Alexandre Bassaglia

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5023097461508684
  • Última atualização do currículo em 03/11/2016


Mestre em Letras (Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Francês) pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (2015), tendo concluído Licenciatura (2013) e Bacharelado (2011) em Letras (habilitações: Português / Francês) pela mesma Universidade. Sua pesquisa de mestrado, parcialmente financiada pelo CNPq, incide sobre a inscrição do sujeito-aprendiz em língua estrangeira. Desde 08/2015, exerce a função de professor de francês no Centro de Estudo de Línguas do Estado de São Paulo. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Alexandre Bassaglia
Nome em citações bibliográficas
BASSAGLIA, A.


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2015
Mestrado em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Reformulações discursivas em performance(s): a inscrição em língua estrangeira,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Paulo Roberto Massaro.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: inscrição; língua estrangeira; reformulação; intradiscurso; interdiscurso; performance.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Arte educação.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Francesa.
Setores de atividade: Educação; Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.
2008 - 2013
Graduação em Licenciatura Plena em Letras - Português e Francês.
Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, FEUSP, Brasil.
2003 - 2011
Graduação em Letras.
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Pa, FFLCH-USP, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
Formation de professeurs et formateurs de FLE. (Carga horária: 56h).
Centre de linguistique appliquée de l'Université de Franche-Comté, CLA, França.
2014 - 2014
Extensão universitária em Curso de extensão universitária: inglês para pós-graduandos USP. (Carga horária: 45h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.


Atuação Profissional



Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
A bolsa concedida pelo CNPq permite o desenvolvimento do projeto de mestrado: TITULO Procedimentos de reformulação em narrativas autobiográficas: o caso da aprendizagem de língua estrangeira RESUMO Buscando verificar se o sujeito-aprendiz de língua estrangeira, ao refigurar seu percurso linguageiro entre língua materna e língua estrangeira, seria capaz de se inscrever subjetivamente na língua do Outro, o presente projeto de mestrado analisa reformulações discursivas em narrativas autobiográficas como indícios de percursos linguageiros entre língua materna e língua(s) estrangeira(s) de sujeitos-aprendizes de Francês, Língua Estrangeira. TITRE: Procédures de reformulation dans des récits de vie: le cas de l'apprentissage de langue étrangère RESUME Cherchant à vérifier si le sujet-apprenant serait-il capable de s'inscrire subjectivement à la langue de l'Autre par la refiguration de son parcours langagier entre sa langue maternelle et la langue étrangère, notre projet analyse des reformulations discoursives dans des récits de vie comme des indices des parcours langagiers entre la la langue materneelle et la/les langue(s) étrangère(s) de sujets-apprenants de Français, Langue Étrangère.


Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Monitor-Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor dos Cursos Extracurriculares, Carga horária: 12
Outras informações
De 03/2012 até 09/2013: Monitor-bolsista junto aos Cursos Extracurriculares de Francês, oferecidos pelo Departamento de Letras Modernas da FFLCH-USP, sob coordenação da Profa. Dra. Eliane Gouvêa Lousada;

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 6
Outras informações
De 07/2012 até 06/ 2013: Estagiário do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) da FFLCH-USP, sob supervisão do Prof. Dr. Paulo Roberto Massaro 1)Ano: 2012 Título: Relatório de estágio supervisionado do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE): Análise de performances La première gorgée de bière Palavras-chaves: Intermidialidade; Texto literário; Performance; Práticas Teatrais; Engajamento discursivo Áreas de conhecimento: Linguística Aplicada Arte-Educação Língua Francesa Setores: Educação Atividades artísticas, criativas e de espetáculos Informações complementares: Estágio supervisionado do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) realizado no 2º semestre de 2012 na disciplina Francês 4, sob orientação do Prof. Dr. Paulo Roberto Massaro 2) Ano: 2013 Título: Relatório de estágio supervisionado do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE): Paisagem sonora da língua francesa em nível A1 Palavras-chaves: Fonética; Prosódia; Paisagem sonora; oralidade Áreas de conhecimento: Linguística Aplicada Ensino-Aprendizagem Língua Francesa Setor: Educação Informações complementares: Estágio supervisionado do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) realizado no 1º semestre de 2013 na disciplina Francês 1, sob orientação do Prof. Dr. Paulo Roberto Massaro


Governo do Estado de São Paulo, GOVERNO/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Contratado temporário, Enquadramento Funcional: Professor Educação Básica II, Carga horária: 24

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Professor de francês, Carga horária: 4



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
LaPETF - Laboratório de Práticas e Estudos Teatrais em Francês
Descrição: Grupo de estudos teóricos que se dedica às potencialidades do teatro em língua francesa, suas relações com outras práticas artísticas e culturais, bem como sobre suas decorrências para o campo da aquisição-aprendizagem de línguas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Apresentações de Trabalho
1.
BASSAGLIA, A.. O texto literário e o ensino/aprendizagem de língua estrangeira: entre o contexto ficcional e o jogo ficcional.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
BASSAGLIA, A.. Reformulações discursivas em performance(s): a inscrição em língua estrangeira. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
BASSAGLIA, A.. Performance esthétique: FLE et Langue Maternelle. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
BASSAGLIA, A.. O trabalho biográfico na construção da identidade do sujeito-aprendiz de lingua(s) estrangeira(s). 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
BASSAGLIA, A.. Stratégies d'enseignement du FLE. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
BASSAGLIA, A.. A Abordagem Biográfica e a Construção da Identidade do Sujeito-Aprendiz. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
BASSAGLIA, A.. Slam e ensino-aprendizagem de FLE. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
BASSAGLIA, A.. Performance esthétique: FLE et Langue Maternelle. Niterói - RJ: Aliança Francesa de Niterói, 2013 (Resumo de comunicação publicado em caderno de resumos).

2.
BASSAGLIA, A.. A Abordagem Biográfica e a Construção da Identidade do Sujeito-Aprendiz 2013 (Resumo de comunicação publicado em caderno de resumos).

3.
BASSAGLIA, A.. Slam e ensino/aprendizagem de FLE: relações entre oralidade e escrita. São Paulo: Centro Interdepartamental de Línguas da FFLCH - USP, 2012 (Resumo de comunicação publicado em caderno de resumos).


Demais tipos de produção técnica
1.
BASSAGLIA, A.. Representações sonoras da língua francesa: construções, desconstruções, reconstruções. 2011. (Monografia).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
5th International Conference on Seconde Language Pedagogies: Integrating Language, Literature and Culture.O texto literário e o ensino/aprendizagem de língua estrangeira: entre o contexto ficcional e o jogo ficcional. 2016. (Outra).

2.
XVIIe Colloque pédagogique annuel de l'Aliance française de São Paulo. 2016. (Outra).

3.
XXXIV Bain Linguistique de l'APFESP. 2016. (Outra).

4.
VII Encontro de Pesquisas do Francês.Reformulações discursivas em performance(s): a inscrição em língua estrangeira. 2015. (Encontro).

5.
XIe Journée de Formation «La classe de FLE : espace de fiction ou de réalité". 2015. (Outra).

6.
Analisar o Trabalho Educacional. 2013. (Outra).

7.
II Congresso internacional da Faculdade de Letras da UFRJ Línguas Literaturas Diálogos. A Abordagem Biográfica e a Construção da Identidade do Sujeito-Aprendiz. 2013. (Congresso).

8.
II Jornada Internacional Semântica e Enunciação; III Colóquio Internacional Marcadoes Discursivos nas Línguas Românicas: um Enfoque Contrastivo. 2013. (Outra).

9.
II Jornada internacional Semântica e Enunciação; III Colóquio Internacional Marcadores Discursivos nas Línguas Românicas : um Enfoque Contrastivo.O trabalho biográfico na construção da identidade do sujeito-aprendiz de língua(s) estrangeira(s). 2013. (Outra).

10.
Jornada de aperfeiçoamento para os alunos dos cursos Extracurriculares de francês.Je parle un peu... mais à propos de tout!. 2013. (Oficina).

11.
Marcadores Discursivos - Minicurso minsitrado pelo Professor Doutor Lázaro Portolés. 2013. (Outra).

12.
Teorias Semânticas - Minicurso ministrado pelos professores doutores Jean-Claude Anscombre e Georges Kleiber. 2013. (Outra).

13.
VIIe Journée de Formation - Cursos extracurriculares de francês - Les médias en cours de FLE: on s'y lance?. 2013. (Outra).

14.
XIX Congresso Brasileiro dos Professores de Francês. 2013. (Congresso).

15.
XIX Congresso Brasileiro dos Professores de Francês. Performance Esthétique: FLE et Langue Maternelle. 2013. (Congresso).

16.
XIX Congresso Brasileiro dos Professores de Francês. Stratégies d'enseignement du FLE. 2013. (Congresso).

17.
1° Encontro sobre ensino-aprendizagem do Centro de Línguas da FFLCH-USP.Slam e ensino/aprendizagem de FLE: relações entre oralidade e escrita. 2012. (Encontro).

18.
18° COLE - Congresso de leitura do Brasil. 2012. (Congresso).

19.
Conferência: La diversité fonctionnelle du langage ei le développement de la pensée. 2012. (Outra).

20.
Conferência: Observer et analyser la part langagière du travail. 2012. (Outra).

21.
IV Seminário de Pesquisa "Identidade e Discurso". 2012. (Seminário).

22.
La recherche en didactique des langues. 2012. (Outra).

23.
Le concept de médiation dans la pensée de Vygotski. 2012. (Outra).

24.
Les interactions plurilingues en ligne: leur dimension interculturelle leur potenciel pour l'apprentissage langagier et autre, les tenants et aboutissants d'une pédagogie de l'alternance codique l'ap. 2012. (Outra).

25.
Les arts dans l?enseignement du FLE. 2011. (Oficina).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/10/2018 às 8:59:18