Roberto Francisco de Souza

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7229026673672315
  • Última atualização do currículo em 04/12/2018


Mestre em Contabilidade pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior CAPES (2015/2017). Membro da Comissão Técnica para tratar dos Aspectos Relacionados ao Estudo das Normas Contábeis para Pequenas e Médias Empresas do CRC - BA. Possui graduação em Bacharelado em Ciências Contábeis - Ajes - Faculdade de Ciências Contábeis e Administração do Vale do Juruena (2009). Especialização em Contabilidade Gerencial e Controladoria em andamento pela Universidade Federal da Bahia. Atua nas disciplinas de Contabilidade Introdutória, Avançada, Gerencial, Auditoria, Pericia Contábil, Administração Financeira e Orçamentaria, Teoria da Contabilidade, Prática Contábil. Interesse nas seguintes áreas: contabilidade gerencial e controle em organizações, especialmente os tópicos de ensino, pesquisa em contabilidade, controladoria, modelagem de equações estruturais.. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Roberto Francisco de Souza
Nome em citações bibliográficas
SOUZA, R. F.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Rua Universitária
Universitário
40289900 - Cascavel, PR - Brasil
Telefone: (45) 32207288


Formação acadêmica/titulação


2015 - 2017
Mestrado em CONTABILIDADE.
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
Título: INFLUÊNCIA DA REMUNERAÇÃO E DOS INCENTIVOS NO CRESCIMENTO INTERNO DA FIRMA,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Delci Grapégia Dal Vesco, Dra..
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Remuneração de Executivos; Crescimento Interno da Firma; Capital Humano; Equações Estruturais; Controladoria.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
2012
Especialização em andamento em CONTABILIDADE GERENCIAL. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: Balanced Scorecard e o profissional da área contábil no estado da Bahia: Contribuições e estado da arte..
Orientador: DRº JOSEILTON S. ROCHA.
2006 - 2009
Graduação em Bacharelado em Ciências Contabeis.
Ajes - Faculdade de Ciências Contabeis e Administração do Vale do Juruena, AJES, Brasil.
Título: A UTILIZAÇÃO DE ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTABEIS EM COOPERATIVAS DE CRÉDITO.
Orientador: Profª Ms. Cleiva Schaurich Mativi.




Formação Complementar


2017 - 2017
Como Ensinar e Aprender com Metodologias Ativas. (Carga horária: 8h).
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
2016 - 2016
Era uma vez uma agricultura europeia... a PAC através dos campos. (Carga horária: 2h).
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
2016 - 2016
Capacitação das IES no programa Negócio a Negócio. (Carga horária: 32h).
Sebrae Paraná, Sebrae PR, Brasil.
2016 - 2016
Startup Weekend Cascavel Agro. (Carga horária: 54h).
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná, SEBRAE/PR, Brasil.
2016 - 2016
Empreendedorismo. (Carga horária: 60h).
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná, SEBRAE/PR, Brasil.
2016 - 2016
"IT managenet and IT tools for organizational competitiveness". (Carga horária: 2h).
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
2015 - 2015
Applied statistical analysis - simulation based statitical tests. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
2015 - 2015
Advances in simulation modelling. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
2015 - 2015
"Oficina de análise estatística de dados". (Carga horária: 9h).
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
2015 - 2015
Fuzzy Rational Decision Analysis. (Carga horária: 15h).
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Metodologia Aplicada ao Ensino Superior. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2013 - 2013
FORCEC - FORMAÇÃO EM CONSULTORIA. (Carga horária: 72h).
SESCAP BAHIA, SESCAP, Brasil.
2012 - 2012
FISCO DIGITAL. (Carga horária: 4h).
ALTERDATA SOFTWARE, ALTERDATA, Brasil.
2005 - 2005
ADMINISTRAÇÃO DE R. H. (Carga horária: 30h).
SENAI - Departamento Regional do Mato Grosso, SENAI/DR/MT, Brasil.
2003 - 2003
ESCRITA FISCAL BÁSICA. (Carga horária: 20h).
SINCON-MT, SINCON, Brasil.
2003 - 2003
ICMS/MT - GARANTIDO INTEGRAL. (Carga horária: 8h).
ESUCON - ESCOLA SUPERIOR DE CONTABILIDADE, ESUCON, Brasil.


Atuação Profissional



Faculdade São Salvador, SEEB, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 8
Outras informações
Contabilidade Básica

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 8
Outras informações
Auditoria Contábil

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 8
Outras informações
Administração Financeira e Orçamentária I

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 8
Outras informações
Contabilidade Avançada

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 8
Outras informações
Contabilidade Básica

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 8
Outras informações
Contabilidade Prática (Laboratório Contábil)

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 8
Outras informações
Perícia Contábil

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 8
Outras informações
Contabilidade Gerencial


SINDICATO DAS EMP SERV CONTABEIS ASSESSORAMENTO PERICIA INFOR E PESQUISA BA, SESCAPBAHIA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: ASSISTENTE FINANCEIRO, Carga horária: 40


Faculdade de Ciências Contábeis e de Administração do Vale do Juruena, AJES, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 8
Outras informações
Contabilidade Básica

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 8
Outras informações
Teoria e Normas de Contabilidade


Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de MT, SEBRAE/MT, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: CONTRATO TEMPORARIO, Enquadramento Funcional: Agente de Orientação Empresarial, Carga horária: 30
Outras informações
Agente de Orientação Empresarial - Projeto Negocio a Negocio Objetivos, orientar as micro e pequenas empresas conforme instruções fornecida pelo Sebrae/MT CONTRATO PRESTAÇÃO DE SERVIÇO - Nº 1217/2010


Coop. de Credito de Livre Adm. de Assoc do Vale do Juruena, SICREDI, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Controladoria, Carga horária: 30
Outras informações
Auxiliar de Controladoria, auxiliando nas diversas atividades elencadas diariamente conforme instruções do Gerente adiministrativo Regional. Atendimento a pessoas fisicas e juridicas, assessorando-os junto a aquisição de credito, seguros, previdencia, consorcios de demais serviço e produtos oferecido pela empresa cooperativista.


ORGANIZAÇÃO CONTABIL CONTAUDIT S/C LTDA, CONTAUDIT, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2005
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Continuo e escriturario fiscal, Carga horária: 40


Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador/Mestrando em Contabilidade, Carga horária: 40
Outras informações
"Núcleo de Pesquisa em Controladoria e Sistemas de Controle Gerencial" Bolsista demanda Social CAPES

Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Discente, Enquadramento Funcional: Discente, Carga horária: 40
Outras informações
Discente do Programa de Mestrado em Contabilidade da Universidade Estaudal do Oeste do Paraná - Unioeste

Atividades

08/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Mestrado em Contabilidade, .


Faculdade Educacional de Medianeira - PR, FECEMED, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Módulo de Auditoria das Demonstrações Contábe, Carga horária: 20
Outras informações
FACULDADE EDUCACIONAL DE MEDIANEIRA - MBA Finanças Corporativas


Faculdade de Ciências Gerenciais da Bahia, FCGB, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4


Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 8


Faculdade Maurício de Nassau - Salvador, FMN/Salvador, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8



Linhas de pesquisa


1.
Contabilidade Gerencial e Controle em Organizações

Objetivo: Esta linha de pesquisa visa o estudo dos conceitos e práticas contábeis relacionadas ao suporte para os sistemas de avaliação, de mensuração, de planejamento e de controle dos processos de gestão referentes aos aspectos da informação aos usuários internos e suas possíveis inter-relações com o planejamento e controle nas organizações..
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Palavras-chave: Contabilidade Gerencial; Controladoria.


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Contabilidade Gerencial e Controle em Organizações

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Delci Grapegia Dal Vesco em 16/02/2017.
Descrição: Esta linha de pesquisa visa o estudo dos conceitos e práticas contábeis relacionadas ao suporte para os sistemas de avaliação, de mensuração, de planejamento e de controle dos processos de gestão referentes aos aspectos da informação aos usuários internos e suas possíveis inter-relações com o planejamento e controle nas organizações..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (7) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Roberto Francisco de Souza - Integrante / José Luiz Borsatto Junior - Integrante / Leila Aparecida Scherer Weiss - Integrante / Delci Grapégia Dal Vesco - Coordenador / Thiago Cezar Bezerra Moreno - Integrante / Claudio da Silva Carrasco - Integrante / Maico Schnell - Integrante / Rafaella Maranhão Kawata - Integrante.


Projetos de extensão


2017 - Atual
Negócio a Negócio
Descrição: Este projeto é uma prestação de serviço, em resposta à renovação do contrato junto ao SEBRAE. O objetivo é oferecer atendimento em gestão empresarial para empresários que se enquadram como empreendedores individuais - MEIs e Microempresas. A metodologia a ser utilizada é a desenvolvida pelo SEBRAE. A sistemática do programa foi definida pelo SEBRAE sendo obrigatória duas visitas em cada empresa. Na visita 1, se implementa um diagnóstico incremental, cujo resultado é lançado diretamente no sistema do SEBRAE. Com um prazo mínimo de 6 dias e máximo de 15, se faz a visita 2, momento este no qual o acadêmico (agente) entrega a devolutiva com caderno de ferramentas, cedido pelo SEBRAE. Também esta devolutiva é lançada no sistema SEBRAE, fechando-se o ciclo para cada empresa. A grande contribuição para os acadêmicos participantes é a oportunidade do contato direto com empresários que expõem seus problemas de gestão, tendo o retorno dos acadêmicos por meio das ferramentas do SEBRAE..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Roberto Francisco de Souza - Integrante / Leila Aparecida Scherer Weiss - Integrante / Ana Carolina Fernandes Alves - Integrante / Rafael Schilmanski Gwadera - Integrante / Maria da Piedade Araújo - Coordenador.
2016 - 2016
Negócio a Negócio 2016
Descrição: Este projeto é uma prestação de serviço, em resposta à chamada pública SEBRAE/PR de número 01/2016. Teve por objetivo oferecer atendimento em gestão empresarial para empresários que se enquadram como empreendedores individuais ? MEI?s e Microempresas. A metodologia a ser utilizada é a desenvolvida pelo SEBRAE. A sistemática do programa foi definida pelo SEBRAE sendo obrigatória duas visitas em cada empresa. Na visita 1, se implementou um diagnóstico incremental, cujo resultado foi lançado diretamente no sistema do SEBRAE. Com um prazo mínimo de 6 dias e máximo de 15, se fez a visita 2, momento este no qual o acadêmico (agente) entregou a devolutiva com caderno de ferramentas, cedido pelo SEBRAE. Também esta devolutiva seria lançada no sistema SEBRAE, fechando-se o ciclo para cada empresa. A grande contribuição para os acadêmicos participantes foi a oportunidade do contato direto com empresários que exporiam seus problemas de gestão, tendo o retorno dos acadêmicos por meio das ferramentas do SEBRAE..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Roberto Francisco de Souza - Integrante / Leila Aparecida Scherer Weiss - Integrante / Ana Carolina Fernandes Alves - Integrante / Márcio Luiz Ribeiro - Integrante / Michel Ferlim Feuser - Integrante / Rafael Schilmanski Gwadera - Integrante / Vitor Hugo de Almeida Cruz - Integrante / Maria da Piedade Araújo - Coordenador.Financiador(es): SEBRAE - Bolsa.
2016 - Atual
Orientações de legalização e regularidade tributária para Empresas Junior da UNIOESTE
Descrição: Os discentes dos cursos de graduação da Unioeste tem se deparado com possibilidade de desenvolvimento de atividades que possibilitem a aplicação do conhecimento teórico e prático produzido em sua formação. E uma das possibilidades da aplicação desse conhecimento em projetos que integrem a universidade e a sociedade é a organização de empresas júnior. Diante desta possibilidade esse projeto tem por objetivo ofertar a comunidade acadêmica da Unioeste orientações de legalização e regularidade tributária para empresas júnior. O projeto será desenvolvido por alunos do Mestrado em Contabilidade da Unioeste, campus de Cascavel onde os alunos terão a oportunidade de estudar todos os procedimentos necessários para organização e funcionamento de uma empresa júnior, bem como poderão interagir com os alunos da graduação visando transformar essa atividade num campo de prática e de pesquisa..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Roberto Francisco de Souza - Coordenador / Leila Aparecida Scherer Weiss - Integrante / Denis Dall Asta - Integrante.
2016 - Atual
Usina de Negócios Inovadores UNI pré-incubação
Descrição: A UNI é um programa que apoia o desenvolvimento de empreendimentos baseados em Tecnologia/Inovação. Os projetos selecionados para a pré-incubação irão receber serviço de apoio técnico/científico em todas as fases necessárias à elaboração do PLANO DE NEGÓCIOS tendo por meta final a incubação junto à FUNDETEC. Além da pré-incubação, a UNI também disponibilizará aos empresários e/ou empreendedores, consultorias rápidas. A grande contribuição da UNI é diminuir a distância entre a Universidade e a comunidade externa, fornecendo serviços na área de abrangência do CCSA, por meio do NUPEACE - Núcleo de Pesquisas Avançadas em Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas...
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2016 - Atual
Orientações sobre o imposto de renda
Descrição: O projeto tem como objetivo a capacitação de alunos do mestrado em Contabilidade para a orientação e esclarecimentos sobre dúvidas na elaboração e entrega da Declaração de Imposto de Renda. Sendo realizada uma palestra sobre os principais pontos na elaboração da declaração de renda de pessoas físicas e foi realizado o acompanhamento de declarações de Imposto de Renda enviadas para a Receita Federal foi processada ou qual a condição que se encontra na base de dados da Receita Federal. Estão previstos agendamento para orientações sobre a organização dos documentos necessários para a declaração de Imposto de Renda do próximo exercício..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Revisor de periódico


2017 - Atual
Periódico: RACE - REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO, CONTABILIDADE E ECONOMIA (ONLINE)
2018 - Atual
Periódico: REVISTA MINEIRA DE CONTABILIDADE
2018 - Atual
Periódico: REVISTA DE FINANÇAS E CONTABILIDADE DA UNIMEP


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Ciências Contábeis.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Administração Financeira.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SILVA, S. C.2018SILVA, S. C. ; COLLE, F. E. S. ; CAVICHIOLI, D. ; SOUZA, R. F. . Aprendizado e desenvolvimento de habilidades no curso de Contabilidade: uma pesquisa-ação com o método Team-Based Learning (TBL). ENFOQUE, v. 37, p. 1-19, 2018.

2.
SOUZA, R. F.2018SOUZA, R. F.; BORSATTO JUNIOR, J. L. ; VESCO, D. G. D. . Management practices of an information and communication technology APL through contingency factors. CAPITAL CIENTÍFICO, v. 16, p. 7-25, 2018.

3.
SOUZA, R. F.2017SOUZA, R. F.; MESSIAS, D. ; ASTA, D. D. ; JOHANN, J. A. . BIASED COMPANIES VALUATIONS: AN ANALYSIS BASED ON REPORTS OF PUBLIC OFFER OF SHARES. Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade, v. 7, p. 65-78, 2017.

4.
JONES SANTOS OLIVEIRA2013JONES SANTOS OLIVEIRA ; SOUZA, R. F. . CONTABILIDADE CRIATIVA E A ÉTICA PROFISSIONAL. Revista Científica da AJES, v. 4, p. 2, 2013.

5.
SOUZA, R. F.2011SOUZA, R. F.; CHAURICH . EMPREENDEDOR INDIVIDUAL: IMPACTOS FINANCEIRO PARA O BRASIL. Revista Científica da AJES, v. 2, p. 6, 2011.

Capítulos de livros publicados
1.
SCHNELL, M. ; SOUZA, R. F. ; VESCO, D. G. D. . A CONTROLADORIA NA GESTÃO HOSPITALAR: UM ESTUDO EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO PÚBLICO NO PARANÁ. Tendências da Contabilidade Contemporânea 2. 2ed.Ponta Grossa: Atena Editora, 2018, v. 2, p. 1-333.

2.
SOUZA, R. F.; MESSIAS, D. ; ASTA, D. D. ; JOHANN, J. A. . AVALIAÇÕES DE EMPRESAS VIESADAS: UMA ANÁLISE DOS LAUDOS DE OFERTA PÚBLICA DE AÇÕES. In: Profª Drª Antonella Carvalho de Oliveira. (Org.). TENDÊNCIAS DA CONTABILIDADE CONTEMPORÂNEA. 1ed.Ponta Grossa: Editora Atena, 2017, v. 1, p. 1-261.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
WEISS, L. A. S. ; SOUZA, R. F. ; GOMES, A. R. V. ; LIMA, S. L. L. . REMUNERAÇÃO ESTRATÉGICA: PERCEPÇÃO DOS COLABORADORES DE INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS PÚBLICAS E PRIVADAS EM CASCAVEL. In: XVIII USP International Conference in Accounting, 2018, São Paulo. XVIII USP International Conference in Accounting, 2018.

2.
SOUZA, R. F.; BOMFIM, U. B. ; LIRA, A. L. ; SANTOS, M. A. . INFLUÊNCIA DA REMUNERAÇÃO NO CRESCIMENTO INTERNO DA FIRMA. In: XVIII USP International Conference in Accounting, 2018, São Paulo. XVIII USP International Conference in Accounting, 2018.

3.
SOUZA, R. F.; WEISS, L. A. S. ; FABRIZ, S. M. ; WALTER, S. A. . O Ensino da Contabilidade Geral no Brasil: um comparativo entre Regiões. In: XI CONGRESSO ANPCONT, 2017, Belo Horizonte. XI CONGRESSO ANPCONT, 2017.

4.
SCHNELL, M. ; SOUZA, R. F. ; VESCO, D. G. D. . A Controladoria na Gestão Hospitalar: um estudo em um Hospital Universitário Público no Paraná. In: XLI EnANPAD, 2017, São Paulo. XLI Encontro da ANPAD - EnANPAD 2017, 2017.

5.
SOUZA, R. F.; BORSATTO JUNIOR, J. L. ; VESCO, D. G. D. . Práticas gerenciais de um APL de tecnologia da informação e comunicação diante de fatores contingenciais. In: II CINGEN, 2017, Cascavel. II Conferência Internacional em Gestão de Negócios, 2017.

6.
FABRIZ, S. M. ; SOUZA, R. F. ; WEISS, L. A. S. ; SILVA, S. C. . EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE DOS ALUNOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ. In: II CINGEN, 2017, Cascavel. II Conferência Internacional em Gestão de Negócios, 2017.

7.
WEISS, L. A. S. ; GOMES, A. R. V. ; SOUZA, R. F. ; BONAFIN, T. C. . Mecanismos de Gestão Ambiental e Valor de Mercado como Determinantes do Risco não Sistemático. In: VI Simpósio Internacional de Gestão de Projetos, Inovação e Sustentabilidade (VI SINGEP), 2017, São Paulo. VI SINGEP, 2017.

8.
GOMES, A. R. V. ; WEISS, L. A. S. ; LIMA, S. L. L. ; SANTOS, G. V. ; SOUZA, R. F. . A RELAÇÃO ENTRE O RETORNO DO ÍNDICE DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL (ISE) E OS ÍNDICES BM&FBOVESPA. In: XX SEMEAD, 2017, São Paulo. Seminários em Administração - SemeAd ?, 2017.

9.
SILVA, S. C. ; SOUZA, R. F. ; COLLE, F. E. S. ; CAVICHIOLI, D. . Aprendizado e Desenvolvimento de Habilidades no Curso de Ciências Contábeis: Uma Pesquisa-Ação com a Modalidade Didática TBL. In: XI CONGRESSO ANPCONT, 2017, Belo Horizonte. XI CONGRESSO ANPCONT, 2017.

10.
SOUZA, R. F.; WEISS, L. A. S. ; CAVICHIOLI, D. ; VESCO, D. G. D. . Sistemas de Incentivos e Remuneração de Executivos: uma Análise da Produção Científica Brasileira. In: X CONGRESSO ANPCONT, 2016, Ribeirão Preto. X CONGRESSO ANPCONT, 2016. v. 10.

11.
SOUZA, R. F.; MESSIAS, D. ; ASTA, D. D. ; JOHANN, J. A. . Avaliações de Empresas Viesadas: Uma Análise dos Laudos de Oferta Publica de Ações. In: 20º Congresso Brasileiro de Contabilidade, 2016, Fortaleza. 20º Congresso Brasileiro de Contabilidade, 2016.

12.
WEISS, L. A. S. ; SOUZA, R. F. ; FABRIZ, S. M. ; WALTER, S. A. . O Ensino da Contabilidade Geral: um Estudo sobre as Abordagens Metodológicas Adotadas no Brasil. In: XL ENANPAD, 2016, Salvador. XL ENANPAD, 2016.

13.
BORSATTO JUNIOR, J. L. ; ZABOTTI, E. D. ; SOUZA, R. F. ; ALADIO, A. Z. . Teoria da Contingência, Teoria da Ecologia Organizacional e a pesquisa organizacional. In: XIX SemeAd, 2016, São Paulo. XIX SemeAd, 2016.

14.
SOUZA, R. F.. Remuneração de Executivos: Levantamento da Produção Cientifica no Período de 2005 A 2015'. In: IV Congresso Brasileiro em Gestão de Negócios - COBRAGEN, 2016, Cascavel. IV COBRAGEN, 2016.

15.
BORSATTO JUNIOR, J. L. ; SOUZA, R. F. ; WEISS, L. A. S. ; VESCO, D. G. D. . Ensaio teórico sobre viabilidade da produção de etanol a partir do milho: uma possibilidade para as usinas sucroalcooleiras e produtores de grãos do estado de Mato Grosso. In: IV Simpósio Internacional de Gestão de Projetos, Inovação e Sustentabilidade, 2015, São Paulo. IV SINGEP, 2015.

16.
WEISS, L. A. S. ; SOUZA, R. F. ; ROJO, C. A. ; VESCO, D. G. D. . Neuroaccounting: aspectos históricos no cenário nacional e internacional. In: CINGEN - Conferência Internacional em Gestão de Negócios, 2015, Cascavel. CINGEN - Conferência Internacional em Gestão de Negócios, 2015.

Artigos aceitos para publicação
1.
WEISS, L. A. S. ; SOUZA, R. F. ; ARAUJO, M. P. . INFLUÊNCIA DOS MECANISMOS DE GOVERNANÇA CORPORATIVA NO VALOR DE MERCADO DAS ORGANIZAÇÕES: UMA ANÁLISE COM DADOS EM PAINEL. CAPITAL CIENTÍFICO, 2019.

2.
SOUZA, R. F.; WEISS, L. A. S. ; GOMES, A. R. V. ; LIMA, S. L. L. ; VESCO, D. G. D. . REMUNERAÇÃO ESTRATÉGICA: PERCEPÇÃO DOS COLABORADORES DE INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS PÚBLICAS E PRIVADAS EM CASCAVEL. NAVUS Revista de Gestão e Tecnologia, 2018.

3.
SOUZA, R. F.; VESCO, D. G. D. . INFLUÊNCIA DA REMUNERAÇÃO E DO CAPITAL HUMANO NO CRESCIMENTO INTERNO DA FIRMA. ADVANCES IN SCIENTIFIC AND APPLIED ACCOUNTING, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
SCHNELL, M. ; SOUZA, R. F. ; VESCO, D. G. D. . A Controladoria na Gestão Hospitalar: um estudo em um Hospital Universitário Público no Paraná. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
SOUZA, R. F.; WEISS, L. A. S. ; CAVICHIOLI, D. ; VESCO, D. G. D. . Sistemas de Incentivos e Remuneração de Executivos: uma Análise da Produção Científica Brasileira. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
SOUZA, R. F.. 'Remuneração de Executivos: Levantamento da Produção Cientifica no Período de 2005 A 2015'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
BORSATTO JUNIOR, J. L. ; SOUZA, R. F. ; WEISS, L. A. S. ; VESCO, D. G. D. . Ensaio Teórico Sobre Viabilidade da Produção de Etanol a Partir do Milho: uma Possibilidade Para as Usinas Sucroalcooleiras e Produtores de Grãos do Estado de Mato Grosso. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
WEISS, L. A. S. ; SOUZA, R. F. ; ROJO, C. A. ; VESCO, D. G. D. . Neuroaccounting: aspectos históricos no cenário nacional e internacional. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
SOUZA, R. F.. Avaliação de artigos - EnEPQ 2018EnEPQ 2018. 2018.

2.
SOUZA, R. F.. V CONGRESSO BRASILEIRO EM GESTÃO DE NEGÓCIOS (COBRAGEN). 2018.

3.
SOUZA, R. F.. Parecer de artigo - Revista de Administração, Contabilidade e Economia - RACE. 2018.

4.
SOUZA, R. F.. Avaliação de artigos - ENANPAD 2017. 2017.

5.
SOUZA, R. F.. Avaliação de Artigos - IV COBRAGEN. 2017.

6.
SOUZA, R. F.. Avaliação de Artigos - XII Encontro Cientifico de Ciências Sociais Aplicadas de Marechal Cândido Rondon. 2017.

7.
SOUZA, R. F.. Avaliação de Artigos - II CINGEN. 2017.

8.
SOUZA, R. F.. Programa Negócio a Negócio. 2016.

9.
SOUZA, R. F.. 'Orientações Sobre o Imposto de Renda'. 2016.

10.
SOUZA, R. F.. Avaliação de Artigos - XI Encontro Cientifico de Ciências Sociais Aplicadas de Marechal Cândido Rondon. 2016.

11.
SOUZA, R. F.. Avaliação de Artigos - I CINGEN. 2015.


Demais tipos de produção técnica
1.
SOUZA, R. F.. Aspectos contábeis e fiscais do Imposto de Renda Pessoa Física. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SILVA, Z. S.; SOUZA, R. F.; ALVES, C. A.. Participação em banca de Gutemberg Sousa Cunha.O PAPEL DO VOLUNTARIADO CONTÁBIL PARA AS ENTIDADES DO TERCEIRO SETOR: INSTITUIÇÃO LAR FONTE DA FRATERNIDADE. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciências Contábeis) - Faculdade de Ciências Gerenciais da Bahia.

2.
SILVA, Z. S.; SOUZA, R. F.; ALVES, C. A.. Participação em banca de Luanette Dias Bento.BENEFÍCIOS FISCAIS COMO UMA FERRAMENTA DO PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO: UM ESTUDO DE CASO DA EMPRESA ÓTICA DA GENTE LTDA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciências Contábeis) - Faculdade de Ciências Gerenciais da Bahia.

3.
SILVA, A. C. R.; SOUZA, R. F.; SOUZA, R. F.. Participação em banca de Elaine C. Chagas de Souza.A Importância da Educação Financeira Infantil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Fundação Visconde de Cairu.

4.
SILVA, A. C. R.; SOUZA, R. F.; SOUZA, R. F.. Participação em banca de Luan Da Cunha Siuza.Contabilidade Ambiental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Fundação Visconde de Cairu.

5.
SILVA, A. C. R.; SOUZA, R. F.; SOUZA, R. F.. Participação em banca de Vanessa Sueide dos Santos.A percepção dos responsaveis do departamento de pessoal dos escritórios de contabilidade em relação á implementação do e-social. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Fundação Visconde de Cairu.

6.
SILVA, A. C. R.; SOUZA, R. F.; SOUZA, R. F.. Participação em banca de Ana Paula Felix Alcântara.Impacto causado com a obrigatoriedade da Nota Fiscal Eletrônica para as empresas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Fundação Visconde de Cairu.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XLI EnANPAD. A Controladoria na Gestão Hospitalar: um estudo em um Hospital Universitário Público no Paraná. 2017. (Congresso).

2.
IV Congresso Brasileiro em Gestão de Negócios - COBRAGEN. "Remuneração de Executivos: Levantamento da Produção Científica no Período de 2005 a 2015". 2016. (Congresso).

3.
X Congresso ANPCONT. Sistemas de Incentivos e Remuneração de Executivos: uma Análise da Produção Científica Brasileira. 2016. (Congresso).

4.
Conferência Internacional em Gestão de Negócios. Neuroaccounting: aspectos históricos no cenário nacional e internacional. 2015. (Congresso).

5.
I Conferência Internacional em Gestão de Negócios - CINGEN. 2015. (Congresso).

6.
Simpósio Internacional de Gestão de Projetos, Inovação e Sustentabilidade.ENSAIO TEÓRICO SOBRE VIABILIDADE DA PRODUÇÃO DE ETANOL A PARTIR DO MILHO: UMA POSSIBILIDADE PARA AS USINAS SUCROALCOOLEIRAS E PRODUTORES DE GRÃOS DO ESTADO DE MATO GROSSO. 2015. (Simpósio).

7.
Outubro Rosa.Benefícios Fiscais para pessoas portadoras de Câncer. 2014. (Simpósio).

8.
Fisco Digital.NOVO MUNDO FISCAL. 2012. (Outra).

9.
Mutirão do MEI.ORIENTAÇÃO CONTÁBIL. 2012. (Outra).

10.
14ª CONESCAP.ASSISTENTE FINANCEIRO (EQUIPE DE ORGANIZAÇÃO). 2011. (Outra).

11.
" CONTABILIDADE E A SOCIEDADE DO CONHECIMENTO"." CONTABILIDADE E A SOCIEDADE DO CONHECIMENTO". 2009. (Outra).

12.
III ECAJES - SERVIÇOS A COMUNIDADE - DIRPF.III ECAJES - SERVIÇOS A COMUNIDADE - DIRPF. 2009. (Encontro).

13.
VII Convenção de Contabilidade do Estado de Mato Grosso.VII Convenção de Contabilidade do Estado de Mato Grosso. 2009. (Outra).

14.
II ECAJES - "OBRIGATORIEDADE FISCAL, PLANEJAMENTO E AUDITORIA EM DESENVOLVIMENTO".II ECAJES - "OBRIGATORIEDADE FISCAL, PLANEJAMENTO E AUDITORIA EM DESENVOLVIMENTO". 2008. (Encontro).

15.
I INTER-NÚCLEOS DA UNEMAT.INTEGRAR PAR FORTALECER E CONSOLIDAR. 2008. (Seminário).

16.
I ECAJES " A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO EMEMPRESARIAL.I ECAJES " A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO EMEMPRESARIAL. 2007. (Encontro).

17.
I SECIC - SEMANA DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DE JUINA.I SECIC - SEMAMA DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DE JUINA. 2006. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SOUZA, R. F.. XLI ENANPAD. 2017. (Congresso).

2.
SOUZA, R. F.. XII ENCONTRO CIENTÍFICO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DE MARECHAL CÂNDIDO RONDON. 2017. (Outro).

3.
SOUZA, R. F.. II Conferência Internacional em Gestão de Negócios - II CINGEN. 2017. (Outro).

4.
SOUZA, R. F.. IV Congresso Brasileiro em Gestão de Negócios. 2016. (Congresso).

5.
SOUZA, R. F.. XI ENCONTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DE MARECHAL CÂNDIDO RONDON. 2016. (Outro).

6.
SOUZA, R. F.. I Conferência Internacional em Gestão de Negócios - CINGEN. 2015. (Congresso).

7.
SOUZA, R. F.. Comissão de Apoio do(a) I Conferência Internacional em Gestão de Negócios - CINGEN. 2015. (Outro).

8.
SOUZA, R. F.. Comissão de Monitoria do(a) I Conferência Internacional em Gestão de Negócios - CINGEN. 2015. (Outro).

9.
SOUZA, R. F.. Comitê científico de avaliação de trabalhos do(a) I Conferência Internacional em Gestão de Negócios - CINGEN,. 2015. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Karen Neves. A IMPORTÂNCIA DO MBA DE FINANÇAS, CONTROLADORIA E AUDITORIA PARA O EMPREENDEDOR. Início: 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA EM FINANÇAS, AUDITORIA E CONTROLADORIA) - União Metropolitana de Educação e Cultura. (Orientador).

2.
Joildo Elioterio dos Santos. ESCRITURAÇÃO FISCAL DIGITAL: SPED FISCAL E SEUS IMPACTOS NA GESTÃO DOS EMPRESÁRIOS E PROFISSIONAIS DE CONTABILIDADE. Início: 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA EM FINANÇAS, AUDITORIA E CONTROLADORIA) - União Metropolitana de Educação e Cultura. (Orientador).

3.
Harley Rodrigues Vieira. AUDITORIA INTERNA: ANÁLISE EM UMA EMPRESA CINEMATOGRÁFICA. Início: 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA EM FINANÇAS, AUDITORIA E CONTROLADORIA) - União Metropolitana de Educação e Cultura. (Orientador).

4.
Evânia Nogueira dos Santos Gomes. A CONTROLADORIA NA GESTÃO DE QUALIDADE DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA DO SETOR PÚBLICO. Início: 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA EM FINANÇAS, AUDITORIA E CONTROLADORIA) - União Metropolitana de Educação e Cultura. (Orientador).

5.
Ronan Rodrigues Marques. A IMPORTÂNCIA DA CONTROLADORIA NA APLICAÇÃO DOS CONTROLES GERENCIAIS E COMPLIANCE NA INDÚSTRIA. Início: 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA EM FINANÇAS, AUDITORIA E CONTROLADORIA) - União Metropolitana de Educação e Cultura. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Antônio Ribeiro dos Santos. CONTABILIZANDO O BOLSA FAMÍLIA: UM ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE LAURO DE FREITAS. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciências Contábeis) - Faculdade de Ciências Gerenciais da Bahia. (Orientador).

2.
SUILANE PEREIRA DOS SANTOS. A RELEVÂNCIA DO FLUXO DE CAIXA PARA A GESTÃO EM UMA EMPRESA FAMILIAR. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciências Contábeis) - Faculdade de Ciências Gerenciais da Bahia. (Orientador).

3.
MAIANA DOS SANTOS MONTEIRO DA SILVA. A IMPORTÂNCIA DO FLUXO DE CAIXA PARA O MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL (MEI). Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciências Contábeis) - Faculdade de Ciências Gerenciais da Bahia. (Orientador).

4.
ALEX FERREIRA VILAS BÔAS. INCENTIVO FISCAL: Avaliação do Programa de Desenvolvimento Industrial e de Integração Econômica do Estado da Bahia (DESENVOLVE). Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Faculdade Maurício de Nassau - Salvador. (Orientador).



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
SOUZA, R. F.2018SOUZA, R. F.; BORSATTO JUNIOR, J. L. ; VESCO, D. G. D. . Management practices of an information and communication technology APL through contingency factors. CAPITAL CIENTÍFICO, v. 16, p. 7-25, 2018.

Artigos aceitos para publicação
1.
SOUZA, R. F.; WEISS, L. A. S. ; GOMES, A. R. V. ; LIMA, S. L. L. ; VESCO, D. G. D. . REMUNERAÇÃO ESTRATÉGICA: PERCEPÇÃO DOS COLABORADORES DE INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS PÚBLICAS E PRIVADAS EM CASCAVEL. NAVUS Revista de Gestão e Tecnologia, 2018.


Apresentações de Trabalho
1.
BORSATTO JUNIOR, J. L. ; SOUZA, R. F. ; WEISS, L. A. S. ; VESCO, D. G. D. . Ensaio Teórico Sobre Viabilidade da Produção de Etanol a Partir do Milho: uma Possibilidade Para as Usinas Sucroalcooleiras e Produtores de Grãos do Estado de Mato Grosso. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
SOUZA, R. F.; WEISS, L. A. S. ; CAVICHIOLI, D. ; VESCO, D. G. D. . Sistemas de Incentivos e Remuneração de Executivos: uma Análise da Produção Científica Brasileira. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Cursos de curta duração ministrados
1.
SOUZA, R. F.. Aspectos contábeis e fiscais do Imposto de Renda Pessoa Física. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 13/12/2018 às 2:55:52