Marlon Tagliapietra Stefanello

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1121704206291734
  • Última atualização do currículo em 24/11/2017


Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) (2012), Mestrado (2014) e Doutorado (2017) pelo Programa de Pós-Graduação em Agronomia (UFSM). Atualmente é colaborador de pesquisa e ensino do Instituto Phytus. Tem experiência no controle químico de plantas daninhas e insetos pragas. Possui experiência na área de Fitopatologia, atuando principalmente nos temas de proteção de plantas e controle químico de doenças em soja, milho, arroz e cereais de inverno e tecnologia de aplicação de fungicidas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marlon Tagliapietra Stefanello
Nome em citações bibliográficas
STEFANELLO, M. T.;STEFANELLO, MARLON TAGLIAPIETRA;Marlon Tagliapietra Stefanello;Marlon Stefanello;Stefanello, M. T.;STEFANELLO, MARLON T.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Phytus, Pesquisa e Ensino.
Rua Duque de Caxias - 2319, primeiro andar
Nonoai
97060210 - Santa Maria, RS - Brasil
Telefone: (55) 32178223


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2017
Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Agronomia.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Título: Mancozebe influencia a persistência de fungicidas inibidores da desmetilação e inibidores da quinona oxidase em cultivares de soja, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Ricardo Silveiro Balardin.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Penetração de fungicida; Degradação de fungicida; Glycine max L; Phakopsora pachyrhizi; Ingrediente ativo; Chuva simulada.
2012 - 2014
Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Agronomia.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Título: Comportamento de fungicida em plantas de soja submetidas a diferentes regimes hídricos e horários de aplicação,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Ricardo Silverio Balardin.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Phakopsora pachyrhizi; Cercospora kikuchii; Chuva simulada; Déficit hídrico; Estresse hídrico; controle químico.
2014 - 2015
Especialização em Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para a Educação P. (Carga Horária: 990h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Título: ...
2006 - 2011
Graduação em Agronomia.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Título: ESTÁDIOS DE APLICAÇÃO DE FUNGICIDA EM CINCO HÍBRIDOS DE MILHO PARA O CONTROLE DA FERRUGEM COMUM.
Orientador: Ricardo Silverio Balardin.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Formação Complementar


2014 - 2014
Soil-plant interaction involved in mineral nutriti. (Carga horária: 16h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Discente, Enquadramento Funcional: Bolsita CNPq Balcão



Projetos de pesquisa


2011 - 2013
Sistema de manejo e tecnologia de aplicação de defensivos sobre a população de Meloydogine spp. e potencial produtivo da soja
Descrição: Dada a escassez de alternativas de controle dos nematóides em soja, fazem-se necessários trabalhos que gerem novas tecnologias que possibilitem a mitigação dos danos na cultura. Neste trabalho, busca-se quantificar o efeito de sistemas de manejo em pré-semeadura, uso ou não de sulcador na semeadora e estratégias de proteção química com defensivos na semente ou no sulco de semeadura sobre nemátóides de galha (Meloydogine spp.) e potencial produtivo da soja..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Marlon Tagliapietra Stefanello - Coordenador / Francis Sartori Maffini - Integrante / Rafael P. Gai - Integrante / Ricardo Silveiro Balardin - Integrante / Gerson Dalla Corte - Integrante / CAROLINE ALMEIDA GULART - Integrante / DEPTO. DEFESA FITOSSANITÁRIA - Integrante.
2010 - 2014
EFEITO DE COMPOSTOS MINERAIS E ORGÂNICOS SOBRE A MANIFESTAÇÃO DE DOENÇAS FOLIARES E RADICULARES NA CULTURA DA SOJA.
Descrição: As doenças da soja podem reduzir a produtividade da cultura em níveis médios de 25%. Em sua maioria as doenças podem ser causadas por fungos, bactérias e nematóides sendo disseminadas em todas as regiões produtoras de soja do país, embora possam apresentar diferentes níveis de incidência / severidade. A associação de práticas de controle obedecendo aos fundamentos do manejo integrado de doenças pode possibilitar um controle eficaz das doenças e uma maior rentabilidade da cultura. O objetivo geral do projeto será identificar compostos minerais ou orgânicos com influência significativa na redução de doenças da soja. Para tanto, serão conduzidos vários experimentos para avaliar o efeito de compostos minerais e orgânicos sobre o controle de doenças foliares causadas por fungos, bactérias e nematóides e doenças radiculares da cultura da soja. As avaliações irão determinar o período de latência, severidade das doenças, área abaixo da curva de progresso das doenças (AACPD), progresso das doenças (r), área foliar e índice de área foliar, percentual de plantas emergidas, inibição In vitro e volume radicular. Os resultados obtidos servirão de base para o estabelecimento de programas de controle em que a nutrição da cultura da soja possa minimizar a taxa de progresso das doenças aumentando a eficácia relativa das medidas de controle utilizadas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Marlon Tagliapietra Stefanello - Integrante / Francis Sartori Maffini - Integrante / Rafael P. Gai - Integrante / Ricardo Silveiro Balardin - Integrante / Leandro Nascimento Marques - Integrante / Felipe Dalla Lana da Silva - Integrante / HERALDO SKREBSKY CEZAR - Integrante / Gerson Dalla Corte - Integrante / Felipe Frigo Pinto - Integrante / Andre Ebone - Integrante / Nédio Rodrigo Tormen - Integrante / Juliano Daniel Uebel - Integrante / Monica Paula Debortoli - Integrante / CAROLINE ALMEIDA GULART - Integrante / DEPTO. DEFESA FITOSSANITÁRIA - Coordenador / JOVANI CEREZER - Integrante / SIMONE GRIPA MINUZZI - Integrante / MARÍLIA ZABOT - Integrante.
2010 - 2013
Metodologias para avaliação de doenças em plantas.
Descrição: A ocorrência de doenças em cultivos agrícolas torna-se cada vez mais freqüente. Diante disso, diversos são os casos em que é necessário quantificar os níveis dessas doenças. Isso é comum para programas de melhoramento de plantas, instituições de pesquisa, técnicos de órgãos públicos e até mesmo produtores. Entretanto percebe-se que essa quantificação de doenças gera dados bastante subjetivos e as vezes bastante imprecisos. Logo, percebe-se uma grande necessidade de metodologias que auxiliem na avaliação destas enfermidades. Assim, será conduzido diversos estudos em laboratório, casa de vegetação e à campo para determinar procedimentos padrões de como trabalhar com patógenos de solo principalmente para suprir a grande demanda de dados. Confeccionar escalas e validá-las para avaliação de doenças tanto de parte aérea como doenças causadas por patógenos de solo. Também será estudada e validada uma nova metodologia de inibição in vitro chamada "semente na placa". Os tratamentos envolverão diferentes patógenos de solo, diferentes cultivar, diferentes condições metereológicas, profundidades de semeadura, dentre outros. Será avaliado comprimento e volume de raiz, massa fresca e seca de parte aérea e raiz, altura de plantas, índice SPAD de clorofila, severidade das doenças. Toda metodologia aplicada neste ensaio será comparada validada baseada em correlação entre as variáveis e pó comparação a outras metodologias já publicadas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Marlon Tagliapietra Stefanello - Integrante / Francis Sartori Maffini - Integrante / Rafael P. Gai - Integrante / Ricardo Silveiro Balardin - Integrante / Leandro Nascimento Marques - Integrante / Andre Ebone - Integrante / Monica Paula Debortoli - Integrante / CAROLINE ALMEIDA GULART - Integrante / DEPTO. DEFESA FITOSSANITÁRIA - Coordenador / JOVANI CEREZER - Integrante / JULIANO PERLIN DE RAMOS - Integrante.
2008 - 2013
Influência da arquitetura de planta de cultivares de soja na tecnologia de aplicação
Descrição: A cultura da soja assume grande importância no cenário econômico de muitos países, dentre eles o Brasil. Apesar de ser cultivada em larga escala a produção mundial de soja não é um sistema estável, devido principalmente as perdas relacionadas ao clima e a ocorrência de pragas e doenças. A ferrugem asiática da soja (Phakopsora pachyrhizi) tem se mostrado como um dos maiores causadores de perdas em produtividade e lucratividade aos produtores, que tem encontrado dificuldades no controle da doença principalmente por falhas no momento da aplicação. O experimento será constituído de doze tratamentos mais a testemunha e consiste na aplicação de duas misturas de fungicidas, com dois programas de aplicação e três espectros de gota diferentes, utilizando cinco cultivares. Esse projeto busca determinar o espectro de gotas ideal para diferentes arquiteturas de planta e diferentes momentos de aplicação, com o intuito de acumular informações que possibilitem melhores resultados no controle da doença..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Marlon Tagliapietra Stefanello - Integrante / Francis Sartori Maffini - Integrante / Ricardo Silveiro Balardin - Integrante / Felipe Dalla Lana da Silva - Integrante / HERALDO SKREBSKY CEZAR - Integrante / Felipe Frigo Pinto - Integrante / Andre Ebone - Integrante / Nédio Rodrigo Tormen - Integrante / Juliano Daniel Uebel - Integrante / Daniel Debona - Integrante / Monica Paula Debortoli - Integrante / DIEGO DALLA FAVERA - Integrante / DEPTO. DEFESA FITOSSANITÁRIA - Coordenador / JOVANI CEREZER - Integrante / SIMONE GRIPA MINUZZI - Integrante / ANDRÉ PATRICIO GIANLUPPI - Integrante.
2008 - 2013
Efeito do glifosato sobre a população de Fusarium solani do solo e a sensibilidade da soja à podridão da raiz
Descrição: A podridão da raiz da soja causada por Fusarium solani é uma doença que pode causar perdas expressivas no rendimento de grãos da cultura. O herbicida glifosato pode exercer influência no desenvolvimento de F. solani pelo aumento da suscetibilidade da soja devido a uma possível deficiência de certos micronutrientes, especialmente do manganês (Mn). O trabalho objetiva avaliar o efeito do glifosato sobre a população de F. solani do solo e a sensibilidade da soja a podridão de raiz em condições de campo, bem como verificar se esses efeitos estão relacionados com deficiência de Mn provocada pelo glifosato. Os tratamentos serão compostos do glifosato aplicado isolado ou seguido por aplicações foliares de Mn, com e sem inoculação do patógeno no solo. Serão avaliadas a incidência, a severidade e a freqüência de isolamento da podridão radicular aos 14, 21, 28 e 35 dias após a semeadura, bem como o número de unidades formadoras de colônias (UFC) de F. solani no solo a partir da inoculação com intervalos de 5 dias entre avaliações. O experimento será repetido 4 vezes na mesma área. Será utilizado o delineamento de blocos ao acaso com quatro repetições, sendo que os dados serão submetidos à análise de variância, complementada pelo teste de Tukey para comparação das médias..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Marlon Tagliapietra Stefanello - Integrante / Francis Sartori Maffini - Integrante / Ricardo Silveiro Balardin - Integrante / Gerson Dalla Corte - Integrante / Felipe Frigo Pinto - Integrante / Andre Ebone - Integrante / Nédio Rodrigo Tormen - Integrante / Juliano Daniel Uebel - Integrante / Daniel Debona - Integrante / DIEGO DALLA FAVERA - Integrante / DEPTO. DEFESA FITOSSANITÁRIA - Coordenador / JOVANI CEREZER - Integrante / ROSANA CEOLIN MENEGHETTI - Integrante / SIMONE GRIPA MINUZZI - Integrante / ANDRÉ PATRICIO GIANLUPPI - Integrante.
2007 - 2012
Efeito Supressor de P e K sobre Elementos da Patogênese no Patossistema Phakopsora pachyrhizi-Glycine max.
Descrição: A ferrugem da soja, doença relatada causando danos no Brasil em 2001, pode reduzir a produtividade em níveis superiores a 75% (YORINORI, 2003). A doença é causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi e atualmente a doença se encontra disseminada em todas as regiões produtoras de soja do país. Acredita-se que a associação de práticas de controle obedecendo aos fundamentos do manejo integrado de doenças permita controle mais eficaz e rentável dessa doença. Este trabalho poderá servir de base para o estabelecimento de um programa de manejo integrado da ferrugem com o objetivo de determinar os níveis de nutrientes (P e K) no solo e nos tecidos da planta que influenciam a taxa de progresso de Phakopsora pachyrhizi bem como na eficácia de controle dos fungicidas triazóis, estrubirulinas e misturas. O experimento será conduzido em casa de vegetação sob delineamento inteiramente casualizado com três repetições. Os tratamentos serão constituídos de dois estádios de inoculação, três níveis de K, três níveis de P, três fungicidas aplicados em seis momentos, além de uma testemunha sem aplicação de fungicida com as três doses de K, as três doses de P e ambos os estádios de inoculação. Os níveis de potássio e fósforo serão fornecidos no momento da semeadura e consistirão em 0,5, 1 e 2 vezes a adubação recomendada aplicados na base. A inoculação com uredosporos de Phakopsora pachyrhizi será realizada nos estádios fenológicos V5 e R1..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Marlon Tagliapietra Stefanello - Integrante / Francis Sartori Maffini - Integrante / Rafael P. Gai - Integrante / Ricardo Silveiro Balardin - Integrante / Leandro Nascimento Marques - Integrante / HERALDO SKREBSKY CEZAR - Integrante / Gerson Dalla Corte - Integrante / Nédio Rodrigo Tormen - Integrante / Daniel Debona - Integrante / DIEGO DALLA FAVERA - Integrante / DEPTO. DEFESA FITOSSANITÁRIA - Coordenador / JOVANI CEREZER - Integrante / ROSANA CEOLIN MENEGHETTI - Integrante / SIMONE GRIPA MINUZZI - Integrante.
2006 - 2011
EFEITO DE PONTAS DE PULVERIZAÇÃO E DIFERENTES ARRANJOS DE PLANTAS NO CONTROLE DE FERRUGEM DA SOJA
Descrição: O projeto tem por objetivos: a adequação na tecnologia de aplicação e no manejo cultural para o controle das doenças da cultura da soja. Além de, realizar um teste de pontas, ou seja, avaliar qual(is) a(s) ponta(s) que apresentará (ão) uma melhor penetração da gota no dossel, considerando diferentes arranjos populacionais da cultura; verificar qual arranjo de plantas propiciará um controle mais satisfatório da ferrugem da soja; avaliar os efeitos das misturas de fungicidas, micronutrientes e adjuvantes (óleo mineral e degomado) na planta utilizando a ferrugem como fungo indicador de eficiência da mistura..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (5) .
Integrantes: Marlon Tagliapietra Stefanello - Integrante / Rafael P. Gai - Integrante / Lucas da Silva Domingues - Integrante / Ricardo Silveiro Balardin - Integrante / Carla Rejane Zemolin - Integrante / Guilherme de Almeida Rubin - Integrante / ÉVERTON SCARSI - Integrante / MARCELO GRIPA MADALOSSO - Integrante / LUCAS NAVARINI - Integrante / Monica Paula Debortoli - Integrante / CAROLINE ALMEIDA GULART - Integrante / PIERO ILHA DEGRANDI - Integrante / DIEGO DALLA FAVERA - Integrante / DEPTO. DEFESA FITOSSANITÁRIA - Coordenador.
2006 - 2011
Tenacidade de fungicidas sobre superfícies foliares.
Descrição: Diante da elevação dos custos de produção e a redução substancial do valor do produto agrícola busca-se a maximização da eficiência técnico-econômica na aplicação de agroquímicos, pois esta eficiência pode representar a manutenção do produtor na atividade rural. Nos últimos anos a ferrugem asiática tem se constituído em um dos principais problemas fitossanitários da cultura da soja, demandando elevado número de aplicações de fungicida principalmente em condições tropicais onde o problema é agravado pela freqüência de precipitações que afetam diretamente a dispersão do fungo e a eficácia dos fungicidas. O controle ineficiente da ferrugem muitas vezes está atrelado à redução no período residual dos fungicidas, por aplicações tardias (após estabelecimento da doença) ou por condições climáticas inadequadas para aplicação devido a ocorrência de chuvas após aplicação. A ocorrência de precipitação durante ou logo após a aplicação de fungicidas pode representar a ineficiência do controle levando a um aumento no número de aplicações elevando os custos de produção. Neste contexto, este estudo tem papel importante na quantificação do efeito da chuva sobre o período residual e a eficácia dos fungicidas, objetivando a geração de informações que dêem suporte aos produtores, adequando estratégias de manejo para minimizar os efeitos negativos da chuva em condições de campo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Marlon Tagliapietra Stefanello - Integrante / Francis Sartori Maffini - Integrante / Rafael P. Gai - Integrante / Ricardo Silveiro Balardin - Integrante / Leandro Nascimento Marques - Integrante / HERALDO SKREBSKY CEZAR - Integrante / Felipe Frigo Pinto - Integrante / Carla Rejane Zemolin - Integrante / MARCELO GRIPA MADALOSSO - Integrante / Monica Paula Debortoli - Integrante / CAROLINE ALMEIDA GULART - Integrante / DIEGO DALLA FAVERA - Integrante / DEPTO. DEFESA FITOSSANITÁRIA - Coordenador / BRUNO BITENCOURT BARCELLOS - Integrante / JERÔNIMO DIAS MENEGON - Integrante / EDUARDO SALDANHA VOGELMANN - Integrante / JOVANI CEREZER - Integrante / ANDRÉ PEGORARO MANFIO - Integrante / GIUVAN LENZ - Integrante.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2017
Aprovado em 1˚ lugar no concurso público para Professor substituto do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal Farroupilha (Campus Panambi), Instituto Federal Farroupilha (Campus Panambi).
2014
Aprovado em 7˚ lugar no concurso público para Professor Efetivo do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal Farroupilha, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA.
2009
40 (quarenta) Melhores trabalhos de Iniciação Científica da 24° Jornada Acadêmica Integrada da UFSM, Universidade Federal de Santa Maria.
2009
40 (quarenta) melhores trabalhos de Iniciação Científica da 24° Jornada Acadêmica Integrada da UFSM, Universidade Federal de Santa Maria.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
13STEFANELLO, M. T.2017STEFANELLO, M. T.; MARQUES, L.N. ; MADALOSSO, M. G. ; BALARDIN, R.S. . Como se movem os fungicidas. Cultivar Grandes Culturas, v. XVIII, p. 20-22, 2017.

2.
7RAMOS, J. P.2017RAMOS, J. P. ; Andriolo, J.L. ; BALARDIN, R.S. ; MARQUES, L.N. ; SERAFINI, P. T. ; STEFANELLO, M. T. . Nitrogen doses on soybean growth and Asian rust progress in two cultivars. Comunicata Scientiae (Online), v. 7, p. 440, 2017.

3.
12MADALOSSO, M. G.2017MADALOSSO, M. G. ; STEFANELLO, M. T. ; MARQUES, L.N. ; CADORE, P. ; BALARDIN, R.S. . Aplicação noturna. CULTIVAR GRANDES CULTURAS, v. 214, p. 20-22, 2017.

4.
2MARQUES, LEANDRO N.2017 MARQUES, LEANDRO N. ; PIZZUTTI, IONARA R. ; BALARDIN, RICARDO S. ; DOS SANTOS, INGRID D. ; DIAS, JONATAN V. ; STEFANELLO, MARLON T. ; SERAFINI, PABLO T. . Occurrence of mycotoxins in wheat grains exposed to fungicides on fusarium head blight control in southern Brazil. JOURNAL OF ENVIRONMENTAL SCIENCE AND HEALTH. PART B: PESTICIDES, FOOD CONTAMINANTS, AND AGRICULTURAL WASTES, v. 52, p. 1-7, 2017.

5.
STEFANELLO, M. T.2017STEFANELLO, M. T.; MARQUES, L.N. ; MADALOSSO, M. G. ; DEBORTOLI, M. P. ; GULART, C. A. ; TORMEN, N. R. ; BALARDIN, R.S. . Desafios da antracnose: Entenda e evite. CULTIVAR GRANDES CULTURAS, v. 221, p. 24-28, 2017.

6.
14MARQUES, L.N.2017MARQUES, L.N. ; STEFANELLO, M. T. ; DEBORTOLI, M. P. ; MADALOSSO, M.G. ; BALARDIN, R.S. . Ferrugem-asiática: Preservação vital. CULTIVAR GRANDES CULTURAS, v. XVIII, p. 24-28, 2017.

7.
4MARQUES, L.N.2016 MARQUES, L.N. ; BALARDIN, R.S. ; STEFANELLO, M. T. ; PEZZINI, D. T. ; RAMOS, J. P. ; GULART, C. ; FARIAS, J. G. . Physiological, biochemical, and nutritional parameters of wheat treated with a fungicide and foliar fertilizer. Semina. Ciências Agrárias (Online), v. 37, p. 1243-1254, 2016.

8.
1STEFANELLO, M. T.2016 STEFANELLO, M. T.; BALARDIN, R. S. ; MINUZZI, S. G. ; FAVERA, D. D. ; MARQUES, L.N. ; PEZZINI, D. T. ; EBONE, A. . Effect of the interaction between fungicide application time and rainfall simulation interval on Asian Soybean Rust control effectiveness. Semina. Ciências Agrárias (Online), v. 37, p. 3881-3892, 2016.

9.
5STEFANELLO, MARLON TAGLIAPIETRA2016 STEFANELLO, MARLON TAGLIAPIETRA; MARQUES, LEANDRO NASCIMENTO ; PINTO, FELIPE FRIGO ; RAMOS, JULIANO PERLIN DE ; CADORE, PEDRO CERETTA ; BALARDIN, RICARDO SILVEIRO . Dinâmica do controle químico de Phakopsora pachyrhizi em plantas de soja submetidas a diferentes regimes hídricos. Arquivos do Instituto Biológico (Online), v. 83, p. 1-6, 2016.

10.
8STEFANELLO, M. T.2015STEFANELLO, M. T.; MARQUES, L.N. ; TOMAZETTI, M. B. ; SOTTO, R. V. D. ; BALARDIN, R. S. . Manejo da ferrugem em trigo - Seco ou molhado. Cultivar Grandes Culturas, v. XVI, p. 10-12, 2015.

11.
6CORTE, GERSON DALLA2014CORTE, GERSON DALLA ; PINTO, FELIPE FRIGO ; STEFANELLO, MARLON TAGLIAPIETRA ; GULART, CAROLINE ; RAMOS, JULIANO PERLIN DE ; BALARDIN, RICARDO SILVEIRO . Tecnologia de aplicação de agrotóxicos no controle de fitonematoides em soja. CIENCIA RURAL, v. 44, p. 1534-1540, 2014.

12.
10UEBEL, J.2013UEBEL, J. ; CEZAR, H. S. ; XAVIER, P. S. M. ; SILVA, M. T. B. ; CANOVA, E. ; STEFANELLO, M. T. . Mosca-branca: inseto de difícil controle - Prejuízo gigante. Cultivar Grandes Culturas, v. XV, p. 16-19, 2013.

13.
11MADALOSSO, M. G.2012MADALOSSO, M. G. ; DEBORTOLI, M. P. ; FAVERA, D. D. ; STEFANELLO, M. T. ; EBONE, A. ; BALARDIN, R. S. . Ação combinada de fungicida e glifosato contra ferrugem - Ação combinada. Cultivar Grandes Culturas, v. XIV, p. 26-28, 2012.

14.
3DEBORTOLI, MÔNICA PAULA2012 DEBORTOLI, MÔNICA PAULA ; TORMEN, NÉDIO RODRIGO ; BALARDIN, RICARDO SILVEIRO ; FAVERA, DIEGO DALLA ; STEFANELLO, MARLON TAGLIAPIETRA ; PINTO, FELIPE FRIGO ; UEBEL, JULIANO DANIEL . Espectro de gotas de pulverização e controle da ferrugem-asiática-da-soja em cultivares com diferentes arquiteturas de planta. PESQUISA AGROPECUARIA BRASILEIRA, v. 47, p. 920-927, 2012.

15.
9MADALOSSO, M.G.2011MADALOSSO, M.G. ; BALARDIN, R. S. ; DEBORTOLI, M. P. ; STEFANELLO, M. T. ; MAFFINI, F. S. . Ferrugem asiática da soja - Espaço e cobertura. Cultivar Grandes Culturas, v. XIII, p. 12-15, 2011.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
BALARDIN, R.S. ; MADALOSSO, M. G. ; STEFANELLO, M. T. ; MARQUES, L.N. ; DEBORTOLI, M. P. . Mancozebe: Muito Além de um Fungicida. 1. ed. Porto Alegre - RS: Bookman Editora LTDA, 2017. 88p .

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
STEFANELLO, M. T.; DAHMER, J. ; GATTO, P. B. ; PINTO, F. F. ; UEBEL, J. ; MARQUES, L.N. ; FOGGIATO, L. ; BALARDIN, R. S. . PROGRAMAS DE MANEJO FUNGICIDAS PARA O CONTROLE DE Bipolaris oryzae E Pyricularia grisea EM ARROZ IRRIGADO. In: SEPE - Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2012, Santa Maria, RS. XVI Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2012. v. 3. p. 1-9.

2.
EBONE, A. ; DEL FRARI, B. K. ; PATIAS, D. ; STEFANELLO, M. T. ; SERAFINI, P. T. ; MINUZZI, S. G. ; GAI, R. P. ; BALARDIN, R. S. . EFICIÊNCIA DE FUNGICIDAS DE DIFERENTES GRUPOS QUÍMICOS NO CONTROLE DE FERRUGEM ASIÁTICA DA SOJA. In: SEPE - Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2012, Santa Maria, RS. XVI Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2012. v. 3. p. 1-8.

3.
SILVA, F. D. L. ; DEBONA, D. ; CORTE, G. D. ; STEFANELLO, M. T. ; GAI, R. P. ; TORMEN, N. R. ; BALARDIN, R. S. . Efeito fisiológico do tratamento de sementes de soja em diferentes níveis nutricionais. In: XIII Simpósio de Ensino Pesquisa e Extensão (SEPE), 2009, Santa Maria, RS, Brasil. Anais do XIII Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPE), 2009. p. 1-8.

4.
SILVA, F. D. L. ; DEBONA, D. ; CORTE, G. D. ; STEFANELLO, M. T. ; GAI, R. P. ; TORMEN, N. R. ; BALARDIN, R. S. . Tratamento de sementes de soja em diferentes níveis de fertilidade sob o teor foliar de nutrientes. In: XIII Simpósio de Ensino Pesquisa e Extensão (SEPE), 2009, Santa Maria, RS, Brasil. Anais do XIII Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPE), 2009. p. 1-6.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MARQUES, L.N. ; STEFANELLO, M. T. ; CANOVA, E. ; MARIAN, A. ; SCHEREINER, D. T. ; BALARDIN, R. S. . Programa de controle químico de brusone em arroz irrigado. In: Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado, 2013, Santa Maria, RS. VIII Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado, 2013. v. 01. p. 588-591.

2.
STEFANELLO, M. T.; GULART, C. A. ; PINTO, F. F. ; SANTOS, P. S. ; MINUZZI, S. G. ; BALARDIN, R. S. . Ingredientes ativos fungicidas no controle químico de PYRICULARIA ORYZAE em arroz irrigado. In: Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado, 2013, Santa Maria, RS. VIII Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado, 2013. v. 01. p. 620-623.

3.
FAVERA, D. D. ; STEFANELLO, M. T. ; UEBEL, J. D. ; DAHMER, J. ; BALARDIN, R. S. . EFEITO DE PONTAS DE PULVERIZAÇÃO SOBRE O CONTROLE DA FERRUGEM ASIÁTICA EM DIFERENTES CULTIVARES DE SOJA. In: Congresso Brasileiro de Soja, 2012, Cuiabá, MT. VI Congresso Brasileiro de Soja, 2012. p. 1-4.

4.
STEFANELLO, M. T.; FAVERA, D. D. ; EBONE, A. ; MAFFINI, F. S. ; PINTO, F. F. ; BALARDIN, R. S. . Programas de manejo químico para o controle de Ryzoctonia oryzae em duas cultivares de arroz irrigado. In: VII Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado, 2011, Balneário Camboriú, SC, Brasil. VII CONGRESSO BRASILEIRO ARROZ IRRIGADO - Racionalizando Recursos e Ampliando Oportunidades. Itajaí, SC, Brasil: Epagri/ Sosbai, 2011. v. 1. p. 571-574.

5.
FAVERA, D. D. ; MAFFINI, F. S. ; STEFANELLO, M. T. ; FOGGIATO, L. ; TORMEN, N. R. ; SILVA, M. T. B. . Controle químico da lagarta-da-panícula (Pseudaletia spp.) em arroz irrigado. In: VII Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado, 2011, Balneário Camboriú, SC, Brasil. VII CONGRESSO BRASILEIRO ARROZ IRRIGADO - Racionalizando Recursos e Ampliando Oportunidades. Itajaí, SC, Brasil: Epagri/ Sosbai, 2011. v. 1. p. 659-661.

6.
MAFFINI, F. S. ; CORTE, G. D. ; SILVA, M. T. B. ; STEFANELLO, M. T. ; UEBEL, J. D. ; PINTO, F. F. . Tratamento de sementes com inseticidas no controle de Oryzophagus oryzae em arroz irrigado. In: VII Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado, 2011, Balneário Camboriú, SC, Brasil. VII CONGRESSO BRASILEIRO ARROZ IRRIGADO - Racionalizando Recursos e Ampliando Oportunidades. Itajaí, SC, Brasil: Epagri/ Sosbai, 2011. v. 1. p. 670-673.

7.
CEZAR, H. S. ; SILVA, F. D. L. ; GAI, R. P. ; STEFANELLO, M. T. ; DOMINGUES, L. S. ; BALARDIN, R. S. . Controle da mancha angular do feijoeiro com aplicação de azoxistrobina, isoladamente ou associada a indutor de defesas. In: I Congresso de Iniciação Científica e Pós-Graduação do Sul do Brasil, 2010, Florianópolis, SC, Brasil. Anais do I Congresso de Iniciação Científica e Pós-Graduação do Sul do Brasil, 2010. p. 171-174.

8.
STEFANELLO, M. T.; SILVA, F. D. L. ; GAI, R. P. ; DOMINGUES, L. S. ; CORTE, G. D. ; BALARDIN, R. S. . DENSIDADES DE PLANTAS E PROGRAMAS DE MANEJO QUÍMICO DE FERRUEGEM NA CULTURA DA SOJA. In: I Congresso de Iniciação Científica e Pós-Graduação do Sul do Brasil, 2010, Florianópolis, SC, Brasil. Anais do I Congresso de Iniciação Científica e Pós-Graduação do Sul do Brasil, 2010.

9.
DOMINGUES, L. S. ; SILVA, F. D. L. ; GAI, R. P. ; STEFANELLO, M. T. ; CORTE, G. D. ; BALARDIN, R. S. . Densidades de plantas na ramificação de diferentes cultivares de soja. In: I Congresso de Iniciação Científica e Pós-Graduação do Sul do Brasil, 2010, Florianópolis, SC, Brasil. Anais do I Congresso de Iniciação Científica e Pós-Graduação do Sul do Brasil, 2010. p. 209-212.

10.
GAI, R. P. ; STEFANELLO, M. T. ; SILVA, F. D. L. ; CEZAR, H. S. ; DOMINGUES, L. S. ; BALARDIN, R. S. . Efeito de programas de manejo de antracnose com indutor de resistência e fungicida na cultura do feijoeiro. In: I Congresso de Iniciação Científica e Pós-Graduação do Sul do Brasil, 2010, Florianópolis, SC, Brasil. Anais do I Congresso de Iniciação Científica e Pós-Graduação do Sul do Brasil, 2010. p. 279-282.

11.
STEFANELLO, M. T.; SILVA, F. D. L. ; GAI, R. P. ; DOMINGUES, L. S. ; CEZAR, H. S. ; BALARDIN, R. S. . Programa de manejo químico da ferrugem asiática em dez cultivares de soja. In: I Congresso de Iniciação Científica e Pós-Graduação do Sul do Brasil, 2010, Florianópolis, SC, Brasil. Anais do I Congresso de Iniciação Científica e Pós-Graduação do Sul do Brasil, 2010. p. 443-447.

12.
CORTE, G. D. ; BALARDIN, R. S. ; SILVA, F. D. L. ; GAI, R. P. ; CEZAR, H. S. ; STEFANELLO, M. T. . Rendimento de três cultivares de trigo em diferentes programas de controle de doenças. In: I Congresso de Iniciação Científica e Pós-Graduação do Sul do Brasil, 2010, Florianópolis, SC, Brasil. Anais do I Congresso de Iniciação Científica e Pós-Graduação do Sul do Brasil, 2010. p. 495-498.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
STEFANELLO, M. T.; CADORE, P. ; RAMOS, J. P. ; EBONE, A. ; PEZZINI, D. T. ; BALARDIN, R. S. . Atividade residual de fungicida no controle de ferrugem asiática da soja em chuva simulada. In: Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2013, Ouro Preto, MG. 46° Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2013. p. 571.

2.
MINUZZI, S. G. ; STEFANELLO, M. T. ; SERAFINI, P. T. ; RAMOS, J. P. ; FAVERA, D. D. ; BALARDIN, R. S. . Efeito da utilização de Azoxistrobina + Ciproconazol em duas doses com os adjuvantes Nimbus e Tensor Plus na aplicação preventiva e curativa de PHAKOPSORA PACHYRHIZI. In: Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2013, Ouro Preto, MG. 46° Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2013. p. 572.

3.
FAVERA, D. D. ; STEFANELLO, M. T. ; PINTO, F. F. ; DEBORTOLI, M. P. ; DREBES, L. ; BALARDIN, R. S. . Efeito de fungicidas no controle da ferrugem asiática da soja em duas épocas de semeadura. In: Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2013, Ouro Preto, MG. 46° Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2013. p. 611.

4.
MARQUES, L.N. ; MAFFINI, F. S. ; PINTO, F. F. ; STEFANELLO, M. T. ; MADALOSSO, M. G. . Níveis de pH final da solução e o desempenho de fungicidas no controle da ferrugem da soja. In: Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2013, Ouro Preto, MG. 46° Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2013. p. 680.

5.
DEBORTOLI, M. P. ; STEFANELLO, M. T. ; MINUZZI, S. G. ; UEBEL, JULIANO DANIEL ; FAVERA, D. D. ; TORMEN, N. R. ; BALARDIN, R. S. . CONTROLE DE FERRUGEM ASIATICA (Phakopsora pachyrhizi) PELA APLICAÇÃO COM DIFERENTES ESPECTROS DE GOTA EM CULTIVARES DE SOJA.. In: Congresso Brasileiro de Soja, 2012, Cuiabá, MT. VI Congresso Brasileiro de Soja, 2012. p. 1-4.

6.
STEFANELLO, M. T.; FAVERA, D. D. ; MINUZZI, S. G. ; RAMOS, J. P. ; TORMEN, N. R. ; BALARDIN, R. S. . ESTÁDIOS DE APLICAÇÃO DE FUNGICIDAS EM MILHO PARA O CONTROLE DA FERRUGEM COMUM. In: 44° Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2011, Bento Gonçalves, RS, Brasil. Tropical Plant Pathology (Impresso), 2011. v. 36.

7.
RAMOS, J. P. ; CANOVA, E. ; UEBEL, J. D. ; SERAFINI, P. T. ; STEFANELLO, M. T. ; GULART, C. A. ; BALARDIN, R. S. . RESPOSTA DE HÍBRIDOS DE MILHO AO CONTROLE QUÍMICO DE EXSEROHILUM TURCICUM. In: 44° Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2011, Bento Gonçalves, RS, Brasil. Tropical Plant Pathology (Impresso), 2011. v. 36.

8.
MAFFINI, F. S. ; STEFANELLO, M. T. ; FAVERA, D. D. ; CORTE, G. D. ; DEBORTOLI, M. P. ; GAI, R. P. ; BALARDIN, R. S. . TRATAMENTO DE SEMENTE NO CONTROLE DE MELOYDOGYNE SP NA CULTURA DA SOJA. In: 44° Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2011, Bento Gonçalves, RS, Brasil. Tropical Plant Pathology (Impresso), 2011. v. 36.

9.
STEFANELLO, M. T.; BALARDIN, R. S. ; MAFFINI, F. S. ; GAI, R. P. ; SILVA, F. D. L. ; MADALOSSO, M.G. . Número de legumes de soja afetado pelo espaçamento entre linhas e cultivares. In: 25ª Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria, 2010, Santa Maria, RS, Brasil. Anais da 25ª JAI. Santa Maria, RS, Brasil: UFSM, 2010.

10.
GAI, R. P. ; BALARDIN, R. S. ; STEFANELLO, M. T. ; DEBORTOLI, M. P. ; MADALOSSO, M.G. ; FAVERA, D. D. . Controle de doenças da parte aérea na cultura da soja. Sub-projeto 1: Interação germoplasma de soja e controle químico.. In: 25ª Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria, 2010, Santa Maria, RS, Brasil. Anais da 25° JAI. Santa Maria, RS, Brasil: UFSM, 2010.

11.
MARQUES, L.N. ; BALARDIN, R. S. ; STEFANELLO, M. T. ; MAFFINI, F. S. ; GULART, C. A. ; RAMOS, J. P. . EFICIÊNCIA DE FUNGICIDAS EM TRATAMENTO DE SEMENTE NO CONTROLE DE Pythium sp. E Rhizoctonia solani EM SOJA. In: 25° Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria, 2010, Santa Maria, RS, Brasil. Anais da 25° JAI. Santa Maria, RS, Brasil: UFSM, 2010.

12.
MAFFINI, F. S. ; BALARDIN, R. S. ; STEFANELLO, M. T. ; MARQUES, L.N. ; ZEMOLIN, C. R. ; LENZ, G. . Efeito de fungicidas no índice SPAD de clorofila em duas cultivares de trigo.. In: 25° Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria, 2010, Santa Maria, RS, Brasil. Anais da 25° JAI. Santa Maria, RS, Brasil: UFSM, 2010.

13.
SILVA, F. D. L. ; DEBONA, D. ; CORTE, G. D. ; GAI, R. P. ; STEFANELLO, M. T. ; BALARDIN, R. S. . EFEITO DO TRATAMENTO DE SEMENTES SOB TEOR DE CLOROFILA DE SOJA. In: 62° Reunião Anual da SBPC, 2010, Natal, RN, Brasil. Anais, 2010.

14.
MAFFINI, F. S. ; BALARDIN, R. S. ; DEBONA, D. ; SILVA, F. D. L. ; STEFANELLO, M. T. ; GAI, R. P. . INFLUÊNCIA DE PRODUTOS APLICADOS NA SEMENTE SOBRE O CRESCIMENTO DE PLANTAS DE SOJA. In: 62° Reunião Anual da SBPC - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), 2010, Natal, RN, Brasil. Anais, 2010.

15.
SILVA, F. D. L. ; BALARDIN, R. S. ; DEBONA, D. ; CORTE, G. D. ; STEFANELLO, M. T. ; GAI, R. P. . EFEITO DO TRATAMENTO DE SEMENTES SOB TEOR DE CLOROFILA DE SOJA. In: 24° Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria, 2009, Santa Maria, RS, Brasil. Anais da 24° JAI. Santa Maria, RS, Brasil: UFSM, 2009.

16.
MAFFINI, F. S. ; BALARDIN, R. S. ; DEBONA, D. ; SILVA, F. D. L. ; STEFANELLO, M. T. ; GAI, R. P. . Influência de produtos aplicados na semente sobre o crescimento de plantas de soja. In: 24° Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria, 2009, Santa Maria, RS, Brasil. Anais da 24° JAI. Santa Maria, RS, Brasil: UFSM, 2009.

17.
GAI, R. P. ; BALARDIN, R. S. ; MANFIO, A. P. ; SILVA, F. D. L. ; MAFFINI, F. S. ; STEFANELLO, M. T. . Efeito do volume de calda na eficiência do fungicida epoxiconazol + piraclostrobina no controle da ferrugem da soja. In: 24° Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria, 2009, Santa Maria, RS, Brasil. Anais da 24° JAI. Santa Maria, RS, Brasil: UFSM, 2009.

18.
STEFANELLO, M. T.; MAFFINI, F. S. ; GAI, R. P. ; DOMINGUES, L. S. ; BALARDIN, R. S. ; MARQUES, L.N. . Alteração da densidade de plantas no manejo da ferrugem asiática da soja. In: 24° Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria, 2009, Santa Maria, RS, Brasil. Anais da 24° JAI, 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
STEFANELLO, M. T.. Tecnologia de Aplicação de Defensivos Agrícolas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
STEFANELLO, M. T.. Critérios para o manejo de fungicidas em culturas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
STEFANELLO, M. T.. Residual de protioconazol + trifloxistrobina em plantas de soja submetidas a diferentes condições hídricas do solo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
STEFANELLO, M. T.. Residual de Protioconazol + Trifloxistrobina em plantas de soja submetidas a diferentes condições hídricas do solo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
STEFANELLO, M. T.. Ingredientes ativos fungicidas no controle químico de PYRICULARIA ORYZAE em arroz irrigado. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
STEFANELLO, M. T.. Atividade residual de fungicidas no controle de ferrugem asiática da soja em chuva simulada. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
STEFANELLO, M. T.. Programas de manejo químico para o controle de Ryzoctonia oryzae em duas cultivares de arroz irrigado. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
STEFANELLO, M. T.. Estádios de aplicação de fungicida em milho para o controle da ferrugem comum. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
STEFANELLO, M. T.. Densidade de plantas e programas de manejo químico de ferrugem na cultura da soja. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
STEFANELLO, M. T.. Número de legumes de soja afetado pelo espaçamento entre linhas e cultivares. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
STEFANELLO, M. T.. Alteração da densidade de plantas no manejo da ferrugem asiática da soja. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VII Congresso Brasileiro de Soja. Residual de Protioconazol + Trifloxistrobina em plantas de soja submetidas a diferentes condições hídricas do solo. 2015. (Congresso).

2.
46° Congresso de Fitopatologia. Atividade residual de fungicida no controle de ferrugem asiática da soja em chuva simulada. 2013. (Congresso).

3.
VIII Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado. Ingredientes ativos fungicidas no controle químico de Pyricularia oryzae em arroz irrigado. 2013. (Congresso).

4.
VI Congresso Brasileiro de Soja. 2012. (Congresso).

5.
44° Congresso Brasileiro de Fitopatologia. Estádios de aplicação de fungicida em milho para o controle da ferrugem comum. 2011. (Congresso).

6.
Seminário de Manejo de Plantas Daninhas de Difícil Controle em Lavouras Arrozeiras. 2011. (Seminário).

7.
VII Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado. PROGRAMAS DE MANEJO QUÍMICO PARA O CONTROLE DE Rhyzoctonia oryzae EM DUAS CULTIVARES DE ARROZ IRRIGADO. 2011. (Congresso).

8.
25° Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria.Número de legumes de soja afetado pelo espaçamento entre linhas e cultivares. 2010. (Outra).

9.
I Congresso de Iniciação Científica e Pós-Graduação do Sul do Brasil. CONTROLE QUÍMICO DE FERRUGEM ASIÁTICA EM DEZ CULTIVARES DE SOJA.. 2010. (Congresso).

10.
24° Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria.Alteração da densidade de plantas no manejo da ferrugem asiática da soja. 2009. (Outra).

11.
XX Semana acadêmica da Agronomia (SEAGRO). 2009. (Outra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 12/12/2018 às 8:39:11