Guilherme Oliveira Campos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8042578728457946
  • Última atualização do currículo em 06/09/2018


Possuo graduação em Sistemas de Informação pela Universidade Federal de Viçosa (2013) e mestrado em Ciências da Computação pela Universidade de São Paulo (2015). Atualmente no doutorado na Universidade Federal de Minas Gerais. Tenho experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Mineração de Dados, atuando principalmente nos seguintes temas: outlier detection, ensembles, graph anomaly detection. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Guilherme Oliveira Campos
Nome em citações bibliográficas
CAMPOS, G. O.;CAMPOS, GUILHERME O.


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Ciências da Computação.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Orientador: Wagner Meira Junior.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Detecção de Exceções.
2013 - 2015
Mestrado em Ciências da Computação e Matemática Computacional.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Estudo, Avaliação e Comparação de Técnicas de Detecção Não Supervisionada de Outliers,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Ricardo José Gabrielli Barreto Campello.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
2009 - 2013
Graduação em Sistemas de Informação.
Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.
Título: Mineração de Dados e Análise de Opinião em Redes Sociais - Um Estudo de Caso sobre as Eleições 2012 Utilizando o Twitter.
Orientador: Rodrigo Smarzaro da Silva.




Atuação Profissional



Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestrando, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Estagiário no Programa de Apoio ao Ensino PAE, Carga horária: 6

Atividades

03/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, .

Linhas de pesquisa
Outlier Detection

Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 12


Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Doutorando, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Ciências Exatas, .



Linhas de pesquisa


1.
Outlier Detection
2.
Anomaly Detection in Graphs
3.
Graph Modeling


Projetos de pesquisa


2013 - Atual
Estudo, Avaliação e Comparação de Técnicas de Detecção Não Supervisionada de Outliers

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Ricardo José Gabrielli Barreto Campello em 09/12/2014.
Descrição: A área de detecção de outliers (ou detecção de anomalias) possui um papel fundamental na descoberta de padrões em dados que podem ser considerados excepcionais sob alguma perspectiva. Detectar tais padrões é relevante de maneira geral porque, em muitas aplicações de mineração de dados, tais padrões representam comportamentos extraordinários que merecem uma atenção especial. Uma importante distinção se dá entre as técnicas supervisionadas e não supervisionadas de detecção. O presente projeto enfoca as técnicas de detecção não supervisionadas. Existem dezenas de algoritmos desta categoria na literatura e novos algoritmos são propostos de tempos em tempos, porém cada um deles utiliza uma intuição própria do que deve ser considerado um outlier ou não, que é um conceito subjetivo no contexto não supervisionado. Isso dificulta sensivelmente a escolha de um algoritmo em particular em uma dada aplicação prática. Embora seja de conhecimento comum que nenhum algoritmo de aprendizado de máquina pode ser superior a todos os demais em todos os cenários de aplicação, é uma questão relevante se o desempenho de certos algoritmos em geral tende a dominar o de determinados outros, ao menos em classes particulares de problemas. Neste projeto, propõe-se contribuir com o estudo, seleção e pré-processamento de bases de dados que sejam apropriadas para se juntarem a uma futura coleção de benchmarks para avaliação de algoritmos de detecção não supervisionada de outliers. Propõe-se ainda avaliar comparativamente o desempenho de métodos de detecção de outliers..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Guilherme Oliveira Campos - Integrante / Ricardo José Gabrielli Barreto Campello - Coordenador.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.


Projetos de extensão


2011 - 2012
RIOMaps: Planejando a Cidade e Construindo Cidadania
Descrição: A cidade de Rio Paranaíba vem passando por um processo sem precedentes de crescimento. Desde a instalação do campus da Universidade Federal de Viçosa a cerca de 10 Km do zona urbana da cidade, há uma demanda significativa de serviços, moradia e comércio para atender os cerca de 1500 alunos originários da região e que se tornaram residentes na cidade. A especulação imobiliária já existente e o subsequente encarecimento do preço da terra nas proximidades do futuro campus, faz com que a oferta de moradia acessível à população de baixo poder aquisitivo seja praticamente inexistente nas regiões pouco providas de infra-estrutura. Este processo, sem o prévio planejamento e assistência do Estado, induz, a médio e longo prazo, ao crescimento periférico desordenado e à produção de espaços segregados. O presente projeto, ao propor o trabalho conjunto com alunos do ensino fundamental e médio da Escola Estadual Dr. Adiron Gonçalves Boaventura, é relevante para a formação de um senso crítico a respeito da cidade, da qualidade de seus espaços públicos e das perspectivas de mudança, sendo importante sob o ponto de vista multiplicador que os alunos beneficiados poderão exercer, cada qual em suas respectivas famílias. Dessa forma, o projeto se justifica devido a três pontos principais: Primeiro, trata-se de uma contribuição de recursos humanos empenhados em capacitar alunos do ensino fundamental e médio à manipulação de recursos multimídia sob base cartográfica on-line, o que contribui diretamente para a familiarização de jovens com recursos de Web 2.0 e consequentemente a inclusão digital. Segundo, à medida que o projeto desperta e constrói coletivamente com os alunos um sentido comunitário de lugar e da importância do planejamento urbano para a construção de uma cidade realmente sustentável, formam-se a médio prazo potenciais cidadãos engajados na tomada de decisão em processos de planejamento urbano participativos, como por exemplo a construção do Plano Diretor de Rio Paranaíba,.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Guilherme Oliveira Campos - Integrante / Luan Soares Oliveira - Integrante / Marcus Vinícius Sant'anna - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Outlier Detection.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Anomaly Detection in Graphs.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Graph Modelation.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2011
Participou da Equipe vencedora da Maratona de Programação da SACSIS 2011, Universidade Federal de Viçosa - Campus Rio Paranaíba.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CAMPOS, G. O.2018 CAMPOS, G. O.; MEIRA JR, W. . Unsupervised Ensembles for Outlier Detection. CENTRAL EUROPE CEUR WORKSHOP PROCEEDINGS, v. 2175, p. 1, 2018.

2.
CAMPOS, GUILHERME O.2016 CAMPOS, GUILHERME O.; ZIMEK, ARTHUR ; SANDER, JÖRG ; CAMPELLO, RICARDO J. G. B. ; MICENKOVÁ, BARBORA ; SCHUBERT, ERICH ; ASSENT, IRA ; HOULE, MICHAEL E. . On the evaluation of unsupervised outlier detection: measures, datasets, and an empirical study. DATA MINING AND KNOWLEDGE DISCOVERY (DORDRECHT. ONLINE), v. 30, p. 1-37, 2016.

Capítulos de livros publicados
1.
CAMPOS, GUILHERME O.; ZIMEK, ARTHUR ; Meira, Wagner . An Unsupervised Boosting Strategy for Outlier Detection Ensembles. Lecture Notes in Computer Science. 1ed.: Springer International Publishing, 2018, v. 10937, p. 564-576.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CAMPOS, GUILHERME O.; Meira, Wagner ; ZIMEK, ARTHUR . Outlier Detection in Graphs. In: the 8th International Conference, 2018, Novi Sad. Proceedings of the 8th International Conference on Web Intelligence, Mining and Semantics - WIMS '18. New York: ACM Press, 2018. p. 1.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, L. S. ; CAMPOS, G. O. ; SILVA, R. S. . Mineração de dados e análise de opinião em redes sociais ? Um estudo de caso sobre as Olimpíadas 2012 utilizando o Twitter. In: BrasNAM, 2012, Curitiba. Mineração de dados e análise de opinião em redes sociais ? Um estudo de caso sobre as Olimpíadas 2012 utilizando o Twitter, 2012.

Apresentações de Trabalho
1.
CAMPOS, G. O.; SANTANNA, M. V. ; OLIVEIRA, L. S. . RIOMaps: Planejando a Cidade e Construindo Cidadania. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
CAMPOS, G. O.; OLIVEIRA, L. S. ; SANTANNA, M. V. . Projeto RIOMAPS: Planejando a Cidade e Construindo Cidadania. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
The 22nd Pacific-Asia Conference on Knowledge Discovery and Data Mining. An Unsupervised Boosting Strategy for Outlier Detection Ensembles. 2018. (Congresso).

2.
Simpósio de Integração Acadêmica da UFV.RIOMaps: Planejando a Cidade e Construindo Cidadania. 2012. (Simpósio).

3.
3ª Semana Acadêmica do Curso de Sistemas de Informação. 2011. (Outra).

4.
Simpósio de Integração Acadêmica da UFV.RIOMaps: Planejando a Cidade e Construindo Cidadania. 2011. (Simpósio).

5.
2ª Semana Acadêmica do Curso de Sistemas de Informação. 2010. (Outra).

6.
XXX Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. 2010. (Congresso).

7.
1ª Semana Acadêmica do Curso de Sistemas de Informação. 2009. (Outra).



Outras informações relevantes


- Realizei parte do meu doutorado (Doutorado Sanduíche) na SDU (Universidade do Sul da Dinamarca) em Odense, Dinamarca. O período foi de 09/17 até 12/17. Tal oportunidade foi excelente para o desenvolvimento da minha tese de doutorado, aprimoramento do meu inglês e da rede de colaboradores internacionais.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/10/2018 às 13:47:06