Ana Karolina Flores Bibiano

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3597167332985343
  • Última atualização do currículo em 17/10/2018


Licenciada em Letras Português pela Universidade Federal do Rio Grande-FURG (2014) . Especialista em Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação - TIC-EDU UAB, pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG.(2018) No período da graduação atuou como bolsista de Iniciação Científica - CNPq do Grupo de Pesquisa Gênero e Sexualidade - GESE. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ana Karolina Flores Bibiano
Nome em citações bibliográficas
BIBIANO, A. K. F.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio Grande, CEAMECIM.
Avenida Itália Km 8
Carreiros
96203000 - Rio Grande, RS - Brasil
Telefone: (53) 32336674
URL da Homepage: www.ceamecim.furg.br


Formação acadêmica/titulação


2016 - 2018
Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Título: A PRODUÇÃO DE GIFS NO WHATSAPP: APRENDENDO INTERJEIÇÕES E ONOMATOPEIAS COM MÍDIAS INTERATIVAS DO COTIDIANO.
Orientador: Joice Rejane Pardo Maurell.
2010 - 2014
Graduação em Letras-Português.
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Cientifíca - CNPq, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista de Iniciação Científica- CNPq

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de extensão - GDS, Carga horária: 30

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista da 39ª Feira do Livro - FURG, Carga horária: 80

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Estagiaria, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 30

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: estagiária, Enquadramento Funcional: estagiária, Carga horária: 20

Atividades

01/2012 - 01/2014
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Educação, .



Linhas de pesquisa


1.
Corpo, Gênero e Sexualidade na perspectiva dos Estudos Culturais

Objetivo: O objetivo é investigar práticas relacionadas à sexualidade no espaço escolar e em outros espaços na tentativa de compreender como as mesmas atuam na constituição das identidades de gênero e sexuais, das configurações familiares, do prazer, do desejo, das DST/AIDS.
Palavras-chave: práticas; sexualidade; corpos; espaços educativos; identidades de gênero; identidades sexuais.


Projetos de pesquisa


2012 - Atual
Observatório brasileiro de políticas públicas de promoção da equidade de gênero e cidadania de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT) em educação
Descrição: O Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola (GESE) tem buscado, nas suas diversas atividades, problematizar as desigualdades vinculadas aos corpos, aos gêneros e às sexualidades, estimular o espírito investigativo, a curiosidade e a criatividade, valorizando o convívio social e o pluralismo. Frente aos discursos presentes nas escolas e em outras instituições sociais sobre tais questões, consideramos importante refletirmos sobre essas temáticas na Educação Básica, no Ensino Superior e com Entidades Governamentais e Não-Governamentais, de forma que possamos discutir e questionar os diversos discursos e práticas sobre algumas questões centrais, como as identidades, a diversidade sexual, a homofobia, a equidade de gênero, as configurações familiares, a cidadania LGBT, os prazeres, os desejos, as doenças sexualmente transmissíveis, a Aids, os usos dos corpos. Nesta direção, o Observatório brasileiro de políticas públicas de promoção da equidade de gênero e cidadania LGBT em Educação da Universidade Federal do Rio Grande ? FURG tem como objetivos: ser um espaço de identificação, sistematização, guarda, análise e difusão entre professores/as, pesquisadores/as, gestores/as e estudantes que trabalham ou se interessem com o tema sexualidade, cidadania LGBT e equidade de gênero nas políticas públicas de educação, como também, ser um veículo de difusão, através de seu portal, das informações identificadas e das experiências dos/as professores/as que participaram dos cursos de qualificação profissional oferecidos pelas IES e Organizações do Terceiro Setor a partir das linhas de financiamentos da SECADI/MEC. O referencial teórico está baseado nos Estudos Culturais, em suas vertentes pós-estruturalistas, e em algumas contribuições de Foucault...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (6) .
Integrantes: Ana Karolina Flores Bibiano - Integrante / Caroline Amaral Amaral - Integrante / Paula Regina Costa Ribeiro - Coordenador / Juliana Lapa Rizza - Integrante / Raquel Pereira Quadrado - Integrante / Maria Teresa Orlandin Nunes - Integrante / Joanalira Corpes Magalhães - Integrante / Suzana da Conceição de Barros - Integrante / Benícia Oliveira da Silva - Integrante / Joice Araújo Esperança - Integrante / Lucilaine dos Santos Oliveira - Integrante / Dárcia Amaro Ávila - Integrante / Fabiane Lopes Teixeira - Integrante / Ana Luiza Chaffe Costa - Integrante / Nélia Regina Mello Gomes Pereira - Integrante / Márcio Rodrigo Vale Caetano - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação para Sexualidade.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Lingüística.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação.
6.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Tecnologia.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Textos em jornais de notícias/revistas
1.
BIBIANO, A. K. F.. Entre Barbie e Ben 10: problematizando jogos interativos online. Revista Diversidade e Educação, Espaço Educativo, p. 8 - 9, 02 jul. 2013.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
32º ENCONTRO NACIONAL DOS ESTUDANTES DE LETRAS - ENEL.Os morfemas nos textos publicitários. 2011. (Encontro).

2.
I Movimenta Letras. 2011. (Encontro).

3.
VIII Semana acadêmica de Letras "FORMAÇÃO CURRÍCULAR: O CURRÍCULO QUE TEMOS E O CURRÍCULO QUE QUEREMOS!?". 2011. (Encontro).

4.
XIV Encontro Gaúcho dos Estudantes de Letras - EGEL. 2010. (Encontro).



Educação e Popularização de C & T



Textos em jornais de notícias/revistas
1.
BIBIANO, A. K. F.. Entre Barbie e Ben 10: problematizando jogos interativos online. Revista Diversidade e Educação, Espaço Educativo, p. 8 - 9, 02 jul. 2013.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/11/2018 às 10:34:40