Sulamita Inacio Freire

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0134432313076506
  • Última atualização do currículo em 12/05/2018


Possui graduação em Licenciatura em Educação Artística/Artes Plásticas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010) e Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFRJ (2013). No campo de trabalho, atua como professora de artes visuais no Colégio de Aplicação da UFRJ (CAp-UFRJ). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Sulamita Inacio Freire
Nome em citações bibliográficas
FREIRE, S. I.


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2013
Mestrado em Artes Visuais.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: O Bélico no Carnaval Carioca: o discurso nacionalista das escolas de samba da década de 1940,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Helenise Monteiro Guimarães.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2007 - 2010
Graduação em Licenciatura em Educação Artística/Artes Plásticas.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.




Atuação Profissional



Colégio de Aplicação-UFRJ, CAP-UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Artes Visuais, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiário

Atividades

06/2016 - Atual
Extensão universitária , CAp-UFRJ, .

Atividade de extensão realizada
Curso "A Imagem no Ensino Fundamental".
12/2015 - Atual
Ensino, Licenciatura em Ed. Artística, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Orientação de Estágio Supervisionado
2011 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Artes Visuais
2011 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Artes Visuais

Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Bolsista PIBIC/CNPq, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Projeto de Pesquisa: Carnavais de Guerra

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Monitoria da disciplina História da Arte I ministrada na Escola de Belas Artes - UFRJ

Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Bolsista PIBEX, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Projeto de Extensão Universitária: Escola de Samba Mirim "Pimpolhos da Grande Rio"


Serviço Social do Comércio - Rio de Janeiro, SESC - RIO, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20
Outras informações
Estágio na área da Cultura, na unidade SESC de Niterói.


Colégio Marista São José, CMSJ, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de Artes Visuais


Colégio Anglo Americano, CAA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2015
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora de Artes


Escola de Belas Artes - UFRJ, EBA - UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: mestranda, Enquadramento Funcional: Mestranda


Colégio de Aplicação da UFRJ, CAP-UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador Suplente de Artes Visuais, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Arte pra se Ver
Descrição: O projeto de pesquisa ?Arte pra se Ver? tem por objetivo investigar diferentes abordagens didáticas, no campo do ensino da arte, que incentivem uma produção discente mobilizadora da comunidade, motivando reflexões sobre acontecimentos político-sociais contemporâneos. Pretende-se, com isso, viabilizar ações artísticas coletivas que interfiram no espaço escolar e urbano, a partir de propostas planejadas e elaboradas pelo corpo estudantil..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
Conhecendo, Relendo e Construindo: A imagem nas primeiras séries do Ensino Fundamental
Descrição: O projeto de pesquisa e extensão "A imagem nas primeiras séries do Ensino Fundamental" propõe investigar possibilidades de construção de conhecimento a partir da apreciação de imagens. Levando em consideração que aspectos como memórias, sensações, emoções, sentimentos, etc., permeiam e sustentam a vivência da ? e a partir da ? arte, questões nos levam a ter interesse por esse tema, como: que relações as crianças estabelecem com imagens de diferentes linguagens? Que relações podem estabelecem com seu cotidiano? O projeto busca fazer uma revisão de metodologias de abordagem da imagem no espaço escolar e museológico, fazendo uma interrelação entre esses dois espaços. Além disso, procura refletir sobre a fruição e criação de imagens, por meio da troca de experiências e investigações de caminhos metodológicos entre professores em formação no curso de Licenciatura em Educação Artística que atuem no Colégio de Aplicação da UFRJ (CAp UFRJ) como licenciandos e/ou bolsistas e seus professores orientadores, proponentes deste projeto. O projeto de pesquisa teve início com a formação de um grupo de estudos para a leitura de textos e socialização de leituras individuais, sobre diferentes abordagens metodológicas de trabalho com a imagem, em turmas iniciais do Ensino Fundamental..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Sulamita Inacio Freire - Coordenador / Fátima Cristina Vollu da Silva Brito - Integrante / Letícia Carvalho da silva - Integrante.


Projetos de extensão


2016 - Atual
Conhecendo, Relendo e Construindo: A imagem nas primeiras séries do Ensino Fundamental
Descrição: O projeto de pesquisa e extensão "A imagem nas primeiras séries do Ensino Fundamental" propõe investigar possibilidades de construção de conhecimento a partir da apreciação de imagens. Levando em consideração que aspectos como memórias, sensações, emoções, sentimentos, etc., permeiam e sustentam a vivência da ? e a partir da ? arte, questões nos levam a ter interesse por esse tema, como: que relações as crianças estabelecem com imagens de diferentes linguagens? Que relações podem estabelecem com seu cotidiano? O projeto busca fazer uma revisão de metodologias de abordagem da imagem no espaço escolar e museológico, fazendo uma interrelação entre esses dois espaços. Além disso, procura refletir sobre a fruição e criação de imagens, por meio da troca de experiências e investigações de caminhos metodológicos entre professores em formação no curso de Licenciatura em Educação Artística que atuem no Colégio de Aplicação da UFRJ (CAp UFRJ) como licenciandos e/ou bolsistas e seus professores orientadores, proponentes deste projeto. O projeto de pesquisa teve início com a formação de um grupo de estudos para a leitura de textos e socialização de leituras individuais, sobre diferentes abordagens metodológicas de trabalho com a imagem, em turmas iniciais do Ensino Fundamental..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Sulamita Inacio Freire - Coordenador / Fátima Cristina Vollu da Silva Brito - Integrante / Letícia Carvalho da silva - Integrante.
2007 - 2009
INSERÇÕES DA UFRJ NO CARNAVAL CARIOCA - Práticas Artísticas e Pedagógicas em Escolas de Samba Mirins Cariocas
Descrição: NESTE PROJETO, OS ALUNOS DA ESCOLA DE BELAS ARTES DESENVOLVEM ATIVIDADES DE CRIAÇÃO, PESQUISA E ELABORAÇÃO DOS PROTÓTIPOSCARNAVALESCOS PARA OS DESFILES DA ESCOLA DE SAMBA MIRIM PIMPOLHOS DA GRANDE RIO. ESTAS ATIVIDADES REUNEM DIVERSOS PARTICIPANTES, DESDE INTEGRANTES DA AGREMIAÇÃO EM TELA, ESTUDANTES DAS ESCOLAS MUNICIPAIS E DEMAIS ARTISTAS E PROFISSIONAIS FORMADOS PELA EBA/UFRJ AO CAMPO DE ATIVIDADES PROFISSIONAIS QUE APRESENTA O CARNAVAL CARIOCA..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Sulamita Inacio Freire - Coordenador.


Projetos de desenvolvimento


2009 - 2010
CARNAVAIS DE GUERRA - os anos de 1941 a 1947 e a cristalização dos modelos de desfiles de escolas de samba: a brasilidade sambista
Descrição: ESTUDO DO CARNAVAL DAS ESCOLAS DE SAMBA DO RIO DE JANEIRO NO PERÍODO DE 1941 A 1947, CONSIDERADO PERIODO DA 2A GUERRA MUNDIAL E QUAIS OS ELEMENTOS QUE INFLUENCIARAM NO DISCURSO DOS DESFILES CARNAVALESCO, TENDO COMO ELEMENTO CENTRAL A ESCOLA DE SAMBA DA PORTELA...
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Sulamita Inacio Freire - Coordenador.


Outros Projetos


2016 - Atual
Em Trânsito nos Museus
Descrição: Projeto desenvolvido pelo Setor de Artes Visuais do Colégio de Aplicação da UFRJ, que visa proporcionar a estudantes, seus amigos e familiares, o contato e a vivência com espaços culturais da cidade, fomentando a percepção destes locais como espaços de conhecimento. O ETM foi realizado em três sábados, um para cada segmento da Educação Básica. A dinâmica da visita prevê, não só o conhecimento do espaço cultural, mas atividades que proporcionam interações com o acervo de forma lúdica e investigativa, propiciando a construção do conhecimento coletivo..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Educação Artística.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes/Especialidade: História da Arte.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende BemLê Bem.


Prêmios e títulos


2008
Menção Honrosa pelo trabalho "Inserções da UFRJ no Carnaval Carioca - Práticas Artísticas e Pedagógicas em Escolas de Samba Mirins Cariocas.", UFRJ.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FREIRE, S. I.. Criação de Significâncias Visuais e o Sensível em Meio ao Espaço Escolar: A Cultura Visual e a Educação Básica. In: II Seminário de Artes Visuais do Pedro II, 2018, Rio de Janeiro. Anais Eletrônicos do II Seminário de Artes Visuais do Pedro II.

2.
FREIRE, S. I.. Escolas de Samba: Uma história de luta por aceitabilidade social. In: 18º Encontro de Alunos do Programa de Pós-graduação da Escola de Belas Artes (PPGAV-UFRJ), 2011, Rio de Janeiro. 18º Encontro de Alunos do Programa de Pós-graduação da Escola de Belas Artes (PPGAV-UFRJ) - Em Processo: Registros e Pesquisas em Artes Visuais, 2011.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FREIRE, S. I.; BRITO, F. C. V. S. . A Imagem no Primeiro 1º ano do Ensino Fundamental: A Roda de Arte.. In: II SICEA Inter-regional Sul Sudeste, 2016, Rio de Janeiro. II SICEA Inter-regional Sul Sudeste, 2016.

2.
MENEZES, A. T. V. B. ; FARO, A. L. M. T. ; BRITO, F. C. V. S. ; SILVA, L. C. ; FREIRE, S. I. . Em Trânsito nos Museus: a construção dos lugares pela arte.. In: II SICEA Inter-regional Sul-sudeste, 2016. II SICEA Inter-regional Sul-sudeste.

3.
FREIRE, S. I.; BAPTISTA, B. C. ; SILVA, C. V. . Carnavalescas da Escola de Belas Artes: Trajetórias que romperam com tradições: Os novos discursos de criação para espetáculo dos desfiles e decorações no carnaval carioca.. In: XXXIII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural., 2011, Rio de Janeiro. XXXIII Jornada Giuliou Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural., 2011.

4.
FREIRE, S. I.. Carnavais de Guerra: Aspectos políticos e seus reflexos na visualidade e na temática dos desfiles das escolas de samba no período de 1941/1947. In: XXXII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artéstica e Cultural., 2010. XXXII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artéstica e Cultural., 2010.

5.
FREIRE, S. I.. E o Samba Foi a Guerra! Os Carnavais Cariocas de 1941 à 197, Sátira e Ufanismo no Visual dos Desfiles de Escolas de Samba. In: XXXI Jornada Giulio Massarani de Iniciação, Artística e Cultural da UFRJ, 2009, Rio de Janeiro. Livro de Resumos da XXXI Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural, 2009, 2009.

6.
FREIRE, S. I.; COELHO R. G. ; CAMPOS A. C. ; PIMENTEL L. M. ; FILHO R. D. S. . Inserções da UFRJ no Carnaval Carioca: Práticas Artísticas e Pedagógicas em Escolas de Samba Mirins Cariocas. In: 5° Congresso de Extensão Universitária da UFRJ, 2008, Rio de Janeiro. 5° Congresso de Extensão da UFRJ, 2008.

7.
FREIRE, S. I.; GUIMARÃES H. M. ; CAMPOS A. C. ; PIMENTEL L. M. ; COELHO R. G. . Protótipos para Escola de Samba Mirim: Criação e Pesquisa de Materiais. In: 5° Congresso de Extensão Universitária da UFRJ, 2008, Rio de Janeiro. 5° Congresso de Extensão da UFRJ, 2008.

8.
FREIRE, S. I.; CAMPOS A. C. ; BORGES T. O. ; PIMENTEL L. M. . Carnaval em Cena: os Bastidores da Produçao de um Carnaval - Pimpolhos da Grande Rio. In: 4° Congresso de Extensão Universitária da UFRJ, 2007, Rio de Janeiro. 4° Congresso de Extensão da UFRJ.

9.
FREIRE, S. I.; CAMPOS A. C. ; PIMENTEL L. M. ; COELHO R. G. ; DUTRA L. D. C. . Estratégias de Produção de Protótipos para Fantasias de Carnaval - A Academia Vai ao Samba com a Pimpolhos da Grande Rio. In: 4° Congresso de Extensão Universitária da UFRJ, 2007, Rio de Janeiro. 4° Congresso de Extensão da UFRJ, 2007.

Apresentações de Trabalho
1.
FREIRE, S. I.. Criação de Significâncias Visuais e o Sensível em Meio ao Espaço Escolar: A Cultura Visual e a Educação Básica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
BRITO, F. C. V. S. ; FREIRE, S. I. . A Imagem no Primeiro 1º ano do Ensino Fundamental: A Roda de Arte.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
MENEZES, A. T. V. B. ; FARO, A. L. M. T. ; BRITO, F. C. V. S. ; SILVA, L. C. ; FREIRE, S. I. . Em Trânsito nos Museus: a construção dos lugares pela arte.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
FREIRE, S. I.. Escolas de Samba: Uma história de luta por aceitabilidade social. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
FREIRE, S. I.. Arte pra se Ver. 2017; Tema: Site do projeto de pesquisa Arte pra se ver5. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
FREIRE, S. I.; SILVA, L. C. . A Imagem e o Ensino da Arte. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
FREIRE, S. I.; SILVA, L. C. ; BRITO, F. C. V. S. . 'A imagem nas primeiras séries do Ensino fundamental'. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
BRITO, F. C. V. S. ; FREIRE, S. I. . 'A imagem nas primeiras séries do Ensino Fundamental'. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
MENEZES, A. T. V. B.; SILVA, L. C.; FREIRE, S. I.. Banca para Professor Substituto Artes Visuais.. 2016. Colégio de Aplicação da UFRJ.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Seminário de Artes Visuais do Pedro II.Criação de Significâncias Visuais e o Sensível em Meio ao Espaço Escolar: A Cultura Visual e a Educação Básica. 2017. (Seminário).

2.
II SICEA Inter-regional Sul-Sudeste de Institutos, Escolas e Colégios de Aplicação e da IV Jornada Acadêmica do Colégio de Aplicação da UFRJ ? Ocupar e Resistir: desafios e urgências contemporâneas na formação docente..A Imagem no Primeiro 1º ano do Ensino Fundamental: A Roda de Arte. e Em Trânsito nos Museus: a construção dos lugares pela arte.. 2016. (Seminário).

3.
XXXIII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural..Carnavalescas da Escola de Belas Artes: Trajetórias que romperam com tradições: Os novos discursos de criação para espetáculo dos desfiles e decorações no carnaval carioca.. 2011. (Seminário).

4.
O Estado da Arte do Professor de Arte: I Encontro Regional do rio de Janeiro sobre Formação de Professores para o Ensino de Arte.. 2010. (Encontro).

5.
XVI Semana de Arte, Ciência e Cultura do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro..Fio e Linha. 2010. (Oficina).

6.
XXXII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artéstica e Cultural.. Carnavais de Guerra: Aspectops Políticos e seus Reflexos na visualidade e na temática dos desfiles da escolas de samba no período de 1941/1947. 2010. (Congresso).

7.
XXXI Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural.E O SAMBA FOI A GUERRA! Os Carnavais Cariocas de 1941 a 1947 - Sátira e Ufanismo no Visual dos Desfiles de Escolas de Samba. 2009. (Seminário).

8.
5° Congresso de Extensão Universitária - UFRJ. Inserções da UFRJ no Carnaval Carioca - Práticas Artísticas e Pedagógicas em Escolas de Samba Mirins Cariocas. 2008. (Congresso).

9.
5° Congresso de Extensão Universitária - UFRJ. Protótipos para Escola de Samba Mirim: Criação e Pesquisa de Materiais. 2008. (Congresso).

10.
Ação Educativa Oficina do Patrimônio Cultural MNBA. 2008. (Oficina).

11.
4° Congresso de Extensão Universitária da UFRJ. Carnaval em Cena: os Bastidores da Produçao de um Carnaval - Pimpolhos da Grande Rio. 2007. (Congresso).

12.
4° Congresso de Extensão Universitária - UFRJ. Estratégias de Produção de Protótipos para Fantasias de Carnaval - A Acadêmia vai ao Samba com a Pimpolhos da Grnade Rio. 2007. (Congresso).

13.
III Seminário Interno de Licenciaturas - A formação docente na UFRJ: espaço de diálogo entre saberes.Oficina Pedagógica de Metodologia Visual: Desenvolvendo a criatividade inconsciente e consciente.. 2007. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MANNARINO, A. ; BORGES, S. ; TRINDADE, M. ; FURTADO, L. ; GUIMARÃES, A. ; FREIRE, S. I. ; CICCO, C. ; MENEZES, M. ; VIANA, V. ; VOLPI, M. C. ; FRAGOSO, M. L. . Em Processo: Registros e Pesquisas em Artes Visuais - 18º Encontro de Alunos do PPGAV - UFRJ. 2011. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Rafaela Pereira da Silva. A imagem nas primeiras séries do Ensino Fundamental. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Licenciatura em Educação Artística/ Artes Plásticas) - Colégio de Aplicação da UFRJ. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
Myllena Araujo Cremes. Estágio supervisionado.. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Colégio de Aplicação da UFRJ. (Orientador).

2.
Thiago Ortiz. Orientação de estágio supervisionado. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Colégio de Aplicação da UFRJ. (Orientador).

3.
Mariana Costa Barros. Orientação de estágio supervisionado. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Colégio de Aplicação da UFRJ. (Orientador).

4.
Aleph Arch. Orientação de estágio supervisionado. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Colégio de Aplicação da UFRJ. (Orientador).

5.
Joana Pinho. Orientação de estágio supervisionado. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Colégio de Aplicação da UFRJ. (Orientador).

6.
Alessandra Nascimento. Orientação de estágio supervisionado. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Colégio de Aplicação da UFRJ. (Orientador).

7.
Gabriel Sampaio de Oliveira. Estágio supervisionado.. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Colégio de Aplicação da UFRJ. (Orientador).

8.
Talita Almeida. Orientação de estágio supervisionado. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Colégio de Aplicação da UFRJ. (Orientador).

9.
Caroline Mendes. Orientação de estágio supervisionado. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Colégio de Aplicação da UFRJ. (Orientador).

10.
Micthel Bratton. Orientação de estágio supervisionado. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Colégio de Aplicação da UFRJ. (Orientador).

11.
Ana Carolina Fontes da Silva.. A imagem nas primeiras séries do Ensino Fundamental. Início: 2016. Orientação de outra natureza. Colégio de Aplicação da UFRJ. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Isis de Souza Rodrigues. Estágio para conclusão do curso de licenciatura em artes plásticas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Ed. Artística) - Colégio de Aplicação-UFRJ. Orientador: Sulamita Inacio Freire.

2.
Ricardo Barbosa Vila Lorenzo. Estágio para conclusão do curso de licenciatura em artes plásticas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Ed. Artística) - Colégio de Aplicação-UFRJ. Orientador: Sulamita Inacio Freire.

3.
Rosana Nunes Ribeiro Maia. Estágio para conclusão do curso de licenciatura em artes plásticas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Ed. Artística) - Colégio de Aplicação-UFRJ. Orientador: Sulamita Inacio Freire.

4.
Thaisa Mezavilla de Andrade. Estágio para conclusão do curso de licenciatura em artes plásticas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Ed. Artística) - Colégio de Aplicação-UFRJ. Orientador: Sulamita Inacio Freire.

5.
Thamires Ferreira Barbosa. Estágio para a conclusão do curso de licenciatura em artes pláticas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Ed. Artística) - Colégio de Aplicação-UFRJ. Orientador: Sulamita Inacio Freire.

6.
Vinícius Alexandre de Souza Lima Aguiar. Estágio para a conclusão do curso de licenciatura em artes pláticas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Ed. Artística) - Colégio de Aplicação-UFRJ. Orientador: Sulamita Inacio Freire.

7.
Mário César Candido Vieira. Estágio para conclusão do curso de licenciatura em artes plásticas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Ed. Artística) - Colégio de Aplicação-UFRJ. Orientador: Sulamita Inacio Freire.

Iniciação científica
1.
Rafaela Pereira da Silva e Ana Carolina Fontes da Silva. A IMAGEM NAS PRIMEIRAS SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2017. Iniciação Científica - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Sulamita Inacio Freire.

2.
Rafaela Pereira da Silva e Ana Carolina Fontes da Silva. A Roda de Arte: Reflexões Avaliativas. 2017. Iniciação Científica - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Sulamita Inacio Freire.

3.
Ana Carolina Fontes da Silva; Ana Carolina Gonçalves Santos.. A Imagem no Primeiro 1º ano do Ensino Fundamental: A Roda de Arte.. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Educação Artística/ Artes Plásticas) - Colégio de Aplicação da UFRJ. Orientador: Sulamita Inacio Freire.

4.
Ana Carolina Fontes da Silva e Ana Carolina Gonçalves Santos. A Roda de Arte. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Educação Artística/ Artes Plásticas) - Colégio de Aplicação da UFRJ. Orientador: Sulamita Inacio Freire.

Orientações de outra natureza
1.
Rafaela Pereira da Silva e Ana Carolina Fontes da Silva. A IMAGEM NAS PRIMEIRAS SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2017. Orientação de outra natureza - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Sulamita Inacio Freire.

2.
Carlos Augusto Lopes Goulart. Relatório final para conclusão do estágio supervisionado. 2016. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Educação Artística/ Artes Plásticas) - Colégio de Aplicação da UFRJ. Orientador: Sulamita Inacio Freire.

3.
Dayane Medeiros Ferreira. Relatório final para conclusão do estágio supervisionado. 2016. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Educação Artística/ Artes Plásticas) - Colégio de Aplicação da UFRJ. Orientador: Sulamita Inacio Freire.

4.
Igor Anselmo Figueiredo da Silva. Relatório final para conclusão do estágio supervisionado. 2016. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Educação Artística/ Artes Plásticas) - Colégio de Aplicação da UFRJ. Orientador: Sulamita Inacio Freire.

5.
Daniele Silva Melo. Relatório final para conclusão do estágio supervisionado. 2016. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Educação Artística/ Artes Plásticas) - Colégio de Aplicação da UFRJ. Orientador: Sulamita Inacio Freire.

6.
Daniel Machado de Souza. Relatório final para conclusão do estágio supervisionado. 2016. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Educação Artística/ Artes Plásticas) - Colégio de Aplicação da UFRJ. Orientador: Sulamita Inacio Freire.

7.
Mariana Carvalho Lacerda. Relatório final para conclusão do estágio supervisionado. 2016. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Educação Artística/ Artes Plásticas) - Colégio de Aplicação da UFRJ. Orientador: Sulamita Inacio Freire.

8.
Rafaela Pereira da Silva. Relatório final para conclusão do estágio supervisionado. 2016. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Educação Artística/ Artes Plásticas) - Colégio de Aplicação da UFRJ. Orientador: Sulamita Inacio Freire.

9.
Ana Carolina Gonçalves Santos. Poster "A Roda de Arte". 2016. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Educação Artística/ Artes Plásticas) - Colégio de Aplicação da UFRJ. Orientador: Sulamita Inacio Freire.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 12/11/2018 às 16:47:01