Lise Meireles Soares de Alencar

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5224261913342196
  • Última atualização do currículo em 26/10/2016


Mestranda do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGE - UFPE) na linha de pesquisa Teoria e História da Educação. É licenciada e bacharela em História pela UFPE, tendo como temáticas de pesquisa a educação prisional, os livros didáticos de história, a teoria das representações, a história do tempo presente e o Brasil do Século XX. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Lise Meireles Soares de Alencar
Nome em citações bibliográficas
ALENCAR, L. M. S.


Formação acadêmica/titulação


2015
Mestrado em andamento em Educação.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil. Orientador: Adriana Maria Paulo da Silva.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: história do nordeste; livros didáticos de História; teoria das Representações.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação / Especialidade: História da Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea.
2010 - 2014
Graduação em história.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Ensinando no cárcere: A educação escolar no Presídio de Fernando de Noronha.
Orientador: Virgínea Almoêdo de Assis.




Atuação Profissional



Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Fundação Joaquim Nabuco, FUNDAJ, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista PIBIC/Cnpq, Enquadramento Funcional: Pesquisadora colaboradora
Outras informações
Bolsista Pibic com pesquisa acerca da história da educação em Fernando de Noronha


Centro de pesquisa histórica e cultural de Fernando de Noronha, CEPEHC, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: pesquisa e trabalho arquivístico
Outras informações
Trabalho de recuperação, catalogação e pesquisa na documentação manuscrita e iconográfica do antigo presídio do arquipélago de Fernando de Noronha, sob a guarda do Centro de Pesquisa Histórica e Cultural de Fernando de Noronha


Distrito Estadual de Fernando de Noronha - PE, DEFN, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnica do setor de patrimônio histórico, Carga horária: 40


CCAA - Escola de idiomas, CCAA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Professora de Inglês, Enquadramento Funcional: Professora de inglês



Projetos de pesquisa


2013 - Atual
História da educação e das práticas de educabilidade no mundo ibero-americano
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2013
No Campo das Ideias: Memória da educação em Pernambuco
Descrição: Ligado a Coordenação Geral de Estudos Educacionais da Fundação Joaquim Nabuco.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2013
Fernando de Noronha: um cotidiano multifacetado
Descrição: Projeto vinculado ao Centro de Pesquisa Histórica e cultural de Fernando de Noronha, propondo-se a estudar a história do arquipélago, realizando ações na área de educação, cultura, meio ambiente, defesa e conservação do patrimônio histórico e artístico e promoção de estudos e pesquisas que digam respeito a preservação e difusão dos bens históricos.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Lise Meireles Soares de Alencar - Integrante / Roberta Duarte da Silva - Integrante / Grazielle Rodrigues do Nascimento - Coordenador / Claydja Cabral - Integrante.
2011 - 2013
CARCERAMENTO E LIBERDADE: O educar como uma das rotinas do Presídio de Fernando de Noronha na primeira metade do Século XX
Descrição: Através do trabalho de pesquisa e investigação documental, o projeto propõe um resgate da memória da educação desenvolvida no cotidiano insular do Presídio de Fernando de Noronha no período de 1900 até 1930..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - Atual
Núcleo de teoria e história da educação
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: História da Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil República.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História de Fernando de Noronha.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: história dos livros didáticos.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do tempo presente.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Teoria das Representações.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Libras
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ALENCAR, L. M. S.2015ALENCAR, L. M. S.. A obrigatoriedade escolar e o ensino prisional em Pernambuco. Revista de História municipal, v. 11, p. 1-225-225, 2015.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ALENCAR, L. M. S.. Representações sociais do Nordeste em livros didáticos de História. In: XI encontro estadual da ANPUH - PE, 2016, Recife. democracia e diversidade: produção e socialização do conhecimento histórico, 2016.

2.
ALENCAR, L. M. S.. Memória da Educação: O papel da escola insular do Presídio de Fernando de Noronha no Século XX. In: Seminário Pet-Conexões de Saberes, 2012, Recife. Seminário Pet-Conexões de Saberes, 2012.

3.
ALENCAR, L. M. S.. PRESÍDIO, SOCIALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO: A relação entre os presidiários e a escola de Fernando de Noronha na primeira república. In: II SIMPÓSIO NACIONAL HISTÓRIA DO CRIME, POLÍCIA E JUSTIÇA CRIMININAL, 2012, Uberlândia. II SIMPÓSIO NACIONAL HISTÓRIA DO CRIME, POLÍCIA E JUSTIÇA CRIMININAL, 2012.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
ALENCAR, L. M. S.. Educando no Cárcere: A prática docente no Presídio de Fernando de NOronha na Pimeira metade do Século XX. In: I Encontro o mundo dos trabalhadores e seus arquivos, 2012, Recife. I Encontro o mundo dos trabalhadores e seus arquivos, 2012.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ALENCAR, L. M. S.. CARCERAMENTO E LIBERDADE: O educar como uma das rotinas do Presídio de Fernando de Noronha na primeira metade do Século XX. In: HISTÓRIA E DIVERSIDADE: Novar narrativas, sujeitos e espaços, 2012, Caruaru. Anpuh- Pe, 2012.

Apresentações de Trabalho
1.
ALENCAR, L. M. S.. Representações Sociais do Nordeste em livros didáticos de História. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
ALENCAR, L. M. S.. O Nordeste nos livros didáticos de História: veiculação de conteúdos e representações. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
ALENCAR, L. M. S.. A obrigatoriedade escolar e a questão do ensino prisional em Pernambuco. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
ALENCAR, L. M. S.. Carceramento e Liberdade: O educar como uma das rotinas do Presídio de Fernando de Noronha.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
ALENCAR, L. M. S.. Rotinas do presídio da ilha de Fernando de Noronha: A escola na primeira metade do século XX. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
ALENCAR, L. M. S.. Ensinando no cárcere: A prática docente no Presídio de Fernando de Noronha no início do Século XX. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
ALENCAR, L. M. S.. PRESÍDIO, SOCIALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO: A relação entre os presidiários e a escola de Fernando de Noronha na primeira república. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XI encontro estadual ANPUH-PE: democracia e diversidade, produção e socialização do conhecimento histórico.Representações sociais do Nordeste em livros didáticos de História. 2016. (Encontro).

2.
VI encontro cultura e memória - Golpe de 1964: Cultura e memória. 2014. (Encontro).

3.
X encontro Estadual ANPUH: História e cotemporaneidade, articulando espaços, construindo conhecimentos.A obrigatoriedade escolar e a questão do ensino prisional em Pernambuco. 2014. (Encontro).

4.
65ª Reunião anual da SBPC.FERNANDO DE NORONHA: UMA HISTÓRIA SOCIAL DA EDUCAÇÃO. 2013. (Encontro).

5.
IX Jornada de Iniciação Científica da Fundação Joaquim Nabuco.Carceramento e Liberdade: O educar como uma das rotinas do Presídio de Fernando de Noronha.. 2013. (Seminário).

6.
Oficina: Normatização de citações e Referência bibliográfica de acordo com a ABNT. 2013. (Oficina).

7.
Seminário Temático Metodologia nas Ciências Sociais com ênfase no método Qualitativo. 2013. (Seminário).

8.
XXVII Simpósio nacional de História. 2013. (Simpósio).

9.
HISTÓRIA E DIVERSIDADE: Novar narrativas, sujeitos e espaços.CARCERAMENTO E LIBERDADE: O educar como uma das rotinas do Presídio de Fernando de Noronha na primeira metade do Século XX. 2012. (Encontro).

10.
I congresso e VIII Jornada Científica da Fundação Joaquim Nabuco. 2012. (Congresso).

11.
I Encontro o mundo dos trabalhadores e seus arquivos.ENSINANDO NO CÁRCERE: A prática docente no presídio de Fernando de Noronha no início do Século XX. 2012. (Encontro).

12.
II SIMPÓSIO NACIONAL HISTÓRIA DO CRIME, POLÍCIA E JUSTIÇA CRIMININAL.PRESÍDIO, SOCIALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO: A relação entre os presidiários e a escola de Fernando de Noronha na primeira república. 2012. (Simpósio).

13.
Seminário Pet-Conexões de Saberes.Memória da Educação: O papel da escola insular do Presídio de Fernando de Noronha no Século XX. 2012. (Seminário).

14.
VIII Jrnada de Iniciação Científica da Fundação Joaquim Nabuco. 2012. (Seminário).

15.
V Encontro Cultura e Memória: História, Narrativa, Patrimônio.. 2011. (Encontro).

16.
VI semana acadêmica e cultura de História da UFPE. 2010. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ALENCAR, L. M. S.. I seminário interno do Núcleo de Teoria e História da Educação do PPGE/UFPE. 2016. (Outro).

2.
ALENCAR, L. M. S.. Reabertura Oficial do Museu Memorial Noronhense. 2013. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/10/2018 às 5:17:05