Manoella Rodrigues Pereira Senna Vasconcelos da Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1980448969541525
  • Última atualização do currículo em 04/10/2018


Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGE/UFRJ), na linha de Inclusão, Ética e Interculturalidade. Mestra em Educação pelo PPGE/UFRJ, na linha Inclusão, Ética e Interculturalidade, com Bolsa CAPES (2015 - 2017). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pesquisadora do Laboratório de Pesquisa, Estudos e Apoio à Participação e à Diversidade em Educação - LaPEADE/UFRJ. Durante a graduação, foi bolsista de Iniciação Científica da CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e atuou no Observatório Nacional da Educação Especial (ONEESP) e no Observatório da Educação Especial no Rio de Janeiro (OEERJ) (2011 - 2014). Área de Estudos/Atuação: Inclusão em Educação; Gestão Educacional/Escolar; Orientação Educacional. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Manoella Rodrigues Pereira Senna Vasconcelos da Silva
Nome em citações bibliográficas
SENNA, Manoella


Formação acadêmica/titulação


2018
Doutorado em andamento em Educação.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Orientador: Mônica Pereira dos Santos.
2015 - 2017
Mestrado em Educação.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: (Re)visitando culturas, políticas e práticas de inclusão em educação no nível da gestão municipal de educação: a 2ª CRE em ação,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Mônica Pereira dos Santos.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Inclusão em Educação; Gestão Educacional; Perspectiva Omnilética.
Grande área: Ciências Humanas
2017
Especialização em andamento em MBA em Gestão EScolar. (Carga Horária: 400h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2010 - 2014
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Inclusão em Educação: o que pensam os gestores da Educação Especial do município do Rio de Janeiro?.
Orientador: Mônica Pereira dos Santos.
2007 - 2009
Ensino Médio (2º grau).
Unidade Integrada Garriga de Menezes, UIGM, Brasil.
1999 - 2006
Ensino Fundamental (1º grau).
Unidade Integrada Garriga de Menezes, UIGM, Brasil.




Formação Complementar


2011
Francês Intermediário.
Centro Britânico - Escola de Idiomas, CENTRO BRITÂNICO, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em Mediação Escolar e Inclusão. (Carga horária: 48h).
Universidade Santa Úrsula, USU, Brasil.
2016 - 2016
O papel do orientador. (Carga horária: 6h).
Centro de Estudos da Escola da Vila, ESCOLA DA VILA, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em Curso de Extensão "Qualificação em Neuropsicologia e Aprendizagem". (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Gestão da Educação Especial na Perspectiva da Educ. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2012 - 2012
Síndrome de Down: Como auxiliar no desenvolvimento. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Distúrbios de aprendizagem no ambiente escolar. (Carga horária: 16h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em LIBRAS. (Carga horária: 2h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2011 - 2011
Gestão de ambientes Culturais Inclusivos:. (Carga horária: 24h).
Centro Cultural Justiça Federal, CCJF, Brasil.
2011 - 2011
Desenvolvendo o Index de Inclusão em Educação. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2010 - 2011
Francês Básico. (Carga horária: 68h).
Centro Britânico - Escola de Idiomas, CENTRO BRITÂNICO, Brasil.
2007 - 2009
Curso Avançado de Inglês. (Carga horária: 180h).
Instituto Brasil - Estados Unidos, IBEU, Brasil.


Atuação Profissional



Unidade Integrada Garriga de Menezes, UIGM, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Orientadora Educacional, Enquadramento Funcional: Orientadora Educacional - Fundamenal I

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário Pedagogia - Orientação Educacional


Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2014
Vínculo: Bolsita Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica


Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaboradora
Outras informações
Membro integrante da Comissão de Extensão e da Secretaria do Laboratório de Pesquisas, Estudos e Apoio à Participação e à Diversidade em Educação - LaPEADE

Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora Colaboradora, Carga horária: 4
Outras informações
Pesquisadora Colaboradora do LaPEADE - Laboratório de Pesquisa, Estudos e Apoio à Participação e à Diversidade em Educação - Faculdade de Educação / UFRJ

Vínculo institucional

2011 - 2014
Vínculo: Bolsita Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Fortalecendo os Conselhos Escola-Comunidade da 2ª CRE: Processos Omniléticos de inclusão em ação
Descrição: Este projeto trata-se de uma pesquisa, de caráter colaborativo, junto a 2ª Coordenadoria Regional de Educação do Município do Rio de Janeiro (2ª CRE) cujo objetivo é fortalecer o trabalho dos Conselhos Escola Comunidade de quatro escolas públicas municipais do Rio de Janeiro. Este projeto foi solicitado pela 2ª CRE à equipe do Laboratório de Pesquisas, Estudos, e Apoio à Participação e à Diversidade em Educação (LaPEADE), coordenado pelas professoras Drª Sandra Cordeiro de Melo e Drª Mônica Pereira dos Santos , da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Manoella Rodrigues Pereira Senna Vasconcelos da Silva - Integrante / Sandra Cordeiro de Melo - Coordenador / Monica dos Santos - Integrante / Regina Maria de Souza Correia Pinto - Integrante / Carolina Barreiros de Lima - Integrante / raimunda nonata martins de oliveira - Integrante.
2014 - 2017
Desenvolvendo o Index para Inclusão na Gerência de Educação da Segunda Coordenadoria Regional de Educação da Rede Municipal do Município do Rio de Janeiro.

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Mônica Pereira dos Santos em 28/01/2015.
Descrição: Objetivo do projeto: Instituir uma cultura de autorrevisão junto à Equipe de Gerência de Educação da 2ª Coordenadoria Regional de Educação do município do Rio de Janeiro, tendo em vista uma orientação inclusiva de gestão e seus respectivos impactos no cotidiano das escolas de sua jurisdição..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Manoella Rodrigues Pereira Senna Vasconcelos da Silva - Integrante / Mônica Pereira dos Santos - Coordenador.
2010 - 2014
Projeto de Pesquisa : Culturas, Políticas e Práticas de Inclusão em Educação Superior: As Vozes doss Formadores de Professores
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Manoella Rodrigues Pereira Senna Vasconcelos da Silva - Integrante / Mônica Pereira dos Santos - Coordenador / Elisa Maria Macãs Fernandes de Castro Filgueiras - Integrante.
2010 - 2014
Observatório da Educação Especial no Estado do Rio de Janeiro (OEERJ)
Descrição: Articulado com o Observatório Nacional da Educação Especial (ONEESP), o Observatório da Educação Especial no Estado do Rio de Janeiro (OEERJ) pretende avaliar a políricas de implementação das Salas de Recursos Multifuncionais (SRMs) e investigar quais são os limites e as possibilidades dessas SRMs no âmbito do estadual, nos municípios do Rio de Janeiro, Niterói, Petrópolis e Nova Iguaçu. A metodologia adotada é a colaborativa e a coleta de dados será realizada por entrevistas com as gestoras da educação especial dos municípios, grupos focais com os professores das SRMs e uma survey disponibilizada pelo Observatório Nacional..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Manoella Rodrigues Pereira Senna Vasconcelos da Silva - Integrante / Mônica Pereira dos Santos - Coordenador / Valdelúcia Alves da Costa - Integrante / Silvilene de Barros Ribeiros Morais - Integrante / Celeste Azulay Kelman - Integrante / Edicléa Mascarenhas Fernandes - Integrante / Allan Rocha Damasceno - Integrante / Evanir da Rocha Motta - Integrante / Angela Maria Venturini - Integrante.
2010 - 2014
Observatório Nacional da Educação Especial (ONEESP): Estudo em Rede Nacional Sobre as Salas de Recursos Multifuncionais nas Escolas Comuns
Descrição: Apesar do crescimento expressivo da produção científica na área de Educação Especial, o conhecimento que vem sendo produzido tem tido pouco ou nenhum impacto na definição dos caminhos que as políticas educacionais para a escolarização de crianças e jovens com necessidades educacionais especiais têm assumido no país. Isso acontece em parte pela falta de articulação entre pesquisadores e seus projetos, resultando em produções reiterativas e que acabam tendo muito pouca visibilidade. Considerando a importância atual da articulação da produção científica em contextos de redes colaborativas de pesquisa, a presente proposta visa a fomentar a criação do Observatório Nacional de Educação Especial (Oneesp), cujo foco será a produção de estudos integrados sobre políticas e práticas direcionadas para a questão da inclusão escolar na realidade brasileira. O presente projeto de pesquisa pretende inaugurar as atividades do Oneesp e terá como foco uma avaliação de âmbito nacional do programa de implantação de Salas de Recursos Multifuncionais (SRMs), promovido pela Secretaria de Educação Especial/MEC que desde 2005 vem apoiando a criação deste serviço de atendimento educacional especializado (AEE). Segundo dados do MEC, entre os anos de 2005 a 2009, foram financiadas 15.551 SRMs para 4.564 municípios brasileiros, espalhadas em todos os estados. Em que medida este tipo de serviço tem apoiado a escolarização de crianças e jovens com necessidades educacionais especiais? Que limites e possibilidades as SRMs oferecem? Para responder a essas questões 25 pesquisadores provenientes de 16 estados brasileiros, representantes de 22 universidades e de 18 programas de pós-graduação, estão se propondo a conduzir um estudo em rede cujo delineamento misto envolverá estudos locais nos municípios com professores de salas de recursos, baseados na metodologia da pesquisa colaborativa que tem como foco produzir simultaneamente conhecimento e formação; combinado com um estudo nacional do tipo survey..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) / Mestrado acadêmico: (10) / Doutorado: (5) .
Integrantes: Manoella Rodrigues Pereira Senna Vasconcelos da Silva - Integrante / Mônica Pereira dos Santos - Integrante / Valdelúcia Alves da Costa - Integrante / Enicéia Gonçalves Mendes - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Inclusão em Educação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Especial.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Gestão Educacional/ Gestão Escolar.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Orientação Educacional.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Libras
Compreende Pouco.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2017
Aprovada e Classificada em 1º lugar na linha Inclusão, Ética e Interculturalidade Doutorado em Educação, PPGE/UFRJ.
2015
Aprovada e Classificada em 2º lugar na linha Inclusão, Ética e Interculturalidade - Mestrado em Educação, PPGE/UFRJ.
2015
Bolsista CAPES - Mestrado, CAPES.
2014
Bolsista de Iniciação Científica, CAPES.
2014
Melhor trabalho da sessão - Indicado a publicação - "Inclusão em Educação", JICTAC/ UFRJ.
2014
Melhor trabalho da sessão Indicado a publicação - "Um olhar omnilético", JICTAC/UFRJ.
2013
Bolsista de Iniciação Científica, CAPES.
2013
Melhor trabalho da sessão Indicado a publicação - "O Index para inclusão", JICTAC/ UFRJ.
2012
Bolsista de Iniciação Científica, CAPES.
2011
Bolsista de Iniciação Científica, CAPES.
2010
Aprovada em 8º lugar no vestibular UFF - 2010/ Pedagogia, UFF.
2010
Aprovada em 3º lugar no vestibular UFRJ - 2010 / Pedagogia, UFRJ.
2010
Aprovada em 1º lugar no vestibular PUC - 2010 / Pedagogia, PUC.
2010
Aprovada em 21º lugar no vestibular UERJ - 2010 / Pedagogia, UERJ.
2008
Certificate of Achievement - Academic Excellence, Instituto Brasil Estados Unidos - IBEU.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SENNA, Manoella2018SENNA, Manoella; SANTOS, Mônica P. ; PINTO, R. M. S. C. . (Re)vendo culturas, políticas e práticas de inclusão em educação: a formação continuada da gestão municipal de educação por meio da pesquisa-ação. Pesquisa e Prática em Educação Inclusiva, v. 1, p. 116-126, 2018.

2.
SANTOS, Mônica P.2017 SANTOS, Mônica P. ; SENNA, Manoella ; PINTO, R. M. S. C. ; LIMA, C. B. . Desenvolvendo o Index para Inclusão no contexto brasileiro: experiências de reflexão/ação sobre processos de inclusão e exclusão em Educação. PERCURSO ACADÊMICO, v. 7, p. 1-20, 2017.

3.
SENNA, Manoella2014SENNA, Manoella; MOTTA, Evanir da R. . O Index para inclusão na formação continuada dos professores de. Revista do CFCH, v. 1, p. 1-5, 2014.

Capítulos de livros publicados
1.
SENNA, Manoella. Inclusão em Educação e Gestão Educacional na Perspectiva Omnilética. In: Mônica Pereira dos Santos; Regina Maria de Souza Correia. (Org.). Ensaios sobra a Inclusão em Educação. 1ed.Curitiba: CRV, 2017, v. 1, p. 61-73.

2.
SANTOS, Mônica P. ; FONSECA, M. P. S. ; SENNA, Manoella ; RADUSEWSKI, L. D. ; NASCIMENTO, A. G. . O que pensam professore de futuros professores sobre inclusão? Analisando o que sabem e o que fazem. In: Allan Damasceno; Celia Regina Otranto. (Org.). Políticas educacionais e formação de professores: pesquisas em confluência. 1ed.Seropédica: UFRRJ, 2013, v. , p. 1-148.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SENNA, Manoella. A importância da união entre a família e a escola. Jornal do Brasil, Jornal - Internet, 30 abr. 2015.

2.
SENNA, Manoella. A importância da união entre a família e a escola. Folha Dirigida, Jornal Impresso, 14 abr. 2015.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SENNA, Manoella; FREITAS, L. C. ; PINTO, E. M. S. C. . Diversidade de Gênero e Sexuais e Inclusão em Educação: Refletindo na/com a gestão. In: IV Seminário Internacional Inclusão em Educação: Universidade e Participação - Inclusão, Ética e Interculturalidade, 2016, Rio de Janeiro. Anais do IV Seminário Internacional Inclusão em Educação: Universidade e Participação - Inclusão, Ética e Interculturalidade, 2016.

2.
SANTOS, M. ; NASCIMENTO, L. M. F. ; SENNA, Manoella ; MARQUES, D. V. . Formação de Professores e Gestores para a Inclusão: diálogos entre pesquisas. In: IV Seminário Internacional Inclusão em Educação: Universidade e Participação - Inclusão, Ética e Interculturalidade, 2016, Rio de Janeiro. Anais do IV Seminário Internacional Inclusão em Educação: Universidade e Participação - Inclusão, Ética e Interculturalidade, 2016.

3.
SANTOS, Mônica P. ; SENNA, Manoella ; PINTO, E. M. S. C. . 'Que negócio é esse? Que bicha é esse que você mandou para mim? ? O corpo como lugar de exclusão e inclusão na escola. In: 12ª Reunião Científica Regional Sudeste da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPED), 2016. Anais da 12ª Reunião Científica Regional Sudeste de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPED), 2016.

4.
SENNA, Manoella; COSTA, E. S. ; SANTOS, M. . Reflexões sobre o papel das salas de recursos multifuncionais no processo de inclusão em educação. In: IV Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão, 2015, Rio de Janeiro. Anais IV CEDUCE - Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão, 2015.

5.
SANTOS, M. ; SENNA, Manoella . Inclusão em Educação: experiências de formação docente a partir de uma escola de governo. In: II CONEDU - Congresso Nacional de Educação, 2015, Campina Grande. Anais II CONEDU - (2015), 2015. v. 2. p. 1-11.

6.
VENTURINI, Angela Maria ; SENNA, Manoella . Os limites e as possibilidades das Salas de Recursos Multifuncionais: as vozes dos professores. In: Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2014, São Carlos. Anais do Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2014. v. 1.

7.
SANTOS, Mônica P. ; SENNA, Manoella ; MOTTA, Evanir da R. . A avaliação da aprendizagem da sala de recursos multifuncionais no estado do Rio de Janeiro em uma perspectiva omnilética. In: VII Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial, 2013, Londrina. Anais do VII Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial, 2013. p. 76-85.

8.
SANTOS, Mônica P. ; SENNA, Manoella ; AGRA, Michelli . Observatório da Educação Especial no Estado do Rio de Janeiro: primeiras análises. In: II Seminário Nacional de Educação Especial / XIII Seminário Capixaba de Educação Inclusiva, 2012, Vitória - ES. II Seminário Nacional de Educação Especial / XIII Seminário Capixaba de Educação Inclusiva, 2012.

9.
SANTOS, Mônica P. ; SENNA, Manoella . O papel do gestor da educação especial e o plano de desenvolvimento da educação: tessituras e rupturas. In: V Congresso Brasileiro de Educação Especial e VII Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial, 2012, São Carlos. V Congresso Brasileiro de Educação Especial e VII Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial, 2012.

10.
BRAGA, A. M. L. ; SENNA, Manoella ; KELMAN, C. A. ; NASCIMENTO, T. M. F. . Mediação Semiótica no desenvolvimento e educação de criança com Síndrome de Rett. In: V Congresso Brasileiro de Educação Especial e VII Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial, 2012, São Carlos. V Congresso Brasileiro de Educação Especial e VII Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial, 2012.

11.
FILGUEIRAS, E. M. M. F. C. ; SENNA, Manoella . Do local ao Global: encurtando as distâncias entre pesquisadores - reflexões sobre uma experiência de pesquisa em rede. In: VI Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias - práticas/teorias sociais na contemporaineidade, 2011, Rio de Janeiro. VI Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias - práticas/teorias sociais na contemporaineidade, 2011.

12.
MORAIS, S. B. R. ; AGRA, Michelli ; SENNA, Manoella . Políticas e Práticas Inclusivas nos Espaços de Educação Não Formal. In: VI congresso Multidisciplinar de Educação Especial e VII Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial, 2011, Londrina - Paraná. VII ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL, 2011.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SENNA, Manoella; ARAUJO, F. S. ; CASTRO, M. . Gestão Democrática nos Planos Estaduais de Educação: Percepções sobre desempenho e participação. In: XI SEMINÁRIO REGIONAL SUDESTE DA ANPAE - XI ENCONTRO REGIONAL SUDESTE DA ANFOPE - POLÍTICA, GESTÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: (CONTRA)REFORMAS E RESISTÊNCIAS, 2018, NITEROI. XI SEMINÁRIO REGIONAL SUDESTE DA ANPAE - XI ENCONTRO REGIONAL SUDESTE DA ANFOPE - POLÍTICA, GESTÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: (CONTRA)REFORMAS E RESISTÊNCIAS, 2018.

2.
SENNA, Manoella; MARQUES, D. V. ; RODRIGUES, E. O. . Inclusão em Educação: Um Olhar Omnilético de sobre as Políticas e Ações Docentes no Ensino Superior. In: XXXVI Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural UFRJ, 2014, Rio de Janeiro. Livro de Resumos XXXVI Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural UFRJ, 2014. p. 371-371.

3.
SENNA, Manoella; SANTOS, Mônica P. . A Gestão da Educação Especial do Município do Rio de Janeiro e o Processo de Inclusão em Educação. In: XXXVI Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural UFRJ, 2014, Rio de Janeiro. Livro de Resumos XXXVI Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural UFRJ. p. 279-279.

4.
SENNA, Manoella; MARQUES, D. V. ; COSTA, E. S. ; RODRIGUES, M. A. . Inclusão em Educação no Estado do Rio de Janeiro: Das Políticas Públicas às Práticas Docentes. In: XXXVI Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural UFRJ, 2014, Rio de Janeiro. Livro de Resumos XXXVI Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural UFRJ, 2014. p. 367-367.

5.
SENNA, Manoella; MOTTA, Evanir da R. . O Index para Inclusão na Formação Continuada dos Professores de Salas de Recursos Multifuncionais. In: XXXV Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural UFRJ, 2013, Rio de Janeiro. XXXV Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural UFRJ - Livro de Resumos, 2013.

6.
SENNA, Manoella; NASCIMENTO, A. G. ; MOTTA, Evanir da R. . Inclusão/Exclusão no Ensino Superior: O que Pensam os Professores de Brasil e Portugal?. In: XXXV Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural UFRJ, 2013, Rio de Janeiro. XXXV Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural UFRJ - Livro de Resumos, 2013.

7.
SENNA, Manoella; MOTTA, Evanir da R. . Observatório da Educação Especial no Rio de Janeiro: as culturas, políticas e práticas de inclusão presentes nas narrativas dos professores das salas de recursos multifuncionais. In: XXXIV Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural da UFRJ, 2012, Rio de Janeiro. XXXIV Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural da UFRJ, 2012.

8.
MOTTA, Evanir da R. ; SENNA, Manoella ; NASCIMENTO, A. G. . O que pensam sobre inclusão formadores de futuros professores de uma universidade pública: um foco no seu grau de motivação e na sua prática. In: XXXIV Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural da UFRJ, 2012, Rio de Janeiro. XXXIV Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural da UFRJ, 2012.

9.
FILGUEIRAS, E. M. M. F. C. ; SENNA, Manoella ; SANTOS, Mônica P. ; LUNA, Maria Isabel . Culturas, políticas e práticas de inclusão em educação superior: as vozes dos formadores de professores. In: III CBE - Formação de Professores: compromissos e desafios da Educação Pública, 2011, Bauru - SP. III CBE - Formação de Professores: compromissos e desafios da Educação Pública, 2011.

10.
SENNA, Manoella; AGRA, Michelli . Observatório Nacional da Educação Especial: Estudo em Rede Nacional Sobre as Salas de Recursos Multifuncionais nas Escolas Comuns do Rio de Janeiro - Apresentação e Reflexões sobre a pesquisa em desenvolvimento. In: XXXIII Jornada Giulia Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural, 2011, Rio de Janeiro. XXXIII Jornada Giulia Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural, 2011.

11.
AGRA, Michelli ; SENNA, Manoella ; LUNA, Maria Isabel . Os transtornos globais do gesenvolvimento como desencadeadores de possíveis soluções aos transtornos globais da educação. In: XXXIII Jornada Giulia Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural, 2011, Rio de Janeiro. XXXIII Jornada Giulia Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural, 2011.

Apresentações de Trabalho
1.
SENNA, Manoella; ARAUJO, F. S. ; CASTRO, M. . Gestão Democrática nos Planos Estaduais de Educação: Percepções sobre desempenho e participação. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SENNA, Manoella; SANTOS, M. ; COSTA, E. S. . Reflexões sobre o papel das salas de recursos multifuncionais no processo de inclusão em educação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SANTOS, M. ; SENNA, Manoella . Inclusão em Educação: experiências de formação docente a partir de uma escola de governo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SENNA, Manoella; SANTOS, Mônica P. . A Gestão da Educação Especial do Município do Rio de Janeiro e o Processo de Inclusão em Educação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SENNA, Manoella; MARQUES, D. V. ; RODRIGUES, E. O. . Inclusão em Educação: Um Olhar Omnilético de sobre as Políticas e Ações Docentes no Ensino Superior. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SENNA, Manoella; MARQUES, D. V. ; COSTA, E. S. ; RODRIGUES, M. A. . Inclusão em Educação no Estado do Rio de Janeiro: Das Políticas Públicas às Práticas Docentes. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SANTOS, Mônica P. ; SENNA, Manoella ; AGRA, Michelli . Observatório da Educação Especial no Estado do Rio de Janeiro: primeiras análises. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
MOTTA, Evanir da R. ; SENNA, Manoella ; NASCIMENTO, A. G. . O que pensam sobre inclusão formadores de futuros professores de uma universidade pública: um foco no seu grau de motivação e na sua prática. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
SENNA, Manoella; MOTTA, Evanir da R. . Observatório da Educação Especial no Rio de Janeiro: as culturas, políticas e práticas de inclusão presentes nas narrativas dos professores das salas de recursos multifuncionais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
BRAGA, A. M. L. ; SENNA, Manoella ; KELMAN, C. A. ; NASCIMENTO, T. M. F. . Mediação Semiótica no desenvolvimento e educação de criança com Síndrome de Rett. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
FILGUEIRAS, E. M. M. F. C. ; SENNA, Manoella . Do local ao Global : Encurtanto as distâncias entre pesquisadores - reflexões sobre uma experiência de pesquisa em rede. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
FILGUEIRAS, E. M. M. F. C. ; SENNA, Manoella ; LUNA, Maria Isabel . Educação a Distância. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
FILGUEIRAS, E. M. M. F. C. ; SENNA, Manoella ; LUNA, Maria Isabel ; SANTOS, Mônica P. . Culturas, políticas e práticas de inclusão em educação superior: as vozes dos formadores de professores. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
AGRA, Michelli ; SENNA, Manoella ; LUNA, Maria Isabel . Os transtornos globais do gesenvolvimento como desencadeadores de possíveis soluções aos transtornos globais da educação. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
SENNA, Manoella; SOUZA, Z. C ; LUNA, Maria Isabel ; PEIXOTO, A ; GOMES, S. ; ANDRADE, R. . Educação Especial: Reflexões sobre os efeitos do Neoliberalismo, as políticas de inclusão e o IBC. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
MORAIS, S. B. R. ; AGRA, Michelli ; SENNA, Manoella . Políticas e Práticas Inclusivas nos Espaços de Educação Não Formal. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
SENNA, Manoella; AGRA, Michelli . Observatório Nacional da Educação Especial: Estudo em Rede Nacional Sobre as Salas de Recursos Multifuncionais nas Escolas Comuns do Rio de Janeiro - Apresentação e Reflexões sobre a pesquisa em desenvolvimento. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
SENNA, Manoella; SCHERER, L. C. B. . ?Conectados?: As redes sociais e a educação das crianças. 2018; Tema: Educação. (Blog).

2.
SENNA, Manoella. Organização, Responsabilidade e Disciplina no processo de aprendizagem. 2017; Tema: Educação. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
SANTOS, Mônica P. ; SENNA, Manoella ; SANTIAGO, M. C. ; MELO, S. C. . Curso de Extensão de Atualização em Inclusão em Educação. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
SANTOS, Mônica P. ; MELO, S. C. ; SANTIAGO, M. C. ; SENNA, Manoella ; LAGO, M. ; VENTURINI, Angela Maria . Curso de Atualização em Gestão da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva 2013. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
SANTOS, Mônica P. ; KELMAN, C. A. ; SANTIAGO, M. C. ; DAMASCENO, A. R. ; FERNANDES, E. M. ; SENNA, Manoella . Ciclo de Atualização em Inclusão em Educação de Professores de Salas de Recursos Multifuncionais do Observatório de Educação Especial do Rio de Janeiro (OEERJ). 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
FREITAS, J. G. O. ; SENNA, Manoella ; SANTOS, Mônica P. ; MELO, S. C. ; SANTIAGO, M. C. . Inclusão em Educação: Gênero e Homossexualidade em Discussão. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
SENNA, Manoella. Seminário Internacional Inclusão em Educação: Universidade e Participação 3. 2013. (Coordenador de Sessão de Pôster).

6.
SANTOS, Mônica P. ; SENNA, Manoella ; FONSECA, M. P. S. ; NASCIMENTO, A. G. ; LAGO, M. ; VENTURINI, Angela Maria ; MORAIS, S. B. R. ; MOTTA, Evanir da R. ; RADUSEWSKI, L. D. . Curso de Atualização em Gestão da Educação Especial da Perspectiva da Educação Inclusiva 2012. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
FREITAS, J. G. O. ; SENNA, Manoella ; SANTOS, Mônica P. ; MELO, S. C. ; SANTIAGO, M. C. . Inclusão em Educação: Gênero e Homossexualidade em Discussão. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
FREITAS, J. G. O. ; BRITO, L. T. ; FONSECA, M. P. S. ; SENNA, Manoella . Curso de Extensão ' Inclusão em Educação: Gênero e Homossexualidade em discussão'. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Seminário Itinerante de Educação e Prática Pedagógica ASFOE e CEC - "Dificuldades de Educar em tempos de Modernidade Líquida". 2018. (Seminário).

2.
Seminário Inclusão e Mediação Escolar. 2017. (Seminário).

3.
12ª Reunião Científica Regional Sudeste da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPED). 2016. (Congresso).

4.
12ª Reunião Científica Regional Sudeste da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPED). QUE NEGÓCIO É ESSE? QUE BICHA É ESSE QUE VOCÊ MANDOU PRA MIM?? O CORPO COMO LUGAR DE EXCLUSÃO E INCLUSÃO NA ESCOLA. 2016. (Congresso).

5.
I Simpoósio de Mediação Escolar e Inclusão: Cotidianos e desafios escolares.Mesa: Inclusão, Políticas Públicas e Mediação Escolar: Diálogos e contradições para a Inclusão de Alunos com Necessidades Especiais.. 2016. (Simpósio).

6.
IV Seminário Internacional Inclusão em Educação: Universidade e Participação - Inclusão, Ética e Interculturalidade.Diversidade de Gênero e Sexuais e Inclusão em Educação: Refletindo na/com a gestão. 2016. (Seminário).

7.
IV Seminário Internacional Inclusão em Educação: Universidade e Participação - Inclusão, Ética e Interculturalidade.Mediadora das Apresentações de Comunicação Oral. 2016. (Seminário).

8.
IV Seminário Internacional Inclusão em Educação: Universidade e Participação - Inclusão, Ética e Interculturalidade.Formação de Professores e Gestores para a Inclusão: diálogos entre pesquisas. 2016. (Seminário).

9.
IV Seminário Internacional Inclusão em Educação: Universidade e Participação - Inclusão, Ética e Interculturalidade.Dinamizadora do Círculo Omnilético. 2016. (Seminário).

10.
IV Seminário Internacional Inclusão em Educação: Universidade e Participação - Inclusão, Ética e Interculturalidade.Inclusão, Ética e Interculturalidade em Educação: Formação Docente. 2016. (Seminário).

11.
IX Seminário A alfabetização nas cidades do Rio de Janeiro. 2016. (Seminário).

12.
II Congresso Nacional de Educação - CONEDU. Inclusão em Educação: experiências de formação docente a partir de uma escola de governo. 2015. (Congresso).

13.
IV Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão.Reflexões sobre o papel das salas de recursos multifuncionais no processo de inclusão em educação. 2015. (Outra).

14.
V Congresso Internacional de Dislexia ³todomundopodeler. 2015. (Congresso).

15.
Dialogando sobre Trabalho Escravo - CREJA. 2014. (Encontro).

16.
II Simpósio Comportamentoinfantil.com. 2014. (Simpósio).

17.
Sala de Leitura. 2013. (Encontro).

18.
Seminário Internacional Inclusão em Educação: Universidade e Participação 3. 2013. (Seminário).

19.
VII Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial e VII Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. A avaliação da aprendizagem da sala de recursos multifuncionais no estado do Rio de Janeiro em uma perspectiva omnilética. 2013. (Congresso).

20.
Quartas Abertas 2012 - Construindo um perspectiva omnilética de inclusão/exclusão em Educação : Inclusão: Culturas, políticas e práticas na formação de professores em educação física da UFRJ. 2012. (Encontro).

21.
V Congresso Brasileiro de Educação Especial e VII Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial. O papel do gestor da educação especial e o plano de desenvolvimento da educação: tessituras e rupturas. 2012. (Congresso).

22.
V Congresso Brasileiro de Educação Especial e VII Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial. Mediação Semiótica no desenvolvimento e educação de criança com Síndrome de Rett. 2012. (Congresso).

23.
Audiência Pública - discussão da Meta 4 do PNE - ALERJ. 2011. (Outra).

24.
Caminho da Inclusão 2011: II Fórum de Inclusão da Pessoa com Deficiência. 2011. (Encontro).

25.
Fórum Estadual em Defesa da Escola Pública. 2011. (Outra).

26.
I Encontro do Projeto de Extensão "Conversas com/sobre pedagogos". 2011. (Encontro).

27.
II Encontro do Projeto de Extensão " Conversas com/sobre pedagogos". 2011. (Encontro).

28.
III CBE - Formação de professores: compromissos e desafios da educação pública. Culturas, políticas e práticas de inclusão em educação superior: as vozes dos formadores de professores. 2011. (Congresso).

29.
III Encontro do Projeto de Extensão " Conversas com/sobre pedagogos" - Formação de Pedagogos para a Educação Infantil. 2011. (Encontro).

30.
Oficina: Cinema e educação. 2011. (Oficina).

31.
Palestra - Internacionalização e Mobilidades : novas formas de cooperação no ensino superior. 2011. (Encontro).

32.
Quartas Abertas 2011: Desigualdade nas Culturas, Políticas e Práticas Institucionais: Religião.. 2011. (Encontro).

33.
Quartas Abertas 2011: Desigualdade nas Culturas, Políticas e Práticas Institucionais. O Direito de Aprender : acesso, permanência e exclusão. 2011. (Encontro).

34.
Quartas Abertas 2011- Desigualdade nas Culturas, Políticas e Práticas Institucionais: Alunado da Educação Especial. 2011. (Encontro).

35.
Quartas Abertas 2011 - Desigualdade nas Culturas, Políticas e Práticas Institucionais: Racismo. 2011. (Encontro).

36.
Quartas Abertas 2011 - Desigualdade nas Culturas Políticas e Práticas Institucionais: Formação e Condições de Trabalho Docente. 2011. (Encontro).

37.
VI Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial e VII Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (30 horas). Políticas e Práticas Inclusivas nos Espaços de Educação Não Formal. 2011. (Congresso).

38.
VI Seminário Internacional As Educativas e as Tecnologias - práticas/teorias sociais na contemporaineidade.Do local ao Global: encurtando as distâncias entre pesquisadores - reflexões sobre uma experiência de pesquisa em rede. 2011. (Seminário).

39.
VI Seminário Internacional As redes Educativas e as tecnologias: práticas/teorias sociais na contemporaneidade. 2011. (Seminário).

40.
XII Semana de Educação da UFRJ.Educação Especial: Reflexões sobre os efeitos do Neoliberalismo, as políticas de inclusão e o IBC. 2011. (Outra).

41.
XXXIII Jornada Giulia Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural. 2011. (Outra).

42.
XXXIII Jornada Giulia Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural.Observatório Nacional da Educação Especial: Estudo em Rede Nacional Sobre as Salas de Recursos Multifuncionais nas Escolas Comuns do Rio de Janeiro - Apresentação e Reflexões sobre a pesquisa em desenvolvimento. 2011. (Outra).

43.
Classe Hospitalar Jesus : Incluindo há 60 anos. 2010. (Encontro).

44.
Encontro Januzzi em foco. 2010. (Encontro).

45.
Seminário Internacional de Inclusão em Educação: Universidade e Participação 2. 2010. (Seminário).

46.
Seminário Linguagem em Foco : Educação Bilíngue para Surdos. 2010. (Seminário).

47.
XI Semana de Educação - Educação além do que se vê : (Des) Construindo Identidades. 2010. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SANTOS, Mônica P. ; SANTOS, M. ; SANTIAGO, M. C. ; MELO, S. C. ; SENNA, Manoella . IV Seminário Internacional Inclusão em Educação: Universidade e Participação - Inclusão, Ética e Interculturalidade. 2016. (Congresso).

2.
RIBEIRO, C. C. ; SENNA, Manoella . I Simpósio de Mediação Escolar e Inclusão: Cotidianos e desafios escolares. 2016. (Outro).

3.
SANTOS, M. ; SANTOS, Mônica P. ; SENNA, Manoella . Mostra LaPEADE de Extensão e Pesquisa - Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2015. 2015. (Outro).

4.
SANTOS, Mônica P. ; SENNA, Manoella ; NASCIMENTO, A. G. . Seminário Internacional Inclusão em Educação. 2013. (Congresso).

5.
SENNA, Manoella; MORAIS, S. B. R. . Caminho da Inclusão 2011: II Fórum de Inclusão da Pessoa com Deficiência -. 2011. (Outro).

6.
SENNA, Manoella; LUNA, Maria Isabel ; RADUSEWSKI, L. D. ; MORAIS, S. B. R. ; SANTOS, Mônica P. . Seminário 30 anos do AIPD - Ano Internacional da Pessoa Deficiente: desconstruindo estigmas, rotulações e preconceitos. 2011. (Outro).

7.
SENNA, Manoella. XII Semana de Educação da UFRJ : Desafios socias e possibilidades educacionais. 2011. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/10/2018 às 4:38:20