Cleyton Caetano de Souza

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4688807528550419
  • Última atualização do currículo em 19/06/2018


Bacharel em Ciência da Computação do Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ) e Mestre em Computação pela Universidade Federal de Campina Grande. Desde a graduação, participou ativamente de atividades de Iniciação Científica relacionados a Sistemas de Recomendação, Redes Sociais e Educação. É Doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Campina Grande. Tem interesse nas áreas de Desenvolvimento de Software, Recuperação de Informação, Sistemas de Recomendação e Redes Sociais. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Cleyton Caetano de Souza
Nome em citações bibliográficas
SOUZA, C. C.;SOUZA, CLEYTON;Souza, Cleyton;SOUZA, CLEYTON CAETANO DE


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2018
Doutorado em Ciência da Computação.
Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
Título: Investigando como Características Desejáveis afetam o Desempenho de Perguntas sobre Programação em Sites de Perguntas e Respostas, Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Evandro de Barros Costa.
Coorientador: Joseana Macêdo Fechine.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Social Query; Community Question and Answering Site; Stack Overflow.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
2011 - 2013
Mestrado em Ciência da Computação.
Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
Título: Uma Política para o Direcionamento de Perguntas no Contexto De Redes Sociais,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Evandro de Barros Costa.
Coorientador: Joseana Macêdo Fechine.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Redes Sociais; Query Router; Social Query.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Matemática da Computação / Especialidade: Modelos Analíticos e de Simulação.
2010
Graduação em andamento em Tecnologia de Software Para Internet.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, IFPB, Brasil.
2007 - 2010
Graduação em Ciência da Computação.
Centro Universitário de João Pessoa, UNIPÊ, Brasil.
Título: Recomendação e Recuperação de Informação aplicada em uma rede de Colaboração Acadêmica.
Orientador: Eduardo Ribas Pinto.
Bolsista do(a): Governo Federal, PROUNI, Brasil.




Formação Complementar


2010 - 2010
Extensão universitária em Desenvolvendo GUI com o Visual Editor. (Carga horária: 20h).
Centro Universitário de João Pessoa, UNIPÊ, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Desenv. Web utilizando os frameworks JSF-Hibernate. (Carga horária: 20h).
Centro Universitário de João Pessoa, UNIPÊ, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Introdução a J2ME. (Carga horária: 26h).
Centro Universitário de João Pessoa, UNIPÊ, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Desenv. Aplicações Corp. com os EJB 3. (Carga horária: 20h).
Centro Universitário de João Pessoa, UNIPÊ, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Curso Preparatório para Certificação Java. (Carga horária: 30h).
Centro Universitário de João Pessoa, UNIPÊ, Brasil.
2009 - 2009
Sun: Programação Distribuida com Sockets em Java. (Carga horária: 8h).
Centro Universitário de João Pessoa, UNIPÊ, Brasil.
2009 - 2009
Sun Microsystem: Java Micro Edition. (Carga horária: 6h).
Centro Universitário de João Pessoa, UNIPÊ, Brasil.
2009 - 2009
Desenvolvimento Web com PHP. (Carga horária: 10h).
Centro Universitário de João Pessoa, UNIPÊ, Brasil.
2009 - 2009
Introdução ao Delphi 2009. (Carga horária: 10h).
Centro Universitário de João Pessoa, UNIPÊ, Brasil.
2008 - 2008
.NET. (Carga horária: 4h).
Centro Universitário de João Pessoa, UNIPÊ, Brasil.


Atuação Profissional



Companhia de Processamento de Dados do Estado da Paraíba, CODATA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Analista de Desenvolvimento, Carga horária: 40


Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, IFPB, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40


Centro Universitário de João Pessoa, UNIPÊ, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Analista-Desenvolvedor, Carga horária: 20
Outras informações
Estagiário da Fábrica de Software do UNIPÊ, trabalha com diversas tecnologias como: Java, JSP, Servlet, JavaScript, XHTML, CSS, Hibernate, JasperReport/Ireport, JSF, entre outras. Alocado no projeto SIC - Sistema Intercursos de Colaboração

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Aluno, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 12
Outras informações
Monitor das disciplinas de Análise e Projeto de Sistemas I e II do curso superior de Ciências da Computaçao. Professor Titular ( Ricardo Roberto de Lima / André Luis Lima de Figueiredo )

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Aluno, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Monitor das disciplinas de Metodologia e Linguagem de Programação II e III do curso superior de Ciências da Computação. Professor Titular: (Raoni Kulesza, Eduardo RIbas, André Marinho, Rodrigo Fujioka)

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Aluno, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 12
Outras informações
Monitor da disciplina de Princípios de Desenvolvimento de Algoritmos do curso superior de Ciências da Computação. Professor Titular: (Vanessa Dantas / Valéria Calvancanti)

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Aluno, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 12
Outras informações
Monitor da disciplina de Metodologia e Linguagem de Programação I do curso superior de Ciências da Computação. Professor Titular (Valéria Cavalcanti / Candido Egypto )


Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social, DATAPREV, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Analista - Desenvolvedor, Carga horária: 30
Outras informações
Estagiário da DATAPREV, alocado no projeto IMO - Intermediação de Mão-de-Obra, atividades desenvolvidas, desenvolvimento de software e cenários de teste. Supervisor do Estágio: Filipe Teixeira Marques



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Investigando o Fenômeno da Evasão de Mulheres no Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFPB - Campus Monteiro
Descrição: Ao fim, através do presente projeto de pesquisa, tem-se a intenção de conhecer e documentar o perfil das alunas que desistiram do curso de ADS do IFPB ? Campus Monteiro; e traçar um comparativo entre essas alunas e as que lograram êxito no curso; fornecer dados que possam contribuir com ações institucionais que fomentem a permanência das atuais alunas; além do aproveitamento exitoso das verbas destinadas à este fim..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Cleyton Caetano de Souza - Coordenador.
2018 - Atual
EMBARQUEI - Uma aplicação multiplataforma para transporte coletivo de estudantes do IFPB - Monteiro
Descrição: O presente trabalho propõe solucionar de maneira satisfatória os problemas relacionados ao transporte estudantil intermunicipal, através do desenvolvimento de uma solução de software multiplataforma voltada para todas as partes interessadas no transporte estudantil (estudantes, motoristas, municípios e instituições de ensino)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Cleyton Caetano de Souza - Coordenador.
2018 - Atual
Análise do Perfil Profissional e Socioeconômico dos Egressos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFPB-Campus Monteiro
Descrição: Propõe-se a realização de um estudo que avalie a formação desses ex-alunos, que possa delinear o perfil socioeconômico e obter informações sobre sua atuação profissional, além de traçar um paralelo com sua situação antes e durante o curso de ADS..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Cleyton Caetano de Souza - Coordenador.
2017 - 2017
Um sistema para auxiliar na gestão de obras na construção civil
Descrição: Propõe-se o uso de um sistema informatizado que auxilie na aplicação de técnicas Gerenciamento de Projetos, na construção civil.. O Gerenciamento de Projetos consiste na aplicação de conhecimentos, habilidades e técnicas para a execução de projetos de forma efetiva e eficaz. Trata-se de uma competência estratégica para organizações, permitindo com que elas unam os resultados dos projetos com os objetivos do negócio ? e, assim, melhor competir em seus mercados. Tomando o exemplo de outras áreas, como a computação, por exemplo, o planejamento e gerenciamento correto do projeto permitem: maior controle de informações, melhora do monitoramento contínuo de tarefas, mais facilidade para a colaboração e comunicação, melhoria da avaliação dos resultados, conscientização sobre prazos, custos e qualidade referentes ao projeto, auxílio na tomada de decisões.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Cleyton Caetano de Souza - Coordenador / Iracira Jose Costa Ribeiro - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1
2017 - 2017
Investigando características que tornam o título de uma pergunta mais atrativo
Descrição: Essa pesquisa se propõe a investigar uma grande massa de dados recolhida de diferentes Sites de Perguntas e Respostas, por meio de crawlers (software que recupera e registra o conteúdo de páginas na Internet), a fim de identificar quais são as características que os títulos das perguntas que atraem mas pessoas tem em comum. Ao final, pretende-se utilizar desse conhecimento para desenvolver um motor de sugestões que auxilie usuários a escrever títulos mais atrativos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Cleyton Caetano de Souza - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 1
2017 - 2017
Um aplicativo para auxiliar estudantes de programação na formulação de problemas
Descrição: A proposta dessa pesquisa é desenvolver um aplicativo multiplataforma que ajude estudantes a formular ?boas? perguntas de programação. Dessa forma, eles poderiam produzir perguntas com qualidade elevada e, provavelmente, receber respostas com qualidade e agilidade. Esse aplicativo irá ?assistir? o estudante na hora de formular sua pergunta, provendo sugestões de melhorias que poderiam ser aplicadas na pergunta..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Cleyton Caetano de Souza - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 2
2016 - 2017
Portal Interativo para Ajudar aos Alunos do IFPB na Resolução de Dúvidas
Descrição: Assim, a proposta dessa pesquisa é desenvolver um portal interativo que ajude os estudantes a formular boas perguntas. Dessa forma, eles poderiam produzir perguntas com qualidade elevada e, provavelmente, receber respostas com qualidade e agilidade. Esse portal interativo ?interage? com o estudante ajudando-o a formular ?boas perguntas?..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Cleyton Caetano de Souza - Coordenador / Franck Aragão - Integrante / José Remígio - Integrante.
Número de produções C, T & A: 3
2016 - 2017
Caracterização do quê define uma pergunta "boa" de programação na opinião de discentes, docentes e profissionais da área de tecnologia
Descrição: Estudantes têm recorrido à consulta social em ambientes colaborativos para resolução de problemas. Entretanto, alguns estudantes tem dificuldade em formular seu problema de forma coerente, o que pode desestimular potenciais respondedores a prestar ajuda. Além disso, as características da pergunta formulada podem impactar no recebimento ou não de respostas, segundo estudos encontrados na literatura. Logo, perguntas mal formuladas tem uma chance maior de não despertar o interesse de potenciais respondedores. Além disso, perguntas com baixa qualidade tem uma chance maior de receber respostas insatisfatórias. A solução para o problema supracitado é ajudar os estudantes a formular ?boas perguntas?. Entretanto, a definição sobre o que caracteriza uma boa pergunta não é uma tarefa simples (envolve o contexto, assunto, linguagem, etc). Assim, a proposta desse estudo é desenvolver uma interface interativa que assista o usuário no processo de formulação de ?boas perguntas?. Para isso, se faz necessário descrever quais as características de uma ?boa pergunta?. A identificação dessas características envolverá um estudo misto, baseado na aplicação de questionários e realização de entrevistas, com docentes e discentes..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Cleyton Caetano de Souza - Coordenador / Franck Aragão - Integrante / José Remígio - Integrante.
Número de produções C, T & A: 3
2015 - 2016
Um Extrator de meta-informações para sentenças interrogativas
Descrição: Nesse trabalho, é proposto o desenvolvimento de um WebService que forneça serviços de extração de informação para sentenças interrogativas em português do Brasil. As informações que serão extraídas consistem em: assunto da pergunta (ex. computadores e internet, educação e referências, entretenimento e música, etc.), tipo da pergunta (ex. requisição de opinião, conexão social, oferta, etc.), lista de entidades da pergunta (ex. lista de datas, pessoas, locais, etc.), partícula interrogativa (ex. qual, como, quando, etc.) e a lista de raízes das palavras que compõem a pergunta. Esse WebService poderá ser utilizado por aplicações para diversos fins, incluindo a Recuperação de Informação e a Recomendação de Especialistas. A proposta consiste em WebService que possa facilmente ser utilizado por qualquer projeto que necessite extrair meta-informações de perguntas. Posteriormente, ela pode ser utilizada como pontapé inicial no desenvolvimento de outros sistemas que visem oferecer suporte aos usuários em ambientes colaborativos, quando combinado, por exemplo, com técnicas para Recomendação de Especialistas e Recuperação de Informação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Cleyton Caetano de Souza - Coordenador / Joaquim Maia - Integrante / Luiz Silva - Integrante / Franck Aragão - Integrante / José Remígio - Integrante.
Número de produções C, T & A: 2
2010 - 2011
Simuladores
Descrição: As disciplinas das matrizes curriculares dos cursos de informática, muitas vezes, tornam-se desinteressantes para os alunos, pois o entendimento das disciplinas é facilitado, na sua grande maioria, pelas atividades práticas, o que é inviável em parte delas. O desenvolvimento de simuladores para simular como funcionam atividades realizadas internamente pelo computador, irá facilitar o entendimento dos alunos, assim, eles terão como perceber melhor a importância dessas disciplinas para sua formação. O projeto simuladores irá desenvolver software para simular as atividades que são estudadas nas disciplinas teóricas. Inicialmente será desenvolvido um simulador para a disciplina de Sistemas Operacionais I, na seqüência para as disciplinas de Estrutura de Dados I e II, depois será a vez de Compiladores I e II. Os simuladores serão desenvolvidos para funcionar em ambiente desketop e web, dessa forma poderá auxiliar nas atividades que serão desenvolvidas através do portal Unipê Virtual..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2017 - Atual
Portal do Egresso
Descrição: Egresso é todo aluno que concluiu o seu curso na instituição e se afastou. Legalment, são ex-alunos que não tem mais vínculo direto com o instituição de ensino. Entretanto, também constituem um dos maior patrimônios destas, pois são o reflexo da experiência que lá vivenciaram. O portal de egressos é uma iniciativa em que as instituições de ensino visam manter um contato permanente com seus ex-alunos formados, a fim de entender a realidade em que se encontram após a conclusão do curso, quais os êxitos e dificuldades que enfrentam em seu ingresso no mercado de trabalho. O contato com a realidade dos egressos proporciona aos alunos atuais uma visão muito mais apurada e realista acerca dos desafios que enfrentarão após a conclusão de seu curso, fornecendo-lhes os subsídios necessários para o enfrentamento dessa realidade tão cedo quanto possível. Além disso, manter contato com os egressos pode contribuir para a melhoria e divulgação dos cursos da instituição, com base nas experiências e opiniões relatadas pelos egressos. Essa proposta objetiva a criação de um Portal de Egressos para o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba ? Campus Monteiro, tendo em vista a necessidade de acompanhamento desses alunos após a conclusão de cursos do instituto, bem como os benefícios trazidos pelo acompanhamento de tais alunos por parte da instituição de ensino..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Cleyton Caetano de Souza - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 2
2016 - 2016
Projeto para Oferta Contínua de Cursos de Extensão para Complementação de Conhecimentos e Reforço
Descrição: Alunos da área de computação, geralmente, tem a disposição de estudar temas relacionados a área que não são especificamente cobertos pelo curso. Isso acontece porque mesmo os cursos de tecnologia não tem foco nas tecnologias, mas nos conceitos envolvidos no uso dessas tecnologias. Aprendendo os conceitos, o aluno pode facilmente se adaptar a diferentes tecnologias disponíveis, ao invés de ficar amarrado a uma tecnologia. Entretanto, ainda assim, é importante que os alunos tenham contato com as tecnologias, para se fundamentar os conceitos e se preparar para o mercado de trabalho. Por esse motivo, os alunos de computação costumam, por conta própria, participar de treinamentos e cursos que envolvam o uso de tecnologias. Esse projeto de extensão possibilita que esses alunos apresentem aos seus colegas e a sociedade essas tecnologias, de forma prática, em encontros semanais com carga horária total de 32 horas. Os temas dos encontros são propostos pelos alunos, por meio de edital interno, e selecionados por uma banca composta por professores do Campus. Além de propor temas relacionados à tecnologia, os alunos podem oferecer encontros cujo tema seja diretamente relacionado ao conteúdo de alguma disciplina, possibilitando um horário de reforço diferenciado que agrupe alunos com desempenho similar (seja superior ou inferior a média da turma)..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Cleyton Caetano de Souza - Coordenador.
2015 - 2015
Mapeamento, Capacitação e Implantação de Objetos e Ferramentais Digitais de Ensino-Aprendizagem para os Professores do Cariri Paraibano
Descrição: O uso de tecnologias da informação e comunicação (TICs) possibilita uma maior interatividade dos alunos com os conteúdos ministrados, agregando valor ao processo de ensino-aprendizagem. Através dessas tecnologias se pode ampliar e melhorar, inclusive, o processo de avaliação da aprendizagem, permitindo um diagnóstico e feedback mais rápido de como os alunos estão adquirindo saberes, habilidades e competências. Muitos são os instrumentos disponíveis hoje, conhecidos como objetos virtuais (ou digitais) de ensino-aprendizagem. Este projeto de extensão considera as limitações encontradas na capacitação de ferramentas para autoria e manejo desses objetos, especialmente em localidades distantes dos grandes centros urbanos (ou cidades do interior), focando na região do Cariri Paraibano, no entorno do município de Monteiro. Para promover uma aplicação producente desses objetos de ensino-aprendizagem será realizado um mapeamento da situação local, bem como a execução de ações de capacitação e implantação (experimentação) desses objetos junto aos docentes da região, com ênfase naqueles lotados em instituições de educação básica (ensino fundamental e médio)..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Cleyton Caetano de Souza - Coordenador / Giuseppe Anthony Nascimento de Lima - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Linguagens de Programação.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Sistemas de Informação.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Mineração de Dados.


Prêmios e títulos


2010
Aluno Destaque - Terceiro Melhor Coeficiente de Rendimento Escolar do curso de Ciência da Computação-turno tarde, Bacharelado em Ciência da Computação-UNIPÊ.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SOUZA, CLEYTON CAETANO DE2018SOUZA, CLEYTON CAETANO DE; SANTOS, MARIA ELAINE SILVA DOS ; ROCHA, TAMIRES SIQUEIRA . PORTAL DO EGRESSO DO IFPB-CAMPUS MONTEIRO. PRÁXIS: SABERES DA EXTENSÃO, v. 6, p. 18, 2018.

2.
SOUZA, C. C.2016 SOUZA, C. C.; ARAGAO, F. ; REMIGIO, J. ; COSTA, E. B. ; FECHINE, J. M. . Using CQA History to Improve Q&A Experience. Lecture Notes in Computer Science, v. 9789, p. 570-580, 2016.

3.
3SOUZA, C. C.2015SOUZA, C. C.; MAIA, J. ; SILVA, L. ; MAGALHAES, J. J. ; BARROS, H. ; COSTA, E. B. ; FECHINE, J. M. . A Meta-Information Extractor for Interrogative Sentences. Lecture Notes in Computer Science, v. 9155, p. 345-354, 2015.

4.
1SOUZA, CLEYTON2014 SOUZA, CLEYTON; MAGALHAES, JONATHAS ; COSTA, EVANDRO ; FECHINE, JOSEANA ; REIS, R. . Enhancing the Status Message Question Asking Process on Facebook. Lecture Notes in Computer Science, v. 8582, p. 682-695, 2014.

5.
2SOUZA, CLEYTON2014 SOUZA, CLEYTON; ROLIM, A. L. ; MAGALHAES, JONATHAS ; COSTA, EVANDRO ; FECHINE, JOSEANA ; ANDRADE, N. F. . How a Conflict Changes the Way How People Behave on Fandoms. Lecture Notes in Computer Science, v. 8658, p. 335-348, 2014.

Capítulos de livros publicados
1.
ARAGÃO, FRANCK ; Silva, Patrick ; REMÍGIO, JOSÉ ; Souza, Cleyton ; COSTA, EVANDRO ; FECHINE, JOSEANA . When You Write How People Want There Is No Guarantee of Success. Advances in Intelligent Systems and Computing. 1ed.: Springer International Publishing, 2018, v. 746, p. 991-1000.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SOUZA, C. C.; MAGALHAES, J. J. ; OLIVEIRA, H. T. ; SOUSA, T. D. N. ; BARROS, H. ; SOBRAL, L. A. ; SILVA, M. T. . Pós-Graduação no Nordeste: Uma análise da pós-graduação sob a perspectiva do pós-graduando. SBC-Horizontes, , v. 4 nº3, p. 30 - 34, 01 dez. 2011.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
REMÍGIO, JOSÉ ; ARAGÃO, FRANCK ; Souza, Cleyton ; COSTA, EVANDRO ; FECHINE, JOSEANA . Question?s Advisor - A Wizard Interface to Teach Novice Programmers How to Post Better Questions in Stack Overflow. In: 19th International Conference on Enterprise Information Systems, 2017, Porto. Proceedings of the 19th International Conference on Enterprise Information Systems, 2017. v. 1. p. 471-478.

2.
SOUZA, C. C.; REMIGIO, J. ; ARAGAO, F. . INVESTIGANDO AS CARACTERÍSTICAS DESEJÁVEIS EM PERGUNTAS DE PROGRAMAÇÃO. In: Connepi - Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação, 2016, Maceió. Anais do X ICongresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação, 2016.

3.
SOUZA, C. C.; REMIGIO, J. ; ARAGAO, F. ; COSTA, E. B. ; FECHINE, J. M. . Investigating How ?Good? Characteristics? Presence are Related with Questions? Performance: an Empirical Study on a Programming Community. In: 5th Brazilian Conference on Intelligent Systems, 2016, Recife. Proceedings of the 2016 5th Brazilian Conference on Intelligent Systems, 2016. p. 289-294.

4.
MAGALHAES, J. J. ; SOUZA, C. C. ; COSTA, E. B. ; FECHINE, J. M. . Recommending Scientific Papers: Investigating the User Curriculum. In: The Twenty-Eighth International Flairs Conference, 2015, Hollywood. Proceedings of the Twenty-Eighth International Florida Artificial Intelligence Research Society Conference, 2015. p. 289-294.

5.
MAGALHÃES, JONATHAS ; PESSOA, RUBENS ; SOUZA, CLEYTON ; COSTA, EVANDRO ; FECHINE, JOSEANA . A Recommender System for Predicting User Engagement in Twitter. In: the 2014 Recommender Systems Challenge, 2014, Foster City. Proceedings of the 2014 Recommender Systems Challenge on - RecSysChallenge '14, 2014. p. 52-57.

6.
SOUZA, C. C.; MAGALHAES, J. J. ; COSTA, E. B. ; FECHINE, J. M. ; REIS, R. . A Tool to Assist the Social Search on Facebook. In: The Ninth International Conference on Internet and Web Applications and Services (ICIW), 2014, Paris. Proceedings of The Ninth International Conference on Internet and Web Applications and Services, 2014. p. 111-116.

7.
SOUZA, C. C.; MAGALHAES, J. J. ; COSTA, E. B. ; FECHINE, J. M. . Social Query: A Query Routing System for Twitter. In: The Eighth International Conference on Internet and Web Applications and Services, 2013, Roma. Proceedings of The Eighth International Conference on Internet and Web Applications and Services, 2013. p. 147-153.

8.
GADELHA, R. ; PRUDENCIO, R. B. C. ; LIMA, R. J. ; SOUZA, C. C. . User Influence on Twitter: Prediction Based on Personality and Content-based Features. In: XVI Portuguese Conference on Artificial Intelligence (EPIA), 2013, Açores. Proceedings of The XVI Portuguese Conference on Artificial Intelligence, 2013.

9.
GADELHA, R. ; PRUDENCIO, R. B. C. ; LIMA, R. J. ; SOUZA, C. C. . Predizendo Influenciadores no Twitter por meio de Traços de Personalidade. In: Brazilian Workshop on Social Network Analysis and Mining. In: Brazilian Workshop on Social Network Analysis and Mining (BraSNAM 2013), 2013, Maceió. Proceedings of the 2nd Brazilian Workshop on Social Network Analysis and Mining, 2013.

10.
SOUZA, C. C.; MAGALHAES, J. J. ; COSTA, E. B. ; FECHINE, J. M. . A Query Routing Model to Rank Expert Candidates on Twitter. In: IADIS International Conference WWW/Internet (ICWI), 2013, Fort Worth. Proceedings of the IADIS International Conference WWW/Internet, 2013. p. 3-9.

11.
SOUZA, CLEYTON; MAGALHAES, JONATHAS ; COSTA, EVANDRO ; FECHINE, JOSEANA . Routing Questions in Twitter: An Effective Way to Qualify Peer Helpers. In: 2013 IEEE/WIC/ACM International Joint Conferences on Web Intelligence (WI) and Intelligent Agent Technologies (IAT), 2013, Atlanta. 2013 IEEE/WIC/ACM International Joint Conferences on Web Intelligence (WI) and Intelligent Agent Technologies (IAT), 2013. p. 109-114.

12.
GONDIM, H. F. ; SOUZA, C. C. . Imersão Tecnológica No Ensino De Geografia: Possibilidades, Limitações E Dificuldades. In: Encontro Nacional de Práticas de Ensino de Geografia, 2013, João Pessoa. Formação, Pesquisas e Práticas Docentes: Reformas Curriculares em Questão, 2013.

13.
SOUZA, C. C.; MAGALHAES, J. J. ; COSTA, E. B. ; FECHINE, J. M. . Predicting Potential Responders in Twitter: A Query Routing Algorithm. In: International Conference on Computational Science and Its Applications (ICCSA), 2012, Salvador. Computational Science and Its Applications ICCSA 2012 - Lecture Notes in Computer Science, 2012. v. 7334. p. 714-729.

14.
MAGALHAES, J. J. ; SOUZA, C. C. ; SOUSA, P. ; COSTA, E. B. ; FECHINE, J. M. . Improving a recommender system through integration of user profiles: a semantic approach. In: Social Recommender Systems Workshop in International Conference on User Modeling, Adaptation and Personalization (SRS-UMAP), 2012, Montreal. Proceedings of the 2012 Workshop on Social Recommender Systems in International Conference on User Modeling, Adaptation and Personalization, 2012.

15.
GADELHA, R. ; SOUZA, C. C. ; OLIVEIRA, H. T. . A Proposal and Evaluation of a Recommendation Model for People Selection Process. In: IADIS International Conference on Applied Computing, 2012, Madrid. Proceedings of IADIS Applied Computing 2012.

16.
MEDEIROS, T. ; SOUZA, C. C. ; SOUSA, T. D. N. ; GADELHA, R. ; SILVA, E. L. ; DELFINO JUNIOR, J. B. . IO Simulator: Um Simulador de Dispositivos de Entrada e Saída para Auxiliar o Ensino de Sistemas Operacionais. In: Workshop sobre Educação em Computação, 2011, Natal. Anais do XIX Workshop sobre Educação em Computação, 2011.

17.
SOUZA, C. C.; PINTO, E. R. ; SOUSA, T. D. N. ; AZEVEDO, R. ; GADELHA, R. . SIC: A Social Network For The Dissemination And The Support To The Interdisciplinary Scientific Researches In The Higher Educational Instituitions. In: IADIS International Conference WWW/Internet 2011 (ICWI 2011), 2011, Rio de Janeiro. Proceedings of the IADIS WWW/Internet 2011, 2011.

18.
SOUZA, C. C.; MAGALHAES, J. J. ; COSTA, E. B. . A Formal Model to the Routing Questions Problem in the Context of Twitter. In: IADIS International Conference WWW/Internet (ICWI), 2011, Rio de Janeiro. Proceedings of the IADIS WWW/Internet 2011, 2011. p. 153-160.

19.
SOUZA, C. C.; OLIVEIRA, H. T. . Uma arquitetura para Testes Funcionais utilizando Molybdenum. In: V Encontro Brasileiro de Teste de Software (EBTS), 2011, Recife. Anais do V Encontro Brasileiro de Testes de Software, 2011.

20.
SOUZA, C. C.; MEDEIROS, T. ; GADELHA, R. ; SOUSA, T. D. N. ; SILVA, E. L. ; AZEVEDO, R. . Um Ambiente Integrado de Simulação para Auxiliar o Processo de Ensino/Aprendizagem da Disciplina de Sistemas Operacionais. In: XXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), 2011, Aracaju. Anais do XXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2011.

21.
GADELHA, R. ; AZEVEDO, R. ; OLIVEIRA, H. T. ; SOUZA, C. C. ; SOUSA, T. D. N. ; SILVA, E. L. . OS Simulator: Um Simulador de Sistema de Arquivos para Apoiar o Ensino/Aprendizagem de Sistemas Operacionais. In: XXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), 2010, João Pessoa - Pb. Anais do XXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), 2010.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SOUZA, C. C.; SILVA, L. ; MAIA, J. ; MAGALHAES, J. J. ; COSTA, E. B. ; FECHINE, J. M. . Comparing Information Retrieval Models for Question/Topic Classification. In: International Conference WWW/Internet (ICWI), 2015, Dublin. Proceedings of the 14th International Conference WWW/Internet 2015, 2015.

2.
SOUZA, C. C.; MEDEIROS, T. ; SOUSA, T. D. N. ; GADELHA, R. ; SILVA, E. L. ; AZEVEDO, R. ; COSTA, E. B. . Um Ambiente Integrado de Simulação para Auxiliar o Processo de Ensino/Aprendizagem da Disciplina de Estrutura de Dados. In: XXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2011, Aracaju. Anais do XXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2011.

3.
SOUSA, T. D. N. ; SOUZA, C. C. . VM Simulator: Uma proposta de simulador para apoiar o ensino e a aprendizagem de Gerência de Memória Virtual. In: XXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), 2011, Aracaju. Anais do XXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2011.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SOUZA, CLEYTON CAETANO DE; ROCHA, TAMIRES SIQUEIRA ; OLIVEIRA NETO, A. J. ; ALVES, Y. P. . Um estudo sobre os egressos do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFPB - Campus Monteiro. In: 2º Simpósio de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFPB (SIMPIF), 2017, João Pessoa. Anais do 2º Simpósio de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFPB, 2018. p. 41-42.

2.
GOMES, V. O. G. ; REMIGIO, J. ; SOUZA, C. C. . Perguntas sociais: quais elementos do título podem aumentar a atratividade de uma pergunta?. In: 2º Simpósio de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFPB (SIMPIF), 2017, João Pessoa. Anais do 2º Simpósio de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFPB, 2018. p. 53-54.

3.
VENTURA, E. J. S. ; VIANA, E. J. F. ; SOUZA, CLEYTON ; RIBEIRO, I. J. C. . Um sistema para auxiliar na gestão de obras na construção civil. In: 2º Simpósio de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFPB (SIMPIF), 2017, João Pessoa. Anais do 2º Simpósio de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFPB, 2017. p. 565-566.

4.
SOUSA, T. D. N. ; SOUZA, C. C. ; SILVA, E. L. ; AZEVEDO, R. . Um Simulador para Apoiar no Processo de Ensino e Aprendizagem de Organização e Arquitetura de Computadores. In: Workshop sobre Educação em Computação (WEI), 2012, Curitiba. Anais do XX Workshop sobre Educação em Computação, 2012.

Apresentações de Trabalho
1.
SOUZA, C. C.; MAGALHAES, J. J. ; COSTA, E. B. ; FECHINE, J. M. . Predicting Potential Responders in Twitter: A Query Routing Algorithm. In: International Conference on Computational Science and Its Applications. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SOUZA, C. C.; MAGALHAES, J. J. ; COSTA, E. B. . A Formal Model to the Routing Questions Problem in the Context of Twitter. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
SOUZA, C. C.; COSTA, E. B. ; FECHINE, J. M. . UMA POLÍTICA DE ROTEAMENTO DE PERGUNTAS NO CONTEXTO DE REDES SOCIAIS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
SOUZA, C. C.; PINTO, E. R. ; SOUSA, T. D. N. ; AZEVEDO, R. ; GADELHA, R. . SIC: A Social Network For The Dissemination And The Support To The Interdisciplinary Scientific Researches In The Higher Educational Instituitions. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
SOUZA, C. C.. Apresentação do Projeto Integrador da Turma de Concluintes 2010.2. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
SOUZA, C. C.. Simuladores. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
SOUZA, C. C.; MEDEIROS, T. . SIED. 2011.

2.
SOUZA, C. C.; MENDONÇA JUNIOR, M. L. . SIC - Sistema Intercurso de Colaboração. 2010.

3.


Demais tipos de produção técnica
1.
GONDIM, H. F. ; SOUZA, C. C. ; ALMEIDA, J. N. . Novas Tecnologias no Ensino de Geografia. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
SOUZA, C. C.. Java Aplicado. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
SOUSA, T. D. N. ; SOUZA, C. C. . Persistência de dados com o Hibernate. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
The Eighth International Conference on Internet and Web Applications and Services (ICIW). Social Query: A Query Routing System for Twitter. 2013. (Congresso).

2.
International Conference on Computational Science and Its Applications (ICCSA). Predicting Potential Responders in Twitter: A Query Routing Algorithm. 2012. (Congresso).

3.
V Semana de Geografia da UEPB - Campus III.NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA. 2012. (Encontro).

4.
IADIS International Conference WWW/Internet (ICWI).A FORMAL MODEL TO THE ROUTING QUESTIONS PROBLEM IN THE CONTEXT OF TWITTER. 2011. (Simpósio).

5.
V Encontro Brasileiro de Teste de Software (EBTS).Uma Arquitetura para Testes Funcionais Utilizando o Molybdenum. 2011. (Encontro).

6.
X Workshop de Teses e Dissertação da COPIN (WDCOPIN).UMA POLÍTICA DE ROTEAMENTO DE PERGUNTAS NO CONTEXTO DE REDES SOCIAIS. 2011. (Encontro).

7.
1º IT JOB. 2010. (Encontro).

8.
Fórum de Sustentabilidade.Apresentação do Projeto Integrador da Turma de Concluintes 2010.2. 2010. (Seminário).

9.
X Encontro de Iniciação Científica do Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ. 2010. (Encontro).

10.
XI ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA.Simuladores. 2010. (Encontro).

11.
II Workshop de TI do Centro Universitário João Pessoa - UNIPÊ. 2008. (Oficina).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Luiz Silva e Joaquim Honório. Um Sistema De Informação de Gerenciamento de Dados Socioeconômicos pela Assistência Estudantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. Orientador: Cleyton Caetano de Souza.

2.
Jefferson Silva, Joelton Brito e Vanderlan Silva. INFOSAÚDE ACS: Um SoftwareSoftware para auxiliar Agentes Comunitários de Saúde e Vacinadores em sua Rotina de Trabalho. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. Orientador: Cleyton Caetano de Souza.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
SOUZA, C. C.; COSTA, E. B. ; FECHINE, J. M. . UMA POLÍTICA DE ROTEAMENTO DE PERGUNTAS NO CONTEXTO DE REDES SOCIAIS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
SOUZA, C. C.; MAGALHAES, J. J. ; COSTA, E. B. ; FECHINE, J. M. . Predicting Potential Responders in Twitter: A Query Routing Algorithm. In: International Conference on Computational Science and Its Applications. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 12/11/2018 às 18:54:41