Vanessa Fronza

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0550072741518816
  • Última atualização do currículo em 20/10/2017


Possui Mestrado e Graduação (Bacharelado e Licenciatura) em História pela Universidade Federal do Paraná, atua na área de História Antiga com ênfase no Reino Novo do Egito. Suas pesquisas versam sobre identidade faraônica, legitimação do poder real e obliteração da memória após a reforma amarniana. No campo da Educação, realizou pós-graduação (lato sensu) em Gestão e Liderança Educacional pela FAE Centro Universitário de Curitiba, seguida de pós-graduação (lato sensu) em Educação Especial Inclusiva pela Faculdade São Braz, nas quais desenvolveu trabalhos sobre estratégias de ensino de História voltadas para escolas inclusivas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Vanessa Fronza
Nome em citações bibliográficas
FRONZA, V.


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2015
Mestrado em História.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: Horemheb, o escolhido de Rá: legitimação e identidade faraônica no fim do período amarniano.,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Renan Friguetto.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2016 - 2017
Especialização em Educação especial inclusiva com ênfase na deficiência intelectual. (Carga Horária: 400h).
Faculdade São Braz, FSB, Brasil.
Título: O Desafio da Inclusão nas aulas de História: a importância da narrativa para alunos com Síndrome de Down.
2012 - 2013
Especialização em Gestão e Liderança Educacional. (Carga Horária: 440h).
FAE Centro Universitário, FAE, Brasil.
Título: Inclusão e Ensino de História: Estratégias para alunos com Síndrome de Down.
Orientador: Prof Ana Maria Dyniewicz.
2008 - 2011
Graduação em História.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: Legitimidade e Poder no Egito Faraônico: A retomada do culto de Amon na Estela da Restauração (1336 a.C./1327 a.C.).
Orientador: Renan Friguetto.




Formação Complementar


2014 - 2015
Extensão universitária em Alemão. (Carga horária: 240h).
Centro de Línguas e Interculturalidade da UFPR, CELIN, Brasil.
2013 - 2015
Extensão universitária em Árabe. (Carga horária: 180h).
Centro de Línguas e Interculturalidade da UFPR, CELIN, Brasil.
2013 - 2014
Extensão universitária em Francês. (Carga horária: 240h).
Centro de Línguas e Interculturalidade da UFPR, CELIN, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Italiano: Conversação e Cultura III. (Carga horária: 30h).
Centro de Línguas e Interculturalidade da UFPR, CELIN, Brasil.
2009 - 2013
Extensão universitária em Italiano. (Carga horária: 420h).
Centro de Línguas e Interculturalidade da UFPR, CELIN, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Italiano: Conversação e Cultura II. (Carga horária: 30h).
Centro de Línguas e Interculturalidade da UFPR, CELIN, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Hieróglifos - Egípcio Médio. Primeiro Módulo. (Carga horária: 18h).
Centro Universitário Campos de Andrade, UNIANDRADE, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Hieróglifos - Egípcio Médio. Segundo Módulo. (Carga horária: 18h).
Centro Universitário Campos de Andrade, UNIANDRADE, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Italiano: Conversação e Cultura I. (Carga horária: 30h).
Centro de Línguas e Interculturalidade da UFPR, CELIN, Brasil.
2011 - 2011
TCC, Monografia e Artigo. (Carga horária: 16h).
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Rondônia, SEBRAE/RO, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Espanhol Básico I. (Carga horária: 60h).
Centro de Línguas e Interculturalidade da UFPR, CELIN, Brasil.
2010 - 2010
Origens do Monacato egípcio no século IV d.C.. (Carga horária: 6h).
Núcleo de Estudos Mediterrânicos da UFPR, NEMED, Brasil.
2010 - 2010
Metodologia da História. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.
2008 - 2008
A Cristianização da Irlanda e o Processo (...). (Carga horária: 6h).
Núcleo de Estudos Mediterrânicos da UFPR, NEMED, Brasil.


Atuação Profissional



Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, SECITEC/MT, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Professor Contratado, Enquadramento Funcional: Professora de Nível Técnico, Carga horária: 9
Outras informações
Atuação nos cursos de Técnico em Eventos e Técnico em Hospedagem


Escola Municipal Professora Gildázia de Souza Pirozzi, EMEF P.G.S.P, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de História, Carga horária: 26


Escola Municipal Edivaldo Zulliani Belo, EMEZB, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de História, Carga horária: 4


Escola Estadual Bento Munhoz da Rocha Neto, EEBMRN, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de História, Carga horária: 12


Escola Estadual Professora Maria Heloisa Casselli, EEPMHC, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de História, Carga horária: 12


Escola Estadual Nossa Senhora da Salete, EENSS, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de História, Carga horária: 20


Colégio Técnico de Curitiba, CTC, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Professor Contratado, Enquadramento Funcional: Professora de História, Carga horária: 6


Escola Aldeia Betânia, EAB, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Egiptologia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Antiga e Medieval.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração Educacional.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Árabe
Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Alemão
Compreende PoucoLê Pouco, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2011
Borsa di studio per la frequenza del Corso di Lingua e Cultura italiana, Università per Stranieri Dante Alighieri.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FRONZA, V.2013 FRONZA, V.. Ações restauradoras de Tutankhamon: a retomada de Tebas como principal centro religioso do Egito após a reforma amarniana. Plêthos, v. 3, p. 105-117, 2013.

2.
DYNIEWICZ, A. M.2013DYNIEWICZ, A. M. ; CIMA, E. M. ; FRONZA, V. . Inclusão e Ensino de História: estratégias para alunos com síndrome de down. Caderno de Iniciação Científica - FAE Business School, v. 14, p. 627-635, 2013.

3.
FRONZA, V.2011 FRONZA, V.. O Orientalismo na Literatura do século XIX: o caso de A volta ao mundo em 80 dias. Cadernos de Clio, v. 2, p. 273-291, 2011.

Capítulos de livros publicados
1.
FRONZA, V.. Narrativas da Restauração: referências sobre a reforma amarniana nos governos sucessores. In: Antonio Brancaglion Jr.; Rennan de Souza Lemos; Raizza Teixeira dos Santos. (Org.). Semna - Estudos de Egiptologia II. 1ed.Rio de Janeiro: Seshat/Kline, 2015, v. , p. 88-101.

2.
FRONZA, V.. Massacre. In: Dennison de Oliveira. (Org.). O Túnel do Tempo: um estudo de História & Audiovisual. 1ed.Curitiba: Juruá, 2010, v. 1, p. 79-85.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FRONZA, V.. A aprendizagem histórica sobre a sociedade colonial brasileira através das histórias em quadrinhos. In: 4º Seminário de Educação Histórica - ?HISTÓRIA, NARRATIVA E IDENTIDADE - PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO HISTÓRICA?, 2011, Curitiba. Anais do 4º Seminário de Educação Histórica - ?HISTÓRIA, NARRATIVA E IDENTIDADE - PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO HISTÓRICA?, 2011. v. 1. p. 164-175.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FRONZA, V.. Restauração e identidade no governo de Horemheb. In: VIII Encontro Nacional de História Antiga - Identidade no Mundo Antigo: pesquisa, diálogos e apropriações, 2014, Natal. Caderno de resumos do VIII Encontro Nacional de História Antiga - Identidade no Mundo Antigo: pesquisa, diálogos e apropriações, 2014. v. 1. p. 8-8.

2.
FRONZA, V.. Entre Transformações e Continuidades: tradição e inovação após o período amarniano. In: Primeira Jornada Nacional de História Antiga e Medieval da Universidade Estadual de Ponta Grossa e IV Encontro Nacional de Estudos Egiptológicos, 2014, Ponta Grossa. Caderno de resumos da Primeira Jornada Nacional de História Antiga e Medieval da Universidade Estadual de Ponta Grossa e IV Encontro Nacional de Estudos Egiptológicos, 2014. v. 1. p. 29-30.

3.
FRONZA, V.. Narrativas da Restauração: referências sobre a reforma amarniana nos governos sucessores. In: II SEMNA - Semana de Egiptologia do Museu Nacional, 2014, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos da II SEMNA - Semana de Egiptologia do Museu Nacional, 2014. v. 1. p. 15-15.

4.
FRONZA, V.. A Restauração Religiosa Egípcia a partir dos Monumentos e da Epigrafia. In: III Semana Acadêmica de História Uniandrade 'Fontes, Metodologias e Reflexões sobre a História', 2013, Curitiba. Caderno de Resumos da III Semana Acadêmica de História Uniandrade "Fontes, Metodologias e Reflexões sobre a História", 2013. v. 1. p. 18-19.

5.
FRONZA, V.. As relações entre o Egito e outros povos após o período amarniano e seu papel como mecanismo de legitimação no fim da XVIIIª dinastia do Reino Novo.. In: VI Semana Acadêmica de História da UFPR: África e Brasil, um mar de histórias, 2013, Curitiba. Caderno de Resumos da VI Semana Acadêmica de História da UFPR: África e Brasil, um mar de histórias, 2013. v. 1. p. 13-14.

6.
FRONZA, V.. Legitimidade e restauração da religião Egípcia: a Estela da Restauração de Tutankhamon (1336 ? 1327 a.C.). In: XXIII Ciclo de Debates em História Antiga - Política & Comunidade, 2013, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos do XXIII Ciclo de Debates em História Antiga - Política & Comunidade, 2013. p. 79-80.

7.
FRONZA, V.. Ações restauradoras de Tutankhamon: a retomada de Tebas como principal centro religioso do Egito após a Reforma Amarniana.. In: II Encontro Discente de História Antiga e Medieval, 2012, Niterói. Resumos das atividades. II Encontro Discente de História Antiga e Medieval, 2012. p. 24-25.

8.
FRONZA, V.. O abandono de Akhetaton e a restauração da religião tradicional egípcia após a Reforma Amarniana.. In: II Semana Acadêmica de História da Uniandrade: Gênero, Cidade e Instituições., 2012, Curitiba. II Semana Acadêmica de História da Uniandrade: Gênero, Cidade e Instituições., 2012. p. 6-6.

9.
FRONZA, V.. A Aprendizagem Histórica sobre a Sociedade Colonial Brasileira através do Estudo de Fontes. In: 4° Seminário de Educação Histórica - História, Narrativa e Identidade: Perspectivas da Educação Histórica, 2011, Curitiba. Manual Ditático e Narrativa Histórica: Análise, Usos e Apropriações. Curitiba: LAPEDUH, 2011. v. 1. p. 10-10.

Apresentações de Trabalho
1.
FRONZA, V.. Identidade faraônica e obliteração da memória após o período de Amarna. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
FRONZA, V.. Considerações conceituais sobre o Egito Antigo no contexto da Restauração Religiosa (Reino Novo 1550-1070 a.C.). 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
FRONZA, V.. Restauração e identidade no governo de Horemheb. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
FRONZA, V.. Entre Transformações e Continuidades: tradição e inovação após o período amarniano. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
FRONZA, V.. Narrativas da Restauração: referências sobre a reforma amarniana nos governos sucessores. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
FRONZA, V.. As relações entre o Egito e outros povos após o período amarniano e seu papel como mecanismo de legitimação no fim da XVIIIª dinastia do Reino Novo.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
FRONZA, V.. A restauração Religiosa Egípcia a partir dos monumentos e da Epigrafia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
FRONZA, V.. Legitimidade e Restauração da Religião Egípcia: A Estela da Restauração de Tutankhamon ( 1336-1327 a.C.). 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
FRONZA, V.. A restauração da religião tradicional egípcia e suas fontes nos governos de Tutankhamon e Horemheb (1336 - 1295 a.C.). 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
FRONZA, V.. Perspectivas do Estudo de Egito Antigo no Brasil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
FRONZA, V.. O abandono de Akhetaton e a restauração da religião tradicional egípcia após a Reforma Amarniana. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
FRONZA, V.. Ações restauradoras de Tutankhamon: a retomada de Tebas como principal centro religioso do Egito após a Reforma Amarniana.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
FRONZA, V.. O Trem da Vida. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
FRONZA, V.. A Aprendizagem Histórica sobre a sociedade colonial brasileira através do estudo de fontes. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
FRONZA, V.. Parecer para a Editora Intersaberes - Curitiba. 2016.

2.
FRONZA, V.. Parecer para Revista Cadernos de Clio - UFPR. 2015.

3.
FRONZA, V.. Parecer para Revista Cadernos de Clio - UFPR. 2014.


Demais tipos de produção técnica
1.
FRONZA, V.; ZLATIC, C. E. . Coordenação da Mesa de comunicação nº2 na XXIII Semana Acadêmica de História da FURB. 2016. (Coordenação de Sessão de Comunicações).

2.
FRONZA, V.; JOÃO, Maria Thereza David ; SCOVILLE, P. . A Religião egípcia: princípios, práticas e intercâmbios. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
FRONZA, V.. LEGITIMIDADE E PODER NO EGITO FARAÔNICO: A RETOMADA DO CULTO DE AMON NA ESTELA DA RESTAURAÇÃO (1336 A.C./1327 A.C.). 2011. (Monografia).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SANTOS, D. V. C.; FERREIRA, C.; FRONZA, V.. Participação em banca de Kahina Thirsa Hostin."Senhor do Alto e do Baixo Egito, nascido de Rá, amado de Amon" : a construção da imagem de Ramsés II e a legitimação divina de seu governo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
FRONZA, V.; HONESKO, V. N.; DIEHL, R. M.. 22º Evento de Iniciação Cientifica e 7° Evento de Inovação Tecnológica. 2014. Universidade Federal do Paraná.

2.
FRONZA, V.; SIQUEIRA, A. L.; TAVARES, R. R.. 21° Evento de Iniciação Científica e 6° Evento de Inovação Tecnológica da Universidade Federal do Paraná. 2013. Universidade Federal do Paraná.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XXIII Semana Acadêmica de História:.Cultura e Poder na Antiguidade e Medievo. 2016. (Simpósio).

2.
Brincar, Crescer, Aprender: a infância no tempo dos faraós. 2014. (Outra).

3.
I Seminário Paranaense de Pós-Graduandos em História. 2014. (Seminário).

4.
VIII Encontro Nacional de História Antiga - GTHA. 2014. (Encontro).

5.
Viagem do Deus-Sol pelo outro mundo: o livro egípcio do Amduat. 2013. (Outra).

6.
A Vida dos Construtores do Vale dos Reis. 2010. (Outra).

7.
Egiptmania: o Egito na fronteira da Ciência e da Imaginação. 2010. (Outra).

8.
XX Ciclo de Debates em História Antiga: Unidade e Diversidade. 2010. (Congresso).

9.
IV Ciclo Internacional de Conferências de História Antiga e XV Jornada de Estudos do Oriente Antigo: Diálogos com o mundo Faraônico. 2009. (Congresso).

10.
Senhoras da Casa, Camponesas e Rainhas: As Mulheres no Antigio Egito. 2009. (Outra).

11.
Um Guia para a Vida Eterna: o Livro dos Mortos dos Antigos Egípcios. 2009. (Outra).

12.
VIII Encontro Internacional de Estudos Medievais. 2009. (Encontro).

13.
VIII Jornada de Estudos Antigos e Medievais e I Jornada Internacional de Estudos Antigos e Medievais. 2009. (Congresso).

14.
Amor, Sexo e Desejo: as Múltiplas Visibilidades. 2008. (Seminário).

15.
Fontes, Saberes e Tradições: I Semana de Estudos Antigos e Medievais do NEMED. 2008. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FRONZA, V.; JOÃO, Maria Thereza David ; SCOVILLE, P. . A Religião egípcia: princípios, práticas e intercâmbios. 2015. (Outro).

2.
FRONZA, V.. II Networks and Neighbours Symposium. 2014. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 12/12/2018 às 6:22:00