Celoy Aparecida Mascarello

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9106474848522806
  • Última atualização do currículo em 17/10/2018


Mestranda do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação da Unochapecó. Graduação em Pedagogia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (1996). Especialista em Educação Infantil e Séries Iniciais - UNOESC (1998) e Tecnologias da informação e comunicação no desenvolvimento da Aprendizagem UFRGS(2008). Servidora efetiva da Secretaria de desenvolvimento regional de Xanxerê - SC, atuando na Gerência de educação, no setor de Articulação com os municípios. Atualmente exerce a liderança do Grupo de educadores Google Xanxerê, uma comunidade de educadores que aprendem, compartilham e inspiram uns aos outros para atender às necessidades dos alunos por meio de soluções tecnológicas, dentro e fora da sala de aula.Orcid.org/0000-0003-2412-6196 (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Celoy Aparecida Mascarello
Nome em citações bibliográficas
MASCARELLO, C. A.

Endereço


Endereço Profissional
Secreataria de desenvolvimento regional de Xanxere, Secreataria de Estado da Educação.
Rua Papa João XXIII
Tonial
89820000 - Xanxerê, SC - Brasil
Telefone: (49) 33822013


Formação acadêmica/titulação


2017
Mestrado em andamento em EDUCAÇÃO.
Universidade Comunitária da Região de Chapecó, UNOCHAPECO, Brasil.
Título: FORMAÇÃO POR COMPETÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: REFLEXÕES A PARTIR DO ENSINO MÉDIO,Orientador: Ricardo Rezer.
Bolsista do(a): fundeste, FUNDESTE, Brasil.
Palavras-chave: Formação por competências; Ensino Médio.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2006 - 2008
Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação na Pro. (Carga Horária: 405h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Trabalgos com Projetos de Aprendizagem na Formação Inicial de Professores.
Orientador: Iris Elisabeth Tempel Costa.
1996 - 1997
Especialização em Educação Pré-escolar e Alfabetização. (Carga Horária: 465h).
Universidade do Oeste de Santa Catarina, UNOESC, Brasil.
Título: Qualidade de Ensino.
Orientador: Luiz Carlos Luckmann.
1992 - 1996
Graduação em Pedagogia.
Universidade do Oeste de Santa Catarina, UNOESC, Brasil.
2014 - 2016
Curso técnico/profissionalizante em Técnico de Informatica para Internet.
Instituto Federal de Santa Catarina, IFSC, Brasil.




Formação Complementar


2014
FORMAÇÃO DE FORMADORES PARA ATUAR NO PNEM. (Carga horária: 200h).
Universidade Federal da Fronteira Sul, UFFS, Brasil.
2016 - 2016
Desenvolvimento Web com PHP. (Carga horária: 60h).
Portal Educação de Campo Grande, PE, Brasil.
2014 - 2016
Técnico em Informática para Internet. (Carga horária: 1080h).
Instituto Federal de Santa Catarina, IFSC, Brasil.
2015 - 2015
Laboratório de criação de vídeos de bolso na escola de campo. (Carga horária: 15h).
Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, UERGS, Brasil.
2015 - 2015
Leitura e produção de Textos Acadêmicos. (Carga horária: 68h).
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.
2013 - 2015
Técnico em Informática para Internet. (Carga horária: 1080h).
Instituto Federal de Santa Catarina, IFSC, Brasil.
2014 - 2014
Fundamentos do Google para o Ensino. (Carga horária: 30h).
Google Brasil Internet, GOOGLE BRASIL, Brasil.
2013 - 2013
EaD e Tablet. (Carga horária: 40h).
Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina, SEDE/SC, Brasil.
2013 - 2013
Oficinas Técnicas do Proinfo. (Carga horária: 14h).
Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional, FNDE, Brasil.
2013 - 2013
Planejamento e Gestão Educacional. (Carga horária: 100h).
Secretaria de estado da educação de Santa Catarina, SED SC, Brasil.
2013 - 2013
Competências Básicas. (Carga horária: 40h).
Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional, FNDE, Brasil.
2010 - 2010
Técnico de Suporte em LINUX Educacional. (Carga horária: 32h).
Escola Nacional de Redes, RNP, Brasil.
2010 - 2010
Formação de tutores para atuar na EAD. (Carga horária: 20h).
Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC Campus de Videira, UNOESC, Brasil.
2010 - 2010
Formação de Formadores Introdução à Educação Digit. (Carga horária: 20h).
Ministério da Educação, MEC, Brasil.
2009 - 2009
Formação Continuada para Uso das Salas de TICS. (Carga horária: 13h).
Secretaria de estado da educação de Santa Catarina, SED SC, Brasil.
2009 - 2009
Formação Continuada no Ambiente Eproinfo. (Carga horária: 24h).
Secretaria de estado da educação de Santa Catarina, SED SC, Brasil.
2008 - 2008
Capacitação em redes e servidores LINUX. (Carga horária: 40h).
Secretaria de estado da educação de Santa Catarina, SED SC, Brasil.
2007 - 2008
Midias na educação - ciclo intermediário. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2006 - 2007
Mídias na Educação - ciclo básico. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2005 - 2005
Capacitação para uso das tecnologias Educacionais. (Carga horária: 80h).
Secretaria de estado da educação de Santa Catarina, SED SC, Brasil.
2004 - 2005
PROGESTÃO. (Carga horária: 270h).
Secretaria de estado da educação de Santa Catarina, SED SC, Brasil.
2004 - 2004
Encontro Estadual de Tecnologias Educacionais. (Carga horária: 40h).
Secretaria de estado da educação de Santa Catarina, SED SC, Brasil.


Atuação Profissional



prefeitura municipal de faxinal dos guedes, PM FAXINAL DOS G, Brasil.
Vínculo institucional

1989 - 2004
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: EFETIVO, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.


Secretaria de desenvolvimento regional de Xanxerê, SDR 05, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Efetivo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Coordenadora do Núcleo de tecnologia educacional - NTE


Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 10
Outras informações
Assistente de Pólo Presencial do curso Especialização em Gestão escolar


Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 10
Outras informações
Formadora do Curso de Especialização em Tecnologias Educacionais


Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas, CELER/FACISA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10


Ministério da Educação, MEC, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações
Formadora Regional do Pacto Nacional de Fortalecimento do Ensino Médio - PNEM.


fundeste, FUNDESTE, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

Atividades

08/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Pós Graduação em Educação, .



Linhas de pesquisa


1.
Desigualdades Sociais, Diversidades Socioculturais e Práticas Educativas

Objetivo: Aprofundar a compreensão dos processos complexos das relações educação e grupos sociais, das trajetórias e das práticas socioculturais e escolares. Apoiadas em abordagens teórico-metodológicas que privilegiam o debate desses processos nos âmbitos formais, não formais e informais, as pesquisas têm seus eixos temáticos voltados para as relações entre educação e grupos sociais, sobretudo no que se refere à problemática de democratização do ensino e da produção das desigualdades sociais e escolares, mas, igualmente, das demandas escolares e práticas educativas dos sujeitos, das organizações e dos movimentos sociais. Este campo de interesse reúne um histórico de estudos e de produções voltados para os seguintes eixos temáticos: classes sociais, cultura, raça/etnia, gênero e geração (infância e juventude) nos contextos educativos escolares e não escolares; políticas de democratização da educação; Educação, instituições sociais (escola e família), processo de escolarização; violência escolar; diversidade, identidades socioculturais e práticas educativas; trabalho e formação humana; Educação, organizações e movimentos sociais nos meios rural e urbano..
Palavras-chave: desigualdades sociais; processo ensino-aprendizagem; TECNOLOGIA.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tecnologias.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MASCARELLO, C. A.; Celoy Aparecida Mascarello . TEORIA CRÍTICA E TECNOLOGIA EDUCACIONAL. In: I Seminário Nacional de Formação Docente e Práticas de Ensino, 2018, Joaçaba. I Seminário Nacional de Formação Docente e Práticas de Ensino. Joaçaba: Editora Unoesc, 2018. v. 1. p. 01-1182.

2.
MASCARELLO, C. A.; Celoy Aparecida Mascarello ; FIORENTINI, C. O. . Sala de aula invertida usando o Google Classroom. In: Seminário Nacional de Inclusão Digital - Cultura Digital na Educação, 2018, Passo Fundo. Seminário Nacional de Inclusão Digital - Cultura Digital na Educação, 2018. v. 1.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
Celoy Aparecida Mascarello; MASCARELLO, C. A. . AS NOVAS TECNOLOGIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS EM ESCOLAS MULTISSERIADAS DA TERRA INDÍGENA XAPECÓ. In: I SEMINÁRIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E SOCIAIS: TENDÊNCIAS E DESAFIOS FRENTE À CONJUNTURA BRASILEIRA ATUAL, 2018, Chapecó. Seminário de Políticas Públicas e Sociais, 2018. v. 1. p. 01-22.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MASCARELLO, C. A.. Tecnologias na educação: uma parceria na construção do conhecimento. In: 3º Congresso Regional de Docência e Educação Básica, 2011, Xanxerê. Ensinar é; formar docentes, movimemtar conhecimentos. Xnxerê: UNOESC, 2011. v. 1. p. 51-51.

Apresentações de Trabalho
1.
MASCARELLO, C. A.. Seminário de Políticas Públicas e Sociais: Tendências e Desafios frente a comjuntura Brasileira atual. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
MASCARELLO, C. A.; FIORENTINI, C. O. . Seminário Nacional de Inclusão Digital é ?Cultura Digital na Educação?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
MASCARELLO, C. A.; REZER, R. ; ZAGO, N. . As novas tecnologias e práticas educativas em escolas multisseriadas da Terra Indígena Xapecó. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
MASCARELLO, C. A.. Didática do Ensino da Informática - possibilidades metodológicas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
Celoy Aparecida Mascarello; MASCARELLO, C. A. . Tecnologias na educaçao - uma parceria na construção do conhecimento. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
MASCARELLO, C. A.. Trabalho com Projetos de Aprendizagem na Formação Inicial de Professores. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
MASCARELLO, C. A.. CAMINHOS, TRILHAS E PEGADAS DIGITAIS. 2017; Tema: Tecnologias Educacionais. (Site).

2.
MASCARELLO, C. A.. Projetandonaweb.blogspot.com. 2013; Tema: Tecnologias Educacionais e formação de professores. (Blog).

3.
MASCARELLO, C. A.. Núcleo de Tecnologias Educacionais. 2008; Tema: Tecnologias educaionais. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
MASCARELLO, C. A.. PRODUÇÃO COLABORATIVA DE CONHECIMENTO: REDES PARA MULTIPLICAR E APRENDER. 2016. .

2.
MASCARELLO, C. A.. CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA: EDUCAÇÃO TECNOLOGIA:POLÍTICAS DE IMPLEMENTAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO CATARINENSE. 2014. .

3.
MASCARELLO, C. A.; MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO . ELABORAÇÃO DE PROJETOS. 2010. .

4.
MASCARELLO, C. A.; MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO . Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC. 2009. .

5.
MASCARELLO, C. A.; MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO . Introdução à Educação Digital. 2008. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Celoy Aparecida Mascarello; Odila FAccio; MASCARELLO, C. A.. Participação em banca de Patricia Frizon.AS NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINAR E APRENDER NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Seminário de Políticas Públicas e Sociais: tendências e desafios frente à conjuntura brasileira atual.As novas tecnologias e práticas educativas em escolas multisseriadas da Terra Indígena Xapecó. 2018. (Seminário).

2.
I SEMINÁRIO NACIONAL DE FORMAÇÃO DOCENTE E PRÁTICAS DE ENSINO.TEORIA CRÍTICA E TECNOLOGIA EDUCACIONAL. 2018. (Seminário).

3.
Seminário Nacional de Inclusão Digital é ?Cultura Digital na Educação?.Oficina: Sala de aula invertida usando o Google Classroom. 2018. (Seminário).

4.
?II Colóquio Integrado das Linhas de Pesquisa: Produção discente e perspectivas?.As novas tecnologias e práticas educativas em escolas multisseriadas da Terra Indígena Xapecó. 2017. (Outra).

5.
5° Congresso Regional de Docência e Educação Básica: Base Nacional Comum - BNCC. CURRÍCULO, TECNOLOGIA E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES. 2016. (Congresso).

6.
4º Congresso Regional de Docência e Educação Básica; Rumo à Qualidade Social. WEB 2.0 para docentes. 2013. (Congresso).

7.
Formação de Suporte Técnico - Proinfo. 2010. (Oficina).

8.
1º ENCONTRO NACIONAL PROINFO TV ESCOLA. 2009. (Seminário).

9.
CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE ESPECIALISTAS EM EDUCAÇÃO. 2009. (Congresso).

10.
ENCONTRO REGIONAL DE FORMAÇÃO DOS FORMADORES/MULTIPLICADORES DA REGIÃO SUL. 2009. (Encontro).

11.
SEMINÁRIO PROINFO E TV ESCOLA. 2008. (Seminário).

12.
Seminário Eproinfo.Trabalho com Projetos de Aprendizagem na Formação Inicial de Professores. 2007. (Seminário).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
MAIKIELI CARLA PAGANI. A CRIANÇA AFRO-BRASILEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil e Séries Iniciais) - Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas. Orientador: Celoy Aparecida Mascarello.

2.
SIMONE ALVES DE LIMA. ENTENDENDO A INTELIGÊNCIA: AS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS DO CIENTISTA HOWARD GARDNER. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil e Séries Iniciais) - Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas. Orientador: Celoy Aparecida Mascarello.

3.
PATRÍCIA LAMPUNHANI. INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E A INFLUÊNCIA DAS EMOÇÕES NAS REAÇÕES HUMANAS. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil e Séries Iniciais) - Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas. Orientador: Celoy Aparecida Mascarello.

4.
ONEIDE APARECIDA BIANCHET PEREIRA. TDAH: SUPERANDO O SENSO COMUM, CONHECENDO O TRANSTORNO E COMPREENDENDO O ALUNO. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil e Séries Iniciais) - Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas. Orientador: Celoy Aparecida Mascarello.

5.
PATRICIA FRIZON. AS NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil e Séries Iniciais) - Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas. Orientador: Celoy Aparecida Mascarello.

6.
ELIANE LAUXEN. SOFTWARE EDUCATIVO TUXMATH COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA A AULA DE MATEMÁTICA. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil e Séries Iniciais) - Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas. Orientador: Celoy Aparecida Mascarello.

7.
ELIZETE VENITZ DE SOUZA FELISBINO. O USO DE DROGAS E A INTERNAÇÃO COMPULSÓRIA: GARANTIA DO DIREITO À DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA X PRIVAÇÃO DA LIBERDADE (2013). 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciências Biológicas) - Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas. Orientador: Celoy Aparecida Mascarello.

8.
GELCIR FELISBINO. POR UM TRÂNSITO MAIS SEGURO: O AGENTE DE TRÂNSITO E A EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências Biológicas) - Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas. Orientador: Celoy Aparecida Mascarello.



Educação e Popularização de C & T



Redes sociais, websites e blogs
1.
MASCARELLO, C. A.. Núcleo de Tecnologias Educacionais. 2008; Tema: Tecnologias educaionais. (Blog).



Outras informações relevantes


Sou Multiplicadora do Núcleo de tecnologia educacional de Xanxerê- NTE, trabalhando  na formação de   Professores, gestores, funcionários e comunidade escolar de todas as Escolas da Rede Estadual que possuem Laboratório de Informática.
Atuando na sensibilização, orientação e motivação das escolas para incorporação da tecnologia de informação e comunicação;
Capacitação, orientação e formação dos professores para uso das novas tecnologias e integração de mídias;
Assessoria técnica e pedagógica para uso das tecnologias no processo de aprendizagem;
Incentivo e o apoio à realização de cursos para o aperfeiçoamento de professores, através da metodologia de educação a distância, por meio de redes de telecomunicações; Acompanhamento e avaliação local do processo instaurado nas escolas.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/10/2018 às 2:37:58