São Paulo.
Rodovia Prefeito Quintino de Lima - de 3501/3502 ao fim
Centro (Canguera)
18145090 - São Roque, SP - Brasil
Telefone: (11) 47849470


Formação acadêmica/titulação


2018
Doutorado em andamento em Administração.
Universidad Columbia, UCP, Paraguai.
Título: Inovação Social: um estudo da vantagem colaborativa utilizando a lógica paraconsistente anotada (LPA),
Orientador: A definir.
2009 - 2011
Mestrado profissional em Gestão e Desenvolvimento Regional.
Universidade de Taubaté, UNITAU, Brasil.
Título: Contabilidade Gerencial como Apoio ao Planejamento e ao Controle, Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Prof. Dr. Paulo César Ribeiro Quintairos..
Palavras-chave: contabilidade gerencial; planejamento; indicadores de desempenho.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
2018
Especialização em andamento em MBA em Coaching aplicado à Gestão de Pessoas. (Carga Horária: 480h).
Centro de Ensino Superior de Maringá, CESUMAR, Brasil.
2013 - 2014
Especialização em MBA EM GESTÃO TRIBUTÁRIA. (Carga Horária: 420h).
Universidade Gama Filho, UGF, Brasil.
Título: MICRO EMPREENDEDOR INDIVIDUAL: UM ESTUDO SOBRE A IMPORTÂNCIA DE MODELOS TRIBUTÁRIOS SIMPLIFICADOS PARA O FOMENTO DA ATIVIDADE ECONÔMICA.
Orientador: Esp. Rosemary de Souza Montanholi.
2010 - 2011
Especialização em MBA Executivo Internacional. (Carga Horária: 470h).
Centro de Ensino Superior de Maringá, CESUMAR, Brasil.
Título: Equipe de alta performance: um estudo sobre os resultados da implantação em uma empresa do segmento automotivo.
Orientador: Esp. Grazziela Braga Vilas Boas da Silva.
2007 - 2009
Especialização em MBA Executivo em Gestão Empresarial. (Carga Horária: 420h).
Centro de Ensino Superior de Maringá, CESUMAR, Brasil.
Título: Como Elaborar um Busisness Plan (plano de negócios) em Empresas Metalúrgicas de Pequeno Porte.
Orientador: Me. Reginaldo Aparecido Carneiro.
2002 - 2004
Especialização em MBA - Gestão de Neg. em Controladoria e Finanças. (Carga Horária: 470h).
Instituto Paulista de Ensino e Pesquisa, IPEP, Brasil.
Título: Ativo Imobilizado.
2002 - 2002
Graduação em Programa Esp. de Formação Pedagócica - Matemática.
Universidade Bandeirante de São Paulo, UNIBAN, Brasil.
1995 - 2000
Graduação em Ciências Contábeis.
Centro Universitário FECAP, FECAP, Brasil.
Título: ICMS nas Empresas Comerciais.
Orientador: Me. Olavo Borges.




Formação Complementar


2018 - 2018
Extensão universitária em SEMANA PAULO FREIRE ?50 anos da Pedagogia do Oprimido?. (Carga horária: 18h).
Instituto Paulo Freire, IPF, Brasil.
2018 - 2018
Extensão universitária em SEMANA PAULO FREIRE ?50 anos da Pedagogia do Oprimido?. (Carga horária: 8h).
Instituto Paulo Freire, IPF, Brasil.
2018 - 2018
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO. (Carga horária: 60h).
Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.
2018 - 2018
Gestão de Processos. (Carga horária: 80h).
Instituto Politécnico de Ensino a Distância, iPED, Brasil.
2018 - 2018
Economia na Prática. (Carga horária: 80h).
Instituto Politécnico de Ensino a Distância, iPED, Brasil.
2018 - 2018
Organização de Eventos na Prática. (Carga horária: 10h).
Instituto Politécnico de Ensino a Distância, iPED, Brasil.
2018 - 2018
Gestão da Qualidade. (Carga horária: 10h).
Instituto Politécnico de Ensino a Distância, iPED, Brasil.
2017 - 2017
PMP ADVANCED - Preparatório para Certificação PMI. (Carga horária: 32h).
TRAINNING EDUCATION SERVICES, TRAINN, Brasil.
2017 - 2017
TOTVS - Gestão Empresarial com ERP. (Carga horária: 12h).
TOTVS, TOTVS, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em Formação Continuada de Professores. (Carga horária: 8h).
IFSP - Campus São Roque, IFSP/SÃO ROQUE, Brasil.
2016 - 2016
Formação Continuada de Professores. (Carga horária: 8h).
IFSP - Campus São Roque, IFSP/SÃO ROQUE, Brasil.
2015 - 2015
Planejamento Estratégico para Educação a Distância. (Carga horária: 6h).
Associação Brasileira de Educação a Distância, ABED, Brasil.
2011 - 2011
VBA para Excell. (Carga horária: 120h).
UNIAO EDUCACIONAL E TECNOLOGICA IMPACTA-UNI.IMPACTA LTDA., UETI_PPROV, Brasil.
2010 - 2010
Especialização em gestão tributária. (Carga horária: 120h).
APET, APPET_PPROV, Brasil.
2010 - 2010
Legislação Trabalhista, previdenciária e contratos. (Carga horária: 30h).
Iesde: Instituto de Estudos Sociais e Desenvolvimento Educacional, IESDE, Brasil.
2010 - 2010
Redução ao valor recuperável de ativos. (Carga horária: 24h).
Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras, FIPECAFI, Brasil.
2009 - 2009
Capacitação profissional na área fiscal. (Carga horária: 30h).
APET, APPET_PPROV, Brasil.
2009 - 2009
Topicos de contabilidade internacional. (Carga horária: 24h).
Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras, FIPECAFI, Brasil.
2008 - 2008
Mercado financeiro. (Carga horária: 16h).
Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras, FIPECAFI, Brasil.
2007 - 2007
Certificação no módulo de custos - Datasul. (Carga horária: 120h).
TOTVS, TOTVS, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de São Paulo, IFSP, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Instituto Federal de Ciências e Tecnologia de SP, IFSP, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador: Bacharelado em Administração, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Cargo comissionado eletivo

Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR EBTT, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenador do Curso Técnico Serv. Públicos, Carga horária: 20
Outras informações
Curso Técnico do IFSP em parceria com a Rede-Etec, modalidade a distância. Atividades Operacionais: - Histórico escolar eletrônico de 1.585 alunos; - Planilha de notas de todos os alunos; - Relação de Dp´s e envio de relatório aos pólos de alunos aptos para matrícula; - Controle da evasão por pólo de apoio, total de 18 polos; - Elaboração dos Calendários; - Elaboração do Cronograma das disciplinas; - Devido a restrições orçamentárias em 2016, tivemos que exercer o papel de formador das disciplinas: GN1CB - Contabilidade Básica, GN1MF-Matemática Financeira, SP1AP- Administração Pública: Federal, Estadual e Municipal, GN2CP- Contabilidade Pública, SP2RF-Responsabilidade Fiscal, SP2OP- Orçamento Público, NC3PI- Projeto Integrador, SP3DA- Gestão de Documentos e Arquivística, SP3PE - Cerimonial e Eventos. - Folha de Pagamento de todos os colaboradores do curso. - Registro manual de todas as notas no sistema da secretaria, 11.542 notas. Atividades de Ensino: - Coordenador da equipe de EAD - 1 coordenador de tutor, 1 Coordenador de TI, 7 formadores, 1 professor pesquisador, 12 tutores - Apoio pedagógico a equipe. Resultados: - Aumento de 47% na quantidade de formandos comparando 2016 com 2015.

Atividades

03/2018 - Atual
Direção e administração, Colegiado de Curso, .

Cargo ou função
Presidente do Colegiado do Curso de Administração.
02/2017 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Administração Financeira, Contabilidade Básica
02/2017 - Atual
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Contabilidade introdutória, Contabilidade de Custos, Contabilidade Gerencial, Praticas Organizacionais, Praticas Profissionais Integradoras
04/2017 - 03/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Extensão, .

Cargo ou função
Professor Orientador de Estágio do Curso de Bacharelado em Administração do Campus São Roque.
02/2017 - 03/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Colegiado de Curso, .

Cargo ou função
Membro eleito do corpo docente.
10/2017 - 02/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Administração, .

Cargo ou função
Membro da Comissão do Relatório de Gestão do Câmpus São Roque - 2017.
04/2017 - 10/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pesquisa - SP, .

Cargo ou função
Membro da Comissão Organizadora da VI Jornada de Produção Científica e Tecnológica e IX CIPA TEC do IFSP Câmpus São Roque..
09/2017 - 09/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Administração, .

Cargo ou função
Membro da comissão eleitoral local para elaboração do PDI. (2019-2023).
03/2016 - 04/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Extensão, .

Cargo ou função
Professor Orientador de Estágio do Curso Técnico em Serviços Públicos.
10/2016 - 02/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Administração, .

Cargo ou função
Participante da Subcomissão do Relatório de Gestão 2016 do Campus São Roque.
02/2016 - 12/2016
Ensino,

Disciplinas ministradas
Contabilidade introdutória, Contabilidade Básica
01/2016 - 12/2016
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Contabilidade de Custos, Gestão da Qualidade, Responsabilidade Social e Ambiental, Contabilidade Básica, Gestão Financeira
01/2015 - 12/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Colegiado de Curso, .

Cargo ou função
Membro eleito do corpo docente.
11/2015 - 08/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, CAAD - COMISSÃO PARA AVALIAÇÃO DE ATIVIDADE DOCENTE, .

Cargo ou função
Membro Avaliador.
02/2015 - 12/2015
Ensino,

Disciplinas ministradas
Administração da Produção
01/2015 - 12/2015
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gestão de Custos, Gestão Financeira, Administração da Produção, Gestão da Qualidade, Contabilidade Introdutória e Contabilidade Gerencial
04/2015 - 11/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pesquisa - SP, .

Cargo ou função
Membro da Comissão Organizadora da IV Jornada de Produção Científica e Tecnológica e IX CIPA TEC do IFSP Câmpus São Roque.
02/2015 - 06/2015
Ensino, Gestão Ambiental, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gestão da Qualidade

ANEFAC - ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS EXECUTIVOS DE FINANÇAS, ADM. E CONTAB., ANEFAC, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: ASSOCIADO DIRETOR, Enquadramento Funcional: DIRETOR DA PASTA DE MERCADO DE CAPITAIS


METALÚRGICA DE TUBOS DE PRECISÃO LTDA, MTP, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: CONTROLLER ECONÔMICO, Carga horária: 44
Outras informações
RESPONSABILIDADES COMO CONTROLLER ECONÔMICO Controladoria corporativa, Auditoria, Custos, participação em projeto de reestruturação financeira, participação na elaboração de emissão de fundo de investimentos em direitos creditórios, Bonds, projeto de IPO, implantação das normas internacionais de contabilidade, projeções de fluxo de caixa e participação em reuniões com instituições financeiras COMPETÊNCIAS: Controladoria: Elaboração de budget, forecast, análise das demonstrações gerenciais e contábeis, auditoria, elaboração e acompanhamento de KPI´s Custos: Apuração de custos gerenciais e industriais, formação de preços, cálculo da margem de contribuição, análise e implantação de indicadores de controle vinculados ao BSC, desenvolvimento de metodologia baseada no conhecimento. Contabilidade: Fechamento contábil, acompanhamento de auditoria externa ?Big Four?, elaboração de relatórios para diretoria e atendimento a fiscalização, elaboração de notas explicativas, demonstrações contábeis e participação na implantação das IFRS. Financeira: Projeção do fluxo de caixa, contas a receber, contas a pagar, tesouraria, acompanhamento e negociação de contratos bancários, elaboração de cenários projetados; análise de crédito e cálculo de instrumentos financeiros derivativos. Área Operacional Produção: Auditoria no plano mestre de produção e acompanhamento dos processos produtivos por meio dos estudos de tempos, utilizando a metodologia (Time Driven). Estoque: Controle de estoque e plano estratégico para redução do custo de estocagem. Qualidade: aplicação das 7 ferramentas da qualidade e metodologia MASP nas áreas administrativas. Tecnologia: Participação em projeto de Implantação de ERP (Datasul). Projeto de Securitização: colaboração na estruturação da 2.a e 3.a série de Fundo de investimentos em direitos creditórios, CCI e Bonds.


PROENÇA E GALVEZ LTDA, PROENÇA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: SÓCIO QUOTISTA, Enquadramento Funcional: SÓCIO, Carga horária: 40
Outras informações
Consultoria especializada em gestão de negócios, com ênfase em controladoria e finanças. Projetos executados: Reestruturação de área financeira e melhoria de processos de negócios. Resultados: Aumento de EBITDA da companhia em 60%, na área financeira reduziu a inadimplência em 20%, elaborou políticas de compras, crédito, participou da modelagem de dados em projetos de Supply Chain, desenvolveu metodologias baseada em melhorias de performance por meio de equipes de alto desempenho utilizando indicadores para apoiar as decisões. Cursos e Treinamentos: Gestor Financeiro, Auditoria e Contabilidade de Custos e Contabilidade Gerencial, Métricas para Controladoria e Gestão de negócios em crise.


Universidade Anhanguera de São Paulo, UNIAN/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR 1, Carga horária: 12
Outras informações
Disciplinas: Contabilidade Internacional Auditoria Custos Administração Financeira


Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SP, SENAC, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 3
Outras informações
Carga Horária do Curso: 24 horas


CÂMARA DA ESTÂNCIA TURÍSTICA DE ITU, CÂMARA ITU, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: CONTROLE INTERNO, Carga horária: 40
Outras informações
CARGO INICIAL: CONTADOR ATRIBUIÇÕES: Promover a execução orçamentária da Câmara de Vereadores e dos registros contábeis e da despesa; acompanhar e controlar os resultados da gestão orçamentária, financeira e patrimonial da Câmara de Vereadores; participar na elaboração de propostas orçamentárias; classificar receitas; emitir empenhos de despesas e ordem bancária; relacionar notas de empenho, sub empenho e estorno emitidos no mês, com as somatórias para fechar com despesas orçamentárias; efetuar balanços e balancetes; registrar todos os bens e valores existentes no órgão público; controlar os serviços orçamentários, inclusive a alteração orçamentária; providenciar a guarda de toda a documentação para posterior análise dos órgãos competentes; elaborar registros contábeis da execução orçamentária; elaborar mapas demonstrativos com elementos retirados do razão de toda a movimentação financeira e contábil; manter atualizada as fichas de despesas e arquivos de registros contábeis; conferir boletins de caixa; controlar a execução orçamentária; relacionar restos a pagar; repassar recursos financeiros; relacionar e classificar à despesa e os empenhos de pessoal e dos recursos recebidos a qualquer título; elaborar demonstrativo da despesa de pessoal e dos recursos recebidos à qualquer título; analisar os balanços gerais e balancetes das despesas, objetivando o fornecimento, de índices contábeis, para orientação; coordenar e controlar as prestações de contas de responsáveis por valores de dinheiro; fiscalizar, controlar é codificar as entradas e saídas de materiais permanentes do almoxarifado, bem como os bens adquiridos ou baixados para doação permuta ou transferências; inventariar anualmente o material e os bens móveis permanentes da Câmara de Vereadores; expedir termos de responsabilidade referente a bens móveis e imóveis de caráter permanente; organizar e manter atualizado o cadastro de bens móveis e imóveis da Câmara de Vereadores; controlar as receitas, bem como confe


Governo do Estado de São Paulo, GOVERNO/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE MATEMÁTICA, Carga horária: 40


HOTEL BOURBON DE SÃO PAULO, BOURBON, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: SUPERVISOR ADMINISTRATIVO E FINANCEIRO, Carga horária: 44


M5 INDUSTRIA E COMÉRCIO LTDA, M5, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2002
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: AUDITOR INTERNO, Carga horária: 44


ARJO WIGGINS LTDA., ARJO, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: ANALISTA FINANCEIRO, Carga horária: 44


Carrefour Comércio e Indústria, CARREFOUR, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 1999
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: ASSISTENTE ADMINISTRATIVO, Carga horária: 44


DAVOX AUTOMÓVEIS LTDA., DAVOX, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1998
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: ASSISTENTE FINANCEIRO, Carga horária: 44


SONDA SUPERMERCADOS EXPORT. E IMPORT. LTDA, SONDA, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1997
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: AUXILIAR DE CREDITO E COBRANÇA, Carga horária: 44
Outras informações
CARGO INICIAL AUXILIAR DE CADASTRO


AURO S/A INDÚSTRIA E COMÉRCIO, AURO, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - 1994
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: IMPRESSOR GRÁFICO, Carga horária: 44



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Governança Corporativa Aplicado às Pequenas Empresas: Criação de um artefato.
Descrição: Este trabalho tem como motivação responder a demanda identificada por melhores práticas de Governança Corporativa para micro e pequenas empresas de forma a aumentar o desempenho e reduzir riscos seja de gestão ou societário. Normalmente estas empresas utilizam sistemas inadequados de governança o que pode provocar crises financeiras que levam ao encerramento das atividades. O objetivo deste trabalho é desenvolver um artefato de governança para identificação e monitoramento de riscos, compreendendo quatro aspectos da governança, sendo: transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa. Para a elaboração desse trabalho será adotado o método Design Science, aliado a revisão bibliográfica sobre governança corporativa. Para a validação do artefato será realizado um experimento prático envolvendo a sua utilização pelo público alvo, sendo aplicado um questionário com escala Likert nas micro e pequenas empresas das cidades de São Roque, no Estado de São Paulo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Alequexandre Galvez de Andrade - Coordenador / Gabrielle Amaral de Souza - Integrante.


Projetos de extensão


2017 - 2018
CURSO DE ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO
Descrição: Este projeto pretende formar assistentes em administração para que possam executar serviços de apoio nas áreas administrativas, finanças e logística. O profissional deverá fornecer e receber informações sobre produtos e serviços, conhecer documentos e dar tratamento adequado aos mesmos, prospectar clientes, atuar com microcrédito e outros mais. A busca por profissionais com uma visão sistêmica tem aumentado, devido a procura por emprego, no período de Agosto de 2015 à Agosto de 2016, o índice de desemprego na região foi de 4,4%, o que equivale a 17.794 desligamentos. Durante o período de procura é imprescindível o profissional se manter atualizado para conseguir obter êxito..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2017 - 2017
Excel Aplicado a Gestão
Descrição: O projeto ?Excel aplicado a Administração?, tem por objetivo demonstrar o uso do Excel nas principais atividades da administração, fornecendo a base para que os alunos possam aplica-la no cotidiano das empresas e facilite a busca por oportunidade de estágio ou trabalho. O público alvo são alunos do ensino superior de administração do campus São Roque. Atualmente o Excel não é mais pré-requisito para o mercado de trabalho, é uma ferramenta obrigatória. A tecnologia torna os processos mais rápidos, automatizados e eficientes, exigindo dos alunos o seu domínio. O Excel é uma das ferramentas mais utilizadas no mundo, pela sua flexibilidade ao permitir que o usuário crie gráficos, informações dinâmicas e integração com o banco de dados. Além de ser uma linguagem mundial dos administradores. Pode-se inferir que é a linguagem dos relatórios..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2016 - 2016
Concepção, desenvolvimento, implantação e implementação de Laboratório de Gestão no IFSP São Roque
Descrição: Este projeto visa a elaboração do Laboratório de Gestão (LG) conforme previsto no PDI 2014-2018. Para sua concepção são necessárias estrutura conceitual e física. A estrutura conceitual se apoia em três pilares: o contexto, o conteúdo e as pesquisas teóricas e empíricas. A preparação para o trabalho no LG começa pelo esforço individual do professor em preparar o problema que servirá de contexto para o desenvolvimento dos conteúdos que se pretende trabalhar. É interessante que esse problema tenha dados qualitativos e quantitativos parametrizáveis que contextualizem a situação mercadológica, operacional e financeira inicial da empresa a ser gerenciada. Busca-se desenvolver, nesse modelo, a criatividade e a habilidade de estruturar possíveis soluções para determinado problema, cabendo ao educador identificar problemas relevantes (priorizar suas ações), tomar decisões (realizar escolhas) em ambiente de incerteza. Busca-se criar espaço para os participantes a oportunidade para trazer seus conteúdos intuitivos desestruturados e estruturá-los a partir das teorias propostas, reconstruindo o conhecimento, atuando como agente capaz de articular e combinar conhecimentos para resolução de problemas (desenvolvimento de competências, construção de significados) e contribuindo na criação de novos conhecimentos (artigos científicos). A estrutura física demanda que os professores envolvidos se articulem para definir o projeto físico do laboratório bem como os recursos que darão apoio ao funcionamento do mesmo. Desta forma se faz necessário estabelecer grupo de trabalho que identifique artefatos e instrumentos pedagógicos a serem incorporados ao laboratório. A soma das duas estruturas deve promover interdisciplinaridade, transdisciplinaridade, desenvolvimento de competências e aprendizagem significativa. Torna-se necessária a figura de um professor condutor do projeto apoiado nos colaboradores (professores e estudantes)..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Membro de corpo editorial


2015 - Atual
Periódico: SCIENTIA VITAE


Revisor de projeto de fomento


2016 - 2016
Agência de fomento: AGÊNCIA SÃO PAULO DE DESENVOLVIMENTO


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2018
Melhor Trabalho da área de Administração (ensino médio) da VII Jornada de produção científica. Artigo: A Dificuldade da Implementação das Finanças Pessoais nas Famílias Brasileiras, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus - São Roque.
2018
Melhor Trabalho da área de Administração da VII Jornada de produção científica Artigo: PROPOSTA DE APLICAÇÃO DO BALANCED SCORECARD NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL: uma pesquisa exploratória em Ibiú, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus - São Roque.
2017
Melhor Trabalho da área de Administração da VI Jornada de produção científica. Artigo: Empreendedorismo Social Características e Desafios, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Câmpus São Roque.
2017
Menção Honrosa da VI Jornada de produção científica. Artigo: Resíduos da construção civil: Estudo de caso da Cidade de São Roque, Estado de São Paulo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Câmpus São Roque.
2017
Menção Honrosa da VI Jornada de produção científica. Artigo: Solucionando crises empresariais: um estudo exploratório-descritivo em uma empresa do segmento de cosméticos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Câmpus São Roque.
2017
Melhor Trabalho da área de Administração (ensino médio) da VI Jornada de produção científica. Artigo: Responsabilidade Ambiental no Câmpus São Roque: o papel da educação ambiental no cotidiano escolar, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Câmpus São Roque.
2017
Melhor Trabalho da área de Administração (ensino médio) da VI Jornada de produção científica. Artigo: Etapas para Elaboração do Orçamento Empresarial: um estudo bibliográfico, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Câmpus São Roque.
2016
PARANINFO DA 3ª TURMA DO CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO, INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO - CAMPUS SÃO ROQUE.
2013
MOÇÃO DE CONGRATULAÇÃO (Nº 566/2013), Câmara da Estância Turística de Itu.
2013
MOÇÃO DE CONGRATULAÇÃO (Nº 630/2013), Câmara da Estância Turística de Itu.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MORAES, R. B. S.2018MORAES, R. B. S. ; ANDRADE, A. G. . Empreendedorismo Social e quilombolas no Brasil: o caso do quilombo do Carmo de São Roque. REVISTA DE ECONOMIA POLÍTICA E HISTÓRIA ECONÔMICA, v. 3, p. 63-87, 2018.

2.
MORAES, R. B. S.2018MORAES, R. B. S. ; ANDRADE, A. G. . Empreendedorismo social: características e desafios. SCIENTIA VITAE, v. 5, p. 30-41, 2018.

3.
2FASCINE, A. A.2017FASCINE, A. A. ; LIMA, C. R. M. ; SOUZA, J. P. B. ; OLIVEIRA, J. A. G. ; CAVALCANTE, K. B. ; ANDRADE, A. G. ; HAZZOF JUNIOR, W. . EMPRESAS NA UTI: identificando e solucionando crises financeiras. SCIENTIA VITAE, v. 5, p. 1-13, 2017.

4.
1MANGINI, E. R.2017MANGINI, E. R. ; OLIVEIRA, D. A. F. ; ANDRADE, A. G. . Liderança e cultura organizacional na administração pública. SCIENTIA VITAE, v. 4, p. 22-28, 2017.

5.
CONEJERO, Marco Antonio2017 CONEJERO, Marco Antonio ; MANGINI, Eduardo Roque ; ANDRADE, A. G. ; PACHECO, F. S. . Proposição de um Artefato para Formação de Preços de Projetos por MPES: O Uso da Abordagem Design Science. REVISTA DE GESTÃO E PROJETOS, v. 8, p. 1-19, 2017.

6.
3HAZZOF JUNIOR, W.2015HAZZOF JUNIOR, W. ; CIPOLLA, J. H. M. ; ANDRADE, A. G. . LOJAS DE CONVENIÊNCIA EM POSTOS DE SERVIÇOS: UMA PROPOSTA PARA COMPRAS. Cooperação On Line, v. 08, p. 1, 2015.

7.
4ANDRADE, A. G.2010 ANDRADE, A. G.; QUINTAIROS, P. ; OLIVEIRA, E. A. A. Q. . A contabilidade gerencial como ferramenta de apoio ao planejamento e ao controle. Latin American Journal of Business Management, v. 1, p. 44-83, 2010.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, L. T. ; ANDRADE, A. G. ; MANGINI, Eduardo Roque . MARKETING NO SETOR PÚBLICO: um estudo sobre a qualidade dos serviços no Cartório Eleitoral de São Roque. In: 4 CONGRESSO INTERNACIONAL DE LOGÍSTICA E OPERAÇÕES IFSP - SUZANO, 2018, SUZANO. IFLOG, 2018.

2.
MORAES, Y. G. S. ; ANDRADE, A. G. . ESTUDO DE VIABILIDADE PARA IMPLANTAÇÃO DO BALANCED SCORECARD NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL. In: IV Congresso Internacional de Logística e Operações do IFSP ? Câmpus Suzano,, 2018, SUZANO. IFLOG, 2018.

3.
CAVALCANTE, K. B. ; ANDRADE, A. G. . EMPRESAS DE ALTO DESEMPENHO: PRINCIPAIS FATORES. In: XXII Encontro Latino Americano de Iniciação Científica (XXII INIC), 2018. INICIPEG, 2018.

4.
PAULA, J. C. S. ; ANDRADE, A. G. ; MORAES, R. B. S. . RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL 'RCC': estudo de caso na cidade de São Roque, Estado de São Paulo. In: XVII Encontro Latino Americano de Pós Graduação, 2017, São José dos Campos. INICIPEG, 2017.

5.
PROENCA, L. C. S. ; ANDRADE, A. G. ; ANDRADE, V. Z. . O CURRÍCULO DE LIBRAS: um estudo exploratório. In: XVI Encontro Latino Americano de Pós Graduação, 2016, São José dos Campos. INICIPEG, 2016.

6.
ANDRADE, A. G.; HAZZOF JUNIOR, W. ; MANGINI, E. R. . PROPOSTA DE APLICAÇÃO DO BSC PARA CÂMARAS MUNICIPAIS. In: XV Encontro Latino Americano de Pós-Graduação: UNIVAP, 2015, SÃO JOSE DOS CAMPOS. UNIVAP, 2015.

7.
ANDRADE, A. G.; HAZZOF JUNIOR, W. ; OLIVEIRA, D. A. F. . ENSINO DE FINANÇAS PESSOAIS NO BRASIL. In: XV Encontro Latino Americano de Pós-Graduação: UNIVAP, 2015, São José dos Campos. UNIVAP, 2015.

8.
ANDRADE, A. G.; HAZZOF JUNIOR, W. . MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL: um estudo de modelos tributários simplificados para o fomento da atividade economica. In: XV Encontro Latino Americano de Pós-Graduação: UNIVAP, 2015, São José dos Campos. UNIVAP, 2015.

9.
MANGINI, E. R. ; ANDRADE, A. G. ; OLIVEIRA, D. A. F. . LIDERANÇA E CULTURA ORGANIZACIONAL NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. In: IV Jornada de Produção Científica e Tecnológica, 2015, São Roque. IFSP - CAMPUS SÃO ROQUE, 2015.

10.
ANDRADE, A. G.; QUINTAIROS, P. ; OLIVEIRA, E. A. A. Q. ; SANTOS, V. S. . A Contabilidade gerencial como fonte para melhoria de resultados.. In: Encontro Latino Americano de Pós-Graduação, 2011, São José dos Campos. Anais do XI Encontro Latino Americano de Pós-Graduação. São José dos Campos: UNIVAP, 2011.

11.
ANDRADE, A. G.; OLIVEIRA, E. A. A. Q. ; QUINTAIROS, P. ; SANTOS, V. S. . A Contabilidade gerencial como ferramenta de gestão: um estudo sobre empresas de grande porte do setor automotivo.. In: Congresso Anual da Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração, 2011, São Paulo. Anais do 66o Congresso Anual da Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração. São Paulo: Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração, 2011.

12.
ANDRADE, A. G.; SILVA, G. B. V. B. . Equipe de alta performance: um estudo sobre os resultados da implantação em uma empresa do segmento automotivo.. In: VII Encontro Internacional de Produção Científica, 2011, Maringa. Anais do VII Encontro Internacional de Produção Científica. Maringá: CESUMAR, 2011.

13.
ANDRADE, A. G.; VEIGA, S. F. ; OLIVEIRA, E. A. A. Q. ; SANTOS, V. S. ; QUINTAIROS, P. . O PAPEL DOS PROCESSOS DE ABERTURA DE CAPITAL (IPO) DAS EMPRESAS BRASILEIRAS NA BOVESPA COMO FONTE DE FINANCIAMENTO: um estudo sobre os procedimentos e custos envolvidos no processo.. In: X Encontro Latino Americano de Pós-Graduação, 2010, São José dos Campos. Anais do X Encontro Latino Americano de Pós-Graduação. São José dos Campos: UNIVAP, 2010.

14.
ANDRADE, A. G.; RICCI, F. ; CARNIELLO, M. F. ; QUINTAIROS, P. . O PLANO DIRETOR SOB A PERSPECTIVA DA VANTAGEM COLABORATIVA.. In: X Encontro Latino Americano de Pós-Graduação, 2010, São José dos Campos. Anais do X Encontro Latino Americano de Pós-Graduação. São José dos Campos: UNIVAP, 2010.

15.
CAMARGO, Y. R. ; ANDRADE, A. G. ; OLIVEIRA, E. A. A. Q. ; SANTOS, V. S. ; QUINTAIROS, P. . PROCESSOS DE ABERTURA DE CAPITAL NA BOVESPA: um estudo descritivo.. In: X Encontro Latino Americano de Pós-Graduação, 2010, São José dos Campos. Anais do X Encontro Latino Americano de Pós-Graduação. São José dos Campos: UNIVAP, 2010.

16.
ANDRADE, A. G.; OLIVEIRA, E. A. A. Q. ; QUINTAIROS, P. . TEORIA DOS JOGOS: um estudo sobre as aplicações em decisões sobre rentabilidade.. In: X Encontro Latino Americano de Pós-Graduação, 2010, São José dos Campos. Anais do X Encontro Latino Americano de Pós-Graduação. São José dos Campos: UNIVAP, 2010.

17.
ANDRADE, A. G.; OLIVEIRA, E. A. A. Q. ; QUINTAIROS, P. . TESTE DE IMPAIRMENT (RECUPERABILIDADE) DE ATIVO.. In: X Encontro Latino Americano de Pós-Graduação, 2010, São José dos Campos. X Encontro Latino Americano de Pós-Graduação, 2010, São José dos Campos. Anais do X Encontro Latino Americano de Pós-Graduação, 2010.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
BOVO, L. M. ; ANDRADE, A. G. . A DIFICULDADE DA IMPLEMENTAÇÃO DAS FINANÇAS PESSOAIS NAS FAMÍLIAS BRASILEIRAS. In: VII JORNADA DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA E X CICLO DE PALESTRAS TECNOLÓGICAS, 2018, SÃO ROQUE. CIPATEC, 2018.

2.
ANDRADE, A. G.; SOUZA, G. A. ; RIBEIRO, C. I. L. ; CANESE, E. E. . GOVERNANÇA CORPORATIVA: um estudo das exigências legais para composição dos membros do conselho de administração em empresas estatais brasileiras.. In: GOVERNANÇA CORPORATIVA: um estudo das exigências legais para composição dos membros do conselho de administração em empresas estatais brasileiras., 2018, SÃO ROQUE. VII Jornada de Produção Científica e Tecnológica (VII JPCT) X Ciclo de Palestras Tecnológicas, 2018.

3.
CAVALCANTI, K. B. ; ANDRADE, A. G. . ASPECTOS DAS EMPRESAS DE ALTO DESEMPENHO: uma revisão de literatura. In: VII JORNADA DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA E X CICLO DE PALESTRAS TECNOLÓGICAS, 2018, SÃO ROQUE. VII Jornada de Produção Científica e Tecnológica (VII JPCT) X Ciclo de Palestras Tecnológicas (X CIPATEC), 2018.

4.
MORAES, Y. G. S. ; ANDRADE, A. G. ; SILVA, R. T. . PROPOSTA DE APLICAÇÃO DO BALANCED SCORECARD NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL: uma pesquisa exploratória em Ibiúna - SP. In: VII JORNADA DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA E X CICLO DE PALESTRAS TECNOLÓGICAS, 2018. VII Jornada de Produção Científica e Tecnológica (VII JPCT) X Ciclo de Palestras Tecnológicas (X CIPATEC), 2018.

5.
SILVA, L. T. ; ANDRADE, A. G. ; MANGINI, Eduardo Roque . MARKETING NO SETOR PÚBLICO: um estudo sobre a qualidade dos serviços no Cartório Eleitoral de São Roque. In: VII JORNADA DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA E X CICLO DE PALESTRAS TECNOLÓGICAS, 2018. VII Jornada de Produção Científica e Tecnológica (VII JPCT) X Ciclo de Palestras Tecnológicas (X CIPATEC), 2018.

6.
SANTOS, L. F. ; MANGINI, E. R. ; ANDRADE, A. G. . ORIENTAÇÃO RELACIONAL DO CONSUMIDOR NO VAREJO SUPERMERCADISTA. In: VII JORNADA DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA E X CICLO DE PALESTRAS TECNOLÓGICAS, 2018. VII Jornada de Produção Científica e Tecnológica (VII JPCT) X Ciclo de Palestras Tecnológicas (X CIPATEC), 2018.

7.
REIS, N. F. ; RODRIGUES, E. F. A. ; SAMPAIO, F. S. ; PATROCINIO, F. B. O. ; SANTOS, S. R. ; ANDRADE, A. G. . Logística Urbana: um estudo sobre o deslocamento dos estudantes universitários do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus Pirituba. In: VII JORNADA DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA E X CICLO DE PALESTRAS TECNOLÓGICAS, 2018. VII Jornada de Produção Científica e Tecnológica (VII JPCT) X Ciclo de Palestras Tecnológicas (X CIPATEC), 2018.

8.
MORAES, R. B. S. ; ANDRADE, A. G. . EMPREENDEDORISMO SOCIAL: CARACTERÍSTICAS E DESAFIOS. In: VI JORNADA DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA - IFSP/SRQ, 2017, SÃO ROQUE. VI JORNADA DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA - IFSP/SRQ, 2017.

9.
MORAES, R. B. S. ; ANDRADE, A. G. . EMPREENDEDORISMO SOCIAL: O CASO DO QUILOMBO DO CARMO DE SÃO ROQUE ? SP. In: VI JORNADA DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA - IFSP/SRQ, 2017, SÃO ROQUE. VI JORNADA DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA - IFSP/SRQ, 2017.

10.
SILVA, L. T. ; TAMBURU, L. C. ; MORAES, Y. G. S. ; FURTADO, L. B. ; SOUZA, A. R. ; ANDRADE, A. G. . A IMPORTÂNCIA DA INFORMAÇÃO DE CUSTOS PARA O SETOR PÚBLICO: um estudo na educação do município de São Roque, estado de São Paulo. In: VI JORNADA DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA - IFSP/SRQ, 2017, SÃO ROQUE. VI JORNADA DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA - IFSP/SRQ, 2017.

11.
CONCEICAO, M. ; RAMOS, L. V. ; ROCHA, N. J. G. ; ANDRADE, A. G. ; LOPES, D. G. ; HAZZOF JUNIOR, W. . LOJAS DE CONVENIÊNCIA OU ESPAÇOS DE CONVIVÊNCIA: um estudo de casos múltiplos. In: VI JORNADA DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA - IFSP/SRQ, 2017, SÃO ROQUE. VI JORNADA DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA - IFSP/SRQ, 2017.

12.
CARDOSO, B. A. ; ROLIM, V. C. ; CARVALHO, J. R. C. ; RODRIGUES, B. A. ; ANDRADE, A. G. . A CONTABILIDADE GERENCIAL COMO INSTRUMENTO AUXILIADOR NA TOMADA DE DECISÃO SOBRE A PERSPECTIVA DE CONTADORES. In: VI JORNADA DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA - IFSP/SRQ, 2017, SÃO ROQUE. VI JORNADA DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA - IFSP/SRQ, 2017.

13.
SANTOS, T. L. G. ; SANTO, T. L. G. ; ANDRADE, A. G. ; MORAES, R. B. S. ; ZARPELAO, S. H. M. . RESPONSABILIDADE AMBIENTAL NO CÂMPUS SÃO ROQUE: o papel da educação ambiental no cotidiano escolar. In: VI JORNADA DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA - IFSP/SRQ, 2017, SÃO ROQUE. VI JORNADA DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA - IFSP/SRQ, 2017.

14.
FRANCA, G. D. F. ; SILVA, T. M. V. ; REIS, L. B. O. ; ANDRADE, A. G. ; MORAES, R. B. S. . ETAPAS PARA ELABORAÇÃO DO ORÇAMENTO EMPRESARIAL: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO. In: VI JORNADA DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA - IFSP/SRQ, 2017, SÃO ROQUE. VI JORNADA DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA - IFSP/SRQ, 2017.

15.
OLIVEIRA, J. A. G. ; CAVALCANTE, K. B. ; LIMA, C. R. M. ; FASCINE, A. A. ; SOUZA, J. P. B. ; ANDRADE, A. G. ; HAZZOF JUNIOR, W. ; MORAES, R. B. S. . SOLUCIONANDO CRISES EMPRESARIAIS: um estudo exploratório-descritivo em uma empresa do segmento de cosméticos. In: VI JORNADA DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA - IFSP/SRQ, 2017, SÃO ROQUE. VI JORNADA DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA - IFSP/SRQ, 2017.

16.
PAULA, J. C. S. ; ANDRADE, A. G. ; MORAES, R. B. S. . RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL: estudo de caso na cidade de São Roque, Estado de São Paulo. In: VI JORNADA DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA - IFSP/SRQ, 2017, SÃO ROQUE. VI JORNADA DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA - IFSP/SRQ, 2017.

17.
COSTA, M. ; PINTO, M. ; CUNHA, A. ; CAZZOLA, J. ; ANDRADE, A. G. ; VEIGA, S. F. . TEORIA DA CONTINGÊNCIA - SISTEMAS. In: VI JORNADA DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA - IFSP/SRQ, 2017, SÃO ROQUE. VI JORNADA DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA - IFSP/SRQ, 2017.

18.
ALVES, D. S. ; BRISOLA, M. E. R. ; ALVES, R. ; ANDRADE, A. G. ; ZARPELAO, S. H. M. . VERDADE CHINESA: UMA REFLEXÃO NA EDUCAÇÃO. In: VI JORNADA DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA - IFSP/SRQ, 2017, SÃO ROQUE. VI JORNADA DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA - IFSP/SRQ, 2017.

19.
GERALDO, T. M. ; ANDRADE, A. G. ; MORAES, R. B. S. . SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE NAS PEQUENAS EMPRESAS: um estudo na cidade de São Roque, Estado de São Paulo. In: VI JORNADA DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA - IFSP/SRQ, 2017, SÃO ROQUE. VI JORNADA DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA - IFSP/SRQ, 2017.

20.
SARAIVA, L. G. ; ANDRADE, A. G. ; GOMES DA SILVA, J. L. ; OLIVEIRA, E. A. A. Q. ; QUINTAIROS, P. . Implantação de organismo de procura de órgãos no vale do Paraíba Paulista.. In: Mostra de Pós-Graduação da UNITAU, 2010, Taubaté. Anais da XI Mostra de Pós-Graduação da UNITAU. Taubaté: UNITAU, 2010.

21.
VEIGA, S. F. ; ANDRADE, A. G. ; TAVARES, R. C. ; ARAUJO, E. A. S. . A qualidade do ensino sob o olhar da vantagem colaborativa.. In: Mostra de Pós-Graduação da UNITAU, 2010, Taubaté. Anais da XI Mostra de Pós-Graduação da UNITAU. Taubaté: UNITAU, 2010.

Apresentações de Trabalho
1.
ANDRADE, A. G.; REIS, N. F. . ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA: UM ESTUDO APLICADO A INOVAÇÃO SOCIAL. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
ANDRADE, A. G.; REIS, N. F. . Aula Pública sobre a Reforma da Previdência. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
ANDRADE, A. G.. Investimento financeiro do governo federal nos IFs. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
ANDRADE, A. G.. Balanced Scorecard no Setor Público. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
ANDRADE, A. G.; RODRIGUES, L. M. C. . Transparência nas Contas Públicas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
ANDRADE, A. G.. AVALIADOR ACADÊMICO DE PÔSTERES DO PROGRAMA MERCOSUL DE PÓS-GRADUAÇÃO. 2018.


Demais tipos de produção técnica
1.
ANDRADE, A. G.. Finanças Públicas. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
ANDRADE, A. G.. Gestão de Empresas em Crise. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
ANDRADE, A. G.. Métricas para Controladoria. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
ANDRADE, A. G.. Normas Internacionais de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
ANDRADE, A. G.. Gestão de Custos. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
REIS, N. F.; ANDRADE, A. G.; HAZZOF JUNIOR, W.. Participação em banca de Aleir da Silva Oliveira.Logística do Aeroporto Catarina. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Administração) - IFSP - Campus São Roque.

2.
REIS, N. F.; ANDRADE, A. G.; IZEPPE, F. R.. Participação em banca de Edvilson da Silva Oliveira Neto.Percepção de sucesso e fracasso de Pequenas Empresas Familiares em Paraty ? RJ. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Administração) - IFSP - Campus São Roque.

3.
REIS, N. F.; ANDRADE, A. G.; IZEPPE, F. R.. Participação em banca de Laura Catel Lopes dos Santos.Adaptação das Estratégias de Marketing frente à Mudança de Comportamento do Consumidor na era digital. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Administração) - IFSP - Campus São Roque.

4.
REIS, N. F.; ANDRADE, A. G.; TREZ, A. P.. Participação em banca de Nayara Alexandra de Góes Machado.INOVAÇÃO E SEU PROCESSO LÓGICO: estudo de caso da cidade de São Roque e Região - SP. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Administração) - IFSP - Campus São Roque.

5.
ANDRADE, A. G.; REIS, N. F.; MORAES, R. B. S.. Participação em banca de Tauane Moreira Geraldo.Sistemas de Gestão da Qualidade aplicado as Micro e Pequenas Empresas na Cidade de São Roque. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Administração) - IFSP - Campus São Roque.

6.
TREZ, A. P.; ANDRADE, A. G.; HAZZOF JUNIOR, W.. Participação em banca de LETICIA DOS SANTOS SILVA.Análise financeira de empresas diante da atual crise brasileira: um estudo no Setor de Construção Civil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Administração) - IFSP - Campus São Roque.

7.
TREZ, A. P.; ANDRADE, A. G.; HAZZOF JUNIOR, W.. Participação em banca de Francine Regina Ferreira da Silva Gutierrez.Análise da gestão financeira de uma pequena empresa: Um estudo em uma marmoraria do município de São Roque/SP.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Administração) - IFSP - Campus São Roque.

8.
SILVA, R. T.; MORAES, R. B. S.; ANDRADE, A. G.. Participação em banca de LETÍCIA MARIA DEL TIO.COMO JOVENS DISCENTES DA GRADUAÇÃO SE PREOCUPAM COM A ATITUDE DE GESTÃO DE CARREIRA NO INICIO DA VIDA PROFISSIONAL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Administração) - IFSP - Campus São Roque.

9.
RUIZ, A. B.; SOUZA FILHO, O. B.; ANDRADE, A. G.. Participação em banca de JOÃO ALBERTO NUNES COSTA.GESTÃO AMBIENTAL NO PROCESSO DE PRODUÇÃO DE PAPEL E CELULOSE POR MEIO DO MÉTODO KRAFT. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Ambiental) - Instituto Federal de São Paulo.

10.
GONCALVES JUNIOR, C. B.; OKAMOTO, A. K.; ANDRADE, A. G.. Participação em banca de HELIA MARIA PEIDADE.ESPECIFICAÇÃO COMPUTACIONAL VOLTADA À APLICAÇÃO DE GESTÃO AMBIENTAL EM POLÍTICAS PÚBLICAS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Ambiental) - Instituto Federal de São Paulo.

11.
ANDRADE, A. G.; NERI, A. S. C.; CIPOLLA, J. H. M.. Participação em banca de João Carlos Silvestre Paula.Resíduos da construção civil 'RCC': estudo de caso na cidade de São Roque, Estado de São Paulo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Administração) - IFSP - Campus São Roque.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
ANDRADE, A. G.; MANGINI, E. R.; BASTOS, J. R. B.. Banca Examinadora do Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto. 2015. Instituto Federal de São Paulo.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
WORKSHOP INTERNACIONAL 'QUESTÕES METODOLÓGICAS PARA CONSTRUÇÃO DE UM BOM TRABALHO CIENTÍFICO.. 2018. (Seminário).

2.
VI JORNADA DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA - IFSP/SRQ. 2017. (Congresso).

3.
21 CONGRESSO INTERNACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. 2015. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
KÍVILA BENTO CAVALCANTE. EMPRESAS DE ALTO DESEMPENHO: PRINCIPAIS FATORES. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Instituto Federal de São Paulo. (Orientador).

2.
Lincoln Teixeira da Silva. A qualidade do atendimento ao cidadão na 131ª ZE ? São Roque.. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Administração) - IFSP - Campus São Roque. (Orientador).

3.
Noriene Janaina Gonçalves Rocha. A tributação no Segmento Vinícola: Estudo de caso no município de São Roque, estado de São Paulo. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Administração) - IFSP - Campus São Roque. (Orientador).

4.
YOHANNA GODINHO DA SILVA DE MORAES. O USO DO BALANCED SCORECARD NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Administração) - IFSP - Campus São Roque. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Tauane Moreira Geraldo. Sistemas de Gestão da Qualidade aplicado às Micro e Pequenas Empresas na Cidade de São Roque. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Administração) - IFSP - Campus São Roque. Orientador: Alequexandre Galvez de Andrade.

2.
João Carlos Silvestre Paula. Resíduos da construção civil ?RCC?: estudo de caso na cidade de São Roque, Estado de São Paulo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Gestão Ambiental) - Instituto Federal de São Paulo. Orientador: Alequexandre Galvez de Andrade.



Inovação



Projetos de pesquisa

Outros projetos



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/11/2018 às 2:56:23