Graziela Fernanda Rodrigues

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7426619777314048
  • Última atualização do currículo em 07/01/2019


Doutora pelo programa de Comunicação e Semiótica da PUC-SP, onde desenvolveu pesquisas sobre a ressignificação e reescritura das práticas urbanas no bairro de Pinheiros, em São Paulo/SP. Concluiu mestrado em 2013 no mesmo programa, analisando as relações ambíguas entre a blogosfera de consumo feminino e práticas mercadológicas e publicitárias. Faz parte do Centro de Pesquisa Sociossemiótica da PUC-SP, tendo integrado ali o projeto temático referente à cidade de São Paulo financiado pela Fapesp (2010-15). Possui graduação em Administração de Empresas pela PUC-SP (2005), com experiência profissional em pesquisa de mercado e consumo em grandes corporações multinacionais. Atualmente trabalha como autônoma prestando serviços como Semioticista e com Pesquisa Qualitativa e entendimento do consumidor. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Graziela Fernanda Rodrigues
Nome em citações bibliográficas
RODRIGUES, G. F.


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2017
Doutorado em Pós-graduação em Comunicação e Semiótica.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
com período sanduíche em Università di Bologna (Orientador: Francesco Marsciani).
Título: Bairro de Pinheiros: ressignificação e reescritura das práticas urbanas na Rua Pais Leme, Largo da Batata e Rua dos Pinheiros, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Ana Claudia Mei Alves de Oliveira.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo / Especialidade: História do Urbanismo.
2010 - 2013
Mestrado em Comunicação e Semiótica.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Blogs de moda e beleza: espaço mercadológico de interação, sentido e axiologias,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Ana Claudia Mei Alves de Oliveira.
Palavras-chave: Blog, interação, sociedade de consumo.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
2001 - 2005
Graduação em Administração de Empresas.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: O mercado da moda no Brasil e suas tendências de consumo.




Atuação Profissional



Graziela Rodrigues - Semiótica e Pesquisa Qualitativa, GFSP, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Autônoma, Enquadramento Funcional: Autônoma, Carga horária: 40
Outras informações
Atua de forma independente como semioticista e especialista em pesquisa qualitativa com projetos voltados para o mercado (indústria de bens de consumo, serviços, meios de comunicação).


Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Professora assistente, Enquadramento Funcional: Professor assistente, Carga horária: 4
Outras informações
Leciona as disciplina de Pesquisa Qualitativa e Etnografia em Pesquisa de Mercado no curso de pós-gradução lato-sensu de Pesquisa de Mercado e Comunicação da Escola de Comunicação e Artes.


Faculdade Cásper Líbero, FCL, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8
Outras informações
Lecionou duas disciplinas para cursos de pós-graduação Lato sensu com duração de um bimestre cada uma: - Storytelling e Marketing de conteúdo no curso de Marketing e Comunicação publicitária - Advertainment no curso de Produção, criação e gestão audiovisual transmídia


Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Doutoranda, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Doutorado em Comunicação e Semiótica. Bolsista CNPq.


Millward Brown, MB, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2014
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Analista de Pesquisa de Mercado Qualitativa, Carga horária: 40


Unilever, UL, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Pesquisa de Mercado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Foi responsável pelo gerenciamento dos estudos de pesquisa para as marcas de detergente em pó Omo e Brilhante no Brasil, Argentina e Chile. Gerenciou o site de pesquisa desenvolvido internamente, incluindo pesquisas lá feitas e também novas maneiras de utilização da ferramenta (investigação de tendências, parcerias com blogueiras).


Johnson & Johnson, J&J, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2008
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Analista de Pesquisa de Mercado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Durante os quatro anos e meio em que trabalhei na Johnson & Johnson, evolui de estagiária, passando por trainee e, por fim, tornando-me analista. Foi responsável pelo planejamento, gerenciamento e análise de Pesquisa de Mercado de marcas como Listerine e Band-Aid na América Latina, trabalhando com as diversas equipes do países latinos envolvidos, além do Brasil.


Aventis Pharma, AP, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiária de Inteligência de Mercado, Carga horária: 40


Empresa Júnior FEA PUC-SP, EJ, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2003
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Diretora de Projetos, Carga horária: 20
Outras informações
Durante os dois primeiros anos da faculdade, trabalhei voluntariamente na Empresa Júnior, atuando desde então com a área de Pesquisa de Mercado e tendo contato próximo com o departamento dos cursos da FEA PUC-SP.



Projetos de pesquisa


2014 - 2017
BAIRRO DE PINHEIROS: RESSIGNIFICAÇÃO E REESCRITURA DAS PRÁTICAS URBANAS.
Descrição: O objetivo deste trabalho se concentra em analisar as transformações que se dão em forma de reescritura, reiteradas em novas práticas de vida, interações e ressignificações no bairro de Pinheiros, na cidade de São Paulo. As práticas comerciais e os modos de morar, enfim, as práticas de vida, têm passado por um processo visível de reconfiguração, capaz de ressignificar o bairro de Pinheiros na cidade. Isso ocorre tanto na relação entre os sujeitos no bairro, quanto na relação entre o bairro e a metrópole onde está inserido. Nesse processo de mudança, a questão que se coloca então é sobre aquilo que permaneceria da identidade anterior do bairro, de suas características antes reconhecíveis, e o que de novo se insere nesse processo de transição, que envolve iniciativas públicas e privadas. Essa projeção qualificaria o distrito com novos valores, os quais impõem formas e regimes de reescritura para o comércio e para a moradia. O ponto de partida para tal investigação são as estações de metrô da Linha 4 - Amarela Fradique Coutinho, Faria Lima e Pinheiros. A partir dessa linha de transporte relativamente nova, outros locais serão também utilizados em um sub-recorte: os arredores do Sesc Pinheiros, o Largo da Batata e a Rua dos Pinheiros. Serão utilizadas premissas da semiótica discursiva e dos regimes de interação para análise das relações e enunciações desse cenário que se apresenta, e da semiótica plástica para a exploração das modificiações visuais e materiais dos edifícios e residências. A observação sistemática dos pontos da região também se faz necessária, seguindo a proposta da etnossemiótica para uma compreensão abrangente das movimentações em tempo real e de forma a minimizar vieses particulares, além de viabilizar o diálogo com teorias relacionadas à questão da urbanidade, como a obra de Jane Jacobs sobre a vida nas grandes cidades. Distinta de outras investigações relacionadas às metrópoles, geralmente ligadas às questões urbanas ou da geografia, essa pesquisa problematiza questões acerca das interações, das reescrituras e da materialidade como reconfiguradoras do bairro. Nesse âmbito, ela possui originalidade e potencialmente estaria apta a buscar novas respostas para as questões levantadas, apostando nos processos comunicacionais da cidade como eixo de análise frutífero. Há ainda a possibilidade de mobilizar a semiótica em função de uma perspectiva interdisciplinar, buscando integrar a vinculação de valores que lhe é cara aos estudos da urbanidade. Por fim, a realização desta pesquisa é oportuna e premente, uma vez que as transformações urbanas sobre as quais se debruça estão em pleno desenvolvimento..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2013
Blogs de moda e beleza: espaço mercadológico de interação sentido e axiologias
Descrição: A proposta é investigar como os blogs de moda e beleza feminina Elfinha e Vende na Farmácia? constituem-se em lugar da fala de consumidoras (blogueiras e leitoras), considerando o modo pelo qual esses espaços virtuais tornam-se objeto de valor, tanto para os destinatários (consumidoras e leitoras dos blogs) envolvidos nessa interação, quanto para o mercado e suas corporações, que buscam proximidade com seus respectivos públicos-alvo. A hipótese de pesquisa afirma que a disseminação de usos da internet possibilitou amplificar e diversificar o lugar de voz dos destinatários das comunicações massivas. Atualmente, redes sociais, páginas virtuais, fóruns de discussão e blogs ganham em velocidade de transmissão de informações e mesmo em eficácia com relação aos meios de comunicação tradicionais, uma vez que a interação é mais direta e consegue produzir efeitos de proximidade, reduzindo as mediações entre os interlocutores. Em especial no caso dos blogs, a natureza da mídia permite que esta se converta em um lugar de produção de conteúdo ao alcance de todos. Blogueiras e leitoras têm então a oportunidade de transformar-se em sancionadoras, que, no caso específico das temáticas ligadas a moda e beleza, levam a um fazer-consumir junto. Em Elfinha e Vende na Farmácia? a interação acontece entre blogueiras e leitoras que são igualmente consumidoras e também usuárias da rede, aproximando-as, por meio dos planos da expressão e do conteúdo, e favorecendo o desenvolvimento de uma identificação mútua, o que fomenta o estabelecimento de um contrato de comunicação e a dinâmica dos regimes de interação descritos por E. Landowski. No contexto de uma sociedade pós-moderna, em que o lugar do indivíduo se estabelece a partir do e pelo consumir, as modalidades (volitivas e cognitivas) permeiam cada vez mais as interações também dentro desses blogs. Eles se transformam, assim, em mais uma ferramenta mercadológica, uma vez que são capazes de modalizar suas relações com os leitores em direção a uma interação gerida, em grande parte, pelos regimes da manipulação e do ajustamento reativo. Entretanto, a profissionalização da blogosfera por meio de relações cada vez mais reguladas por iniciativas mercadológicas põe sob risco algumas das características que a elevaram a objeto de valor: a liberdade, a democratização e a autenticidade..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Outros Projetos


2018 - Atual
Semiótica, gosto e migrações
Descrição: O atelier propõe o estudo e análise da formação de gostos locais a partir de uma origem de um alhures, ou mesmo a retomada desses gostos que em algum momento caíram em esquecimento, desuso, ou até saíram de moda. O que as trajetórias desses gostos revelam e constroem como capital sociocultural, sobre modos e práticas de vida..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Doutorado: (4) .
Integrantes: Graziela Fernanda Rodrigues - Coordenador / Ana Claudia Mei Alves de Oliveira - Integrante / Alexandre Marcelo Bueno - Integrante / RAFAEL GIARDINI LENZI - Integrante.


Revisor de periódico


2017 - 2017
Periódico: CONTRATEXTO - REVISTA DE LA FACULTAD DE COMUNICACIÓN DE LA UNIVERSIDAD DE L


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Semiótica.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Pesquisa de Mercado Qualitativa e Quantitativa.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Mercadologia.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Holandês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
RODRIGUES, G. F.2013RODRIGUES, G. F.. O desenvolvimento do lugar de status e dos fazeres apreciativos nos blogs celebrizados de moda e beleza. Dobras, v. 1, p. 129-134, 2013.

Capítulos de livros publicados
1.
RODRIGUES, G. F.; PEREIRA, T. R. C. . O luxo e o Shopping Cidade Jardim: tão perto, tão longe. In: Ana Claudia de Oliveira. (Org.). São Paulo e Roma: Práticas de vida e sentido. 1ed.São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2017, v. 1, p. 295-308.

2.
RODRIGUES, G. F.; PEREIRA, T. R. C. . A São Paulo dos shoppings centers e os shoppings centers em São Paulo: um olhar para o consumo a partir dos regimes de sentido e de interação. In: Ana Claudia de Oliveira; Valdenise Leziér Martyniuk. (Org.). Sentidos do Consumo: os desafios do cenário contemporâneo à luz da semiótica. 1ed.São Paulo: Estação das Letras e Cores Editora Ltda, 2017, v. 1, p. 277-292.

3.
RODRIGUES, G. F.; PEREIRA, T. R. C. ; LOPES, J. M. ; DEMETRESCO, S. ; ALENCAR, S. S. . Entre o público e o privado nos Shopping Centers paulistanos. In: Ana Claudia Mei Alves de Oliveira. (Org.). São Paulo público & priado. Abordagem sociossemiótica. 1ed.São Paulo: Estação das letras e cores, 2014, v. 1, p. 151-170.

4.
RODRIGUES, G. F.; DEMETRESCO, S. . Na tessitura dos cestos e nas tramas da metrópole do consumo. In: Yvana Fechine, Kathia Castilho, Moema Rebouças, Mariana Albuquerque. (Org.). Semiótica nas práticas sociais. Comunicação, Artes, Educação. 1ed.São Paulo: Estação das letras e cores, 2014, v. 01, p. 198-205.

5.
RODRIGUES, G. F.; PEREIRA, T. R. C. ; ALENCAR, S. S. ; DEMETRESCO, S. ; LOPES, J. M. . ?Rolezinhos? hipervisibilidade midiática e uma reescritura do espaço público-privado dos Shopping Centers de São Paulo. In: Ana Claudia Mei Alves de Oliveira. (Org.). Do sensível ao inteligível. Duas décadas de construção do sentido.. 1ed.São Paulo: Estação das letras e cores, 2014, v. 1, p. 819-833.

6.
RODRIGUES, G. F.; ALENCAR, S. S. ; PEREIRA, T. R. C. ; DEMETRESCO, S. ; LOPES, J. M. . Consumo em São Paulo: formas de partilha do vivido. In: Kathia Castilho; Sylvia Demetresco. (Org.). Consumo - Práticas e Narrativas. 1ed.São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2011, v. 1, p. 111-121.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
RODRIGUES, G. F.. Shopping cidade São Paulo: modos de presença entre passado e presente na Avenida Paulista.. In: Congresso Internacional Comunicação e Consumo, 2015, São Paulo. Comunicon 2015, 2015.

2.
RODRIGUES, G. F.; PEREIRA, T. R. C. ; ALENCAR, S. S. ; LOPES, J. M. ; DEMETRESCO, S. . São Paulo e o Shopping JK Iguatemi: a reconfiguração de um modo de consumir. In: Confibercom, 2014, Braga. Comunicação ibero-americana: os desafios da Internacionalização ? Livro de Atas do II Congresso Mundial de Comunicação ibero-americana. Braga: Lasics, 2014. v. 1.

3.
RODRIGUES, G. F.. Blogs de moda e beleza: da interação entre iguais a ferramenta mercadológica. In: SIEP 2013, 2013, São Paulo. Anais do SIEP: Consumo, 2013. p. 1-11.

4.
ALENCAR, S. S. ; DEMETRESCO, S. ; LOPES, J. M. ; PEREIRA, T. R. C. ; RODRIGUES, G. F. . Identidades do consumo em São Paulo: uma abordagem semiótica dos shoppings centers na produção de sentido para os paulistanos e a metrópole. In: XVII Colóquio do Centro de Pesquisas Sociossemióticas, 2011, São Paulo. XVII Colóquio do CPS, 2011.

Apresentações de Trabalho
1.
OLIVEIRA, A. C. M. A. ; RODRIGUES, G. F. . MERCADOS PÚBLICOS URBANOS: para além do suprimento local, o entretenimento global. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
RODRIGUES, G. F.. O Largo da Batata reescrito como local de fazer político e de militância na cidade de São Paulo. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
RODRIGUES, G. F.. Mercados: lugares da ressignificação dos locais públicos às práticas estritamente privadas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
RODRIGUES, G. F.. Rua Pais Leme e Rua dos Pinheiros: continuità di sensi e percorsi nel processo di risignificazione urbana. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
RODRIGUES, G. F.. Quartiere Pinheiros: risignificazione e riscrittura delle pratiche urbane. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
RODRIGUES, G. F.; Demuru, P. . Riprendersi la città. Partecipazione, spazio pubblico e tecnologie digitali a San Paolo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
RODRIGUES, G. F.. Shopping cidade São Paulo: modos de presença entre passado e presente na Avenida Paulista. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
RODRIGUES, G. F.. Eventos juninos da Rua dos Pinheiros e do Largo da Batata: entre coletividade e individualidade. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
RODRIGUES, G. F.. Blogs de moda e beleza: da interação entre iguais a ferramenta mercadológica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
RODRIGUES, G. F.; LOPES, J. M. ; ALENCAR, S. S. ; PEREIRA, T. R. C. ; DEMETRESCO, S. . São Paulo e o Shopping JK Iguatemi: a reinauguração de um modo de consumir. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
OLIVEIRA, A. C. M. A. ; RODRIGUES, G. F. . Comunicação de moda. Da mídia impressa aos blogs. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

12.
RODRIGUES, G. F.. Blogs de moda e beleza: da interação entre iguais à interação hierarquizada entre blogueiras e leitoras. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
RODRIGUES, G. F.; ALENCAR, S. S. ; DEMETRESCO, S. ; LOPES, J. M. ; PEREIRA, T. R. C. . São Paulo: comércio nos Shopping Centers. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
ALENCAR, S. S. ; DEMETRESCO, S. ; LOPES, J. M. ; PEREIRA, T. R. C. ; RODRIGUES, G. F. . Consumo em São Paulo: formas de partilha do vivido. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

15.
RODRIGUES, G. F.; ALENCAR, S. S. ; DEMETRESCO, S. ; LOPES, J. M. ; PEREIRA, T. R. C. . Identidades do consumo em São Paulo: uma abordagem semiótica dos shoppings centers na produção de sentido para os paulistanos e a metrópole. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
ALENCAR, S. S. ; DEMETRESCO, S. ; LOPES, J. M. ; PEREIRA, T. R. C. ; RODRIGUES, G. F. . Entre o público e o privado: modos de visibilidade do consumo paulistano. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
RODRIGUES, G. F.. O corpo do líder carismático: uma perspectiva semiótica. São Paulo: Programa de Pós-Graduação em Semiótica e Linguística Geral da FFLCH-USP, 2018. (Tradução/Artigo).

2.
RODRIGUES, G. F.. A trajetória dos logos: uma análise comparativa dos logos IBM e Apple, 2015. (Tradução/Artigo).


Demais tipos de produção técnica
1.
OLIVEIRA, A. C. M. A. ; RODRIGUES, G. F. . Seminario de Estudios sobre la ciudad. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
Demuru, P. ; RODRIGUES, G. F. . A semiótica na cidade: uma abordagem sociossemiótica interdisciplinar. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
RODRIGUES, G. F.. Do sensível ao inteligível. Duas décadas de construção do sentido. 2014. (Editoração/Livro).

4.
RODRIGUES, G. F.. São Paulo público & privado. Abordagem sociossemiótica. 2014. (Editoração/Livro).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Compós. MERCADOS PÚBLICOS URBANOS: para além do suprimento local, o entretenimento global. 2018. (Congresso).

2.
ORBICOM. O Largo da Batata reescrito como local de fazer político e de militância na cidade de São Paulo. 2018. (Congresso).

3.
XXIV COLÓQUIO DO CENTRO DE PESQUISAS SOCIOSSEMIÓTICAS.Mercados: lugares da ressignificação dos locais públicos às práticas estritamente privadas. 2018. (Outra).

4.
Colóquio Interncional Greimas.As escapatórias nas narrativas urbanas: o Largo da Batata como sujeito de fazeres estésicos na cidade de São Paulo. 2017. (Outra).

5.
Congresso Ibérico de Semiótica. A moda gastronômica na Rua dos Pinheiros em São Paulo. 2017. (Congresso).

6.
Seminario (Dipartimento di Filosofia e Comunicazione).Quartiere Pinheiros: tra trasformazioni e permanenze delle pratiche urbane lungo le stazioni della linea gialla della metropolitana. 2017. (Seminário).

7.
Seminario sui fondamenti.La circolazione di valori nelle narrazione storiche del quartiere Pinheiros in San Paolo. 2017. (Seminário).

8.
XXIII Colóquio do Centro de Pesquisas Sociossemióticas.Bairro de Pinheiros: ressignificação e reescritura das práticas urbanas na Rua Pais Leme, Largo da Batata e Rua dos Pinheiros. 2017. (Outra).

9.
Congresso da AISS. 2016. (Congresso).

10.
Exclusões: brutalidade e complexidade na economia global. 2016. (Outra).

11.
Imaginário Construir e Habitar a Terra. 2016. (Outra).

12.
Práticas artísticas e o novo ativismo urbano. 2016. (Outra).

13.
Seminário Cidades e Territórios. 2016. (Seminário).

14.
A COMUNICAÇÃO E A CIDADE. 2015. (Encontro).

15.
Biennale dello Spazio Pubblico.Rua Pais Leme e Rua dos Pinheiros: continuità di sensi e percorsi nel processo di risignificazione urbana. 2015. (Outra).

16.
comunicon. Shopping cidade São Paulo: modos de presença entre passado e presente na Avenida Paulista. 2015. (Congresso).

17.
Encontro científico com CUBE da Universidade de Bologna.Quartiere Pinheiros: risignificazione e riscrittura delle pratiche urbane. 2015. (Encontro).

18.
Ibercom. A Reescritura Plástica Dos Imóveis Da Rua Dos Pinheiros E Seus Impactos Nas Interações Locais. 2015. (Congresso).

19.
Pensare il Brasile.Riprendersi la città. Partecipazione, spazio pubblico e tecnologie digitali a San Paolo. 2015. (Oficina).

20.
XXI Colóquio do Centro de Pesquisas Sociossemióticas.Eventos juninos da Rua dos Pinheiros e do Largo da Batata: entre coletividade e individualidade. 2015. (Outra).

21.
Confibercom. São Paulo e o Shopping JK Iguatemi: a reconfiguração de um modo de consumir. 2014. (Congresso).

22.
Confibercom. Blogs de moda e beleza: da interação entre iguais à interação hierarquizada entre blogueiras e leitoras. 2014. (Congresso).

23.
Siacom.Comunicação de moda: Da mídia impressa aos blogs. 2014. (Seminário).

24.
Siacom.Blogs de moda e beleza: da interação entre iguais a ferramenta mercadológica. 2014. (Seminário).

25.
XX Colóquio do Centro de Pesquisas Sociossemióticas.?Rolezinhos?: hipervisibilidade midiática e uma reescritura do espaço público-privado dos Shopping Centers de São Paulo. 2014. (Outra).

26.
Colóquio Internacional Práticas de vida e produção de sentido das metrópoles São Paulo e Roma.São Paulo: comércio nos Shopping Centers. 2013. (Outra).

27.
SIEP. Blogs de moda e beleza: da interação entre. 2013. (Congresso).

28.
Confibercom 2011. Formas de sociabilidade em São Paulo: práticas de vida ritmadas pelo consumo.. 2011. (Congresso).

29.
Seminário Internacional de Pesquisa: Consumo - Práticas e Narrativas.Consumo em São Paulo: formas de partilha do vivido. 2011. (Seminário).

30.
XVII Colóquio do Centro de Pesquisas Sociossemióticas.Identidades do consumo em São Paulo: uma abordagem semiótica dos shoppings centers na produção de sentido para os paulistanos e a metrópole. 2011. (Outra).

31.
Jornada de Pesquisa em Sociossemiótica (CPS). 2010. (Outra).

32.
Quarto Congresso Brasileiro de Pesquisa de Mercado (ABEP). 2010. (Congresso).

33.
XVI Colóquio do Centro de Pesquisas Sociossemióticas.Entre o público e o privado: modos de visibilidade do consumo paulistano. 2010. (Outra).

34.
Terceiro Congresso Brasileiro de Pesquisa de Mercado (ABEP). 2008. (Congresso).

35.
Congresso da ESOMAR (European Society of Market Research) na América Latina. 2006. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
OLIVEIRA, A. C. M. A. ; Demuru, P. ; RODRIGUES, G. F. . Pelos labirintos do saber: homenagem a Umberto Eco. 2016. (Outro).

2.
RODRIGUES, G. F.. XXI Colóquio do Centro de Pesquisas Sociossemióticas. 2015. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
MARCELA YUMI HAYASHI. Um estudo sobre o movimento dos food trucks em São Paulo. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Pesquisa de Mercado Aplicada em Comunicações) - Universidade de São Paulo. Orientador: Graziela Fernanda Rodrigues.

2.
Ana Paula Casado Alcaniz. VISIBILIDADE VIRTUAL: OS NOVOS PARADIGMAS DA PUBLICIDADE EM BLOGS DE MODA. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Pesquisa de Mercado Aplicada em Comunicações) - Universidade de São Paulo. Orientador: Graziela Fernanda Rodrigues.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/01/2019 às 3:09:45