Rafael Vergili

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4933840024202274
  • Última atualização do currículo em 15/12/2018


Doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), mestre em Comunicação na Contemporaneidade pela Faculdade Cásper Líbero (2012) e graduado em Comunicação Social (Relações Públicas) pela Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (2009). Possui formação complementar (extensão universitária) em "Assessoria de Imprensa" pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), em "Redes sociais e os novos paradigmas da comunicação" pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e em "Aperfeiçoamento de Ensino" pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Relações Públicas e Propaganda. É membro do corpo de jurados do Prêmio ABRP e participa do Núcleo das Novas Tecnologias de Comunicação Aplicadas à Educação EF-USP (Universidade de São Paulo), do Grupo de Pesquisa "Tecnologia, Comunicação e Ciência Cognitiva" - Tecccog (Universidade Metodista de São Paulo) e do Grupo de Pesquisa "Comunicação, Mercado e Tecnologia" - Comertec (Universidade Federal do Amapá). Recebeu "menção honrosa" no Prêmio Comunicon 2013 e foi finalista do Prêmio Comunicon 2014, ambos referentes ao Congresso Internacional de Comunicação e Consumo, além de ter sido finalista e 2° colocado no Prêmio Abrapcorp 2018 de Teses de Doutorado. É autor do livro ?Relações Públicas, Mercado e Redes Sociais? (Summus, 2014), coautor da obra ?Neofluxo: atuação eleitoral do Astroturfing no fluxo informativo na Web? (Editora Metodista, 2014) e organizador do e-book ?Comunicação, Mercado e Tecnologia? (Edunifap, 2015). Indicado por blogs do setor (Conexão Literatura, Operand, FoxFlu It & Marketing, entre outros) como um dos 10 autores de Comunicação para entender redes sociais e marketing digital). Dedica-se ao estudo dos seguintes temas: Relações Públicas, educação, articulação de redes sociais conectadas e transdisciplinaridade. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rafael Vergili
Nome em citações bibliográficas
VERGILI, R.;VERGILI, Rafael


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2017
Doutorado em Ciências da Comunicação.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Literacias digitais nos cursos de Graduação em Relações Públicas: disciplinas de tecnologia nas matrizes curriculares de universidades brasileiras, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Brasilina Passarelli.
Palavras-chave: Literacias Digitais; Ensino Superior; Relações Públicas; Matrizes Curriculares; Disciplinas de Tecnologia.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Digital.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Relações Públicas.
2010 - 2012
Mestrado em Comunicação.
Faculdade Cásper Líbero, FCL, Brasil.
Título: Premissas deontológicas de Relações Públicas e exigências do mercado: relacionamento entre grandes empresas e stakeholders por meio de redes sociais conectadas,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Edilson Cazeloto.
Palavras-chave: Relações Públicas; Deontologia; redes sociais conectadas; relacionamento; grandes empresas.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Relações Públicas.
2006 - 2009
Graduação em Comunicação Social (Relações Públicas).
Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação, FAPCOM, Brasil.
Título: Projeto Experimental - ONG Aldeias Infantis.
Orientador: Paulo Regis Salgado.




Formação Complementar


2018 - 2018
Certificação Comunique-se para Assessoria de Imprensa. (Carga horária: 2h).
COMUNIQUE-SE COMUNICAÇÃO CORPORATIVA LTDA, CCC_FORN, Brasil.
2017 - 2017
Extensão universitária em Mídias Digitais: gestão KPI. (Carga horária: 3h).
Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação, FAPCOM, Brasil.
2013 - 2013
Preparação Pedagógica - Aperfeiçoamento de Ensino. (Carga horária: 20h).
Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), ECA-USP, Brasil.
2012 - 2012
Internet History, Technology, and Security. (Carga horária: 50h).
University of Michigan (Coursera), UM, Estados Unidos.
2011 - 2011
Extensão universitária em Redes sociais e os novos paradigmas da comunicação. (Carga horária: 36h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), PUC, Brasil.
2011 - 2011
Curso Hacking Journalism. (Carga horária: 8h).
Faculdade Cásper Líbero, FCL, Brasil.
2010 - 2010
Processo de Comunicação: Comunicação Institucional. (Carga horária: 5h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2010 - 2010
Motivação nas Organizações. (Carga horária: 5h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2008 - 2008
16° Curso de Introdução ao Mercado de Capitais. (Carga horária: 30h).
Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento no Mercado, APIMEC, Brasil.
2007 - 2008
Certificate of Achievement - Advanced Course. (Carga horária: 160h).
CNA, CNA, Brasil.
2007 - 2007
WEB - Animação, Criação, Programação e Publicação. (Carga horária: 30h).
S.O.S Educação Profissional, S.O.S, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Assessoria de Imprensa - Por que, Quando e Como. (Carga horária: 15h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP), ESPM, Brasil.
2003 - 2004
Língua Inglesa Nível Avançado. (Carga horária: 324h).
SENAC - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC, Brasil.
1999 - 2002
Avançado (Master) - FCE. (Carga horária: 320h).
Cultura Inglesa, CULTURA INGLESA, Brasil.


Atuação Profissional



Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), ECA-USP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador

Atividades

2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , USP, .


Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador do Grupo Tecccog

Atividades

05/2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Universidade Metodista de São Paulo, .


Faculdade Cásper Líbero, FCL, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador
Outras informações
Linha de Pesquisa: Processos Midiáticos: Tecnologia e Mercado

Atividades

2010 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade Cásper Líbero, .


Organização das Nações Unidas (ONU) - Instituto Humanitare, ONU, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Colaborador autônomo, Enquadramento Funcional: Assessoria de Imprensa, Carga horária: 20


Digital Assessoria, DIGITAL, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Analista de Comunicação, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Junior Achievement São Paulo, JASP, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Voluntário, Carga horária: 10



Linhas de pesquisa


1.
Processos Midiáticos: Tecnologia e Mercado

Objetivo: Os processos midiáticos contemporâneos estão sendo reconfigurados de forma intensa sob a influência das novas tecnologias, de sua convergência crescente, digitalização intensiva dos conteúdos, da hegemonia de lógicas mercantis e globalizantes. Nessa perspectiva, esta linha de pesquisa visa estudar as relações entre as velhas e as novas mídias, entre a tecnologia e os mercados, focalizando as diversas dimensões políticas e tecnológicas na comunicação, os novos contextos de cidadania, de propriedade das idéias, de mecanismos de produção colaborativa que dela emergem, bem como o controle, a produção e a distribuição de conteúdos informativos e de entretenimento. Nesse contexto, busca-se objetos de análise tais como a análise do universo dos games, do cinema e da TV Digital, do software como mídia, da governança da Internet, da exclusão digital, das comunidades virtuais, da política na rede, entre outros. Eixos temáticos: Comunicação, Tecnologia e Cidadania Digital; Impactos da Tecnologia no Mercado e nos Processos Políticos; O Rádio e a Televisão na Sociedade Globalizada..
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Digital.
Palavras-chave: Comunicação; Tecnologia.
2.
Inovações Tecnológicas na Comunicação Contemporânea

Objetivo: Pesquisa as inovações tecnológicas na comunicação, com enfoque nos sistemas dialógicos, tendo o ser humano como referência. Investiga interdisciplinarmente as aplicações comunicativas nas redes computacionais, a interação homem-máquina e os impactos socioculturais das tecnologias de comunicação. Estuda as narrativas, as práticas colaborativas nas redes sociais conectadas e os processos cognitivos da comunicação atual..
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Ciência Cognitiva.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação.
Palavras-chave: Comunicação; Cognição; Tecnologia.
3.
Observatório da Cultura Digital

Objetivo: Estudos e pesquisas sobre a sociedade em rede e seus impactos nas áreas da comunicação, educação e informação. Engloba, mas não se limita, às novas formas de disseminação da informação, da comunicação e da aprendizagem forjadas na revolução das redes digitais. Constitui objeto de estudo a autoria individual e coletiva em ambientes virtuais, o conceito de autoridade das fontes de informação em publicações eletrônicas de conteúdo aberto, a exemplo da Wikipedia..
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Teoria da Informação / Especialidade: Processos da Comunicação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Tecnologia Educacional.
Palavras-chave: Atores em rede; Cultura do remix; Inclusão digital; Interfaces sociais da comunicação; Internet na educação; Sociedade da informação.


Projetos de pesquisa


2013 - Atual
Literacias digitais aplicadas aos cursos brasileiros de graduação em Relações Públicas
Descrição: O projeto tem como principal objetivo identificar se a estrutura, o conteúdo e os referenciais teóricos apresentados aos estudantes de Relações Públicas nos dez melhores cursos de graduação brasileiros, segundo ranking da Revista Guia do Estudante Profissões/Vestibular 2013, contemplam as literacias digitais necessárias para que os futuros profissionais e/ou pesquisadores tenham autonomia no contexto tecnológico em que serão inseridos. As informações serão obtidas por meio de pesquisa bibliográfica e documental, pesquisa quantitativa e pesquisa qualitativa, envolvendo, nesses procedimentos metodológicos, estrutura curricular, corpo docente e corpo discente..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Rafael Vergili - Coordenador.
2010 - 2012
Observatório de Mídias Sociais Conectadas - Neofluxo
Descrição: O projeto NeoFluxo, elaborado pelo Grupo de Pesquisa Comunicação, Tecnologia e Cultura da Rede, pertencente ao Programa de Mestrado da Faculdade Cásper Líbero, com o apoio do CNPq, nasceu no primeiro semestre de 2010. Seu objetivo principal é identificar o comportamento do fluxo informacional nas redes sociais durante o processo eleitoral. Em princípio, a proposta seria monitorar todas as mensagens relacionadas aos dois principais candidatos à presidência da República (José Serra/PSDB e Dilma Rousseff/PT), enviadas a partir de fontes oficiais (Twitter, Facebook e textos do site oficial) e citadas por perfis públicos do Twitter. Com o crescimento da campanha de Marina Silva/PV ao final do primeiro turno, menções ao nome dela também foram coletados e armazenados em bancos de dados, através de um software construído para este fim. A coleta de dados foi feita segundo palavras-chaves determinadas pelos pesquisadores, tendo como referência proposições apresentadas na maior vitrine da campanha no país, onde as discussões são propostas com mais força: o horário eleitoral da TV. Para identificar o fluxo informativo e verificar quais mensagens e orientações dos candidatos influenciaram discussões e pontos de vista, o NeoFluxo tomou como base o Twitter. Tanto as palavras-chave escolhidas pelos pesquisadores quanto o material coletado a partir das fontes oficiais dos candidatos permitem ao sistema elaborar um mapeamento: qual o ponto de partida de determinada mensagem, que caminho foi percorrido por ela e como ela foi redistribuída pelo Twitter..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Rafael Vergili - Integrante / Walter Teixeira Lima Junior - Coordenador / Carla Andrea Schwingel - Integrante / Amanda Luiza S. Pereira - Integrante / André Rosa de Oliveira - Integrante / Jeferson de Carvalho - Integrante / Carolina Ribeiro Pietoso - Integrante / Camila Zanqueta - Integrante / Diego Sieg - Integrante / Maurício Maia - Integrante / Tiago Agostinho - Integrante.
2010 - 2012
Deontologia de Relações Públicas e exigências do mercado
Descrição: O projeto tem como objetivo principal verificar se a deontologia da profissão de Relações Públicas está em sintonia com as exigências do mercado, que precisa se adaptar às constantes inovações tecnológicas. Além disso, são discutidos os limites e potencialidades do uso de redes sociais conectadas ? articuladas por profissionais de Relações Públicas ? no relacionamento entre empresas e stakeholders (públicos de interesse), principalmente para obter possíveis benefícios de imagem e reputação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Rafael Vergili - Coordenador.


Projetos de desenvolvimento


2010 - 2012
Observatório de Mídias Sociais - Neofluxo
Descrição: O projeto NeoFluxo, elaborado pelo Grupo de Pesquisa Comunicação, Tecnologia e Cultura da Rede, pertencente ao Programa de Mestrado da Faculdade Cásper Líbero, com o apoio do CNPq, nasceu no primeiro semestre de 2010. Seu objetivo principal é identificar o comportamento do fluxo informacional nas redes sociais durante o processo eleitoral. Em princípio, a proposta seria monitorar todas as mensagens relacionadas aos dois principais candidatos à presidência da República (José Serra/PSDB e Dilma Rousseff/PT), enviadas a partir de fontes oficiais (Twitter, Facebook e textos do site oficial) e citadas por perfis públicos do Twitter. Com o crescimento da campanha de Marina Silva/PV ao final do primeiro turno, menções ao nome dela também foram coletados e armazenados em bancos de dados, através de um software construído para este fim. A coleta de dados foi feita segundo palavras-chaves determinadas pelos pesquisadores, tendo como referência proposições apresentadas na maior vitrine da campanha no país, onde as discussões são propostas com mais força: o horário eleitoral da TV. Para identificar o fluxo informativo e verificar quais mensagens e orientações dos candidatos influenciaram discussões e pontos de vista, o NeoFluxo tomou como base o Twitter. Tanto as palavras-chave escolhidas pelos pesquisadores quanto o material coletado a partir das fontes oficiais dos candidatos permitem ao sistema elaborar um mapeamento: qual o ponto de partida de determinada mensagem, que caminho foi percorrido por ela e como ela foi redistribuída pelo Twitter..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.

Integrantes: Rafael Vergili - Integrante / Walter Teixeira Lima Junior - Coordenador / Carla Andrea Schwingel - Integrante / Amanda Luiza S. Pereira - Integrante / André Rosa de Oliveira - Integrante / Jeferson de Carvalho - Integrante / Carolina Ribeiro Pietoso - Integrante / Camila Zanqueta - Integrante / Diego Sieg - Integrante / Maurício Maia - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação e Tecnologia.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Relações Públicas, Educação e Tecnologia.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2018
Finalista e 2° colocado no Prêmio Abrapcorp 2018 - Categoria: Tese de Doutorado, Abrapcorp - Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e Relações Públicas.
2015
Prêmio Comunicon 2014 - Melhor trabalho do GT Comunicação, Educação e Consumo (Categoria Doutorando) / Indicado ao Prêmio geral de GTs do Comunicon, ESPM - Congresso Internacional de Comunicação e Consumo.
2014
Prêmio Comunicon 2013 - Melhor trabalho do GT Comunicação, Educação e Consumo (Categoria Doutorando) / Indicado ao Prêmio geral de GTs do Comunicon, ESPM - Congresso Internacional de Comunicação e Consumo.
2014
Prêmio Comunicon 2013 - Menção Honrosa na Categoria Doutorando, ESPM - Congresso Internacional de Comunicação e Consumo.
2012
Proficiência em Língua Espanhola, Instituto Cultural Hispânico.
2012
Proficiência em Inglês, União Cultural Brasil-Estados Unidos.
2005
ESOL Examinations - Council of Europe Level B2 (First Certificate), University of Cambridge.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
COSTA, A. Q.2017COSTA, A. Q. ; VETRITTI, F. G. C. M. ; VERGILI, R. . Internet das Coisas, Big Data e Literacias de Mídia e Informação: a importância das Competências Digitais para a formação em Comunicação. COMMUNICARE (SÃO PAULO), v. 17, p. 38-51, 2017.

2.
VETRITTI, F. G. C. M.2017VETRITTI, F. G. C. M. ; VERGILI, R. . Reputación corporativa en la Web: reflexiones sobre la formación en Comunicación y la articulación de redes sociales en Brasil. MIGUEL HERNÁNDEZ COMMUNICATION JOURNAL, v. 1, p. 435-464, 2017.

3.
VETRITTI, F. G. C. M.2015VETRITTI, F. G. C. M. ; VERGILI, R. . Grandes empresas e interculturalidade: importância do profissional de Relações Públicas no ambiente digital. Organicom (USP), v. 11, p. 133-143, 2015.

4.
GALLO, A. A. V.2014GALLO, A. A. V. ; VERGILI, R. . Big Data, esfera pública interconectada e reputação: desafios e oportunidades para profissionais de Comunicação. Brazilian Journal of Technology, Communication, and Cognitive Science, v. 2, p. 1-14, 2014.

5.
VERGILI, R.2013VERGILI, R.. Reputação corporativa e redes sociais: a atuação do profissional de Relações Públicas no relacionamento entre empresas e stakeholders. Communicare (São Paulo), v. 13, p. 161-174, 2013.

6.
CARVALHO, J.2012CARVALHO, J. ; PEREIRA, A. L. S ; VERGILI, R. . Comunicação e Consumo na Web: do ambiente participativo à tentativa de aprisionamento tecnológico. Revista Eletrônica CoMtempo, v. 4, p. 1-9, 2012.

7.
VERGILI, R.2011VERGILI, R.. Relação entre relevância da informação e articulação de redes por profissionais de Comunicação. Revista Eletrônica CoMtempo, v. 3, p. 1-10, 2011.

8.
VERGILI, R.2011VERGILI, R.. Comunicação e Tecnologia: A importância do pensamento transdisciplinar para o cientista de mídias sociais. Revista Eletrônica CoMtempo, v. 3, p. 1-11, 2011.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
ASSIS, C. M. A. (Org.) ; SAAR, J. F. (Org.) ; VERGILI, R. (Org.) . Comunicação, Mercado e Tecnologia. 1. ed. Macapá: Editora da Universidade Federal do Amapá - Edunifap, 2015. v. 1. 227p .

2.
VERGILI, R.. Relações Públicas, Mercado e Redes Sociais. 1. ed. São Paulo: Summus, 2014. 152p .

3.
LIMA JUNIOR, W. T. ; PEREIRA, A. L. S ; VERGILI, R. . Projeto Neofluxo: atuação eleitoral do Astroturfing no fluxo informativo na Web. 1. ed. São Paulo: W. T. L., 2014. v. 1. 190p .

Capítulos de livros publicados
1.
VERGILI, R.; ATTENE, R. B. C. . O homem curva-se à máquina: um clique para empresas e marcas aproximarem-se ou distanciarem-se de seus stakeholders. In: Andréa Firmino de Sá; Jacks Andrade; Jefferson Ferreira Saar. (Org.). Aspectos Comunicacionais e Mercadológicos na Era dos Negócios Digitais. 1ed.Amapá: Unifap Editora (Editora da Universidade Federal do Amapá), 2018, v. 1, p. 104-127.

2.
ASSIS, C. M. A. ; SAAR, J. F. ; VERGILI, R. . Introdução - Comunicação, Mercado e Tecnologia. In: Cláudia Maria Arantes de Assis; Jefferson Ferreira Saar; Rafael Vergili. (Org.). Comunicação, Mercado e Tecnologia. 1ed.Macapá: Editora da Universidade Federal do Amapá - Edunifap, 2015, v. 1, p. 7-19.

3.
VERGILI, R.; AGOSTINHO, Tiago ; CARVALHO, J. . Organizações, públicos estratégicos e fluxos digitais: novas formas de consumo e de interação por meio da Web. In: Cláudia Maria Arantes de Assis; Jefferson Ferreira Saar; Rafael Vergili. (Org.). Comunicação, Mercado e Tecnologia. 1ed.Macapá: Editora da Universidade Federal do Amapá - Edunifap, 2015, v. 1, p. 143-161.

4.
Lima Jr., Walter Teixeira ; VERGILI, Rafael . Digital Inclusion and Computational Thinking:. In: Brasilina Passarelli; Joseph Straubhaar; Aurora Cuevas-Cerveró. (Org.). Handbook of Research on Comparative Approaches to the Digital Age Revolution in Europe and the Americas. 1ed.: IGI Global, 2015, v. , p. 124-137.

5.
VERGILI, R.. Avanços tecnológicos e gerações do futuro: novos rumos para a educação e desenvolvimento de criações coletivas. In: Walter Teixeira Lima Junior, Murilo Bansi Machado. (Org.). Tecnologia, Comunicação e Ciência Cognitiva. 1ed.São Paulo: Momento, 2014, v. , p. 240-255.

6.
PASSOS, M. R. ; VERGILI, R. . Web e Política: entre a possibilidade de manifestações de grupos marginalizados e o reforço de discurso das lideranças políticas. In: Antonio Sardinha, Cláudia M. A. Assis Saar e Elaide Martins. (Org.). Convergência midiática e comunicação: cenários, atores e práticas. 1ed.Macapá: EDUNIFAP, 2014, v. 1, p. 20-34.

7.
VERGILI, R.. Relações Públicas, grandes empresas e redes sociais. In: Edilson Cazeloto; Luís Mauro Sá Martino; Simonett a Persichetti. (Org.). Mídia e Comunicação Contemporânea: Relatos de Pesquisas. 1ed.São Paulo: Plêiade, 2013, v. 1, p. 71-76.

8.
VERGILI, R.. A relação homem-máquina e a cooperação nas redes. In: Walter Teixeira Lima Junior. (Org.). Comunicação, Tecnologia e Cultura de Rede. São Paulo: Momento Editorial, 2011, v. 1, p. 141-175.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
COSTA, A. Q. ; VETRITTI, F. G. C. M. ; VERGILI, R. . Internet das Coisas, Big Data e Literacias Digitais: novos rumos para a formação de comunicadores. In: II Encontro Internacional Tecnologia, Comunicação e Ciência Cognitiva, 2016, São Bernardo do campo. Anais do II Encontro Internacional Tecnologia, Comunicação e Ciência Cognitiva, 2016. v. 2. p. 1-16.

2.
VERGILI, R.. Formação do profissional de Relações Públicas: mudanças necessárias para adequar a articulação de redes sociais das empresas ao atual contexto tecnológico. In: VIII Congresso Abrapcorp 2014: comunicação, interculturalidade e organizações, 2014, Londrina. Anais do VIII Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas - 2014, 2014. p. 69-80.

3.
GALLO, A. A. V. ; VERGILI, R. . Big Data, esfera pública interconectada e reputação: desafios e oportunidades para profissionais de Comunicação. In: I Encontro Internacional de Tecnologia, Comunicação e Ciência Cognitiva (EITCCC), 2014, São Bernardo do campo. Anais do I Encontro Internacional de Tecnologia, Comunicação e Ciência Cognitiva, 2014. p. 1-15.

4.
VERGILI, R.; AOKI, T. . Consumo de Informações, Internet e Literacias Digitais: Alterações na Formação de Profissionais e Pesquisadores de Comunicação. In: 4° Congresso Internacional em Comunicação e Consumo (Comunicon 2014), 2014, São Paulo. Anais do Comunicon 2014, 2014. v. 1. p. 1-15.

5.
VERGILI, R.. Transdisciplinaridade, Novas Tecnologias e Compartilhamento de Informações: Perspectiva de Mudanças para o Campo Comunicação/Educação?. In: 3° Congresso Internacional de Comunicação e Consumo - COMUNICON 2013, 2013, São Paulo. Anais do 3° Congresso Internacional de Comunicação e Consumo - COMUNICON 2013, 2013.

6.
VERGILI, R.; AGOSTINHO, Tiago ; CARVALHO, J. . Poder, Economia de Rede e Comunicação Organizacional: mudanças nas formas de consumo e de interação entre organizações e públicos estratégicos. In: 2° Congresso Internacional de Comunicação e Consumo - COMUNICON 2012, 2012, São Paulo. Anais do COMUNICON 2012 - Comunicação, consumo e ação reflexiva: caminhos para a educação do futuro, 2012.

7.
VERGILI, R.. Fortalecimento da reputação corporativa nas redes sociais conectadas: A atuação do profissional de RP no relacionamento entre empresas e stakeholders. In: 8° Interprogramas de Mestrado (Faculdade Cásper Líbero), 2012, São Paulo. Anais do 8° Interprogramas de Mestrado (Faculdade Cásper Líbero), 2012. p. 1-11.

8.
VERGILI, R.. A importância do profissional de Relações Públicas no fortalecimento da reputação das empresas: novas práticas no ambiente interativo. In: IX LUSOCOM - Congresso da Federação Lusófona de Ciências da Comunicação, 2011, São Paulo. Anais do ... Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2011.

9.
VERGILI, R.; PEREIRA, A. L. S ; CARVALHO, J. . Comunicação e Consumo na Web: transdisciplinaridade como elemento facilitador da compreensão de fenômenos da sociedade contemporânea. In: I Congresso Internacional em Comunicação e Consumo - COMUNICON, 2011, São Paulo. Anais do I Congresso Internacional em Comunicação e Consumo, 2011. p. 1-15.

10.
VERGILI, R.. Comunicação e Tecnologia: A importância do pensamento transdisciplinar para o cientista de mídias sociais. In: 7° Interprogramas de Mestrado (Faculdade Cásper Líbero), 2011, São Paulo. Anais do 7° Interprogramas de Mestrado (Faculdade Cásper Líbero), 2011.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
VERGILI, R.. Formação do profissional de Relações Públicas: mudanças necessárias para adequar a articulação de redes sociais das empresas ao atual contexto tecnológico. In: VIII Congresso Abrapcorp 2014: comunicação, interculturalidade e organizações, 2014, Londrina. Caderno de Programação e Resumos do VIII Congresso Abrapcorp, 2014. p. 25-26.

2.
VERGILI, R.. Novas tecnologias e mudanças na formação do estudante de RP. In: XII Seminário Internacional da Comunicação - Imaginário em rede, comunicação, memória e tecnologia, 2013, Porto Alegre. Livro de Resumos do XII Seminário Internacional da Comunicação. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2013. p. 84.

3.
VERGILI, R.. Reflexões acerca dos pilares norteadores da graduação em Relações Públicas: novas perspectivas curriculares permeadas por fundamentos da Comunicação Digital. In: IV Jornada Acadêmica Discente do PPGCOM-ECA/USP, 2013, São Paulo. E-book/Caderno de Resumos da IV Jornada Acadêmica Discente do PPGCOM-ECA/USP, 2013. p. 191.

4.
VERGILI, R.. Fortalecimento da reputação corporativa nas redes sociais conectadas: A atuação do profissional de RP no relacionamento entre empresas e stakeholders. In: 8° Interprogramas de Mestrado (Faculdade Cásper Líbero), 2012, São Paulo. Caderno de Resumos - 8° Interprogramas de Mestrado (Faculdade Cásper Líbero), 2012.

5.
VERGILI, R.. Comunicação e Tecnologia: A importância do pensamento transdisciplinar para o cientista de mídias sociais. In: 7° Interprogramas, 2011, São Paulo. Caderno de Resumos - 7° Interprogramas de Mestrado (Faculdade Cásper Líbero), 2011.

Apresentações de Trabalho
1.
VERGILI, R.. Tese de Doutorado - Literacias digitais nos cursos de graduação em Relações Públicas: disciplinas de tecnologia nas matrizes curriculares de universidades brasileiras. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
VERGILI, R.; VETRITTI, F. G. C. M. . Atores em rede na produção de conteúdo: reflexões sobre empresas informativas e gestão do relacionamento com prosumers nas mídias sociais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
VERGILI, R.; VETRITTI, F. G. C. M. . Atores em rede na produção de conteúdo: reflexões sobre empresas informativas e gestão do relacionamento com prosumers nas mídias sociais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
VERGILI, R.. Literacias digitais nos cursos de Graduação em Relações Públicas: inserção de disciplinas de tecnologia nas matrizes curriculares brasileiras. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
VERGILI, R.. Literacias digitais nos cursos de RP: aumento no número de disciplinas de tecnologia na estrutura curricular pós-DCNs (2013). 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
VERGILI, R.. Encontro Aberje ABCD - Relações Públicas, Mercado e Redes Sociais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
VERGILI, R.. Literacias digitais dos estudantes de graduação em Relações Públicas: inserção de conteúdo sobre Tecnologias da Informação e Comunicação na estrutura curricular. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
VERGILI, R.. Relações Públicas: experiências no mercado e trajetória acadêmica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
VERGILI, R.. Formação do profissional de Relações Públicas: mudanças necessárias para adequar a articulação de redes sociais das empresas ao atual contexto tecnológico. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
GALLO, A. A. V. ; VERGILI, R. . Big Data, esfera pública interconectada e reputação: desafios e oportunidades para profissionais de Comunicação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
VERGILI, R.; FARIAS, L. A. B. ; AZEREDO, D. . Relações Públicas, Mercado e Redes Sociais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
VERGILI, R.. Literacias digitais aplicadas aos cursos brasileiros de graduação em Relações Públicas: Avaliação da estrutura curricular e novas perspectivas no atual contexto tecnológico. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

13.
VERGILI, R.; AOKI, T. . Consumo de Informações, Internet e Literacias Digitais: Alterações na Formação de Profissionais e Pesquisadores de Comunicação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
VERGILI, R.. Moderação/Mediação da Sessão 1 'Relações entre comunicação e consumo nas mídias digitais' do GT8 'Comunicação, Educação e Consumo' no 4° Congresso Internacional em Comunicação e Consumo (Comunicon 2014).. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
VERGILI, R.. Literacias digitais aplicadas aos cursos brasileiros de graduação em Relações Públicas: Tecnologias da Informação e Comunicação como pilares norteadores da estrutura curricular. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
VERGILI, R.. Reflexões acerca dos pilares norteadores da graduação em Relações Públicas: novas perspectivas curriculares permeadas por fundamentos da Comunicação Digital. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
VERGILI, R.. Transdisciplinaridade, Novas Tecnologias e Compartilhamento de Informações: Perspectiva de Mudanças para o Campo Comunicação/Educação?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
VERGILI, R.. Novas tecnologias e mudanças na formação do estudante de RP. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

19.
VERGILI, R.. Literacias Digitais aplicadas ao curso de graduação em Relações Públicas: novas perspectivas curriculares permeadas pela transdisciplinaridade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

20.
VERGILI, R.; AGOSTINHO, Tiago ; CARVALHO, J. . Poder, Economia de Rede e Comunicação Organizacional: mudanças nas formas de consumo e de interação entre organizações e públicos estratégicos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

21.
VERGILI, R.. Fortalecimento da reputação corporativa nas redes sociais conectadas: a atuação do profissional de Relações Públicas no relacionamento entre grandes empresas e stakeholders. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

22.
VERGILI, R.. Projeto Neofluxo: Coleta de dados e identificação de fluxos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

23.
VERGILI, R.. A importância do profissional de Relações Públicas no fortalecimento da reputação das empresas: novas práticas no ambiente interativo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

24.
VERGILI, R.; PEREIRA, A. L. S ; CARVALHO, J. . Comunicação e Consumo na Web: transdisciplinaridade como elemento facilitador da compreensão de fenômenos da sociedade contemporânea.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

25.
VERGILI, R.. A relação homem-máquina e a cooperação nas redes. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

26.
VERGILI, R.. Comunicação e Tecnologia: A importância do pensamento transdisciplinar para o cientista de mídias sociais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

27.
VERGILI, R.. A Comunicação e o Mercado de Trabalho. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
VERGILI, R.. Mostra de Projetos Experimentais. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
VERGILI, R.. Experiências acadêmicas no campo da comunicação. Amapá, 2018. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

2.
VERGILI, R.; ASSIS, C. M. A. . Comunicação, Mercado e Tecnologia. Macapá: Editora da Universidade Federal do Amapá - Edunifap, 2015 (Livro/Revisão Geral).

3.
SANTANA, C. ; VERGILI, R. . Jornalismo de paz: o estado da arte (Dov Shinar). Almedina, 2013. (Tradução/Livro).

4.
VERGILI, R.. O papel do profissional de Relações Públicas Governamentais diante da necessidade de transformação da sociedade brasileira 2009 (Artigo - ClicNews).

5.
VERGILI, R.. A importância do profissional de Relações Públicas Internacionais no mundo globalizado 2009 (Artigo - ClicNews).

6.
VERGILI, R.. Influência da Opinião Pública na Crise da América Latina 2008 (Artigo - ClicNews).

7.
VERGILI, R.. Rádio: da programação aos formatos específicos e a contra-hegemonia. Um estudo sobre o discurso negro radical e o sucesso do RAP, Hip Hop e Funk nas rádios nacionais 2008 (Artigo - ClicNews).

8.
VERGILI, R.. RP e Gerente de Projetos: Diferenças de atuação no caso Gol 2007 (Artigo - ClicNews).

9.
VERGILI, R.; ALMEIDA, J. ; ZIRUOLO, C. M. . Como esticar seu dinheiro: fundamentos de educação financeira. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007 (Livro/Revisão).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
VERGILI, R.. Plano Integrado de Comunicação Empresarial (PICE) - Grupo Vereda. 2010.

Produtos tecnológicos
1.
LIMA JUNIOR, W. T. ; Maia, M. ; SIEG, D. ; ROSA, A. ; PIETOSO, C. R. ; VERGILI, R. . Observatório de Mídias Sociais Conectadas. 2010.

Trabalhos técnicos
1.
VERGILI, R.. Cores, linhas, sinestesia e poder apelativo do desodorante Rexona Men Active. 2010.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
VERGILI, R.. Entrevista para Diandra Santos - Monografia de Relações Públicas (Universidade de Caxias do Sul). 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
VERGILI, R.. Diálogo com o autor: Rafael Vergili. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
VERGILI, R.. Presença digital é voltada a relacionamento com públicos, mas falta estratégia de condução. 2015. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

4.
AGOSTINHO, T. ; VERGILI, R. . Mestre pela Cásper recebe menção honrosa no Prêmio Comunicon. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

5.
VERGILI, R.. Casperiano aborda Relações Públicas e redes sociais em livro. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

6.
VERGILI, R.. Livro de Rafael Vergili é lançado - Correio do Sudoeste. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

7.
VERGILI, R.. Livro amplia os caminhos do profissional de Relações públicas. 2014. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

8.
VERGILI, R.. A importância das redes sociais para Relações Públicas - Folha do Povo. 2014. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

9.
VERGILI, R.. Projeto acadêmico é implantado por ONG. 2008. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
LIMA JUNIOR, W. T. ; PEREIRA, A. L. S ; VERGILI, R. . Neofluxo - Observatório de Mídias Sociais Conectadas. 2012. (Relatório de pesquisa).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
VERGILI, R.. Vídeo Institucional - Dorina Nowill. 2009. Vídeo.

2.
VERGILI, R.. Propaganda Social: Queimadas. 2009. Vídeo.

3.
VERGILI, R.. Vídeo Institucional - Junior Achievement São Paulo (JASP). 2007. Vídeo.

Outras produções artísticas/culturais
1.
VERGILI, R.. Spot 30' - Campanha SOS Infância (Rede Nova Brasil FM). 2009 (Audiovisual).

2.
VERGILI, R.. Spot 10' - Campanha Institucional Aldeias Infantis SOS Brasil (Rede Nova Brasil FM). 2009 (Audiovisual).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
LOPES, V. S. C.; VERGILI, R.; LEAO, J.. Participação em banca de Maria Vitória Almeida Pessôa.Influenciadores Digitais na Gestão de Reputação das Organizações. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

2.
FARIAS, L. A. B.; MATUCK, A.; VERGILI, R.. Participação em banca de Wllyanna Carolinne Farias dos Reis Salgado.Diálogos na rede: relacionamento entre marcas e clientes pelas redes sociais como diferencial competitivo. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
VERGILI, R.. Membro da Comissão Científica do I Congresso Internacional de Novas Narrativas: ?encontro de narrativas de comunicações e artes?. 2015. Grupo de Estudos em Novas Narrativas ? GENN.

2.
VERGILI, R.. Membro do júri do 33° Concurso Universitário Nacional de Monografias e Projetos Experimentais de Graduação e Pós-Graduação em Relações Públicas (ABRP). 2015. Associação Brasileira de Relações Públicas (ABRP).

3.
VERGILI, R.. Membro do júri do 32° Concurso Universitário Nacional de Monografias e Projetos Experimentais de Graduação e Pós-Graduação em Relações Públicas (ABRP). 2014. Associação Brasileira de Relações Públicas.

4.
VERGILI, R.. Membro do júri do 31° Concurso Universitário Nacional de Monografias e Projetos Experimentais de Graduação e Pós-Graduação em Relações Públicas (ABRP). 2013. Associação Brasileira de Relações Públicas (ABRP).

5.
VERGILI, R.. Membro do júri do 30° Concurso Universitário de Monografias e Projetos Experimentais de Relações Públicas (ABRP). 2012. Associação Brasileira de Relações Públicas.

6.
VERGILI, R.. Membro do júri do 29° Concurso Universitário de Monografias e Projetos Experimentais de Relações Públicas (ABRP). 2011. Associação Brasileira de Relações Públicas.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
20° Encontro Internacional de Relações com Investidores e Mercado de Capitais. 2018. (Encontro).

2.
XII ABRAPCORP - Comunicação, Diversidades e Organizações. Tese de Doutorado - Literacias digitais nos cursos de graduação em Relações Públicas: disciplinas de tecnologia nas matrizes curriculares de universidades brasileiras. 2018. (Congresso).

3.
19° Encontro Internacional de Relações com Investidores e Mercado de Capitais. 2017. (Encontro).

4.
20 anos do Instituto Brasileiro de Relações com Investidores (IBRI) - B3 (Bolsa, Brasil, Balcão). 2017. (Outra).

5.
45 anos da ANCORD - Momentos da História da ANCORD. 2017. (Outra).

6.
9° Encontro de Mentoria Bovespa Mais - Relações com Investidores - Fórum PwC Brasil de Governança. 2017. (Outra).

7.
ABCIBER 10 - X Simpósio Nacional da ABCiber: Conectividade, Hibridação e Ecologia das Redes Digitais.Atores em rede na produção de conteúdo: reflexões sobre empresas informativas e gestão do relacionamento com prosumers nas mídias sociais. 2017. (Simpósio).

8.
Atuação nas Mídias Sociais - CODIM (Comitê de Orientação para Divulgação de Informações ao Mercado). 2017. (Outra).

9.
Café com o Formador de Mercado - BTG Pactual. 2017. (Outra).

10.
Código Brasileiro de Governança Corporativa e Instrução CVM 586 (MZ Group). 2017. (Outra).

11.
Como a Inteligência Artificial pode ajudar na entrega e gerenciamento de conteúdo online? (IBM). 2017. (Outra).

12.
Congresso Mega Brasil de Comunicação, Inovação e Estratégias Corporativas - Muito além da assessoria de imprensa. javascript:void(0). 2017. (Congresso).

13.
Escola do Futuro - Opening Inventando Futuros Room/Inventando Futuros Lab. 2017. (Outra).

14.
Folha de S. Paulo - Por Dentro da Folha. 2017. (Outra).

15.
Invest Show 2017 - Nova Futura. 2017. (Outra).

16.
Mídia e relacionamento com o mercado - Programa de Mentoria PwC/B3. 2017. (Outra).

17.
Mídia e relacionamento com o mercado - Programa de Mentoria PwC/B3. 2017. (Outra).

18.
Novo Mercado: a sua empresa está preparada para atender aos novos requisitos? - PwC. 2017. (Outra).

19.
O Cenário da Crise Política e as Eleições de 2018 - ANCORD - Ibsen Costa Manso. 2017. (Outra).

20.
Participação de Acionistas nas Assembleias: Adoção de Procedimentos que Busquem Facilitar e Incentivar a Participação de Acionistas nas Assembleias Gerais das Companhias e Fortalecer a Relação com Investidores (CODIM). 2017. (Outra).

21.
Prêmio Imprensa 2017. 2017. (Outra).

22.
Regulamento do Novo Mercado - PwC. 2017. (Outra).

23.
TOP Análise de Investimentos - Programa TOP CVM. 2017. (Outra).

24.
XIV Seminário Internacional CPC. 2017. (Seminário).

25.
XVI Semana CCSA da Universidade Presbiteriana Mackenzie - (Centro de Ciências Sociais e Aplicadas) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). 2017. (Outra).

26.
IV Seminário de Pesquisa EF-USP.Literacias digitais nos cursos de RP: aumento no número de disciplinas de tecnologia na estrutura curricular pós-DCNs (2013). 2016. (Seminário).

27.
VII Jornada Discente. Literacias digitais nos cursos de graduação em Relações Públicas: inserção de disciplinas de tecnologia nas matrizes curriculares brasileiras. 2016. (Congresso).

28.
XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom). 2016. (Congresso).

29.
3° Encontro Aberje ABCD.Relações Públicas, Mercado e Redes Sociais. 2015. (Encontro).

30.
II Encontro Internacional de Tecnologia, Comunicação e Ciência Cognitiva.Internet das Coisas, Big Data e Literacias Digitais: novos rumos para a formação de comunicadores. 2015. (Encontro).

31.
III Seminário de Pesquisa EF-USP. 2015. (Seminário).

32.
Inventando Futuros 2015 - Virada Científica (USP). 2015. (Outra).

33.
Metodologia de pesquisa: entrevista de história de vida com tecnologia de mídia - Joseph Straubhaar (University of Texas at Austin). 2015. (Seminário).

34.
VI Jornada Discente. Literacias digitais dos estudantes de graduação em Relações Públicas: inserção de conteúdo sobre Tecnologias da Informação e Comunicação na estrutura curricular. 2015. (Congresso).

35.
4° Congresso Internacional em Comunicação e Consumo (Comunicon 2014). Consumo de Informações, Internet e Literacias Digitais: Alterações na Formação de Profissionais e Pesquisadores de Comunicação. 2014. (Congresso).

36.
Comunicon 2014 - GT8 Comunicação, Educação e Consumo. GT8 - Comunicação, Educação e Consumo - Sessão 1: Relações entre comunicação e consumo nas mídias digitais. 2014. (Congresso).

37.
CONTEC Brasil. 2014. (Congresso).

38.
Debate: Inventando Futuros. 2014. (Outra).

39.
Debate sobre o livro "Relações Públicas, Mercado e Redes Sociais" com Rafael Vergili e Luiz Alberto de Farias (Mediação: Dayane Azeredo).Relações Públicas, Mercado e Redes Sociais. 2014. (Outra).

40.
I Encontro de Egressos.Relações Públicas: experiências no mercado e trajetória acadêmica. 2014. (Encontro).

41.
I Encontro Internacional de Tecnologia, Comunicação e Ciência Cognitiva.Big Data, esfera pública interconectada e reputação: desafios e oportunidades para profissionais de Comunicação. 2014. (Encontro).

42.
II Seminário de Pesquisa EF-USP.Literacias Digitais aplicadas aos cursos de graduação em Relações Públicas: avaliação da estrutura curricular e novas perspectivas no atual contexto tecnológico. 2014. (Seminário).

43.
Palestra: Matrizes da Comunicação (Prof. Dr. José Luiz Braga). 2014. (Outra).

44.
VIII Congresso Abrapcorp 2014: comunicação, interculturalidade e organizações. Formação do profissional de Relações Públicas: mudanças necessárias para adequar a articulação de redes sociais das empresas ao atual contexto tecnológico. 2014. (Congresso).

45.
V Jornada Acadêmica Discente do PPGCOM-ECA/USP.Literacias digitais aplicadas aos cursos brasileiros de graduação em Relações Públicas: Tecnologias da Informação e Comunicação como pilares norteadores da estrutura curricular. 2014. (Outra).

46.
3° Congresso Internacional de Comunicação e Consumo - COMUNICON 2013. Transdisciplinaridade, Novas Tecnologias e Compartilhamento de Informações: Perspectiva de Mudanças para o Campo Comunicação/Educação?. 2013. (Congresso).

47.
Grounded Theory: Apresentando e Discutindo a sua Aplicação em Pesquisas Empíricas. 2013. (Outra).

48.
I Seminário de Pesquisa EF-USP.Literacias Digitais aplicadas ao curso de graduação em Relações Públicas: novas perspectivas curriculares permeadas pela transdisciplinaridade. 2013. (Seminário).

49.
IV Jornada Acadêmica Discente do PPGCOM-ECA/USP.Reflexões acerca dos pilares norteadores da graduação em Relações Públicas: novas perspectivas curriculares permeadas por fundamentos da Comunicação Digital. 2013. (Outra).

50.
Palestra: A imagem como dialética da imaginação (Profª. Drª. Lucrécia D?Alessio Ferrara) ? PPGCOM-USP. 2013. (Outra).

51.
Palestra: Comunicação Pública - interlocuções, interlocutores e perspectivas. 2013. (Outra).

52.
XII Seminário Internacional da Comunicação - Imaginário em rede, comunicação, memória e tecnologia.Novas tecnologias e mudanças na formação do estudante de RP. 2013. (Seminário).

53.
2° Congresso Internacional de Comunicação e Consumo - COMUNICON 2012. Poder, Economia de Rede e Comunicação Organizacional: mudanças nas formas de consumo e de interação entre organizações e públicos estratégicos. 2012. (Congresso).

54.
8° Interprogramas de Mestrado. Fortalecimento da reputação corporativa nas redes sociais conectadas: a atuação do profissional de Relações Públicas no relacionamento entre grandes empresas e stakeholders. 2012. (Congresso).

55.
Palestra: A liberdade de expressão (Venício de Lima). 2012. (Simpósio).

56.
Palestra: Media Literacy - Comunicação, Cultura e Cidadania (Thomas Bauer). 2012. (Outra).

57.
Palestra: O Público e o Privado nas Redes Sociais (Eugênio Trivinho). 2012. (Simpósio).

58.
V Simpósio de Comunicação (Paulus). 2012. (Simpósio).

59.
3º Seminário Comunicação e Cultura do Ouvir. 2011. (Seminário).

60.
5° Congresso ABRAPCORP. 2011. (Congresso).

61.
7° Interprogramas de Mestrado. Comunicação e Tecnologia: A importância do pensamento transdisciplinar para o cientista de mídias sociais. 2011. (Congresso).

62.
9° Fórum de Pesquisa. 2011. (Outra).

63.
A Narrativa na TV: Reportagem e História de Vida - Encontro com Nelson Araújo (Globo Rural). 2011. (Encontro).

64.
Encontro com autores do e-book Comunicação, Tecnologia e Cultura de Rede.A relação homem-máquina e a cooperação nas redes. 2011. (Encontro).

65.
I Congresso Internacional em Comunicação e Consumo - COMUNICON. Comunicação e Consumo na Web: transdisciplinaridade como elemento. 2011. (Congresso).

66.
IV Simpósio de Comunicação (Paulus). 2011. (Simpósio).

67.
IX LUSOCOM - Congresso da Federação Lusófona de Ciências da Comunicação. A importância do profissional de Relações Públicas no fortalecimento da reputação das empresas: novas práticas no ambiente interativo. 2011. (Congresso).

68.
Mostra! Comunicação (Faculdade Cásper Líbero). 2011. (Outra).

69.
Observatório de Relações Públicas: Comunicação Integrada e a trajetória das Relações Públicas no Brasil (Faculdade Cásper Líbero). 2011. (Outra).

70.
Oficina Hacking Journalism no Neofluxo (Faculdade Cásper Líbero). 2011. (Oficina).

71.
O século McLuhan (Teatro Vivo). 2011. (Outra).

72.
Palestra: A nova Teoria da Comunicação (Ciro Marcondes Filho). 2011. (Simpósio).

73.
Palestra: A nova Teoria da Comunicação (Ciro Marcondes Filho). 2011. (Outra).

74.
Palestra: Pensar as tecnologias na Cultura Digital (Rogério da Costa). 2011. (Simpósio).

75.
Pensar as tecnologias na Cultura Digital (Rogério da Costa). 2011. (Outra).

76.
Relações Públicas Estratégicas: Técnicas, conceitos e instrumentos. 2011. (Outra).

77.
Seminário de Pesquisadores do Neofluxo.Projeto Neofluxo: Coleta de dados e identificação de fluxos. 2011. (Seminário).

78.
13° Congresso Nacional de Comunicação Corporativa (MegaBrasil). 2010. (Congresso).

79.
6° Interprogramas de Mestrado (Faculdade Cásper Líbero). 2010. (Congresso).

80.
Conferência Brasil: Ano Internacional da Biodiversidade (ONU). 2010. (Outra).

81.
Gestão Estratégica no Relacionamento (Paulus). 2010. (Outra).

82.
I Seminário "Comunicação, Capital Social, Deliberação e Reconhecimento" (Faculdade Cásper Líbero). 2010. (Seminário).

83.
Palestra de Dominique Wolton: "Informar não é comunicar" (Faculdade Cásper Líbero). 2010. (Outra).

84.
Rafael Lima. 2010. (Congresso).

85.
Seminário "Comunicação e Política" (Faculdade Cásper Líbero). 2010. (Seminário).

86.
Seminário "Imagem e Informação" (Faculdade Cásper Líbero). 2010. (Seminário).

87.
12° Congresso Nacional de Comunicação Corporativa (MegaBrasil). 2009. (Congresso).

88.
A Comunicação e o Mercado de Trabalho (Paulus).Relações Públicas e o Mercado de Trabalho. 2009. (Outra).

89.
Apresentação Anual de Trabalhos de Conclusão de Curso.Projeto Experimental: Aldeias Infantis SOS Brasil. 2009. (Outra).

90.
Cenários Comunicativos: A Pesquisa na Pós-Graduação da Cásper Líbero. 2009. (Outra).

91.
11° Congresso Nacional de Comunicação Corporativa (MegaBrasil). 2008. (Congresso).

92.
3° Simpósio de Comunicação: ?Comunicação e Mobilidade? (Paulus). 2008. (Simpósio).

93.
A imobilidade na era do tag (Derrick de Kerckhove). 2008. (Simpósio).

94.
Ambientes inteligentes: pesquisa e experimentos (Rejane Cantoni). 2008. (Simpósio).

95.
As formas comunicativas do habitar (Massimo Di Felice). 2008. (Simpósio).

96.
Design de conexões: pessoas, lugares e informação (Federico Casalegno). 2008. (Simpósio).

97.
Investimento social privado e tecnologias móveis (Pedro Prata). 2008. (Simpósio).

98.
Mobile Learning: um dos pilares para o aprendizado contemporâneo (Robson Lisboa). 2008. (Simpósio).

99.
Redes de colaboração e tecnologias móveis (Marcelo Godoy). 2008. (Simpósio).

100.
10° Congresso Nacional de Comunicação Corporativa (MegaBrasil). 2007. (Congresso).

101.
2° Simpósio de Comunicação: ?A Tecnologia na Comunicação? (Paulus). 2007. (Simpósio).

102.
1° Simpósio de Comunicação: ?O espaço do humano na Comunicação? (Paulus). 2006. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ASSIS, C. M. A. ; SAAR, J. F. ; VERGILI, R. . O desafio da Comunicação em ano eleitoral (Comertec - Comunicação, Mercado e Tecnologia). 2018. (Congresso).

2.
VERGILI, R.. Encontro com autores do E-book "Comunicação, Tecnolocia e Cultura de Rede". 2011. (Outro).

3.
MARTINO, L. ; VERGILI, R. ; FRANÇA, J. ; PEREIRA, A. L. S . 7° Interprogramas de Mestrado. 2011. (Outro).

4.
VERGILI, R.; PEREIRA, A. L. S ; AGOSTINHO, T. . Seminário de Pesquisadores do Neofluxo. 2011. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
VERGILI, R.2011VERGILI, R.. Comunicação e Tecnologia: A importância do pensamento transdisciplinar para o cientista de mídias sociais. Revista Eletrônica CoMtempo, v. 3, p. 1-11, 2011.

2.
CARVALHO, J.2012CARVALHO, J. ; PEREIRA, A. L. S ; VERGILI, R. . Comunicação e Consumo na Web: do ambiente participativo à tentativa de aprisionamento tecnológico. Revista Eletrônica CoMtempo, v. 4, p. 1-9, 2012.


Livros e capítulos
1.
VERGILI, R.. Relações Públicas, Mercado e Redes Sociais. 1. ed. São Paulo: Summus, 2014. 152p .

2.
LIMA JUNIOR, W. T. ; PEREIRA, A. L. S ; VERGILI, R. . Projeto Neofluxo: atuação eleitoral do Astroturfing no fluxo informativo na Web. 1. ed. São Paulo: W. T. L., 2014. v. 1. 190p .

1.
Lima Jr., Walter Teixeira ; VERGILI, Rafael . Digital Inclusion and Computational Thinking:. In: Brasilina Passarelli; Joseph Straubhaar; Aurora Cuevas-Cerveró. (Org.). Handbook of Research on Comparative Approaches to the Digital Age Revolution in Europe and the Americas. 1ed.: IGI Global, 2015, v. , p. 124-137.



Outras informações relevantes


- Publicou o livro "Relações Públicas, Mercado e Redes Sociais" pela Summus Editorial em 2014.

- Após ter ter trabalho selecionado como o melhor do GT "Comunicação e Educação" nos anos de 2013 e 2014, recebeu menção honrosa na categoria geral do Prêmio Comunicon 2013 e foi finalista do Prêmio Comunicon 2014.

- Moderou a Sessão 1 "Relações entre comunicação e consumo nas mídias digitais" do GT8 "Comunicação, Educação e Consumo" no 4° Congresso Internacional em Comunicação e Consumo (Comunicon 2014).

- Durante o Doutorado, participou como "aluno ouvinte" da disciplina "Teoria para convergência de televisão e mídia digital e metodologias de entrevista de história de vida com tecnologia de mídia" (CBD5100), ministrada pelos professores Joseph Straubhaar (University of Texas at Austin) e Brasilina Passareli (USP).

- Participou de dois Grupos de Pesquisa no decorrer do Mestrado: Teccred - Tecnologia, Comunicação e Cultura de Rede (2010-2012) e Capital Social, Redes e Processos Políticos (2010-2011).

- Obteve nota 10 (com distinção e louvor) na defesa da dissertação de mestrado "Premissas deontológicas de Relações Públicas e exigências do mercado: relacionamento entre grandes empresas e stakeholders por meio de redes sociais conectadas".

- Obteve nota máxima na defesa de tese de doutorado (2017). O trabalho ficou na segunda colocação geral do Prêmio Nacional Abrapcorp de Teses 2018.
 
- Foi Representante do Corpo Discente do Curso de Comunicação Social (Relações Públicas) em 2007, 2008 e 2009.

- É membro do corpo de jurados do Prêmio ABRP desde 2011.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/02/2019 às 20:23:29