Jeanine Geraldo Javarez

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2987430893030367
  • Última atualização do currículo em 24/09/2018


Licenciada em Letras com habilitação em Português e Inglês, pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2014), é especialista em Narrativas Visuais, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, e mestre em Estudos da Linguagem, pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, tendo defendido a dissertação "O animal que me tornei: metamorfose e animalidade como teorização do conceito de identidade", sob orientação do professor Doutor Fábio Augusto Steyer. Tem experiência de pesquisa nos temas: literatura brasileira, literatura comparada, literatura e história, literatura e cinema, literatura e filosofia, teorias da recepção, semiótica literária, crítica literária, teorias da identidade e animalidade. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Jeanine Geraldo Javarez
Nome em citações bibliográficas
JAVAREZ, J. G.;JAVAREZ, Jeanine Geraldo

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal do Paraná, Pró Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação, Campus Pinhais.
Rua Humberto de Alencar Castello Branco
Jardim Amélia
83330200 - Pinhais, PR - Brasil
Telefone: (41) 33754974
URL da Homepage: pinhais.ifpr.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2016 - 2017
Mestrado em Linguagem, Identidade e Subjetividade.
Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.
Título: O animal que me tornei: metamorfose e animalidade como teorização do conceito de identidade em Lygia Fagundes Telles,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Fábio Augusto Steyer.
Palavras-chave: identidade; Metamorfose; Animalidade; Lygia Fagundes Telles.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2015 - 2017
Especialização em Narrativas Visuais. (Carga Horária: 360h).
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
Título: O discurso indireto livre na narrativa cinematográfica: Análise do filme "As Meninas".
Orientador: Rogério Caetano de Almeida.
2011 - 2014
Graduação em Letras Português/ Inglês.
Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.
Título: O mal está no gênero humano: uma análise literário-filosófica sobre o pessimismo schopenhaueriano nos romances "Ciranda de pedra" e "As meninas", de Lygia Fagundes Telles.
Orientador: Fábio Augusto Steyer.
2006 - 2009
Ensino Médio (2º grau).
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Extensão universitária em Escrita criativa: o texto narrativo. (Carga horária: 50h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2017 - 2017
Extensão universitária em Translingual Practice and the Teaching of English. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em Anotações de Leitura de Guimarães Rosa. (Carga horária: 40h).
Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.
2011 - 2011
Distúrbios de Aprendizagem e Bullying. (Carga horária: 120h).
Associação Brasileira de Educação a Distância, ABED, Brasil.
2010 - 2010
Francês. (Carga horária: 100h).
Instituto Politécnico de Educação à Distância, IPED, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal do Paraná, IFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor EBTT, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Disciplinas: Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literaturas.

Atividades

04/2018 - Atual
Direção e administração, Pró Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação, Campus Pinhais.

Cargo ou função
Coordenadora do Centro de Línguas (CELIF).
11/2016 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa e Literatura de Língua Portuguesa I
Língua Portuguesa e Literatura de Língua Portuguesa III
Língua Inglesa e Literatura de Língua Inglesa I
Língua Inglesa e Literatura de Língua Inglesa II

Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assistente em administração, Carga horária: 40


Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional:



Projetos de pesquisa


2017 - 2017
Aprendizagem de línguas estrangeiras por uma aluna surda no IFPR ? Pinhais: um estudo de caso.
Descrição: Este projeto de pesquisa tem por objetivo investigar as estratégias de aprendizagem adotadas pela aluna surda para aquisição das línguas estrangeiras e produzir materiais em língua estrangeira que sejam de fato inclusivos. Além disso, a pesquisa promoverá a discussão acerca da inclusão efetiva desses alunos no ambiente escolar, uma vez que por inclusão entendemos não a produção de material e aulas específicos para alunos surdos ? o que reforçaria sua exclusão e diferenciação em relação aos demais alunos, mas a produção de materiais e aulas que possam ser aplicados a todos os alunos, sejam eles ouvintes ou não. A partir dessa pesquisa, será possível, também a produção de artigos científicos que poderão auxiliar outros professores a promoverem a inclusão em suas salas de aula..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2016 - 2018
Identidade, Metamorfose e Animalidade nos romances de Lygia Fagundes Telles
Descrição: O presente projeto é fruto de pesquisa para dissertação, no programa de Mestrado em Linguagem, Identidade e Subjetividade da Universidade Estadual de Ponta Grossa, vinculado à linha de pesquisa Identidade, Pluralidade e Ensino, sob orientação do professor Doutor Fábio Augusto Steyer. Como sequência de pesquisa já desenvolvida durante a graduação na forma de Iniciação Científica e de Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito para obtenção do grau de Licenciatura em Letras Português/Inglês pela UEPG, esse projeto tem como objetivo investigar de que forma a animalidade e a metamorfose constituem formas de autoteorização do conceito de identidade nos quatro romances publicados pela autora brasileira Lygia Fagundes Telles: Ciranda de pedra (1954); Verão no aquário (1963); As meninas (1974) e As horas nuas (1989). Para tanto, a análise se pautará, principalmente, pelas autoras Maria Esther Maciel, que estuda a animalidade na literatura, e Vera Maria Tietzmann Silva, renomada pesquisadora da obra de Lygia Fagundes Telles, que desenvolveu análise sobre a questão da metamorfose nos contos da autora em sua dissertação de mestrado publicada em livro posteriormente. Também formarão a fundamentação teórica da presente pesquisa os teóricos Stuart Hall, Tomaz Tadeu da Silva e Zigmunt Bauman; além de Jonathan Culler, Luiz Costa Lima e Karin Volobuef, que basearão o conceito-chave de identidade e de autoteorização. O desenvolvimento da pesquisa se dará de forma descritiva e qualitativa, tendo por base a revisão de literatura sobre o assunto, a seleção das formas de animalidade e metamorfose encontradas nos romances que forma o corpus de análise da pesquisa e a verificação se a animalidade e a metamorfose constituem formas de autoteorização do conceito de identidade nas obras estudadas. A partir disso, a análise se voltará para a relação entre a forma de autoteorização e o conceito de identidade conforme os teóricos elencados para fundamentação teórica do assunto..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2014
O romance intimista de Lygia Fagundes Telles
Descrição: Geralmente, quando se fala em literatura intimista o primeiro nome que nos vem à cabeça é Clarice Lispector. Embora essa grande autora tenha aberto os caminhos para o cânone literário da literatura introspectiva, temos outros que caminham na mesma direção, como: Lya Luft, Machado de Assis, Raul Pompéia, Lúcio Cardoso, Cornélio Pena, Cyro dos Anjos, Dyonélio Machado, o esquecido, porém não menos importante, Telmo Vergara, e, por fim, a autora que estudaremos: Lygia Fagundes Telles.A escolha por estudar a relação entre literatura, história e cinema veio do fato de termos encontrado na obra de Lygia Fagundes Telles uma peculiaridade que a caracteriza: ao contrário de Clarice Lispector, que procura por meio da não-linguagem a expressão da essência do ser humano em seu fluxo de consciência, Lygia F. Telles nos apresenta a influência do contexto sócio-histórico e político na subjetividade das personagens. Diante disso, nossa pesquisa estará voltada para o contexto histórico apresentado nos romances, a adaptação desses romances para o cinema, e a análise literária dos romances quanto ao narrador, às personagens, à técnica do fluxo de consciência, à estética da recepção, dentre outros aspectos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Jeanine Geraldo Javarez - Integrante / Fábio Augusto Steyer - Coordenador.
2012 - 2013
A influência do livro didático na formação do leitor
Descrição: O livro didático é um dos principais materiais utilizados pelo professor, independentemente da área de atuação. Na disciplina de língua portuguesa, o referido material precisa abordar, de maneira satisfatória, vários pontos imprescindíveis: leitura, produção de texto e análise lingüística. Nesse contexto, a questão gramatical vem sendo muito discutida por vários pesquisadores. Possenti (1996) e Perini (2006) criticam a abordagem da escola em relação aos conteúdos gramaticais, mas concordam que esse é um conteúdo importante. Possenti (1996) afirma que a função da escola é fazer com que os alunos sejam leitores e escreventes proficientes, e que a variedade ensinada na escola não pode deixar de ser a norma padrão. Daí decorrem duas observações importantes a serem feitas: o deslocamento conceitual de gramática para análise lingüística e a ideia de que a língua é heterogênea e construída no contexto sócio-histórico cultural. Esses dois aspectos influenciam, de forma decisiva, o ensino de leitura ? que será o foco da pesquisa ?, e de escrita. Dessa forma, o livro didático deve ser capaz de mostrar ao aluno que a gramática busca na língua em uso suas regras, e não o contrário, e é uma ferramenta de análise da língua, ou seja, de análise lingüística. Além disso, precisa ratificar a existência das variedades lingüísticas, cada qual adequada a um contexto e situação específicos. No caso da leitura, é importante que o livro didático apresente ao aluno diferentes tipos de textos ? proporcionando o multiletramento, e incentive a leitura significativa. E por fim, com base na análise lingüística, mostrar para o estudante que a gramática é um instrumento que colabora para o sentido do texto, isto é, que os os da língua têm especificidade a depender do contexto sócio-histórico-cultural. Diante do exposto, este trabalho toma como fontes de informação para pesquisa três livros didáticos dos três anos do Ensino Médio da rede Pitágoras uma vez que a coleção apresenta em seu escopo fundamentação teórica condizente com o que sugerem as Orientações Curriculares para o ensino de Língua Portuguesa para o Ensino Médio. Nosso objetivo é verificar se a abordagem que esse material faz da leitura está em consonância com o que se apresenta nessa fundamentação e nos documentos oficiais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Jeanine Geraldo Javarez - Integrante / Pascoalina Bailon de Oliveira Saleh - Coordenador.


Projetos de extensão


2018 - Atual
Clube de Leitura
Descrição: A ideia do Clube de Leitura surgiu em 2015 a partir da observação de alunos/as que frequentam a Biblioteca do Campus e gostam de compartilhar suas experiências literárias feitas por prazer, e começou a tomar forma no último bimestre de 2017, em conversas, também com alunos/as. Este projeto, portanto, não tem como intenção vincular atividades acadêmicas como produção de texto e outras atividades e leituras obrigatórias à suas ações, mas o incentivo à leitura por prazer, sempre entrando em acordo anterior com os participantes do grupo, bem como avaliando as atividades posteriormente. Pretende-se avaliar também o perfil leitor da comunidade do campus, dos participantes do projeto e compará-los entre si e com o perfil leitor brasileiro, levantado pela pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, para que seja possível traçar novas metas para as ações de incentivo à Leitura realizadas pela Biblioteca e para o próprio campus. Com esse projeto espera-se incentivar e valorizar a diversificação de Leituras; fortalecer o vínculo escola-comunidade e atuação cidadã; favorecer a apropriação da Biblioteca escolar por parte dos/as alunos/as; traçar o perfil leitor do campus; proporcionar um ambiente para leitura e discussão de leituras por prazer, no campus..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2018 - Atual
Conversation Club
Descrição: A partir da concepção de língua como discurso e de língua inglesa como língua franca, o projeto Conversation Club tem por objetivo promover um espaço de oportunidade de uso da língua inglesa oral, a partir de discussões propostas em conjunto. Os encontros se realizarão uma vez por semana, às terças-feiras à tarde, das 16h às 17h30, na Biblioteca. Os participantes serão incentivados a propor temas para discussão, que será mediada pelas coordenadoras de forma a possibilitar que todos exponham suas ideias sobre o assunto..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2017 - 2017
Curso de Inglês Básico
Descrição: A partir da concepção de língua como discurso e de língua inglesa como língua franca, o projeto Curso de Inglês Básico tem por objetivo oferecer um curso de nível básico da língua inglesa, direcionado tanto ao público interno quanto ao público externo do IFPR. Os encontros se realizarão uma vez por semana, às segundas-feiras à tarde, das 14h às 16h, na Sala Esperanto. O projeto contará com a participação de dois alunos bolsistas voluntários, a serem selecionados em edital próprio dentre os alunos do IFPR, que serão desempenharão a função de monitores do curso..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2017 - 2017
A leitura como ferramenta de ensino
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2017 - 2017
Conversation club
Descrição: A partir da concepção de língua como discurso e de língua inglesa como língua franca, o projeto Conversation Club tem por objetivo promover um espaço de oportunidade de uso da língua inglesa oral, a partir de discussões propostas em conjunto. Os encontros se realizarão uma vez por semana, às terças-feiras à tarde, das 16h às 17h30, na Biblioteca. Os participantes serão incentivados a propor temas para discussão, que será mediada pelas coordenadoras de forma a possibilitar que todos exponham suas ideias sobre o assunto..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2015 - 2015
UTFEST 2015
Descrição: Realização de semana cultural voltada aos alunos, servidores e comunidade externa, com oferecimento de oficinas, palestras, concursos e apresentações musicais..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Jeanine Geraldo Javarez - Coordenador.


Projetos de ensino


2018 - 2018
Curso de Redação para o Vestibular
Descrição: A proposta deste projeto é reforçar os conhecimentos sobre produção de texto adquiridos no componente curricular de Língua Portuguesa, focalizando gêneros textuais mais frequentes em vestibulares e no ENEM. O objetivo principal é preparar os alunos para essas provas; no entanto, como a habilidade de escrita é essencial para a vida pessoal e profissional do estudante e não só para aprovação em concursos, os conhecimentos aprimorados durante o curso refletirão em outros aspectos da vida do aluno. Para um melhor aproveitamento, o projeto ofertará duas turmas (uma em cada semestre) com 12 vagas cada para os alunos do último ano dos cursos técnicos em informática e administração do campus..
Situação: Concluído;
É um projeto em cooperação com: Instituição de Ensino.
Em relação a temática: Ensino e aprendizagem.
Natureza: Ensino.
Objetivos e metas: ? Aprimorar a competência de leitura de textos verbais e não-verbais com base em técnicas e estratégias de leitura; ? Aprimorar a produção textual a partir do conhecimento de gêneros textuais; ? Analisar e produzir textos com base na perspectiva discursiva..
Alunos envolvidos: Ensino médio: (12) .
Integrantes: Jeanine Geraldo Javarez - Coordenador.
2018 - Atual
Curso de Literatura para o Vestibular UFPR 2018/2019
Descrição: O projeto tem por objetivo formar leitores de literatura com competência para fruir o texto literário, levando em consideração o contexto sócio-histórico da obra, os temas transversais que ela aborda, características estruturais da composição literária, características de estilo, construção de sentido e atualização do texto literário. A literatura configura-se como um objeto artístico e sua leitura proporciona não só uma ampliação dos campos de conhecimento, como também oportuniza aos seus leitores experiências às quais eles não teriam acesso. O projeto se dará em duas partes. No primeiro semestre, as professoras envolvidas farão a leitura e análise das obras literárias e prepararão os materiais a serem utilizados. No segundo semestre, ocorrerão os encontros semanais com os alunos para discussão das obras, aplicação de exercícios e simulados. Os participantes serão convidados a fazer a leitura prévia das obras antes dos encontros, que se darão em forma de debate sistematizado, com destaque para as principais características das obras e seus significados..
Situação: Em andamento;
É um projeto em cooperação com: Instituição de Ensino.
Em relação a temática: Ensino e aprendizagem.
Natureza: Ensino.
Objetivos e metas: OBJETIVO GERAL: Desenvolver a competência de leitura e fruição do texto literário. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: ? Promover debates que abordem as obras literárias evidenciando as diferentes experiências de leitura; ? Interpretar as obras indicadas na lista do vestibular da UFPR; ? Revisar as características das escolas literárias..
Alunos envolvidos: Ensino médio: (15) .
Integrantes: Jeanine Geraldo Javarez - Coordenador / Bárbara Elisa Marques - Integrante / Romany Martins - Integrante.


Revisor de periódico


2017 - Atual
Periódico: ESTUDOS DE LITERATURA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Inglesa.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Comparada.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Lê Razoavelmente.
Espanhol
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2015
Láurea Acadêmica, UEPG.
2015
4º lugar no Concurso Público para o cargo de Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, do IFPR - câmpus Foz do Iguaçu, edital 012/2015, IFPR.
2014
3º lugar no Concurso Público para o cargo de Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, do IFPR - câmpus Pinhais, edital 008/2014, IFPR.
2012
Concurso Nacional de Contos Laertes Larocca, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo da Prefeitura de Ponta Grossa-PR.
2011
1º lugar no Vestibular de Verão 2010/2011 para o curso de Letras Português/Inglês, Universidade Estadual de Ponta Grossa.
2010
1º lugar no Vestibular de Verão 2009/2010 para o curso de Letras Português/Inglês, Universidade Federal do Paraná.
2009
5º lugar no Concurso Público, edital 076/2009, para o cargo de Assistente em Administração, câmpus Curitiba, Universidade Tecnológica Federal do Paraná.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
STEYER, FÁBIO AUGUSTO2017 STEYER, FÁBIO AUGUSTO ; JAVAREZ, Jeanine Geraldo . Identidade e zoomorfismo: uma análise da personagem Ananta do romance As horas nuas, de Lygia Fagundes Telles. NAVEGAÇÕES (IMPRESSO) (PORTO ALEGRE), v. 10, p. 141-148, 2017.

2.
JAVAREZ, J. G.2014 JAVAREZ, J. G.. A LITERATURA ENGAJADA DE SARTRE E A MOTIVAÇÃO SOCIAL DO FLUXO DE CONSCIÊNCIA NO ROMANCE 'AS MENINAS', DE LYGIA FAGUNDES TELLES. CULTURA E FÉ (PORTO ALEGRE), v. 37, p. 45-58, 2014.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
JAVAREZ, J. G.. O animal que me tornei. 1. ed. Ponta Grossa: Texto e Contexto Editora, 2018. v. 1. 162p .

Capítulos de livros publicados
1.
JAVAREZ, J. G.. O enigma de Ananta. In: Fábio Augusto Steyer; José Luís Schamne. (Org.). Estudos sobre Literatura, Cinema e Teatro: reflexões e debates. 1ed.Ponta Grossa: Texto e Contexto Editora, 2018, v. 1, p. 11-30.

2.
JAVAREZ, J. G.. A curva da oralidade nos romances de Lygia Fagundes Telles. In: Fábio Augusto Steyer; José Luís Schamne. (Org.). Estudos sobre Literatura, Cinema e Teatro: reflexões e debates. 1ed.Ponta Grossa: Texto e Contexto Editora, 2018, v. 1, p. 31-46.

3.
JAVAREZ, J. G.; JAVAREZ, J. G. . Literatura, história e (des)construção de identidades: uma análise do romance. In: Fábio Augusto Steyer. (Org.). Literatura, história e identidade. 1ed.Rio Grande: Pluscom Editora, 2016, v. , p. 118-133.

4.
JAVAREZ, J. G.; JAVAREZ, J. G. . O mal está no gênero humano: uma análise literário-filosófica sobre o pessimismo schopenhaueriano nos romances. In: Fábio Augusto Steyer. (Org.). Estudos sobre Literatura, História e Cinema. 1ed.Rio Grande: Pluscom Editora, 2016, v. , p. 45-77.

5.
JAVAREZ, J. G.; JAVAREZ, J. G. . O livrinho verde. In: Phellip William. (Org.). Brado. 1ed.Ponta Grossa: Criado Mudo, 2016, v. 1, p. 49-57.

6.
JAVAREZ, J. G.; JAVAREZ, J. G. . Velhice. In: Prefeitura Municipal de Ponta Grossa; Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. (Org.). Antologia: Concurso Nacional de Contos, Poesias e Crônicas. 1ed.Ponta Grossa: Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, 2012, v. 07, p. 69-70.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
JAVAREZ, J. G.; JAVAREZ, J. G. . A verdade besuntada. In: ABRAPLIP, 2017, Curitiba. Anais do XXVI Congresso Internacional da Abraplip: ensino e pesquisa da Literatura Portuguesa no Brasil e no mundo. Curitiba: Associação Brasileira de Professores de Literatura Portuguesa, 2017. v. 1. p. 773-788.

2.
JAVAREZ, J. G.; JAVAREZ, J. G. . O livro didático e a formação do leitor literário. In: VII Ciclo de Estudos em Linguagem, 2013, Ponta Grossa. Linguagem, identidade e subjetividade no breve século XX. Ponta Grossa: UEPG, 2013. p. 1397-1407.

3.
JAVAREZ, J. G.; JAVAREZ, J. G. . Dançando a 'Ciranda de pedra', de Lygia Fagundes Telles. In: XXI Seminário do Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná, 2013, Paranaguá. Anais do XXI Seminário do Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná. Paranaguá: Fafipar, 2013. v. 01. p. 1390-1403.

4.
JAVAREZ, J. G.; JAVAREZ, J. G. . A Ditadura Militar no fluxo de consciência: uma análise comparada do livro 'As Meninas', de Lygia Fagundes Telles, e sua adaptação para o cinema, dirigida por Emiliano Ribeiro. In: Semana de Letras da UFPR, 2013, Curitiba. Cadernos da Semana de Letras. Curitiba: UFPR, 2013. v. II. p. 14-26.

5.
JAVAREZ, J. G.; JAVAREZ, J. G. . A dimensão simbólica no processo de leitura do conto 'A terceira margem do rio', de Guimarães Rosa. In: VI Seminário de estudos linguísticos e literários da FAFIPAR, 2012, Paranaguá. Anais do VI Seminário de estudos linguísticos e literários da FAFIPAR, 2012.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
JAVAREZ, J. G.; JAVAREZ, J. G. . O narrador em 'As horas nuas', de Lygia Fagundes Telles. In: XXIII Encontro Anual de Iniciação Científica, 2014, Londrina. XXIII Encontro Anual de Iniciação Científica, 2014.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
JAVAREZ, J. G.; JAVAREZ, J. G. . A verdade besuntada. In: XXVI Congresso Internacional ABRAPLIP, 2017, Curitiba. Caderno de Resumos - XXVI Congresso Internacional ABRAPLIP, 2017. v. 1. p. 104-104.

2.
JAVAREZ, J. G.; JAVAREZ, J. G. . Identidade e zoomorfismo: uma análise da personagem Ananta do romance 'As horas nuas', de Lygia Fagundes Telles. In: 4º Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários, 2016, Maringá. Caderno de Resumos, 2016. v. 1. p. 312-312.

3.
JAVAREZ, J. G.; JAVAREZ, J. G. . O livro didático e a formação do leitor literário. In: Ciclo de estudos em Linguagem, 2013, Ponta Grossa. Caderno de resumos - Ciclo de estudos em linguagem: Linguagem, identidade e subjetividade no breve século XX. Ponta Grossa: UEPG, 2013. p. 145-146.

4.
JAVAREZ, J. G.; JAVAREZ, J. G. . A literatura engajada de Sartre e a motivação social do fluxo de consciência no romance 'As meninas', de Lygia Fagundes Telles. In: Ciclo de estudos em Linguagem, 2013, Ponta Grossa. Caderno de resumos - Ciclo de estudos em linguagem: Linguagem, identidade e subjetividade no breve século XX. Ponta Grossa: UEPG, 2013. p. 184-185.

5.
JAVAREZ, J. G.; JAVAREZ, J. G. . O livro didático e a formação do leitor. In: XI Encontro de Pesquisa da Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2013, Ponta Grossa. XI Encontro de Pesquisa da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Ponta Grossa: UEPG, 2013.

6.
JAVAREZ, J. G.; JAVAREZ, J. G. . A ditadura militar no fluxo de consciência. In: Semana de Letras da UFPR, 2013, Curitiba. Cadernos da Semana de Letras. Curitiba: UFPR, 2013. v. 1. p. 16-16.

Apresentações de Trabalho
1.
JAVAREZ, J. G.; JAVAREZ, J. G. . As meninas, o filme: a figura do narrador na linguagem cinematográfica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
JAVAREZ, J. G.; JAVAREZ, J. G. . Debate sobre o filme 'As meninas' - baseado no livro homônimo de Lygia Fagundes Telles. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
JAVAREZ, J. G.. O animal que me tornei. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
JAVAREZ, J. G.. A verdade besuntada. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
JAVAREZ, J. G.. Literatura, História e (Des)Construção de Identidades. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
JAVAREZ, J. G.; JAVAREZ, J. G. . Identidade e zoomorfismo: uma análise da personagem Ananta do romance As Horas Nuas, de Lygia Fagundes Telles. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
JAVAREZ, J. G.. Treinamento SIGEPE. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
JAVAREZ, J. G.. Oficina de Leitura. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
JAVAREZ, J. G.. Oficina de Redação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
JAVAREZ, J. G.; JAVAREZ, J. G. . A literatura engajada de Sartre e a motivação social do fluxo de consciência no romance 'As meninas', de Lygia Fagundes Telles. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
JAVAREZ, J. G.; JAVAREZ, J. G. . A ditadura militar no fluxo de consciência. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
JAVAREZ, J. G.; JAVAREZ, J. G. . O livro didático e a formação do leitor literário. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
JAVAREZ, J. G.; JAVAREZ, J. G. . O livro didático e a formação do leitor. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
JAVAREZ, J. G.; JAVAREZ, J. G. . As meninas (Brasil/ 1995) de Emiliano Ribeiro. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
JAVAREZ, J. G.. Progressões e Siapenet. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
JAVAREZ, J. G.. Integração institucional para estagiários. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
JAVAREZ, J. G.; JAVAREZ, J. G. ; ZAN, F. . A influência da poesia de Virgílio no Arcadismo brasileiro. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
JAVAREZ, J. G.; JAVAREZ, J. G. ; NIGELSKI, A. . O efeito catártico nas obras Édipo-rei, de Sófocles, e Vestido de Noiva, de Nelson Rodrigues. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

19.
JAVAREZ, J. G.. Integração Institucional para Estagiários. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
JAVAREZ, J. G.. Ambientação para estagiários. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
JAVAREZ, J. G.. Rascunho & Literatura. 2017; Tema: Literatura, cinema e escrita criativa. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
JAVAREZ, J. G.. Cinema e Ensino. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
VALLE, D. G.; JAVAREZ, J. G.; TEODORO, F.. Participação em banca de Raíssa Arantes Tobbin.O direito à literatura de Antonio Candido à luz do realismo fantástico presente em Cem anos de solidão. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

2.
ROCHA, P. F.; JAVAREZ, J. G.. Participação em banca de Antonio Geraldo Serzoski Estacio.Leitura: seus objetivos e obstáculos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
PRESTES, S. P. da C.; GIOPPO, F. R.; NUNES, P. A.; JAVAREZ, J. G.; CEZAR, K. P. L.. Prova Didática do Concurso Público para Professor EBTT Edital n. 15/2016. 2017. Instituto Federal do Paraná.

Outras participações
1.
JAVAREZ, J. G.; TARINI, A. M. F. L.; BRUZ, I. M.. Processo Seletivo Simplificado para contratação de professor substituto. 2018. Instituto Federal do Paraná.

2.
TAKAO, E. L.; MARQUES, B. E.; JAVAREZ, J. G.. Processo Seletivo Simplificado para contratação de professor substituto. 2016. Instituto Federal do Paraná.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II CIEL - Congresso Internacional de Estudos em Linguagem. Literatura, História e (des)construção de identidades: uma análise do romance A Brincadeira, de Milan Kundera. 2017. (Congresso).

2.
I SETEDI.O animal que me tornei. 2017. (Seminário).

3.
XXVI Congresso Internacional ABRAPLIP. A verdade besuntada. 2017. (Congresso).

4.
4º CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários. Identidade e Zoomorfismo: uma análise da personagem Ananta do romance As Horas Nuas, de Lygia Fagundes Telles. 2016. (Congresso).

5.
2ª Mostra "Cinemas e Temas" em Palmeira - Cinema e Educação.Comentários sobre o filme "As meninas", dirigido por Emiliano Ribeiro, baseado na obra homônima de Lygia Fagundes Telles. 2013. (Outra).

6.
2º Festival Literário Internacional dos Campos Gerais.Comentários sobre o filme As Meninas. 2013. (Outra).

7.
Ciclo de Palestras Prévias do VII CIEL: Linguagem, identidade e subjetividade no "Breve século XXI". 2013. (Seminário).

8.
Conversa entre amigos. 2013. (Encontro).

9.
Formação Continuada de Professores de Língua Inglesa: Múltiplos olhares. 2013. (Encontro).

10.
Semana de Letras UFPR 2013. A ditadura militar no fluxo de consciência. 2013. (Congresso).

11.
VII Ciclo de Estudos em Linguagem. O livro didático e a formação do leitor literário. 2013. (Congresso).

12.
VII Ciclo de Estudos em Linguagem. Comentários sobre o filme "As meninas", dirigido por Emiliano Ribeiro, baseado na obra homônima de Lygia Fagundes Telles. 2013. (Congresso).

13.
VII Ciclo de Estudos em Linguagem. A LITERATURA ENGAJADA DE SARTRE E A MOTIVAÇÃO SOCIAL DO FLUXO DE CONSCIÊNCIA NO ROMANCE AS MENINAS, DE LYGIA FAGUNDES TELLES. 2013. (Congresso).

14.
XI Encontro de Pesquisa da Universidade Estadual de Ponta Grossa.O livro didático e a formação do leitor. 2013. (Encontro).

15.
II Semana de Integração Voz às Letras. 2012. (Outra).

16.
1º Encontro de Cultura Clássica da UEPG.A influência da poesia de Virgílio no Arcadismo Brasileiro. 2011. (Encontro).

17.
1º Encontro de Cultura Clássica da UEPG.O efeito catártico nas tragédias Édipo Rei, de Sófocles, e Vestido de Noiva, de Nelson Rodrigues. 2011. (Encontro).

18.
1º Encontro de Cultura Clássica da UEPG: Diálogos. 2011. (Encontro).

19.
VI Ciclo de Estudos em Linguagem. 2011. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MARTINS, R. ; JAVAREZ, J. G. ; MARQUES, B. E. ; VIEIRA, L. P. J. ; BRUZ, I. M. ; WOJCIECHOWSKI, T. . Semana de Intercâmbio 2017. 2017. (Outro).

2.
JAVAREZ, J. G.. UTFEST 2015. 2015. (Festival).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Orientações de outra natureza
1.
Maycon Felipe dos Santos de Moraes. Perfil leitor do campus Pinhais do IFPR. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Instituto Federal do Paraná. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Orientações de outra natureza
1.
Nathalia Cristina Bechert Mateus. Curso de Inglês Básico. 2017. Orientação de outra natureza. (Técnico em Administração) - Instituto Federal do Paraná. Orientador: Jeanine Geraldo Javarez.

2.
Eduardo Felipe da Silva Gonçalves. Curso de Inglês Básico. 2017. Orientação de outra natureza. (Técnico em Administração) - Instituto Federal do Paraná. Orientador: Jeanine Geraldo Javarez.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
STEYER, FÁBIO AUGUSTO2017 STEYER, FÁBIO AUGUSTO ; JAVAREZ, Jeanine Geraldo . Identidade e zoomorfismo: uma análise da personagem Ananta do romance As horas nuas, de Lygia Fagundes Telles. NAVEGAÇÕES (IMPRESSO) (PORTO ALEGRE), v. 10, p. 141-148, 2017.

2.
JAVAREZ, J. G.2014 JAVAREZ, J. G.. A LITERATURA ENGAJADA DE SARTRE E A MOTIVAÇÃO SOCIAL DO FLUXO DE CONSCIÊNCIA NO ROMANCE 'AS MENINAS', DE LYGIA FAGUNDES TELLES. CULTURA E FÉ (PORTO ALEGRE), v. 37, p. 45-58, 2014.


Livros e capítulos
1.
JAVAREZ, J. G.. O animal que me tornei. 1. ed. Ponta Grossa: Texto e Contexto Editora, 2018. v. 1. 162p .

1.
JAVAREZ, J. G.; JAVAREZ, J. G. . Velhice. In: Prefeitura Municipal de Ponta Grossa; Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. (Org.). Antologia: Concurso Nacional de Contos, Poesias e Crônicas. 1ed.Ponta Grossa: Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, 2012, v. 07, p. 69-70.

2.
JAVAREZ, J. G.; JAVAREZ, J. G. . Literatura, história e (des)construção de identidades: uma análise do romance. In: Fábio Augusto Steyer. (Org.). Literatura, história e identidade. 1ed.Rio Grande: Pluscom Editora, 2016, v. , p. 118-133.

3.
JAVAREZ, J. G.; JAVAREZ, J. G. . O mal está no gênero humano: uma análise literário-filosófica sobre o pessimismo schopenhaueriano nos romances. In: Fábio Augusto Steyer. (Org.). Estudos sobre Literatura, História e Cinema. 1ed.Rio Grande: Pluscom Editora, 2016, v. , p. 45-77.

4.
JAVAREZ, J. G.. O enigma de Ananta. In: Fábio Augusto Steyer; José Luís Schamne. (Org.). Estudos sobre Literatura, Cinema e Teatro: reflexões e debates. 1ed.Ponta Grossa: Texto e Contexto Editora, 2018, v. 1, p. 11-30.

5.
JAVAREZ, J. G.. A curva da oralidade nos romances de Lygia Fagundes Telles. In: Fábio Augusto Steyer; José Luís Schamne. (Org.). Estudos sobre Literatura, Cinema e Teatro: reflexões e debates. 1ed.Ponta Grossa: Texto e Contexto Editora, 2018, v. 1, p. 31-46.

6.
JAVAREZ, J. G.; JAVAREZ, J. G. . O livrinho verde. In: Phellip William. (Org.). Brado. 1ed.Ponta Grossa: Criado Mudo, 2016, v. 1, p. 49-57.


Apresentações de Trabalho
1.
JAVAREZ, J. G.; JAVAREZ, J. G. ; ZAN, F. . A influência da poesia de Virgílio no Arcadismo brasileiro. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
JAVAREZ, J. G.; JAVAREZ, J. G. ; NIGELSKI, A. . O efeito catártico nas obras Édipo-rei, de Sófocles, e Vestido de Noiva, de Nelson Rodrigues. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
JAVAREZ, J. G.; JAVAREZ, J. G. . A literatura engajada de Sartre e a motivação social do fluxo de consciência no romance 'As meninas', de Lygia Fagundes Telles. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
JAVAREZ, J. G.; JAVAREZ, J. G. . A ditadura militar no fluxo de consciência. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
JAVAREZ, J. G.; JAVAREZ, J. G. . O livro didático e a formação do leitor literário. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
JAVAREZ, J. G.; JAVAREZ, J. G. . O livro didático e a formação do leitor. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
JAVAREZ, J. G.; JAVAREZ, J. G. . As meninas (Brasil/ 1995) de Emiliano Ribeiro. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
JAVAREZ, J. G.; JAVAREZ, J. G. . Identidade e zoomorfismo: uma análise da personagem Ananta do romance As Horas Nuas, de Lygia Fagundes Telles. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
JAVAREZ, J. G.; JAVAREZ, J. G. . As meninas, o filme: a figura do narrador na linguagem cinematográfica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
JAVAREZ, J. G.; JAVAREZ, J. G. . Debate sobre o filme 'As meninas' - baseado no livro homônimo de Lygia Fagundes Telles. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
JAVAREZ, J. G.. O animal que me tornei. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

12.
JAVAREZ, J. G.. A verdade besuntada. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
JAVAREZ, J. G.. Literatura, História e (Des)Construção de Identidades. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Redes sociais, websites e blogs
1.
JAVAREZ, J. G.. Rascunho & Literatura. 2017; Tema: Literatura, cinema e escrita criativa. (Site).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 10/12/2018 às 18:41:05