Felipe de Andrade Constancio

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5740787513175710
  • Última atualização do currículo em 05/12/2018


Cursou Graduação em Letras pela UFRRJ (2013), Pós-Graduação Lato Sensu em Língua Portuguesa pela UERJ (2015), Pós-Graduação Lato Sensu em Literatura Brasileira pela UERJ (2016), Pós-Graduação Lato Sensu em Administração e Supervisão Escolar pela Universidade Candido Mendes (2018), Pós-Graduação Lato Sensu em Docência do Ensino Básico pelo Programa de Residência Docente do Colégio Pedro II (2018) e Mestrado em Língua Portuguesa pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ (2018). É Professor de Língua Portuguesa da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro e Tutor de Língua Portuguesa do CEDERJ. Área de interesse: sintaxe funcional. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Felipe de Andrade Constancio
Nome em citações bibliográficas
CONSTANCIO, F. A.

Endereço


Endereço Profissional
Secretaria de Educação do Estado do RJ, Colégio Estadual Dom Adriano Hipólito.
Rua Comendador Soares, 67
Centro
26255350 - Nova Iguaçu, RJ - Brasil
Telefone: (021) 27679545


Formação acadêmica/titulação


2016 - 2018
Mestrado em Língua Portuguesa.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: Oração principal: dos bastidores gramaticais à cena discursiva,Ano de Obtenção: 2018.
Orientador: Prof. Dr. André Nemi Conforte.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Modalização; Sintaxe; Funcionalismo.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Descrição em Língua Portuguesa.
2017 - 2018
Especialização em Administração e Supervisão Escolar. (Carga Horária: 360h).
Universidade Candido Mendes, UCAM, Brasil.
Título: Linguagens da indisciplina: descaso e desafeto no domínio discursivo escolar.
Orientador: Profª. Edla Lucia Trocoli Xavier da Silva.
2017 - 2018
Especialização em Docência do Ensino Básico pelo Programa de Residência Docente. (Carga Horária: 360h).
Colégio Pedro II, CP II, Brasil.
Título: Palavras cruzadas e morfologia derivacional.
Orientador: Prof. Dr. Márcio Vinícius do Rosário Hilário.
2015 - 2016
Especialização em Literatura Brasileira. (Carga Horária: 360h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: De Mário de Andrade para querido amigo: uma escrita da intimidade.
Orientador: Profª. Drª. Ana Cristina de Rezende Chiara.
2014 - 2015
Especialização em Língua Portuguesa. (Carga Horária: 360h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: Contribuições sintático-discursivas da modalização: recursos para a construção do ponto de vista.
Orientador: Profª. Drª. Lúcia Deborah Ramos de Araujo.
2009 - 2013
Graduação em Letras - Português/Literaturas.
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.
Título: Estudos da oração subordinada substantiva no gênero carta de leitor.
Orientador: Prof. Dr. Fernando Vieira Peixoto Filho.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
XXII Congresso Nacional de Linguística e Filologia.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
2018 - 2018
I Seminário PROFLETRAS.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2017 - 2017
X Congresso Internacional da ABRALIN. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
2017 - 2017
Sintaxe e Estilo. (Carga horária: 10h).
Liceu Literário Português, CELLP, Brasil.
2017 - 2017
Afinal, ensina-se a língua materna?. (Carga horária: 2h).
Academia Brasileira de Letras, ABL, Brasil.
2017 - 2017
Literatura e autorrepresentação.
Academia Brasileira de Letras, ABL, Brasil.
2017 - 2017
A literatura contemporânea e um realismo rasurado.
Academia Brasileira de Letras, ABL, Brasil.
2017 - 2017
O mistério do acento grave. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.
2017 - 2017
XXI Congresso Nacional de Linguística e Filologia. (Carga horária: 60h).
Universidade Veiga de Almeida, UVA/RJ, Brasil.
2017 - 2017
O sofrimento do real nos tempos de pós-verdade.
Academia Brasileira de Letras, ABL, Brasil.
2017 - 2017
Representação da realidade na linguagem verbal.
Academia Brasileira de Letras, ABL, Brasil.
2017 - 2017
69ª Reunião Anual da SBPC.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2017 - 2017
Literatura? Leitura!. (Carga horária: 2h).
Academia Brasileira de Letras, ABL, Brasil.
2017 - 2017
O legado de Clarice Lispector. (Carga horária: 2h).
Academia Brasileira de Letras, ABL, Brasil.
2017 - 2017
Redação Científica. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2017 - 2017
XIII Fórum de Estudos Linguísticos. (Carga horária: 30h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
2016 - 2016
Redação no Vestibular UNICAMP. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2016 - 2016
68ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.
Universidade Federal do Sul da Bahia, UFSB, Brasil.
2016 - 2016
VIII Simpósio Nacional de Estudos Filológicos e Linguísticos.
Universidade do Grande Rio, UNIGRANRIO, Brasil.
2016 - 2016
Textualidades em Aula: II Simpósio do GEEPOL.
Colégio Pedro II, CP II, Brasil.
2016 - 2016
Congresso ABRALIN em cena. (Carga horária: 30h).
Instituto Federal Fluminense, IFF, Brasil.
2016 - 2016
XX Congresso Nacional de Linguística e Filologia. (Carga horária: 60h).
Universidade Veiga de Almeida, UVA/RJ, Brasil.
2016 - 2016
O ensino da Língua Portuguesa na perspectiva da Análise do Discurso.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
2016 - 2016
Conectivos e conexão de orações. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
2016 - 2016
VI Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em Textualidades em aula: I Simpósio do GEEPOL.
Colégio Pedro II, CP II, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em Os Ficcionistas. (Carga horária: 2h).
Academia Brasileira de Letras, ABL, Brasil.
2015 - 2015
De volta a (à) gramática.
Academia Brasileira de Letras, ABL, Brasil.
2015 - 2015
Fórum pelo Desenvolvimento da Baixada Fluminense. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.
2015 - 2015
O romance: história, crítica e teoria. (Carga horária: 2h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
2015 - 2015
Ressonâncias do Latim na Língua Portuguesa. (Carga horária: 10h).
Liceu Literário Português, CELLP, Brasil.
2015 - 2015
Feira Medieval.
Colégio Pedro II, CP II, Brasil.
2015 - 2015
XII Fórum de Estudos Linguísticos.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
2015 - 2015
VIII Encontro de Literatura Infantil e Juvenil.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2015 - 2015
IV Pensando Áfricas e suas Diásporas. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
2015 - 2015
IV Dia nacional da Língua Portuguesa.
Colégio Pedro II, CP II, Brasil.
2015 - 2015
III Congresso Nacional de Estudos Linguísticos.
Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.
2015 - 2015
I Congresso de Pesquisadores Negros do Sudeste. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Língua e estilo nos contos de Machado de Assis. (Carga horária: 8h).
Liceu Literário Português, CELLP, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em A língua portuguesa nos versos de Camões. (Carga horária: 10h).
Liceu Literário Português, CELLP, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Parlez-lui d'amour par des chansons. (Carga horária: 10h).
Liceu Literário Português, CELLP, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Estudos de Língua e Literatura III. (Carga horária: 12h).
Academia Brasileira de Filologia, ABRAFIL, Brasil.
2014 - 2014
Por uma Baixada mais leitora. (Carga horária: 8h).
Prefeitura Municipal de Duque de Caxias, P/DUQUE CAXIAS, Brasil.
2014 - 2014
Capacitação de tutores de Pré-Vestibular Social. (Carga horária: 6h).
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ, CECIERJ, Brasil.
2014 - 2014
Formação com professores - Arte, Cultura etc.. (Carga horária: 3h).
Museu de Arte do Rio, MAR, Brasil.
2014 - 2014
IV Simpósio Internacional de Ensino de Língua Port. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2014 - 2014
VII Seminário Integrado de Pesquisa em Língua Port. (Carga horária: 10h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
2014 - 2014
II Seminário de Ensino de Português L não Materna. (Carga horária: 8h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em XXIII Jornada de Iniciação Científica.
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em A coesão textual em Machado de Assis. (Carga horária: 10h).
Liceu Literário Português, CELLP, Brasil.
2013 - 2013
Para quem se faz uma gramática?. (Carga horária: 2h).
Academia Brasileira de Letras, ABL, Brasil.
2013 - 2013
19º Intercâmbio de Pesquisa e Linguística Aplicada.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2013 - 2013
A ABL e os acordos ortográficos. (Carga horária: 2h).
Academia Brasileira de Letras, ABL, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Machado de Assis e a língua portuguesa. (Carga horária: 10h).
Liceu Literário Português, CELLP, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em XXII Jornada de Iniciação Científica.
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Semana de Arte Moderna de 1922 e outras vanguardas. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.
2012 - 2012
III Pensando Áfricas e suas Diásporas. (Carga horária: 36h).
Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
2012 - 2012
VII Jornada de Estudos da Linguagem. (Carga horária: 30h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Leituras da Amazônia. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.
2011 - 2011
II Encontro Nacional das Licenciaturas. (Carga horária: 32h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2011 - 2011
Voluntário do Día del Español. (Carga horária: 5h).
Instituto Cervantes, IC, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Modernidade: o cinema antes do cinema. (Carga horária: 50h).
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em A floração da prosa no sertão. (Carga horária: 20h).
Fundação Biblioteca Nacional, FBN, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em XX Jornada de Iniciação Científica.
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em O Modelo de Competências do ENEM. (Carga horária: 120h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Crase, Concordância, Regência. (Carga horária: 50h).
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.
2010 - 2010
VI Encontro de Literatura Infantil e Juvenil. (Carga horária: 24h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.


Atuação Profissional



Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro - Santo Cristo, SEE/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Portuguesa, Carga horária: 30

Atividades

12/2015 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
Literatura Brasileira
Produção Textual

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ, CECIERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor, Carga horária: 8

Atividades

06/2018 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
Literatura Brasileira
Orientação Acadêmica

Colégio Pedro II, CP II, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Professor Residente, Enquadramento Funcional: Programa de Residência Docente, Carga horária: 8

Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro do GEEPOL
Outras informações
Membro do GEEPOL - Grupo de Estudos em Ensino de Português e Literaturas.

Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto de Língua Portuguesa, Carga horária: 40


Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2018
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista da CAPES

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto de Língua Portuguesa, Carga horária: 12
Outras informações
O cargo foi assumido após a realização de concurso público simplificado para Professor Substituto de Língua Portuguesa Materna e não Materna, em que o candidato obteve o segundo lugar.

Atividades

04/2015 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa I
Oficina de Revisão Textual
Prática de Produção Textual I
Estágio Supervisionado de Leitura de Textos Acadêmicos
Língua Portuguesa para Relações Públicas
08/2015 - 08/2015
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa I
Língua Portuguesa II
Língua Portuguesa Instrumental

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2018
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Regime: Dedicação exclusiva.


Associação Brasileira de Lingüística, ABRALIN, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Sócio Efetivo, Enquadramento Funcional: Sócio Efetivo


CAPES/UFRRJ, CAPES, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PIBID


FAPERJ/UFRRJ, FAPERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica


Descomplica, RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Monitor: produção de conteúdo, Enquadramento Funcional: Monitor: produção de conteúdo de redação, Carga horária: 20


Colégio Curso PH, PH, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Iniciativa privada, Enquadramento Funcional: Monitor de Língua Portuguesa
Outras informações
Atribuições de Monitoria: tirar as dúvidas dos alunos durante os horários de monitoria; corrigir e lançar no sistema, durante os horários de monitoria, as folhas de exercícios dos alunos do curso; fiscalizar as provas bimestrais, os simulados e testes semanais ao longo do ano; participar das correções dos simulados ao longo do ano; participar de reuniões sistemáticas com o Departamento de Ensino, Coordenadores e Assistentes Técnicos; Responsabilizar-se, corrigir e lançar no sistema as folhas de exercícios dos alunos do colégio; tirar as dúvidas que são enviadas, via internet, pelos alunos; auxiliar o Setor de Monitoria na organização e confecção dos resultados dos simulados e testes semanais dos alunos; confeccionar questões com gabaritos para o banco de questões, conforme a necessidade da empresa.


Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista da FAPERJ, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista da CAPES, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Gramática e cidadania
Descrição: O conhecimento gramatical, antes de ser um bem universal que fomenta as desigualdades, pode tornar-se uma aquisição potencial para superá-las. No âmbito da escola pública fluminense, temos investido periodicamente no conhecimento aplicado da gramática seja para uma leitura mais proveitosa, seja para o monitoramento do texto escrito de alunos do Ensino Médio. A oportunidade deste projeto corrobora, ainda, a ideia de que a adoção de uma metalinguagem coerente pode subsidiar uma descrição também proveitosa do português..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - 2018
Sintaxe Funcional
Descrição: No interior do Círculo de Estudos Linguísticos e Discursivos (CELD/UERJ), por iniciativa dos alunos da Pós-Graduação, temos debatido e produzido trabalhos que deem conta de uma perspectiva da Sintaxe em linha de análise funcional. Atualmente, temos trabalhado com a realidade da Modalidade como marca de comprometimento do enunciador em categorias de língua. Nosso enfoque tem dado atenção, recentemente, às potencialidades discursivas, pragmáticas e estilísticas em certos usos de orações principais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2014
Projeto Dicionário de Sintaxe do Português
Descrição: Embora a produção bibliográfica em torno da gramaticografia brasileira seja profícua desde o século XIX, ainda persistem nos meios acadêmicos e escolares as frequentes dúvidas acerca da nomenclatura e da metalinguagem empreendidas em compêndios de modo geral. A proposição de uma obra que agasalha a nomenclatura recorrente no território da Sintaxe é um empreendimento do Grupo Multidisciplinar de Investigações Linguísticas, cujo fomento de pesquisa é dado pela FAPERJ..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2012
Leitura para todos no espaço escolar: produção de conhecimento através dos gêneros discursivos
Descrição: O projeto ora proposto é fomentado pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e acolhido pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Por meio do estudo dos gêneros do discurso, sobretudo os escritos, o investimento que se tem feito em relação à leitura e à escrita assume o compromisso de ratificar a seguinte postura crítica: repensar a formação do professor em Licenciatura e sugerir o diálogo permanente entre Universidade e Escola Básica..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (13) .
Integrantes: Felipe de Andrade Constancio - Integrante / Larissa Silva Nascimento - Integrante / Lucile Cavadas de Oliveira - Integrante / Sara Araújo Brito Fazollo - Coordenador / Lúcia Helena Lopes de Matos - Integrante / Emanuelle Batista Lopes - Integrante / Guilherme Souza da Silva - Integrante / Maria do Rosário Roxo - Integrante / Patrícia Mariz da Cruz - Integrante / Rafaela Augusta Argolo de Jesus - Integrante / Renata Martins de Oliveira - Integrante / Alice Costa - Integrante / Anderson Silva Rodrigues - Integrante / Amanda Oliveira de Moraes - Integrante / Alcione Maria Costa dos Santos - Integrante / Glauce Alencar - Integrante / Alessandra David - Integrante / Jéssica Balbino - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Descrição e ensino de língua portuguesa.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Sintaxe e produção de textos.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Letramentos e diversidades sociais.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2018
Aprovação em concurso de Tutor de Língua Portuguesa, Fundação CECIERJ.
2017
Aprovação no Programa de Residência Docente, Colégio Pedro II.
2016
Aprovação em processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
2016
Bolsista de Mestrado, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
2015
2º lugar concurso de Professor Substituto de Língua Portuguesa, UERJ.
2015
Aprovação em Processo Seletivo para Professor Substituto de Língua Portuguesa, Colégio Pedro II.
2015
Aprovação em concurso público para professor de Língua Portuguesa, Secretaria de Educação do Estado do RJ.
2014
Aprovação em concurso de Tutor de Língua Portuguesa CEDERJ, Fundação CECIERJ.
2013
Aprovação em concurso de Bolsista de IC da FAPERJ, UFRRJ.
2012
XV Prêmio de Iniciação Científica, UFRRJ.
2011
Aprovação em concurso de Magistério, Secretaria de Educação do Estado do RJ.
2010
Aprovação em concurso de Bolsista PIBID/CAPES, UFRRJ.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CONSTANCIO, F. A.2018CONSTANCIO, F. A.; PASCHOAL, P. C. G. . ESCRITA DE SI E ENUNCIAÇÃO. CADERNOS DO CNLF (CIFEFIL), v. XXII, p. 469-481, 2018.

2.
CONSTANCIO, F. A.2017CONSTANCIO, F. A.; CONFORTE, A. N. . COLUNAS DE AUTOCORREÇÃO GRAMATICAL. CADERNOS DO CNLF (CIFEFIL), v. XXI, p. 1715-1726, 2017.

Capítulos de livros publicados
1.
CONSTANCIO, F. A.; MORAES, M. C. . O QUE ENTENDEMOS POR ENSINO DE PORTUGUÊS NO PROEJA. In: Jéssica do Nascimento Rodrigues; Luiz Felipe Andrade Silva. (Org.). O LER-ESCREVER TEXTOS ARGUMENTATIVOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA. 1ed.Rio de Janeiro: Zellig, 2018, v. 1, p. 103-128.

2.
CONSTANCIO, F. A.. NO LÉXICO NADA SE CRIA, NADA SE PERDE, TUDO SE TRANSFORMA. In: Fábio André Cardoso Coelho; Jefferson Evaristo do Nascimento Silva; André Nemi Conforte. (Org.). DESCRIÇÃO E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: TEMAS CONTEMPORÂNEOS. 1ed.Rio de Janeiro: Dialogarts, 2018, v. 6, p. 258-269.

3.
CONSTANCIO, F. A.. PROJETO DE DIZER E PROJETO DE AUTORIA NA PRODUÇÃO TEXTUAL ESCOLAR. In: Jéssica Rodrigues; Raquel de Souza e Souza. (Org.). TEXTUALIDADES EM AULA: II SIMPÓSIO DO GEEPOL. 1ed.Rio de Janeiro: Editora Raquel, 2016, v. 1, p. 62-72.

4.
CONSTANCIO, F. A.; SILVA, L. M. ; ROSITO, V. . "Pôsteres do projeto Na palma da mão: intimidade e espetáculo em Carolina Maria de Jesus". In: Sergio da Silva Barcellos. (Org.). Vida por escrito: guia do acervo de Carolina Maria de Jesus. 1ªed.: Sacramento, 2015, v. 0, p. 354-.

5.
CONSTANCIO, F. A.; ROSITO, V. . Iniciação Científica - Fisiologias Urbanas. In: Valeria Rosito. (Org.). Cidade Fundida: tal centro, qual periferia?. 01ed.Seropédica: Edur, 2012, v. , p. 159-161.

6.
CONSTANCIO, F. A.; MATOS, L. H. L. ; NASCIMENTO, L. S. ; OLIVEIRA, L. C. . LETRAMENTO PARA O ALFABETIZADO. CALÍGRAFO. 0ed.Seropédica: EDUR, 2010, v. 0, p. 55-60.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CONSTANCIO, F. A.; PASCHOAL, P. C. G. . ESCRITA DE SI E ENUNCIAÇÃO. In: CNLF, 2018, Rio de Janeiro. ANAIS DO XXII CNLF. Rio de Janeiro: CIFEFIL, 2018. v. XXII. p. 469-481.

2.
CONSTANCIO, F. A.. REESCRITURA E ORGANIZAÇÃO SINTAGMÁTICO-DISCURSIVA: UTOPIAS POSSÍVEIS. In: VI SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, 2017, Uberlândia. ANAIS DO VI SIELP. Uberlândia: EDUFU, 2016. v. 4. p. 1788-1796.

3.
CONSTANCIO, F. A.; CONFORTE, A. N. . COLUNAS DE AUTOCORREÇÃO GRAMATICAL. In: XXI CONGRESSO NACIONAL DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA, 2017, Rio de Janeiro. CADERNOS DO CNLF. Rio de Janeiro: CIFEFIL, 2017. v. XXI. p. 1715-1726.

4.
CONSTANCIO, F. A.. QUANDO ENUNCIAR É COMPROMETER-SE?. In: III CONGRESSO NACIONAL DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS, 2016, Vitória. Anais - III Congresso Nacional de Estudos Linguísticos. Vitória: PPGEL - UFES, 2015. v. 1. p. 1-988.

5.
CONSTANCIO, F. A.. PROJETO DE DIZER E PROJETO DE AUTORIA NA PRODUÇÃO TEXTUAL ESCOLAR. In: II Simpósio do GEEPOL, 2016, Rio de Janeiro. Textualidades em Aula: II Simpósio do GEEPOL. Rio de Janeiro: Editora Raquel, 2016. v. 1. p. 62-72.

6.
CONSTANCIO, F. A.; ARAUJO, L. D. R. . Entre a oração principal e a objetiva direta: um possível papel sintático-discursivo da conjunção integrante. In: IV Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa, 2014, Uberlãndia. Anais do SIELP. Uberlândia: EDUFU, 2014. v. 3. p. 1-9.

7.
CONSTANCIO, F. A.; NASCIMENTO, L. S. ; OLIVEIRA, L. C. ; MATOS, L. H. L. . Letramento para o alfabetizado. In: II Semana Acadêmica de Letras IM/UFRRJ, 2010, Nova Iguaçu. Calígrafo. Seropédica: Edur, 2010. v. 0. p. 55-60.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
CONSTANCIO, F. A.; FAZOLLO, S. A. B. ; LOPES, E. B. ; SILVA, G. S. . A iniciação à docência no projeto de leitura para todos no espaço escolar: a produção do conhecimento através dos gêneros discursivos. In: II Encontro Nacional das Licenciaturas e I Seminário Nacional do PIBID, 2011, Goiânia. II Encontro Nacional das Licenciaturas e I Seminário Nacional do PIBID. Goiânia: UFG, 2011. p. 13-17.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CONSTANCIO, F. A.; PASCHOAL, P. C. G. . ESCRITA DE SI E ENUNCIAÇÃO. In: XXII CONGRESSO NACIONAL DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA, 2018, Rio de Janeiro. ANAIS DO XXII CNLF. Rio de Janeiro: CIFEFIL, 2018. v. XXII. p. 46-46.

2.
CONSTANCIO, F. A.; CONFORTE, A. N. . COLUNAS DE AUTOCORREÇÃO GRAMATICAL. In: XXI CNLF, 2017, Rio de Janeiro. CADERNOS DO CNLF. Rio de Janeiro: CIFEFIL, 2017. v. XXI. p. 1-2.

3.
CONSTANCIO, F. A.. PROJETO DE DIZER E PROJETO DE AUTORIA NA PRODUÇÃO TEXTUAL ESCOLAR. In: TEXTUALIDADES EM AULA: II SIMPÓSIO DO GEEPOL, 2016, Rio de Janeiro. Caderno de resumos. Rio de Janeiro: PROPGPEC, 2016. p. 27-27.

4.
CONSTANCIO, F. A.; CONFORTE, A. N. . DESLOCAMENTO, SUBSTITUIÇÃO E APAGAMENTO: POR UMA PRÁXIS SINTAGMÁTICA NA ESCOLA BÁSICA. In: II Congresso Internacional de Linguística e Filologia, 2016, Rio de Janeiro. Cadernos do CNLF. Rio de Janeiro: CIFEFIL, 2016. v. XX. p. 155-155.

5.
CONSTANCIO, F. A.. REESCRITURA E ORGANIZAÇÃO SINTAGMÁTICO-DISCURSIVA: UTOPIAS POSSÍVEIS. In: VI SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, 2016, UBERLÂNDIA. CADERNO DE RESUMOS. UBERLÂNDIA: UFU, 2016. v. 0. p. 376-376.

6.
CONSTANCIO, F. A.; GUIMARAES, P. C. ; VIEIRA, V. M. C. . DE -ONA EM -ONA, A LÍNGUA ENCHE O LÉXICO. In: 68ª REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA, 2016, Porto Seguro. Anais Resumos da ¨68ª SBPC. São Paulo: SBPC, 2016. p. 2759-2759.

7.
CONSTANCIO, F. A.. No léxico nada se cria, nada se perde, tudo se transforma. In: VIII SINEFIL, 2016, Duque de Caxias. Anais do VIII SINEFIL. Rio de Janeiro: CIFEFIL, 2016. p. 78-79.

8.
CONSTANCIO, F. A.. Alunos, alunas ou alunxs? De novo o gênero. In: IV Pensando Áfricas e suas Diásporas, 2015, Ouro Preto. Caderno de resumos: africanidades e culturas indígenas. Ouro Preto: UFOP, 2015. v. 0. p. 41-43.

9.
ARAUJO, L. D. R. ; CONSTANCIO, F. A. ; CAMARA, T. M. N. L. ; COELHO, F. A. C. . A IRREVERÊNCIA DO TEXTO E OS DESAFIOS PARA O ESTUDO E ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA. In: III Congresso Nacional de Estudos Linguísticos, 2015, Vitória. CADERNO DE RESUMOS. Vitória: UFES, 2015. v. 0. p. 38-41.

10.
CONSTANCIO, F. A.; ARAUJO, L. D. R. . QUANDO ENUNCIAR É COMPROMETER-SE?. In: III Congresso Nacional de Estudos Linguísticos, 2015, Vitória. Caderno de resumos. Vitória: UFES, 2015. v. 0. p. 39-39.

11.
CONSTANCIO, F. A.; ARAUJO, L. D. R. . Entre a oração principal e a objetiva direta: um possível papel sintático-discursivo da conjunção integrante. In: IV Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa, 2014, Uberlândia. caderno de resumos. Uberlândia: EDUFU, 2014. v. 3.

12.
CONSTANCIO, F. A.; PEIXOTO FILHO, F. V. . Projeto Dicionário de Sintaxe do Português. In: II Congresso Nacional de Letras do Instituto Multidisciplinar, 2013, Nova Iguaçu. Programa e Cadernos de Resumos. Seropédica: PROGRAD, 2013. v. 0. p. 33-34.

13.
CONSTANCIO, F. A.; FAZOLLO, S. A. B. . Processos de interpretação no texto clássico: análise das fábulas de Esopo. In: I Congresso Nacional Multidisciplinar de Letras - UFRRJ/IM, 2011, Nova Iguaçu. I Congresso Nacional Multidisciplinar de Letras - UFRRJ/IM. Seropédica: PROGRAD, 2011. v. 0. p. 54.

14.
CONSTANCIO, F. A.; FAZOLLO, S. A. B. . Oficinas de produção textual com a literatura de cordel. In: I Congresso Nacional Multidisciplinar de Letras - UFRRJ/IM, 2011, Nova Iguaçu. I Congresso Nacional Multidisciplinar de Letras - UFRRJ/IM. Seropédica: PROGRAD, 2011. v. 0. p. 55.

Apresentações de Trabalho
1.
CONSTANCIO, F. A.; PASCHOAL, P. C. G. . PROPAGANDA EM FOCO: UM DEBATE SOBRE O GÊNERO EM SALA DE AULA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
CONSTANCIO, F. A.; PASCHOAL, P. C. G. . ESCRITA DE SI E ENUNCIAÇÃO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
CONSTANCIO, F. A.. USOS DO SINTAGMA NOMINAL. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
CONSTANCIO, F. A.. DESCRIÇÃO DO PORTUGUÊS BRASILEIRO CULTO ESCRITO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
CONSTANCIO, F. A.. REGULARIDADES DO PORTUGUÊS BRASILEIRO: MATERIALIZAÇÃO NO TEXTO ESCRITO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
CONSTANCIO, F. A.. LÍNGUA PORTUGUESA, ESCRITA E CIDADANIA NA EJA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
CONSTANCIO, F. A.. ESTILÍSTICA NAS LETRAS DAS MARGENS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
CONSTANCIO, F. A.; CONFORTE, A. N. . CONCORDÂNCIA VERBAL NO PORTUGUÊS BRASILEIRO ESCRITO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
CONSTANCIO, F. A.; CONFORTE, A. N. . COLUNAS DE AUTOCORREÇÃO GRAMATICAL. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
CONSTANCIO, F. A.. ENSINO DE GRAMÁTICA ANCORADO EM PRODUÇÃO TEXTUAL. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
CONSTANCIO, F. A.. METALINGUAGEM E EXPRESSIVIDADE NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
CONSTANCIO, F. A.. PARTICULARIDADES DO PORTUGUÊS DO BRASIL: NOTÍCIAS DA CONCORDÂNCIA VERBAL. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
CONSTANCIO, F. A.. (RE)ORDENAÇÃO SINTAGMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES DA LINGUÍSTICA SISTÊMICA À PRODUÇÃO TEXTUAL. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
CONSTANCIO, F. A.. GRAMÁTICA PARA UM PROJETO DE LEITURA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
CONSTANCIO, F. A.; HILARIO, M. V. R. . PALAVRAS CRUZADAS E MORFOLOGIA DERIVACIONAL. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
CONSTANCIO, F. A.. ESTILÍSTICA NA SALA DE AULA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
CONSTANCIO, F. A.. PORTUGUÊS CULTO ESCRITO NA ESCOLA BÁSICA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
CONSTANCIO, F. A.. No léxico nada se cria, nada se perde, tudo se transforma. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
CONSTANCIO, F. A.. Contribuições de uma gramática do significado na escola básica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
CONSTANCIO, F. A.. PROJETO DE DIZER E PROJETO DE AUTORIA NA PRODUÇÃO TEXTUAL ESCOLAR. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
CONSTANCIO, F. A.. DO RASCUNHO À REESCRITURA: PROTEÇÃO DE FACE NA PRODUÇÃO TEXTUAL ESCOLAR. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
CONSTANCIO, F. A.; SANTOS, D. S. . NO LÉXICO NADA SE CRIA, NADA SE PERDE, TUDO SE TRANSFORMA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
CONSTANCIO, F. A.; GUIMARAES, P. C. ; VIEIRA, V. M. C. . De -ona em - ona, a língua enche o léxico. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

24.
CONSTANCIO, F. A.; CONFORTE, A. N. . DESLOCAMENTO, SUBSTITUIÇÃO E APAGAMENTO: POR UMA PRÁXIS SINTAGMÁTICA NA ESCOLA BÁSICA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
CONSTANCIO, F. A.. REESCRITURA: UMA OPORTUNIDADE PARA O MONITORAMENTO DA LINGUAGEM EM TEXTOS DE ALUNOS DA ESCOLA BÁSICA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
CONSTANCIO, F. A.; SARDENBERG, T. S. . OFICINA ENEM: LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
CONSTANCIO, F. A.. REESCRITURA E ORGANIZAÇÃO SINTAGMÁTICO-DISCURSIVA: UTOPIAS POSSÍVEIS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
CONSTANCIO, F. A.. TÓPICO DE ENSINO DE GRAMÁTICA: ORAÇÃO PRINCIPAL. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
CONSTANCIO, F. A.. DO MONITORAMENTO DA LINGUAGEM À NORMA PADRÃO: PERSPECTIVAS DO(S) REGISTRO(S) NA ESCOLA BÁSICA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
CONSTANCIO, F. A.; SILVA, L. M. ; ROSITO, V. . De Minas para o mundo: encontros e desencontros entre Carolina e Drummond. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

31.
CONSTANCIO, F. A.; ARAUJO, L. D. R. . Produção textual e reflexões gramaticais na escola básica. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
CONSTANCIO, F. A.. Roda de leitura: 'Tragédia brasileira', de Manuel Bandeira. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
CONSTANCIO, F. A.. Mediador de cinedebate na I Semana da Mulher do IM. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

34.
CONSTANCIO, F. A.. No léxico nada se cria, nada se perde, tudo se transforma. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

35.
CONSTANCIO, F. A.. Alunos, alunas ou alunxs? De novo o gênero. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

36.
CONSTANCIO, F. A.; ARAUJO, L. D. R. . NEM TUDO TINHAM OS GRAMÁTICOS, NEM TUDO TÊM OS LINGUISTAS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

37.
CONSTANCIO, F. A.; MARQUES, J . Painel Feira Medieval. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

38.
CONSTANCIO, F. A.; ARAUJO, L. D. R. . Bia, Bel, Beta: um voo semiológico sobre o léxico constitutivo da 'matryoshka', em Ana Maria Machado, com as asas de Francisca Nóbrega. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

39.
CONSTANCIO, F. A.; ARAUJO, L. D. R. . QUANDO ENUNCIAR É COMPROMETER-SE?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

40.
CONSTANCIO, F. A.; ARAUJO, L. D. R. . Entre a oração principal e a objetiva direta: um possível papel sintático-discursivo da conjunção integrante. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

41.
CONSTANCIO, F. A.. Erro ou expressividade: considerações sobre o grafocentrismo de Carolina Maria de Jesus no ano de seu centenário. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

42.
CONSTANCIO, F. A.; ROSITO, V. ; SILVA, L. M. . Pôster: Lutar com palavras: ecos dissonantes entre Carolina e Drummond. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

43.
CONSTANCIO, F. A.. Relato de experiência: Ensino de gramática em pauta. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

44.
CONSTANCIO, F. A.. Sexualidades em O Ateneu. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

45.
CONSTANCIO, F. A.; PEIXOTO FILHO, F. V. . Estudos da oração subordinada substantiva no gênero carta de leitor. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

46.
CONSTANCIO, F. A.; PEIXOTO FILHO, F. V. ; VEIGA, A. . Pôster: Projeto Dicionário de Sintaxe do Português. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

47.
CONSTANCIO, F. A.; SILVA, L. M. ; ROSITO, V. . Pôster: Lutar com palavras: ecos dissonantes entre Carolina e Drummond. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

48.
CONSTANCIO, F. A.; ROSITO, V. . Pôster: O Rio de Janeiro fisiológico - da saúde e do carnaval. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

49.
CONSTANCIO, F. A.; PEIXOTO FILHO, F. V. . Pôster: Dicionário de Sintaxe do Português. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

50.
CONSTANCIO, F. A.; COUTINHO, E. M. S. ; ROSA, D. M. M. ; ROSITO, V. . Carolina Maria de Jesus, uma autora matriarca. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

51.
CONSTANCIO, F. A.; NOBREGA, C. C. C. ; OLIVEIRA, L. C. . Um novo Brasil, uma nova ficção. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

52.
CONSTANCIO, F. A.; FAZOLLO, S. A. B. . Percursos de leitura na escola básica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

53.
CONSTANCIO, F. A.; ROSITO, V. . Pôster: Corpo e cidade enfermos: dos anúncios do Jornal do Commercio ao conto O bebê de tarlatana rosa. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

54.
CONSTANCIO, F. A.; FAZOLLO, S. A. B. ; LOPES, E. B. ; SILVA, G. S. . A iniciação à docência no projeto de leitura para todos no espaço escolar: a produção do conhecimento através dos gêneros discursivos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

55.
CONSTANCIO, F. A.; FAZOLLO, S. A. B. . Processos de interpretação no texto clássico: análise das fábulas de Esopo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

56.
CONSTANCIO, F. A.; PEIXOTO FILHO, F. V. ; ROCHA, A. . Novas terminologias. Novo ensino?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

57.
CONSTANCIO, F. A.; FAZOLLO, S. A. B. . Leitura compartilhada de A leitura e os leitores, de Eni Puccinelli Orlandi. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

58.
CONSTANCIO, F. A.; FAZOLLO, S. A. B. . Pôster: Oficinas de produção textual com a literatura de cordel. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

59.
CONSTANCIO, F. A.; FAZOLLO, S. A. B. . Pôster: A produção textual com a literatura de cordel: um estímulo à escrita. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

60.
CONSTANCIO, F. A.. O professor de Língua Portuguesa em Machado de Assis. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

61.
CONSTANCIO, F. A.; MATOS, L. H. L. ; NASCIMENTO, L. S. ; OLIVEIRA, L. C. . O sociointeracionismo e a diversidade dos gêneros textuais na escola básica. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

62.
CONSTANCIO, F. A.; MATOS, L. H. L. ; NASCIMENTO, L. S. ; OLIVEIRA, L. C. . Letramento para o alfabetizado. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

63.
CONSTANCIO, F. A.; MATOS, L. H. L. ; NASCIMENTO, L. S. ; OLIVEIRA, L. C. . Letramento para o alfabetizado (pôster). 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
CONSTANCIO, F. A.; ROSITO, V. . Trabalhos contemplados no XV Prêmio de Iniciação Científica. Seropédica: EDUR, 2012 (Citação no periódico Rural Semanal).

2.
CONSTANCIO, F. A.; ROSITO, V. . Cidade fundida: tal centro, qual periferia?. Seropédica: Edur, 2012 (Revisão textual).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
CONSTANCIO, F. A.. Visita técnica - Aula de campo no Museu da Língua Portuguesa. 2012.


Demais tipos de produção técnica
1.
CONSTANCIO, F. A.. Minicurso: Usos do sintagma nominal. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
CONSTANCIO, F. A.. Linguagens da indisciplina: descaso e desafeto no domínio discursivo escolar. 2018. (Monografia).

3.
CONSTANCIO, F. A.. Mediador de Roda de Leitura: 'Tragédia brasileira'. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
CONSTANCIO, F. A.. Mediador de Cinedebate: 'Vênus Negra' - I Semana da Mulher IM-UFRRJ. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
CONSTANCIO, F. A.. Mediador de Cinedebate: 'Vidas Cruzadas' - I Semana da Mulher IM-UFRRJ. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
CONSTANCIO, F. A.. Mediador de Cinedebate: 'Flores do oriente' - I Semana da Mulher IM-UFRRJ. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
CONSTANCIO, F. A.. Mediador de Cinedebate: 'Selma' - I Semana da Mulher IM-UFRRJ. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
CONSTANCIO, F. A.. Mediador de Cinedebate: 'Preciosa' - I Semana da Muher IM-UFRRJ. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
PEIXOTO FILHO, F. V.; ANDRADE, K. E.; CONSTANCIO, F. A.. Participação em banca de Antonieta Zichtl.Orações substantivas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
CONSTANCIO, F. A.. Membro de Conselho Escolar. 2018. Colégio Estadual Dom Adriano Hipólito.

2.
CONSTANCIO, F. A.. Avaliação de redações do ENCCEJA. 2018. Fundação Cesgranrio.

3.
CONSTANCIO, F. A.. Presidente de mesa no Processo Consultivo III para Eleição de Diretor Geral. 2017. CIEP 365 Asa Branca.

4.
BARBOSA, E. C.; CONSTANCIO, F. A.. Banca de correção de redações para admissão de alunos - 2017. 2016. Colégio Pedro II.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
A língua portuguesa nos versos de Camões - Liceu Literário Português. 2014. (Outra).

2.
A literatura de autoria feminina: "Cecília Meireles: poeta e educadora" ABL. 2014. (Outra).

3.
Caminhos e descaminhos da crítica psicanalítica sobre Machado de Assis/ Academia Brasileira de Letras. 2014. (Outra).

4.
Capacitação de Tutores do Pré-Vestibular Social do CEDERJ - UFRJ. 2014. (Outra).

5.
Ciclo de conferências "Novos olhares": A filosofia para além do irracionalismo e do relativismo - ABL. 2014. (Outra).

6.
Ciclo de conferências "Os poetas pelos poetas": A poesia sintética de Emily Dickinson ABL. 2014. (Outra).

7.
Ciclo de conferências "Os poetas pelos poetas": Manoel de Barros: em que acreditar senão no riso - ABL. 2014. (Outra).

8.
Ciclo de conferências "Os poetas pelos poetas": Shakespeare: o poeta e a máscara. 2014. (Outra).

9.
Conferência Educação contra o Racismo, com Lilian Thuram - Museu de Arte do Rio. 2014. (Outra).

10.
Encontro Nacional em torno de Carolina Maria de Jesus - para além dos diários."Lutar com palavras: ecos dissonantes entre Carolina e Drummond". 2014. (Encontro).

11.
Estudos de Língua e Literatura III - ABRAFIL. 2014. (Outra).

12.
Formação com professores - Arte, Cultura e Meio-ambiente - Museu de Arte do Rio. 2014. (Outra).

13.
I Colóquio Internacional do Gedir e III Persona UFRRJ.Lutar com palavras: ecos dissonantes entre Carolina e Drummond. 2014. (Outra).

14.
I Colóquio Internacional do Gedir e III Persona UFRRJ. 2014. (Outra).

15.
II Seminário de Ensino de Português Língua não Materna. 2014. (Seminário).

16.
IV SIELP Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa. 2014. (Simpósio).

17.
Liberdade de expressão e democracia / Academia Brasileira de Letras. 2014. (Outra).

18.
Memória reverenciada - "Gonçalves Dias: poesia e etnia" - ABL. 2014. (Outra).

19.
Mesa-redonda em homenagem ao centenário do nascimento do acadêmico Francisco de Assis Barbosa - ABL. 2014. (Outra).

20.
Monitoria do I Colóquio Internacional do Gedir e III Persona UFRRJ. 2014. (Outra).

21.
O problema da interpretação: "A interpretação sociológica" - ABL. 2014. (Outra).

22.
Paulo Freire em debate: leitura crítica do livro Pedagogia da autonomia. 2014. (Outra).

23.
Paulo Freire em debate: leitura crítica do livro Pedagogia do oprimido. 2014. (Outra).

24.
Seminário Internacional PROAFRO 20 Anos - QUILOLO 2014 UERJ. 2014. (Seminário).

25.
Seminário Por uma Baixada mais leitora: políticas públicas para o livro e leitura. 2014. (Seminário).

26.
"A questão agrária no Brasil no início do século XXI" - UFRRJ - IM. 2013. (Outra).

27.
19° Intercâmbio de Pesquisa e Linguística Aplicada / 5° Seminário Internacional de Linguística - UCS/PUC-SP. 2013. (Seminário).

28.
19º InPla & 5º SIL da Universidade Cruzeiro do Sul.Projeto Dicionário de Sintaxe do Português. 2013. (Seminário).

29.
5° Seminário de Educação PPGEduc - O caminho se conhece andando. 2013. (Seminário).

30.
América Latina: compartilhando histórias e olhares, numa perspectiva dos movimentos sociais - UFRRJ/IM. 2013. (Outra).

31.
Curso de extensão: "A coesão textual em Machado de Assis" - Liceu Literário Português. 2013. (Outra).

32.
Filme debate El Cid - UFRRJ/IM. 2013. (Outra).

33.
II Congresso Nacional de Letras do Instituto Multidisciplinar da UFRRJ. Dicionário de Sintaxe do Português. 2013. (Congresso).

34.
II Congresso Nacional de Letras do Instituto Multidisciplinar da UFRRJ. 2013. (Congresso).

35.
II Semana da Baixada - UFRRJ/IM. 2013. (Outra).

36.
II Seminário da Especialização em Língua Portuguesa - II SELP - UERJ. 2013. (Seminário).

37.
I Semana de Pesquisa, Tecnologia e Inovação da UFRRJ.Lutar com palavras: ecos dissonantes entre Carolina e Drummond. 2013. (Outra).

38.
I Seminário de Políticas Públicas e Diversidade Sexual na Baixada Fluminense.Sexualidade(s) em O Ateneu. 2013. (Seminário).

39.
I Seminário de Políticas Públicas e Diversidade Sexual na Baixada Fluminense - UFRRJ/IM. 2013. (Seminário).

40.
I Seminário Internacional: educação, contextos contemporâneos, demandas populares - UFRRJ. 2013. (Seminário).

41.
IV Semana de Letras da UFRRJ/IM: linguagem, tecnologia e cultura.Monitor. 2013. (Outra).

42.
IV Semana de Letras da UFRRJ/IM: linguagem, tecnologia e cultura."O Rio de Janeiro fisiológico - da saúde e do carnaval". 2013. (Outra).

43.
IV Semana de Letras da UFRRJ/IM: linguagem, tecnologia e cultura. 2013. (Outra).

44.
IV Seminário Discente PPGEduc - Formação Docente, Diversidades e Demandas Populares: Caminhos Possíveis para a Educação do Século XXI. 2013. (Seminário).

45.
Mesa "Cotas sim! a juventude negra tem direito ao futuro!" - UFRRJ/IM. 2013. (Outra).

46.
Monitor da II Semana da Baixada - UFRRJ/IM. 2013. (Outra).

47.
Monitor do II Congresso Nacional de Letras do Instituto Multidisciplinar da UFRRJ. 2013. (Congresso).

48.
Monitor do Programa Persona - Degenerado e Obsceno: O teatro de Nelson Rodrigues. 2013. (Outra).

49.
Monitoria do I Seminário de Políticas Públicas e Diversidade Sexual na Baixada Fluminense - UFRRJ/IM. 2013. (Seminário).

50.
Para quem se faz uma gramática? - Ciclo de conferências da ABL. 2013. (Outra).

51.
Programa Persona - Degenerado e Obsceno: O teatro de Nelson Rodrigues. 2013. (Outra).

52.
Roda de conversa: conversando sobre samba com os compositores iguaçuanos (PET conexões/UFRRJ). 2013. (Encontro).

53.
Semana de Integração dos Cursos de Letras 2013/2 - UFRRJ.Estudos da oração subordinada substantiva no gênero carta de leitor. 2013. (Outra).

54.
Semana de Integração dos Cursos de Licenciatura em Letras - UFRRJ/IM. 2013. (Outra).

55.
Seminário Brasil, Brasis: "A ABL e os acordos ortográficos" - Ciclo de conferências da ABL. 2013. (Seminário).

56.
Seminário Brasil, Brasis: "Artes performáticas no século XXI" - ABL. 2013. (Seminário).

57.
VI Mostra Interestadual do Cinema Paraibano - PB-RJ - Encontro de Gerações - IM/UFRRJ. 2013. (Outra).

58.
Ciclo de conferências da ABL: "90 anos da Semana de Arte Moderna" - palestra: "A proposta modernista: a revolução na palavra". 2012. (Encontro).

59.
Ciclo de conferências da ABL: "90 anos da Semana de Arte Moderna" - palestra: "Moderno, modernismo e modernidade". 2012. (Encontro).

60.
Curso "Machado de Assis e a língua portuguesa" do Liceu Literário Português. 2012. (Outra).

61.
Curso de extensão "Semana de Arte Moderna de 1922 e outras vanguardas" - UFRRJ. 2012. (Outra).

62.
I Fórum de Língua, Arte e Cultura: Vozes e ruídos: repensando alguns discursos latino-americanos. 2012. (Encontro).

63.
III Pensando Áfricas e suas Diásporas e I Encontro de Antropologia e Educação da UFOP.Carolina Maria de Jesus, uma autora matriarca. 2012. (Encontro).

64.
III Pensando Áfricas e suas Diásporas e I Encontro de Antropologia e Educação da UFOP. 2012. (Encontro).

65.
III Pensando Áfricas e suas Diásporas e I Encontro de Antropologia e Educação da UFOP - minicurso: " "Introdução à mitologia africana: cosmogonia e teologia Yorùbá". 2012. (Encontro).

66.
I Seminário Regional Diversidade e Superação do Racismo: Ações, críticas e perspectivas da educação das relações étnico-raciais na Baixada Fluminense. 2012. (Seminário).

67.
Monitor do I Fórum de Língua, Arte e Cultura: Vozes e ruídos: repensando alguns discursos latino-americanos - UFRRJ. 2012. (Encontro).

68.
Monitor do Vigiar e Rir: do século XIX ao século XXI - UFRRJ. 2012. (Outra).

69.
Organizador do Seminário PIBID Letras-Pedagogia: A importância da Iniciação à docência na formação de professores da UFRRJ. 2012. (Seminário).

70.
Seminário PIBID Letras-Pedagogia: A importância da Iniciação à docência na formação de professores da UFRRJ."Percursos de leitura na escola básica". 2012. (Seminário).

71.
Seminário PIBID Letras-Pedagogia: A importância da Iniciação à docência na formação de professores da UFRRJ. 2012. (Seminário).

72.
Vigiar e Rir: do século XIX ao século XXI. 2012. (Outra).

73.
VII JEL - Jornadas de Estudos da Linguagem da UERJ. 2012. (Outra).

74.
XI Fórum de Estudos Linguísticos da UERJ. 2012. (Encontro).

75.
XXII Jornada de Iniciação Científica da UFRRJ."Corpo e cidade enfermos: dos anúncios do Jornal do Commercio ao conto 'O bebê de tarlatana rosa'". 2012. (Outra).

76.
"Fronteras múltiples y retos para las ciudadanías y los diálogos interculturales". 2011. (Seminário).

77.
1° Encontro PIBID Pedagogia: O PIBID e a EJA: duas experiências de formação -. 2011. (Encontro).

78.
1º Encontro PIBID Pedagogia: O PIBID e a EJA: duas experiências de formação. 2011. (Encontro).

79.
Encontro Transdisciplinar de Afrobrasilidades - Oficina: "Arte e Diáspora". 2011. (Encontro).

80.
Fórum de Educação de Jovens e Adultos do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. 2011. (Encontro).

81.
Fórum de Educação de Jovens e Adultos do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. 2011. (Encontro).

82.
Fórum Permanente de Educação, Linguagem e Surdez: "As primeiras aprendizagens da criança surda: práticas pedagógicas na educação infantil do INES". 2011. (Encontro).

83.
Fórum Permanente de Educação, Linguagem e Surdez: "Currículo LIBRAS". 2011. (Encontro).

84.
Fórum Permanente de Educação, Linguagem e Surdez: "Laboratório didático de ciências para surdos (LadiCS)". 2011. (Encontro).

85.
Fórum Permanente de Educação, Linguagem e Surdez: "Oficina de leitura para alunos surdos". 2011. (Encontro).

86.
Fórum Permanente de Educação, Linguagem e Surdez: "Práticas pedagógicas no serviço de educação fundamental noturno do INES - SEFN". 2011. (Encontro).

87.
I Congresso Nacional Multidisciplinar de Letras / III Semana Acadêmica de Letras. "Oficinas de produção textual com a Literatura de cordel". 2011. (Congresso).

88.
I Congresso Nacional Multidisciplinar de Letras / III Semana Acadêmica de Letras. "Processos de interpretação no texto clássico: análise das fábulas de Esopo". 2011. (Congresso).

89.
I Congresso Nacional Multidisciplinar de Letras / III Semana Acadêmica de Letras. 2011. (Congresso).

90.
I Congresso Nacional Multidisciplinar de Letras / III Semana Acadêmica de Letras. "Novas terminologias. Novo ensino?". 2011. (Congresso).

91.
II Encontro Nacional das Licenciaturas e I Seminário Nacional do PIBID. 2011. (Seminário).

92.
II Encontro Nacional das Licenciaturas e I Seminário Nacional do PIBID."A iniciação à docência no projeto de leitura para todos no espaço escolar: a produção de conhecimento através dos gêneros discursivos". 2011. (Encontro).

93.
III Semana Acadêmica de Letras: Ensino, Pesquisa, Extensão e Arte."A produção textual com a Literatura de cordel: um estímulo à escrita". 2011. (Seminário).

94.
II Leitura em Foco "40 años de Premio Nobel: Neruda en palabras". 2011. (Seminário).

95.
II Leitura em Foco "40 años de Premio Nobel: Neruda en palabras" - dramatização: "Confieso que he vivido". 2011. (Seminário).

96.
I Leitura em Foco: "Leituras da Amazônia". 2011. (Seminário).

97.
I Semana da Baixada Fluminense: Conexão Baixada: Dialogando e interagindo. 2011. (Seminário).

98.
Monitor da I Semana da Baixada Fluminense: Conexão Baixada: Dialogando e Interagindo. 2011. (Seminário).

99.
Monitor do II Leitura em Foco "40 años de Premio Nobel: Neruda en palabras". 2011. (Seminário).

100.
Monitor do Seminário "Por que ler os clássicos?". 2011. (Seminário).

101.
Monitor do Seminário Internacional "Clássicos Revisitados". 2011. (Seminário).

102.
Voluntario en El Día del Español - Instituto Cervantes. 2011. (Encontro).

103.
Curso da Casa da Leitura: "A Floração da Prosa do Sertão". 2010. (Seminário).

104.
Curso de extensão: "Crase, Concordância, Regência". 2010. (Seminário).

105.
Curso de extensão: "Modernidade: o cinema antes do cinema". 2010. (Seminário).

106.
Formação de Professores: Ambiente, Ciência e Diversidade: "Imagens das juventudes em trânsito: identidades, diferenças". 2010. (Seminário).

107.
Formação de Professores: Ambiente, Ciência e Diversidade : "Múltiplas linguagens para ensinar-aprender: um outro jeito é possível". 2010. (Seminário).

108.
Foro Pensamento Andino: Mito, História e Magia. 2010. (Seminário).

109.
II Encontro de Formação Continuada do Programa de Educação Integral (Secretaria Municipal de Educação - Nova Iguaçu). 2010. (Encontro).

110.
III Leitura em foco: A contribuição de Joaquim Mattoso Câmara Júnior para a Linguística no Brasil. 2010. (Seminário).

111.
III Leitura em foco: A contribuição de Joaquim Mattoso Câmara Júnior para a Linguística no Brasil - minicurso: "Contribuição à Estilística Portuguesa". 2010. (Seminário).

112.
II Leitura em foco: Homenagem a Mario de Andrade. 2010. (Seminário).

113.
II Semana Acadêmica de Letras: Letras na contemporaneidade: um enfoque multidisciplinar. 2010. (Seminário).

114.
II Semana Acadêmica de Letras: Letras na contemporaneidade: um enfoque multidisciplinar."Letramento para o alfabetizado". 2010. (Seminário).

115.
I Leitura em foco: Miguel de Cervantes e as aventuras de Don Quijote de la Mancha. 2010. (Seminário).

116.
Sociedade Excitada: Filosofia da sensação. 2010. (Seminário).

117.
VI Encontro de Literatura Infantil e Juvenil - Percursos de Leitura. 2010. (Encontro).

118.
Voluntario en El Día del Español - Instituto Cervantes. 2010. (Encontro).

119.
XX Jornada de Iniciação Científica da UFRRJ."O sociointeracionismo e a diversidade dos gêneros textuais na escola básica". 2010. (Outra).

120.
1º Seminário de Educação e Trabalho. 2009. (Seminário).

121.
Cultura e Formação: "O cinema como estratégia para discutir as políticas de inclusão". 2009. (Seminário).

122.
Cultura e Formação: "Trabalhar a lei 10.639/03 na educação infantil com imagem e o lúdico". 2009. (Seminário).

123.
Tecnologias, Linguagens e Educação: "As variedades linguísticas no ensino do português". 2009. (Seminário).

124.
Tecnologias, Linguagens e Educação: "Cinedebate: Língua, vidas em português". 2009. (Seminário).

125.
Tecnologias, Linguagens e Educação: "Cinedebate: O mundo visto do lado de cá". 2009. (Seminário).

126.
Tecnologias, Linguagens e Educação: "Letramento e poesia crioula". 2009. (Seminário).

127.
Tecnologias, Linguagens e Educação: "Oficina: O clube do filme". 2009. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CONSTANCIO, F. A.. Bullying e gênero. 2017. (Outro).

2.
CONSTANCIO, F. A.. TEXTUALIDADES EM AULA: II SIMPÓSIO DO GEEPOL. 2016. (Outro).

3.
CONSTANCIO, F. A.. Comissão Científica da I Semana da Mulher da UFRRJ. 2015. (Outro).

4.
CONSTANCIO, F. A.; MARQUES, J . I Feira Medieval. 2015. (Outro).

5.
CONSTANCIO, F. A.. Textualidades em aula I. 2015. (Outro).

6.
CONSTANCIO, F. A.; NOBREGA, C. C. C. ; SILVA, L. M. . I Seminário políticas públicas e diversidade sexual na Baixada Fluminense. 2013. (Outro).

7.
CONSTANCIO, F. A.; FAZOLLO, S. A. B. ; FERNANDES, M. P. ; SALES, S. R. . Seminário PIBID Letras-Pedagogia: a importância da iniciação à docência na formação de professores. 2012. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
CONSTANCIO, F. A.; SILVA, L. M. ; ROSITO, V. . "Pôsteres do projeto Na palma da mão: intimidade e espetáculo em Carolina Maria de Jesus". In: Sergio da Silva Barcellos. (Org.). Vida por escrito: guia do acervo de Carolina Maria de Jesus. 1ªed.: Sacramento, 2015, v. 0, p. 354-.

2.
CONSTANCIO, F. A.; ROSITO, V. . Iniciação Científica - Fisiologias Urbanas. In: Valeria Rosito. (Org.). Cidade Fundida: tal centro, qual periferia?. 01ed.Seropédica: Edur, 2012, v. , p. 159-161.


Cursos de curta duração ministrados
1.
CONSTANCIO, F. A.. Minicurso: Usos do sintagma nominal. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CONSTANCIO, F. A.. Comissão Científica da I Semana da Mulher da UFRRJ. 2015. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 13/12/2018 às 18:58:39